Sunteți pe pagina 1din 9

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item:

o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas. Nos itens que avaliam Noes de Informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras e que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
A arte da comunicao interpessoal
1

Em os problemas so relativamente simples e de fcil soluo at para pessoas que se dizem com grandes problemas de comunicao (R.11-13), para se evitar a repetio, a segunda ocorrncia da palavra problemas poderia ser substituda por dificuldades.

Alm das palavras, existe um mundo infinito de nuanas e prismas diferentes que geram energias ou estmulos que so percebidos e recebidos pelo outro,

mediante os quais a comunicao se processa. Um olhar, um tom de voz um pouco diferente, um franzir de cenho, um levantar de sobrancelhas podem comunicar muito mais do

O segundo pargrafo, quanto tipologia textual, essencialmente instrucional, porque trata da comunicao interpessoal.

que est contido em uma mensagem manifestada por meio das palavras. Tenho observado algumas curiosidades que creio interessantes para que cada um possa refletir e tirar
5

No terceiro pargrafo, o autor apresenta alguns dos pequenos problemas que, quando reunidos, dificultam a fora comunicacional. So eles: boa cultura, desinibio, habilidade gestual, vocabulrio rico e fluncia verbal.

10

algum proveito. Uma dessas constataes que os problemas so relativamente simples e de fcil soluo at para pessoas que

13

se dizem com grandes problemas de comunicao. Uma pessoa pode ter boa cultura, ser extrovertida e desinibida, saber usar bem as mos, possuir um rico vocabulrio e

Julgue as frases apresentadas nos itens subseqentes quanto grafia das palavras e pontuao.
6

A pergunta ideal para se ter a evidencia se, de fato, o outro entendeu o que se disse O que voc entendeu do que eu disse?.

16

dominar uma boa fluncia verbal, mas se falar de forma linear, com voz montona, ir provocar desinteresse e sonolncia nos ouvintes e, conseqentemente, a comunicao

19

ficar limitada. O somatrio desses pequenos problemas impede que uma pessoa se comunique com fluidez e naturalidade.

O mundo seria, certamente, bem melhor se as pessoas conseguissem relacionar-se melhor! A questo simples: como posso esperar, de fato, que algum me compreenda ou preste ateno no que digo se nem sequer consigo entender o que estou dizendo?

22

o princpio de A unio faz a fora, ou seja, o conjunto dessas dificuldades neutraliza o efeito que a comunicao poderia provocar, impedindo a pessoa de mostrar o seu
8

Medo de olhar nos olhos, expresso facial em desacordo com o contedo, aparncia malcuidada, ausncia de gestos ou excessiva gesticulao bem como posturas inadequadas so suficientes para tirarem o brilho de um processo de comunicao.

25

potencial e a sua competncia, gerando frustraes na vida pessoal e profissional.


Internet: <www.gestaoerh.com.br> (com adaptaes).

Com referncia ao texto acima, julgue os itens de 1 a 5.


1

Se voc no pode mudar as atitudes, nem os comportamentos de outras pessoas; assuma: que voc responsvel apenas por o que est ao seu alcance, e pelas mudanas que pode proporcionar a voc mesmo.

O primeiro perodo do texto faz saber que h uma variedade de sutilezas das quais se originam impulsos que levam comunicabilidade.

Deduz-se do texto que o olhar, a voz embargada, o cenho franzido expressam sentimentos mais sinceros que os manifestados em palavras.

10

Para concluir, cabe ressaltar a sutileza da comunicao das pessoas que tm bondade no corao, gentileza nos gestos, beleza e doura nas palavras.

UnB/CESPE FUB

Cargo 7: Bilogo

Observe as relaes estabelecidas nos sentidos horizontal e vertical da tabela a seguir.


Para conseguir um timo resultado, basta colocar-se no lugar do outro e gerar estmulos adequados conforme o jeito do outro funcionar, de processar informaes, de entender conforme o seu nvel cultural ou limitaes de vocabulrio, conceitos e experincias pessoais. a habilidade de se colocar no lugar do outro e prestar muita ateno no significado das palavras, na maneira como a pessoa est transmitindo, no seu estado emocional, nos seus limites e conhecimentos. Um dos aspectos mais importantes da comunicabilidade de uma pessoa a energia que flui sutilmente da sua voz e do seu corpo, das palavras e da sua postura, dos gestos e do olhar; a expresso do seu otimismo, da suavidade, do nvel de confiana que deposita em seus atos. H pessoas que possuem muito conhecimento e muito talento, mas, na hora de falar em pblico, em uma reunio ou quando convidadas para proferir uma palestra, ficam totalmente apavoradas e preferem fugir a enfrentar a situao.
Internet: <www.gestaoerh.com.br> (com adaptaes).

Ser tmido

II

Saber ouvir

Considerando a figura acima, julgue os prximos itens, relativos ao sistema operacional Windows XP.
16

Para criar uma subpasta dentro da pasta , suficiente clicar a opo Novo do menu ; selecionar, na lista disponibilizada, a opo Pasta; digitar o nome da pasta; e pressionar a tecla Enter.

III

Ter empatia

17

Ao se clicar a seta ao lado da ferramenta , sero apresentadas as formas de visualizao de pastas, tal como miniatura, lado a lado, cone, listas e detalhes. Para criar uma cpia de segurana da pasta , suficiente clicar esse cone e arrast-lo para o desktop, onde os arquivos contidos na referida pasta sero compactados e criptografados. Ao se clicar a ferramenta , o sistema operacional iniciar procedimento para conexo Internet.

IV

Expressar autoestima

18

19

Com base na tabela acima, julgue os itens subseqentes.


11

Em I, na segunda e terceira colunas, so encontrados apenas trs adjetivos para Ser: tmido, timo, adequados.

12

Todas as expresses da segunda coluna esto em paralelismo sinttico, por iniciarem-se com uma forma verbal, e semntico, por apresentarem caractersticas que facilitam a comunicao com fluidez e naturalidade.

13

As afirmativas da terceira coluna explicam, correta e respectivamente, o sentido das expresses que se encontram na segunda coluna.

14

Em II, na terceira coluna, a descrio a habilidade de se colocar no lugar do outro e prestar muita ateno no significado das palavras tanto pode relacionar-se a Saber ouvir quanto a Ter empatia. Considerando a figura acima, julgue os itens de 20 a 23, acerca do Internet Explorer 6 (IE6) e da Internet.
20

O endereo www.unb.br mostrado na figura est incorreto; o endereo correto seria www.unb.gov.br. A opo uma interface da World Wide Web que permite ao usurio ler e escrever e-mail usando o navegador IE6.

15

Uma das caracterizaes para o que seja Expressar autoestima (em IV) encontra-se na terceira coluna, em III: confiana que deposita em seus atos.

21

UnB/CESPE FUB

Cargo 7: Bilogo

22

Ao se clicar a ferramenta

, a pgina web mostrada na

figura ser salva no computador do usurio.


23

Para se fazer varredura de vrus no disco rgido do computador, suficiente clicar o boto .

Considerando a figura acima, julgue os itens a seguir, acerca do Excel 2003.


28

Se o nmero de alunos do Departamento de Matemtica for igual metade do nmero de alunos do Departamento de Letras, a frmula que pode ser usada para preencher a clula
B2

Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Word 2003, julgue os itens subseqentes.
24

O efeito de formatao dos trs pargrafos mostrados foi obtido por meio dos seguintes procedimentos: cada pargrafo foi selecionado individualmente e, a seguir,
29

=B4/2.

Caso as clulas de B2 a B5 contenham os nmeros de alunos dos 4 cursos mostrados, o total de alunos desses 4 cursos

clicaram-se, respectivamente, os botes


25

.
30

pode ser calculado usando-se a frmula =soma(B2:B5). Caso as clulas de B2 a B5 contenham os nmeros de alunos dos 4 cursos mostrados, a mdia aritmtica dos nmeros contidos nessas 4 clulas pode ser calculada, e exibida na clula B7, clicando-se nessa clula e utilizando-se uma das opes apresentadas ao se clicar a seta ao lado da ferramenta

O boto

tem como funo principal permitir desfazer

alteraes indesejadas.
26

Para se iniciar o processo de verificao ortogrfica no documento em edio, suficiente clicar o boto .

27

A partir das informaes da figura, correto afirmar que o tamanho da letra do segundo pargrafo 11. .

UnB/CESPE FUB

Cargo 7: Bilogo

A deteno e a expulso de brasileiros no aeroporto internacional de Madri geraram protestos do governo Lula, que expressou profundo desagrado em nota do ministro das Relaes Exteriores, Celso Amorim. O Itamaraty convocou o embaixador espanhol em Braslia e ameaou aplicar o mesmo tratamento a espanhis que venham ao Brasil. Um grupo de brasileiros ficou detido em uma sala do aeroporto e teve de voltar ao Brasil. Entre eles estavam dois alunos de mestrado em trnsito para Lisboa, onde participariam de congresso cientfico. H duas semanas, Amorim havia se queixado diretamente s autoridades espanholas sobre o tratamento dispensado aos brasileiros. S em fevereiro, 452 brasileiros foram barrados no aeroporto de Madri e repatriados.
O Globo, 7/3/2008, capa (com adaptaes).

O presidente Luiz Incio Lula da Silva disse, na abertura do Frum Brasil Mxico, que ligou para o colega norte-americano George Bush e o mandou cuidar da crise dos Estados Unidos da Amrica (EUA). Eu disse para o Bush: o problema o seguinte, meu filho, ns ficamos 26 anos sem crescer, agora voc vem atrapalhar? Resolve tua crise. Empolgado com os indicadores da economia brasileira, entre os quais a expanso do crdito e do consumo, Lula ainda comparou o Bolsa Famlia ao milagre da multiplicao dos pes.
Jornal do Brasil, 28/3/2008, capa (com adaptaes).

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando os mltiplos aspectos que o tema suscita, julgue os itens que se seguem.
39

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a abrangncia do tema por ele focalizado, julgue os itens subseqentes.
31

40

Tal como relatado no texto, a atuao do servio de controle de migraes da Espanha diverge frontalmente das diretrizes da Unio Europia, que adota, em geral, ntida poltica de estmulo entrada de imigrantes em seu territrio. Os pases da Comunidade Europia, em especial a Espanha, so, na atualidade, o destino praticamente exclusivo de brasileiros que tentam emigrar ilegalmente em busca de oportunidades de trabalho. O temor quanto s aes terroristas, cada vez mais freqentes e transnacionalizadas, a razo dada pelas autoridades europias para o aumento da rigidez na fiscalizao das fronteiras entre os pases que compem a Unio Europia, como se pode inferir do texto. A ameaa feita pelo Itamaraty de adotar o princpio diplomtico da reciprocidade e dificultar a entrada de espanhis no territrio brasileiro no surtiu efeito prtico, haja vista a inexistncia de casos de repatriao de espanhis desde o incio da crise. A ao da Espanha contra estrangeiros que tentavam entrar no pas, como foi o caso dos brasileiros citados no texto, teve reflexos na poltica interna e ajuda a explicar a fragorosa derrota do partido socialista nas recentes eleies. No plano econmico-financeiro, marcante, na economia brasileira nos ltimos anos, a presena do capital espanhol, da qual so exemplos, entre outros, os grandes investimentos em setores como o da telefonia e o de bancos. As relaes econmicas entre a Unio Europia e os pases em desenvolvimento ou considerados emergentes, como o Brasil, envolvem tenses que derivam, entre outros motivos, das prticas de protecionismo e subsdios adotadas pelas economias mais poderosas. Tradicional destino de imigrantes vindos de vrias regies do planeta, o Brasil vem se transformando em pas de emigrantes, em geral pessoas que partem em busca de melhores condies de vida no exterior.

41

32

42

33

43

44

34

45

35

A economia norte-americana passa, no momento, por crise preocupante, cujo primeiro grande sintoma foi o denominado estouro da bolha imobiliria, ou seja, a demonstrao de crescente incapacidade de pagamento da dvida contrada por adquirentes de imveis. Reduzindo dramaticamente o consumo de bens industrializados, a atual crise norte-americana ainda no conseguiu afetar o sistema financeiro propriamente dito, deixando a salvo, pelo menos por ora, bancos e instituies similares. Uma das caractersticas da globalizao a interdependncia dos mercados, o que permite supor que uma crise de grandes propores em um importante pas pode se expandir e arrastar consigo muitos outros pases. Citado no texto, o Bolsa Famlia um programa de distribuio de renda conduzido pelo governo federal e voltado para famlias identificadas como carentes, delas exigindo-se a regular freqncia s aulas dos filhos em idade escolar. O entusiasmo do presidente da Repblica, mencionado no texto, se justifica pelo fato de que, nos trs ltimos anos, os ndices de crescimento econmico do Brasil so praticamente idnticos aos apresentados pela China. Citado por Lula, Bush v aproximar o fim de seu governo com ndices decrescentes de aprovao popular, em larga medida determinados pela desgastante guerra contra o Iraque, na qual morreram milhares de norte-americanos. Entre as novidades presentes na atual campanha presidencial norte-americana, ainda em sua fase primria, est a presena de dois postulantes candidatura pelo partido democrata que fogem ao padro do pas: um negro (Barak Obama) e uma mulher (Hillary Clinton).

36

A Lei n. 8.112/1990, que instituiu o Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais, tem por objetivo conferir direitos e deveres a pessoa legalmente investida em cargo pblico. Considerando o texto originrio da citada lei e as alteraes posteriores, julgue os itens que se seguem.
46 47

37

48 49

38

50

Nomeao, promoo, readaptao e lotao so algumas das formas de provimento em cargo pblico. A posse e o exerccio no cargo pblico so atos distintos. A posse ato subseqente nomeao e ocorrer no prazo de quinze dias contados da publicao do ato de provimento. O exerccio, que ocorre aps a posse no cargo ou funo pblica, a execuo ativa da funo ou do cargo. O servidor pblico em exerccio no cargo ser avaliado por meio de estgio probatrio e, se aprovado, adquirir estabilidade funcional. A vacncia do cargo pblico decorrer somente no caso de exonerao a pedido.

UnB/CESPE FUB

Cargo 7: Bilogo

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Elaborou-se uma srie de experimentos para a anlise de carboidratos, protenas e nucleotdeos, que permitissem tambm a observao de atividade enzimtica, conforme descrio a seguir. I Foram adicionadas gotas de lugol e de reagente de Fehling a fatias de banana verde e madura. II Foi adicionada uma soluo de saliva aos dois tipos de banana e, posteriormente, as mesmas adies de reagentes foram repetidas. III Por meio de triturao de um dos tipos de banana, adio de detergente e cloreto de sdio, realizao de aquecimento e resfriamento, em etapas, e adio de etanol gelado, foi obtida uma frao enriquecida em cidos nuclicos, que pde ser visualizada como filamentos, os quais puderam ser enrolados em um basto de vidro. IV Foram dosados protenas e aminocidos livres em uma soluo de clara de ovo, procedimento repetido aps a adio de pepsina. Considerando os procedimentos experimentais mencionados, julgue os itens que se seguem.
51 62 61 60 59 58 57 56

O procedimento descrito no experimento III rotineiramente utilizado para a obteno de plasmdeos do material mencionado em experimentos de melhoramento gentico. Cada filamento visvel ao final do experimento III corresponde a um par de fitas de DNA. A catlise enzimtica observada no experimento II refere-se predominantemente a uma reao de hidrlise. A presena de protenas referida no experimento IV pode ser evidenciada pela reao de PCR. Os aminocidos livres mencionados no experimento IV podem ser detectados utilizando-se o reagente ninidrina. Caso a primeira soluo preparada no experimento IV seja exposta a uma concentrao elevada de insulina, ser observada uma reduo na quantidade de protenas e um aumento na quantidade de aminocidos livres. Em uma situao de hipoglicemia, as clulas hepticas geralmente degradam o glicognio, molcula que tem caractersticas de polaridade semelhantes s de um dos compostos evidenciados no experimento I.

No experimento I, foram coradas molculas com estruturas semelhantes s mostradas abaixo.


CH2OH O H H H OH H OH OH H OH
O O OH OH CH2 OH O

63

O experimento III, se realizado em clulas animais, permite a visualizao dos cromossomos, mtodo conhecido como determinao do caritipo.

Considere a situao em que um mamfero terrestre realiza exerccio intenso e prolongado como mecanismo de fuga de um predador. Aps 20 minutos de fuga, o animal se lana gua,
CH2OH O OH 23 OH

CH2OH

ficando submerso por 30 segundos. Aps debater-se durante esse perodo dentro da gua, o animal consegue chegar superfcie e, livre do predador, passa ao estado de repouso muscular. Em relao a essa situao, julgue os seguintes itens.
64

OH

52

Para o preparo do reagente de lugol, necessrio adicionar sulfato de cobre ao iodo.

Durante o perodo de fuga, ocorre aumento na freqncia cardaca desencadeado diretamente pela liberao de cido lctico pelos msculos do mamfero.

53

O experimento II comprova a degradao de lipdeos pela saliva.

54

Os produtos da primeira reao do experimento II so substratos para vias catablicas que levam formao de piruvato.

65

Durante o perodo em que o animal encontra-se submerso, o ritmo de transporte de eltrons mitocondrial aumentado para a sntese de ATP.

55

No experimento III, a adio de detergente favorece a ruptura das membranas celulares e das membranas de algumas organelas.

66

O aumento da freqncia respiratria durante o exerccio em terra contribui para minimizar os efeitos da reduo do pH sanguneo.

UnB/CESPE FUB

Cargo 7: Bilogo

67

Durante a fase de repouso, a menos que se encontre em hiperglicemia, o organismo do animal no realizar uma taxa significativa de sntese de cidos graxos.

75

A meiose observada na produo de gametas e a reproduo sexuada so capazes de alterar as propores dos alelos calculadas a partir da equao de Hardy-Weinberg para a populao estudada.

68

Durante a fase de fuga, espera-se encontrar vasoconstrio epitelial.


76

De acordo com o princpio de Hardy-Weinberg, necessria a presena de mutaes para que as freqncias dos alelos em uma populao pequena se mantenham constantes.

69

A liberao de adrenalina estimula a liberao de cidos graxos na circulao.


77

70

Para que o polimorfismo de uma populao seja mantido, necessrio que a populao seja pequena e que no ocorram mutaes.

Durante a fase em que o animal fica submerso, ocorre a liberao de insulina, que estimula a neoglicognese. Uma grande populao de animais, cuja reproduo

78

Caso se deseje aplicar tcnicas de melhoramento gentico populao estudada, ser necessrio inserir genes de outra espcie com o uso de plasmdeos.

sexuada e a produo de gametas ocorre por meiose, foi marcada por meio da implantao de pequenos componentes eletrnicos para que os indivduos pudessem ser monitorados e localizados durante um estudo. No momento da implantao do equipamento, tambm foi colhida uma amostra de sangue, para que fossem realizados diversos exames. Em determinado momento, um animal que provavelmente fazia parte do estudo foi encontrado sem o equipamento eletrnico, apresentando uma ferida no local onde deveria estar o equipamento. Nesse experimento, observouse que os animais migram, em mdia, 10 km ao norte durante uma determinada poca do ano. Considerando essa situao hipottica, julgue os itens que se seguem.
71 81 79

A observao de que os animais migram, em mdia, 10 km ao norte corretamente interpretada como: a mdia das distncias de migrao dos animais estudados de 10 km ao norte.

Considerando os diversos aspectos da biotecnologia e da legislao de patentes, julgue os itens subseqentes.


80

A pesquisa de clulas troncoembrionrias de microrganismos vem sendo amplamente utilizada para o desenvolvimento de novos antibiticos. A biotecnologia corretamente definida como a manipulao gentica de organismos para a produo de seres vivos resistentes a pragas.

A tcnica mais adequada para identificar se o animal encontrado sem o equipamento eletrnico integrante do grupo de estudo a anlise por PCR de sua hemcias, comparando-se com o padro de DNA das hemcias coletadas no incio do estudo.
83 82

Um mtodo indito para a produo de plantas transgnicas pode ser patenteado no Brasil. Um microrganismo que tenha sido geneticamente

modificado, de forma a expressar protenas que eram


72

Caso a quantidade de DNA disponvel para um experimento de identificao seja pequena, possvel amplificar essa quantidade utilizando-se a tcnica de PCR.
84

exclusivas de outras espcies, pode ser patenteado de acordo com as leis brasileiras. No Brasil, pode ser necessrio depositar uma amostra de material biotecnolgico em centros depositrios especialmente destinados e adequados sua manuteno e ao processamento de patentes.
85

73

Uma das etapas no processo de identificao com base no DNA do animal encontrado o seqenciamento dos aminocidos de uma regio do DNA.

74

Determinado gene presente em um dos indivduos da populao estudada estar obrigatoriamente presente em todos os seus descendentes, ao longo de vrias geraes, e com a mesma seqncia de nucleotdeos.

Vegetais tambm apresentam polimorfismo do DNA genmico e podem ser alvos de estudos filogenticos por DNA polimrfico amplificado aleatoriamente RAPD (random amplified polymorphic DNA).

UnB/CESPE FUB

Cargo 7: Bilogo

O cultivo de camares em cativeiro vai-se tornando uma atividade econmica importante no pas, ao mesmo tempo em que desperta preocupaes com relao a seus impactos. O Brasil j exporta para os Estados Unidos da Amrica e Europa algumas centenas de milhes de dlares por ano de camares criados em cativeiro. Mas um relatrio da EMBRAPA e da Companhia de Gesto dos Recursos Hdricos do Cear mostra que em 31 fazendas de camares no rio Jaguaribe esse cultivo gera alta carga de poluio e eutrofizao da gua, muito acima dos limites das legislaes federal e estadual. Os efluentes das criaes so freqentemente despejados nos rios sem nenhum tratamento prvio e so tambm cada vez mais freqentes as notcias de que boa parte dos viveiros de camares no pas est ocupando irregularmente mangues, e de que tambm ali esto contribuindo para prejudicar a qualidade das guas e o conjunto da vida. Outro motivo de preocupao que boa parte das guas que se pretende transpor do rio So Francisco para o semi-rido nordestino ir para as culturas de camares e da mesma forma, com o alto custo subsidiado da energia na transposio. Os cultivos de camares so uma atividade econmica importante, mas precisam adequar-se legislao e no podem continuar nesse papel de transferir para os pases importadores os ganhos que implicam perdas ambientais para o pas e custos econmicos para toda a sociedade.
Washington Novaes. Internet: <www.tvcultura.com.br> (com adaptaes).

91

Anlises ecotoxicolgicas com vistas avaliao do impacto dos efluentes produzidos por viveiros de carcinocultura podem ser feitas utilizando-se organismos tais como cladceros. Diversas espcies arbreas de mangue se reproduzem por viviparidade, o que permite que as sementes permaneam na rvore-me at se transformarem em plntulas (propgulos). Manguezais ocorrem em toda a costa brasileira, desde o sul do Rio Grande do Sul at o Amap. Um instrumento de gesto que pode permitir um controle adequado sobre o licenciamento de novos projetos de carcinocultura consiste nos zoneamentos ecolgicoeconmicos (ZEEs) das regies costeiras dos estados em que se pretende implementar esse tipo de projeto. As plantas lenhosas que ocorrem nas florestas brasileiras de mangue incluem as dos gneros Rhizophora e Avicennia. De acordo com a legislao brasileira, os mangues so considerados vegetao de preservao permanente.

92

93 94

95 96

Com relao ao tema tratado no texto acima, julgue os itens a seguir.


86

Florestas de mangue e esturios so ecossistemas relativamente pobres.

87

Alm dos problemas ambientais, o autor do texto sugere que o alto custo da transposio das guas para os projetos de aqicultura pode torn-los questionveis do ponto de vista econmico.

88

O grande crescimento de projetos de aqicultura no Brasil se deve, em parte, ao fato de que a implementao desses projetos no exige estudo de impacto ambiental prvio.

O precursor do processo de ocupao do Brasil central, no sculo XVII, foi o interesse por ouro e pedras preciosas. Contudo, foi somente a partir de 1950, com o surgimento de Braslia e de uma poltica de expanso agrcola por parte do governo Federal, que se iniciou uma acelerada e desordenada ocupao da regio do cerrado, baseada em um modelo de explorao feita de forma fundamentalmente extrativista e, em muitos casos, predatria. Concomitantemente com o aumento das atividades agropastoris, o acelerado ritmo do processo de urbanizao na regio, no perodo de 1970-1991, contribuiu para o incremento demogrfico de 93% na regio do cerrado, e tem contribudo para o aumento da presso sobre as reas ainda no ocupadas desse bioma. A destruio e a fragmentao de habitat consistem, atualmente, na maior ameaa integridade desse bioma: 60% da rea total destinada pecuria e 6% aos gros, principalmente soja. De fato, cerca de 80% do cerrado j foi modificado pelo homem em razo da expanso agropecuria, urbana e construo de estradas aproximadamente 40% conserva parcialmente suas caractersticas iniciais e outros 40% j as perderam totalmente. Somente 19,15% corresponde a reas nas quais a vegetao original ainda est em bom estado.
Internet: <www.portalbrasil.net> e <www.wwf.org.br> (com adaptaes).

89

O texto sugere que o cultivo de camares em cativeiro, apesar de se constituir em atividade econmica importante, deve ser suspenso, por no se adequar legislao ambiental. Tendo como referncia inicial o texto acima, julgue os itens que se seguem a respeito do cerrado e de sua ocupao.
97 98

O cerrado brasileiro uma forma de savana subtropical. A fertilidade dos solos do cerrado constitui uma das principais razes para sua rpida ocupao com atividades agropecurias.

90

Uma das formas de minimizar o impacto das atividades de carcinocultura a implementao de programa de monitoramento do sistema de tratamento de efluentes.

UnB/CESPE FUB

Cargo 7: Bilogo

99

Uma das conseqncias possveis da fragmentao dos habitat a reduo do tamanho populacional das espcies nativas, com aumento de seu risco de extino. populaes estiverem ligadas por corredores ecolgicos, o que permite a formao de metapopulaes, impedindo a extino em determinados fragmentos ou facilitando a recolonizao.

108 O gnero Opuntia pertence ordem Cactaceae. 109 A primeira situao descrita no texto trata do controle

100 Os efeitos da fragmentao podem ser atenuados se as

biolgico de uma praga, a mariposa Cactoblastis cactorum2 introduzida na Austrlia, em 1927.


110 Situaes como as descritas no texto, em que espcies

introduzidas em novo ambiente convertem-se em pragas em seu novo habitat, so graves, mas bastante incomuns.
111 Apesar de ser um mtodo de elevada eficincia, que pode ser

101 Apesar de extenso, o cerrado brasileiro tem uma baixa

diversidade de espcies.
102 Grandes projetos de reflorestamento com pnus e eucalipto

tm minimizado os efeitos da destruio do bioma cerrado, recompondo a cobertura vegetal.


103 Um planejamento cuidadoso da ocupao de novas reas de

utilizado contra qualquer praga hoje conhecida na agricultura, o controle biolgico de pragas ainda pouco usado.
112 O controle biolgico pode se servir de diferentes inimigos

cerrado deve considerar, em seus levantamentos de dados, os meios fsico, biolgico e antrpico.
104 A instalao de Braslia pode ser considerada como uma das

naturais das pragas, tais como vrus, bactrias, fungos, insetos, caros, peixes, aves e mamferos.
113 O fato de o Cactoblastis alimentar-se exclusivamente de

razes para a rpida ocupao do cerrado, nos ltimos 50 anos.


105 O pequi (Caryocar brasiliense) uma fruta nativa do

cerrado brasileiro, com ocorrncia tambm nas savanas africanas.


106 Uma das caractersticas do cerrado seu baixo grau de

Opuntia constitui uma vantagem para o controle biolgico dessa presa.


114 Um dos argumentos em favor do controle biolgico sobre os

endemismo.
107 O desenvolvimento sustentvel do cerrado incompatvel

pesticidas que estes, mesmo em concentraes baixas, representam riscos para algumas espcies de organismos aquticos que podem acumular elevadas concentraes dessas substncias.
115 A toxicidade de pesticidas independe da suscetibilidade do

com qualquer tipo de atividade agrcola na regio. Plantas conhecidas no Brasil como silvestres e ornamentais se tornaram perigosas invasoras quando introduzidas em outros pases. Esse foi o caso da Opuntia spp, um cacto originrio da Amrica do Sul. Vrias espcies desse cacto foram introduzidas na Austrlia, no incio do sculo, como plantas ornamentais. Em 1927, uma mariposa, Cactoblastis cactorum, que se alimenta exclusivamente desse cacto, coletada na Argentina, foi introduzida nos estados de Queensland e New South Wales. Houve uma reduo de quase 100% na populao do cacto. Outro caso de introduo de espcies ocorrido na Austrlia foi o dos coelhos. Originrios da Espanha e das ilhas do Mediterrneo Ocidental, foram levados da Inglaterra para a Austrlia em 1859, em nmero de 24 indivduos. Devido falta de predadores e abundncia de alimentos, em pouco tempo colonizaram dois teros da Austrlia. Muito se fez para tentar erradic-los. Da Frana levaram a raposa-da-Europa, predador natural do coelho no Velho Mundo. Infelizmente, na Austrlia, esse carnvoro mudou de dieta preferindo marsupiais e mais um desequilbrio foi criado. Em 1950, surgiu a idia de espalhar uma doena virtica que afetava os coelhos domsticos do Brasil e no oferecia perigo para o homem: a mixomatose (Virus sanarelli), que aqui existe em estado endmico nos coelhos do gnero Sylvilagus, os quais, naturalmente, esto imunizados. Essa virose assumiu enormes propores, calculando-se que matou 4/5 dos coelhos da Austrlia. O restante, hoje, est sob controle.
Internet: <www.sna.agr.br> e <www.photographia.com.br> (com adaptaes).

organismo ou de fatores ambientais diversos.


116 No caso da disseminao do coelho, a caa desses animais

para fins esportivos, quando exercida sob controle da lei, pode ser feita como uma forma de manejo das populaes desse roedor.
117 A partir das informaes do texto, correto concluir que o

coelho um organismo do tipo r-estrategista.


118 Muitas espcies que atingem densidades elevadas como

pragas, ao serem introduzidas em novo ambiente, no parecem ser to abundantes em seus ambientes naturais, o que dificulta as previses sobre as conseqncias da introduo de uma espcie em um ambiente.
119 Nos dois casos citados no texto, no houve a extino das

pragas porque o efeito da ao de predadores est diretamente relacionado densidade de suas presas.
120 Com vistas a minimizar os prejuzos decorrentes da

introduo de espcies invasoras, a Lei dos Crimes Ambientais brasileira impede que qualquer espcie animal seja introduzida no pas sem parecer tcnico oficial favorvel e licena expedida por autoridade competente.

Tomando como ponto de partida o texto acima, julgue os itens de 108 a 120.
UnB/CESPE FUB

Cargo 7: Bilogo

S-ar putea să vă placă și