Sunteți pe pagina 1din 2

Responder crise, criar emprego

Em dois anos de governo do PSD/ CDS-PP e da troika, a crise tornou-se numa emergncia social. O corte nas reformas, nos salrios, no investimento e nos servios pblicos levou a mais de um milho e quinhentas mil pessoas desempregadas, metade delas sem qualquer apoio. A soluo para a crise social passa por polticas de desenvolvimento local, que reabilitem os centros urbanos das cidades e vilas, criem emprego com direitos e por polticas sociais e que protejam as populaes dos efeitos da crise.

As autarquias so a primeira linha de resposta crise. Devem criar redes de apoio com as escolas e com as associaes para combater a pobreza e a excluso social. Nenhuma criana e nenhuma famlia podem passar fome e nenhum idoso pode car sem casa por causa da nova lei das rendas.

VOTA

CARLOS MARTINS, MARIETTE MARTINHO E LVARO DELGADO | candidatos Assembleia Municipal de Loule

RECUPERAR OS DIREITOS E A DIGNIDADE DAS PESSOAS

VENCER O MEDO!

VOTA

AGIR AGORA
Defender o que de todos
O Bloco de Esquerda defende o direito a servios pblicos de qualidade. No aceitamos a privatizao da gua e dos servios de saneamento e de recolha de resduos.

Qualidade de vida um direito


O ambiente, o ordenamento do territrio, o urbanismo e a dinamizao da cultura e do desporto, so reas essenciais da vida que tm de ser desenvolvidas por polticas sustentveis. Para o Bloco de Esquerda a qualidade de vida um direito. So necessrias medidas de controlo ambiental, ocupao e utilizao dos solos para combater a especulao imobiliria, e impedir o abandono e despovoamento dos centros urbanos. A proteo do patrimnio cultural e ambiental, a promoo de espaos e corredores verdes so valores essenciais. As cidades e as vilas so mais do que o beto e o asfalto. As autarquias tm a responsabilidade de promover polticas econmicas que favoream a criao de emprego.

Democracia, participao e transparncia


Estamos determinados em construir instrumentos que reforcem a democracia local, a participao ativa dos muncipes e a transparncia da gesto autrquica. O Bloco de Esquerda foi pioneiro na exigncia de modelos de democracia direta nas autarquias, como o Oramento Participativo, e defendemos que se devem realizar Referendos Locais envolvendo as populaes em todas as grandes decises, como a extino ou agregao de freguesias ou se estiver em causa a privatizao de servios municipais ou intermunicipais de gua, saneamento e tratamento de resduos slidos.

A gua um direito fundamental. Para garantir o acesso universal a gesto da gua tem de ser pblica e no de acordo com os interesses de privados. Quem est desempregado sem subsdio, deve ter acesso gratuito aos servios bsicos e vitais, ao mesmo tempo que uma prioridade a racionalizao dos consumos de gua e da produo de resduos slidos urbanos. Os transportes pblicos tm de ser acessveis a todos, modernos e ecientes. Com mais mobilidade ganhamos todos e melhoramos o ambiente e a segurana rodoviria.
As autarquias tm de facilitar o acesso s informaes na internet e aos servios mais importantes.

Queremos acabar com o abuso do ajuste direto que diminui a transparncia das decises dos municpios, fortalecendo o trco de inuncias.

BLOCO DE ESQUERDA
http:/ /loule.bloco.org loule@blocomail.org

VENCER O MEDO!
Nestas eleies como em nenhumas outras aps o 25 de Abril, preciso vencer a mentira, o medo, a chantagem. preciso no voltar a cair na armadilha de quem promete uma coisa para fazer o seu contrrio. O Bloco de Esquerda concorre no concelho de Loul, apenas aos rgos em que tem todas as possibilidades de eleger autarcas e com isso de reforar a sua capacidade de interveno, propondo, em dilogo com as pessoas, medidas que possam resolver problemas e concretizar aspiraes, scalizando simultaneamente a actividade dos executivos. O momento grave que vivemos, no concelho e no Pas, com a destruio da actividade econmica, em particular a que desenvolvida pelas pequenas e mdias empresas, com a taxa real de desemprego a ultrapassar os 20%, com a efectiva reduo dos salrios de quem ainda trabalha, com a destruio dos servios pblicos, com o saque aos descontos para a Segurana Social para pagar divida a agiotas, comprometendo a muito curto prazo o sistema de reformas, obriga a que coloquemos antes de tudo, a dignidade e o interesse das pessoas. Nunca as eleies locais foram to importantes para os portugueses e para Portugal. Cada derrota local dos partidos do governo ser um forte contributo para a inverso desta poltica destruidora. Cada vitria dos partidos do governo ser entendida como um aplauso, o sinal de apoio s medidas que esto a destruir a vida dos portugueses e Portugal! As candidaturas do BE no concelho de Loul tm neste contexto como prioridades: - derrotar a candidatura do PSD Cmara Municipal de Loul, contribuindo assim para uma derrota nacional desta politica e deste governo; - propor um novo modelo de gesto municipal e nas freguesias que valorize as pessoas, que potencie os seus saberes, que d prioridade criao de emprego sustentado nos recursos existentes, nas pequenas e mdias empresas, que assuma como uma prioridade a qualidade de vida para todos.

Recuperar os direitos e a dignidade das pessoas


ASSEMBLEIA MUNICIPAL
ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE

S. CLEMENTE

60 anos, tcnico electricista

CARLOS MARTINS

LVARO DELGADO MARIETTE MARTINHO


62 anos, engenheiro civil

54 anos, assistente de consultrio

40 anos, desempregada, ind.

FTIMA CONCEIO

BRUNO SALVADOR

22 anos, Gestor Comercial

59 anos, empresrio, ind.

FAUSTINO PIRES

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE

QUARTEIRA

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE

S. SEBASTIO

54 anos, Assistente de Consultrio

MARIETTE MARTINHO

58 anos, Tripulante de Ambulncias, ind.

JOO MONTE

56 anos, empresria, ind.

MARIA RINO

58 anos, Professor, ind.

ANTNIO ALMEIDA

CRISTOBAL CORREIA

56 anos, desempregado

55 anos, Escriturria, ind.

MARIA CABEOS

COMPROMISSOS DA CANDIDATURA AUTRQUICA


O Bloco ir defender e propr:
1. QUALIDADE DE VIDA PARA TOD@S
- Manter e qualicar os servios pblicos, rejeitando a sua privatizao e explorao desregrada, apenas com o objectivo do lucro; - Conceber e implementar programas de integrao social e econmica, em particular para os mais fragilizados e afectados pelo desemprego; - Promover parcerias com as organizaes associativas, de forma a assegurar as melhores respostas, nas reas sociais, na promoo do desporto para todos, no acesso actividade e fruio cultural;

LOUL 2013

3. PROMOVER A CIDADANIA E A CORESPONSABILIZAO


- Apresentar e debater publicamente todos os projectos e aces, cujos custos sejam superiores a 500.000, estimulando a avaliao crtica e o surgimento de propostas alternativas; - Implementar o Oramento Participativo, reservandolhe 10% das despesas de investimento, a realizar em cooperao com as freguesias; - Apoiar o associativismo atravs de contratos-programa celebrados na base de regulamentos claros e decididos de forma participada;

- Salvaguardar os postos de trabalho, garantindo que a Cmara Municipal de Loul no ser, tambm ela, promotora do desemprego, adequando os trabalhadores aos servios de acordo com as suas competncias, ainda que, possam haver servios a extinguir e outros a criar;

5. ASSUMIR O PODER AUTRQUICO EM TODA A SUA PLENITUDE


- Desenvolver todos os esforos para que o Municpio, em cooperao com as outras autarquias do Algarve na Associao Nacional de Municpios, defenda a alterao de um conjunto de leis que prejudicam a economia de base local e que beneciam os grandes grupos econmicos; - O Municpio no poder continuar a esconder-se por detrs de expedientes, para manter empresas que implicam acrscimos de custos e no racionalizao de recursos. Defenderemos num primeiro momento a fuso de empresas municipais e a avaliao da sua futura extino, salvaguardando os postos de trabalho, com supresso de cargos de chea desnecessrios; - As populaes das freguesias, objecto de agregao forada, tero que ter oportunidade de se vir a pronunciar pela manuteno da situao anterior, ou por outra qualquer, desde que em liberdade e conscientes das vantagens e/ou desvantagens de cada uma das solues. Comprometemo-nos, com a conana que os muncipes nos queiram dar, e com o seu envolvimento, a lutar pela alterao da lei que imps esta situao, defendendo a escolha livre de cidados livres.

2. ESTMULO ACTIVIDADE ECONMICA E CRIAO DE EMPREGO VALORIZANDO OS RECURSOS EXISTENTES NO CONCELHO


- Constituir uma plataforma interinstitucional vocacionada para o apoio instalao e desenvolvimento de pequenas e mdias empresas, assumindo os servios municipais uma atitude de apoio activo na resoluo de eventuais entraves e diculdades. Desburocratizao, celeridade e transparncia na resposta a solicitaes dos pequenos empresrios e das empresas; - Criar um programa de incentivos scais e de acesso ao conhecimento e investigao para empresas que se proponham investir e criar emprego em sectores estratgicos para o concelho, nomeadamente: reabilitao urbana; reutilizao da capacidade de alojamento instalada com actividades tursticas inovadoras e diferenciadoras; sectores agrcola, orestal e transformador.

4. COLOCAR O MUNICIPIO AO SERVIOS DOS MUNICIPES, VALORIZANDO OS TRABALHADORES E DIGNIFICANDO AS SUAS FUNES
Colocar a Cmara ao servio dos muncipes e de quem quer viver e trabalhar no concelho. S com trabalhadores motivados, enquadrados em funo das suas competncias, ser possvel responder s necessidades dos muncipes, desenvolver a economia, criar e manter emprego com direitos; - Implantar um modelo de gesto que favorea a cooperao entre servios e funcionrios, que estimule a entreajuda em vez da competio instalada, alterar o sistema de avaliao injusto, o funcionamento centralista que tudo bloqueia, e as disputas internas de poder entre cheas;

Gente que sente, BE voto diferente!


http://loule.bloco.org/

S-ar putea să vă placă și