Sunteți pe pagina 1din 28

CARTILHA

Ministrio das Comunicaes

CARTILHA
GESAC
2 edio

Braslia / 2010

Presidente da Repblica Luiz Incio Lula da Silva Ministro de Estado das Comunicaes Hlio Costa Secretrio Executivo Fernando Rodrigues Lopes de Oliveira Secretrio de Telecomunicaes Roberto Pinto Martins Assessor Francisco Moreira de Meneses Diretor do Departamento de Servios de Incluso Digital Heliomar Medeiros de Lima Gerente de Projetos Elias Nagib David Consultor para Servios de Incluso Digital Benedito Medeiros Neto Conselho Editorial Heliomar Medeiros de Lima Benedito Medeiros Neto Elias Nagib David Organizao e Reviso Alarcio Londe da Silva Jaqueline Ferreira Cortes de Oliveira Lidia Maria Nunes Matias Liliana Estela Sampaio Duarte Maria da Graa Miranda Silva Marianne Cavalcante Queiroz Otvio Carneiro dos Santos Rogrio Vilela Borges de Andrade Franco Programao Visual Liliana Estela Sampaio Duarte Endereo para contato: Ministrio das Comunicaes. Esplanada dos Ministrios Bloco R Sala 709. Braslia/DF 70044-900. E-mail: gesac@df.idbrasil.org.br URLs: http://www.gesac.gov.br http://www.idbrasil.org.br (stio das comunidades)
Copyleft 2010, Ministrio das Comunicaes permitida a reproduo parcial ou total desde que citada a fonte.

SIGLAS

? ADMPP

Sistema de Administrao dos Pontos de Presena, do DESID

? CGPE Coordenao-Geral de Acompanhamento de Projetos Especiais (MC) ? CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (vinculado

ao MCT)
? DESID Departamento de Servios de Incluso Digital, do MC ? EPCT Educao Profissional, Cientfica e Tecnolgica
? IBs Instituies

Beneficirias

? IFs Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia (Institutos Federais)


? IRs Instituies Responsveis ? MEC Ministrio da Educao ? MC Ministrio das Comunicaes ? MCT Ministrio da Cincia e Tecnologia ? PPs Pontos de Presena ? TICs Tecnologias de Informao e Comunicao

Sumrio

Pgina

O QUE O PROGRAMA GESAC?...................................................................................5 QUAIS SO AS DIRETRIZES DO GESAC?.....................................................................6 QUAIS SO OS OBJETIVOS DO GESAC?.....................................................................6 O QUE SO PONTOS GESAC E PONTOS DE PRESENA?..........................................7 COMUNIDADES BENEFICIADAS PELO GESAC ...........................................................8 ENTIDADES PARCEIRAS DO GESAC NOS PONTOS DE PRESENA..........................9 DISTRIBUIO GEOGRFICA DOS PONTOS DE PRESENA...................................11 ATIVIDADES PEDAGGICAS REALIZADAS NOS PONTOS GESAC..........................12 EQUIPE DE TRABALHO DE UM PONTO GESAC.........................................................13 SERVIOS DE INCLUSO DIGITAL.............................................................................14 A Teia.......................................................................................................................15 Correio Eletrnico.....................................................................................................15 Pousada...................................................................................................................15 VoIP..........................................................................................................................16 RAU-TU....................................................................................................................16 Escritrio..................................................................................................................16 Lista de Discusso....................................................................................................17 Oca...........................................................................................................................17 Biblioteca Digital.......................................................................................................17 IMPLANTAO DE NOVOS PONTOS DE PRESENA O que necessrio?.................................................................................................18 Quem pode participar?.............................................................................................18 REMANEJAMENTO DE PONTO DE PRESENA........................................................19 PERGUNTAS FREQUENTES Informaes Gerais..................................................................................................21 Sobre Servios.........................................................................................................22 Atendimento e Suporte - Telecentros Comunitrios...................................................23

O QUE O PROGRAMA GESAC?

um programa de incluso digital do Governo Federal, coordenado pelo Ministrio das Comunicaes (atravs do DESID), que oferece ferramentas em tecnologias de informao e comunicao (TICs), recursos digitais e capacitao por meio de uma plataforma de rede, servios e aplicaes, com o objetivo de promover a incluso digital em todo o territrio brasileiro . Criado em 13 de maro de 2002, o Projeto de Incluso Digital tem suas informaes disponveis no portal www.gesac.gov.br. A partir de 2008, com a publicao da Portaria n 483, de 12 de agosto, foi aprovada a Norma Geral do Programa GESAC, que estabelece as diretrizes, os objetivos e as metas referentes ao Programa, bem como os procedimentos e critrios para a sua implementao, alm de dar outras providncias. O Programa voltado prioritariamente para comunidades das classes C, D e E, em todos os estados brasileiros, privilegiando as cidades do interior, sem telefonia fixa e de difcil acesso. Por meio de parcerias com IRs, normalmente rgos Federais, ou tambm por aquelas firmadas com entidades sem fins lucrativos, disponibiliza recursos voltados a incluso digital nos pontos GESAC . O GESAC prov, atualmente, conexo Internet banda larga, predominantemente via satlite, alm de uma cesta de servios de rede para incluso digital. Oferece ainda assistncia tcnica para a conectividade fornecida via consrcio Conecta Brasil Cidado, liderado pela EMBRATEL, por meio de ligao gratuita (0800-702-3125), e assistncia para os equipamentos fornecidos pela POSITIVO Informtica para os Telecentros Comunitrios do MC, por meio de ligao gratuita (0800-644-6591), alm das capacitaes realizadas em alguns pontos GESAC.

QUAIS SO AS DIRETRIZES DO GESAC?


Conforme dispe o artigo 8, da Seo I, do CAPTULO II (DA APLICAO DE RECURSOS), da NORMA GERAL DO PROGRAMA GESAC*; So diretrizes do Programa GESAC:
I II III IV V Promover a incluso digital; Ampliar o provimento de acesso Internet em banda larga para instituies pblicas; Apoiar rgos governamentais em aes de governo eletrnico; Contribuir para a universalizao do acesso Internet; Fomentar o desenvolvimento de projetos comunitrios e a formao de redes de conhecimento; VI VII VIII Incentivar o uso de software livre; Apoiar o desenvolvimento das comunidades beneficiadas; e Apoiar comunidades em estado de vulnerabilidade social.

QUAIS SO OS OBJETIVOS DO GESAC?


Conforme dispe o artigo 9, da Seo II, do CAPTULO II (DA APLICAO DE RECURSOS), da NORMA GERAL DO PROGRAMA GESAC*; Os recursos e servios disponibilizados em razo do Programa tm os seguintes objetivos:
I - disponibilizar conectividade em banda larga Internet para iniciativas de incluso digital, educao e governo eletrnico; II - disponibilizar a plataforma multiservio do Programa GESAC para apoiar aes de incluso digital, especialmente nos Telecentros; III - apoiar as iniciativas de governo voltadas para o desenvolvimento de servios a distncia: Telemedicina, Telessade e Educao a Distncia, entre outros; IV - atender a todos os municpios brasileiros; e V - ampliar a oferta de Pontos GESAC.

*NORMA GERAL aprovada e publicada atravs da Portaria N 483, de 12 de agosto de 2008.

O QUE SO PONTOS GESAC E PONTOS DE PRESENA?

A NORMA GERAL do Programa GESAC* inclui em seu rol de definies (CAPTULO I, Seo II, Art. 2, XI e XII) a explicao e importante diferena entre os termos Ponto GESAC e Ponto de Presena: XI - Ponto GESAC: local onde os usurios acessam os recursos e servios disponibilizados em razo do Programa; XII - Ponto de Presena: constitui-se em um dos pontos da estrutura da rede de comunicao de dados que atende ao Programa. o local onde instalada a infraestrutura tecnolgica disponibilizada pelo provedor de soluo para provimento do servio, podendo estar instalado no mesmo local de um Ponto GESAC. Os Pontos GESAC so estabelecimentos onde o Programa implementado; isto , locais abertos ao pblico compostos por computadores, impressoras e outros equipamentos para desenvolvimento de atividades voltadas incluso digital. Tanto os recursos como o acesso a Internet so de uso totalmente gratuito. Nos Pontos GESAC qualquer cidado pode navegar gratuitamente pela Internet, ter um endereo eletrnico e usar os recursos mais modernos da informtica para a comunicao virtual, enviar e-mails, suporte ao trabalho, estudo ou lazer. O usurio deve, porm, atentar para as regras de uso definidas pela Entidade Beneficiria J os Pontos de Presena so os locais onde a conexo instalada. So supervisionados, fiscalizados e administrados pelo Ministrio das Comunicaes por conta do contrato firmado. Um Ponto de Presena pode atender a um ou mais Pontos GESAC; porm, em geral, o Ponto GESAC est instalado no mesmo local do Ponto de Presena. Para qualquer informao adicional, o Administrador ou o Responsvel por um Ponto GESAC deve procurar os canais de comunicao apresentados nesta Cartilha.

*NORMA GERAL aprovada e publicada atravs da Portaria N 483, de 12 de agosto de 2008.

COMUNIDADES BENEFICIADAS PELO GESAC

Atualmente, o programa est presente em mais de 4.750 municpios, com cerca de 11.000 Pontos de Presena em funcionamento (ADMPP-DESID / Gesac, 12/01/2010), instalados em:

Instituies pblicas de ensino, sade, segurana e unidades de servio pblico ? localizadas em reas remotas, de fronteira ou de interesse estratgico;
? Entidades da sociedade civil, sem fins lucrativos, por meio das quais seja possvel

promover ou ampliar o processo de incluso digital;


? Escolas e rgos pblicos civis e militares; ? Sindicatos,

aldeias indgenas, assentamentos, comunidades de pescadores,

quilombolas, ONGs e;
? Locais contemplados por outros projetos de incluso digital do Governo Federal, tais

como Pontos de Cultura, Telecentros da Pesca, Telecentros do Banco do Brasil e da Fundao Banco do Brasil, Casa Brasil, Fome Zero, Proinfo, Telecentros de Informao e Negcios, entre outros.

O ponto GESAC, sempre que possvel, deve funcionar no mnimo 8 horas em dias teis, atendendo ao pblico em geral, com acesso gratuito conexo Internet e aos demais servios disponibilizados. O Programa incentiva inclusive a abertura dos pontos GESAC durante os finais de semana, para o uso intensivo do espao pelas comunidades atendidas.

ENTIDADES PARCEIRAS DO GESAC NOS PONTOS DE PRESENA

A seguir citamos as parcerias j formalizadas com diversas entidades (IRs), que formam uma rede solidria, responsvel pela disponibilizao do espao fsico, equipamentos, instalao e contam com PP's.

? BB (Banco do Brasil / SA) ? Casa Brasil (Projeto Casa Brasil Instituto Nacional de Tecnologia da Informao) ? CEFET-CE (Centro Federal de Educao Tecnolgica do Cear) ? COEP (Instituto de Desenvolvimento Comunitrio e Participao Social) ? ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos) ? EMATER / RN (Instituto de Assistncia Tcnica e Extenso Rural do Rio Grande do

Norte)
? FBB (Fundao Banco do Brasil) ? FUNASA (Fundao Nacional de Sade Departamento de Sade Indgena) ? FURNAS (FURNAS DIGITAL Ministrio de Minas e Energia) ? Governo do Estado do Piau (Superintendncia de Representao do Piau em

Braslia - SURPI)
? Governo do Estado do Par (Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Cincia e

Tecnologia do Par)
? MD (Ministrio da Defesa) ? MDA / NEAD (Ministrio do Desenvolvimento Agrrio Ncleo de Estudos Agrrios

e Desenvolvimento Rural)
? MDIC / STI (Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Secretaria de

Tecnologia Industrial)

10

? MDS (Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome) ? MEC (Ministrio da Educao) ? MI (Ministrio da Integrao Nacional Secretaria de Desenvolvimento do Centro-

Oeste)
? MINC (Ministrio da Cultura Secretaria de Cidadania Cultural) ? MJ (Ministrio da Justia) ? MME (Ministrio de Minas e Energia) ? MPA (Ministrio da Pesca e Agricultura antiga SEAP) ? MPOG / SLTI (Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto Secretaria de

Logstica e Tecnologia da Informao)


? MS (Ministrio da Sade) ? MTur (Ministrio do Turismo) ? Rede Povos (Associao de Cultura e Meio Ambiente Rede Povos da Floresta -

Ministrio do Meio Ambiente)


? Tain (Casa de Cultura Tain Rede Mocambos) ? UAB (Universidade Aberta do Brasil Ministrio da Educao) ? UFAM (Universidade Federal do Amazonas)

Alm destas, existem ainda outras entidades em fase de celebrao de parceria.

11

DISTRIBUIO GEOGRFICA DOS PONTOS DE PRESENA


(Dados ADMPP, de 12/01/2010)

N. de Pontos GESAC

10.837 4.753

N. de municpios atendidos

Pontos de Presena por Regio:


Regio Norte Regio Nordeste Regio Centro-Oeste Regio Sul Regio Sudeste 1448 5115 576 904 2791

DISTRIBUIO DOS PONTOS POR ESTADO:


NORTE NORDESTE AC 92 AP 107 AM 299 PA 545 MA 716 MS 119 RO 61 PB 466 RR 155 PE 523 TO 189 PI 487 RN 474 SE 223 AL 257 BA 1269 CE 700

CENTRO-OESTE DF 27 GO 258 MT 172 SUL SUDESTE PR 357 RS 404 SC 143

ES 161 MG 1725 RJ 188

SP 717

12

ATIVIDADES PEDAGGICAS REALIZADAS NOS PONTOS GESAC

A partir de 2010, o GESAC conta com o Projeto de Formao GESAC, que ser oferecido pelo MC em conjunto com o MEC e com o CNPq, e refere-se promoo da incluso digital por meio de formao no uso das TICs para monitores e multiplicadores das comunidades atendidas. A princpio, tais atividades sero disponibilizadas aos pontos GESAC que ainda no dispem de nenhum tipo de formao fornecido pela respectiva Instituio Responsvel. Sero atividades de capacitao e de ensino distncia desenvolvidas com o uso do computador e da Internet, com a participao dos multiplicadores, monitores e promotores de incluso digital (PIDs), juntamente com os servidores do MC e do MEC, professores, alunos e egressos da Rede de EPCT, que tm como objetivo a incluso digital das comunidades atendidas observando as diversidades socioculturais e regionais. A meta oferecer cursos de formao, como por exemplo: Cidadania Curso de Introduo informtica Navegao e Pesquisa na Internet Introduo da Educao Distncia Moodle Redes de computadores Correio eletrnico e mensageria, listas de discusso Construo de contedos bsicos em pginas Wiki Treinamento para auto-publicao de contedos na Biblioteca Digital Manuteno de hardware, sistema operacional e softwares Multimdia: udio e vdeo no computador Criao e publicao de pginas e blogs na Internet Outros contedos sugeridos pela comunidade

13

EQUIPE DE TRABALHO DE UM PONTO GESAC

A NORMA GERAL DO PROGRAMA GESAC define as figuras do Comit Gestor e do Multiplicador que atuam nos Pontos GESAC, conforme a seguir. - Comit Gestor: grupo de pessoas formado por representantes da comunidade local e da Instituio Beneficiria, com o objetivo de exercer a gesto do Ponto GESAC; - Multiplicador: pessoa da comunidade selecionada por possuir formao tcnico-pedaggica, para o desenvolvimento, implantao e acompanhamento de aes de incluso digital e apoio e suporte aos usurios de um Ponto GESAC, com nfase nos procedimentos de mediao das novas TICs.

Alm dessa estrutura, o Projeto de Formao GESAC visa realizar a formao de outros atores nos Pontos GESAC contemplados.* O incio dos trabalhos se dar com a formao -

presencial e distncia - de 1(um) monitor por telecentro contemplado. Entende-se como monitor aquele multiplicador que atua no Ponto GESAC. Cada monitor dever formar 3(trs) multiplicadores, a partir do conhecimento adquirido. Os multiplicadores sero selecionados nas instituies organizadas da sociedade civil, tais como sindicatos, parquias, associaes de moradores e outras. Ao finalizar esta etapa, o Projeto estar alcanando diretamente a comunidade, com uma formao adequada e consistente.

* Os demais pontos GESAC que tiverem interesse podero ser atendidos em razo do projeto, conforme demanda especfica e disponibilidade de recursos humanos e oramento.

14

SERVIOS DE INCLUSO DIGITAL

Conectividade O principal servio oferecido pelo GESAC o acesso Internet. A conexo via satlite, banda larga, provida no mbito do Consrcio Conecta Brasil Cidado, liderado pela EMBRATEL, e a conexo terrestre, pela Oi (BRASIL TELECOM).

Atravs do portal http://www.gesac.gov.br todos os usurios tm acesso s diretrizes, aos objetivos e s metas do GESAC com a possibilidade de consultar documentos oficiais, solicitar assistncia tcnica, obter notcias sobre incluso digital, acessar links comunitrios e tambm conhecer a tecnologia utilizada. A base do trabalho do GESAC foi desenvolvida a partir de uma cesta de servios em software livre o IdBrasil (Projeto de Incluso Digital) , que complementa a conectividade instalada nos pontos GESAC. Existem ainda ferramentas do GESAC disponibilizadas para os cidados, disponveis no item "Meus Servios" do portal do Programa, ou diretamente no stio das comunidades (http://www.idbrasil.org.br). Confira a seguir todos os itens disponibilizados s comunidades, e suas funcionalidades.

15

A Teia
rea pblica para divulgao de ideias, notcias e projetos desenvolvidos na Comunidade IdBrasil. As informaes so publicadas diretamente das comunidades e podem ser visualizadas por todos os visitantes do stio das comunidades (http://www.idbrasil.org.br). Est no ar desde 2004, sendo o carro-chefe dos servios do GESAC disponibilizados neste stio. A partir do aprendizado absorvido com a utilizao da Teia, diversos usurios montaram inclusive seus prprios blogs pessoais na grande rede, conquistando espao e admiradores por todo o Brasil.

Correio Eletrnico
um servio no qual o usurio envia e recebe mensagens de texto, imagens, sons, documentos, participa de listas de discusses com seu nome de usurio e armazena endereos de colegas ou comunidades em sua agenda. As contas GESAC (IdBrasil) so restritas aos pontos GESAC. Os servios da ECT (Correios), inclusive, o correio eletrnico, sero disponibilizados no IdBrasil, em breve, para uso das comunidades. O servio acessado diretamente atravs do endereo: http://webmail.idbrasil.org.br.

Pousada
Espao no servidor IdBrasil para publicao de pginas na Internet criadas por usurios nicos ou grupo. Criando sua pgina, as comunidades podem exercer seu direito a

comunicao, divulgando suas idias ou produtos locais que ajudem no desenvolvimento social local. O servio, bem como as instrues para criao de pginas encontram-se disponveis no endereo:http://pousada.idbrasil.org.br.

16

VoIP
Telefonia de voz pela Internet
Servio oferecido a um subconjunto de Pontos GESAC instalados em locais com dificuldade de acesso rede pblica de telefonia, como ocorre nas comunidades localizadas em reas remotas. Ele permite que as comunidades contempladas efetuem ligaes entre Pontos GESAC, recebam ligaes externas e efetuem ligaes para qualquer localidade do Brasil.

RAU-TU
Servio de perguntas e respostas disponvel no endereo http://rau-tu.idbrasil.org.br, destinado a esclarecer qualquer dvida enviada pelos usurios, cujas respostas so dadas pelos gestores do GESAC. Qualquer cidado que tiver seu e-mail IdBrasil poder se cadastrar para responder dvidas como colaborador.

Escritrio
rea para organizao de compromissos escolares, profissionais e/ou pessoais. Podem ser guardadas informaes de contatos como endereos eletrnicos, telefones ou endereos fsicos, com a possibilidade de trocar essas informaes com outros usurios. uma grande agenda virtual de tarefas e compromissos que pode ser visitada de qualquer lugar. Alm disso, uma ferramenta que permite que sejam feitos uploads de arquivos para seu armazenamento virtual. Estes arquivos podem, inclusive, ser compartilhados com outros usurios, a partir da criao de grupos na ferramenta. O servio pode ser acessado diretamente no endereo http://escritorio.idbrasil.org.br.

17

Lista de discusso
Sistema de organizao de mensagens, criado para atender uma Rede Social, que redireciona para as pessoas cadastradas na lista todos os e-mail's postados individualmente. Cada resposta dada mensagem original novamente enviada para todos os cadastrados na lista pblica. O servio pode ser acessado pelo endereo http://www.idbrasil.org.br/listas. Para criao de nova lista, tem de ser feita uma solicitao Equipe GESAC, enviando o pedido ao e-mail para contato (gesac@df.idbrasil.org.br).

Oca
Conhecido como Wiki Gesac uma ferramenta de construo coletiva de textos e projetos que pode ser acessada atravs do endereo http:// oca.idbrasil.org.br. Dispe de um banco de fotos (Galeria) que armazena as colees de fotografias tiradas nas oficinas e capacitaes realizadas pelo GESAC, disponvel no stio http:// galeria.idbrasil.org.br.

Biblioteca Digital
um repositrio institucional, que permite acesso documentao do Programa GESAC e s publicaes sobre o mesmo, visando incentivar a produo e a troca de conhecimentos, o ensinoaprendizado e a inovao, com rapidez e segurana. Este portal de pesquisa servir para discusso permanente de contedos, auxiliando a gesto e a preservao da memria institucional. O acesso Biblioteca Digital se d atravs do endereo http://biblioteca.gesac.gov.br.

18

IMPLANTAO DE NOVOS PONTOS DE PRESENA O que necessrio?


Para obter acesso Internet via conexo GESAC, os estabelecimentos devem estar vinculados a uma Instituio Responsvel que tenha assinado Acordo de Cooperao com o MC. Deste modo, so as IRs que devem encaminhar ao Ministrio das Comunicaes os estabelecimentos a serem atendidos pelo Programa GESAC. Por exemplo: no caso de uma escola que tenha interesse na conexo GESAC, o Ministrio da Educao que se configura como a Instituio Responsvel pelo envio da proposta ao MC. Vale ressaltar que a proposta de adeso ao Programa GESAC, a ser encaminhada ao MC pela Instituio Responsvel, deve estar de acordo com a NORMA GERAL DO PROGRAMA GESAC estabelecida por meio da Portaria n 483, de 12 de agosto de 2008. interessante informar na proposta os seguintes tpicos: * Objetivo do projeto; * Pblico-alvo (alunos de escola, militares, tribo indgena, etc.); * Infra-estrutura a ser disponibilizada; * Benefcios para a comunidade contemplada

Quem pode participar?


A incluso digital, como o prprio nome indica, tem a funo de incluir cidados no mundo digital. dada prioridade s escolas e aos Telecentros Comunitrios (MC), devido ao fluxo de alunos, pais, professores e comunidade que devem ter acesso gratuito Internet. As Instituies sem fins lucrativos tambm podem enviar projetos que contemplem a oferta do uso gratuito da Internet para a comunidade.

19

REMANEJAMENTO DE PONTO DE PRESENA

O remanejamento o procedimento de mudana do local da antena ou da conexo terrestre GESAC. Ele poder ocorrer em razo de alterao de endereo ou de local fsico, baixa utilizao do ponto, obras, ou ainda por registro de irregularidade constatada. O prprio Ponto GESAC pode solicitar, por meio da Instituio Responsvel ou com a anuncia dela, o remanejamento para melhor adequao no local fsico em que a conexo(Ponto de Presena) est instalada ou para alterar o endereo de instalao. Os pedidos recebidos pelo Ministrio das Comunicaes passam por uma etapa de confirmao que inclui a consulta Instituio Responsvel. Aps esta etapa, o pedido remetido ao Consrcio prestador do servio, que tem at 45 dias para execut-lo. As solicitaes de remanejamento devem ser enviadas por e-mail ao endereo admpp.gesac@mc.gov.br e conter as seguintes informaes: Assunto: Remanejamento do Ponto de Presena XXXXX (substituir o XXXXX pelo Cdigo GESAC associado ao ponto) Corpo do e-mail: Venho solicitar o remanejamento da conexo GESAC pelas seguintes razes: (Apresentar a justificativa.)

Ponto de Origem (onde est instalada/prevista a conexo) Nome do Estabelecimento: CNPJ: Endereo: Bairro: Cep: Municpio: Nome do responsvel: UF: Telefones com DDD:

20

Ponto de Destino (onde a conexo dever ser instalada) Nome do Estabelecimento: CNPJ: Endereo: Bairro: Cep: Municpio: Nome do responsvel: Nmero de computadores: UF: Telefones com DDD:

Lembramos que no caso de remanejamento por baixa utilizao ou por registro de irregularidade constatada, a iniciativa do prprio Ministrio das Comunicaes. Os Pontos GESAC que recebem conexes de Internet fornecidas por outros programas de governo (Banda Larga nas Escolas, ou iniciativas estaduais, por exemplo) tambm esto sujeitos ao remanejamento de sua conexo GESAC.

21

PERGUNTAS FREQUENTES
- Informaes Gerais

1) O que Incluso Digital?


o processo de democratizao decorrente do acesso s tecnologias da informao e comunicao (TIC).

2) Comunidade em Estado de Vulnerabilidade Social significa o qu?


Significa uma parcela da sociedade que se encontra em processo de excluso social.

3) O que quer dizer GESAC?


uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo a Incluso Digital, oferecendo conexo Banda Larga a diversas localidades do pas. (Vide definio completa na pgina 5)

4) O que um ponto GESAC?


um estabelecimento cadastrado no Ministrio das Comunicaes que recebeu ou receber a conexo pelo programa GESAC. (Vide definio completa, e sua diferenciao de PP, na pgina 7)

5) O que Comit Gestor?


o grupo de pessoas formado por representantes da comunidade local e da Instituio Beneficiria, com o objetivo de exercer a gesto do Ponto GESAC.

6) O que Declarao de Compromisso?


o documento aprovado pela Secretaria de Telecomunicaes que define as obrigaes das IBs com o Programa GESAC.

7) O que Instituio Beneficiria?


a instituio que recebe os recursos e servios do Programa em suas instalaes.

8) Qual a velocidade da minha conexo?


A velocidade tpica nominal das conexes GESAC de 512 Kbps.

9) O que Instituio Responsvel (IR)?


o rgo da administrao pblica direta ou indireta de qualquer esfera de governo, bem como entidade da sociedade civil sem fins lucrativos, que celebra Termo de Cooperao com o Ministrio das Comunicaes e por meio da qual sero

22

disponibilizados os recursos e servios do Programa Instituio Beneficiria; quem pode demandar conexes GESAC e priorizar pontos para o MC. Alm disso, compete a ela solicitar o aumento da vazo/ velocidade da Internet, cabendo ao Ministrio das Comunicaes decidir pela viabilidade tcnica de atender a este tipo de solicitao. ela tambm quem solicita e autoriza os pedidos de remanejamento dos Pontos de Presena.

10) O que Termo de Cooperao?


o instrumento jurdico celebrado entre o representante legal da IR e o Ministrio das Comunicaes, que descreve as responsabilidades e as atribuies dos partcipes no mbito do programa. - Sobre Servios

1) Quando eu tenho um problema com a instalao, conexo ou com a antena (modem), para onde devo ligar?
Para solucionar problemas de conexo com a Internet, entre em contato com a EMBRATEL, atual prestadora do servio, no nmero 0800-702-3125. A prestadora responsvel pelo primeiro contato com o ponto e capaz de resolver a maior parte das solicitaes. Se ela no solucionar o problema, entre em contato com o ADMPP pelo endereo eletrnico admpp.gesac@mc.gov.br.

2) Quem responsvel pela qualidade da minha conexo com a Internet?


A responsvel pela sua conexo a EMBRATEL. Qualquer pedido relativo ao servio deve ser primeiramente encaminhado a ela, pelo nmero 0800-702-3125.

3) Tenho reclamaes a fazer quanto ao atendimento feito pela prestadora ( Oi / Brasil Telecom (BrT) / Embratel). A quem devo encaminh-las?
Entre em contato com a equipe ADMPP enviando um e-mail para admpp.gesac@mc.gov.br , explicando o problema, acompanhado das informaes necessrias para o atendimento (Cdigo GESAC do ponto, estabelecimento, logradouro, estado, municpio e telefone para contato com o DDD).

4) E se a EMBRATEL no me atender no prazo previsto ou se recusar a resolver meu problema?


A prestadora de servio deve informar o prazo para fazer o atendimento e solucionar o problema no prazo informado. Se isso no ocorrer, entre em contato com a equipe ADMPP (Administrao de Pontos de Presena, no Ministrio das Comunicaes) enviando um e-mail para admpp.gesac@mc.gov.br, explicando o problema, acompanhado das informaes sobre o Ponto de Presena (Cdigo GESAC do ponto, estabelecimento, logradouro, estado, municpio e telefone para contato com o DDD).

23

5) No consigo acessar alguns stios (sites) da internet, o que fao?


A poltica de uso do Programa GESAC restringe o acesso a determinados stios cujos contedos so considerados inadequados.

6) A internet em meu Ponto de Presena s funciona no servidor. A quem devo recorrer?


Se o sinal de internet chega ao Ponto de Presena, mas no atinge os demais computadores, pode estar ocorrendo um problema com a rede local. Caso seja um KIT Telecentro fornecido pelo Ministrio das Comunicaes, entre em contato com a POSITIVO e solicite a configurao da rede interna do telecentro, pelo telefone 0800-644-6591. Em outros casos, procure suporte tcnico local.

7) Quero acessar a rede do telecentro via rede sem fio, mas o dispositivo pede uma senha. Como consigo essa senha?
Para obter acesso rede sem fio do telecentro, procure o gestor do Ponto GESAC em questo.

8) Gostaria de solicitar o aumento da velocidade da internet do meu ponto. Como devo proceder?
A quantidade e a configurao dos Pontos de Presena foram definidas em contrato, o que limita a margem para alteraes. Casos excepcionais podem ser encaminhados s Instituies Responsveis, que analisaro a viabilidade tcnica de atendimento junto ao Ministrio das Comunicaes.

9) Tenho uma conexo GESAC e recebi outra conexo do Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE). O que devo fazer para tirar minhas dvidas?
A conexo GESAC instalada em escola atendida pelo PBLE dever ser remanejada para outro estabelecimento ainda no atendido. Em caso de dvida, entre em contato pelo e-mail admpp.gesac@mc.gov.br. - Atendimento e Suporte - Telecentros Comunitrios
(computadores doados pelo MC)

1) O meu Ponto GESAC recebeu o KIT Telecentro enviado em razo do projeto Telecentros Comunitrios(MC), mas nossos instrutores ainda no foram capacitados. Como devo proceder?
Os Telecentros Comunitrios e os servios a eles associados so de responsabilidade da Coordenao Geral de Acompanhamento de Projetos Especiais (CGPE).

24

Informaes sobre esse Programa podem ser obtidas por meio dos seguintes canais de atendimento: http://www.mc.gov.br/inclusao-digital/telecentros/informacoes-sobre-a-capacitacao/ http://www.mc.gov.br/inclusao-digital/telecentros/manuais/ e http://www.mc.gov.br/inclusao-digital/telecentros/apostilas-capacitacao/ E-mail: cgpe@mc.gov.br

2) O computador / servidor / impressora que recebi do Ministrio das Comunicaes no funciona. Para quem devo reclamar?
Em caso de problemas de funcionamento dos computadores, impressora, rede local, etc., ligue para a POSITIVO, no telefone 0800-644-6591. Se os problemas relativos ao KIT persistirem, envie e-mail para cgpe@mc.gov.br.

3) No temos pessoal qualificado em Linux. Posso instalar Windows (ou outro sistema operacional) no KIT Telecentro?
O Programa GESAC tem como premissa o incentivo do uso de softwares livres. Encorajamos os estabelecimentos a buscarem qualificao junto s suas Instituies Responsveis.

25

Mais informaes sobre o GESAC:


Stio do Programa: http://www.gesac.gov.br Stio das Comunidades: http://www.idbrasil.org.br Contato: gesac@df.idbrasil.org.br

Assistncia tcnica EMBRATEL: 0800-702-3125 Assistncia tcnica POSITIVO*: 0800-644-6591.

*APENAS para os computadores de KITs fornecidos pelo Ministrio das Comunicaes.

Esta segunda edio da CARTILHA GESAC contempla um trabalho de reviso e ampliao da sua verso original. Tais alteraes resultaram no enriquecimento desta 2 edio e foram implantados com o objetivo de atender aos Pontos GESAC em suas atividades dirias. Alm de oferecer informaes queles que entram em contato com o Programa GESAC pela primeira vez, trazendo regras de funcionamento e definies importantes que rondam o universo da Incluso Digital; um material til aos usurios, e tambm aos gestores e responsveis pelos Pontos GESAC, para tirar dvidas que surgem ao longo do uso dos recursos oferecidos s comunidades por meio do Programa.

S-ar putea să vă placă și