Sunteți pe pagina 1din 24

Por Dbora Carvalho Meldau

A leucose enzotica bovina (LEB) uma das doenas mais importantes do rebanho bovino leiteiro e tem como agente etiolgico ovrus da leucemia bovina (BLV). Este, por sua vez, pertence famlia Retroviridae, subfamlia Oncovirinae, partcula vrica que mede cerca de 90 a 120 nm de dimetro, formada por um capsdeo icosadrico, envelope de lipoglicoprotena e tem comomaterial gentico uma fita simples de RNA de polaridade positiva. A importncia econmica desta doena est relacionada com o prejuzo com a perda da exportao para pases que exigem animais livres de infeco, custo com diagnstico e tratamento, descarte prematuro, morte de animais e condenao de carcaas em frigorficos.

Esta doena possui um perodo de evoluo longo e, geralmente, apresenta-se de forma inaparente, tornando o animal assintomtico um importante transmissor do vrus, sendo este considerado um caso de linfocitose persistente (LP), de carter benigno; existe uma segunda forma tambm que a multicntrica enzotica de linfosarcoma de animais adultos, que nada mais do que a neoplasia mais comum em gado leiteiro, sendo uma enfermidade extremamente fatal, afetando em maior nmero animais entre seis e nove anos de idade.

A infeco se inicia com uma interao da glicoprotena do envelope viral com um receptor da superfcie celular. Esta infeco passa por diversos estgios, sendo que os linfcitos B so as principais clulas-alvo.

Como este vrus que, in vivo, est sempre em associao com clulas da defesa do organismo, poucos materiais biolgicos contm concentraes altas de linfcitos o suficiente para serem infectantes, sendo assim, esta doena no to facilmente transmitida quanto outras doenas infecciosas de bovinos. Em contrapartida, a soroprevalncia desta infeco pode alcanar 90% em bovinos leiteiros.

A transmisso do BLV se d de forma horizontal e vertical. Esta primeira se d atravs do contato fsico prolongado de bezerros susceptveis com animais portadores do vrus; atravs do consumo de gua com sangue infectado. O contgio de animal-animal requer um ntimo e prolongado contato fsico, no havendo a transmisso em animais separados a mais de dois metros. No entanto, transmisso em animais confinados durante o inverno j foi observada. A monta natural tambm uma forma de transmisso, contando que durante esta pode haver a transferncia de uma pequena quantidade de sangue. Insetos hematfagos tambm podem transmitir esta doena, mas para que isso ocorra vai depender de vrios fatores, como: o nmero de picadas, quantidade de sangue retida do aparelho do inseto aps a alimentao, da infecciosidade do doador, da susceptibilidade dos animais receptores e dos hbitos alimentares dos vetores.

O processo de transmisso vertical pode ocorrer tanto pela via uterina, quanto pela via oral, atravs da ingesto do colostro e leite contendo linfcitos contaminados com o vrus. A transmisso pela via uterina, geralmente se d aps o primeiro trimestre de gestao em at 8% das gestaes de animais soropositivos. As fmeas que possuem alta concentrao do vrus e baixo ttulo deanticorpos podem transmitir a infeco ao feto. No entanto, vacas com baixa concentrao vrica e um alto ttulo de anticorpos, transferem imunidade passiva ao feto.

A leucose bovina se desenvolve, principalmente, devido queda no nvel de imunoglobulina, especialmente a IgM. Alm doslinfonodos, os tecidos que so mais afetados so: corao, abomaso, tero, leptomeninges e tecidos periorbitais.

Esta enfermidade pode apresentar-se na forma tumoral ou na forma de infeco sub-clnica. Os sinais clnicos apresentados dependem, na maior parte das vezes, da localizao do linfossarcoma. Pode haver um aumento dos linfonodos superficiais, mas esta hiperplasia pode ocorrer somente em tecidos linfides viscerais. Outros sintomas so: adenomegalia, incoordenao e paralisia dos membros posteriores, queda na produo leiteira, exoftalmia, perda de peso e caquexia, podendo evoluir para bito. Podem ocorrer partos distcitos devido ao aumento dos linfonodos ilacos.

O diagnstico feito atravs de um exame clnico, fazendo a observao de linfonodos superficiais aumentados, exoftalmia, paresia e pertubaes digestivas crnicas. Para confirmao do diagnstico pode ser feito exames histolgicos de fragmentos de rgos obtidos atravs de bipsias ou necropsia, alm da imunodifuso em gel de Agar (IDGA), que uma prova sorolgica oficial utilizada em casos de LEB.

No h tratamento para esta doena, sendo a profilaxia a nica indicao. Esta feita atravs da eliminao de todos os animais soropositivos do rebanho; quando houver animais infectados, mant-los na propriedade para prevenir a transmisso iatrognica, por fmites ou por vetores; uso de colostro livre do vrus tambm auxilia na preveno contra a transmisso vertical. Ainda no existe uma vacina eficaz no controle desta doena, mas est em desenvolvimento. Fontes:

Fontes: http://www.veterinariapreventiva.com.br/leucose.htm http://www.vallee.com.br/doencas.php/1/40 http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/semagrarias/article/viewFile/2055/1764 http://www.cidasc.sc.gov.br/html/artigos/ESTUDO%20LEUCOSE..%20(LUDERS).pdf

-A +A

Infeces por herpesvrus bovino tipo 1

Por: Ronnie Antunes de Assis e Marcelo Fernandes Camargos e Antnio Augusto Fonseca Jnior

Postado h 6 years

Introduo A rinotraquete infecciosa bovina, tambm conhecida como IBR (sigla em ingls para infectious bovine rhinotracheitis), uma enfermidade de ampla distribuio mundial causada pelo herpesvrus bovino tipo 1. Os sintomas respiratrios da doena so mais conhecidos, porm o agente ainda causa a vulvovaginite pustular infecciosa, balanopostite pustular infecciosa, conjuntivite, abortos e infertilidade (Franco et al., 2002). Os primeiros relatos datam do sculo XIX, quando a infeco era associada mais freqentemente a sintomas genitais. A forma respiratria passou a ser relatada na segunda metade do sculo XX (Rocha et al., 1999). A infeco pelo herpevrus bovino tipo 1 consta na lista de enfermidades de notificao obrigatria da Organizao Mundial de Sade Animal, tendo mtodos de diagnstico definidos pelo Manual of Diagnostic Tests and Vaccines for Terrestrial Animals. Etiologia O herpesvrus bovino tipo 1 (BoHV-1) pertence famlia dos herpesvrus, sub-famlia Alphaherpesvirinae. classificado em trs subtipos: BoHV-1.1, BoHV-1.2a e BoHV-1.2b. A maioria das infeces do trato respiratrio so causadas pelo BoHV-1.1, enquanto as leses de rgos genitais so comumente causadas pelo BoHV-1.2, entretanto h no uma diferena distinta do DNA dos sub-tipos e os sintomas clnicos no so exclusivos (Muylkens et al., 2007).Os sub-tipos 1.1 e 1.2a esto associados com doenas severas como infeco do feto e aborto, enquanto o sub-tipo 1.2b no associado a abortos (Miller et al., 1991; Whetstone et al., 1989). O microrganismo sobrevive em aerossis quando h alta umidade relativa do ar (90%) e, associado a matria orgnica como secrees, sobrevive por cerca de 30 dias. bastante sensvel a solventes orgnicos, entre eles a formalina e o fenol. Patogenia A muscosa genital ou do sistema respiratrio a porta de entrada natural para o BoHV-1, nas quais se produz uma quantidade macia de vrus que ser eliminada pelo muco nasal em altos ttulos. Essa alta produo de antgenos responsvel pela rpida disseminao da infeco no rebanho. Posteriormente, o vrus se difunde no organismo por infeco clulaclula ou pelo meio celular. O aumento da viremia permite acesso a outros tecidos e rgos, caracterizando outras manifestaes clnicas como o aborto e at uma infeco sistmica fatal em animais muito jovens soronegativos (Muylkens et al., 2007).

Aps a replicao primria do vrus nas mucosas, o BoHV-1 infecta os neurnios adjacentes e ascende ao sistema nervoso, afetando principalmente os neurnios de primeira ordem, onde estabelece infeco latente (Roels et al., 2000). A infeco normalmente leva a uma resposta humoral e celular do sistema imune entre sete e dez dias e presume-se que persista por toda a vida (OIE, 2004). Todo bovino infectado pelo BoHV-1 continuar permanentemente infectado pelo restante da vida. O vrus passa a um estado de latncia aps a infeco, podendo ser reativado em situaes de estresse ou baixa imunolgica. A reativao pode causar um novo surto, provocando mais uma vez a disseminao do patgeno no rebanho (Muylkens et al., 2007). Sinais Clnicos A forma respiratria da infeco por BoHV-1 tem um curso de 4 a 7 dias. Em casos mais severos, o ndice de mortalidade alcana 10%. Pode haver infeces com sinais clnicos inaparentes, mas os seguintes so freqentemente encontrados: sialorria, anorexia, febre alta, corrimento nasal seroso (possibilidade de evoluo para pustulento), tosse, inflamao das narinas, ulceraes na mucosa oral e queda na produo de leite. Figura 1. Bovino apresentando corrimento nasal decorrente de infeco pelo vrus da rinotraquete infecciosa bovina

A forma genital no macho, denominada balanopostite pustular infecciosa, tem como sintomas caractersticos: inflamao da mucosa peniana, aderncia peniana, mico freqente, incapacidade para monta, pstulas no pnis e no prepcio e contaminao do smen. A forma genital na fmea, denominada vulvovaginite pustular infecciosa, tem como sintomas caractersticos: inflamao e ndulos avermelhados na mucosa vulvar (podendo evoluir para lceras, eroses e vesculas), mico freqente, cauda elevada, prolapso uterino, relutncia no coito e at infertilidade temporria nos casos de infeco uterina direta.

Figura 2. Bovino infectado pelo BoHV-1 apresentando vulvovaginite pustular infecciosa

Qualquer forma da infeco pode levar a aborto podendo ocasionar o retorno ao cio ou falha na concepo. O aborto ocorre em cerca de 25% das fmeas em at cem dias aps a infeco e em qualquer estgio da gestao, ocorrendo a reteno da placenta. Outras formas a serem citadas so a doena ocular (caracterizado por lacrimejamento, ceratite e hiperplasiada conjuntiva palpebral), doena sitmica em neonatos (caracterizada por leses no sistema respiratrio e gastrointestinal e, possivelmente, diarria), alm da forma neurolgica (caracterizada por meningoencefalite no-supurativa). Figura 3. Bovino infectado pelo BoHV-1 apresentando ceratoconjuntivite infecciosa bovina

Epidemiologia A disseminao viral se d principalmente por contato direto no muco nasal de animais infectados, no caso de sintomas respiratrios, e durante o coito com animais com rgos genitais infectados. Transmisso area por distncias curtas j foi demonstrada (Mars et al., 2000). A infeco dos rgos genitais tambm se d pelo smen contaminado (Rocha et al., 1999). O primeiro isolamento no Brasil se deu em 1978 na Bahia (Alice, 1978). A partir de ento, sucessivos diagnsticos demonstraram a difuso do BoHV-1 pelo pas. Fatores citados como importantes na disseminao do vrus em um rebanho so: maior trnsito de animais, menor uso de tecnologias como inseminao artificial e transferncia de embries, criao

de bezerras separadas do rebanho adulto e utilizao de ordenha manual com bezerro ao p (Melo et al., 2002). A prevalncia do BoHV-1 alta nos rebanhos brasileiros, variando entre 18,8 e 85,7% (Wizigman et al.,1972; Mueller et al.,1981; Galvo,1984; Castro,1988; Anunciao et al.,1989; Ravazzolo et al.,1989; Lovato et al.,1995b; Rocha et al.,1995a; Fava et al., 1997; Filho et al.,1997). Os levantamentos sorolgicos possuem metodologias variadas, mas concordam quanto ampla distribuio do patgeno. A Organizao Mundial de Sade relata 303 surtos da enfermidade entre 2000 e 2003. Diagnstico A OIE recomenda ELISA, soroneutralizao e isolamento viral. O ELISA pode ser utilizado a partir do soro dos animais ou do leite, apesar de ter menor sensibilidade no segundo. Swabs nasais e de genitais (no caso de vulvovaginite e balanopostite) podem ser utilizados para isolamento viral. Durante a necropsia, membranas mucosas do sistema respiratrio, pores das amdalas, pulmes e linfonodos dos brnquios podem ser coletados. Controle O controle da infeco por BoHV-1 realizado principalmente por meio de medidas preventivas como permitir apenas a entrada de animais soronegativos no rebanho, quarentena, utilizao de smen livre e testes sorolgicos para identificao dos animais positivos. O agrupamento de animais em lotes pode facilitar o manejo e isolamentos dos infectados. A vacinao recomendada, apesar de no impedir a infeco. A vacina se encontra nas formas viva e inativada, sendo apenas a ltima encontrada no Brasil. A forma viva apresenta o vrus ativo, porm na forma atenuada, incapaz de causar os sintomas clnicos. A forma inativada constituda pelo vrus morto. Sua principal funo diminuir a disseminao viral e os sintomas clnicos. Uma sorologia para se verificar a prevalncia, indicada para se avaliar a necessidade da vacinao. Nesse caso, realizada em duas etapas (com um intervalo de 21 a 30 dias) nas fmeas de seis a oito meses de idade. A repetio feita anualmente ou aos dezoitos meses de idade. particularmente aconselhvel antes da cobertura em animais destinados reproduo (inclusive touros) e em animais destinados ao abate antes que sejam confinados. As vacinas disponveis atualmente no Brasil no permitem diferenciar os animais vacinados dos no vacinados. Recentemente, Franco e colaboradores (2002) desenvolveram um vrus

atenuado com potencial para ser utilizado como vacina e que permite a diferenciao de infectados e vacinados. Esse fator foi essencial para a diminuio da prevalncia da doena em outros pases. A erradicao da enfermidade s vivel em rebanhos de prevalncia baixa, sendo os animais positivos abatidos, evitando assim que se tornem reservatrios do vrus e o transmitam para os animais sadios. O monitoramento sorolgico importante para a verificao contnua do processo de erradicao. Referncias bibliogrficas: ALICE, F.J. Isolamento do vrus da rinotraquete infecciosa bovina (IBR) no Brasil. Revista Brasileira de Biologia, v. 38, n. 4, p. 919-920, 1978. ANUNCIAO, A.V.M., MOREIRA, E.C., LEITE, R.C., et al. Presena de anticorpos para o herpesvrus bovino 1 (HVB-1) em bovinos nos estados de Minas Gerais, Gois e Rio de Janeiro, atravs da prova de hemoaglutinao passiva. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinria e Zootecnia, v. 41, n. 5, p. 433-441, 1989. CASTRO, R. S. Desempenho reprodutivo at 60 dias de gestao em doadoras de embries bovinos, frente infeco por diarria bovina a vrus, herpesvrus bovino tipo 1, leucose bovina e lngua azul, em Minas Gerais. Belo Horizonte, MG. 93p. Dissertao (Mestrado em Medicina Veterinria Preventiva e Epidemiologia) Curso de Ps-graduao em Medicina Veterinria Preventiva e Epidemiologia, Universidade Federal de Minas Gerais,1988. FAVA, C., PITUCO, E.M., STEFANO, E., et al. Monitoramento sorolgico do HVB-1 em rebanho bovino leiteiro. In:CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINRIA, 25. Gramado, Sociedade de Veterinria do Rio Grande do Sul, 20 a 24 out. 1997. Anais Gramado, Sociedade de Veterinria do Rio Grande do Sul, 1997, p. 289. FILHO, I.R.B., KRGER, E.R., SOUZA, J.F., et al. Incidncia de bovinos soropositivos para o vrus da rinotraquete bovina no municpio de Palotina-PR. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINRIA, 25. Gramado, Sociedade de Veterinria do Rio Grande do Sul, 20 a 24 out. 1997. Anais Gramado, Sociedade de Veterinria do Rio Grande do Sul, 1997, p. 171. FRANCO, A. C., RIJSEWIJK F. A. M., FLORES, E. F.; WEIBLEN, R.; ROEHE, P. M.. A Brazilian glycoprotein E-negative bovine herpesvirus type 1.2a (BHV-1.2a) mutant is attenuated for cattle and induces protection against wild-type virus challenge. Pesquisa Veterinria Brasileira, Rio de Janeiro, v. 22, n. 4, 2002.

GALVO, C.L. Diagnstico da infeco genital do herpesvrus bovino 1 (HVB-1) pelos mtodos de isolamento e imunofluorescncia direta. Belo Horizonte, MG. 93 p. Dissertao (Mestrado em Medicina Veterinria Preventiva e Epidemiologia) Curso de Ps-graduao em Medicina Veterinria Preventiva e Epidemiologia, Universidade Federal de Minas Gerais, 1984. LOVATO, L.T., WEIBLEN, R., MORAES, M.P., et al. Herpesvrus bovino tipo1 (HVB-1): inqurito soroepidemiolgico no rebanho leiteiro do Estado do Rio Grande do sul. Cincia Rural, v. 25, n. 3, p. 425-430, 1995 Manual of Diagnostic Tests and Vaccines for Terrestrial Animals, OIE World Organisation for Animal Health. Aujeszkys Disease. Updated 2004/07/23. Acessvel em: http://www.oie.int/eng/normes/mmanual/A_00041.htm MELO, C.B. et al. Distribution of antibodies to bovine herpesvirus 1 in cattle herds. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinria e Zootecnia, Belo Horizonte, v. 54, n. 6, 2002. MUELLER, S.B.K., IKUNO, A.A., MACHADO, J.S. et al. Prevalncia de anticorpos contra o vrus da rinotraquete infecciosa dos bovinos/vulvovaginite pustular infecciosa (IBR/IPV) em bovinos do estado de So Paulo. Biolgico, v. 47, n. 2, p. 55-59, 1981. RAVAZZOLO, A.P., PIZZOL, M.P., MOOJEN, V. Evidncia da presena de anticorpos para o vrus da rinotraquete infecciosa dos bovinos em bovinos de alguns municpios do estado do Rio Grande do Sul, Brasil 1986. Arquivos da Faculdade de Veterinria da UFRGS, v. 17, p. 89-95, 1989. ROCHA, Maurilio Andrade; GOUVEIA, Aurora Maria Guimares; LEITE, Rmulo Cerqueira. Bovine herpesvirus-1 in semen. Cincia Rural, Santa Maria, v. 29, n. 2, 1999. ROCHA, M.A., GOUVEIA, A.M.G., LEITE, R.C. Deteco de anticorpos para o herpesvrus bovino-1 em touros de uma central de smen. Revista Brasileira de Reproduo Animal, v. 19, n. 3-4, p. 181-186, 1995. WIZIGMANN, G., VIDOR, T., RICCI, Z. M.F. Investigao sorolgica sobre a incidncia e ocorrncia dos vrus PI-3, IBR e da diarria a vrus/enfermidade das mucosas dos bovinos no estado do Rio Grande do Sul. Boletim do Instituto de Pesquisas Veterinrias Desidrio Finamor, v. 1, p. 52-58, 1972.

A infeco pelo vrus da Diarria Viral Bovina (BVDV) no Brasil - histrico, situao atual e perspectivas

Bovine viral diarrhea virus (BVDV) infection in Brazil: history, current situation and perspectives

Eduardo F. FloresI, *; Rudi WeiblenI; Fernanda S. Flores VogelI; Paulo M. RoeheII; Amauri A. AlfieriIII; Edviges M. PitucoIV
I

Depto Medicina Veterinria Preventiva, CCR, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 97105-900 Santa Maria, RS, Brasil II Instituto de Pesquisas Veterinrias Desidrio Finamor (IPVDF/Fepagro), Estrada do Conde 6000, Eldorado do Sul, RS 92990-000 III Laboratrio de Viroses de Bovdeos, Instituto Biolgico de So Paulo, Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252, SP 04014-002 IV Depto Medicina Veterinria Preventiva, Universidade Estadual de Londrina, Rodovia Celso Garcia Cid 445 Km 380, Londrina, PR 86051-990

RESUMO O vrus da Diarria Viral Bovina (BVDV) possui distribuio mundial e considerado um dos principais patgenos de bovinos. A infeco e as enfermidades associadas ao BVDV tm sido descritas no Brasil desde os anos 60. Diversos relatos sorolgicos, clnico-patolgicos e de isolamento do agente demonstram a ampla disseminao da infeco no rebanho bovino brasileiro. Alm de sorologia positiva em nveis variveis em bovinos de corte e leite, anticorpos contra o BVDV tm sido ocasionalmente detectados em sunos, javalis, caprinos, cervos e bubalinos. O BVDV tem sido freqentemente detectado em fetos abortados, na capa flogstica de animais persistentemente infectados (PI) oriundos de rebanhos com problemas reprodutivos, em amostras clnicas e/ou material de necropsia de animais com as mais diversas manifestaes clnicas, em smen de touros de centrais de inseminao artificial, em fetos saudveis coletados em matadouros e em soro bovino comercial e/ou cultivos celulares. Aproximadamente 50 isolados do vrus j foram caracterizados gentica e/ou antigenicamente, enquanto um nmero semelhante de amostras aguarda caracterizao. A maioria dos isolados caracterizados pertence ao gentipo BVDV-1, biotipo no-citoptico (NCP), embora vrios isolados de BVDV-2 (e alguns BVDV citopticos [CP]) j tenham sido identificados. Os isolados brasileiros apresentam grande variabilidade antignica, alm de diferenas antignicas marcantes quando comparados a cepas vacinais norte-americanas. Algumas vacinas polivalentes (BHV-1, PI-3, BRSV), contendo o BVDV inativado, tm sido utilizadas no rebanho brasileiro. No entanto, o uso de vacinao ainda incipiente na maioria das regies; apenas 2,5 milhes de doses

foram comercializadas em 2003. A baixa reatividade sorolgica cruzada entre os isolados brasileiros e as cepas vacinais tem estimulado laboratrios nacionais a desenvolver vacinas com isolados autctones de BVDV-1 e 2. O conhecimento sobre a infeco pelo BVDV no Brasil tem aumentado consideravelmente nos ltimos anos, medida em que cresce o nmero de laboratrios envolvidos em diagnstico e pesquisa sobre esse vrus. Diagnstico sorolgico, virolgico ou molecular; estudos sobre epidemiologia sorolgica e molecular, patogenia e produo de reagentes para diagnsitco tm contribudo para o aumento no conhecimento sobre a infeco pelo BVDV no pas. Termos de Indexao: Vrus da Diarria Viral Bovina, BVDV, epidemiologia, diagnstico.

ABSTRACT Bovine viral diarrhea virus (BVDV) is one of the most important pathogens of cattle worldwide. BVDV infection and associated diseases have been reported in Brazil since the late 1960ties. Several serological, virological, clinical and pathological reports demonstrate the widespread distribution of BVDV infection among Brazilian cattle. In addition to variable levels of positive serology in beef and dairy cattle, BVDV antibodies have been occasionally detected in swine, wild boars, goats, cervids and water buffaloes. BVDV infection has been diagnosed in aborted fetuses, buffy coats of persistently infected (PI) animals, clinical specimens from animals suffering from different clinical syndromes, semen of bulls of artificial insemination (AI) centers, in healthy fetuses and in commercial fetal bovine serum and/or cultured cells. About 50 isolates have been genetically and/or antigenically characterized up to date, whilst roughly an equivalent number of isolates awaits characterization. Most of the characterized isolates belong to BVDV-1 genotype, non-cytopathic (NCP) biotype, yet some BVDV-2 (and some CP BVDV) have been identified as well. Brazilian BVDV isolates display a high antigenic variability and are markedly different from North American vaccine strains. A few inactivated, polyvalent vaccines are currently licensed in the country, yet vaccination is still incipient in many regions: only about 2.5 million doses were marketed in 2003. The low serological cross-reactivity between vaccine strains and field isolates has recently stimulated national industries to develop vaccines containing Brazilian BVDV-1 and BVDV-2 strains. The overall knowledge about BVDV infection in Brazil has grown considerably in the last years, due to an increasing number of laboratories performing diagnosis and research. Studies on the pathogenesis, serological and molecular epidemiology and production of reagents for diagnosis have contributed decisively for the recent growing knowledge on BVDV infections in the country. Index Terms: Bovine viral diarrhea virus, BVDV, epidemiology, diagnostic.

INTRODUO

O vrus da Diarria Viral Bovina [Bovine viral diarrhea virus, BVDV] um dos principais patgenos de bovinos e causa perdas econmicas significativas para a pecuria bovina em todo o mundo (Baker 1995). O BVDV pertence famlia Flaviviridae, gnero Pestivirus, que abriga outros dois vrus antigenicamente relacionados: o vrus da Peste Suna Clssica [Classical swine fever virus, CSFV] e o vrus da Doena da Fronteira, de ovinos [Border disease virus, BDV] (Horzinek 1991). Os pestivrus so vrus pequenos (40-60nm), envelopados e contm uma molcula de RNA linear, fita simples, polaridade positiva, de aproximadamente 12,5kb como genoma (Collett et al. 1989, Horzinek 1991). De acordo com a capacidade de produzir citopatologia em cultivo celular, os isolados de BVDV podem ser classificados em biotipos citoptico [CP] e no-citoptico [NCP]. A grande maioria dos vrus de campo so NCP; amostras CP so isoladas quase que exclusivamente de animais acometidos da Doena das Mucosas [DM], uma forma clnica severa da infeco (Brownlie 1990, Baker 1995). Os isolados do BVDV apresentam uma grande variabilidade antignica, sendo que dois grupos antignicos principais j foram identificados: BVDV tipo 1 e BVDV tipo 2. Os vrus do gentipo BVDV-1 representam a maioria dos vrus vacinais e das cepas de referncia, enquanto os BVDV-2 foram identificados h pouco mais de uma dcada em surtos de Diarria Viral Bovina [BVD] aguda severa e doena hemorrgica na Amrica do Norte (Pellerin et al. 1994, Ridpath et al. 1994). A infeco pelo BVDV tem sido associada a uma ampla variedade de manifestaes clnicas: desde infeces inaparentes ou com sinais leves at doena aguda fatal. No entanto, a maioria das infeces em animais imunocompetentes parece cursar de forma subclnica. Enfermidade gastroentrica aguda ou crnica, doena respiratria em bezerros, sndrome hemorrgica com trombocitopenia, patologias cutneas e imunossupresso esto entre as conseqncias mais freqentes da infeco pelo BVDV (Brownlie 1990, Baker 1995). Embora identificado originalmente de casos de doena gastroentrica, e freqentemente associado com esse tipo de patologia, o BVDV um vrus freqentemente associado com fenmenos reprodutivos (Baker 1995). As conseqncias clnico-patolgicas e epidemiolgicas da infeco de fmeas bovinas prenhes so marcantes. Em muitos rebanhos onde a infeco endmica, falhas reprodutivas representam os sinais mais evidentes - e por vezes, os nicos - da presena da infeco. A infeco antes ou aps a cobertura ou inseminao artificial pode resultar em perdas reprodutivas como infertilidade temporria, retorno ao cio, mortalidade embrionria ou fetal, abortos ou mumificao, malformaes fetais ou o nascimento de bezerros fracos e inviveis (Brownlie 1990, Baker 1995). A infeco fetal entre os dias 40 e 120 de gestao com isolados NCP freqentemente resulta na produo de bezerros imunotole-rantes, persistentemente infectados [PI] com o vrus. Os bezerros PI geralmente so soronegativos, podem ser clinicamente normais, e excretam o vrus continuamente em grandes quantidades em secrees e excrees (Brownlie 1990, Baker 1995). Por isso, so considerados o ponto-chave da epidemiologia da infeco e a sua identificao e descarte constituem-se em etapas essenciais para o controle e/ou erradicao do BVDV dos rebanhos (Dubovi 1992). O BVDV tem distribuio mundial e a prevalncia de anticorpos chega a atingir 70 a 80% dos animais e at 80% dos rebanhos na Amrica do Norte e em alguns pases europeus. Nesses pases, que so livres de Febre Aftosa, o BVDV considerado o agente viral mais importante de bovinos e tem sido alvo de numerosos estudos e de programas de controle e/ou erradicao durante dcadas. A infeco pelo BVDV no Brasil

Vrios relatos clnico-patolgicos e sorolgicos tm demonstrado a presena da infeco no pas desde o final dos anos 60. O primeiro relato foi uma descrio de doena gastroentrica, com aspectos clnicos e patolgicos compatveis com a forma clssica da infeco, a Doena das Mucosas (Corra 1968). Os primeiros estudos sorolgicos da infeco no Brasil datam do incio da dcada de 70, no Rio Grande do Sul (Wizigmann et al. 1971). Desde ento, diversos estudos sorolgicos tm sido realizados em vrias regies, demonstrando a ampla distribuio da infeco no rebanho bovino brasileiro (Quadro 1). Do ponto de vista epidemiolgico, os ndices de soropositividade detectados na maior parte desses estudos devem ser interpretados com cautela, por vrias razes: (1) Em geral, esses estudos no foram realizados a partir de amostragens planificadas, e sim com amostras viciadas, enviadas a laboratrios com outras finalidades; (2) Alguns estudos foram realizados com um nmero muito pequeno de amostras; (3) Vrios desses foram realizados com amostras coletadas de rebanhos-problema (rebanhos com problemas reprodutivos, por exemplo); (4) Outros foram realizados em amostras de categorias especficas de animais (exemplo: touros de centrais de inseminao artificial); (5) A utilizao de cepas de BVDV-1 nos testes de soroneutralizao (SN) certamente resultou na falha de deteco de anticorpos em amostras com ttulos baixos a moderados contra o BVDV-2 (Flores et al. 2000); (6) A falta de padronizao da tcnica sorolgica utilizada (SN versus ELISA; diferentes cepas virais, clulas e protocolos utilizados na SN); e (7) A maioria dos estudos desconsiderou a possibilidade de que parte da sorologia positiva pode ser devida vacinao, sobretudo aqueles realizados a partir da dcada de 90. Por isso, os ndices de positividade observados devem ser considerados indicadores da presena e prevalncia da infeco nas sub-populaes estudadas, e no no rebanho brasileiro. Alm desses, outros estudos epidemiolgicos de relevncia foram realizados no pas. Oliveira (1996) realizou triagem em rebanhos com problemas reprodutivos no RS buscando animais PI, detectando 1,2% (12/1240) de amostras positivas (leuccitos, soro) para o vrus. Botton et al. (1998) examinaram amostras de soro de 1396 fetos coletados em matadouros, detectando anticorpos em 19 (1,36%) e vrus em 11 (0,79%). Embora aparentemente baixa, a prevalncia de animais virmicos observada suficiente para manter o vrus na populao (Baker 1995). Amostras de tanques coletivos de leite de 11.711 rebanhos do Estado do RS foram testadas pela tcnica de SN adaptada para a deteco de anticorpos no leite, detectando-se 1.028 rebanhos com ttulos neutralizantes >20 no leite; 180 propriedades apresentaram o leite com ttulos de anticorpos >80, indicando infeco ativa e/ou a presena de animais PI (Brum et al. 2004). Em etapas posteriores, esses rebanhos deveriam ser investigados para a possvel presena de animais PI. De especial interesse so os estudos que detectaram sorologia positiva em outras espcies, como em sunos (Roehe et al. 1998), javalis cativos no RS (Flores 2004), caprinos (Castro et al. 1994), em rebanhos bubalinos com problemas reprodutivos no Estado de SP (Pituco et al. 1997) e em cervos desalojados de seu habitat por uma represa, na divisa entre So Paulo e Mato Grosso do Sul (Alfieri 2001). Um caso compatvel com BVD aguda foi diagnosticado por imunoistoqumica em um cervdeo de zoolgico no Rio Grande do Sul (Driemeier 2004). Embora o papel de outras espcies de animais domsticos e silvestres na epidemiologia do BVDV ainda no seja conhecido, algumas espcies silvestres tm merecido especial ateno em programas de combate infeco nos Estados Unidos e Europa (Ridpath 2004). Isolados brasileiros do BVDV O primeiro isolamento do vrus no pas foi realizado a partir do soro de um bezerro, coletado para ser utilizado em cultivos celulares (Vidor 1974). O vrus (Gravata V-

48) foi detectado pela citopatologia produzida (isolado CP) e identificado por imunofluorescncia (FA). Infelizmente foi perdido posteriormente devido a problemas de conservao. A escassez de laboratrios com reagentes adequados (clulas livres de BVDV e de conjugados de boa qualidade), aliada a pouca importncia dada infeco pelo BVDV nos anos 70 a 90 so responsveis pelo pequeno nmero de amostras isoladas naquela poca. Somente a partir da metade da dcada de 90, com o incio de um diagnstico mais regular e sistemtico em vrios laboratrios, o nmero de isolados de BVDV (assim como outros agentes virais de bovinos) foi progressivamente aumentando. Infelizmente, ainda hoje o nmero de laboratrios que realizam isolamento do BVDV como diagnstico de rotina muito pequeno considerando-se a importncia sanitria e econmica da infeco, as dimenses territoriais e a populao bovina do pas. A relao dos isolados de BVDV caracterizados at o presente est apresentada no Quadro 2. Amostras isoladas de fetos abortados, de animais jovens (provavelmente animais PI) de rebanhos com problemas reprodutivos e de casos clnicos de doena gastroentrica representam a maioria dos isolados. Um nmero considervel dessas amostras foi isolado de fetos saudveis coletados em matadouros, como parte de um estudo epidemiolgico para verificar os ndices de infeces fetais e tambm para obteno de isolados para caracterizao (Botton et al. 1998). A maioria dos isolados pertence ao bitipo NCP, refletindo a maior freqncia desse bitipo em infeces naturais; e ao gentipo BVDV-1, embora alguns isolados CP e do gentipo BVDV-2 tambm j tenham sido identificados. Algumas amostras virais ainda no foram ou esto presentemente sendo caracterizadas antignica e/ou genotipicamente (Richtzenhain 2004). O Laboratrio de Viroses de Bovdeos do Instituto Biolgico de So Paulo (LVB/IBSP) possui uma casustica significativa no diagnstico de BVDV, recebendo material de vrios estados brasileiros (Quadro 3). No perodo de 1999 a 2004, 59 amostras de BVDV haviam sido isoladas de materiais clnicos. Essas amostras eram oriundas de fetos abortados, leuccitos de animais de rebanhos com problemas reprodutivos, smen de touros de centrais de IA e encfalos de animais com sinais neurolgicos. At o presente, estas amostras ainda no foram caracterizadas antignica ou genotipicamente.

Alm das amostras isoladas em cultivos celulares, disponveis para caracterizao e estudos posteriores, o BVDV tem sido detectado pelo uso de outras tcnicas que no permitem a sua anlise a posteriori. A tcnica de PCR tem sido utilizada para pesquisar RNA de BVDV no encfalo de bovinos com sinais neurolgicos, com diagnstico negativo para a raiva e para o herpesvrus bovino tipo 5. Em um estudo de 949 encfalos analisados no LVB/IBSP, o BVDV foi detectado em 12 (1,26%) atravs de isolamento e/ou RT-PCR (Pituco 2004). Embora o BVDV tenha sido associado com doena neurolgica (Blas-Machado et al. 2004) e seja freqentemente isolado do crebro de fetos abortados e natimortos (Quadros 2 e 3; Scherer et al. 2001), o seu possvel envolvimento em doena neurolgica de animais adultos ainda carece de confirmao. possvel que parte dos encfalos positivos detectados neste estudo sejam de animais PI, que eventualmente desenvolveram enfermidade neurolgica de outra etiologia. A infeco pelo BVDV est freqentemente associada a perdas reprodutivas. No LVB/IBSP, 1.462 amostras de fetos abortados, natimortos e/ou membranas fetais submetidas a PCR ou isolamento viral resultaram em 47 (3,2%) positivas. A ocorrncia de falhas reprodutivas, principalmente abortamentos, natimortos e malformaes, alm do nascimento de bezerros fracos e inviveis, um indicativo da presena do BVDV nos rebanhos. Nesses casos, recomenda-se realizar uma triagem nos animais jovens, busca de animais PI. No perodo de 1999 a 2004, foram testadas 7.248 amostras de sangue (capa flogstica) de animais de rebanhos com problemas reprodutivos, detectando-se 30 amostras positivas (0,41%) (Quadro 3). O monitoramento sistemtico de touros de centrais de IA tambm crtico no controle da infeco pelo BVDV, devido a possvel disseminao do vrus pelo smen. O monitoramento de touros de centrais de IA no Estado de So Paulo (1999-2004), atravs do exame de 696 ejaculados por PCR ou isolamento, revelou 14 (2,01%) amostras positivas. No LVB/IBSP, o BVDV tambm foi detectado em fezes (2/16) de animais com doena gastroentrica; em secrees/suabes nasais (1/20) de animais com sinais respiratrios; e em rgos (2/36) de animais necropsiados aps curso clnico compatvel com a infeco pelo BVDV.

Outro estudo analisou por PCR 138 amostras clnicas de casos compatveis com BVDV (fetos abortados, natimortos, bezerros suspeitos de PI), provenientes de vrios Estados (AL, GO, MG, MS, RS e SP), detectando 5 amostras positivas. Duas destas, uma originria de um bezerro com doena respiratria, outra de um bezerro com diarria e eroses orais, foram caracterizadas como BVDV-1a. As outras trs amostras positivas eram oriundas de fetos abortados e foram identificadas como BVDV-2 (Richtzenhain 2004). A contaminao de cultivos celulares com pestivrus - particularmente o BVDV constitui-se em um problema preocupante em laboratrios que utilizam clulas no diagnstico e pesquisa virolgica. Oliveira et al. (1996) realizaram uma triagem em cultivos primrios e linhagens celulares; em soro de neonatos e em soro fetal bovino comercial, procura de contaminao por pestivrus. Sete de 13 linhagens celulares de vrias espcies; dois entre sete cultivos primrios de clulas bovinas; oito amostras de soro de bezerros neonatos (8/80) apresentavam contaminao por BVDV ou outro pestivrus; enquanto 50% das amostras de soro bovino comercial apresentavam anticorpos anti-BVDV. No LVB/IBSP, o teste de rotina de partidas comerciais de soro fetal bovino revelou 4/113 (3,5%) amostras positivas. Esses estudos demonstram a importncia de se realizar monitoramento contnuo de cultivos celulares e do soro utilizado nestes, para se detectar possveis contaminaes que possam interferir com o diagnstico e/ou pesquisa. A deteco de antgenos virais em cortes histolgicos atravs de imunoistoqumica (IHC) tambm tem se constitudo em uma importante ferramenta no diagnstico e estudo da infeco pelo BVDV (Driemeier 2004). Caracterizao de isolados O isolamento de vrus em cultivo celular permite que se disponha do agente para caracterizao, principalmente nos aspectos antignicos e genotpicos, que so de especial interesse epidemiolgico. Os isolados de campo do BVDV podem ser divididos em dois grupos antignicos distintos: BVDV-1 e BVDV-2. Alm disso, os isolados de cada grupo apresentam uma grande variabilidade antignica. Oliveira (1996), Botton et al. (1998) e Flores et al. (2000, 2001) demonstraram a grande variabilidade antignica existente entre amostras brasileiras do BVDV utilizando anticorpos monoclonais (AcMs). Botton et al. (1998) tambm caracterizaram alguns isolados por neutralizao cruzada, verificando uma baixa reatividade sorolgica cruzada entre estes e as cepas vacinais norte-americanas Singer, NADL e Oregon. Flores et al. (2000) demonstraram que, alm da possvel implicao da eficcia das vacinas, a diversidade antignica, e em especial, a existncia de dois grupos antignicos distintos, tambm possui implicaes no diagnstico sorolgico. Como forma de minimizar esse impacto negativo, foi sugerida a incluso de isolados locais dos dois gentipos (BVDV-1 e 2) tanto nas vacinas como nos testes de SN. Alm de diferenas antignicas, vrus dos gentipos BVDV-1 e 2 podem ser distinguidos entre si por anlise de uma seqncia de nucleotdeos na regio 5' no-traduzida (5'UTR) do genoma (Pellerin et al. 1994, Ridpath et al. 1994). Essa anlise permite agrupar os isolados nos respectivos gentipos e tem sido utilizada para se estudar a origem, evoluo e epidemiologia do BVDV. Os vrus do gentipo BVDV-2 foram identificados pela primeira vez h mais de uma dcada em surtos de doena gastroentrica severa na Amrica do Norte e por isso foram considerados agentes potencialmente novos e de alta virulncia (Corapi et al. 1989, Pellerin et al. 1994). Entretanto, sabe-se que os BVDV-2 no so sinnimos de virulncia e que provavelmente no sejam vrus novos. Os vrus desse gentipo representam aproximadamente 50% dos BVDV isolados nos Estados Unidos, foram

retrospectivamente identificados h mais de 40 anos, e a grande maioria apresenta baixa virulncia (Ridpath 2004). No Brasil, a caracterizao genotpica pioneira de isolados de BVDV foi realizada por Canal et al. (1998), que tambm demonstraram a presena do BVDV-2 no pas. A amostra Soldan, isolada de um bezerro com diarria sanguinolenta em 1991 no RS foi a primeira identificada como BVDV-2. Posteriormente, a anlise filogentica de 21 isolados brasileiros revelou que 17 pertenciam ao gentipo BVDV-1 e quatro ao BVDV-2 (Gil 1998). Duas destas amostras foram isoladas de animais com doena gastroentrica e respiratria e as outras obtidas de fetos saudveis em matadouros. Alm disso, o anti-soro produzido contra cada uma dessas amostras demonstrou uma baixa reatividade sorolgica cruzada frente a amostras de BVDV1. Um estudo filogentico complementar, pela anlise de uma seqncia do gene da protena no-estrutural NS3, revelou que os BVDV-2 brasileiros (e sulamericanos) so geneticamente distintos dos BVDV-2 norte-americanos e europeus, constituindo um subgentipo a parte, denominado provisoriamente de BVDV-2b (Flores et al. 2002). Caracterizaes genotpicas de isolados mais recentes no tm sido publicadas, embora anlises desta natureza estejam em andamento (Richtzenhain 2004). No SV/UFSM, os isolamentos de BVDV so seguidos de uma caracterizao com um painel de anticorpos monoclonais. A identificao do BVDV-2 no Brasil levou um laboratrio multinacional, que anteriormente comercializava uma vacina contendo apenas o BVDV-1, a importar e comercializar uma vacina que contm vrus dos dois gentipos. Da mesma forma, alguns laboratrios nacionais esto desenvolvendo vacinas com isolados brasileiros de BVDV-1 e 2. Alm da caracterizao antignica e gentica, alguns estudos tm enfocado outros aspectos da biologia do BVDV, como os mecanismos moleculares envolvidos na expresso do fentipo citoptico dos isolados CP (Gil 1998, Tobias et al. 1998, Quadros et al. 2005). Desenvolvimento/padronizao de tcnicas diagnsticas Embora a tcnica padro para o diagnstico sorolgico da infeco pelo BVDV seja a SN, outras tcnicas tm sido avaliadas e utilizadas no pas. Canal et al. (1998) relataram o desenvolvimento e a padronizao de um teste ELISA para deteco de anticorpos contra o BVDV. O teste utiliza antgenos recombinantes produzidos em baculovrus e demonstrou sensibilidade de 97,6 % e especificidade de 99,4 % quando comparado com a SN. Paredes et al. (1999) avaliaram a capacidade de um teste de soro-neutralizao de diferenciar a resposta sorolgica entre os diferentes pestivrus. Kreutz et al. (2000) produziram dois anticorpos monoclonais (mAbs) contra antgenos de um isolado brasileiro de BVDV-1. Os mAbs foram capazes de reconhecer antgenos de mais de 50 isolados de campo de BVDV-1 e BVDV-2 em testes de imunofluorescncia, demonstrando ser adequados para uso em diagnstico. Andrade et al. (2002) padronizaram a tcnica de imunoperoxidase em monocamada de clulas para o diagnstico do BVDV. Estudos de patogenia Estudos de patogenia tm sido conduzidos com isolados brasileiros de BVDV, com os objetivos de investigar a patogenicidade/virulncia de vrus candidatos a cepas vacinais e tambm para se identificar amostras virais para uso em desafio em testes de vacinas (Brum et al. 2002b, Lima et al. 2004). Scherer et al. (2001)

reproduziram os efeitos reprodutivos da infeco pelo BVDV (mortalidade fetal e perinatal, abortamentos, nascimento cordeiros inviveis e persistentemente infectados) pela inoculao de uma amostra brasileira de BVDV-2 (SV-260) em ovelhas prenhes. Os autores demonstraram que a infeco pelo BVDV-2 em ovelhas prenhes muito semelhante a infeco em vacas, sugerindo o uso dessa espcie como modelo para estudos de patogenia e proteo vacinal. Brum et al. (2002a) reproduziram a infeco pelo BVDV-2 em bezerros de 45-60 dias de idade pela inoculao de dois isolados brasileiros (SV-260 e LV-96). Os animais apresentaram anorexia, depresso, hipertermia, sinais de infeco respiratria e diarria profusa e morreram e/ou foram submetidos eutansia in extremis entre os dias 7 e 12pi. Os animais apresentavam lceras e eroses no trato digestivo; equimoses e sufuses no bao, rmen, intestino delgado e ceco; edema pulmonar. Em animais de oito meses de idade, o vrus provocou depresso, hipertermia e sinais moderados de infeco respiratria e digestiva, ulceraes na lngua e na bochecha, mas os animais se recuperaram em poucos dias. Relatos clnico-patolgicos Vrios relatos clnico-patolgicos de enfermidades compatveis com o BVDV, alguns sem comprovao virolgica, tambm indicam a ampla ocorrncia da enfermidade no pas. A primeira descrio clnica-patolgica da enfermidade foi realizada por Corra (1968). No Rio Grande do Sul, foram relatados trs surtos de doenas com quadro clnico-patolgico compatvel com a infeco pelo BVDV. Em um surto em vacas em lactao, os animais apresentaram sinais clnicos e leses semelhantes s observadas na forma clssica da doena, com diarria e lceras na mucosa oral. Nesse surto, a morbidade foi de 8,9% e a mortalidade de 1,37%. Nos outros dois surtos, compatveis com a forma hemorrgica, observaram-se leses hemorrgicas nas mucosas e serosas do trato digestivo e, em alguns casos, em msculos, alm de lceras na mucosa do trato digestivo; a letalidade foi prxima a 10% (Schuch 2001). Pilati et al. (1998) descreveram um caso de enfermidade gastroentrica fatal em uma bezerra de aproximadamente 8 meses de idade, associado a uma amostra de BVDV-2. A bezerra apresentou depresso, anorexia, atonia ruminal, fezes pastosas, escuras e ftidas, seguidas de diarria escura, tenesmo, desidratao, respirao ofegante, corrimento nasal seropurulento e morte dez dias aps o incio da manifestao dos sinais clnicos. A macroscopia revelou a presena de lceras profundas e confluentes na mucosa da lngua, do tero anterior do palato e do esfago, alm de hiperemia da mucosa do rmen e do intestino. Alm dos casos publicados, informaes de veterinrios de campo indicam que provavelmente ocorra um nmero muito maior de casos, especialmente da forma reprodutiva, sem diagnstico ou confirmao laboratorial. Vacinas A vacinao contra o BVDV tem sido utilizada com relativo sucesso para proteger animais da enfermidade clnica, reduzir a circulao de vrus e para tentar impedir a infeco fetal e a conseqente produo de bezerros PI (Dubovi 1992). Mais de 150 vacinas, contendo o BVDV atenuado (vacinas vivas modificadas) ou inativado j foram licenciadas nos Estados Unidos. O uso de vacinas contra o BVDV no Brasil ainda incipiente e realizado de forma irregular nas diferentes regies e sistemas de produo. A vacinao tem sido realizada com certa freqncia em rebanhos leiteiros e em criaes intensivas e semi-intensivas de corte nas regies sudeste e sul do Brasil. No entanto, comparando-se com o nmero de doses de vacinas antiaftosa e com o rebanho bovino brasileiro (aprox. 195 milhes de cabeas), o

nmero de doses comercializado anualmente (ao redor de 2,5 milhes de doses em 2003) revela que a vacinao contra o BVDV no rebanho brasileiro como um todo, uma exceo mais do que regra. Nos ltimos anos, quatro vacinas contra o BVDV eram licenciadas e comercializadas no Brasil. Essas vacinas eram polivalentes (BVDV, BHV-1, PI-3 e BRSV) e continham antgenos inativados do BVDV. Essas vacinas so formuladas com isolados norte-americanos ou europeus; trs dessas eram importadas e uma produzida por um laboratrio nacional. No incio de 2004, a ocorrncia de encefalopatia espongiforme (BSE) nos Estados Unidos levou o Ministrio da Agricultura a emitir uma normativa suspendendo a importao de biolgicos daquele pas, situao que permanece at o momento da submisso desse artigo. Em contrapartida, novas vacinas - tambm polivalentes e inativadas, contendo adjuvante oleoso ou hidrxido de alumnio - foram importadas de pases do Mercosul (Argentina e Uruguai) e Europa e comearam a ser comercializadas no pas. As vacinas tradicionais - inclusive algumas que continuam sendo comercializadas - possuam apenas o BVDV-1. As vacinas mais recentes - em sua maioria - tendem a incluir tambm o BVDV-2 em sua formulao. A maior preocupao com a eficcia de vacinas contra o BVDV refere-se grande variabilidade antignica do vrus. Estudos realizados no pas revelaram que, alm da diversidade antignica entre isolados locais, estes isolados apresentam uma baixa reatividade sorolgica cruzada com as cepas norte-americanas utilizadas nas vacinas. Isto gerou questionamentos sobre a eficcia das vacinas em uso e sobre a necessidade de se reavaliar as estratgias de produo, licenciamento e usos de vacinas contra o BVDV no Brasil. Vogel et al. (2001, 2002) avaliaram a eficcia de trs vacinas comerciais inativadas contra o BVDV em bovinos e em ovinos. O estudo em bovinos limitou-se a avaliar a resposta sorolgica frente a cepas-padro e a diferentes isolados brasileiros de BVDV-1 e BVDV-2, enquanto o estudo em ovinos avaliou a capacidade dessas vacinas de proteger os fetos frente a desafio com isolados de BVDV-1 e 2. As vacinas induziram ttulos de anticorpos baixos a moderados, principalmente frente a isolados brasileiros de BVDV-2 e no foram capazes de proteger os fetos da infeco, reforando a idia da necessidade da reformulao nas estratgias de formulao e utilizao de vacinas contra o BVDV. Silva et al. (2000) avaliaram a resposta imunolgica de bovinos imunizados com uma vacina inativada contra o BVDV contendo uma associao de adjuvantes composta por hidrxido de alumnio + cloreto de dimetildiocatadecilamnio (DDA chloride), concluindo que essa vacina induziu uma resposta humoral e celular de maior magnitude quando comparada ao antgeno com hidrxido de alumnio. Brum et al. (2002b) e Lima et al. (2004) avaliaram dois isolados CP de BVDV (BVDV-1 e BVDV-2) como candidatos a vrus vacinais. Esses isolados foram atenuados por passagens mltiplas em cultivo celular e testados em sua atenuao e imunogenicidade para bezerros e para ovelhas prenhes. Os vrus demonstraram ser atenuados para bezerros; induziram ttulos altos de anticorpos neutralizantes contra o BVDV-1 e 2, e foram capazes de induzir proteo fetal frente a desafio com cepas heterlogas de BVDV em ovelhas prenhes. Embora at o presente vacinas atenuadas contra o BVDV no sejam licenciadas no pas, essas cepas so promissoras para uso em vacinas em um futuro prximo. Atendendo a demanda do mercado e orientando-se pelas informaes epidemiolgicas produzidas nos ltimos anos, laboratrios nacionais esto atualmente desenvolvendo vacinas contra o BVDV. Uma caracterstica comum das

vacinas ora em desenvolvimento a incluso de isolados brasileiros de ambos os gentipos (BVDV-1 e 2). A legislao brasileira ainda no permite o uso de vacinas vivas modificadas contra o BVDV. Com isso, provvel que o uso de vacinas inativadas continue prevalecendo nos prximos anos, apesar do consenso de que as vacinas atenuadas possuem maior eficcia. Perspectivas A importncia atribuda Febre Aftosa durante dcadas relegou outras enfermidades vricas de bovinos a um segundo plano. Com a erradicao da Febre Aftosa de muitas regies, essas enfermidades vm agora despertando interesse crescente de produtores, tcnicos, pesquisadores, autoridades sanitrias e sobretudo de laboratrios produtores de vacinas. O conhecimento sobre a infeco pelo BVDV no pas vem crescendo consideravelmente, medida que aumenta o nmero de laboratrios envolvidos em diagnstico e pesquisa. A facilidade de comunicao e colaborao entre laboratrios, a disponibilidade de reagentes de qualidade para o diagnstico e o interesse crescente da indstria de vacinas tm contribudo para esse crescimento. Medidas de combate infeco tm sido adotadas por iniciativa voluntria, sem a interferncia oficial. No entanto, o estabelecimento de um mercado comum no Mercosul, assim como a implementao de restries sanitrias ao comrcio internacional de produtos animais exigiro o estabelecimento de regras sanitrias oficiais em um futuro prximo. Por outro lado, o desenvolvimento de vacinas por laboratrios nacionais representa um avano no combate enfermidade. Etapas posteriores devero envolver discusses sobre critrios de importao, licenciamento e utilizao de vacinas, incluindo debates sobre a liberao do uso de vacinas atenuadas.

REFERNCIAS
Alfaia B.T., Barbosa A.C.V.C., Caixeta S.P.M.B., Rocha W.V. & Brito W.M.E.D. 2004. Prevalence and risk factors associated with BVDV infection in adult and nonvaccinated bovines females from Gois, Brazil. Virus Rev. Res. 9(1):127. [ Links ] Alfieri A.A. 2004. Comunicao pessoal (Laboratrio de Virologia Animal, Depto Med. Vet. Preventiva, CCA, Universidade Estadual de Londrina. Email: alfieri@uel.br). [ Links ] Andrade G.I., Lobato Z.I.P., Leite R.C. & Barbosa-Stancioli E.F. 2002. Padronizao da tcnica de imunoperoxidase para deteco do vrus da diarria bovina a vrus em cultura de clulas. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. 54 (6):568-574. [ Links ] Baker J.C. 1995. The clinical manifestations of bovine viral diarrhea infection. Vet. Clin. North Am. 11(3):425-445. [ Links ] Blas-Machado U., Saliki J.T., Duffy J.C. & CaseltineS.L. 2004. Bovine viral diarrhea virus type 2- induced meningoencephalitis in a heifer. Vet. Pathol. 41(2):190194. [ Links ] Botton S.A., Silva A.M., Brum M.C.S., Weiblen R. & Flores E.F. 1998. Antigenic characterization of Brazilian isolates of bovine viral diarrhea virus (BVDV) with monoclonal antibodies and by cross-neutralization. Braz. J. Med.Biol. Res. 31:14291438. [ Links ]

Brito W.M.E.D. 2004. Comunicao pessoal (Laboratrio de Virologia Animal, UFG, Goinia. E-mail:wdbrito@iptsp.ufg.br). [ Links ] Brito W.M.E.D., Souza W.J., Vieira S., Linhares D.C.L., Barbosa A.C.V.C. & Alfaia, B.T. 2002. Serological study on bovine viral diarrhea in non vaccinated dairy herds with reproductive disorders from Gois. Virus Rev. Res. 7(1):144. [ Links ] Brownlie J. 1990. The pathogenesis of bovine viral diarrhea virus infections. Rev. Sci. Tech. OIE 9:43-59. [ Links ] Brum M.C.S., Scherer C.F.C., Flores E.F., Weiblen R., Barros C.S.L. & Langohr I.M. 2002a. Enfermidade gastroentrica e respiratria em bezerros inoculados com amostras brasileiras do vrus da diarria viral bovina tipo 2 (BVDV-2). Cincia Rural, Santa Maria, 32(5):803-820. [ Links ] Brum M.C.S., Weiblen R., Flores E.F., Pituco E.M., Tobias F.L. & Winkelmann E.R. 2002b. Proteo fetal frente a desafio com o vrus da Diarria Viral Bovina (BVDV) em ovelhas imunizadas com duas amostras de vrus modificadas experimentalmente. Pesq. Vet. Bras. 22(2):64-72. [ Links ] Brum L.P.B., Flores E.F., Weiblen R., Scherer C.F.C.S, Kreutz L.C., Drr J.W., Quadros V.L., Mazzutti K.C. & Pan K.A. 2004. Deteco de anticorpos contra o vrus da Diarria Viral Bovina (BVDV) em amostras de tanques de leite de rebanhos leiteiros do Rio Grande do Sul, RS. Revta Bras. Cienc. Vet. 11(1/2):8487. [ Links ] Canal C.W., Strasser M., Hertig C., Masuda A. & Peterhans E. 1998. Detection of antibodies to bovine viral diarrhea virus (BVDV) and characterization of genomes of BVDV from Brazil. Vet. Microbiol. 63:85-97. [ Links ] Castro R.S., Silva F.A.G., Frutuoso E.M. & Nascimento S.A. 1996. Anticorpos contra pestivrus e herpesvrus no estado de Pernambuco. Anais XXIII Congr. Bras. Med. Veterinria, Olinda, Pernambuco, p.252. [ Links ] Collett M.S., Moenning V. & Horzinek,M. 1989. Recent advances in pestivirus research. J. Gen. Virol. 70:253-266. [ Links ] Corapi W.V., French T.W. & Dubovi E.J. 1989. Severe thrombocytopenia in young calves experimentally infected with non cytopathic bovine viral diarrhea virus. J. Virol. 62:2823-2827. [ Links ] Correa W.V., Neto L.Z. & Barros H.M. 1968. Nota clnico-patolgica de uma enfermidade das mucosas em So Paulo. Arqs Inst. Biol., So Paulo, 35(4):141151. [ Links ] Dias F. C. & Samara S. I. 2003. Deteco de anticorpos contra o vrus da diarria viral bovina no soro sangneo, no leite individual e no leite de conjunto em tanque de expanso de rebanhos no vacinados. Braz. J. Vet. Res. Anim. Sci. 40(3):161168. [ Links ] Dubovi E.J. 1992. Genetic diversity and BVDV virus. Comp. Immun. Microb. Infect. Dis. 15(3):155-165. [ Links ] Driemeier D. 2004. Comunicao pessoal (Faculdade de Veterinria, UFRGS, Porto Alegre. E-mail:davetpat@vortex.ufrgs.br). [ Links ]

Figueiredo H.C.P., Vieira P.R., Lage A.P. & Leite R.C. 1997. Prevalncia de anticorpos contra o vrus da Diarria Viral Bovina a vrus em Minas Gerais, Brasil. Revta Bras. Reprod. Animal l21: 11-15. [ Links ] Flores, E.F., Gil L.H.V., Botton S.A., Weiblen R., Ridpath J.L., Kreutz L.C., Pilati C., Driemeier D., Moojen V. & WendelsteinA.C. 2000. Clinical, pathological and antigenic aspects of bovine viral diarrhea virus (BVDV) type 2 isolates identified in Brazil. Vet. Microbiol. 77:175-183. [ Links ] Flores E.F. Ridpath J. F., Weiblen R., Vogel F.S.F. & Gil L.H.V.G. 2001. Phylogenetic analysis of Brazilian bovine viral diarrhea virus type 2 (BVDV) isolates: evidence for a subgenotype within BVDV-2. XII Natl Meet. Virology and IV Mercosul Meet. Virology, Caldas Novas, GO, Brazil. Summary PE-03. [ Links ] Flores E.F., Ridpath J., Vogel F.S.F., Weiblen R. & Gil L.H.V.G. 2002. Phylogenetic analysis of Brazilian bovine viral diarrhea virus type 2 (BVDV-2) isolates: evidence for a subgenotype within BVDV-2. Virus Res. 87:51-60. [ Links ] Flores E.F. 2004. Comunicao pessoal (Laboratrio de Virologia, Depto Med. Vet. Preventiva, CCR, UFSM, Santa Maria, RS. Email: flores@ccr.ufsm.br). [ Links ] Gil L.H.V.G. 1998. Sequenciamento, anlise filogentica e caracterizao de polipeptdeos no-estruturais de amostras do vrus da Diarria Viral Bovina (BVDV). Dissertao Mestrado em Medicina Veterinria, UFSM, Santa Maria, RS. 69p. [ Links ] Horzinek M.C. 1991. Pestivirus-taxonomic perspectives. Arch. Virol. (Suppl.) 3:15. [ Links ] Krahl M., Braga A.C., Oliveira L.G., Neto J.A.S.P., Prado J.A.P., Rosa J.C.A. & Wunder Jnior E. 1997. Pesquisa de anticorpos para leptospirose, Rinotraquete Infecciosa Bovina e Diarria Viral Bovina em soros bovinos de propriedades rurais do Rio Grande do Sul. Anais 25 Congr. Bras. Med. Veterinria, Gramado, RS. Soc. Bras. Med. Vet., INF 075, p.174. [ Links ] Kreutz L.C., Donis R., Lima M., Hoffmann A.N., Weiblen R., Garcez D.C. & Gil L.H.V. 2000. Production and characterization of monoclonal antibodies to Brazilian isolates of bovine viral diarrhea virus. Braz. J. Med. Biol. Res. 3(12):14591466. [ Links ] Langoni H., Paes A.C., Tonin F.B., Silva,A.V. & Denardi M.B. 1995. Prevalence of BVD, IBR and PI-3 in bovine by ELISA test. 5a Virolgica, Ribeiro Preto, SP. Soc. Bras. Virologia, Resumo B43. [ Links ] Lima M.L., Flores E.F., Weiblen R., Vogel F.S.F. & Arenhart S. 2004. Caracterizao de amostras atenuadas do vrus da Diarria Viral Bovina (BVDV) tipos 1 e 2 para uso em vacinas. Pesq. Vet. Bras. 24:35-42. [ Links ] Mdici K.C., Moscardi Jr E., Vicente K., Alfieri A.F. & Alfieri A.A. 2000. Identification of antibodies against bovine virus diarrhea virus in beef and dairy cattle herds in Parana State. Virus Rev. Res. 5(1):145. [ Links ] Melo C.B., Oliveira A.M., Figueiredo H.C.P., Leite R.C. & Lobato Z.I.P. 1997. Prevalncia de anticorpos contra o Herpesvirus Bovino-1, vrus da diarria viral

bovina e vrus da leucose enzotica bovina em bovinos do Estado do Sergipe, Brasil. Revta Bras. Reprod. Anim. 21(2):160-161. [ Links ] Mineo T.W.P., Montassier H.J., Bjrkman C., Nslund K. & Uggla A. 2002. Seroprevalence of bovine viral diarrhea virus and bovine herpesvirus type 1 in two abortion prone dairy herds in the Triangulo Mineiro Region. Virus Rev. Res. 7(1):145. [ Links ] Niskanen R. 1993. Relationship between the levels of antibodies to bovine viral diarrhea virus in bulk tank milk and the prevalence of cows exposed to the virus. Vet. Rec. 133:341-344. [ Links ] Noronha R., Campos S.G. & Sardi S. 2001. Serum neutralization test and viral isolation for bovine viral diarrhea virus in the state of Bahia. Virus Rev. Res. 6(1):146. [ Links ] Oliveira E.A.S. 1996. Caracterizao antignica de amostras de vrus da diarria vrica bovina com anticorpos monoclonais. Dissertao de Mestrado, Curso de PsGraduao em Cincia Veterinria, Faculdade de Veterinria, UFRGS, Porto Alegre. 65p. [ Links ] Oliveira L.G., Oliveira E.A.S. & Silva L.H.T. 1996. Presena de Pestivirus e anticorpos contra Pestivirus em soros e cultivos celulares. Arq. Bras. Med. Vet. Zoot. 48(5):513-521. [ Links ] Paredes J.C.M., Oliveira E.A.S. & Oliveira L.G. 1999. Serum neutralization as a differential serological test for classical swine fever virus and other pestivirus infections. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. 51(5):403-408. [ Links ] Pellerin C., Van Den Hurk J. & Lecomte J. 1994. Identification of a new group of bovine viral diarrhea virus strains associated with severe outbreaks and high mortalities. Virology 203:260-267. [ Links ] Pilati C., Giongo L.C., Santos I.V., Weiblen R., Botton S.A. & Flores E.F. 1998. Enfermidade gastroentrica fatal associada com amostra no citoptica do vrus da Diarria Viral Bovina (BVDV). Anais do Simpsio Internacional sobre Herpesvrus Bovino (tipo 1 e 5) e Vrus da Diarria Viral Bovina (BVDV), Santa Maria, RS. Laboratrio de Virologia, UFSM, p.167. [ Links ] Pituco E.M. & Del Fava C. 1998. Situao do BVDV na Amrica do Sul. Anais do Simpsio Internacional sobre Herpesvrus Bovino (tipo 1 e 5) e Vrus da Diarria Viral Bovina (BVDV), Santa Maria, RS. Laboratrio de Virologia, UFSM, p.4957. [ Links ] Pituco E.M., Del Fava C. & Okuda L.H. 1997. Prevalncia da infeco pelo vrus da diarria bovina a vrus (BVD) em bfalos (Bubalus bubalis) no Vale do Ribeira, SP, Brasil. Arqs Inst. Biolgico, So Paulo, 64(1):23-28. [ Links ] Pituco E.M. 2004. Comunicao pessoal (Laboratrio de Viroses de Bovdeos, Instituto Biolgico de So Paulo. E-mail: pituco@biologico.sp.gov.br). [ Links ] Quadros V.L., Mayer S.V., Vogel F.S.F., Weiblen R. & Flores E.F. 2005. Identification of the mechanism of expression of the polypeptide NS3 in 35 cytopathic isolates of bovine viral diarrhea virus. Braz. J. Med. Biol. Res. (Submetido) [ Links ]

Ribeiro M.B., Galvo C.L., Costa A.R., Rodrigues F.M. & Suzart J.C.C. 1987. Infeces pelo vrus da rinotraquete infecciosa bovina/vulvovaginite pustular infecciosa, diarria viral bovina e parainfluenza-3, detectadas por meio de avaliao sorolgica no estado da Bahia. Bolm 11, EPABA, Salvador. [ Links ] Richtzenhain L.J. 1997. Em busca de respostas. Revta Criadores 808:40. [ Links ] Richtzenhain L.J. 2004. Comunicao pessoal (Depto Med. Vet. Preventiva e Sade Animal, Fac. Med.Vet. Zootec., USP, So Paulo. Email: leonardo@usp.br). [ Links ] Richtzenhain L.J., Barbarini J.R., Umehara O., De Gracia A.S., Cortez A., Heinemann M.B., Ferreira F. & Soares R.M. 1999. Diarria viral bovina: levantamento sorolgico nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, So Paulo, Rio de Janeiro, Paran e Rio Grande do Sul. Arqs Inst.Biolgico, So Paulo, 66(1):107-111. [ Links ] Ridpath J., Bolin S. & Dubovi E. 1994. Segregation of bovine viral diarrhea virus into genotypes. Virology 205:66-74. [ Links ] Ridpath J. 2004. Comunicao pessoal (National Animal Disease Center, USDA, Ames, Iowa. E-mail:jridpath@nadc.ars.usda.gov). [ Links ] Roehe P.M., Oliveira E.A.S., Oliveira L.G. & Muoz J.C.P. 1998. A situao do vrus da Diarria Viral Bovina no Pas. Anais do Simpsio Internacional sobre Herpesvrus Bovino (tipo 1 e 5) e Vrus da Diarria Viral Bovina (BVDV), Santa Maria, RS. Laboratrio de Virologia, UFSM, p.30-48. [ Links ] Scherer C.F.C., Flores E.F., Weiblen R., Caron L., Irigoyen L.F., Neves J.P. & Maciel M.N. 2001. Experimental infection of pregnant ewes with bovine viral diarrhea virus type-2 (BVDV-2): effects on pregnancy and fetus. Vet. Microbiol. 77:285299. [ Links ] Scherer C.F.C., Flores E.F., Weiblen R., Kreutz L.C., Dr J.W., Brum L.P., Quadros V.L. & Lima M. 2002. Tcnica rpida de neutralizao viral para a deteco de anticorpos contra o vrus da Diarria Viral Bovina (BVDV) no leite. Pesq. Vet. Bras. 22(2):45-50. [ Links ] Schuch L.F.D. 2001. Diarria Viral Bovina, p.64-72. In: Riet-Correa F., Schild A.L., Mndez M.D.C. & Lemos R.A.A. (ed.) Doenas de Ruminantes e Eqinos. Vol.1. Livraria Varela, So Paulo. 426p. [ Links ] Serra C.V., Pellegrin A.O., Lobato Z.I.P. & Barbosa-Stancioli E.F. 2002. Evaluation of bovine viral diarrhea virus infection in pantaneiro cattle herd using serological and RT-PCR assays. Virus Rev. Res. 7(1):144. [ Links ] Silva L.C. 2000. Evaluation of the humoral and cell mediated immune response of calves vaccinated with inactivated bovine virus diarrhea virus using the association of DDA chloride/aluminum hydroxide as adjuvant. Virus Rev. Res. 5(1):147. [ Links ] Tobias F.L., Odeon A., Pituco E.M., Weiblen R., Garcez D.C. & Flores E.F. 1998. Anlise antignica e molecular de amostras citopticas do vrus da diarria viral bovina. Cincia Rural, Santa Maria, 30(1):129-135. [ Links ]

Vidor T. 1974. Isolamento e identificao do vrus da Doena das Mucosas no Rio Grande do Sul. Bolm Inst. Pesq. Vet. Desidrio Finamor (Supl.Esp.) 2:5158. [ Links ] Vidor T. 2004. Comunicao pessoal (Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS. E-mail:tvidor@brturbo.com.br). [ Links ] Vogel F.S.F., Scherer C.F.C., Flores E.F., Weiblen R., Lima M. & Kunrath C.F. 2001. Resposta sorolgica e avaliao de proteo fetal em ovelhas prenhes vacinadas contra o vrus da diarria viral bovina (BVDV). Cincia Rural, Santa Maria, 31(5):831-838. [ Links ] Vogel F.S.F., Flores E.F., Weiblen R., Meyer S.V., Quadros V.L. & Oldoni I. 2002. Magnitude, durao e especificidade da resposta sorolgica em bovinos vacinados contra o vrus da diarria viral bovina. Cincia Rural, Santa Maria, 32(1):8389. [ Links ] Weiblen R. 2004. Comunicao pessoal (Depto Med. Vet. Preventiva, UFSM, Santa Maria, RS. E-mail:rudi@ccr.ufsm.br). [ Links ] Wizigmann G., Vidor T. & Ricci Z.M.T. 1971. Investigaes sorolgicas sobre a ocorrncia e incidncia dos vrus PI-3, IBR e diarria a vrus-enfermidade das mucosas no Estado do Rio Grande do Sul. Bolm Inst. Pesq. Vet. Desidrio Finamor 1:52-58. [ Links ]

Recebido em 2 de junho de 2005. Aceito para publicao em 5 de junho de 2005.

S-ar putea să vă placă și