Sunteți pe pagina 1din 2

PROFESSOR

Dvidas: brpds@hotmail.com

BRUNO RICARDO

CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIA MOVIMENTO RETILNEO UNIFORME (M.R.U) - AULA 02


6. 1. MOVIMENTO UNIFORME (M.U.) o movimento executado com o mdulo da velocidade vetorial constante e diferente de zero. Logo, ocorrem iguais variaes do espao em iguais intervalos de tempo. muito importante saber interpretar e construir grficos no estudo dos movimentos. No movimento uniforme veremos dois tipos de diagramas: o diagrama S = f(t) e o diagrama V = f(t). DIAGRAMA DO ESPAO EM FUNO DO TEMPO SXt [S = f(t)] GRFICOS DO MOVIMENTO UNIFORME

2.

VELOCIDADE ESCALAR INSTANTANEA

Em um movimento qualquer a velocidade instantnea a velocidade de um mvel em um instante t, e expressa com sendo: 3. FUNO HORRIA DAS POSIES DO M.U. DIAGRAMA DA VELOCIDADE EM FUNO DO TEMPO VXt [V = f(t)] O movimento uniforme pode ser totalmente descrito por uma equao que relaciona as diversas posies ocupadas por um mvel em uma trajetria com os instantes de tempo. Onde: S Posio final (m) So Posio inicial (m) V velocidade (m/s) t tempo (s) 4. TIPOS DE MOVIMENTOS CALCULANDO A VELOCIDADE EO A DISTNCIA PERCORRIDA Quanto ao sentido da trajetria podemos classificar o movimento de um mvel em dois tipos, progressivo e retrogrado. 1. MOVIMENTO PROGRESSIVO quando um mvel se movimenta no sentido positivo da trajetria.
V

S = A

t1

t2

2. MOVIMENTO RETRGRADO quando um mvel se movimenta no sentido contrrio ao do positivo da trajetria.

1. a) b) c) d) e) 2. a) b) c) d) e)

Se a velocidade escalar de um mvel positiva: o movimento progressivo. o movimento retrgrado. o movimento necessariamente uniforme. o movimento necessariamente variado. nenhuma das afirmaes anteriores correta. Num movimento retrgrado: as posies crescem algebricamente com o tempo. as posies decrescem algebricamente com o tempo. a velocidade escalar mdia nula. a velocidade escalar positiva. nenhuma das afirmaes anteriores correta.

5.

VELOCIDADE RELATIVA ENTRE DOIS MVEIS 3. (F. Ibero- Americana- SP) Se um automvel parte do km 100 de uma rodovia, viajando no sentido positivo de sua trajetria, com movimento uniforme de velocidade 80km/h, aps duas horas ele estar passando pelo km: a) 160 b) 180 c) 200 d) 260 e) 300 4. Em uma estrada observa-se um caminho e um jipe, ambos correndo no mesmo sentido. Suas velocidades so, respectivamente, 54km/h e 72km/h. na data zero, o jipe est atrasado 100 metros em relao ao caminho. Determine:

Velocidades no mesmo sentido: Quando os corpos se movem no mesmo sentido, a velocidade relativa entre eles aparentemente menor.

Velocidades em sentidos opostos: Quando os corpos se movem em sentidos opostos, a velocidade relativa entre eles aparentemente maior.

a) b) 5.

O instante em que o jipe alcana o caminho; O caminho percorrido pelo jipe at alcanar o caminho. (Vunesp-SP) Uma bola desloca-se em trajetria retilnea, com velocidade constante, sobre um plano horizontal transparente. Com o sol a pino, a sombra da bola projetada verticalmente sobre um plano inclinado, como mostra a figura.

8.

(FGV-SP) De duas cidadezinhas ligadas por uma estrada reta de 20km de comprimento, partem simultaneamente, uma em direo outra, duas carroas, puxadas cada uma por um cavalo e andando a uma velocidade de 5km/h. No instante de partida, uma mosca, que estava pousada na testa do primeiro cavalo, parte voando em linha reta, com a velocidade de 15km/h e vai pousar na testa do segundo cavalo. Aps um intervalo de tempo desprezvel, ela parte novamente e volta, com a mesma velocidade de antes, em direo ao primeiro cavalo, at pousar em sua testa. E assim prossegue nesse vaivm, at que os dois cavalos se encontram e a mosca morre esmagada entre as duas testas. Quantos quilmetros percorreu a mosca?

9.

a)

Nessas condies, a sombra desloca-se sobre o plano inclinado em: movimento retilneo uniforme, com velocidade de mdulo igual ao da velocidade da bola. b) movimento retilneo uniforme, com velocidade de mdulo menor que o da velocidade da bola. c) movimento retilneo uniforme, com velocidade de mdulo maior que o da velocidade da bola. d) movimento retilneo uniformemente variado, com velocidade de mdulo crescente. e) movimento retilneo e uniformemente variado, com velocidade de mdulo decrescente. 6. (Mackenzie-SP) Dois amigos resolvem disputar uma corrida diferente, entre os pontos A e B de uma regio plana do bairro onde moram, partindo simultaneamente de A e deslocando-se rigorosamente sobre as linhas tracejadas das alamedas. Enquanto Pedro segue a p, com velocidade escalar constante de 3,6km/h, pela Alameda das Amoreiras, Joo segue de bicicleta pela trajetria indicada pelas setas (Al. das Pitangueiras, Al. das Laranjeiras e Al. dos Limoeiros), com velocidade escalar constante de 18,0km/h.

(Uespi) Um passageiro perdeu um nibus que saiu da rodoviria h 5,0 min e pegou um txi para alcan-lo. O txi descrevem a mesma trajetria do nibus e os seus movimentos so uniformes. A velocidade escalar do nibus de 60km/h e a do txi de 90km/h. O intervalo de tempo necessrio ao txi para alcanar o nibus de: a) 5,0 min. d) 20 min. b) 10 min. e) 25 min. c) 15 min. 10. (PUC-RS) Um veculo passa pela cidade A, localizada no quilmetro 100, s 10h, e segue rumo cidade C (localizada no quilmetro 500) passando pela cidade B (localizada no quilmetro 300).

Nessas circunstncias, correto afirmar que o veculo passa pela cidade B s a) 2,5h b) 3,0h c) 11,5h d) 12,5h e) 13,0h 11. (PUC-RJ) Um avio em voo horizontal voa a favor do vento com velocidade de 180 km/h em relao ao solo. Na volta, ao voar contra o vento, o avio voa com velocidade de 150 km/h em relao ao solo. Sabendo-se que o vento e o mdulo da velocidade do avio (em relao ao ar) permanecem constantes, o mdulo da velocidade do avio e do vento durante o voo, respectivamente, so: a) 165 km/h e 15 km/h b) 160 km/h e 20 km/h c) 155 km/h e 25 km/h d) 150 km/h e 30 km/h e) 145 km/h e 35 km/h 12. (ITA) Um barco leva 10 horas para subir e 4 horas para descer um mesmo trecho do rio Amazonas, mantendo constante o mdulo de sua velocidade em relao gua. Quanto tempo o barco leva para descer esse trecho com os motores desligados? a) 14 horas e 30 minutos b) 13 horas e 20 minutos c) 7 horas e 20 minutos d) 10 horas e) No possvel resolver porque no foi dada a distncia percorrida pelo barco.

a) b) c) d) e) 7.

Assinale a alternativa correta: Joo chega a B, 4,0 minutos e 40 segundos antes que Pedro. Pedro chega a B, 4,0 minutos e 40 segundos antes que Joo. Joo chega a B, 5,0 minutos e 40 segundos antes que Pedro. Pedro chega a B, 5,0 minutos e 40 segundos antes que Joo. Pedro e Joo chegam juntos a B. (UFMG) Uma pessoa passeia durante 30 minutos. Nesse tempo, ela anda, corre e tambm pra por alguns instantes. O grfico representa a distncia (x) percorrida por essa pessoa em funo do tempo de passeio (t).

a) b) c) d)

Pelo grfico pode-se afirmar que, na sequncia do passeio, a pessoa: andou (1), correu (2), parou (3) e andou (4). andou (1), parou (2), correu (3) e andou (4). correu (1), andou (2), parou (3) e correu (4). correu (1), parou (2), andou (3) e correu (4).

S-ar putea să vă placă și