Sunteți pe pagina 1din 4

PONTUAO

VRGULA

A vrgula serve para mostrar ao leitor as separaes breves de sentido entre termos vizinhos, as inverses e as intercalaes, quer na orao, quer no perodo. Geralmente a vrgula interpretada, na leitura, por breve pausa.

Regras Prticas 1. No perodo, empregamos vrgula entre as oraes coordenadas assindticas. Ex.: Chegou a costureira, pegou do pano, pegou da agulha, pegou da linha, enfiou a linha na agulha e entrou a coser. (M. de Assis) 2. Na orao, empregamos a vrgula entre termos independentes entre si, no ligados por conjuno. Ex.: A poesia, o teatro, a oratria, a msica, a ornamentao dos altares, a arte de curar, o poder sugestionante... tudo comunica a esse apostolado eficcia e autoridade. (Celso Vieira) 3. No empregamos vrgula antes da conjuno aditiva e. Ex.: Pedro e Paulo so bons amigos. 4. As intercalaes, por cortarem o que est logicamente ligado, devem ser obrigatoriamente colocadas entre vrgulas. Ex.: No o direi, pensei comigo, a ningum. 5. Os vocativos, apostos, as oraes adjetivas, as orao apositivas quando intercaladas na sua principal, todos esses so termos que devem ficar, obrigatoriamente, entre vrgulas. Ex.: Sabeis, cristos, por que no faz fruto a palavra de Deus? (Vieira) 6. Nas datas separam-se os topnimos; tambm separa-se o numeral que vem aps o nome da rua, mas que, entretanto, se refere palavra casa subentendida. Ex.: Recife, 20 de dezembro de 2000 - Rua Padre Bernardino Pessoa, 512.

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

PONTO FINAL

O ponto final encerra o perodo e , de todos os sinais de pontuao, o que exige pausa mais ampla. Ex.: A velhice uma idade sagrada. (A Cndido). O ponto tambm empregado em abreviaes: Sr., Pg., V.Exa. etc.

PONTO E VRGULA

O ponto e vrgula denota sempre uma separao mais ampla do que a vrgula, mas, no a ponto de encerrar o perodo. empregado entre oraes coordenadas que poderiam figurar em perodos separados, mas que convm deixar no mesmo perodo por manterem unidade de sentido, ou por terem diversos aspectos em comum (o mesmo verbo, o mesmo sujeito, o mesmo esquema estrutural, etc.). Tambm se usa o ponto e vrgula para separar enumeraes longas dentro das quais existam vrgulas. Ex.: Os velhos, revivendo dias da mocidade; os jovens, cuja ndole os inclina s diverses; e at os doentes, esquecidos dos seus achaques; todos pareciam loucos de alegria. (Cndido Juc Filho)

DOIS PONTOS

Os dois pontos anunciam e introduzem uma citao ou uma enumerao ou um esclarecimento. Ex.: E dona Francisca, ento, falou assim: - V dizer boa noite para papai. (Alcntara Machado)

PONTO DE INTERROGAO

Coloca-se aps a palavra, a frase ou a orao que incluem pergunta direta. Ex.: - Nunca viu boneca?- Boneca? repetiu Negrinha. Chama-se Boneca? (M. Lobato)

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

PONTO DE EXCLAMAO

Coloca-se aps qualquer palavra, frase ou orao de carter exclamativo, indicando espanto, surpresa, admirao, entusiasmo, desprezo, ironia, ordem, splica, chamamento, dor, alegria, etc. Ex.: Volta! Volta para trs, Penador, seno vai bala! (Coelho Neto)

RETICNCIAS

As reticncias indicam a interrupo da frase. Essa interrupo , muitas vezes, de carter subjetivo: o autor pretende mostrar determinados estados emotivos: hesitao, ansiedade, surpresa, dvida, etc. Ex.: L fora... Bem, l fora as pessoas circulam, livres... Ns aqui... Por que no fugir?... Fugir?... Fugir!... Sim, fugir!

TRAVESSO

Indica, no dilogo, a fala de cada personagem. Emprega-se tambm para separar as explicaes ou intervenes do autor situadas no meio da fala da personagem (nesse caso, usam-se dois travesses ). Pode-se, finalmente, empregar o travesso para destacar, de modo especial, expresses ou frases explicativas ou apositivas. Ex.: -Agora, o pior -falou Juventino, levando-se - isso que est a. -O qu? -O Raimundo traindo a gente... (N. Fontes)

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

ASPAS

Empregam-se as aspas no incio e no final de um citao textual. Ex.: Disse, em frase lapidar, o grande Rui: A Ptria no ningum: so todos; e cada qual tem no seio dela o mesmo direito idia, palavra, associao. Tambm, entre aspas, palavras ou expresses que desejamos destacar. Ex.: Sim, ele foi o cantor da raa, o patriota, o humanista... Mas, no esqueamos de consider-lo pela face mais verdadeira, o homem sofredor, amante, revoltado... (Fbio de Melo) Entre aspas ficam os ttulos das obras artsticas ou cientficas. Ex.: Os Lusadas cantam as glrias de Portugal. Finalmente, entre as aspas colocamos as palavras ou expresses estrangeiras, arcaicas, de gria, etc. Ex.: Os animais tinham indiscutvel pedrigree .O professor elogiou a sapientia do aluno.

PARNTESES

Colocamos entre parnteses as palavras, frases, oraes ou perodos que tm mero carter explicativointercalativo e que pronunciamos em tom mais baixo, em situao de aparte. Ex.: Finjamos pois (o que at fingido e imaginado faz horror), finjamos que vem a Bahia e o resto do Brasil a mo dos holandeses... (Vieira)

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

S-ar putea să vă placă și