Sunteți pe pagina 1din 45

Agradecimentos:

Gostaria de agradecer a todos aqueles que me apoiaram e contriburam para a concluso deste Mestrado, em particular:

Ao Professor Doutor Lus Fernandes Rodrigues, pela orientao, acompanhamento, incentivo e permanente disponibilidade demonstrada durante este projecto.

Ao Professor Antnio Pedro Soares Pinto, pelo apoio demonstrado e pelas crticas e sugestes no estudo da rea de gesto de projectos.

Aos meus colegas de Mestrado que atravs do companheirismo e entreajuda tornaram mais fcil a concluso do ano curricular.

Direco da Escola Superior de Tecnologia e Gesto do Instituto Superior Politcnico de Viseu, pelas condies oferecidas e pelo apoio concedido necessrios concluso deste projecto.

minha famlia, em particular minha esposa e minhas duas filhas, pelo estmulo e constante apoio demonstrado ao longo de todo o curso.

1-ndice ndice geral

- Sumrio .......2

- Sumrio em ingls ......3

- Introduo........4

- Reviso da literatura ............5

Amostra e variveis .12

- Metodologia e resultados.......17

- Concluses 24

- Bibliografia ...26

- Anexo1 ......28

- Anexo2 ......36

- Anexo3 ......38

Sumrio.

Este estudo pretende explorar a associao entre as certificaes ISO 9000 (qualidade) e 14000 (ambiente) e o desempenho das empresas da indstria transformadora, do Distrito de Viseu, entre 2001 e 2008. Os processos de certificao impem o cumprimento formal de normas, culminando com uma auditoria externa por Entidade Acreditada. As certificaes objecto de estudo do nfase aos sistemas de gesto, qualidade produto/servio, controlo do processo e verificao ambiental. A proteco ambiental e a preveno da poluio so preocupaes actuais para qualquer organizao, sendo necessria a implementao de prticas e ferramentas que permitam melhorar o desempenho ambiental, alcanando uma confiana acrescida pelos stakeholders. Os efeitos fazem-se sentir ao nvel dos processos produtivos, desempenho comercial e rendibilidade econmica e financeira. Optamos por aferir o desempenho empresarial ao nvel da eficincia e rendibilidade. Os indicadores seleccionados foram: i) rendibilidade econmica do ativo (ROA - return on assets ); ii) rendibilidade dos capitais prprios (ROE - return on equity), iii) valor acrescentado bruto por trabalhador e iv) volume de negcios por trabalhador. Reala-se ainda o facto, de serem as maiores empresas, aquelas que mais adoptam o processo de certificao. Da anlise dos nossos resultados podemos concluir que a certificao tem um impacto reduzido ao nvel dos resultados contabilsticos, sendo no entanto mais expressivo nos indicadores de produtividade. Contudo, este particularmente relevante nas empresas de reduzida dimenso, onde se verificam melhorias significativas nos indicadores em estudo.

Abstract.

This study explores the association between the ISO 9000 (quality) and 14000 (environment) and the performance of manufacturing firms, of the District of Viseu, between 2001 and 2008. The certification processes require formal compliance with standards, culminating in an external audit by an accredited entity. Certifications subject of study emphasize management systems, quality product / service, process control and verification environment. Environmental protection and pollution prevention are ongoing concerns for any organization, necessitating the implementation of practices and tools for improving environmental performance, achieving greater confidence by stakeholders. The effects are felt at the level of processes, business performance and economic and financial profitability. We chose to measure business performance in terms of efficiency and profitability. The chosen indicators were: i) economic profitability of the assets (ROA - return on assets) ii) return on equity (ROE - return on equity), iii) gross value added per worker and iv) turnover per worker. Emphasis is also the fact that they are the largest companies, those take over the certification process. The analysis of our results we can conclude that the certification has little impact in terms of accounting results, and yet most expressive indicators of productivity. However, this is particularly relevant in small-sized companies, where there are significant improvements in the indicators under study.

1. Introduo A Europa actualmente um espao sem fronteiras, onde se assegura a livre circulao de mercadorias, pessoas, servios e capitais. Ao nvel do meio ambiente, refora a necessidade de preservar, proteger e melhorar a qualidade, contribuindo desse modo para a proteco da sade dos indivduos e a utilizao prudente e racional dos recursos naturais. A globalizao impe a necessidade de as empresas lutarem continuamente, para sobreviver num mercado global, fortemente concorrencial, onde o cliente e a qualidade dos produtos/servios se constituem como factores determinantes. Num contexto de comrcio internacional fortemente competitivo, a International Organization for Standartization (ISO) desenvolveu as normas 9000 e 14000 (da qualidade e ambiente), em 1987 e 1993, para que as organizaes possam certificar a qualidade dos seus produtos/servios. A ISO 9000 alicera-se num conjunto de princpios (nfase no cliente, liderana, envolvimento das pessoas, abordagem por processos, abordagem sistmica para a gesto, melhoria contnua, abordagem factual para a tomada de decises e relaes mutuamente benficas com fornecedores), adoptando a ISO 14000 os mesmos princpios, numa perspectiva ambiental. As empresas procuram a certificao para melhorar a eficincia/eficcia e a rendibilidade, no entanto, a literatura no consensual quanto ao efeito desta. A reviso da literatura, permite constatar que grande nmero dos trabalhos realizados tem incidido na satisfao dos clientes, na qualidade do produto e na percepo que os funcionrios e clientes tm sobre o processo da certificao. Os trabalhos que avaliam o impacto da certificao na rendibilidade no so conclusivos, pretendendo este estudo dar um contributo para esta discusso. O impacto da certificao particularmente referido, enquanto mecanismo de incentivo comunicao interna, e de melhoria de eficincia de processos. A literatura refere ainda o efeito da certificao, no processo produtivo, no desempenho comercial e na rendibilidade econmica e financeira. Como principais determinantes, a certificao deve: i) partir de uma motivao da organizao, ii) ser voluntria, iii) ser dirigida para o cliente, iv) obedecer a uma estratgia de melhoria contnua e v) ser parte integrante da cultura empresarial. O propsito do estudo avaliar o impacto da certificao no desempenho das empresas industriais do Distrito de Viseu para o perodo de 2001 a 2008. Os indicadores seleccionados permitem aferir a

rendibilidade econmica e financeira, bem como o valor acrescentado e o volume de negcios por trabalhador. O trabalho est dividido por seces. Na primeira efectua-se uma reviso da literatura, na segunda descreve-se a amostra e a recolha de dados, na terceira expe-se a metodologia e finalmente analisam-se os resultados. Por ltimo, apresentam-se as nossas concluses.

2. Reviso da literatura A certificao da qualidade tm-se assumido como uma das principais variveis da competitividade empresarial, apesar de se reconhecer que haver outros, que influenciam o desempenho empresarial que no so directamente imputveis certificao. O processo de certificao, tem como principal objectivo dar resposta s exigncias sentidas pelas empresas e pelos seus clientes, atravs da adopo de normas internacionais que regem todos os procedimentos internos das empresas e acompanham o produto deste a ideia de concepo at satisfao do cliente. Para Ayokanmbi e Dudu (2008) o processo de certificao tem como propsito estabelecer, documentar e manter um conjunto de procedimentos que demonstrem a qualidade. Esta, de acordo com a norma ISO 9001, traduz-se na capacidade de um conjunto de caractersticas inerentes a um produto, sistemas ou processo, satisfazerem os requisitos dos clientes e dos restantes stakeholders. Esta engloba para alm da qualidade do produto, a qualidade do processo produtivo, procurando satisfazer as necessidades dos clientes, colaboradores e dos proprietrios (Pinto, 2009).

2.1. Tendncias actuais na certificao O processo de certificao tem por base normas internacionais produzidas pela International Organization for Standartization, com sede na Sua, sendo a designao internacional adoptada ISO. As normas emanadas por esta instituio, tm a designao de ISO, que pretende traduzir o conceito de igual. Desde a sua implementao, desenvolveu um conjunto de normas internacionais, em diversos sectores de actividade que vo da agricultura, construo civil, passando pelas tecnologias de informao. constituda por 160 membros, entre os quais participa Portugal. Os vrios pases participantes, tm a colaborao de organismos sectoriais sediados nos

seus pases que colaboram na definio destas normas. No caso portugus o Instituto Portugus da Qualidade, que assume o papel de representante dos diversos sectores portugueses. A International Organization for Standardization, j publicou mais de 18.500 de normas internacionais, (Histria da ISO). Destas, destacamos a ISO 9000 (qualidade) e a ISO 14000 (ambiente), e as respectivas revises efectuadas ao longo do tempo, como as mais utilizadas e transversais a todos os pases participantes. A norma ISO 9000 teve a sua primeira verso em 1987, com cinco alteraes sucessivas ao longo do tempo, para satisfazer as exigncias de mercado, sendo a ltima verso a ISO 9001:2008. A norma est estrutura num conjunto de princpios, que tm por objectivo uma abordagem sistemtica da gesto das organizaes, com o propsito de melhor satisfazer o cliente. Fazem parte deste conjunto, os princpios seguintes: nfase no cliente, liderana, envolvimento das pessoas, abordagem por processos, abordagem sistmica para a gesto, melhoria contnua, abordagem factual para a tomada de decises e relaes mutuamente benficas com fornecedores. Relativamente satisfao do cliente a empresa deve procurar e compreender as suas necessidades e as expectativas, comunicando-as a toda a organizao. Deve tambm ser preocupao da empresa avaliar a satisfao dos clientes e actuar de acordo com os resultados. Paralelamente, as empresas necessitam de gestores que compreendam e motivem toda a organizao para um mesmo objectivo. Dever ser capaz de compreender as necessidades das partes envolvidas na empresa, estabelecer uma viso clara para a organizao, criar e manter valores que sejam partilhados por todos, bem como criar modelos ticos nos diversos nveis hierrquicos. Ao gestor cabe proporcionar aos colaboradores os recursos necessrios, incentiva-los a actuar com responsabilidade e reconhecer o contributo de cada colaborador. Outra preocupao da norma prende-se com o envolvimento das pessoas atravs da sua motivao, compromisso e participao, envolvendo-as nos objectivos empresariais. O envolvimento individual deve ser pautado por uma participao activa no processo de melhoria contnua, apelando s competncias, conhecimentos e experiencias de cada um e sua partilha. A norma assume genericamente que os objectivos so alcanados de forma mais eficiente quando as actividades e os recursos so geridos como processos. A aplicao deste principio leva a que sejam definidas de forma sistemtica todas as actividades necessrias para atingir um resultado, bem como estabelecidas as responsabilidades para actuar em cada actividade. A coordenao das mesmas permite identificar

os recursos e mtodos utilizados, avaliando os riscos e consequncias de cada actividade nos clientes, fornecedores e nos restantes stakeholders. A abordagem sistmica da gesto permite integrar e alinhar os processos para a melhoria dos resultados e centralizar os esforos nos principais processos. A aplicao deste princpio conduz a uma melhor compreenso das interdependncias entre os processos, harmonizando-os e integrandoos. Deste modo as funes e responsabilidades so claramente definidas para que os objectivos comuns sejam alcanados e os obstculos reduzidos. A melhoria continua do desempenho empresarial outra preocupao da norma, que se prende com a necessidade de proporcionar as capacidades que potencializam a melhoria contnua dos produtos, processos e dos objectivos individuais, estabelecendo metas que permitam orientar e avaliar a melhoria verificada. As decises so tomadas com base na anlise dos dados e da informao disponvel, garantindo-se a sua exactido e fidelidade. Por sua vez, os dados devem estar acessveis para quem deles necessita, proporcionando a tomada de deciso. Como ltimo principio, a norma estabelece que a empresa e os seus fornecedores actuam de forma interdependente e que a relao mutuamente benfica proporciona uma capacidade acrescida para criar valor. As relaes estabelecidas devem proporcionar um equilbrio entre os objectivos de curto e de mdio e longo prazo. A comunicao efectuada de forma clara e aberta, a partilha de informao e de aces futuras, bem como o estabelecimento de actividades conjuntas de desenvolvimento e melhorias, so preocupaes patentes neste princpio. Com o incio da dcada noventa, as questes ambientais assumem importncia acrescida, levando criao de normas internacionais no mbito desta problemtica. Os impactos ambientais gerados pelo desenvolvimento industrial constituem um problema para as autoridades e organizaes ambientais. semelhana de outras normas internacionais, a International Organization for Standartization, criou a ISO 14000 (ambiente) em 1993. Esta aborda os vrios aspectos da gesto ambiental, permitindo identificar e controlar o impacto ambiental das actividades, dos produtos e dos servios, com o propsito de melhorar continuamente o desempenho ambiental, implementando uma abordagem sistemtica dos objectivos e metas ambientais. Fornece os requisitos genricos de um sistema de gesto ambiental, estabelecendo-se como uma referncia na comunicao de questes ambientais entre as organizaes, os clientes, os reguladores e a comunidade envolvente. No so

estabelecidos nveis de desempenho ambiental, podendo ser implementada em diversos contextos organizacionais. A sua elaborao teve como princpios orientadores os estabelecidos pela norma ISO 9000, dando particular ateno ao cliente e problemtica ambiental. Fornece os instrumentos prticos para reduzir os custos ambientais, conduzindo a sua aplicao a uma reduo de custos de resduos, poupanas energticas de materiais e de distribuio, bem como a uma melhoria na imagem da empresa. Esta norma tem como objectivos estabelecer, criar e manter o sistema de gesto ambiental, aferindo a conformidade da prtica empresarial com as polticas definidas e com as determinantes legais, demonstrando a sua realizao atravs da certificao por uma entidade externa.

2.2. O estado da arte A reviso da literatura proporciona um conjunto de trabalhos empricos que pretendem aferir o impacto da certificao na actividade empresarial, nomeadamente ao nvel do processo produtivo, no desempenho comercial e financeiro. A literatura unnime em afirmar que o processo de certificao conduz a melhorias na comunicao interna, fruto dos princpios que emanam da norma e da melhor compreenso por todos os intervenientes da empresa, das normas estabelecidas, das responsabilidades atribudas e da melhoria de controlo levada a cabo pelos gestores. De acordo com Furtado (2003) os processos bem definidos e documentados convergem para um melhor produto. Os sistemas da qualidade condicionam os processos internos, e atravs destes, o seu desempenho empresarial. A aplicao dos procedimentos de garantia da qualidade de forma sistemtica e consistente, contribui para reduzir o desperdcio, melhorar a produtividade e reduzir os custos. O autor concluiu que as empresas certificadas pela ISO 9000 registaram uma evoluo positiva no volume de negcios e na produtividade do trabalho, superior mdia do sector, aps a certificao. Corbett , Sancho e Kirsch (2005), analisam o custo dos produtos vendidos para empresas americanas, nos trs sectores de actividade com maior nmero de empresas certificadas (ISO 9000) no perodo 1988-1997. Compararam para cada sector, as empresas certificadas e no certificadas, e concluem que as empresas tiveram desempenho econmico semelhante, no entanto, as empresas no certificadas perderam alguma produtividade relativamente s restantes.

Na mesma linha est o trabalho de Sharma (2005) a melhoria do desempenho global da empresa deve-se a melhorias dos processos produtivos internos. Por sua vez, os estudos de Sanson e Terziovski (1999) realizados na Austrlia e Nova Zelndia, concluram que a certificao no tem qualquer relao significativa com o desempenho empresarial, apresentando a capacidade em atrair os seus clientes como a principal motivao para as empresas se certificarem. A literatura proporciona tambm um conjunto de trabalhos que permitam avaliar o efeito da certificao no desempenho comercial. O trabalho de Power, Sochal e Terziovski (2003) define um conjunto de requisitos para que a certificao tenha um impacto positivo no desempenho: deve partir de uma motivao intrnseca da organizao, ser voluntria, com preocupao no cliente, obedecer a uma estratgia de melhoria contnua e cultura empresarial. Os estudos de Terlaak e King (2006) concluram que o processo de certificao constitui um mecanismo para a melhoria da comunicao da empresa com a sua envolvente, e melhora a sua credibilidade junto dos clientes. Bacic e Vannucci (2008) avaliaram, para uma amostra de empresas brasileiras, o impacto da certificao na produtividade, atravs do volume de negcios por trabalhador, concluindo que esta exerce um impacto positivo. Rolland (2009), elabora um questionrio dirigido a 835 gestores, para aferir a sua percepo sobre o efeito da certificao no desempenho empresarial, concluindo que da certificao resulta um melhor desempenho operacional e financeiro. Os trabalhos anteriores reportam-nos para o impacto do processo de certificao ao nvel do processo produtivo e do desempenho comercial, que dever reflectir-se no desempenho operacional e financeiro. Neste sentido Furtado, (2003) avalia o impacto da certificao nas empresas portuguesas da indstria transformadora, atravs de indicadores de desempenho econmico e financeiro. Concluiu que so, nomeadamente mdias ou grandes empresas, que se certificam e que aps a certificao tm melhor desempenho comercial e financeiro, registando um aumento da produtividade do trabalho. Terlaak e King (2006) analisam o papel da certificao nas empresas americanas, para um perodo de 10 anos e concluem que as empresas cresceram mais rapidamente. O trabalho de Ayokanmbi e Dudu, (2008) sobre empresas americanas concluiu que a certificao melhora os resultados operacionais, contudo, no foi possvel validar uma melhoria na rendibilidade financeira. Ferreira, Sinha e Varble, (2008) avaliam o desempenho empresarial das empresas certificadas americanas no perodo de 1991 a 2002, e afirmam que o crescimento das vendas, os resultados

lquidos, o ROA e ROE, no so significativamente diferentes dos valores obtidos para as empresas no certificadas. O impacto da certificao no desempenho financeiro avaliado por Corbett, Sancho e Kirsch (2005) em 21.482 empresas americanas certificadas, concluindo que a certificao tem um impacto positivo no desempenho. Na mesma linha, Conhtedas, Lamport, Sannassee e Seetanah, (2010) estudam uma amostra de 10 empresas certificadas e 10 empresas no certificadas em diversos sectores, no perodo de 1997 a 2008, e concluem que a certificao proporciona um melhor desempenho. O trabalho de Casadess, Gavin e Heras (2002) incidiu sobre 400 empresas certificadas e 400 empresas no certificadas, entre 1994 e 1998 no Pas Vasco, constatando que as empresas mais rentveis so mais propensas a certificarem-se, contudo a sua rendibilidade no aumenta. Concluram que a certificao no induz um crescimento das vendas, da margem bruta e da rendibilidade do capital. Estes autores fazem importantes ressalvas a uma interpretao simplista dos resultados, referindo que, pode ser o desempenho financeiro a desencadear o processo da certificao. Os autores referem ainda, que os elevados custos inerentes ao processo de certificao, leva a que sejam as empresas com maior rendibilidade, de maior dimenso e com maior exposio aos mercados internacionais, as mais propensas a desencadearem o processo de certificao O estudo de Benner e Veloso (2008), utilizando dados sobre a adopo da ISO 9000 pelos fornecedores da indstria automvel nos Estados Unidos, conclui que: i) a rendibilidade associada certificao, mais acentuada nas empresas que primeiro a adoptam relativamente s restantes, ii) este efeito tem menor impacto nas empresas cujo processo tecnologicamente pouco desenvolvido, como por exemplo as que se dedicam injeco plstica. Na medida em que os processos tecnologicamente se desenvolvem, os benefcios da certificao sobre a rendibilidade tornam-se mais evidentes, atingindo no entanto, um ponto de inflexo quando aqueles se tornam demasiado complexos. Em sentido oposto Martinez-Costa e Martnez-Lorente (2003), referem que o processo de certificao no se revela significativo sobre o valor de mercado das empresas. As empresas objecto de estudo condicionam as proxys utilizadas para aferir a rendibilidade empresarial, limitando-as a indicadores de natureza contabilstica. De acordo com a reviso da literatura (Ayokanmbi e Dudu,; 2008 e Ferreira, Sinha e Varble; 2008, entre outros) aferimos o desempenho pela rendibilidade econmica do activo (return on assets ROA) e pela rendibilidade

10

dos capitais prprios (return on equity ROE). semelhana de outros trabalhos (Basic, 2008; Corbertt e al. 2005; Ferreira et al; 2008) avaliamos tambm o impacto da certificao atravs do volume de negcios por trabalhador (VN/Trab) e do valor acrescentado bruto por trabalhador (VAB/Trab) (Furtado, 2003).

11

3. Amostra e Variveis O nosso estudo incide nas empresas certificadas do Distrito de Viseu, que constam da base de dados do Instituto Portugus da Acreditao (IPAC). At Maro de 2010, foram registados 107 certificados, 99 ao abrigo da ISO 9000 e 8 da ISO 14000. Destes, seleccionmos 34, cuja actividade se encontra nas divises 10 a 38 da CAE1, que coincidem com as empresas da industria transformadora em busca de uma maior homogeneidade sectorial que permita melhor isolar os efeitos da certificao, resultando uma amostra de 34 empresas, das quais 27 certificadas, pela ISO 9000, 1 pela ISO 14000 e 6 pelas duas simultaneamente, distribudas pelos diversos sectores de actividade, de acordo com a tabela seguinte:

Tabela 1- Amostra de empresas certificadas por CAE.


CAE 10 13 14 16 20 21 23 25 27 28 29 31 33 38 TOTAL N de empresas 5 1 1 5 1 1 4 6 1 2 1 3 2 1 34 Ano da 1 certificao 2004, 2005, 2007, 2008, 2008 2002 2005 1997, 1999, 2003, 2005, 2008 2004 2006 2000, 2006, 2007, 2008 1997, 1997, 2003, 2003, 2004, 2005 2006 2002, 2005 2000 1999, 2003, 2005 2004, 2008 2003

Nota: Os dados financeiros para anlise foram recolhidos no Sistema de Anlise de Balanos Ibricos (SABI) verso.32, Maio de 2010.

CAE Classificao de Actividade Econmica, Rev.3

12

Como a recolha dos dados financeiros das empresas certificadas foi efectuada para os anos 2001 a 2008, figuram na tabela, anos de certificao fora deste perodo. O ano da primeira certificao foi obtido por contacto telefnico ou via e-mail, dado no ser possvel recolher essa informao junto da Base de Dados Nacional. Agrupmos as empresas certificadas por sectores de actividade, para aferir o desempenho determinando o valor mdio para os indicadores seleccionados (ROA; ROE; VAB/trab.; VN/trab), num perodo de sete anos (trs anos anteriores certificao, ano de certificao e os trs posteriores). O perodo em anlise cobre os exerccios econmicos de 2001 a 2008. Num segundo momento procede-se anlise comparativa destes indicadores, para aferir a sua evoluo nas empresas certificadas e nas no certificadas com a mesma actividade. Posteriormente alargou-se esta anlise, comparando os indicadores de cada empresa certificada, com a mdia sectorial.

3.1. Anlise do desempenho Para aferir o impacto da certificao no desempenho empresarial, vamos comparar o valor dos indicadores seleccionados antes da certificao e aps a sua implementao. A reviso da literatura permite identificar quatro variveis (indicadores) para medir o desempenho empresarial atravs da rendibilidade econmica e financeira e da produtividade por trabalhador. A rendibilidade econmica do ativo (ROA - return on assets ) permite avaliar a capacidade da empresa rentabilizar os activos. Permite comparar empresas dentro do mesmo sector quanto eficincia da utilizao do capital investido. Procura medir a rendibilidade dos recursos utilizados pela empresa (aplicaes) na prossecuo da sua actividade. Este indicador tambm utilizado para medir o earning power, traduzido pela capacidade de remunerar os capitais investidos, independentemente da sua provenincia (capitais prprios ou alheios), pelo que a sua maximizao um dos objectivos da actividade empresarial. A expresso analtica dada pelo quociente entre a rendibilidade de explorao e o activo (RE/Activo). A rendibilidade dos capitais prprios (ROE - return on equity) considerada um dos rcios financeiros mais importantes aferindo o retorno do capital investido pelo accionista. Mede a capacidade da empresa remunerar os capitais prprios, sendo determinado pelo quociente entre o

13

resultado lquido e o capital prprio (RL/CP). Este indicador est intrinsecamente ligado ao anterior e reflecte o efeito financeiro de alavanca. O valor acrescentado bruto2 por trabalhador (VAB/Trab) um indicador da produtividade, calculado, pelo quociente entre o valor acrescentado - diferena entre o valor dos bens produzidos e os custos dos bens intermdios e o nmero de trabalhadores. O VAB/trab., traduz a eficincia da utilizao dos recursos humanos. A produtividade do trabalho tambm influenciada por um conjunto de factores como por exemplo: tecnologia utilizada, produtos fabricados, organizao empresarial, sector de actividade, etc. O volume de negcios por trabalhador (VN/Trab) representa o valor das vendas e prestaes de servios por trabalhador. No fazem parte do volume de negcios as dedues nas vendas, o Imposto sobre o Valor Acrescentado e outros impostos directos, relativos s vendas e prestaes de servios. Nas tabelas do Anexo 1 (A1, A2, A3 e A4) apresentam-se os valores para cada empresa e o clculo dos valores mdios dos indicadores seleccionados por sector de actividade, para as empresas objecto de estudo, sintetizados na tabela 2. Tabela 2 Sntese dos indicadores antes e aps a certificao A tabela 2 identifica o nmero das empresas da amostra, por sector de actividade e valores dos indicadores seleccionados; ROA - return on assets, ROE - return on equity, VAB/trab valor acrescentado bruto por trabalhador e VN/trab volume de negcios por trabalhador. Os valores apresentados refletem as mdios dos indicadores por sector em dois perodos, antes da certificao e depois da certificao.
ROA (Perc.) CAE N Empresas Antes
10 13 14 16 20 21 23 25 5 1 1 5 1 1 4 6 0,26 2,03 -1,71 8,68 3,16 14,96 -1,35 5,63

ROE (Perc.) Antes


30,16 3,18 -35,05 18,17 10,97 24,42 -7,91 -36,28

VAB/trab. (Mil ) Antes


13,23 17,66 12,26 28,80 14,02 64,14 7,09 19,85

VN/trab. (Mil ) Antes


80,59 48,23 29,68 99,83 52,90 130,26 51,20 86,34

Aps
3,54 3,65 -0,29 5,06 3,19 15,62 -1,13 5,71

Aps
10,79 7,42 -1,69 11,59 9,50 23,65 -47,47% 10,85

Aps
16,99 17,93 11,35 34,06 20,07 78,91 12,45 36,15

Aps
116,64 60,62 32,38 151,64 79,62 176,10 63,55 138,70

O valor acrescentado bruto de cada empresa foi obtido pela soma das vendas lquidas, trabalhos para a prpria empresa, variao da produo, subsdios destinados explorao e receitas suplementares, subtraindo-se os custos intermdios.

14

27 28 29 31 33 38

1 2 1 3 2 1

7,43 3,92 -2,73 5,49 -2,92

8,97 2,10 0,44 4,29 9,31 -3,68

13,24 7,14 -6,72 143,72 -43,60

22,37 4,96 1,08 8,85 17,14 -88,41

27,26 49,35 -5,94 66,40 14,64

56,27 45,68 11,69 12,08 36,67 19,86

99,74 171,52 -20,05 278,03 97,24

160,08 199,15 21,25 34,53 189,75 97,52

Nota: Para a empresa que desenvolve a actividade 29, cuja certificao ocorreu em 2000, no foi possvel determinar o valor dos indicadores anteriores a esta, por indisponibilidade de dados.

A anlise da tabela revela que a rendibilidade econmica melhorou em todos os sectores de actividade, com excepo das divises, 16, 28 e 38; contrariamente rendibilidade financeira que verificou melhoria apenas nas divises 13, 14, 25, 27 e 31. Por sua vez o valor acrescentado por trabalhador teve uma evoluo positiva com excepo das divises 14 28 e 33 e, relativamente ao volume de negcios por trabalhador, o nico sector que no verificou uma evoluo positiva foi o 33. Dos 13 sectores de actividade, constata-se que com a certificao, 10 melhoraram a rendibilidade econmica 5 a rendibilidade financeira, 10 o valor acrescentado por trabalhador e 12 o volume de negcios por trabalhador. Tabela 3 Valores dos indicadores por sector de actividade e evoluo ajustados ao sector A tabela 3 sintetiza os Anexo 1 (B1, B2, B3 e B4), assinalando-se os sectores de actividade onde as empresas certificadas apresentam melhor desempenho quer em termos mdios, quer quando sua evoluo, assinalando-se os sectores de actividade onde as empresas certificadas registam valores mdios superiores. Por uma questo de visualizao, no se assinalam os sectores onde se registam valores negativos. Nos anexos B1, B2, B3 e B4 apresentam-se para cada indicador e por sector de actividade os valores mdios por ano, dos indicadores das empresas certificadas e empresas no certificadas e variao dos indicadores das empresas certificadas ajustados aos indicadores das empresas no certificadas. Os valores mdios resultam da mdia aritmtica de todo o perodo de cada uma das sub-amostras (empresas certificadas e no certificadas).
Indicador ROA ROE VAB/trab. VN/trab. Valor mdio Ajust. Sect. Valor mdio Ajust. Sect. Valor mdio Ajust. Sect. Valor mdio Ajust. Sect. 10 13 14 16 20 21 CAE 23 25 27 28 29 31 33 38

15

A tabela 3 sintetiza os indicadores, tendo presente o seu valor mdio no perodo em anlise (2001/2008), e a evoluo verificada quando se comparam empresas certificadas com as no certificadas. A evoluo do indicador, pretende identificar os sectores de actividade, para os quais o crescimento que decorre da certificao superior relativamente s restantes. O seu valor calculado pela diferena entre o crescimento de cada indicador para as empresas certificadas e para as no certificadas3. A interpretao deste indicador, permite concluir quais os sectores de actividade, onde se verificaram evolues positivas/negativas como consequncia da certificao. A tabela 3 revela um efeito positivo da certificao nos indicadores analisados, sendo diminuto o nmero de sectores de actividade, onde no se registam melhorias. O VAB/ trab. e o VN/trab so os indicadores que registam uma evoluo positiva em maior nmero de sectores de actividades, revelando a rendibilidade econmica e financeira uma evoluo positiva num menor.

Algebricamente temos:

((Indicadorn Indicadorn-1) / Indicadorn-1) Emp. Certtificadas - ((Indicadorn Indicadorn-1) / Indicadorn-1) Emp. No Certtificadas

16

4. Metodologia e Resultados

Nesta seco, caracteriza-se a amostra, define-se a metodologia adoptada e analisam-se os resultados obtidos.

4.1. Anlise descritiva A metodologia proposta pretende avaliar o impacto da certificao, nos indicadores seleccionados para cada uma das empresas da amostra e compara-los com a evoluo verificada em cada sector a nvel nacional. A tabela seguinte mostra que nem todas as empresas, quando analisadas individualmente, registaram uma evoluo positiva em todos os indicadores. Identifica tambm os indicadores empresariais que tiveram um melhor desempenho quando comparados com os do sector. O valor ajustado ao sector determinado pela diferena entre o valor da empresa, e a mdia sectorial do sector, tal como o reportado pelo Banco de Portugal.

Tabela 4 Indicadores das empresas certificadas e mdia sectorial As empresas esto numeradas, de acordo com a Tabela C do Anexo 2.Os indicadores; ROA - return on assets, ROE - return on equity, VAB/trab valor acrescentado bruto por trabalhador e VN/trab volume de negcios por trabalhador so registados, empresa a empresa, resultando valores mdios individuais, antes e aps a certificao.
CAE Empresa 1 10 2 3 13 14 6 7 10 16 11 20 13 Empresa Individual Ajustada ao Sec. Individual Ajustada ao Sec. Individual Ajustada ao Sec. Individual Ajustada ao Sec. Individual Ajustada ao Sec. Individual Ajustada ao Sec. Individual Ajustada ao Sec. Individual ROA ROE VAB/trab VN/trab

17

Ajustada ao Sec. Individual 21 14 Ajustada ao Sec. Individual 16 Ajustada ao Sec. 23 Individual 17 Ajustada ao Sec. Individual 22 Ajustada ao Sec. Individual 25 23 Ajustada ao Sec. Individual 24 Ajustada ao Sec. Individual 27 25 Ajustada ao Sec. Individual 28 26 Ajustada ao Sec. Individual 30 Ajustada ao Sec. 31 Individual 31 Ajustada ao Sec. Individual 33 32 Ajustada ao Sec. Individual 38 34 Ajustada ao Sec. Sub-total do nmero de vezes que verifica a condio Sub-total (valor ajustada ao Sector) do nmero de vezes que verifica a condio

17 15

18 19

13 12

8 10

Nem todas as empresas da amostra constam na tabela anterior, contemplando-se apenas, aquelas em que o ano da sua certificao, e para o perodo em anlise (2001-2008), permite a comparao com, pelo menos, um ano antes e um aps aquela se verificar. So excludas, as empresas identificadas com o nmero 4, 5, 8, 9, 12, 15, 18, 19, 20, 21, 27, 28, 29, 33, pelo facto de no ser possvel, avaliar o impacto da certificao. Verificamos, que em 12 casos todos os indicadores apontam na mesma direco de melhoria do desempenho. Das empresas que constam na tabela anterior, constatamos que 13 melhoraram a rendibilidade econmica, 8 a rendibilidade financeira, 17 o valor acrescentado por trabalhador e 18 o volume de

18

negcios por trabalhador. As empresas que simultaneamente melhoraram a rendibilidade econmica e financeira foram 7 e 17 para o valor acrescentado e o volume de negcios por trabalhador. Quando comparadas com o sector, 12 melhoraram a rendibilidade econmica aps certificao, 10 a rendibilidade financeira, 15 o valor acrescentado e 19 o volume de negcios por trabalhador.

4.2. Resultados Com o objectivo de aferir se o comportamento dos indicadores seleccionados, so significativamente diferentes em funo da certificao e da dimenso, vamos recorrer ao teste t da igualdade das mdias. O teste t para duas amostras independentes compara as mdias de uma mesma varivel ou caracterstica observvel sobre duas amostras independentes, com a condio de que os indivduos sejam aleatoriamente atribudos aos dois conjuntos em anlise. Paralelamente efectua-se o teste de Levene para avaliar a homogeneidade das varincias das duas amostras. A anlise das varincias permite concluir se as varincias dos dois sub-grupos so homogneas. Consideram-se homogneas se o p-value for inferior ao nvel de significncia definido. Numa primeira anlise pretende-se aferir se os indicadores das empresas certificadas e das no certificadas so significativamente diferentes. Consideramos as 34 empresas certificadas e comparamo-las com as 887 no certificadas do distrito de Viseu. O nmero de registos para cada indicador resulta do produto do nmero de empresas pelos nmero de anos sobre os quais foi possvel recolher informao no perodo em anlise (2001-2008). Na tabela 5 as empresas certificadas so identificadas por (1) e as no certificadas por (0).

19

Tabela 5 - Estatsticas Descritivas


Indicadores ROA ROE VAB/Trab VN/Trab. 1 0 1 0 1 0 1 0 N. de registos 235 2.922 235 2.922 241 1.893 239 1.858 Mean 0,028 -0,024 0,073 0,066 25,075 15,989 104,225 60,643 Std. Deviation 0,112 0,601 0,727 3,343 35,798 14,981 121,034 74,748 Std. Error Mean 0,007 0,011 0,047 0,061 2,305 0,344 7,829 1,734

Da anlise da tabela anterior, os indicadores das empresas certificadas apresentam valores superiores. No entanto, pretende-se aferir se estas diferenas so estatisticamente significativas, pelo que se realiza o teste t igualdade de mdias, de que se d nota na tabela 6, considerando a amostra anterior.

Tabela 6 - Teste diferena de mdias


Teste de Levene igualdade das varincias Indicadores F ROA ROE VAB/Trab. VN/Trab. 2,757 3,287 68,698 37,281 Nvel de Significncia 0,097 0,070 0,000 0,000 T 1,354 0,030 7,169 7,797 Teste t igualdade das mdias Nvel de Significncia 0,176 0,976 0,000 0,000 Graus de liberdade 3155 3155 2132 2095 Diferena de mdias 0,053 0,006 9,085 43,582

Efectuamos o teste de Levene igualdade de varincias e, com um nvel de significncia de 0,10, aceitamos a hiptese nula, de que as varincias e as mdias dos sub-grupos so iguais. A anlise s diferenas de varincias revela que estamos perante dois grupos completamente diferentes, quando consideramos os quatro indicadores. Relativamente diferena de mdias, no se verificam diferenas significativas em relao rendibilidade econmica e financeira, estando

20

perante dois grupos significativamente diferentes quando consideramos o valor acrescentado e o volume de negcios por trabalhador.

4.2.1. Anlise da amostra segmentada por dimenso Com o propsito de aprofundar a nossa anlise, vamos sub-dividir a amostra tendo em conta a dimenso empresarial, criando dois grupos: i) micro/pequenas e ii) mdias/grandes. Com base na dimenso, pretendemos aferir se as empresas certificadas v.s no certificadas apresentam desempenhos significativamente iguais/diferentes. A segmentao da amostra indica que das empresas certificadas 58,9% so micro/pequenas e 41,1% mdias/grandes. Relativamente s no certificadas 97,6% so micro/pequenas e 2,4% mdias/grandes. Com base na segmentao anterior, vamos analisar o comportamento das mdias/grandes empresas por um lado e das micro/pequenas por outro, dando conta para cada uma destas da estatstica descritiva e dos testes de diferenas de varincia e de mdias para aferir da relevncia da certificao no desempenho. A tabela 7 apresenta as estatsticas descritivas para as 35 mdias/grandes empresas, com comportamentos muito semelhantes nos indicadores das 14 empresas certificadas e das 21 das no certificadas.

Tabela 7 - Estatsticas Descritivas Foram consideradas neste grupo as empresas que empregam pelo menos 50 pessoas e cujo volume de negcios anual ou balano total anual seja superior 10 milhes de euros.
Indicadores ROA ROE VAB/Trab VN/Trab 1 0 1 0 1 0 1 0 N 87 144 87 144 87 144 87 144 Mean 0,032 0,048 0,017 0,012 24,883 26,323 104,324 139,836 Std. Deviation 0,075 0,091 0,648 1,136 25,008 21,799 79,766 176,288 Std. Error Mean 0,008 0,007 0,069 0,094 2,681 1,816 8,551 14,690

21

Realizam-se de seguida os testes s igualdades de varincia e da mdia, para aferir se estas so estatisticamente significativas ou no, dando conta a tabela 8 dos resultados obtidos.

Tabela 8 - Teste diferena de mdias (mdias/grande)


Teste de Levene igualdade das varincias Indicadores F ROA ROE VAB/Trab. VN/Trab. 0,006 0,217 4,602 5,770 Nvel de Significncia 0,936 0,642 0,033 0,017 F -1,359 0,038 -0,460 -1,771 Teste t igualdade das mdias Nvel de Significncia 0,176 0,969 0,646 0,078 Graus de liberdade 229 229 229 229 Diferena de mdias -0,015 0,005 1,440 35,512

A anlise da tabela anterior revela que as empresas certificadas e as no certificadas apresentam indicadores de rendibilidade econmica e financeira muito semelhante, tendo em conta o teste de Levene e o teste t. Relativamente ao valor acrescentado por trabalhador, registam-se diferenas significativas nas varincias, apresentando no entanto comportamento muito semelhante nos valores mdios. O volume de negcio por trabalhador regista diferenas significativas nos testes considerados. As estatsticas descritivas para as 886 micro/pequenas empresas so apresentadas na tabela 9, evidenciando os indicadores diferenas significativas entre as 14 empresas certificadas e as 866 no certificadas.

22

Tabela 9 - Estatsticas Descritivas (micro e pequena) Foram consideradas neste grupo as empresas que empregam menos de 50 pessoas e cujo volume de negcios anual ou balano total anual no exceda 10 milhes de euros.
Certificada ROA ROE VAB/Trab VN/trab 1 0 1 0 1 0 1 0 N 148 2778 148 2778 154 1749 152 1714 Mean 0,026 -0,028 0,106 0,069 25,183 15,138 104,169 53,989 Std. Deviation 0,129 0,615 0,770 3,419 40,726 13,947 139,520 53,769 Std. Error Mean 0,010 0,011 0,063 0,064 3,281 0,333 11,316 1,298

De seguida realiza-se o teste igualdade de varincias e igualdade de mdias, para os dois grupos.

Tabela 10 - Teste diferena de mdias (micro/pequenas)


Teste de Levene igualdade das varincias Indicadores F ROA ROE VAB/Trab. VN/Trab. 2,100 2,477 49,496 71,581 Nvel de Significncia 0,147 0,116 0,000 0,000 F 1,076 0,130 6,762 9,112 Teste t igualdade das mdias Nvel de Significncia 0,282 0,896 0,000 0,000 Nvel de Significncia 0,054 0,036 10,045 50,179

F 2924 2924 2924 2924

A anlise aos resultados da tabela so consistentes para todos os indicadores. Contudo, no se verificam diferenas significativas na rendibilidade econmica e financeira nas micro/pequenas empresas certificadas em relao s no certificadas. No entanto, a certificao tem um impacto significativo ao nvel do valor acrescentado e volume de negcios por trabalhador, nas empresas de reduzida dimenso.

23

A segmentao da amostra, pela dimenso, mostra que o efeito da certificao no desempenho, e tendo em conta os indicadores seleccionados relevante, nomeadamente para as empresas de reduzidas estruturas organizacionais.

4.2.2. Os resultados luz do estado de arte Os resultados obtidos corroboram os obtidos por Furtado, (2003) nomeadamente no que respeita ao facto de serem as mdias ou grandes empresas que mais se certificam, tendo igualmente encontrado impactos significativos a nvel da produtividade do trabalho. Os resultados para a rendibilidade (econmica e financeira) esto em sintonia com os obtidos por Ayokanmbi e Dudu, (2008), Ferreira, et. al (2008) que referem no se verificar melhorias significativas no desempenho. Por sua vez Casadess, et. al (2002) concluem que so as empresas com melhor desempenho que se certificam, sendo reduzidas as melhorias verificadas aps o processo de certificao. Em sentido oposto Corbett, et al. (2005) constatam um efeito positivo mas que se ir dissipar ao longo do tempo; Furtado (2003) evidencia tambm ganhos provenientes da certificao, no entanto a sua anlise incide num curto espao de tempo. Por sua vez Conhtedas, et al. (2010), refere que a idade da empresa mais relevante para os ganhos de rendibilidade do que a certificao. Quanto ao valor acrescentado bruto e volume de negcios por trabalhador os resultados obtidos esto em consonncia com Furtado (2003), Corbett, et. al (2005) e Bacic e Vannucci (2008), que referem um impacto positivo da certificao. Quanto ao efeito dimenso conclumos que so as maiores que se certificam, em sintonia com os resultados obtidos por Furtado (2003).

5. Concluses

O propsito deste trabalho foi avaliar o impacto da certificao ISO (Qualidade e Ambiente) nas empresas da indstria transformadora do distrito de Viseu entre 2001 e 2008. Numa primeira anlise pretendeu-se estudar, por sector de actividade, qual evoluo dos indicadores das empresas sujeitas a certificao, tendo presentes os valores anteriores e posteriores ao registo. Os resultados obtidos indicam que as empresa, melhoraram a rendibilidade econmica em 65% , a 24

rendibilidade financeira em 40%, o valor acrescentado por trabalhador em 85% e sobretudo o volume de negcios por trabalhador em 90% dos casos. Para reforar a importncia da certificao no desempenho empresarial, procedeu-se ao teste das diferenas de mdias entre os grupos das empresas certificadas e no certificadas, que indicam que as diferenas da rendibilidade econmica e financeira no so significativas ao contrrio do valor acrescentado e volume de negcios por trabalhador. A introduo da dimenso empresarial, enquanto critrio de segmentao, revela que nas micro/pequenas empresas, que o processo de certificao tem maior relevncia, pois nestas onde se verificam diferenas mais significativas. Assim ainda que a certificao tenha um impacto reduzido ao nvel dos resultados contabilsticos, esta tem, no entanto, um efeito claramente positivo nos indicadores de produtividade. Relativamente s mdias/grandes os resultados obtidos no evidenciam diferenas significativas nos indicadores estudados. Tal pode resultar do facto que, em linha com Casadess, Gavin e Heras (2002) serem j as empresas mais rentveis as mais propensas a certificarem-se. Consequentemente a sua rendibilidade no aumenta significativamente. Uma das limitaes no nosso estudo diz respeito ao limitado nmero de empresas certificadas no Distrito de Viseu. Uma forma de aumentar a informao sobre este evento decisivo na vida das empresas recorrer realizao de questionrios s empresas que possuem certificao, para verificar se as certificaes so voluntrias, com preocupaes no cliente, se obedecem a uma estratgia de melhoria contnua, fazendo parte da cultura empresarial, no sentido de estabelecer uma relao entre as motivaes intrnsecas das empresas, no processo de certificao e o desempenho empresarial.

25

Bibliografia

Ayokanmbi M.F., Dudu E.S.; (2008); The impact of ISO 9000 Certification on the Financial Performance of Organizations, The Journal of Global Business Issues Vol. 2 Bacic M.J., Vannucci J. C. P.;(2008); Impacto da certificao ISO 9000 no desempenho de empresas de pequeno porte da indstria qumica Paulista; Revista de informao Contbil; Vol.2(1), pp.82-98. Banco de Portugal, Estatsticas on Line, Euro sistema, Rcios econmico Financeiros, Outubro, 2010 ,de http://www.bportugal.pt/PAS/sem/src/. Base de dados nacional; sistemas de gesto de certificados, Abril, 2010, de

http://www.ipac.pt/pesquisa/pesq_empcertif.asp. Benner M.J, Veloso F.M., (2008); ISO 9000 practices and financial performance a technology coherence perspective, Journal of operations management, Vol.2, pp. 611-629. Casadess M., Gavin P.M.D., Heras I., (2002);ISO 9000 registrations impact on sales and profitability; A longitudinal analisys of performance before and after accreditation ; Internacional Journal of Quality &Reliability Management, Vol. 19(6), pp- 774-79. Conhyedass P., Lamport M., Sannasse R.V., Seetanah B., (2010); The association between ISO 9000 and financial performance, Fevereiro,2011, de http://www.uom.ac.mu/sites/irssm/papers/Lamport,%20Seetanah,%20Conhyedass%20&%20Sannas see%20~%2030.pdf. Corbett C. J., Sancho M. J. M., Kirsch D.A., (2005); The Financial Impact of ISO 9000 Certification in the United States; An Empirical Analysis, Management Science; Vol. 51(7), July 2005 pp.1046-1059. Decreto-lei n 372/2007, de 6 de Novembro, (2007). Classificao de micro, pequenas e mdias empresas, Outubro, 2010, de http://www.iapmei.pt/resources/download/li_372_2007.pdf Ferreira E. J., Sinha A.T, Varble D., (2008); Operating And Earnings Of Quality Certified Listed Firms; Journal of Business & Economics Research, Vol.6(9), pp.1-14

26

Figueira,M.R. F., (2005); Formao Profissional e a Produtividade no Sector Hoteleiro - Um Problema para o Desenvolvimento Sustentvel da Madeira, Dissertao de Mestrado; Universidade da Madeira, Portugal. Furtado A., (2003); Impacte da Certificao ISO 9000 nas empresas portuguesas; Portuguese Journal of Management Studies, Vol.8,pp.173-203. International Organization for Standardizacion; Histria da ISO, Abril, 2010, de

http://www.iso.org/iso/about/the_iso_story.htm Martinez-Costa M.,Martnez-Lorente A. R.,(2003) Effects of ISO 9000 certification on firms performance: a vision from the market, TQM & Business Excellence, Vol. 14(10), December, pp. 1179-1191. Philip W. Morris, Ph.D., CPA, CFE,(2006), San Houston State University, Huntsville, TX; ISO 9000 and Financial Performance in the Electronics Industry; The Journal of American Academy of Business, Cambridge, Vol. 8(2), March. Pinto. L.P.R., (2009); Gesto da qualidade nas empresas de construo a certificao ISO 9001 no distrito de Braga, Dissertao de Mestrado; Universidade de Trs os Montes e Alto Douro, Portugal. Power D., Sochal A. S., Terziovski M., (2003); The longitudinal effects of the ISO 9000 Certification process on business performance; Vol.146,pp.580-595. Ribeiro, A.M. O., (2006). Certificao da qualidade e desempenho empresarial - evidncia emprica para Portugal. Dissertao de Mestrado; Instituto Politcnico do Cvado e do Ave; Portugal. Sanson D., Terziovski M., (1999); The link between total quality management and organization performance; International journal of quality & reliability management; Vol. 16, pp.226-237. Sharma D. S., (2005); The association between ISO 9000 certification and financial performance; International journal of accounting; Vol. 50, pp.151-172. Sylvie Rolland, (2009); Management de la qualit: ISO 9000; Revue management et avenir; n9, pp.31-51. Terlaak A., King A.A., (2006); The effect of certification with ISO 9000 Quality Management Standard: a signaling approach; Journal of Economic Behavior & organization, Vol.60,pp.579602. 27 European Journal of operational research,

Anexos Anexo 1 (Tabelas A1;A2;A3;A4) As empresas foram agrupadas por sectores segundo as CAE 10 a 38. Ano da Certificao (n); ano anterior certificao (n-1); Ano seguinte certificao (n+1). Tabela A1 Rendibilidade Econmica dos Activos (ROA), antes e aps a certificao
CAE 10 13 14 16 20 21 23 25 27 28 29 31 33 38 TOTAIS N de empresas 5 1 1 5 1 1 4 6 1 2 1 3 2 1 34 3,95 5,28 6,90 4,28 0,51 6,94 0,79 5,26 -2,92 3,15 5,44 8,90 0,05 4,81 2,51 9,97 -4,00 4,54 4,41 8,55 -6,74 4,18 -7,84 12,74 1,08 14,98 -0,37 1,94 0,03 7,31 6,60 19,70 0,18 7,92 n-3 1,85 n-2 -1,66 n-1 0,59 2,03 2,69 5,99 1,79 10,19 -3,87 7,02 7,43 3,92 -1,22 5,34 0,42 16,76 -2,26 4,72 13,76 3,09 Anos N 2,73 n+1 3,65 4,50 0,53 4,25 2,26 16,84 0,00 5,17 10,56 2,80 n+2 6,49 5,78 0,58 5,50 4,93 14,38 -4,30 5,74 7,37 1,67 1,84 0,44 5,92 9,40 -0,31 2,61 2,73 5,49 -2,92 3,72 0,91 6,22 n+3 0,47 0,60 -1,98 5,42 2,38 ROA mdio % Antes 0,26 2,03 -1,71 8,68 3,16 14,96 -1,35 5,63 7,43 3,92 Aps 3,54 3,63 -0,29 5,06 3,19 15,62 -1,13 5,71 8,97 2,10 0,44 4,28 9,31 -3,68 4,05

28

Tabela A2 Rendibilidade dos Capitais Prprios (ROE), antes e aps a certificao

CAE 10 13 14 16 20 21 23 25 27 28 29 31 33 38 TOTAIS

N de empresas 5 1 1 5 1 1 4 6 1 2 1 3 2 1 34 25,44 15,75 19,62 398,00 -1,39 17,26 1,92 15,89 -43,60 5,69 -136,81 27,64 4,26 25,43 -5,85 -111,26 0,52 14,06 21,87 32,82 -5,82 -10,34 n-3 7,94 n-2 72,76 n-1 9,78 3,18 31,13 12,82 6,78 15,01 -12,06 12,77 13,24 7,14

Anos n 11,26 n+1 11,45 6,70 -16,31 12,13 1,50 25,45 -15,14 9,58 24,12 6,00 3,12 8,77 7,07 25,15 -13,76 11,18 28,53 5,96 n+2 18,73 7,65 3,37 13,93 14,18 22,14 -131,26 11,17 16,20 3,98 4,95 1,08 12,68 24,42 1,03 8,06 6,00 18,83 -421,73 -23,29 8,37 15,25 145,50 11,48 12,19 17,34 11,01 6,44 2,62 10,19 n+3 2,19 7,90 -11,55 12,06 7,26

ROE mdio % Antes 30,16 3,18 -35,05 18,17 10,97 24,42 -7,91 -36,28 13,24 7,14 Aps 10,79 7,42 -1,69 11,59 9,50 23,65 -47,47 10,85 22,37 4,96 1,08 6,72 143,72 -43,60 10,38 6,85 17,14 -88,41 -0,67

29

Tabela A3 Valor acrescentado bruto, por trabalhador (VAB/T), antes e aps a certificao

CAE

N de empresas 5 1 1 5 1 1 4 6 1 2 1 3 2 1 34 18,75 25,88 5,82 17,25 5,49 62,82 6,50 119,12 14,64 30,96 9,14 38,16 11,50 49,55 6,69 16,67 12,19 23,50 16,75 69,74 6,54 22,14 n-3 13,95 n-2 13,71 n-1 12,03 17,66 15,44 24,70 13,82 73,14 8,04 20,74 27,26 49,35

Anos n 15,70 n+1 19,72 19,42 12,54 27,79 17,90 74,91 8,66 22,26 42,09 56,20 10,76 29,18 20,36 77,62 14,96 33,66 56,10 52,84 n+2 19,20 17,56 12,69 36,36 20,52 80,19 0,48 38,09 56,44 26,94 57,26 11,69 9,01 237,88 10,53 44,62 8,15 36,50 10,15 29,96 13,17 32,56 19,27 28,73 14,92 40,95 30,17 25,76 21,90 36,71 n+3 12,06 16,82 10,60 36,64 19,34

VAB/trab. mdio mil Antes 13,23 17,66 12,26 28,79 14,02 64,14 7,09 19,85 27,26 49,35 Aps 16,99 17,93 11,35 34,06 20,07 78,91 12,45 36,15 56,27 45,68 11,69 5,94 66,40 14,64 26,20 12,08 36,67 19,86 29,30

10 13 14 16 20 21 23 25 27 28 29 31 33 38 TOTAIS

30

Tabela A4 Volume de negcios, por trabalhador (VN/T), antes e aps a certificao

CAE

N de empresas 5 1 1 5 1 1 4 6 1 2 1 3 2 1 34 70,74 81,28 21,87 76,50 18,02 214,12 20,27 543,46 97,24 118,12 25,26 118,59 52,02 98,28 48,17 121,37 28,63 85,09 50,44 138,25 49,01 71,41 n-3 74,57 n-2 76,52 n-1 90,68 48,23 35,16 95,81 56,25 154,24 56,43 66,50 99,74 171,52

Anos N 108,65 n+1 116,98 60,24 30,53 122,95 59,85 157,81 86,82 76,38 115,79 151,76 30,97 147,25 73,94 168,14 81,69 128,35 150,06 169,33 n+2 110,37 60,09 33,58 148,98 77,00 184,06 39,97 140,32 170,09 195,45 232,66 21,25 26,59 734,79 91,80 146,98 26,71 167,65 83,63 108,07 35,29 224,39 105,08 117,28 41,58 177,22 103,85 104,69 68,98 147,42 n+3 122,56 61,54 32,60 158,68 87,92

VN/trab. mdio mil Antes 80,59 48,23 29,68 99,83 52,90 130,26 51,20 86,43 99,74 171,52 Aps 116,64 60,62 32,38 151,64 79,62 176,10 63,55 138,70 160,08 199,15 21,25 20,05 278,03 97,24 95,82 34,53 189,75 97,52 108,68

10 13 14 16 20 21 23 25 27 28 29 31 33 38 TOTAIS

31

Tabela B1 -Evoluo da rendibilidade econmica dos activos (ROA), empresas certificadas, empresas no certificadas e variao do (ROA) das empresas certificadas, ajustada ao (ROA) das empresas no certificadas.
Situao das empresas Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. 33 27 16 10 CAE N de empresas 5 186 5 / 186 1 20 1 / 20 1 60 1 / 60 5 134 5 / 134 1 19 1 / 19 1 5 1/5 4 111 4 / 111 6 189 6 / 189 1 13 1 / 13 2 23 2 / 23 1 14 1 / 14 3 80 3 / 80 2 20 2 / 20 1 13 1 / 13 17,0 0,8 4,3 3,9 1,8 4,8 -0,9 1,1 1,0 8,5 9,7 0,6 0,6 6,8 2,3 2001 9,30 1,8 2,0 1,4 0,0 1,1 2002 -1,70 -2,50 159,50 1,5 -7,8 0,4 78433,0 10,0 -0,5 149,8 6,6 3,0 322,60 11,8 5,9 78,2 -2,9 1,7 759,0 3,4 1,9 -32,8 1,6 3,1 -0,6 109,0 8,0 5,0 0,2 225,4 6,9 -1,4 219,0 -2,9 2,3 2003 -1,4 1,30 135,4 4,60 -5,5 0,0 -4,6 1242,9 7,3 -1,5 -216,6 1,8 1,4 -18,5 15,0 0,6 117,0 -3,3 -0,4 137,1 3,2 1,1 34,6 0,0 2,8 0,7 210,6 0,4 10,0 3,6 0,0 58,9 1,0 1,5 120,9 0,1 0,4 -17,6 2004 0,60 1,60 -164,80 5,80 3,8 196,5 2,7 -2,7 8909,10 5,6 -3,7 -175,10 0,4 1,3 -73,6 19,7 -195,7 34464,8 0,5 -2,5 -602,2 4,0 0,0 129,3 1,9 1,7 5,8 -814,6 0,5 4,1 61,0 2,3 -6,6 22195,4 -65,1 4,6 -6826,8 -4,0 3,2 -8894,4 ANOS 2005 2,8 -0,20 443,60 6,0 -1,0 131,1 -1,2 -14,7 600,10 6,1 -1,6 66,6 2,3 -6,4 1020,1 10,2 -26,0 38,4 -1,4 -1,0 -306,3 5,2 0,4 2028,5 7,4 -1,3 1,8 1,8 79,5 0,7 6,6 2,8 3,6 -0,7 150,7 0,8 0,9 -21,5 -6,7 -6,5 370,4 2006 3,20 3,00 1850,8 5,3 -6,30 -530,2 0,5 -8,2 -99,2 4,5 -2,4 -76,0 4,9 -5,2 137,0 16,8 46,1 341,5 -0,5 -7,8 -733,5 7,8 0,6 0,6 13,8 0,7 239,0 2,9 2,9 -5,1 0,8 7,2 -4,8 3,0 -15,0 2191,6 7,7 -0,2 1048,0 -0,3 1,4 25,7 2007 3,10 -3,00 199,5 5,7 -95,4 -1406,0 0,6 -195,8 2277,80 5,1 -1,4 56,30 2,4 -12,8 -198,5 16,8 -14,4 131,7 0,3 -1,7 -89,7 6,5 -12,4 2258,8 10,6 -2,0 365,3 -4,6 4,4 -309,6 0,3 7,0 -64,2 6,5 -2,3 200,3 9,5 -3,8 -2424,4 0,1 -188,0 13689,6 2008 0,50 -3,6 -104,4 -5,6 -2,0 -7,30 345,10 6,0 -0,1 110,1 2,0 0,3 85,3 14,4 -2,6 67,7 0,1 -1,4 -40,2 5,4 -0,1 82,40 7,4 -1,1 13,4 0,1 2,8 -66,1 0,1 5,2 -50,5 6,5 -0,9 62,1 6,8 6,2 233,3 1,8 10,3 1825,5 ROA mdio % -0,3 -0,2 360,0 4,90 -13,4 -402,1 -0,9 -29,0 -10229,0 6,2 -1,5 -12,1 2,7 -2,2 182,10 14,2 -22,1 5034,2 -0,8 -1,6 -342,0 5,3 -0,8 643,1 9,8 0,5 205,9 1,5 2,4 -113,8 0,4 7,1 -11,2 4,1 -3,0 2957,3 -1,9 1,1 -1093,10 -1,7 -22,0 1166,5

13

14

20

21

23

25

28

29

8,5 2,1 1,2

31

38

0,9

32

Tabela B2 -Evoluo da rendibilidade dos capitais prprios (ROE), empresas certificadas, empresas no certificadas e variao do (ROE) das empresas certificadas, ajustada ao (ROE) das empresas no certificadas.
Situao das empresas Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. 28 16 CAE 10 N de empresas 5 186 5 / 186 1 20 1 / 20 1 60 1 / 60 5 134 5 / 134 1 19 1 / 19 1 5 1/5 4 111 4 / 111 6 189 6 / 189 1 13 1 / 13 2 23 2 / 23 1 14 1 / 14 3 80 3 / 80 2 20 2 / 20 1 13 1 / 13 36,0 7,1 3,6 6,0 -4,7 213,8 15,2 10,9 -19,0 691,9 15,9 -31,2 28,5 -43,6 -26,5 6,0 0,6 112,2 1,1 13,5 8,2 -17,8 -19,0 2,2 12,0 52,4 1,1 2,5 7,0 4,0 17,9 -2913,2 1,1 10,0 27,8 5,1 7,1 102,4 -128,4 17,3 -5954,7 -421,7 8,6 41288,8 5,0 4,3 100,3 1,7 -17,6 333,9 7,8 -1,7 177,6 390,3 20,4 422,1 114,5 76,1 915,0 15,2 -24,5 4,3 6,0 19,2 21,0 1,8 -1,9 3,8 22,2 2001 33,6 -13,4 3,2 -1,3 0,1 -13,2 2002 -19,2 1,9 -42,9 -0,4 -136,8 -29,8 137036,1 22,8 27,0 260,4 21,9 17,9 215,4 20,9 13,5 44,6 -9,4 6,4 -186,6 -82,4 30,5 -2300,7 6,5 2003 60,0 -57,1 2676,2 6,7 2,1 0,5 -33,0 -111,3 17,0 29,7 -35,3 6,8 7,0 -8,1 25,4 1,7 108,9 -16,6 -223,8 3684,2 -10,1 24,8 -69,0 -6,5 ANOS 2004 2005 9,4 12,1 -53,5 -18,6 -78,1 94,5 7,7 7,9 18,4 16,8 -780,0 12,3 31,1 -16,3 57,5 48,2 6154,8 136,3 12,5 22,0 -25,1 22,2 157,9 264,8 1,5 7,1 -22,1 7,5 336,8 505,1 32,8 15,0 18,7 -7,3 -953,0 84,9 -2,3 -5,1 22,6 30,2 23,9 89,4 10,2 11,2 65,0 37,6 -363,5 52,0 13,2 6,1 14,7 2006 11,4 29,3 251,4 7,1 -188,2 1212,7 3,1 83,7 -192,7 11,7 -5,8 79,4 14,2 -15,8 411,7 25,5 -7,5 67,9 -4,5 -36,1 207,8 18,4 -32,2 250,3 24,1 16,2 72,0 8,2 21,5 -331,9 1,6 11,6 155,1 7,2 39,3 2362,3 16,9 14,0 -63,9 11,0 22,3 -19,7 2007 9,9 21,7 12,3 7,5 255,6 242,0 3,4 -131,6 265,3 14,0 -2,4 78,3 7,3 164,1 1092,0 25,2 28,9 486,6 -8,4 -36,2 86,8 17,5 48,2 244,5 28,5 -0,6 122,1 -2,6 -12,0 24,2 0,6 11,2 -59,2 13,9 2,5 186,1 23,5 39,4 -144,1 5,1 13,6 -15,1 2008 2,3 -5,3 47,7 6,6 -2,6 -11,6 517,8 50,7 19,3 9,5 532,2 5,5 21,5 62,5 22,1 -0,4 89,3 -60,2 -5,2 699,2 12,9 28,5 15,0 16,2 -9,9 1538,4 0,2 6,1 42,9 0,1 7,2 -41,9 13,0 7,1 193,9 21,2 27,3 21,3 49,3 31,5 740,3 ROE mdio % 14,9 -11,9 423,0 6,7 13,7 136,9 -15,8 62,4 -18715,1 16,8 3,8 191,1 8,6 23,3 373,6 23,3 8,6 -10,1 -13,1 -30,5 657, -2,3 28,1 -310,2 20,5 5,9 -448,1 4,2 4,7 -393,1 1,0 8,5 83,1 8,5 15,0 472,5 46,9 -8,6 -926,1 -40,6 20,5 -6915,2

13

14

20

21

23

25

27

22,1

29

16,7 1,6 102,7 33,8 167,8

31

33

38

33

Para o clculo do valor acrescentado bruto e volume de negcios por trabalhador foram excludas do estudo, todas as empresas que no dispunham do registo de nmero de trabalhadores ao servio, na base de dados SABI. Tabela B3 -Evoluo do valor acrescentado bruto, por trabalhador, empresas certificadas, empresas no certificadas e variao do valor acrescentado bruto, por trabalhador das empresas certificadas, ajustada ao valor acrescentado bruto, por trabalhador das empresas no certificadas
Situao das empresas Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. CAE 10 N de empresas 5 88 5 / 88 1 10 1 / 10 1 36 1 / 36 5 73 5 / 73 1 12 1 / 12 1 3 1/3 4 77 4 / 77 6 121 6 / 121 1 7 1/7 2 18 2 / 18 1 13 1 / 13 3 49 3 / 49 2 9 2/9 1 5 1/5 ANOS 2004 2005 14,45 18,51 16,34 16,14 0,33 0,29 17,56 16,82 23,06 18,27 -0,16 0,17 15,44 12,54 10,63 8,63 0,24 0,0 26,98 27,82 17,84 17,31 -0,02 0,06 17,90 20,36 16,15 9,17 0,10 0,57 69,74 73,14 17,75 24,70 -0,01 -0,34 9,24 9,69 18,75 19,05 0,79 0,03 20,85 27,97 17,58 17,88 -0,18 0,32 27,26 11,33 8,97 54,22 24,84 -0,49 11,08 21,38 0,19 10,59 16,02 -0,01 15,09 20,70 -0,70 10,15 32,66 -1,37 57,26 23,77 0,10 10,20 25,10 -0,25 13,24 14,86 0,32 18,33 20,57 0,22 19,27 16,97 1,38 VAB/trab. mdio mil 13,99 16,11 0,19 16,86 18,82 -0,21 11,83 9,33 0,05 27,95 16,08 0,18 17,48 10,71 0,06 60,80 12,98 0,16 10,42 17,91 0,18 26,76 16,39 0,04 45,47 9,93 0,27 52,17 23,40 -0,13 9,35 26,46 -0,07 13,70 14,00 0,05 68,91 17,64 0,27 26,57 18,33 -0,08

2001 4,80 13,53 17,66 17,86 11,29 10,96 14,83 15,13 11,50 8,74 28,44 10,07 16,85 19,57 20,07 14,46

2002 7,97 15,61 0,51 21,97 9,14 10,72 -0,17 24,02 16,46 0,53 16,75 8,92 0,44 32,81 12,54 -0,09 3,42 20,66 -0,85 20,29 17,91 -0,23 10,53 56,84 16,02 0,43 35,70 10,54 11,37 0,07 27,71 9,47 -0,94 14,64 7,82

13

2003 12,53 19,74 0,31 19,42 21,67 12,19 10,40 0,36 23,34 15,14 0,05 13,82 13,55 -0,69 49,55 12,53 0,51 5,00 17,72 0,60 21,11 15,07 0,20 9,14 52,84 16,37 -0,09 11,69 28,25 10,14 15,23 -0,38 24,13 15,67 -0,78 10,53 14,01 -1,07

14

16

20

21

23

25

27

11,17 49,35 22,11

28

29

32,69 12,50 14,80 34,36 5,43

31

33

38

-0,46

2006 16,12 14,06 0,0 14,58 16,24 -0,02 10,76 7,40 0,0 29,82 14,95 0,20 20,52 9,30 -0,01 74,91 11,85 0,54 12,45 15,86 0,45 33,91 14,56 0,40 42,09 8,51 0,60 55,87 23,03 0,01 8,27 21,89 -0,06 14,50 11,69 0,31 65,24 20,93 2,54 30,17 18,56 0,47

2007 19,63 15,70 0,10 15,09 14,31 0,15 12,69 7,50 0,17 32,56 16,16 0,02 19,560 11,29 -0,26 77,62 7,25 0,42 12,69 17,44 -0,08 35,82 15,47 -0,01 56,10 10,19 0,14 66,66 27,09 0,02 7,94 23,31 -0,10 19,90 12,78 0,21 127,54 20,86 0,96 43,81 24,00 0,16

2008 17,89 17,76 -0,22 17,14 -1,20 10,60 8,41 -0,29 44,40 15,67 0,39 19,50 8,52 0,25 80,19 7,12 0,05 14,00 14,21 0,29 34,06 18,20 -0,23 56,44 9,59 0,06 24,34 34,00 -0,89 6,94 23,34 -0,13 19,15 15,21 -0,18 238,88 27,49 0,56 57,45 33,10 -0,07

34

Tabela B4 - Evoluo do volume de negcios, por trabalhador, empresas certificadas, empresas no certificadas e variao do volume de negcios, por trabalhador das empresas certificadas, ajustada ao volume de negcios, por trabalhador das empresas no certificadas.
Situao das empresas Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. Certi. No certi. Ajust. ao Sect. CAE N de empresas 5 88 5 / 88 1 10 1 / 10 1 36 1 / 36 5 73 5 / 73 1 12 1 / 12 1 3 1/3 4 77 4 / 77 6 121 6 / 121 1 7 1/7 2 18 2 / 18 1 13 1 / 13 3 49 3 / 49 2 9 2/9 1 5 1/5 2001 85,17 85,49 48,23 53,66 45,08 32,39 61,04 56,84 52,02 44,32 64,95 23,88 53,83 61,06 91,37 42,12 2002 58,12 84,67 -0,31 204,10 -3,80 25,26 30,63 -0,39 89,70 57,43 0,46 50,44 39,59 0,08 72,07 25,36 0,05 36,57 61,56 -0,33 99,63 56,53 -0,25 27,93 151,76 46,45 0,32 240,07 27,23 31,39 0,12 130,99 33,58 -1,11 97,24 24,58 2003 82,91 109,08 0,14 60,24 75,51 28,63 24,22 0,34 86,21 51,89 0,06 56,25 41,14 0,08 98,28 27,96 0,26 33,87 55,48 0,02 79,64 48,60 -0,06 27,33 169,34 53,60 -0,04 21,25 166,51 27,17 52,24 -0,67 139,72 57,16 -0,64 91,80 130,02 -4,35 ANOS 2004 2005 91,10 91,52 0,26 60,09 80,21 -0,06 35,16 27,07 0,11 107,00 59,66 0,09 59,85 40,96 0,07 138,25 35,75 0,13 51,12 55,02 0,52 83,57 53,84 -0,06 30,94 195,45 73,73 -0,22 22,90 140,67 0,23 29,89 63,66 -0,12 161,56 67,93 -0,03 83,63 145,32 -0,21 97,70 75,33 0,25 61,54 58,58 0,29 30,53 22,76 0,03 100,89 59,20 -0,05 73,94 33,85 0,41 154,24 54,88 -0,42 53,98 54,20 0,07 105,69 55,77 0,23 99,74 31,46 232,45 77,28 0,14 22,55 129,72 0,06 37,28 47,15 0,51 89,39 87,44 -0,73 105,08 70,93 0,77 2006 122,45 77,56 0,22 64,41 66,12 -0,08 30,97 25,21 -0,09 130,53 66,94 0,16 77,00 37,09 -0,05 157,81 32,67 0,43 60,71 54,46 0,12 131,56 60,67 0,16 115,79 26,32 0,32 266,58 114,53 -0,34 19,92 139,44 -0,19 45,13 48,37 0,18 260,82 99,77 1,78 103,85 75,84 -0,08 2007 129,46 95,49 -0,17 65,14 81,72 -0,22 33,58 21,16 0,24 168,09 70,15 0,24 87,92 46,77 -0,12 168,14 18,76 0,49 71,88 56,53 0,15 157,54 62,31 0,17 150,06 33,67 0,02 311,34 118,30 0,13 21,36 146,54 0,02 60,40 50,07 0,30 562,22 115,29 1,00 128,05 83,60 0,13 2008 142,15 115,69 -0,11 81,40 -1,00 32,60 21,25 -0,03 204,80 65,39 0,29 78,58 46,28 -0,10 184,07 16,01 0,24 69,57 53,13 0,03 162,65 70,83 -0,10 170,09 34,36 0,11 249,37 180,66 -0,73 21,28 148,65 -0,02 59,40 62,51 -0,26 766,97 166,52 -0,08 147,87 126,32 -0,36 VN/trab. mdio mil 101,13 91,85 0,01 59,94 87,66 -0,81 32,73 25,59 0,03 118,53 60,94 0,18 67,00 41,25 0,05 129,73 29,41 0,17 53,94 56,43 0,08 113,96 56,33 0,01 133,92 30,47 0,15 218,50 93,31 -0,10 21,54 171,41 0,02 39,62 49,48 0,01 281,69 80,52 0,03 108,22 82,98 -0,68

10

13

14

16

20

21

23

25

27

31,72 171,51 81,96

28

29

259,69 30,33 40,41 141,88 16,50

31

33

38

7,20

35

Tabela C -Anexo 2 (Classificao das empresas certificadas e de acordo com o DL 372/2007).


Empresa 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 Nome da Empresa Douromel, Fbrica de confeitaria, Lda Avicasal- Soc. Avcola, SA. Fumados DouroComercializao de Carnes, SA. Beira Nova- Ind. Congelados, S.A. Panificadora Flor de Tabuao, Lda. Brintons- Industria de alcatifas, Lda. HR Industria, SA. Carmo, Estruturas em madeira, SA. Costa Ibrica- Madeiras, SA. Ribado- Industria de madeiras, SA. Carpintaria Miguel Batista, Lda. Toscca- Equip. em Madeira, Lda. Duquebel- Fab. tintas e vern., Lda. Labesfal- Lab. Almiro, SA. Previcon- Pr esforados, SA. Cifial- Industria de Cermica, SA. Almeida, Cunha e Chaves, Lda. Maroufi- Sociedade de granitos e mrmores, Lda. Martifer EnergiaEquip.p. ener., SA. Martifer-Alumnios, SA. Insersol- Ind. Ser. coberturas, Lda. Perfisa- Fb. perfis metlicos, SA. Mangual tc.Ind.metalom., Lda. Dierre Ibrica- Ind. Portas, SA. Quadro Viseu- Fb. Quadros elc., Lda. Soima- Soc.Indus. de Mquinas, SA. CAE 1039 1012 1011 1020 1071 1392 1412 1623 1610 1610 1623 1610 2030 2120 2361 2342 2361 2370 2511 2512 2511 2599 2511 2512 2712 2822 N trab 32 180 96 29 20 254 60 18 51 60 24 43 27 400 40 170 9 28 400 236 20 35 45 78 8 70 1468.29 1327.27 69075.24 40893.38 2303.66 10750.37 2210.47 12359.82 1360.71 17455.61 V.N mil euros 1902.00 34270.61 16082.65 6903.28 1106.97 16545.88 1955.96 8272.11 9513.42 10580.15 2726.75 3781.18 2221.75 73626.03 2709.62 Balano Mil euros 4335.34 16995.81 8233.09 4636.14 1342.43 88882.64 1968.66 7349.54 9401.52 14694.04 4402.90 3324.12 2159.23 91817.45 2251.26 11402.69 1531.88 1808.55 78450.66 36857.41 3190.21 11028.37 1195.12 17787.95 1190.49 23335.30 Classificao DL n 372/2007 Pequena Mdia Mdia Pequena Pequena Grande Mdia Pequena Mdia Mdia Pequena Pequena Pequena Grande Pequena Mdia Micro Pequena Grande Mdia Pequena Pequena Pequena Mdia Micro Mdia

36

27 28 29 30 31 32 33 34

Ventipower, SA. A. Traves Viseu- rec. Embrai., Lda. Portax- Comp. mveis, SA. Movecho- Mveis de escritrio, SA. Secarte- Ind. Com. de mobiliria, Lda. Gruman- Gruas de Mangualde, Lda Constalica- Elem. Const. metlicos, SA. Tratris- Trat. Resd. industriais, SA.

2811 2932 3109 3101 3102 3312 3320 3811

20 26 114 105 35 22 3 7 553.39 7732.41 9356.97 754.76 4969.78 3924.09 1035.08

51.02 819.35 9856.44 8446.80 612.70 2728.51 5750.59 1781.74

Pequena Pequena Mdia Mdia Pequena Pequena Micro Micro

37

Anexo 3 (Decreto-Lei n. 142/2007 de 27 de Abril) No quadro das orientaes definidas pelo Programa de Reestruturao da Administrao Central do Estado (PRACE) e dos objectivos do Programa do Governo no tocante modernizao administrativa e melhoria da qualidade dos servios pblicos, com ganhos de eficincia, importa concretizar o esforo de racionalizao estrutural consagrado no Decreto-Lei n. 208/2006, de Ministrio da Economia e da Inovao, avanando na definio dos modelos organizacionais dos servios que integram a respectiva estrutura. Paralelamente, foi publicada a Resoluo do Conselho de Ministros n. 124/2006, de 3 de Outubro, que procedeu reforma dos laboratrios do Estado. Por fora de tais diplomas, o Instituto Portugus da Qualidade, I. P. (IPQ, I. P.), viu reforadas as suas atribuies e responsabilidades de promotor institucional da qualidade em Portugal, enquanto organismo nacional coordenador do Sistema Portugus da Qualidade (SPQ), vendo acrescidas as suas atribuies no mbito da metrologia cientfica, por integrao das que estavam confiadas ao INETIInstituto Nacional da Inovao e Tecnologia Industrial, I. P., instituio que foi objecto de extino. Nos termos da Lei Orgnica do Ministrio da Economia e da Inovao, cabe ao IPQ, I. P., a misso de promover a qualidade em Portugal, assumindo-se como um agente privilegiado de mudana no pas, ao nvel da economia interna e da competitividade internacional. Detentor da primeira experincia em Portugal na formulao de um sistema nacional da qualidade, integrando os trs subsistemas da normalizao, da metrologia e da qualificao, segundo os princpios e metodologias universalmente aceites, ao IPQ, I. P., incumbe criar e disponibilizar a infra-estrutura indispensvel para potenciar a prtica de melhores processos e mtodos de gesto pela qualidade. Constituindo a qualidade, a par da inovao, um vector determinante da competitividade indispensvel para o crescimento sustentado da economia, o IPQ, I. P., enquanto instituto pblico inserido na estrutura do Ministrio da Economia e da Inovao, responsvel pela gesto e coordenao do SPQ, devendo prosseguir a sua interveno em perfeita sintonia com os objectivos de construo de um Portugal moderno e da qualidade de vida dos cidados. Assim: Ao abrigo do disposto no n. 1 do artigo 9. da Lei n. 3/2004, de 15 de Janeiro, e nos termos da alnea a) do n. 1 do artigo 198. da Constituio, o Governo decreta o seguinte: Artigo 1. Natureza 1O Instituto Portugus da Qualidade, I. P., abreviadamente designado por IPQ, I. P., um instituto pblico integrado na administrao indirecta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e patrimnio prprio. 2O IPQ, I. P., prossegue atribuies do Ministrio da Economia e da Inovao, sob superintendncia e tutela do respectivo ministro. Artigo 2. Jurisdio territorial e sede 1O IPQ, I. P., um organismo central com jurisdio sobre todo o territrio nacional. 38

2O IPQ, I. P., tem sede no Monte de Caparica, no concelho de Almada. Artigo 3. Misso e atribuies 1O IPQ, I. P., tem por misso a coordenao do Sistema Portugus da Qualidade (SPQ) e de outros sistemas de qualificao regulamentar que lhe forem conferidos por lei, a promoo e a coordenao de actividades que visem contribuir para demonstrar a credibilidade da aco dos agentes econmicos, bem como o desenvolvimento das actividades inerentes sua funo de laboratrio nacional de metrologia. 2So atribuies do IPQ, I. P., enquanto organismo nacional coordenador do SPQ, Organismo Nacional de Normalizao e Instituio Nacional de Metrologia: a) Gerir, coordenar e desenvolver o Sistema Portugus da Qualidade, numa perspectiva de integrao de todas as componentes relevantes para a melhoria da qualidade de produtos, de servios e de sistemas da qualidade e da qualificao de pessoas; b) Promover o desenvolvimento do SPQ, com vista ao incremento da qualidade, contribuindo para o aumento da produtividade, competitividade e inovao em todos os sectores pblicos e privados da sociedade portuguesa; c) Garantir e desenvolver a qualidade atravs do estabelecimento de protocolos e parcerias estratgicas com entidades pblicas, privadas e da economia social, bem como com infra-estruturas cientficas e tecnolgicas que, voluntariamente ou por inerncia de funes, congreguem esforos para definir princpios e meios que tenham por objectivo padres de qualidade; d) Promover e dinamizar comisses sectoriais e outras estruturas da qualidade integradas no SPQ, preparando e gerindo o calendrio das respectivas aces, encontros e reunies; e) Instituir as marcas identificadoras do SPQ e assegurar a respectiva gesto; f) Garantir a realizao e dinamizao de prmios de excelncia, como forma de reconhecimento e afirmao das organizaes; g) Promover e desenvolver aces de formao e de apoio tcnico no domnio da qualidade, designadamente, no mbito da qualificao, da normalizao e da metrologia; h) Desenvolver actividades de cooperao e de prestao de servios a entidades nacionais e estrangeiras interessadas no domnio da qualidade; i) Propor ao membro do Governo da tutela medidas conducentes definio de polticas nacionais relativas ao SPQ no mbito da normalizao, qualificao e metrologia, nos domnios voluntrio e regulamentar; j) Promover a elaborao de normas portuguesas, garantindo a coerncia e actualidade do acervo normativo nacional, e promover o ajustamento de legislao nacional sobre produtos s normas da Unio Europeia; l) Qualificar e reconhecer como organismos de normalizao sectorial (ONS) as entidades pblicas ou privadas nas quais o IPQ, I. P., delegue funes de normalizao tcnica em sectores de actividade especficos;

39

m) Coordenar e acompanhar os trabalhos de normalizao nacional desenvolvidos no mbito da rede de organismos de normalizao sectorial (ONS), comisses tcnicas de normalizao e outras entidades qualificadas no mbito do SPQ; n) Assegurar a representao de Portugal como membro das organizaes de normalizao europeias e internacionais e as obrigaes da decorrentes, nomeadamente, a participao nos respectivos trabalhos, a promoo do inqurito pblico, a votao, difuso e integrao das normas no acervo normativo nacional e a sua promoo e venda; o) Gerir o sistema de notificao prvia de regulamentos tcnicos e de normas, no mbito da Unio Europeia e da Organizao Mundial de Comrcio, de acordo com a legislao aplicvel; p) Assegurar o cumprimento dos procedimentos das directivas comunitrias no que diz respeito qualificao, notificao Comisso Europeia e manuteno actualizada da base de dados dos organismos notificados no mbito de cada directiva; q) Acompanhar iniciativas e programas comunitrios que tenham implicaes no seu mbito de actividade; r) Assegurar a implementao, articulao, inventariao de cadeias hierarquizadas de padres de medida e promover o estabelecimento de redes de laboratrios metrolgicos acreditados; s) Gerir o laboratrio nacional de metrologia, assegurando a realizao, manuteno e desenvolvimento dos padres nacionais das unidades de medida e a sua rastreabilidade ao Sistema Internacional (SI), promovendo a disseminao dos valores das unidades SI no territrio nacional; t) Assegurar e gerir o sistema de controlo metrolgico legal dos instrumentos de medio, reconhecer entidades competentes para o exerccio delegado desse controlo e coordenar a rede por elas constituda, garantindo a efectiva cobertura a nvel nacional; u) Assegurar a representao de Portugal como membro das organizaes de metrologia europeias e internacionais e as obrigaes da decorrentes; v) Gerir o Museu de Metrologia e promover a recolha, preservao, estudo e divulgao do esplio metrolgico com interesse histrico. 3Para efeitos do disposto no nmero anterior, entende-se por: a) Sistema Portugus da Qualidade (SPQ) o conjunto integrado de entidades e organizaes interrelacionadas e interactuantes que, seguindo princpios, regras e procedimentos aceites internacionalmente, congrega esforos para a dinamizao da qualidade em Portugal e assegura a coordenao dos trs subsistemas da normalizao, da qualificao e da metrologia com vista ao desenvolvimento sustentado do Pas e ao aumento da qualidade de vida da sociedade em geral; b) Subsistema da metrologia o subsistema do SPQ que garante o rigor e a exactido das medies realizadas, assegurando a sua comparabilidade e rastreabilidade, a nvel nacional e internacional, e a realizao, manuteno e desenvolvimento dos padres das unidades de medida;

40

c) Subsistema da normalizao o subsistema do SPQ que enquadra as actividades de elaborao de normas e outros documentos de carcter normativo de mbito nacional, europeu e internacional; d) Subsistema da qualificao o subsistema do SPQ que enquadra as actividades da acreditao, da certificao e outras de reconhecimento de competncias e de avaliao da conformidade, no mbito do SPQ; e) Qualidade o conjunto de atributos e caractersticas de uma entidade ou produto que determinam a sua aptido para satisfazer necessidades e expectativas da sociedade. 4Para a prossecuo das suas atribuies, o IPQ, I. P., deve promover a articulao com os servios e organismos do Ministrio da Economia e da Inovao e de outros ministrios nas respectivas reas de actuao, bem como com outras entidades nacionais e internacionais. 5O IPQ, I. P., estabelece relaes de colaborao com os demais rgos desconcentrados da administrao central do Estado, de incidncia regional, designadamente as direces regionais da economia, e com outras entidades pblicas ou privadas, com vista melhor prossecuo das suas atribuies. Artigo 4. rgos So rgos do IPQ, I. P.: a) O conselho directivo; b) O fiscal nico. Artigo 5. Conselho directivo 1O conselho directivo do IPQ, I. P., constitudo por um presidente e dois vogais. 2Sem prejuzo das competncias que lhe forem conferidas por lei, compete ainda ao conselho directivo: a) Deliberar sobre a participao do IPQ, I. P., em outras entidades, nos termos previstos no artigo 17. nomear os representantes nessas entidades e coordenar as respectivas actividades; b) Deliberar sobre a celebrao de contratos, protocolos ou outros instrumentos jurdicos de tipo contratual a outorgar pelo IPQ, I. P, sem prejuzo do cumprimento dos procedimentos e formalidades legalmente exigveis; c) Deliberar sobre a aquisio, onerao ou alienao de quaisquer direitos e bens, mveis ou imveis, sem prejuzo do cumprimento dos procedimentos e formalidades legalmente exigveis; d) Assegurar as relaes internacionais do IPQ, I. P., e a sua representao nas comisses, grupos de trabalho ou actividades de organismos estrangeiros ou internacionais; e) Praticar os demais actos que se tornem necessrios prossecuo das atribuies do IPQ, I. P. 3O presidente do conselho directivo pode delegar, ou subdelegar, competncias nos vogais.

41

Artigo 6. Fiscal nico O Fiscal nico tem as competncias e nomeado nos termos previstos na Lei n. 3/2004, de 15 de Janeiro. Artigo 7. Organizao interna dos servios A organizao interna dos servios do IPQ, I. P., a prevista nos respectivos estatutos. Artigo 8.. Estatuto dos membros do conselho directivo Aos membros do conselho directivo aplicvel o regime definido na lei-quadro dos institutos pblicos e, subsidiariamente, o fixado no Estatuto do Gestor Pblico. Artigo 9. Regime de pessoal Ao pessoal do IPQ, I. P., aplicvel o regime do contrato individual de trabalho. Artigo 10. Receitas 1O IPQ, I. P., dispe das receitas provenientes de dotaes que lhe forem atribudas no Oramento do Estado. 2O IPQ, I. P., dispe das seguintes receitas prprias: a) O produto da prestao de servios e da alienao de bens; b) O produto resultante da edio ou venda de publicaes; c) O produto de aplicaes financeiras no Tesouro; d) Os subsdios, subvenes, comparticipaes, doaes e legados concedidos por entidades pblicas e privadas; e) O rendimento dos bens que possua a qualquer ttulo; f) Os valores previstos em contratos-programa anuais e plurianuais celebrados com o Ministrio da Economia e da Inovao, com outros ministrios ou com outras entidades para a execuo de funes determinadas; g) As quantias cobradas pela participao no SPQ de entidades pblicas, mistas ou privadas; h) As quantias devidas pelo uso de certificados e marcas nacionais da qualidade, bem como de certificados e marcas internacionais de conformidade que o IPQ, I. P., represente; i) O produto de taxas, multas, coimas e outros valores de natureza pecuniria que por lei lhe sejam consignados; j) Quaisquer outras receitas que lhe sejam atribudas por lei, contrato ou a outro ttulo. Artigo 11. Despesas Constituem despesas do IPQ, I. P., as que resultem de encargos decorrentes da prossecuo das respectivas atribuies.

42

Artigo 12. Patrimnio O patrimnio da IPQ, I. P., constitudo pela universalidade dos bens, direitos e obrigaes de que titular. Artigo 13. Participao em outras entidades 1Para a prossecuo das atribuies referidas nas alneas c), h), m), t) e u) do n. 2 do artigo 3., o IPQ, I. P., pode, mediante prvia autorizao dos membros do Governo responsvel pela rea das finanas e da tutela, criar entidades de direito privado ou participar na sua criao, bem como adquirir participaes em sociedades, associaes, fundaes e outras entidades pblicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras e internacionais. 2O aumento das participaes de que o IPQ, I. P., seja titular, est sujeita aos mesmos requisitos e formalidades referidas no nmero anterior para a entrada inicial. Artigo 14. Execuo das dvidas 1Os crditos devidos ao IAPMEI ficam sujeitos ao regime de processo de execuo fiscal. 2Para cobrana coerciva dos crditos referidos no nmero anterior, constitui ttulo executivo a certido de dvida emitida pelo IAPMEI, acompanhada de cpia dos contratos ou outros documentos a ele referentes. Artigo 15. Sucesso O IPQ, I. P., sucede nas atribuies no domnio da metrologia ao Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovao, I. P. (INETI). Artigo 16. Critrios de seleco do pessoal definido como critrio geral e abstracto de seleco do pessoal necessrio prossecuo das atribuies do IPQ, I. P., o exerccio de funes no INETI na rea da metrologia. Artigo 17. Regulamentos internos Os regulamentos internos do IPQ, I. P., so submetidos aos membros do Governo responsveis pelas reas das finanas e da economia e da inovao, para aprovao nos termos da alnea a) do n. 4 do artigo 41. da Lei n. 3/2004, de 15 de Janeiro, no prazo de 90 dias a contar da entrada em vigor do presente decreto-lei. Artigo 18. Norma revogatria revogado o Decreto-Lei n. 140/2004, de 8 de Junho. 43

Artigo 19. Entrada em vigor O presente decreto-lei entra em vigor no 1. dia do ms seguinte ao da sua publicao. Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 11 de Janeiro de 2007.Jos Scrates Carvalho Pinto de SousaEmanuel Augusto dos SantosManuel Antnio Gomes de Almeida de Pinho. Promulgado em 4 de Abril de 2007. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendado em 5 de Abril de 2007. O Primeiro-Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa.

44

S-ar putea să vă placă și