Sunteți pe pagina 1din 3

________________________________________________________Fsico-Qumica I 2) A LEI DO GS IDEAL 2.

1) Lei de Gay-Lussac da combinao dos volumes Quando medidos sob as mesmas condies de temperatura e presso, os volumes dos reagentes e produtos gasosos de uma reao esta na razo de nmeros inteiros e pequenos. Exemplo 1: Suponha que 0,176 mol de um gs ideal ocupa 8,664 litros a presso de 0,432 atm. Qual a temperatura do gs em graus Celsius? Exemplo 2: Suponha que uma amostra de 5,00 g de gs oxignio, O2, a 35C encerrada em um recipiente com a capacidade de 6,00 L. Considerando o comportamento do gs ideal, calcule a presso do oxignio em milmetros de mercrio. (Massa atmica: O = 16,0) 2.2) Volume molar de um gs ideal A condio de referencia que usada para descrever as propriedades do gs so 0C (273,15 K) e 1,0000 atm, chamada presso e temperatura padro ou condies normais de presso e temperatura ou CNTP. O volume ocupado por um mol de um gs ideal nas CNTP : 2.3) Massa molecular a partir da densidade do gs. Um mtodo experimental para determinar a massa molecular de um gs est baseado na medida de sua densidade. Exemplo: A densidade do gs fosfina 1,26 g L-1 a 50 C e 747 mm Hg. Calcule a massa molecular da fosfina. 2.4) Outras propriedades de um gs ideal 2.4.1) Lei de Dalton das presses parciais A Lei de Dalton das presses parciais estabelece que a presso total exercida por uma mistura de gases igual a soma das presses parciais dos gases individuais. Exemplo: Amostras de H2, O2, e N2 contem cada uma, massa de 1,00 g. Suponha que os gases sejam colocados conjuntamente em um recipiente de 10,0 L a 125C. Considere o comportamento ideal e calcule a presso total em atmosferas. 2.4.2) Gases coletados sobre a gua. Uma pratica comum em laboratrio consiste em coletar um gs pelo deslocamento de gua. Nesse caso, o gs se encontra em contato com a gua no estado lquido, ento diz-se que o gs esta mido, porque no puro, consistindo em uma mistura de molculas de oxignio gua. Exemplo: Suponha que 0,157 g de um certo gs coletado sobre a gua ocupa um volume de 135 mL a 25C e 745 mmHg. Considerando o comportamento ideal, determine a massa molecular do gs. (Dado: PH2O a 25C = 23,76 mmHg)

2.5) Estequiometria dos gases Exemplo: Quando o etano, C2H6, queima em oxignio, os produtos so dixido de carbono e gua. Se 1,26 L de etano queimado em 4,5 L de oxignio, quantos litros de dixido de carbono e vapor de gua so formados, se todos os volumes so medidos a 400C e 4,00 atm de presso? 2C2H6 (g) + 7O2 (g) 4CO2 (g) + 6H2O (g)

3. GASES IDEAIS. MISTURAS DE GASES IDEAIS 3.1) Equao de estado dos gases ideais A equao de estado de uma substncia pura uma relao entre as variveis volume, V; presso, P; temperatura, T e massa, M (ou nmero de mis, n). Essas variveis no so to independentes, pois experimentos mostram que qualquer uma delas funo das demais. Todos os gases independentemente de sua natureza, obedecem a mesma equao de estado quando rarefeitos, isto , P0. Existe uma proporcionalidade entre a temperatura, T, e a presso, P, de uma massa de gs, a volume constante, quando P0, isto , lim P = constante P0 T v No caso dessa relao ser aplicada a um mol, os valores PV/T colocam-se sobre isotermas que concorrem todas para o mesmo limite, independentemente das temperaturas consideradas e da natureza do gs./ Esse valor limite da quantidade PV/T, comum a todos os gases, denomina-se constante universal dos gases ou constante de Regnault: lim PV = R P0 T 3.2) Superfcie de estado dos gases ideais As trs variveis ou coordenadas termodinmicas P, V, T determinam os diversos estados de equilbrio de uma massa de gs ideal. Mantendo-se constante uma das trs variveis de cada vez, pode-se ter os seguintes tipos de transformaes de um gs ideal: transformaes isotrmicas (T=constante); transformaes isobricas (P=constante); e transformaes isomtricas (V=constante). 3.3) Coeficientes trmicos dos gases ideais a) Coeficiente de dilatao a presso constante O coeficiente de dilatao de um gs ideal, em torno de uma temperatura T, o inverso desta temperatura. Na temperatura de 0C ou 273,15K, 0 = 1 = 1 = 0,003661 K-1 T0 273,15 b)Coeficiente de compressibilidade a temperatura constante =-1V=1 V P P

c) Coeficiente de tenso a volume constante =P T 3.4) Mistura de gases ideais. Lei de Dalton Segundo Dalton a presso parcial exercida por um componente de uma mistura de gases ideais a mesma que ele exerceria se ocupasse sozinho o volume total da mistura na mesma temperatura. Esta lei serve de critrio termodinmico de idealidade de uma soluo gasosa e se harmoniza com o critrio cintico de gs ideal. O modelo cintico de gs ideal exclui quaisquer aes intermoleculares e, por isso, cada componente da mistura se comporta como se os demais no existissem ou como se ele ocupasse sozinho o volume da mistura. EXEMPLO: Calcular a massa molar mdia de uma mistura de composio aproximada do ar: 80% de N2 e 20% de O2 em volume. Segundo a Lei de Avogadro, em cada 100 mis dessa mistura existem 80 mis de N2 e 20 mis de O2; as fraes molares sero, portanto xN2 = 0,80; xO2 = 0,20 3.5) Lei de Amagat O volume de uma mistura de gases a soma das contribuies dos componentes chamadas de volumes parciais: V = V1 + V2 + ... Vc Segundo Amagat, o volume parcial de um componente de uma mistura de gases ideais o volume que ele ocupa sozinho sob presso total da mistura e na mesma temperatura em que esta se encontra. Isso significa que os volumes separados de gases ideais, nas mesmas condies de presso e temperatura, adicionam-se perfeitamente sem contrao nem expanso, quando misturados, o que se explica pela completa ausncia de foras intermoleculares nos gases ideais. EXEMPLO: Uma mistura de gases ideais possui a seguinte composio: hidrognio 63%, nitrognio 25% e dixido de carbono 12%. A soma total das massas dos gases constituintes da mistura somam 1354 g. Calcule: a) A frao molar de cada componente b) A frao mssica de cada componente c) A massa molar media da mistura d) O volume ocupado por 100 g da mistura sob a presso de 1 atm e temperatura de 27C. e) A densidade da mistura nas condies estabelecidas f) As presses parciais dos componentes, nas condies estabelecidas em (d) g) As molaridades dos componentes nas condies estabelecidas em (d)

S-ar putea să vă placă și