Sunteți pe pagina 1din 7

Rdio Escolar - Saiba como criar a sua estao

At parece que dficil criar uma Rdio na Escola...

Hoje em dia com solues tecnolgicas de baixo custo, e recursos cada vez mais fceis de utilizar, basta um bom roteiro, "cara de pau" para encarar os ouvintes e uma infra-estrutura bsica que iremos socializar por aqui e t pronto a sua Rdio Escolar.

Mas pra que uma Rdio Escolar ?

A Rdio Escolar projeto que promove o protagonismo infanto juvenil atravs da comunicao e a cultura de paz no espao escolar. Auxilia na formao do aluno proporcionando a vivncia em grupo, o contato com conteudo de diversos suportes midiaticos, ajuda na melhoria das competencias leitora, escritora e oral e colobora para gesto da informao e do conhecimento na escola. Alm disso, contribui para formao de consciencia critica sobre os Meios de Comunicao.

Ento qual a frmula para criar uma estao de Rdio Escolar ?

Basta uma infra-estrutura composta por espao mobiliado, com acesso visual para quem est do lado de fora, com dimenses ideais de 4 metros quadrado, equipado com 4 tomadas eltricas, mesa, cadeiras e um armrio.

E quais os equipamentos ?

A proposta de kit de equipamentos que iremos apresentar, visa divulgar os programas em um ponto determinado no ptio escolar ou em uma rea externa aberta, tais como quadra de esporte, rea de convivncia. Segue abaixo os equipamentos : Link

- 1 mesa de som STEREO 6 canais - Sugesto - 2 caixas ativa e passiva - Sugesto - 1 computador Lap Top (Configurao sugerida mnimo 512 de memria Ram /3 Giga Hertz/ Petium 4) - 2 microfones modelo SM 58 (fio) - Sugesto - 1 pedestal de mesa modelo girafa - Sugesto - 2 gravadores digitais - Sugesto - 1 Headphone - Sugesto - 1 Cabo P2> P10 (Stereo) - preferencialmente blindado (ligar computador a mesa de som ) - 1 cabo P10 > P10 metros - (ligar caixas acsticas e mesa de som ) - 1 cabo P10 > P10 5 metros - (ligar caixa ativa e passiva) -> <COTAO PREO Variao entre R$ 2.500,00 R$ 4.000,00 Junte a galera e ta um grande projeto que vai beneficiar toda a escola.Saiba mais sobre projetos de Rdios Escolares acessando o site do Programa Nas Ondas do Rdio.

ISTEMA DE SOM AMBIENTE MULTIMEIOS - RDIO ESCOLAR - SONORIZAO DE AMBIENTE PARA EVENTOS A sugesto de kit abaixo permitir que qualquer escola possa desenvolver vrias atividades de comunicao nas suas dependncias. Seja para o desenvolvimento de projeto de Rdio Escolar ou para sonorizao de eventos no ptio da escola.

Estaremos apresentando duas possibilidade de kit de equipamentos: uma para transmisso apenas no ptio escolar e outra para transmisso nas salas de aulas e outros espaos da escola.

EQUIPAMENTOS NECESSRIOS

Sonorizao do ptio

Mesa de Som Amplificador 2 microfones 4 caixas acsticas 4 suportes para caixas acsticas 50 100 metros de fios Cabos de conexes ( 2 cabos P10/P10 mono - 1 cabo P10/P2 mono - 1 cabo RCA/RCA udio 1 cabo p2/p2 ) 4 gravadores digitais Computador com Combo Gravador e Tocador de CD Caixas Acsticas Filtro de linha DVD Player (opcional)

Sonorizao de Salas de Aulas e outros espaos

Integrado ao kit de sonorizao sero necessrios os seguintes acessrios:

Amplificador mixer 70 miliwatts 400 watts (RMS) Caixas acusticas 25 watts (de acordo com o nmero de espaos a ser sonorizado) Transformador de linha ( de acordo com a quantidade de caixas acusticas ) Cabo para interligao 2x1,50 Cabos de conexo (p10/p10 duplo - mono )

BubbleShare: Share photos - Play some Online Games.

ESPECIFICAES DOS EQUIPAMENTOS

POSTADO POR IMPRENSA JOVEM S 07:00 NENHUM COMENTRIO: QUARTA-FEIRA, 17 DE SETEMBRO DE 2008

VDEO AULAS DO KIT EDUCOM

O Programa Nas Ondas do Rdio um ao educativa desenvolvido nas Escolas de Ensino Fundamental e Mdio da Secretaria Municipal de Educao de So Paulo .

Cerca de 200 escolas esto equipadas com kit de Rdio Escolar que so utilizados pelos alunos para produzirem programas de rdio no intervalo escolar e em outros momentos pedaggico

O Kit de equipamentos de Rdio Escolar "EDUCOM" configurado com os seguintes equipamentos:

Mesa de Som

Toca disco CD Player Tape Deck Transmissor de Rdio Caixas Acsticas Receptoras Antena de Transmisso Microfones com Fio e Sem Fio Gravadores de Reportagem So duas as marcas de equipamentos utilizado pela Rede Municipal de Ensino de So Paulo. So elas , a DEXTER e a LEAR. Ambos kits funcionam como uma estao de rdio , porm com raio de transmisso restrita a 100 metros com recepo do sinal realizada apenas pelas Caixas Receptoras.

Para facilitar o uso do kit de equipamentos da Rdio Escolar , foi produzido vdeo apresentado pelo professor Carlos Alberto Mendes de Lima que Coordena o Programa Nas Ondas do Rdio.

Projeto institucional: Rdio na escola


Confira como criar um canal de comunicao para divulgar a produo dos alunos e aumentar a integrao com a comunidade
Compartilhe

Envie por email Imprima

Objetivo geral Divulgar a produo dos alunos e aumentar a integrao com a comunidade. Objetivos especficos - Para os gestores Estabelecer um canal de comunicao com a comunidade escolar e favorecer o trabalho em equipe. - Para os professores Promover a interdisciplinaridade.

- Para os alunos Aprender a se expressar por meio da oralidade e da escrita e conhecer a linguagem radiofnica. - Para os pais Participar das atividades escolares como ouvintes e tambm como produtores, enviando sugestes de pauta.

Tempo estimado O ano todo. Sries envolvidas Do Ensino Infantil ao Ensino Mdio. Material necessrio Um computador, um ou dois microfones, caixas de som, amplificador (opcional), mesa de som estreo, softwares de edio de udio e programao (existem alguns gratuitos, como o Audacity e o ZaraRadio) e painis de espuma para isolamento acstico do estdio.

Reportagem | Rdio na escola: no ar, os alunos! Reportagem | Radio e escola, uma sintonia fina

Desenvolvimento 1 etapa Definio das diretrizes Organize uma reunio com a equipe gestora e com os professores para discutir a iniciativa, obter o apoio de todos e decidir pontos importantes, como: para qual pblico o projeto se destina? Os programas sero transmitidos apenas internamente, por meio do sistema de som da escola ou tambm no site ou blog da escola? Nesse caso, possvel atingir a comunidade escolar e a externa.
2 etapa Escolha do coordenador Convide o docente mais interessado no projeto ou aquele com conhecimento sobre o veculo para ser o coordenador. Ele precisa ter disponibilidade no contraturno para orientar a produo - por isso, melhor ser um docente com jornada integral -, organizar as reunies de pauta, dividir as tarefas entre os grupos, colocar o programa no ar e avaliar o trabalho dos alunos. Indique a ele um curso de capacitao em educomunicao, oferecido por muitas secretarias e universidades, no qual ele pode fazer oficinas com profissionais da rea. Aproveite essa etapa para definir com ele a durao, o horrio e a frequncia dos programas. 3 etapa Levantamento da infraestrutura

possvel utilizar equipamentos de que a escola j dispe - como caixas de som, computador e microfone. Os outros devero ser comprados ou pedidos em doao. Uma mesa estreo custa cerca de 200 reais. O aconselhvel reservar uma sala exclusiva para o estdio, com bom isolamento acstico. Se ela estiver prxima de outros ambientes, a orientao revestir as paredes com placas de espuma (as de 50 x 50 x 5 cm custam em mdia 6 reais, cada uma). 4 etapa Equipe e contedos Convide todos os estudantes para participar do projeto, porm a adeso deve ser opcional. Pea autorizao dos pais por escrito para que os filhos possam comparecer escola no contraturno - e aproveite para convid-los a participar da iniciativa, enviando propostas de pauta. Convoque a comunidade para sugerir o nome da emissora e faa uma votao. Caso a opo seja por tratar de temas relacionados a contedos disciplinares, envolva o coordenador pedaggico e os demais professores no projeto. Eles orientaro sobre os assuntos a serem pesquisados e a melhor forma de fazer isso. 5 etapa Divulgao importante manter a regularidade das transmisses para fazer uma divulgao efetiva da iniciativa. Para isso, utilize as reunies e os eventos da escola, a imprensa local e o mural de instituies parceiras.

Avaliao Com o professor responsvel, faa periodicamente um balano do desempenho dos alunos. Observe se eles desenvolveram habilidades em pesquisa, produo de texto para radioleitura e trabalho em equipe. interessante pedir sugestes e crticas comunidade para aprimorar o trabalho.

S-ar putea să vă placă și