Sunteți pe pagina 1din 5

CPA-10 - RESUMO MDULO I ATUALIZADO PARA A TURMA DE 23 DE SETEMBRO REGULAO, AUTO-REGULAO E FISCALIZAO CMN (Conselho Monetrio Nacional) Dica:

: o chefe! Portanto, no faz, no faz. Ele manda! Cria normas para o Sistema Financeiro Nacional, mas NO executa. rgo normativo. Principais atribuies: 1) Define a meta de inflao. 2) Estabelece diretrizes gerais de poltica monetria, cambial e creditcia. 3) Estabelece medidas para preveno e correo de desequilbrios econmicos. 4) Regula a constituio e regulamentos das Instituies Financeiras. 5) Disciplina todos os tipos de crdito. Dica: Fique atento aos VERBOS define, estabelece, regula, disciplina, porque o CMN o chefe, ou seja, no coloca a mo na massa. Ele manda! Ele define, estabelece, regula e disciplina. BC (Banco Central) gente que FAZ, ou melhor, gente que FES: Fiscaliza, Executa, Supervisiona as Instituies Financeiras, $ em circulao e Cmbio. um rgo executivo, porque executa. Principais atribuies: 1) Autoriza o funcionamento e fiscaliza as Instituies Financeiras. 2) Executa a poltica monetria (controla a quantidade de $ em circulao) e cambial (vai atuar se houver uma valorizao ou desvalorizao forte do Real). 3) Emite moeda, controla crdito e capitais estrangeiros. 4) Oferece redesconto,compra e vende ttulos pblicos e pede depsito compulsrio. Essas 3 atribuies servem para o controle de liquidez ($ em circulao no mercado) e voc v no mdulo II. Dica: Se coloca a mo na massa (FES Fiscaliza, Executa e Supervisiona) no que se refere s instituies financeiras, $ em circulao e Cmbio, ento Banco Central Cuidado: para NO falar que quem estabelece diretrizes gerais de poltica monetria, cambial e creditcia o Banco Central por causa da poltica monetria. Para ser Banco Central tem que colocar a mo na massa e nesse caso estabelece coisa de chefe, portanto, CMN. CVM (Comisso de Valores Mobilirios) Irm do Banco Central, tambm gente que FAZ, ou melhor, gente que FES (Fiscaliza,Executa, Supervisiona) e DESENVOLVE um mercado que leva seu nome, o mercado de valores mobilirios (tambm conhecido como mercado de capitais** ). um rgo executivo, porque executa. So valores mobilirios: FUndos, Debntures/Notas Promissrias, Aes e Swap (FUDAS). Para saber quais so os valores mobilirios que caem na CPA-10, basta associar. Lembre que aprova da Anbid uma das mais FUDAS que existem! FUDAS = valores mobilirios.

Principais atribuies: 1) Promover medidas incentivadoras da canalizao de poupana* ao mercado decapitais**. 2) Estimular o funcionamento das bolsas de valores e das instituies operadoras do mercado de capitais**. 3) Proteger os investidores de mercado.

CPA-10 - RESUMO MDULO II ATUALIZADO PARA A TURMA DE 23 DE SETEMBRO INDICADORES ECONMICOSPIB (Produto Interno Bruto) o valor de mercado de todos o bens e servios finais produzidos em um pas durante um perodo de tempo. No Brasil, a medio anual, com parciais a cada trimestre.O PIB tambm conhecido como a soma de todas as riquezas produzidas no pas (independente da nacionalidade dos agentes econmicos 1). Pontos importantes para levar para a prova: 1) Independente da nacionalidade dos agentes econmicos: o que produzido por empresas estrangeiras no Brasil faz parte do PIB do Brasil . 2) Para o clculo do PIB, consideramos o valor agregado ou adicionado: no clculo do PIB so computados somente os bens finais, e no os intermedirios. Exemplo: No preparo de um bolo, eu tenho os ingredientes (ovo, farinha...) que eu vou adicionando / agregando, esses so os bens intermedirios e, para o clculo do PIB eu considero o bem final, ou seja, o bolo. Considero somente o bem final e no os intermedirios justamente porque no preo final do bolo j estou embutindo o valor dos bens intermedirios (ingredientes) que utilizei para fazer obolo. No entra no clculo do PIB a economia informal (emprego sem carteira). Algo que ajuda para a prova fazer associaes de palavras. Os componentes do PIB caemna prova e para evitar o famoso deu branco, faa associaes, como lembrar da CINDE e da ELI quando o assunto for componentes do PIB. Digo isso porque a pior coisa que tem chegar na prova e querer interpretar quais so os componentes, se um ou outro entra por nossa deduo, porque corremos o risco de deduzir erradona prova. Ento, associe palavras. Componentes do PIB: CINDE ELI Consumo (das famlias) INvestimento (fixo das empresas e variao dos estoques) DEspesa (do Governo) Exportaes Lquidas (Exportaes Importaes) Ao lembrar da CINDE, vai ficar mais fcil matar uma questo como, por exemplo, a que caiu naANBID e que a Bankrisk disponibilizou no seu simulado inicial. So componentes do PIB mensurado, sob a tica das despesas, alm de consumo e exportaes lquidas, I. Investimentos II. Impostos III. Despesas do governo

CPA-10 - RESUMO MDULO III ATUALIZADO PARA A TURMA DE 23 DE SETEMBRO PRINCIPAIS FATORES DE ANLISE DE INVESTIMENTOS Premissas do cliente na escolha do investimento: Rentabilidade, Liquidez e Risco. Dica: Para levar isso sem erro, basta lembrar do que ele pede para voc: Eu quero o investimento com maior rentabilidade, com o menor risco e que eu possa resgatar a qualquer momento ( Liquidez ). Premissas que ns devemos analisar antes de oferecer um investimento para o cliente: Horizonte de Tempo (prazo), Averso a Risco (do investidor) e Objetivo do Investidor*. Essa pergunta caiu na prova de setembro e de novembro. Dica: Basta lembrar do que voc pergunta para o investidor, alm do valor, qual o prazo averso a risco (se conservador...) e seu objetivo (*Se est em busca de maior retorno e aceita corrermais risco). Importante: RA, RE, RI, RO, RU. RE est ao lado de RI e RI est ao lado de RE. Portanto, RIscoe REtorno caminham juntinhos! Se o risco maior, espera-se que o retorno tambm seja maior.

RENTABILIDADE Momento Atual Rentabilidade Observada (passado) Rentabilidade Esperada (expectativa futura*)

Dica: Muitas vezes na ANBID para levar o conceito de uma palavra, tente traduzir... Se Rentabilidade Observada significa que o cliente observou (portanto, passado).Se Rentabilidade Esperada significa que o cliente espera (portanto, se espera, s pode ser expectativa futura). Exemplo de rentabilidade observada: o investidor recebeu seu extrato de fundos e viu que o fundo rendeu 13% no ano. passado, j aconteceu, portanto, rentabilidade observada . Exemplo de rentabilidade esperada: o investido espera uma rentabilidade de 12% neste ano. Cuidado! Alm da rentabilidade ser observada ou esperada, ela tambm ser rentabilidade absoluta ou relativa. Rentabilidade Relativa (a um Benchmark): sempre em relao a um parmetro de rentabilidade (que chamamos de benchmark). Dica: Muitas vezes na ANBID para levar o conceito de uma palavra, tente traduzir... Se Relativa em relao a alguma coisa (benchmark). Exemplo: O Fundo rendeu 90% do CDI, veja que rentabilidade relativa porque a rentabilidade em relao ao CDI. Releia a frase cuidado acima, veja que neste caso rentabilidade relativa (porque em relao ao CDI) e tambm observada (porque passado).

CPA-10 - RESUMO MDULO IV ATUALIZADO PARA A TURMA DE 23 DE SETEMBRO Ttulo significa emprstimo ( um contrato de emprstimo). Quando Governo, Empresas e Bancos emitem ttulos, eles esto pedindo $ emprestado e vo devolver num prazo determinado e pagar juros pelo emprstimo. Um investidor ao comprar um ttulo est emprestando $ e vai receber juros (rendimentos) por esse emprstimo, alm da devoluo do valor investido em data determinada. Os ttulos (emprstimos) tambm so chamados de ttulos de renda fixa, porque os rendimentos so estabelecidos no momento da operao, sejam eles prefixados (quando Sei EXATAMENTE hoje qual ser a minha remunerao l na frente, por exemplo, 12% ao ano) ou ps-fixados (quando NO SEI EXATAMENTE hoje a minha remunerao l na frente, porexemplo, 90% CDI*). *Veja que por mais que eu diga 90%, eu no sei quanto vai dar o CDI l na frente, portanto, ps-fixado. TTULOS PBLICOS FEDERAISTtulos Pblicos Federais: o governo pedindo $ emprestado. Quando falamos em LFT (Letra Financeira do Tesouro) e LTN (Letra do Tesouro Nacional), a diferena que um ps-fixado e o outro prefixado. Mas, como saber? Simples, basta olhar para oT imaginar um T de TAXA. Olha como fica fcil: se o T (TAXA) vem por ltimo LFT, ps-fixado. Se o T (TAXA) vem antes LTN, prefixado. Cuidado: Essa teoria do T de TAXA s vale para LFT e LTN. NO vale para NTN (Nota doTesouro Nacional)! LFT (Letra Financeira do Tesouro)-Ttulo ps-fixado: remunera a variao de 100% da taxa Selic. - Valor de emisso mltiplo de R$ 1.000. - Importante! Os juros so pagos no vencimento (resgate) do ttulo. Para saber se a LFT vendida com gio, desgio ou ao par, s pensar na teoria do atacado e do varejo Se eu quero levar mais (atacado, por exemplo, uma caixa de barras de chocolate), eu pago menos (desgio) . J se eu quero levar menos (varejo, por exemplo, apenas uma barrade chocolate) , eu pago mais (gio). - Se o investidor quer levar mais (101% da Selic) e a LFT oferece 100% Selic: Desgio. - Se o investidor quer levar menos (98% da Selic) e a LFT oferece 100% Selic: gio. - Se estiver em parelhado, investidor quer levar 100% da Selic e a LFT oferece 100% Selic: Ao Par LTN (Letra do Tesouro Nacional)- Ttulo prefixado: paga uma taxa fixa previamente fixada (sei exatamente hoje qual ser aminha remunerao l na frente). - Valor de resgate do ttulo mltiplo de R$ 1.000 - Importante! Os juros so pagos no vencimento (resgate) do ttulo.

CPA-10 - RESUMO MDULO V ATUALIZADO PARA A TURMA DE 23 DE SETEMBRO CONCEITO Um fundo de investimento um condomnio que rene recursos de investidores (cotistas) que tm por objetivo rentabilizar suas aplicaes. Uma instituio ao oferecer um fundo de investimento oferece um servio que o de investir os recursos dos clientes que aplicam nos fundos (administrar os recursos dos clientes). por issoque a taxa cobrada por esse servio chama-se taxa de administrao. Na lei (Instruo CVM 409 e 450) uma comunho de recursos, constituda sob a forma decondomnio, destinado aplicao em ativos. Um fundo de investimento tem como caracterstica (isso cai direto na ANBID): - Eqidade (igualdade) entre investidores. - Diversificao e aplicao com baixos valores. - Permite que o investidor chegue em mercados que sozinho no seria capaz de atingir. -Oferecer direitos e deveres ao investidor. Cota: frao (= pedao) do patrimnio do fundo. Patrimnio Lquido ($): Valor dos Ativos (ttulos, aes...) + Valores a Receber Despesas Valor da cota:Patrimnio LquidoNmero de Cotas A ANBID costuma perguntar o que o valor da cota. Basta lembrar que se valor algo que tem que ser expresso em reais ($). Portanto, eu tenho que pegar algo que expresso em $, ou seja, o Patrimnio do Fundo ($ total do fundo) e dividir pelo nmero de cotas (nmero de pedaos dofundo). Dica: falou em valor da cota. A prpria pergunta j diz, transforme em: valor ($) dacota Dicionrio Anbidins: Nmero de Cotas = Saldo em Cotas ( a mesma coisa!) Chinese Wall (Muralha da China): a segregao (que o Banco Central pede que ocorra) entreduas reas (a rea de Fundos e de CDB). Estas reas tm que trabalhar separadas, com o objetivo de evitar conflito de interesses* .*Para que a rea de Fundos do Ita, por exemplo, no queira investir todo o recurso do Fundo emCDB do Ita. Na ANBID, ela vai falar assim: Segregao entre a administrao de recursos prprios (= CDB) ea administrao de recursos de terceiros* (= fundos de investimento). Dica: Foque na palavra-chave segregao (para dizer que Chinese Wall). Importante:A rea de CDB tambm conhecida como rea de Recursos de Tesouraria.

S-ar putea să vă placă și