Sunteți pe pagina 1din 2

Questo n 16 objetiva da Prova 01(AV1) Direito Penal IV

A Questo foi retirada da Prova do ministrio Pblico/PR -2002,com isso,a questo original transcreve dessa forma no Item 10. Assinale a alternativa correta: a ( ) uma banda de rock que, em suas msicas, incentiva o uso de cannabis sativa ("maconha") no pratica crime algum, haja vista o princpio constitucional da liberdade de expresso. b ( ) o fato do administrador pblico deixar de ordenar o cancelamento do montante de restos a pagar inscrito em valor superior ao permitido em lei mera infrao administrativa, no caracterizando nenhum crime previsto no Cdigo Penal Brasileiro; c ( ) quem remarca nmero de chassi de automvel pratica o crime de falsidade ideolgica, do art. 299, do Cdigo Penal; d ( ) o fato do funcionrio pblico ocupar cargo em comisso em rgo da administrao direta representa uma qualificadora dos crimes por ele praticados contra a administrao pblica. e ( ) sempre que se verificar a ocorrncia de um crime de corrupo ativa verificar-se-, tambm, o crime de corrupo passiva. E o Gabarito OFICIAL A LETRA D, que a correta conforme descreve no Cdigo Penal no seu Art. 327 - Considera-se funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica. 2 A pena ser aumentada da tera parte quando os autores dos crimes previstos neste Captulo forem ocupantes de cargos em comisso ou de funo de direo ou assessoramento de rgo da administrao direta, sociedade de economia mista, empresa pblica ou fundao instituda pelo poder pblico. E a Alternativa cujo Professor conclui-se foi a ALTERNATIVA D da sua prova, mas est errada, pois como o crime de corrupo Ativa um crime formal nem sempre estar verificando o crime de corrupo passiva que tambm um crime formal. Aps essa base de fundamentao solicito a alterao da alternativa D para a C que o item correto e consequentemente retifique minha nota.

Questo n 18 objetiva da Prova 01(AV1) Direito Penal IV


A questo te exige a alternativa correta, e conclui-se que a B que est descrito dessa forma Inocorre crime de resistncia, se inexiste comportamento agressivo contra o funcionrio pblico ,porm como descreve o Art.329. Opor-se execuo de ato legal, mediante violncia ou ameaa a funcionrio competente para execut-lo ou a quem lhe esteja prestando auxlio, que o crime de resistncia. A Questo fica errada quando afirma que se inexistir comportamento agressivo no ocorre o crime de resistncia. Mas, a doutrina e na Jurisprudncia questiona-se a embriaguez exclui o elemento subjetivo no crime de resistncia. Pois, conforme autores como Fernando Capez, que orienta que salvo se completa provocada por caso fortuito ou fora maior,no ter o condo de excluir o dolo integrado ao fato tpico, uma vez que

tal intoxicao aguda incapaz de retirar a conscincia e a vontade ( o que somente se opera com o caso fortuito, a fora maior, os reflexos e a coao fsica), tampouco de eliminar a culpabilidade, em fale da incidncia da teoria da action libera in causa. FERNANDO CAPEZ,Curso de Direito Penal ,Parte Especial, V.3,9 Edio,p.549. O entendimento do Julio Fabbrini Mirabete, Manual, v.3, p.364, o agente que se encontra embriagado pratica o crime de resistncia. Segundo ele, presumindo a lei, expressamente a responsabilidade do agente que atua sob embriaguez voluntria ou culposa,no h que se excluir o crime de resistncia em casos que tais, mesmo porque o elemento subjetivo do tipo um s, no distinguindo a lei entre dolo genrico e dolo especfico O de Damsio E. de Jesus, Direito Penal, v.4,p.215, para quem a embriaguez excluir o elemento subjetivo apenas quando o agente , em decorrncia de ebriz, no tiver condio de compreender o carter ilcito de seu comportamento ou de determinarse de acordo com esse entendimento( excluso da capacidade intelecto-volitiva) Aps, esse questionamento da embriaguez, a alternativa no poder deduzir como um todo que se no existir comportamento agressivo no haver o crime de resistncia. Com isso a Questo no ter nenhuma alternativa correta sendo passvel de ANULAO. .

S-ar putea să vă placă și