Sunteți pe pagina 1din 3

Captulo 3:

Blocos Regionais: 1. Introduo


O objetivo do captulo estudar alguns dos principais blocos regionais que existem pelo mundo. 2.1 Histrico: ALALC, ALADI e as negociaes Argentina-Brasil Marco inicial da integrao latino-americana foi a criao da ALALC(Associao Latino-Americana de Livre Comrcio) em 1960, que tinha por objetivo criar uma zona de livre comrcio na regio no prazo de 12 anos para facilitar o processo de substituio de importaes. Entretanto, a ALALC no atingiu suas metas e, em 1980, foi sucedida pela ALADI(Associao Latino-Americana de Integrao). A ALADI ainda existe e seu objetivo promover o livre comrcio na Amrica Latina, mas sem fixar um prazo para criar uma zona de livre comrcio. Paralelamente ALADI, outros projetos surgiram na regio como um pacto andino. A partir de meados dos anos 80, dentro de um contexto de redemocratizao e superao das desconfianas e hostilidades histricas, Brasil e Argentina comearam a negociar medidas que visavam promover o comrcio bilateral, por meio da retirada de barreiras aos fluxos comerciais entre ambos. Nesse processo firmaram-se instrumentos como a Ata de Iguau(1985), o PIBAC (Programa de Integrao e Cooperao Econmica) de 1986 e o Tratado Bilateral de Integrao e Cooperao Econmica de 1988. Ao final das negociaes voltadas a criar um bloco regional entre ambos, Paraguai e Uruguai juntaram-se a esse esforo criando o Mercosul. O Mercosul um passo no sentido de promover a integrao regional, algo estabelecido no artigo 4, pargrafo nico da CF. 2.2 Constituio e objetivo O Mercado Comum do Sul(Mercosul) foi criado por meio do Tratado de Assuno. Seus membros so Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela. H 5 estados associados ou membros associados: Bolvia, Chile, Colmbia, Equador e Peru. Estes Estados firmaram acordos de livre comrcio com o bloco. Quando convidados, os Estados associados podem tratar de temas de interesse comum, mas sem direito a voto. O Mercosul aberto adeso dos demais Estados da ALADI ao bloco, desde de que celebrem acordos de livre comercio com bloco e que adotem a democracia como regime poltico. Em funo da suspenso paraguaia, entrou em vigor o Protocolo de Adeso da Repblica Bolivariana da Venezuela ao bloco. O Mercosul pretende criar um espao econmico comum entre seus membros para promover o seu desenvolvimento e melhorar sua insero internacional. Para isso, o Mercosul pretende criar um mercado comum entre os seus membros, incluindo, portanto, uma zona de livre comrcio, uma unio aduaneira e a livre circulao dos fatores de produo. Entretanto, at o momento, o Mercosul apenas uma unio aduaneira icompleta devido grande quantidade de produtos nas listas de exceo Tarifa Externa Comum do bloco.

O Mercosul dever desenvolver-se dentro do quadro de normalidade democrtica e do Estado de Direito. Nesse sentido, o Estado que no for democrtico ou tiver seu regime democrtico interrompido no poder ser membro do Mercosul e perder, total ou parcialmente, seus direitos de participante no bloco. Embora o Mercosul esteja voltado essencialmente para o campo econmico, ele tambm contempla um amplo processo integracionista, abrangendo tambm aspectos polticos e sociais, por exemplo, trabalho, imigrao, seguridade social, sade, educao e migrao. O Mercosul um esquema intergovernamental, cujo desenvolvimento depende dos Estados, de modo que no possui rgos supranacionais. Os tratados firmados no mbito mercosulino dependem da recepo pelos ordenamentos nacionais. Uma das caractersticas do Mercosul o seu pequeno grau de institucionalizao, isto , so poucos os rgos permanentes dentro do bloco. Apesar disso, o Mercosul possui personalidade jurdica internacional prpria com o Protocolo de Ouro Preto. As fontes do direito no caso do Mercosul so o Tratado de Assuno, seus protocolos e instrumentos adcionais ou complementares, outros acordos celebrados no mbito do Mercosul e seus protocolos, as Decises do Conselho do Mercado Comum e as Diretrizes da Comisso de Comrcio do Mercosul. Contudo, aps serem firmadas, devem ser incorporadas pelos ordenamentos jurdicos dos pases, pois no existe o fenmeno da supranacionalidade no Mercosul. 2.3 Natureza jurdica O Mercosul no apenas um arranjo entre Estados: uma pessoa jurdica de DIP, com rgos permanentes, sede e capacidade para celebrar tratados. Para Rezek, ele uma OI, contudo alguns diferenciam os blocos das OIs. O rgo competente para negociar e celebrar tratados e exercer a titularidade do Mercosul o Conselho do Mercado Comum(CMC). 2.4 Princpios A gradualidade, a flexibilidade e o equilbrio so princpios elencados para o Mercosul no prprio Tratado de Assuno. Reciprocidade de direitos e obrigaes entre os Estados-Partes(Trat. De Assuno, art. 2). Trat. De Assuno, Protocolo de Ouro Preto e o Protocolo Constitutivo do Parlamento do Mercosul enfatizam a necessidade de uma considerao especial para as regies menos desenvolvidas do Mercosul. No propsito de promover o maior equilbrio entre os Estados-membro, foi adotada em 2005 uma deciso do Conselho do Mercado Comum para aprovar o Regulamento do Fundo para Convergncia Estrutural e Fortalecimento Estrutural do Mercosul(FOCEM). 2.5 Principais tratados O ato que criou o Mercosul foi o Tratado de Assuno(ou Tratado do Mercosul) de 1991. O Tratado de Assuno um mero acordo-quadro que estabelece linhas gerais de conformao do bloco.

Nesse sentido, o tratado estabeleceu um programa de liberalizao comercial no bloco, com reduo progressiva de barrreiras tarifrias e no-tarifrias, listas de exceo ao programa de liberalizao, um regime geral de origem, uma TEC(tarifa externa comum) e a obrigao dos membros do Mercosul de coordenarem suas polticas macroeconmicas.

S-ar putea să vă placă și