Sunteți pe pagina 1din 4

A CONTABILIDADE E O AVANO DA TECNOLOGIA

Com o passar dos anos, a contabilidade tem sofrido constantes mutaes, no apenas legais, mas sim prticas. Esta evoluo advm da prpria necessidade do mercado em receber informaes cada vez mais detalhadas e hbeis para a tomada de decises gerenciais, administrativas ou financeiras. Se a cincia evolui, o profissional tambm precisa evoluir a fim de acompanhar os novos conceitos utilizados e esta a rotina dos contabilistas que no podem, em momento algum, deixar de se atualizar e estudar assuntos correlatos contabilidade, ao mercado financeiro, ao sistema de tributao e tecnologia que cerca todos estes conceitos. Conforme Julio Cesar Zanluca, em seu artigo - O Perfil do Contabilista no Sculo XXI, "a principal caracterstica da profisso, no sculo XXI, ser o conhecimento aplicado. No menos importante, que o contabilista precisa ser um profissional flexvel, autodidata e preparado para enfrentar desafios de uma profisso na qual a competio e exigncias crescem a cada dia". A fim de exemplificar esta afirmao, no precisamos voltar muito no tempo para ver as modificaes que a tecnologia trouxe para os profissionais de contabilidade, que a no muitos anos atrs ainda entregavam a declarao do imposto de renda de seus clientes em formulrio ou disquete a ser entregue pessoalmente nos endereos da Receita Federal. Hoje, com a internet cada vez mais consolidada dentro das organizaes, este processo tornou-se muito mais gil e prtico. Basicamente todas as obrigaes acessrias das entidades podem ser cumpridas atravs de programas de processamento de dados que tratam as informaes e as remetem ao rgo competente. claro que com isto, a fiscalizao tambm ganhou agilidade. As empresas, cada vez mais, lanam mo da tecnologia para auxiliar seus gestores no processo decisrio e na elaborao de planos estratgicos. Dentre vrias alteraes, vimos claramente o aumento dos sistemas integrados de gesto empresarial, os ditos ERP, que de uma forma bastante eficiente cruzam dados que foram imputados nos seus mais diversos mdulos a fim de gerar relatrios detalhados sobre qualquer aspecto ou departamento da empresa. O SPED - Sistema Pblico de Escriturao Digital, foi outro passo importante e que merece especial ateno pelos contabilistas. O modelo de nota fiscal eletrnica adotada no Brasil est sendo estudado por diversos outros pases que pretendem adotar o modelo brasileiro. Outras alteraes j esto previstas para a Escriturao Contbil Digital e para a Escriturao Fiscal Digital, como a incluso do e-Lalur, por exemplo. Os avanos tecnolgicos tambm foraram uma melhora do pensamento contbil, que foram movidos pelo agigantamento da corrupo e o uso da Contabilidade para fins ilcitos; a euforia normativa com a participao interventora do Estado e das entidades de classe; a viso social e a dilatao do estudo contbil para as relaes ambientais, alm da globalizao dos mercados e a necessidade de harmonizao s normas internacionais.

O Brasil sempre foi conhecido por ser um pas burocrtico e complicado para se pagar os impostos, porm uma iniciativa do governo no Programa de Acelerao do Crescimento (PAC) quer tentar simplificar o pagamento dessas contribuies ao informatizar esse sistema e buscar uma integrao dos fiscos Federais, Estaduais e Municipais. Neste artigo vamos explicar para voc o que o Sped Fiscal, este sistema que est facilitando a vida de muito micro e pequenos empresrios em todo o pas! Esse programa conhecido como SPED (Sistema Pblico de Escriturao Digital) e possui trs vertentes: EFD Escriturao Fiscal Digital ECD Escriturao Contbil Digital NF-e Nota Fiscal Eletrnica

SPED Fiscal
Vamos falar um pouco sobre a EFD (Escriturao Fiscal Digital), conhecido como SPED Fiscal, ele um arquivo digital que informa todos os documentos fiscais e informaes que os fiscos federal, estadual e, em breve, municipal, precisam saber, essas informao se refere ao perodo em que so apurados os impostos de ICMS e IPI. bom lembrar que ele representa a escriturao fiscal da empresa e deve ser apresentado conforme previsto na legislao tributria. Mas efetivamente, para que ele serve o SPED Fiscal? Para as empresas: Ele simplifica e facilita a entrega da documentao necessria para os Fiscos ao utilizar um meio digital, alm de eliminar a necessidade de ter documentos em papeis. Para o governo: Facilita a fiscalizao e reduz a burocracia para a entrega desses documentos.

SPED Contbil
A Escriturao Contbil Digital (ECD) parte integrante do projeto SPED e tem por objetivo a substituio da escriturao em papel pela escriturao transmitida via arquivo, ou seja, corresponde obrigao de transmitir, em verso digital, os seguintes livros: I - livro Dirio e seus auxiliares se houver; II - livro Razo e seus auxiliares se houver; III - livro Balancetes Dirios Balanos e fichas de lanamento comprobatrias dos assentamentos neles transcritos.

Segundo a Instruo Normativa RFB n 787/07, esto obrigadas a adotar a ECD: I - em relao aos fatos contbeis ocorridos a partir de 1 de janeiro de 2008, as sociedades empresrias sujeitas a acompanhamento econmico-tributrio diferenciado, nos termos da Portaria RFB n 11.211, de 7 de novembro de 2007, e sujeitas tributao do Imposto de Renda com base no Lucro Real. II - em relao aos fatos contbeis ocorridos a partir de 1 de janeiro de 2009, as demais sociedades empresrias sujeitas tributao do Imposto de Renda com base no Lucro Real. Portanto, a partir do ano-calendrio 2009, esto obrigadas ao Sped Contbil todas as sociedades empresrias tributadas pelo lucro real. Para as outras sociedades empresrias a ECD facultativa. As sociedades simples e as microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional esto dispensadas desta obrigao. As regras de obrigatoriedade no levam em considerao se a sociedade empresria teve ou no movimento no perodo. Sem movimento no quer dizer sem fato contbil. Normalmente ocorrem eventos como depreciao, incidncia de tributos, pagamento de aluguel, pagamento do contador, pagamento de luz, custo com o cumprimento de obrigaes acessrias (como apresentao de DCTF e DIPJ), entre outras.

NOME: Marcio Jos de melo CA: 13018001 Professora: Elisngela

S-ar putea să vă placă și