Sunteți pe pagina 1din 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PR-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADMICOS

DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO


PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR TIPO DE COMPONENTE (Marque um X na opo)
X Componente curricular Atividade complementar Monografia Estgio Prtica de ensino Mdulo

STATUS DO COMPONENTE (Marque um X na opo)


OBRIGATRIO ELETIVO X OPTATIVO

DADOS DO COMPONENTE
Carga Horria Semanal Terica Prtica N. de Crditos C. H. Global Perodo

Cdigo

Nome

MODA0001

DESIGN E SOCIEDADE Histria da Moda

30

30

60

Pr-requisitos

Co-Requisitos

Requisitos C.H.

EMENTA Estudos de histria da Moda. Compreenso da importncia dos estudos e pesquisa histrica para o Design. Mtodos e tcnicas de pesquisa. Compreenso das transformaes scio-culturais e estticas do produto de moda e do vesturio na histria. Pesquisa e reflexes sobre objetos de estudo no tempo e espao. Argumentao e fundamentao terica para monografias de graduao em Design.

CONTEDO PROGRAMTICO 1. Introduo a histria da moda: importncia dos estudos para o design, mtodos e tcnicas de pesquisa. Compreenso da metodologia de pesquisa: Relao do Tempo e Espao. Um breve histrico do sculo 20 2. 3. 4. 5. 6. Antiguidade: aspectos culturais da tradio da indumentria do Egito, Grcia e Roma A transio do final da Idade Mdia para era Moderna - Sculo 14: o advento do Sistema de Moda. Transformaes do homem europeu - O Renascimento. Sculos 16 -17: Influncias da rainha Elizabeth I no sistema de Moda Sculo 17: A variao esttica da realidade material das classes sociais: A simbologia da moda dos nobres e burgueses pelo significado do status. 7. Sculo 18: Revoluo Industrial. A influncia da Revoluo Francesa e do pensamento iluminista na transformao scio-cultural, construo e transformao identitria, e seus reflexos no vesturio. 8. Sculo 19 (1800 a 1840) Caractersticas do incio do sculo: Estilo Imperial. O romantismo: comportamento social entre homens e mulheres, e a construo de aspectos estticos que significam o romantismo. 9. Metade do sculo 19 (1950 a 1990): Fase industrial da moda - o advento da era da indstria da moda com a tcnica da Alta Costura: Frederic Charles Worth. Estilo vitoriano. 10. Transio entre os sculos 19 e 20: As grandes invenes que mudaram o panorama social da vida urbana. Mudanas no comportamento e na cultura: Revolues feministas e preocupao com a sade, construo de novos valores estticos e de comportamento. 11. Sculo 20: A. Transformaes scio-culturais, revolues cientificas, mudanas nas formas vestimentares, transformaes comportamentais, revolues na arte e na cultura. B. Inicio do sculo: La belle poque - Influncia do Art Nouveau no design e na moda. C. A importncia do poder das comunicaes e dos transportes para desenvolvimento do Sistema de Moda. D. As conseqncias no Sistema de Moda na 1 Grande Guerra Mundial. E. Pensamento vanguarda na arte, na moda, no design e no comportamento social: futurismo, surrealismo e o cubismo nas reas de produo da moda, do design e no pensamento social. F. 1920: Grabielle Chanel, Paul Poiret e outros estilistas transformadores da Moda na poca. G. 1930: A influncia do Art Dco H. As conseqncias no Sistema de Moda na 2 Grande Guerra Mundial: Aspectos poltico-econmicos na indstria da moda. I. J. Ps-Segunda Guerra: O look Cristian Dior Anos 50: O imprio do prt - Porter: Efeitos na cultura da sociedade do consumo depois da Segunda Grande Guerra A esttica do glamuor, a influncia do cinema e do consumo. K. Anos 60: Pop Art - Consumo e cultura jovem. Movimento social contra- cultura: O Hippie L. Anos 70: Movimento social anti - Moda: O Punk. Cultura, esttica, comportamento e a moda da dcada. M. Construo de identidade: Conceitos de Manuel Castells N. Projeto da indstria de moda: apropriao dos estilos e esttica dos movimentos sociais. O. O prt - porter: novo modelo da indstria da Moda P. O emergir de movimentos sociais e as tribos urbanas Q. Moda contempornea: efeitos e conseqncias na realidade social

BIBLIOGRAFIA BSICA Histria da moda FREYRE, Gilberto. Modos de homem & modas de mulher. Rio de Janeiro: DP&.1987. LAVER, James e captulo final por Probet, Cristina. A roupa e a moda: uma historia concisa. So Paulo: companhia das letras. 1989. LIPOVETSKY, Gilles. O imprio do efmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. So Paulo: companhia das letras. 1989. SOUZA, Gilda de Mello e. O esprito das roupas: a moda no sculo dezenove. So Paulo. Companhia das letras. 1987. WILSON, Elisabeth. Enfeitada de sonhos: a moda e a modernidade. Rio de Janeiro: edies 70. 1989. KHLER, Carl. Histria do vesturio. So Paulo: Martins Fontes, 1993. MOUTINHO, R. M. Moda do sculo, A. Rio de Janeiro:: Senac Nacional, 2000 VEILLON, Dominique ; TELLES, Andr. Moda e Guerra: Um retrato da Frana ocupada. So Paulo: Jorge Zahar, 2004 HOLANDER, Anne. Sexo e as roupas, O. So Paulo: Rocco, 1996. POIRIER, Jean. Histria dos costumes: O homem e o objeto. [Lisboa]: Estampa, 2002. BAUDOT. Franois. Moda do sculo. So Paulo: Cosac & Naify, 2001. JOFFILY, Ruth. Brasil tem estilo, O? Rio de Janeiro: Senac Nacional, 1999. CASTILHO, Kathia Castillho; GARCIA, Carol (Orgs.). Moda Brasil: fragmentos de um vestir tropical. So Paulo: Anhembi Morumbi, 2001 BRAGA, Joo. Histria da moda: uma narrativa. So Paulo: Anhembi Morumbi, 2004. CASTILHO, Kathia Castilho; GARCIA, Carol (Ogs.). Moda Brasil: Fragmentos de um vestir Tropical. So Paulo: Anhembo Morumbi, 2001. TIERNEY, Tom. Victorian fashion designs CD-Rom na book. [S.l.]: DOVER PUBLICATIONS, 2002. O' KEEFFE, Linda. Sapatos. [S.l.]: KONEMANN PORT, 1996 Histria do design CARDOSO, Rafael. Introduo a historia do design, Uma. So Paulo: EDGAR BLUCHER, 2004. LOBACH, Bernd. Design Industrial. So Paulo: Edgar Blucher, 2001 PEVSNER, Nicolaus. Pioneiros do design moderno, Os. So Paulo: Martins Fontes, 2002 SOUZA. Pedro Luiz Pereira de Notas para uma histria do design. Editora 2AB. LEAL, Joice Joppert. Olhar sobre o design brasileiro, Um. Um. So Paulo: IMSP, 2003 BIGAL, Solange. O design e o desenho industrial. So Paulo: Annablume, 2001 FIELL, Peter ; FIELL, Charlotte J. Design de A a Z. [S.l.]: TASCHEN DO BRASIL, 2001 Histria cultural HOBSBOWM, Eric. Era dos extremos: um breve sculo XX. So Paulo: companhia das letras. 1995. HOBSBOWM, Eric. A era das revolues: Europa 1789 1848. Rio de Janeiro: Paz e terra. 1977. Filmografia Aqui que ns estamos por vs esperamos, Amadeus, Hair, Atitude Punk, E o Vento Levaram, O Sorriso de Mona Lisa, Jefferson em Paris, Bonequinha de luxo, Blade Runner, Zuzu Angel, O diabo veste Prada, Flash dancing, A rainha Margot, Elizabeth, Maria Antonieta.

DEPARTAMENTO A QUE PERTENCE A DISCIPLINA

HOMOLOGADO PELO COLEGIADO DE CURSO

Design

_________________________________________
ASSINATURA DO CHEFE DO DEPARTAMENTO

________________________________________________
ASSINATURA DO COORDENADOR DO CURSO OU REA

S-ar putea să vă placă și