Sunteți pe pagina 1din 77

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

2013-2015

Aprovado na 14 sesso do Conselho Local de Aco de Lisboa, em 28 de Junho de 2012

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL


2013-2015

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

A elaborao do documento base da Proposta de Plano de Desenvolvimento Social foi da responsabilidade do Dr. Antnio Batista, consultor da Rede Social de Lisboa, entre o perodo de 2008-2011.

verso da proposta de PDS, apresentada no mbito da 13 Sesso Plenria do Conselho Local de Ao Social de Lisboa, realizada a 4 de julho de 2011, foram introduzidas alteraes, essencialmente no Ponto 4 Agenda Estratgica e Ponto 5 Modelo de Governncia do PDS, resultante dos contributos/ proposta da Comisso Tripartida.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

NDICE

0. ENQUADRAMENTO 1. INTRODUO 2. FUNDAMENTAO METODOLGICA 3. PLANEAMENTO 3.1. PROSPETIVO DESAFIOS PARA CONCRETIZAO DA VISO 3.2. ESTRATGICO - SUMRIOS EXECUTIVOS DOS PLANOS 3.3. TERRITORIAL COMISSES SOCIAIS DE FREGUESIA/ COMISSES SOCIAIS INTERFREGUESIAS 4. AGENDA ESTRATGICA

5 9 12 14 14 29 39 41 45

5. MODELO DE GOVERNNCIA DO PDS ANEXOS

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

SIGLAS

ACES Agrupamentos dos Centros de Sade ACIDI, IP Alto Comissariado para a Imigrao e Dilogo Intercultural ARSLVT, IP Administrao Regional de Sade de Lisboa e Vale do Tejo CDL Centro Distrital de Lisboa do ISS, IP CGP Comisso de Gesto do Plano CLAS-Lx. Conselho Local de Ao Social de Lisboa CML Cmara Municipal de Lisboa CSF Comisso Social de Freguesia CSIF Comisso Social Inter Freguesia CT Comisso Tripartida DL Decreto lei EAPN Rede Europeia Anti Pobreza Portugal ECL Equipas de Coordenao Local ENSP Escola Nacional de Sade Pblica da Universidade Nova de Lisboa ETTs Equipas Tcnicas Territoriais IPSS Instituio Particular de Solidariedade Social NPISA Ncleo de Planeamento e Interveno Sem Abrigo ONG Organizao No Governamental PDS Plano de Desenvolvimento Social PSA Pessoa Sem Abrigo PSP Comando Metropolitano de Lisboa da Polcia de Segurana Pblica SCML Santa Casada Misericrdia de Lisboa SICAD - Servio de Interveno nos Comportamentos Aditivos e Dependncia UCC Unidade de Cuidados Continuados Integrados

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

INDICE DE ANEXOS

ANEXO1 LISTA DE PARTICIPANTES NOS WORKSHOPS DE OUTUBRO DE 2009 ANEXO 2 - LISTA DE PARTICIPANTES NAS SESSES DE TRABALHO (NOVEMBRO 2010 E JANEIRO 2011) ANEXO 3 - LISTA DE PARTICIPANTES DESCENTRALIZADAS (MAIO E JUNHO 2012) ANEXO 4 MAPA DE LOCALIZAO TERRITRIOS DA REDE SOCIAL DE LISBOA DAS NAS REUNIES

CSF/CSIF

NOS

ANEXO 5 FICHAS DE PROJETO DAS COMISSES SOCIAIS DE FREGUESIA ANEXO 6 CARTA DE INTENES

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

0. ENQUADRAMENTO 0.1.Constituio
A 18 de abril de 2006, a Cmara Municipal de Lisboa, a Santa Casa da Misericrdia de Lisboa e o Centro Distrital de Segurana Social de Lisboa - ISS.IP, assinaram o Protocolo de Colaborao que visou instituir uma colaborao de carter regular e permanente entre as trs entidades para implementao da Rede Social de Lisboa1

O Conselho Local de Ao Social de Lisboa (CLAS-Lx) constituiu-se, em 11 de dezembro de 2006, com 111 entidades parceiras e atualmente tem 291, entre autarquias, organismos pblicos, IPSS, ONG, Fundaes e outras entidades que atuam no territrio.

0.2.Planeamento

Contrariamente ao modelo de planeamento do Programa da Rede Social (Diagnstico, Plano de Desenvolvimento Social e Plano de Ao), a Rede Social de Lisboa iniciou o seu processo de planeamento por um Plano de Ao estruturado em 3 eixos: estruturao da rede, planeamento e interveno.

A finalidade do Eixo Estruturao era desenvolver um processo de organizao que assegurasse o funcionamento do plenrio, a constituio dos 4 Ncleos Executivos e a constituio das Comisses Sociais de Freguesia.

Com o Eixo do Planeamento pretendia-se desenvolver as linhas gerais de atuao que permitissem avanar para um modelo de diagnstico participado localmente.

No Eixo da Interveno identificaram-se reas prioritrias na cidade e que desde logo podiam potenciar o trabalho desenvolvido integrando-o na metodologia da Rede Social de Lisboa: Pessoa Sem-Abrigo, Envelhecimento. No ano 2008 alargou-se a interveno rea das Crianas.

No decorrer do Plano de Ao de 2009 foi apresentado o Diagnstico Social de Lisboa, aprovado pelo Conselho Local de Ao Social de Lisboa (CLAS-Lx) a 20 de abril de 2009, com apresentao pblica a 29 de junho do mesmo ano.
A Rede Social de Lisboa baseia-se na Decreto-Lei n 115/2006, de 14 de Junho e demais instrumentos legislativos sobre a matria, no Regulamento Interno aprovado em sede de CLAS a 25 de Janeiro de 2010, e nas deliberaes tomadas pelo Plenrio do CLAS-Lx. 5
1

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

A 4 de maio de 2009, foi aprovado o Plano de Cidade para a Pessoa Sem-Abrigo (PSA), sendo contratualizado em Plenrio, a 3 de julho, a Plataforma para a Pessoa Sem Abrigo, parceria interinstitucional integrada na Rede Social de Lisboa, composta por entidades com interveno direta ou indireta junto da Pessoa Sem Abrigo. No mbito do trabalho prev-se, ainda para este ano, a constituio do Ncleo de Planeamento e Interveno para a Pessoa Sem Abrigo (NPISA), e a apresentao do modelo de interveno integrada para a cidade, assim como a reorganizao das respostas sociais.

Na rea do Envelhecimento est concluda desde dezembro de 2009 a Proposta do Plano de Interveno a apresentar em sede de CLAS-Lx.

Quanto rea das Crianas, est concluda a Proposta de Estratgia de Cidade para as Crianas em Lisboa.

No mbito dos sistemas de informao, a Rede Social de Lisboa tem, desde outubro de 2009, um site com o seguinte endereo: http://www.redesocial-lisboa onde disponibilizada a informao para os parceiros e pblico em geral.

0.2.1.Construo do Plano de Desenvolvimento Social (PDS)

A dimenso da cidade, o elevado n de promotores de iniciativas de mbito social, a multiplicidade de problemticas e as experiencias das redes sociais de outros concelhos, reforaram desde o inicio do lanamento da Rede Social de Lisboa a necessidade e vontade de construir um Plano de Desenvolvimento Social (PDS) diferente dos modelos habituais, mais direcionado para os diferentes patamares de interveno e estruturante de um projeto comum de mudana orientado para o desenvolvimento social da cidade.

Esta vontade est refletida nas propostas de planeamento que foram sendo apresentadas nos Planos de Ao que tm orientado a 1 fase de planeamento da Rede Social de Lisboa.

Em 3 de julho de 2009, foi validado pelo Plenrio o ndice para elaborao do modelo de Plano de Desenvolvimento Social (PDS). No que respeita proposta de PDS, Lisboa optou por uma construo faseada e centralizada em polticas ativas de coeso social. O maior desafio centrou-se na constituio de uma Comisso Estratgica2 que congregasse os diferentes atores setoriais da cidade, constituindo-se num espao alargado de negociao e concertao
2

Aprovada em Regulamento Interno do CLAS-Lx a 25 de Janeiro de 2010 6

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

estratgica, para a definio de polticas e programas institucionais, viabilizando o nvel de planeamento, avaliao e gesto da Rede Social.

Em outubro de 2009, foi dada prioridade participao dos parceiros de modo a encontrar a viso e os desafios estratgicos, e tomar as opes estratgicas mais adequadas cidade. Foram realizados 4 Workshops em que participaram 56 entidades (68 representantes)3. Entre novembro de 2010 e janeiro de 2011, foram realizadas 14 sesses de trabalho, 12 das quais com CSF/CSIF4 para aprofundamento dos desafios e identificao das aes para a Agenda Estratgica, em que estiveram envolvidas 89 entidades representadas por 116 participantes5.

A 4 de julho de 2011, no mbito da 13 Sesso Plenria, foi apresentada a proposta de PDS que ficou em discusso e aberta recolha de contributos dos parceiros, at 30 de setembro.

Decorrente deste processo, da alterao de representantes do CDL e da SCML na Comisso Tripartida6 e da vontade expressa da CML no decorrer da sesso plenria, em relao alterao de alguns contedos da proposta de PDS, encetaram-se negociaes internas cujo resultado est patente na atual proposta de PDS, mais concretamente na Agenda Estratgica e no Modelo de Governncia.

Para partilha e anlise/ discusso com os parceiros, das alteraes propostas, foram realizadas 4 reunies descentralizadas nas zonas territoriais da Rede, nos dias 28 e 31 de maio e 4 e 11 de junho em que participaram 44 entidades representadas por 59 participantes7.

Das alteraes agora introduzidas na Agenda Estratgica, salienta-se: o novo desafio Lisboa Cidade Saudvel (em substituio do desafio de Lisboa Cidade das Oportunidades), a articulao das vrias organizaes de voluntariado na cidade e a valorizao da dimenso multicultural que a Rede Social deve assumir numa cidade capital como Lisboa.

Ao longo deste processo de alteraes proposta de PDS, esteve sempre presente a atual situao de crise econmica e financeira do pas e o consequente agravamento das dificuldades vividas pelas pessoas, famlias e organizaes. Cada vez mais necessrio o

3 4

Anexo 1 Lista de Participantes nos Workshops de outubro de 2009. Lumiar, S. Domingos de Benfica, Benfica, Carnide, Pena, Santa Engrcia, Anjos, S. Jorge de Arroios, Santa Catarina, Santos-o-Velho e CSIF de Santa Maria de Belm e S. Francisco Xavier 5 Anexo 2 Lista de participantes nas Sesses de Trabalho (Novembro 2010 e Janeiro 2011) 6 Comisso Tripartida, instituda no mbito do Protocolo de Colaborao j referido, cabe a coordenao geral dos trabalhos da Rede Social de Lisboa 7 Anexo 3 Lista de participantes nas Reunies Descentralizadas (Maio e Junho 2012) 7

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

desenvolvimento de uma ao concertada, apangio das intervenes em rede. As propostas do PDS no esgotam a ao que todos os parceiros da Rede Social de Lisboa levam a cabo, nas suas esferas de interveno prprias. A Agenda Estratgica representa assim uma espcie de denominador comum a todos os parceiros da Rede, enfatizando os ganhos esperados a partir de uma atuao concertada, com objetivos comuns e com a indispensvel partilha de recursos, em torno de um conjunto restrito de atuaes onde esse funcionamento em rede urgente e mais necessrio.

Ao nvel do Modelo de Governncia do PDS, concretamente na sua componente das funes institucionais, foram introduzidas alteraes relacionadas com a Comisso Estratgica e o Grupo Tcnico de Apoio ao CLAS-Lx, propondo-se em alternativa a constituio de uma Comisso Executiva e uma Comisso Consultiva.

Com a constituio da Comisso Executiva, com funes de coordenao, operacionalizao, avaliao e (re) orientao da Agenda Estratgica, procura-se concorrer para maior celeridade nos processos de implementao do PDS, e dos outros nveis de planeamento da Rede, tentando ultrapassar assim os constrangimentos identificados nas avaliaes internas. A Comisso Consultiva, com funes de acompanhamento e colaborao nas reas estratgicas do PDS, para facilitar os processos que conduzam incorporao das propostas de planeamento nas diferentes entidades chave.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

1. INTRODUO
O programa da Rede Social baseia-se em pressupostos tcnicos, organizacionais e institucionais que geram a convergncia de interesses, dos procedimentos, dos instrumentos e das opes estratgicas num dado territrio. Esses pressupostos que incluem a integrao das respostas e servios do concelho de Lisboa no sentido de potenciar a incluso social, geram um amplo movimento de concertao das tipologias de interveno e de organizaes protagonistas numa perspetiva de as adaptar ao territrio concreto e s suas necessidades.

O PDS o instrumento de planeamento da rede social que formaliza o conjunto de opes e prioridades de interveno para o universo de interventores e atores sociais.

A Rede Social de Lisboa procurou, por isso, no seu PDS abranger todos os nveis em que estes atores operam, criando canais de comunicao e convergncia volta de denominadores comuns e estratgias definidas.

Em Lisboa, a Rede Social tem vindo a implementar uma rede de base local, atravs das Comisses Sociais de Freguesia ou Inter-Freguesia (quando agregam mais do que uma freguesia) Estas Comisses8 que se constituem como redes locais integradas na Rede Social, tm o seu prprio planeamento baseado num diagnstico de necessidades no terreno e procuram responder a estas necessidades identificadas criando grupos de trabalho temticos, que so verdadeiros grupos operativos de interveno no territrio.

Num outro patamar, num nvel intermdio mas transversal ao concelho e agregado volta de questes temticas setoriais, a Rede Social de Lisboa implementou dinmicas de parceria que se vieram a consolidar e dar origem a instrumentos de planeamento estratgico - Planos. Estes Planos respondem s questes da Pessoa Sem Abrigo, do Envelhecimento e da Infncia. Baseiam-se num diagnstico temtico que procura estruturar e gerar eficincia na rede vocacionada para a problemtica identificada, planeando e criando sinergias entre as instituies.

Por fim, a Rede Social de Lisboa tem uma estrutura formal de enquadramento, que coordena estrategicamente as atividades da parceria em rede na cidade. Neste patamar define-se a ligao entre o planeamento que responde ao diagnstico e o planeamento prospetivo que define uma viso estratgica mobilizadora para o desenvolvimento social da cidade de Lisboa.

Esto constitudas 20 Comisses Sociais de Freguesia e 1 Comisso Social Inter-Freguesia. Ver Anexo 4 Mapa de localizao das CSF/CSIF nos territrios da Rede Social de Lisboa. 9

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

A lgica de planeamento neste nvel de deciso o de transpor para as polticas de cidade as apostas estratgicas e prioridades definidas no planeamento. O PDS procura articular na complexidade particular da cidade de Lisboa, todos estes patamares de deciso e planeamento.

A sua metodologia bidirecional (bottom-up e top-down): das CSFs e Planos para a Viso Estratgica e desta, como desafio orientador e agenda estratgica para a realizao, para os nveis operacionais.

Na sua Viso Estratgica, o PDS procura formular desafios globais de desenvolvimento produzidos numa perspetiva de desenvolvimento social prospetivo e baseado em desafios de inovao, transformao e qualificao. Estes sero, posteriormente, incorporados e respondidos de acordo com a formulao prpria das intervenes no terreno.

Por sua vez, a capacidade de inovao e criao de prticas de referncia dever, aps um perodo de maturao, desenvolvimento e demonstrao, ser objeto de incorporao na poltica para a cidade, criando a oportunidade de atualizar ou gerar novos desafios estratgicos para a cidade.

A proposta metodolgica que suporta o PDS a de um processo contnuo de avaliao, planeamento e diagnstico que no procura criar um corpo rgido de opes de interveno mas sim um ajustamento contnuo entre novas necessidades identificadas, oportunidades entretanto disponveis e uma reformulao estratgica que as integre.

Esta perspetiva exige uma estrutura de governncia que possa ativar todos estes patamares de planeamento, criando ligaes e intersees estratgicas entre as prticas no terreno e as polticas de cidade.

A governncia o cerne do PDS j que todo o planeamento previsto se basear na capacidade de comunicao, negociao e formulao de intervenes concertadas entre todos os atores envolvidos.

Requer tambm a participao ativa e a capacidade dos parceiros para integrar a intencionalidade estratgica global nas suas intervenes micro territoriais. Implica ainda a capacidade de operacionalizar a monitorizao e avaliao contnuas, criando um fluxo de informao atualizada e acessvel, de modo que todos os nveis de deciso e participao, na Rede Social, estejam em sintonia, atualizados e ativamente envolvidos. Os instrumentos de
10

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

governao do PDS que iro gerar um sistema de informao em rede, so uma condio essencial do sucesso deste modelo de planeamento para Lisboa.

O Plano de Ao, elaborado anualmente, o mecanismo de atualizao por excelncia do PDS, procurando incorporar a Viso Estratgica nas intervenes das CSF/ CSIF e dos Planos, criando uma dinmica participativa na construo do planeamento do desenvolvimento social da cidade de Lisboa.

11

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

2. FUNDAMENTAO METODOLGICA
O PDS um documento flexvel e anualmente atualizvel que formaliza a progressiva contratualizao na Rede Social de Lisboa das intervenes e respostas que os diferentes nveis institucionais propem. Dever ser capaz de gerar suporte para a monitorizao e avaliao constante de novas oportunidades e necessidades de interveno. No ser um documento esttico programador da interveno a mdio/ longo prazo, mas um sistema de atualizao das prioridades e opes numa lgica de replaneamento contnuo.

O PDS est estruturado em trs polos dinmicos de planeamento: A). Planeamento prospetivo Viso e Agenda Estratgica Define um acordo permanentemente atualizado sobre as prioridades estratgicas comuns. A Viso Estratgica prope um enfoque mobilizador da interveno para uma situao desejvel, representativa do desenvolvimento social da cidade de Lisboa. Perspetiva um futuro desejvel orientando a evoluo das polticas e medidas sociais, devendo representar o elemento de convergncia da multiplicidade de atores e intervenes presentes na Rede Social de Lisboa. Pressupe, por isso, um processo ativo de negociao e comunicao, regulado pelo sistema de governncia da PDS. Associados Viso so definidos Desafios Estratgicos que permitem identificar as diferentes dimenses do desenvolvimento social nos pontos crticos para a cidade e, simultaneamente fornecem linhas orientadoras para a ao. A Agenda Estratgica a dimenso operativa da Viso constituda pelo conjunto de aes diretamente orientadas para a concretizao da Viso. So aes selecionadas de acordo com a capacidade de produzir impacto social verificvel nos desafios da Viso.

Pelo fato de ser atualizvel e sujeita a avaliao e monitorizao contnua, a Agenda Estratgica permite integrar um conjunto de intervenes entretanto formuladas, cumprindo, assim, o seu objetivo de servir de instrumento orientador para as opes de interveno e de incentivo a um posicionamento estratgico convergente na cidade.

As aes inscritas na Agenda Estratgica, so escrutinadas e avaliadas na perspetiva do seu contributo e real impacto social, segmentando as aes com um propsito de contribuir para a Viso das que na Rede Social e nas instituies decorrem da sua dinmica de interveno prpria.
12

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

Permite avaliar o contributo e investimento de cada uma das instituies para a concretizao da Viso, envolvendo-as em parte da sua ao nos objetivos comuns e transversais cidade. B). Planeamento estratgico - Planos de Cidade Estes Planos, em trs reas distintas, Pessoa Sem Abrigo, Envelhecimento e Crianas, focalizam a sua estrutura de planeamento no nvel da capacitao, qualificao e aumento da eficincia da rede de respostas e servios existentes para que estes produzam impactos mais significativos no desenvolvimento social concelhio.

De acordo com a lgica do Planeamento Estratgico, definem eixos de atuao nos quais congregam as diferentes dimenses estratgicas da ao. So instrumentos integradores da capacidade institucional existente criando oportunidades de Eficincia e Inovao coletivas. Este polo dinmico de planeamento congrega-se na Agenda Estratgica comum com as outras reas no programadas da interveno - CSF/CSIF. C). Planeamento territorial Comisses Sociais de Freguesia/ Comisses Sociais InterFreguesia As CSF/CSIF formulam propostas de poltica para a cidade a partir da anlise das boas prticas, prticas de excelncia e produtos desenvolvidos nas intervenes em curso nas mesmas. Simultaneamente, devem continuar a desenvolver os seus planos de ao, respondendo aos problemas sentidos pela comunidade no seu quotidiano.

As propostas de poltica devem ser integradas no PDS focalizando-se nas oportunidades ou necessidades de interveno entretanto diagnosticadas. Estas sero operacionalizadas pela Rede Social de Lisboa atravs da incorporao das mesmas na Agenda Estratgica ou nos respetivos Planos de Ao das CSFs/ CSIF.

No entanto, sempre que as instituies parceiras manifestem interesse de avanar com intervenes de resposta s necessidades identificadas, previstas na Agenda Estratgica ou decorrentes das sesses de planeamento participado, sero organizadas as Oficinas de Projeto para facilitar a elaborao em rede e parceria dos projetos, propostas ou aes em causa.

13

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

3. PLANEAMENTO

3.1. PROSPETIVO - DESAFIOS PARA CONCRETIZAO DA VISO A Viso da Cidade - LISBOA CIDADE DA COESO SOCIAL- centra-se na oportunidade de Lisboa definir as polticas de coeso social como veculo de afirmao estratgica no ranking das cidades capitais europeias.

A Viso da cidade serve para criar uma perspetiva particular de observao do territrio a partir de pontos de referncia externos e avanados que crie contraste com um diagnstico interno. A comparabilidade de Lisboa deve ser com as cidades referncia ao nvel social, urbanstico, cultural, ambiental Barcelona, Helsnquia, Berlim etc. A Viso poder servir para o posicionamento num ranking de excelncia e identificar oportunidades de diferenciao e competitividade. Os 5 desafios estratgicos para a concretizao da Viso constituem-se como orientaes para a definio de polticas, identificando reas de complexidade que exigem um trabalho continuado de reorganizao de diretrizes, incorporao de inovao e excelncia, integrao nos Planos e Estratgias das instituies mais relevantes da Cidade. Os desafios fornecem as opes para o desenvolvimento social no planeamento de polticas de cidade.

Desafio 1 - LISBOA TERRITRIO DA CIDADANIA ORGANIZACIONAL Prticas e modelos de trabalho em rede como marca diferenciadora da interveno social na cidade Pretende-se consensualizar princpios, normas e procedimentos coerentes para a interveno social na cidade Carta de Princpios para a Interveno Social em Lisboa, que funcione como matriz comum a todas as entidades que intervm numa mesma rea de atividade. Potencial Estratgico: Direcionamento de polticas e modelos de interveno social para necessidades e desvantagens sociais especficas; Criao e desenvolvimento nos servios e respostas sociais de Lisboa de mecanismos e procedimentos orientados para a promoo de oportunidades especficos; Desenvolvimento de servios e respostas sociais em Lisboa com normas

especializadas de diferenciao positiva em perfis de necessidades especficas na rea da Pessoa Sem-abrigo, Envelhecimento, Infncia, Violncia, entre outras.
14

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

Produto: - Carta de Princpios para a Interveno Social de Lisboa

AO

Definio de modelo de interveno integrada para a rea da violncia - Definio de estratgias partilhadas na interveno das instituies do setor; - Formalizao de procedimentos de relao inter institucionais; - Definio e contratualizao de canais de comunicao e concertao inter institucional. - Estruturao no terreno de uma rede de respostas e servios com uma estratgia

CENRIO DE DESENVOLVIMENTO

FATORES CRTICOS DE SUCESSO

coerente e concertada; - Capacidade financeira de implementao de respostas e servios para esta rea; - Concertao e convergncia das entidades de referncia na rea da violncia.

COORDENAO

Comando Metropolitano de Lisboa da Polcia de Segurana Pblica

AO

Construo de um modelo de articulao do voluntariado na cidade - Promover mecanismos articulados de disseminao de informao sobre o voluntariado na Cidade de Lisboa;

CENRIO DE DESENVOLVIMENTO

- Partilha de estratgias de interveno entre as entidades que promovem o voluntariado na cidade de Lisboa, de forma a conceber modelos partilhados e complementares de atuao para o voluntariado; - Formalizao dos procedimentos de relao inter institucional.

- Capacidade de mobilizao das entidades e aproveitamento total da oferta; - Formao e avaliao contnua de desempenho;
FATORES CRTICOS DE SUCESSO

- Disponibilidade de recursos para implementao dos mecanismos de disseminao da informao; - Construo de uma plataforma de comunicao inter institucional.

COORDENAO

Cmara Municipal de Lisboa

15

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

Desafio 2 - LISBOA CIDADE INCLUSIVA

Politicas inclusivas na gesto e ordenamento do territrio

Pretende-se implementar novas funcionalidades a partir da georeferenciao j efetuada que incluam os equipamentos das IPSS de modo a definir taxas de excelncia para a cobertura da cidade em equipamentos e respostas sociais, bem como, definir territrios de interveno prioritria na cobertura de equipamentos, fazendo convergir e coincidir as divises administrativas dos servios nas mesmas reas geogrficas Potencial Estratgico: Modelo de respostas e equipamentos adaptados cidade na sua especificidade urbanstica, escala residencial e nos movimentos pendulares associados. Associao dos recursos de criao e inovao no desenho de solues arquitetnicas, de design e de conceo dos equipamentos sociais de modo a sustentar uma poltica territorial de equipamentos e respostas sociais; Taxa de cobertura de referncia de equipamentos e respostas sociais na Cidade como instrumento de suporte ao planeamento urbano na lgica das tipologias inclusivas e integradas; Criao de uma poltica para a gesto das respostas e equipamentos sociais radicado numa poltica de excelncia para a cidade; Coerncia da interveno territorial de acordo com o modelo de reorganizao administrativa da cidade. Integrando a rea social no movimento de reforma administrativa em curso de modo a criar maior coerncia e eficincia na gesto dos recursos e distribuio de responsabilidades territoriais; Prioridade nas polticas de gesto e ordenamento do espao urbano para a criao de fatores de atratividade e competitividade do espao urbano;

16

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

Produto: - Poltica territorial integrada de equipamentos e respostas sociais


Garantir a existncia da Carta Social para Lisboa georeferenciada e atualizada, enquanto instrumento de gesto poltica e de concertao - Atualizao e alargamento da georreferenciao com a incluso de variveis prospetivas demogrficas, urbansticas e econmicas; - Alargamento da informao a novas tipologias de instituies e equipamentos; - Criao de sistemas de conexo com as redes de informao disponveis; Carta Social da Segurana Social, Servios de Sade e Educao, Servios de Atendimento Social e Respostas Sociais, Mapas de Risco e Segurana, entre
CENRIO DE DESENVOLVIMENTO

AO

outros; - Registo dos Equipamentos Sociais para a Infncia e para os Idosos existentes na cidade de Lisboa, e planeamento das respetivas Redes com base na populao atual (Censos 2011) e cenrios prospetivos, clculo das carncias e definio de propostas localizadas para as respetivas solues, em edifcios ou reservas de terrenos. - Estabelecimento de prioridades, programao e plano de financiamento pelas entidades competentes e articulao com o Plano Diretor Municipal.

- Concertao das entidades intervenientes no processo;


- Adequao das ferramentas de gesto de informao que garantam a atualizao contnua;
FATORES CRTICOS DE SUCESSO

- Sistematizao da informao que permita a monitorizao e a otimizao do aproveitamento dos recursos fsicos e humanos; - Legitimao institucional como sistema de suporte deciso poltica na cidade; - Aposta na diferenciao pela excelncia da cobertura de equipamentos sociais; - Flexibilidade das tutelas para a criao de critrios de reorganizao da rede de equipamentos.

COORDENAO

Cmara Municipal de Lisboa

17

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

Elaborao da proposta de reorganizao progressiva dos diferentes servios, de


AO

acordo com o novo mapa administrativo da cidade - coincidncia de reas de interveno - Cartografia dos diferentes territrios de ao das entidades da Rede Social e elaborao de propostas de reorganizao progressiva a partir da anlise fina de cada tutela e de cada situao especfica no territrio, tendo em conta o novo

CENRIO DE DESENVOLVIMENTO

mapa administrativo de Lisboa; - Adequao dos territrios dos Ncleos Executivos reorganizao administrativa de Lisboa; - Necessidade de conjugar as diferentes intervenes no territrio, induzindo uma melhoria de articulao com reduo dos consequentes custos materiais e sociais.

- Qualidade das propostas apresentadas e das suas caractersticas de gradualidade e progressividade;


FATORES CRTICOS DE SUCESSO

- Capacidade de criar experincias positivas demonstrativas das vantagens da reorganizao administrativas que provoquem efeito de mobilizao nas diferentes reas; - Concertao das entidades intervenientes no processo.

COORDENAO

Cmara Municipal de Lisboa

AO

Organizao de um dossier tcnico com propostas e recomendaes sobre tipologias standard. - Desenvolvimento de solues de qualificao dos equipamentos j instalados em

CENRIO DE DESENVOLVIMENTO

zonas

com

constrangimentos

urbansticos

(zona

histrica,

envelhecida,

equipamentos reconvertidos para as funcionalidades sociais); - Transposio para os normativos da Segurana Social das solues de inovao e qualidade desenvolvidas.

- Capacidade de influncia das normas e procedimentos de avaliao da


FATORES CRTICOS DE SUCESSO

qualidade arquitetnica pela tutela (Segurana Social); - Capacidade de concertao das entidades chave na definio de polticas locais nesta temtica (CML, SCML, Segurana Social).

COORDENAO

Centro Distrital de Lisboa do ISS, IP

18

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

Aes de formao atravs da Bolsa de Formadores do ACIDI, IP sobre a


AO

temtica do dilogo intercultural aos membros do CLAS para disseminao junto das populaes imigrantes e das populaes envolventes.

- Mobilizao das Associaes/instituies da rea da interculturalidade na dinamizao de iniciativas e atividades de promoo da interculturalidade, potenciando uma integrao mais completa dos e das imigrantes que vivem e/ou
CENRIO DE DESENVOLVIMENTO

trabalham na Cidade; - Criao de uma plataforma de registo e divulgao das Associaes/Instituies da rea da interculturalidade com atividade na cidade de Lisboa; - Divulgao de estratgias de proximidade e de instrumentos eficazes de comunicao facilitadores no acolhimento e apoio integrao de imigrantes. - Adeso das organizaes de imigrantes e das populaes envolventes - Visibilidade da capacidade de resposta da Rede Social problemtica do dilogo intercultural

FATORES CRTICOS DE SUCESSO

COORDENAO

Alto Comissariado para a Imigrao e Dilogo Intercultural, IP

AO

Elaborao de uma Carta de Acessibilidades Universal aos equipamentos sociais da cidade - Levantamento das condies de acessibilidade fsica e social dos Equipamentos

CENRIO DE DESENVOLVIMENTO

Sociais na cidade, no interior das instalaes e na envolvente imediata. - Identificao das medidas corretoras/minimizadoras dos condicionamentos e restries acessibilidade. - Concertao das entidades intervenientes no processo;

FATORES CRTICOS DE SUCESSO

- Garantia de condies de acessibilidade aos Equipamentos Sociais a toda a populao, independentemente do grau de dependncia fsica ou social quando exista, atravs do controlo do rcio entre a identificao das medidas corretoras/minimizadoras e a sua concretizao efetiva.

COORDENAO

Cmara Municipal de Lisboa

19

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

Desafio 3 LISBOA CIDADE SAUDVEL Estratgias locais de sade como mecanismo promotor de polticas saudveis Pretende-se contribuir para melhorar o acesso sade enfatizando a abordagem inter setorial na sade, otimizando o trabalho em Rede, promover estilos de vida saudveis identificando intervenes mais efetivas para a promoo de sade reforando a apropriao de responsabilidades a nvel local. Potencial Estratgico: Opo estratgica da Rede Social de Lisboa na promoo de sade, articulando com o Plano de Sade Nacional e as entidades que o operam especificamente nessa rea; Maior cooperao das entidades que operam na cidade; Apoio a estratgias locais sustentveis que favoream a obteno de melhorias em sade pblica; Criao de uma plataforma de informao; Apoio e disseminao das boas prticas.

Produto: - Plano de acesso sade em Lisboa - Politica integrada de interveno para os comportamentos aditivos

AO

Definio do modelo de atendimento, acompanhamento e encaminhamento das situaes de sade mental - Articulao com o Plano Nacional de Sade Mental; - Concertao e convergncia das entidades de referncia na rea da sade mental; - Definio de estratgias partilhadas na interveno das instituies do setor; - Formalizao de procedimentos de relao inter-institucional, tendente

CENRIO DE DESENVOLVIMENTO

implementao do modelo; - Definio e contratualizao de canais de comunicao e dos meios tcnicofinanceiros; - Informao e divulgao de aes, dirigidas comunidade, gerando oportunidades para uma maior e melhor participao social; - Aposta na formao/capacitao de tcnicos, familiares e comunidade em geral, para a organizao e melhoria dos cuidados de sade mental, com a colaborao de centros de formao competentes.

20

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

- Integrao dos cuidados de sade mental no sistema geral de sade ao nvel dos cuidados primrios, como dos hospitais gerais e dos cuidados continuados, de modo a facilitar o acesso e a diminuir a institucionalizao e aplicando o princpio de subsidiariedade, tendente rentabilizao dos servios de sade mental; - Realizao de experincias de demonstrao de: projetos de equipas e unidades
FATORES CRTICOS DE SUCESSO

de sade mental comunitria, projetos de cuidados continuados, equipamentos e projetos especficos de acolhimento vertente da doena mental, residncias assistidas, unidades de vida autnoma, numa dupla perspetiva - qualidade de vida e sade; - Estruturao no terreno de uma rede de respostas e servios com uma estratgia coerente com o Plano Nacional; - Capacidade financeira de implementao do modelo.

COORDENAO

Administrao Regional de Sade de Lisboa e Vale do Tejo, IP

AO

Criao de modelo descentralizado para rentabilizao da rede de equipamentos sociais, sade, desporto e outros - Identificao das complementaridades entre Redes de Equipamentos e construo de uma matriz do seu funcionamento simultneo, que permita

CENRIO DE DESENVOLVIMENTO

identificar as sobreposies e as oportunidades de oferta comunidade; - Identificao por rea de interveno adequada (freguesia, agrupamento de freguesias ou outra) da entidade melhor posicionada para a coordenao da gesto operacional de cada grupo de equipamentos; - Criao de uma estrutura de acompanhamento. - Concertao das entidades intervenientes no processo; - Criao de parcerias para a prestao de servios comunidade; - Rentabilizao de recursos.

FATORES CRTICOS DE SUCESSO

COORDENAO

Cmara Municipal de Lisboa

21

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

AO

Avaliar a componente de sade nos projetos de interveno comunitria - No contexto das intervenes comunitrias perspetivar a sade como uma

CENRIO DE DESENVOLVIMENTO

componente importante na interveno; - Desenvolvimento da ao no mbito do Estudo sobre Interveno Comunitria da SCML Centro de Investigao Cientifica Aplicada. - Acesso das pessoas aos servios de sade, os nveis econmicos, questes de

FATORES CRTICOS DE SUCESSO

salubridade e habitao, assim como o emprego e a insero social; - Diversidade de interventores na rea da sade/envolvimento para uma cultura de parceria.

COORDENAO

Santa Casa da Misericrdia de Lisboa

AO

Implementar a Rede de Cuidados Continuados Integrados - Apoio implementao da Rede de Cuidados Continuados Integrados, de acordo com as Cartas de Equipamentos Sociais e de Sade de Lisboa, a atualizar e rever de acordo com os Censos 2011 e os futuros desenvolvimentos urbansticos da cidade; - Dinamizao do processo e monitorizao da Carta de Equipamentos de Sade, atravs do registo das Unidades que so instaladas, da afetao de terrenos e

CENRIO DE DESENVOLVIMENTO

edifcios decorrente de atos de gesto e aprovao de instrumentos de planeamento, de forma a disponibilizar informao atualizada sobre as carncias a satisfazer; - Priorizao da criao das Unidades de Internamento de Longa Durao e de Cuidados Paliativos e contratualizao com os parceiros do CLAS e a ARSLVT no mbito dos cuidados continuados integrados; - Apoio implementao de Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) nos ACES de Lisboa, integrando as Equipas de Coordenao Local (ECL), de acordo com o DL 101/2006 de 6 de junho. - Concertao das entidades intervenientes no processo e fomento de novas parcerias. - Garantia de uma Rede de Cuidados Continuados Integrados, que assegure a continuao da prestao de cuidados de sade ps hospitalares, com apoio

FATORES CRTICOS DE SUCESSO

social quando necessrio. - Criao de Parcerias para a prestao de Cuidados Continuados adequados s necessidades identificadas e numa lgica de servios comunitrios de

proximidade, apoiando-se estas equipas nos recursos locais disponveis no mbito de cada Centro de Sade conjugado com a Rede Social.
COORDENAO

Administrao Regional de Sade de Lisboa e Vale do Tejo, IP

22

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

AO

Promover e divulgar medidas conducentes preveno de hbitos alimentares de risco, incentivando estilos de vida saudveis. - Identificar e caracterizar as populaes mais vulnerveis neste domnio e as reas geodemogrficas de maior risco. Promover a diminuio das desigualdades sociais em sade. - Identificar os parceiros existentes e motivados e reconhecidos para esta ao, assim como os parceiros potenciais, e estabelecer alianas no sentido do desenvolvimento de parcerias intersetoriais para a promoo de estilos de vida saudvel. Desde j devem ser envolvidas as entidades na rea da Sade, do Ambiente e Espao Pblico, da Habitao, do Desporto, da Educao e do Desenvolvimento Social e Juntas de Freguesia, no quadro de melhores prticas alimentares, de atividade fsica e organizao comunitria, em articulao com os

CENRIO DE DESENVOLVIMENTO

Centros de Sade e os Hospitais. - Definir e aprovar por todos os setores envolvidos um Plano Local de Sade, integrado, com a participao dos cidados locais, de modo a corresponder s suas necessidades e ir de encontro s suas motivaes e expectativas. - Definir em concreto, uma estrutura intersetorial para a gesto da mudana e definir as atividades setoriais e respetivos responsveis. Elaborar o respetivo cronograma. - Analisar e reorientar os recursos e ofertas disponveis no sentido das respostas necessrias e pretendidas. Promover a inovao no contexto da ao. - Desenvolver estratgias de informao, sensibilizao e formao da sociedade civil e das estruturas comunitrias com vista ao aumento da literacia em sade e promoo dos comportamentos saudveis. - Monitorizar e avaliar as aes e o impacto em sade.

- Levantamento e mapeamento de projetos e atividades realizados neste mbito


no municpio de Lisboa, envolvendo os diferentes nveis de interveno e as diversas entidades com competncias nestas matrias. - Oferta e gesto de recursos necessrios para incremento de estilos de vida
FATORES CRTICOS DE SUCESSO

saudveis - Criao de indicadores para avaliao de projetos comunitrios de promoo de estilos de vida saudveis. - Aposta na preveno de comportamentos de risco em sade com particular destaque no apoio a projetos relacionados com a obesidade infantil. - Capacidade financeira para a concepo e implementao do modelo.

COORDENAO

Escola Nacional de Sade Pblica da Universidade Nova de Lisboa e Administrao Regional de Sade de Lisboa e Vale do Tejo, IP 23

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

AO

Plano de Ao articulado para os comportamentos aditivos

- Reorganizao dos recursos disponveis das diferentes entidades, potenciando as suas mais valias em funo das necessidades identificadas em cada territrio; - Alargamento de respostas integradas nos territrios de interveno prioritria;
CENRIO DE DESENVOLVIMENTO

- Restruturao das respostas ao nvel da minimizao de riscos e reduo de danos; - Construo de uma plataforma de comunicao inter-institucional; - Articulao com as Juntas de Freguesia e comunidade.

- Multiplicidade de interventores na rea da preveno dos comportamentos de risco.


FATORES CRTICOS DE SUCESSO

Articulao entre as

vrias

instituies

que

atuam

no domnio dos

comportamentos aditivos de forma a identificar lacunas nas respostas sociais existentes; - Sensibilizao dos diferentes pblicos-alvo.

COORDENAO

Administrao Regional de Sade de Lisboa e Vale do Tejo, IP e SICAD - Servio de Interveno nos Comportamentos Aditivos e Dependncia

24

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

Desfio 4- LISBOA CIDADE DO EMPREENDORISMO SOCIAL

Oportunidades de experimentao de modelos de insero associados marca Lisboa

Pretende-se orientar a interveno social da cidade de Lisboa para modelos inovadores de insero pela criao de oportunidades de rendimento e autonomizao social. Potencial estratgico: Opo estratgica pelo Empreendedorismo Social assumida pelas instituies chave da cidade de Lisboa; Capacidade tcnica, institucional e know-how especfico nesta rea, disseminado pelos atores institucionais da cidade de Lisboa; Estruturao da rede institucional de suporte e incremento das aes de apoio ao empreendedorismo na cidade; Criao de sub-medidas diferenciadas de estmulo e incentivo financeiro e institucional para os nichos de empreendedorismo social. Produto: - Constituio de um cluster de empreendedorismo social

AO

Articular as respostas sociais com a rede de apoios institucionais e financeiros programas especficos micros crdito e instituies financeiras e mutualidades

CENRIO DE DESENVOLVIMENTO

Desenvolvimento

de

intervenes

de

capacitao

especializao

de

competncias na rede institucional envolvida no Cluster.

FATORES CRTICOS DE SUCESSO

- Capacidade e concertao institucional e comunicao focalizada para a ao no terreno;

COORDENAO

Cmara Municipal de Lisboa

25

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

AO

Lanar um projeto ncora de empreendedorismo social escala da cidade, com dimenso e visibilidade associado marca Lisboa Incubadora social de Lisboa

- Criao de um espao fsico que proporcione condies favorveis capacitao e empoderamento das organizaes incubadas, fomentando o empreendedorismo e oferecendo novas ideias para a mudana e para a resoluo dos problemas sociais mais eminentes na sociedade; - Criao de uma rede de empresas/Fundaes com responsabilidade social disponveis para apoiar iniciativas e projetos;
CENRIO DE DESENVOLVIMENTO

-Disponibilizao de uma plataforma de respostas financeiras de crdito e microcrdito; - Criao de uma rede de trabalho e de contatos; - Criao de uma Unidade de Inovao & Desenvolvimento que disponibilizar uma diversidade e complementaridade de bens e servios (Aperfeioamento, formao, treino, superviso, apoio jurdico, contabilstico e de marketing, consultadoria, organizao de eventos, congressos, workshops); -Criao de uma bolsa de autonomizao de projetos.

FATORES CRTICOS DE SUCESSO

- Capacidade financeira; - Constituio de parcerias estratgicas.

COORDENAO

Cmara Municipal de Lisboa

26

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

Desafio 5 - CIDADE DAS REDES DE INOVAO SOCIAL Mobilizao dos centros de conhecimento da cidade para a investigao aplicada em produtos de inovao social Pretende-se desenvolver a cooperao institucional entre as universidades, os centros de Investigao e a Rede Social de Lisboa, potenciando um sistema integrado de investigao e inovao na rea social. Divulgar e incentivar prticas inovadoras. Potencial Estratgico: Redes interinstitucionais de investigao e desenvolvimento de solues de inovao social associando as instituies e servios da rea social s universidades e centros de competncia e investigao na cidade de Lisboa; Protocolo de investigao-aco de apoio Interveno Social; Crescente valorizao da produo de conhecimento qualificador da ao no 3 setor.

Produto: - Plataforma que integre as necessidades de investigao em reas de inovao social, divulgando o conhecimento

AO

Elaborao do referencial estratgico para monitorizao do desenvolvimento social de Lisboa de suporte viso do PDS - Construir um referencial estratgico para o desenvolvimento social de Lisboa; - - Referencial estatstico posicionamento de Lisboa Indicadores de bem-estar social que inclua:

CENRIO DE DESENVOLVIMENTO

Criao de um ndice de coeso social do concelho; Criao de um ndice de desenvolvimento social de Lisboa; Criao de um barmetro de indicadores de alerta que permitam contribuir para (re) orientao da agenda estratgica.

- Reconhecimento do mrito Observatrio da EAPN - numa lgica de rentabilizao de recursos em rede. - Capacidade de inovao em rea de investigao; - Capacidade de convergncia das Universidades/Centros de investigao e instituies para a cooperao em reas de investigao social.
COORDENAO

FATORES CRTICOS DE SUCESSO

EAPN Portugal - Rede Europeia Anti-Pobreza (Assegurada pelo Observatrio de Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa) 27

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

AO

Formalizao de redes interinstitucionais de investigao e interveno para o desenvolvimento de solues de inovao social para a rea do PSA. - Criao de solues de inovao social de equipamentos ou servios para a

CENRIO DE DESENVOLVIMENTO

rea da Pessoa Sem Abrigo; - Desenvolvimento de solues adaptadas e de baixo custo/maior beneficio, potenciando modelos inovadores de gesto partilhada. - Capacidade de criar modelos inovadores que provoquem efeito de mobilizao

FATORES CRTICOS DE SUCESSO

entre os parceiros da Rede nas diferentes reas de resposta para a Pessoa Sem Abrigo; - Capacidade de concertao e negociao para implementao das solues de inovao social.

COORDENAO

Santa Casa da Misericrdia de Lisboa

Metodologia de Implementao Grupos de Misso9 A metodologia de implementao dos produtos e das aes associados aos desafios, ao nvel das entidades de referencia na cidade/ entidades chave passar pela constituio de 17 Grupos de Misso constitudos por representantes de instituies parceiras e no parceiras do CLAS-Lx., com a funo de elaborao de propostas e recomendaes. Cada Grupo de Misso coordenado por uma entidade que internamente orienta e desenvolve o trabalho e reunindo periodicamente com as outras entidades para acertar e conciliar o trabalho desenvolvido e a desenvolver, numa lgica de rede. Quadro sntese dos grupos de misso:
Entidade Chave Alto Comissariado para a Imigrao e Dilogo Intercultural, IP Administrao Regional de Sade de Lisboa e Vale do Tejo, IP Administrao Regional de Sade de Lisboa e Vale do Tejo, IP e SICAD - Servio de Interveno nos Comportamentos Aditivos e Dependncia Cmara Municipal de Lisboa EAPN Portugal Rede Europeia Anti Pobreza Escola Nacional de Sade Pblica da Universidade Nova de Lisboa e Administrao Regional de Sade de Lisboa e Vale do Tejo, IP Comando Metropolitano de Lisboa da Polcia de Segurana Pblica ISS, IP - Centro Distrital de Segurana Social de Lisboa Santa Casa da Misericrdia de Lisboa
9

Grupos de Misso (n.) 1 2 1 7 1 1 1 1 2

As Entidades Chave assinam o compromisso formalizado em Carta de Intenes - ANEXO 6 28

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

3.2. ESTRATGICO - SUMRIOS EXECUTIVOS DOS PLANOS

No mbito dos 3 Planos (1 aprovado e 2 ainda em proposta, a aguardar apresentao em Plenrio) existentes na Rede Social de Lisboa foram tambm identificadas aes que pelo seu nvel de inovao e impacto podero contribuir para a concretizao da Viso.

A) PESSOA SEM-ABRIGO A Plataforma Pessoa Sem Abrigo (Plataforma PSA) para a cidade de Lisboa foi constituda em 3 de julho de 2009, com o objetivo de implementar e desenvolver o Plano Cidade para a Pessoa Sem Abrigo - Lisboa, aprovado em sede de Conselho Local de Ao Social (CLAS) a 4 de maio de 2009.

Integra um conjunto de entidades pblicas e privadas, com interveno direta ou indireta junto da pessoa sem abrigo (PSA), numa parceria interinstitucional, trabalhando em estreita articulao com o CLAS de Lisboa.

Tendo em conta o objetivo estratgico de implementar um novo modelo de interveno que centre a sua ao na pessoa sem abrigo, a Plataforma PSA orientou a sua atividade em torno dos trs eixos de interveno, definidos como prioritrios no Plano Cidade: Eixo I Reorganizar e otimizar a rede de equipamentos e servios Eixo II Implementar um modelo de interveno integrada na cidade de Lisboa Eixo III Qualificar a interveno

Considera-se que estes trs eixos esto intimamente ligados na medida em que o modelo de interveno integrado, em definio, se articula com a constelao de equipamentos e servios que se prope vir a ser implementada na cidade de Lisboa (Eixo I), bem como em ligao com a Estratgia Nacional para a Pessoa Sem Abrigo. Do mesmo modo, as aes de formao conducentes a uma maior qualificao da interveno junto das pessoas sem abrigo (Eixo III), devero ser desenhadas a partir do levantamento de necessidades de formao junto das instituies, devendo ainda ter como referencial o referido.

Por forma a tornar mais profcuas e sustentadas as propostas de operacionalizao do Plano Cidade, definiu-se como estratgia o envolvimento e a participao das organizaes, nos diferentes nveis de responsabilidade, deciso e interveno Dirigentes, Diretores Tcnicos e Tcnicos.
29

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

Tendo por base o diagnstico efetuado aquando da conceo do Plano Cidade, os pressupostos da Estratgia Nacional, bem como a heterogeneidade da populao sem abrigo, quer em termos das suas caractersticas scio-demogrficas, quer das problemticas apresentadas e percursos de vida, a Plataforma PSA procedeu a: Elaborao de uma proposta que define uma rede de respostas ideais, caracterizadas em 4 tipologias: Centro de Emergncia, Centro de Alojamento Temporrio, Habitao de Transio e Habitao Individualizada; Construo do modelo de interveno integrada para Lisboa; Levantamento do nmero de PSA acompanhadas por cerca de 30 respostas sociais com interveno na rea;

Desenvolvimento de uma proposta para a criao e gesto de Ncleos de Apoio Local (NAL), para distribuio de alimentos.

O que traz de novo para a Cidade? a) A criao de novas respostas: Resposta de Emergncia, integrando:

- Um Centro de Atendimento de Emergncia, objeto de candidatura ao Oramento Participativo da Cmara Municipal de Lisboa, que congregue a interveno das diversas instituies na cidade de Lisboa; - Alojamento de emergncia a partir de respostas de alojamento temporrio j existentes. Habitaes individualizadas

b) Reorganizao e otimizao das existentes: Centros de Alojamento Temporrio Comunidades de Insero com Alojamento (com base na proposta de tipologia para Habitao de transio).

c) Construo do modelo de interveno integrada para Lisboa, que decorre da indispensabilidade de rentabilizao de recursos humanos e financeiros, da necessidade de evitar a duplicao de respostas e de qualificar a interveno junto dos utentes, centrandose no indivduo, na famlia e na comunidade;

30

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

d) Criao de Ncleos de Apoio Local (NAL) que assegurem a distribuio de alimentos, atualmente feita na rua, com condies de dignidade e salubridade, pretendendo-se que os mesmos sejam dinamizados numa lgica interinstitucional, atravs da articulao das

instituies distribuidoras de alimentos.


Que resultado se pretende atingir? a) Reestruturao da rede de equipamentos e servios e criao de novas tipologias de respostas sociais, como garante de respostas eficazes e ajustadas interveno com a PSA.

b) Regulamentao das respostas sociais a serem criadas, para efeitos celebrao e/ou reviso de novos Acordos de Cooperao ou atribuio de financiamentos para projetos que venham a ser apresentados.

Consideram-se ainda fundamental a existncia de outras respostas que, no sendo vocacionadas para o alojamento, visam promover a incluso das PSA, servindo de suporte e de ponte para projetos de vida mais autnomos. Entre estas respostas salientam-se: as equipas de rua, os centros de apoio social que integram diferentes servios e respostas, os ateliers ocupacionais, as comunidades de insero sem alojamento, entre outras.

Um dos pressupostos para a aplicao do Modelo de Interveno Integrada, previstos na Estratgia Nacional para a PSA, passa pela constituio de Ncleos de Planeamento e Interveno Sem-Abrigo (NPISA), no mbito da Rede Social, sempre que a dimenso do fenmeno o justificar.

No caso de Lisboa, a constituio do NPISA foi antecedida por uma estrutura intermdia, dado tratar-se da nica cidade com um Plano Cidade para a Pessoa Sem Abrigo. Com efeito, considerando que este Plano consubstanciou um primeiro esforo conjunto das entidades que intervm com a Pessoa Sem Abrigo na cidade de Lisboa, considerou-se relevante que a sua implementao fosse monitorizada e objeto de uma avaliao intermdia e final que permitisse aferir a eficincia e eficcia deste instrumento de planeamento.

Neste sentido, foi criada a Plataforma PSA, com funes essencialmente ao nvel do planeamento, monitorizao e avaliao do Plano Cidade, objetivando a criao das condies necessrias operacionalizao do mesmo por parte do NPISA, de natureza mais operativa.
31

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

Na medida em que no foi possvel a implementao do Plano Cidade dentro do prazo protocolado, e justificando-se ainda a existncia da Plataforma PSA dado ainda no se encontrarem asseguradas as condies necessrias sua operacionalizao, prev-se a constituio do NPISA Lisboa no decorrer de 2012, assente em dois patamares de interveno:

1) Planeamento, Monitorizao e Avaliao, correspondendo atual Plataforma PSA; 2) Interveno na cidade com as PSA, de natureza mais operativa e constitudo por tcnicos das instituies que intervm com a Pessoa Sem-Abrigo, e onde se enquadram os gestores de caso.

B) ENVELHECIMENTO A Proposta de Plano de Interveno para a rea do Envelhecimento para a cidade de Lisboa visa a prossecuo de uma ao territorializada que envolva e mobilize os parceiros locais para que de uma forma sustentada unam esforos e combinem iniciativas que acrescentem valor nesta rea.

A rea de interveno do envelhecimento foi aprovada no mbito do Plano de Ao da Rede Social de Lisboa, 2 Sesso Plenria do CLAS-Lx., em 18 de abril de 2007.

A constituio do Grupo de Trabalho foi aprovada na 3 Sesso Plenria em 18 de julho do mesmo ano, iniciando o Grupo o trabalho em 14 de dezembro, aps a indicao das entidades relativamente aos seus representantes (Centro Distrital de Lisboa, Cmara Municipal de Lisboa, Santa Casa da Misericrdia de Lisboa, EAPN Portugal /Rede Europeia Anti-Pobreza, Polcia de Segurana Pblica Comando Metropolitano de Lisboa, Administrao Regional de Sade, Universidade de Lisboa para a 3 Idade e o Grupo Tcnico de Apoio ao CLAS-Lx).

Na linha de envolvimento e participao dos parceiros da Rede, o Grupo realizou nos dias 4, 5 e 16 de junho de 2008, 6 Workshops referentes s 4 zonas territoriais da Rede, Cidade e Santa Casa da Misericrdia de Lisboa, com a participao de 4 dinamizadores da REAPN.

Em setembro de 2008, foi lanado s Juntas de Freguesia parceiras do CLAS-Lx., um Inqurito para identificao dos problemas e propostas de solues locais.

32

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

Realizaram-se tambm 3 sesses presenciais de dinmica de grupo a que chammos Conversas Diretas com Idosos, com o objetivo de identificar os seus principais problemas e a suas pretenses de resposta para os mesmos.

As concluses dos Workshops foram enviadas a todos os participantes, tendo as mesmas juntamente com os resultados dos Inquritos e das Conversas Diretas com Idosos, permitido a elaborao do Diagnstico Participativo e a identificao de aes a incluir na Proposta.

Aps a elaborao do documento da Proposta de Plano de Interveno para a rea do Envelhecimento, o Grupo divulgou a mesma junto dos parceiros da rea tendo realizado 6 sesses de trabalho, onde estiveram presentes 65 pessoas em representao de 46 entidades.

Esta proposta de Plano, para dois anos, pretende contribuir para a mobilizao dos parceiros para uma atuao concertada e sustentada promovendo a qualidade da interveno na rea do envelhecimento, e aposta em estratgias de: Participao (diagnstico, planeamento, implementao e avaliao) Parceria (metodologias de trabalho em rede) Territorializao (proximidade e integrao de respostas) Contratualizao (envolvimento e assumpo de responsabilidades).

A interveno proposta organiza-se em trs eixos: 1 Eixo Estratgico Conhecimento, Sensibilizao e Educao com dois (2) Objetivos Estratgicos que contemplam o conhecimento e a informao, quer ao nvel de cada territrio local, quer ao nvel da cidade pretendendo contribuir para a produo e aumento do conhecimento para uma melhor interveno nesta rea.

OBJETIVO ESTRATGICO 1 At ao final de 2010 existir maior conhecimento sobre a realidade do envelhecimento em cada zona territorial da rede e da cidade OBJETIVO ESTRATGICO 2 At ao final de 20 aumentar as imagens positivas acerca dos idosos

2 Eixo Estratgico (Re) Qualificao das Respostas/Servios com dois (2) Objetivos Estratgicos que visam contribuir para a promoo da qualificao da interveno nas respostas/servios e para a qualidade da Interveno dos profissionais e dirigentes.

10

Ser definida a data quando o Plano estiver agendado para discusso em Plenrio. 33

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

OBJETIVO ESTRATGICO 1 At ao final de final de 20 promover a (re) qualificao das respostas e dos servios, potenciando competncias tcnicas na interveno

OBJETIVO ESTRATGICO 2 At ao final de 20 potenciar respostas/servios para as pessoas idosas, mantendo-as no seu meio

3 Eixo Estratgico Inovao da Interveno com dois (2) Objetivos Estratgicos que pretendem contribuir para a identificao de novas respostas para a atual e nova gerao de pessoas idosas e para que ao nvel poltico se aceite a necessidade de existir uma Estratgia Nacional para rea do Envelhecimento. OBJETIVO ESTRATGICO 1 At ao final de 20 influenciar a criao de uma poltica de envelhecimento OBJETIVO ESTRATGICO 2 At ao final de 20 esto definidas 4 novas respostas para a cidade.

A implementao do Plano de Interveno pressupe: Contratualizar com os parceiros Basear-se nos recursos/respostas locais existentes Constituir uma Comisso de Gesto do Plano Constituir 4 Equipas Tcnicas territoriais Criar um Frum com funes consultivas

Comisso de Gesto do Plano Comisso de Gesto do Plano, competir a gesto do mesmo ao nvel da cidade. Ser responsvel pela sua monitorizao e avaliao, cabendo-lhe a responsabilidade de concretizar o conjunto de aes transversais cidade e acompanhar a Ao a nvel Territorial. Compete-lhe, ainda, por inerncia, elaborar relatrios de monitorizao e avaliao semestrais. Esta Comisso de Gesto integrar representantes de entidades do CLAS-Lx., que desenvolvem interveno transversal cidade nesta rea, 4 Juntas de Freguesia com maior incidncia de idosos (um por zona territorial). Com o objetivo de assegurar a ligao s quatro zonas territoriais, a Comisso de Gesto, contar tambm com a participao dos(as) coordenadores(as) dos quatro Ncleos Executivos da Rede Social de Lisboa.

34

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

Equipas Tcnicas Territoriais (ETTs) Estas equipas sero quatro, correspondendo s zonas territoriais da Rede Social (sul, norte, oriental e centro ocidental), sero constitudas pelos coordenadores dos Ncleos Executivos da Rede Social e por representantes dos parceiros locais, com Interveno na rea do envelhecimento que contratualizarem o Plano de Interveno. Estas equipas devero eleger os seus elementos dentro dos parceiros que contratualizem territorialmente o Plano. Frum O Frum uma estrutura aberta participao dos parceiros do CLAS-Lx. e de outras entidades da cidade, que direta ou indiretamente, desenvolvam aes na rea do envelhecimento. Dever ser constitudo por peritos, universidades, Centros de Estudos, por entidades com projetos transversais cidade, pelos 4 coordenadores dos Ncleos Executivos e pelo Coordenador da Comisso de Gesto de Plano. Ter uma funo consultiva e dever emitir pareceres no vinculativos, dar contributos ao nvel do conhecimento, da partilha de experincias e de prticas locais. O Plano de Interveno pressupe um determinado nmero de aes que devero ser implementadas em diferentes momentos ao nvel da cidade e ao nvel local. Fase 0 Ter a durao de seis meses e corresponder fase de divulgao, negociao e contratualizao com as entidades locais e de criao de condies para o desenvolvimento da Ao. Principais atividades: o o o o o o o Constituio da Comisso de Gesto do Plano (CGP) Constituio das Equipas Tcnicas Territoriais (ETTs) Divulgao do Plano nas 4 zonas territoriais da Rede Identificao das parcerias locais Negociao e contratualizao Preparao e Elaborao do Plano Operacional Criao da Plataforma Informtica para Comunicao

Esta fase ser desenvolvida em colaborao com as quatro Coordenadoras das ETTs, enquanto decorre a constituio das Equipas.

35

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

Fase 1 Ter a durao de seis meses e corresponder fase de preparao, elaborao da planificao local e fundamentao da interveno. Principais atividades ao nvel da Cidade: o o o o o Criao de instrumentos de operacionalizao e monitorizao Elaborao do Plano de Formao Tratamento e divulgao de informao Elaborao do documento/Estratgia Nacional Elaborao da Carta Social para Idosos

Principais atividades ao nvel Local: o o o o Preparao e Elaborao dos quatro Planos Operacionais Locais Colaborao na Identificao das necessidades formativas Divulgao da informao Levantamento da informao para elaborao dos diagnsticos locais

Fase 2 Ter a durao de um ano e corresponder fase de implementao, monitorizao e avaliao do Plano.

Principais atividades ao nvel da Cidade: o o o o o Elaborao de Diagnstico Prospetivo Implementao do Plano de Formao Negociao da (re) qualificao de respostas/servios Identificao de novas respostas Fruns de discusso e reflexo

Principais atividades ao nvel Local: o o o o Elaborao de Diagnsticos Locais Realizao de Campanhas de Sensibilizao e Educao Identificao de Parcerias para a (re) qualificao de respostas/servios Fruns de discusso e reflexo

36

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

Resultados Esperados: Produo de conhecimento: Elaborao de 4 Diagnsticos Locais e Diagnstico Especfico ao nvel da Cidade; Implementao de um Modelo de Planeamento com apresentao da Carta Social para Idosos Lisboa; Formao/Qualificao dos agentes, dirigentes e organizaes que trabalham nesta rea; Promoo e reconverso da rede de respostas e servios; Identificao de novas respostas.

C) CRIANAS

Estratgia de Cidade para as Crianas em Lisboa Plano de Definio A Estratgia de cidade para as crianas na cidade de Lisboa pretende criar um consenso poltico e institucional centrado na afirmao da cidade de Lisboa como cidade amiga das crianas, alinhando a realidade local com o movimento patrocinado pela UNICEF (childfriendly cities) e ratificado pela Unio Europeia e pelo Estado Portugus.

Neste contexto a criao, contratualizao e afirmao poltica da Carta Estratgica para os Direitos das Crianas na Cidade de Lisboa, dever criar as condies no contexto institucional e enquanto ferramenta normativa de interveno, para que na cidade de Lisboa se reconhea uma poltica e prtica efetiva para a qualidade dos servios, intervenes e oportunidades de vivncia urbana na tica dos Direitos da Criana.

A efetivao desta Estratgia dever ancorar-se institucionalmente no Grupo de Misso que assumir a tarefa de coordenar, criar consensos e produzir as propostas e recomendaes para que esta Estratgia se afirme na cidade.

Ter igualmente a funo de gerar e mobilizar recursos institucionais para a construo de um suporte de informao e conhecimento na cidade da realidade dos direitos das crianas de modo a que as propostas efetivas se baseiem na realidade local e nas perspetivas e potencialidades j disponveis no terreno.

37

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

Como condio de efetividade prtica e potencial transformador da concertao institucional em rede, a Estratgia dever, igualmente dotar-se de uma dimenso instrumental e operativa que numa perspectiva de planeamento contnuo e gradual, produzir propostas de interveno prtica e imediata, a partir do diagnstico do terreno; as Medidas de Interveno orientar-se-o para questes especficas do desenho dos servios e da utilizao dos recursos de modo a garantir Estratgia uma capacidade operativa e mobilizadora da realidade da cidade.

Componentes da Estratgia de Cidade: 1. Grupo de Misso para concretizar: A Carta Estratgica para os Direitos das Crianas na Cidade de Lisboa O Observatrio dos Direitos das Crianas em Lisboa A Produo de Propostas e Recomendaes

2. Medidas Operacionais para a Implementao da Carta Estratgica Grupos de trabalho para a Implementao de medidas especficas de Interveno na Cidade

A Estratgia dever orientar a implementao de padres de interveno nos servios e instituies na rea das crianas, identificadas pela capacidade de traduzir de forma prtica e reconhecvel a perspetiva dos direitos da criana. Este alinhamento da cidade de Lisboa com os compromissos assumidos nas instncias europeias de estabelecer os direitos nas polticas e instituies nacionais poder traduzir-se no reconhecimento de Lisboa como territrio de excelncia no desenvolvimento de polticas nesta temtica.

38

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

3.3. TERRITORIAL COMISSES SOCIAIS DE FREGUESIA/ COMISSES SOCIAIS INTERFREGUESIA

As CSF/ CSIF materializam ao nvel do territrio, freguesia ou conjunto de freguesias, a Rede Social. Em Lisboa, atualmente esto constitudas 20 CSF e 1 CSIF.

Estas estruturas tm organizado o seu processo de planeamento a partir da identificao dos problemas locais e da capacidade/ possibilidade que os parceiros, em rede, dispem para resoluo dos mesmos. Assim, cada CSF/CSIF organizou e desenvolveu o seu prprio plano de ao.

A proximidade do terreno permite tambm a identificao das necessidades sociais, diagnosticando a sua prevalncia ou relevncia, sinalizando igualmente as necessidades emergentes, por via de novas configuraes dos problemas sociais ou da sua prioridade por fenmenos de aumentos abruptos ou ruturas sociais (individuais, de grupo ou familiares). Esta funo de leitura ou diagnstico contnuo da cidade dever ter traduo nos planos de aco e das CSFs / CSIFs e na Agenda Estratgica do PDS. No mbito da construo do PDS para Lisboa foram realizadas 12 sesses de trabalho11 com o objetivo de identificar aes em curso ou aes a formular para concretizao da Viso. Das CSF/CSIF constitudas at janeiro de 2011, apenas 3 consideraram que do seu processo de planeamento podiam identificar aes12 para inscrever na Agenda Estratgica.

A CSF dos Anjos elegeu a questo da insero escolar e sucesso educativo das crianas oriundas de famlias imigrantes. A capacidade realizar a insero social e cultural dos imigrantes na cidade de Lisboa uma oportunidade de demonstrar iniciativa e inovao nas prticas e polticas de cidade. Esta CSF atravs de uma abordagem planeada e organizada ao nvel de poltica de criao de oportunidades diferenciadas contribui para esta Viso Estratgica aplicando uma metodologia de apoio ao ensino e aprendizagem do Portugus nos agrupamentos escolares da freguesia.

A experincia do Projeto Transporte Solidrio da CSIF de Santa Maria de Belm e S. Francisco Xavier, j continuada e reconhecida outra das prticas da cidade com elevado

11 12

Ver anexo 2 Anexo 5 Fichas de Projecto das 3 CSF 39

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

potencial estratgico. Foca a questo do isolamento dos idosos na cidade Lisboa, considerada uma questo crtica na cidade de Lisboa, pela sua estrutura demogrfica muito envelhecida,

pelas caractersticas especficas ma mobilidade urbana da cidade e sobretudo, do seu edificado e arquitetura. Como a CSIF de Santa Maria de Belm e S. Francisco Xavier, diagnosticou (diagnstico esse comum a todas as CSFs) existir um nmero considervel de idosos absolutamente isolados que perderam todas as oportunidades de sociabilizao e de acesso a servios bsicos como a sade.

Esta CSIF empreendeu um grupo de trabalho interinstitucional alargado que respondeu a esta necessidade especfica com um servio inovador o Transporte Solidrio, com resultados muito significativos e impactos relevantes na qualidade de vida dos idosos abrangidos.

Esta CSIF elegeu um outro projeto para a Agenda Estratgica denominado de D pra troca que um servio de recolha e partilha de manuais escolares. Este projeto est focado nas necessidades sociais bsicas de acesso ao sucesso escolar de famlias mais vulnerveis, garantindo-lhes manuais escolares num processo organizado de solidariedade e coeso social. Os resultados muito relevantes j obtidos e a capacidade de inovao demonstrada pela parceria interinstitucional que o suporta, torna-se um projeto estratgico de eleio na Agenda do PDS.

A CSF de Santos o Velho com o projeto Desafios Inclusivos promotor da inter geracionalidade ativa, integra a Agenda Estratgica do PDS com uma das suas intervenes de base territorial. A capacidade criativa e inovadora do projeto, associado escolha da problemtica da inter geracionalidade (identificada como prioritria em todas as dimenses de diagnstico social da cidade) evidencia um elevado potencial de replicao e disseminao como poltica de Inovao da cidade de Lisboa.

Como o PDS no um documento fechado, medida que as CSF/CSIF forem identificando aes que possam concorrer para a concretizao da Viso, as mesmas sero inscritas na Agenda Estratgica.

40

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

4. AGENDA ESTRATGICA

DESAFIOS ESTRATGICOS

ORIENTAO ESTRATGICA

PRODUTOS

AES

GRUPO MISSOCOORDENAO*

Definio do modelo de interveno integrada para a rea da violncia

Comando Metropolitano de Lisboa da PSP

Construo de um Modelo de articulao do voluntariado na cidade

CML

LISBOA TERRITRIO DA CIDADANIA ORGANIZACIONAL

Consensualizar

princpios,

normas

e Carta de Princpios para a Interveno Social de Lisboa

Desenvolvimento do modelo interveno integrada para a PSA

de

Plataforma PSA

procedimentos coerentes para a interveno social na cidade de Lisboa

Elaborao Carta Estratgica para as Crianas

Grupo de Trabalho rea das Crianas

Definio de modelos simplex para idosos organizao de respostas locais que simplifiquem processos para aproximao dos servios aos idosos

Grupo de Trabalho rea do Envelhecimento

*Constituio dos Grupos de Misso ao nvel das entidades chave. Nos 3 Planos da Rede e nas CSF, as aes decorrem dos formatos de trabalho existentes/ propostos

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

DESAFIOS ESTRATGICOS

ORIENTAO ESTRATGICA

PRODUTOS

AES

GRUPO MISSOCOORDENAO

Garantir a existncia da Carta Social para Lisboa georreferenciada e atualizada enquanto instrumento de gesto poltica e de concertao

CML

Elaborao da proposta de reorganizao progressiva dos diferentes servios, de acordo com o novo mapa administrativo da cidade coincidncia de reas de interveno

CML

Organizao de um dossier tcnico com propostas e recomendaes sobre tipologias standard. Definir territrios de interveno prioritria na cobertura de equipamentos.

CDL

LISBOA CIDADE INCLUSIVA

Fazer coincidir as divises administrativas dos servios nas mesmas reas geogrficas. Adequar as respostas sociais de proximidade s dinmicas e problemticas territoriais.

Poltica territorial integrada de equipamentos e respostas sociais

Aes de formao atravs da Bolsa de Formadores do ACIDI, IP sobre a temtica do dilogo intercultural aos membros do CLAS para disseminao junto das populaes imigrantes e das populaes envolventes.

ACIDI, IP

Elaborao de uma Carta de Acessibilidade Universal aos equipamentos sociais da cidade

CML

Desenvolvimento da proposta reorganizao de respostas para PSA

de Plataforma PSA

Avaliao e disseminao do Projeto Transporte Solidrio transporte gratuito para os idosos. Avaliao e disseminao do Projeto Acolhimento/Apoio a Alunos Estrangeiros

CSIF Belm-Xavier

CSF Anjos

42

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

DESAFIOS ESTRATGICOS

ORIENTAO ESTRATGICA

PRODUTOS

AES

GRUPO MISSOCOORDENAO

Definio do modelo de atendimento, acompanhamento e encaminhamento das situaes de sade mental

ARSLVT, IP

Criao de Modelo Descentralizado para rentabilizao da Rede de infraestruturas de equipamentos sociais, sade, desporto e outros

CML

LISBOA CIDADE SAUDVEL

Contribuir para melhorar o acesso sade. Promover estilos de vida saudveis.

Plano de acesso Sade em Lisboa. Poltica integrada de interveno para os comportamentos aditivos.

Avaliar a componente de sade nos projetos de interveno comunitria

SCML

Implementar continuados

rede

de

cuidados

ARSLVT, IP

Promover e divulgar medidas conducentes preveno de hbitos alimentares de risco, incentivando estilos de vida saudveis

Escola Nacional de Sade Pblica da Universidade Nova de Lisboa e ARSLVT, IP

Plano de Ao articulado para os comportamentos aditivos

ARSLVT, IP e SICAD

43

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

DESAFIOS ESTRATGICOS

ORIENTAO ESTRATGICA

PRODUTOS

AES

GRUPO MISSOCOORDENAO

Orientar a interveno social da cidade

LISBOA CIDADE DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL

de Lisboa para modelos inovadores de insero pela criao de oportunidades de rendimento e autonomizao social

Constituio de um cluster de empreendedorismo social.

Articular as respostas sociais com a rede de apoios institucionais e financeiros programas especficos micro crdito e instituies financeiras e mutualidades.

CML

Lanar um projeto ncora de empreendedorismo social escala da cidade, com dimenso e visibilidade associado marca Lisboa. Incubadora Social de Lisboa

CML

Fomentar o marketing social

CSF Santos o Velho

Elaborao do referencial estratgico para monitorizao do desenvolvimento social de Lisboa de suporte viso do PDS Formalizao de redes interinstitucionais de investigao e interveno para desenvolvimento de solues de inovao social para a rea do PSA

EAPN

Desenvolver a cooperao institucional entre

SCML

LISBOA CIDADE DAS REDES DE INOVAO SOCIAL

as Universidades, os Centros de Investigao e a Rede Social de Lisboa, potenciando um sistema integrado de investigao e inovao na rea social. Divulgar e incentivar prticas inovadoras

Plataforma que integre as necessidades de investigao em reas de inovao social, divulgando o conhecimento

Elaborao de Planos de Formao para diferentes agentes: PSA; Envelhecimento e Crianas Avaliao e disseminao do Projeto D pra Troca livros escolares

Plataforma PSA GT rea Envelhecimento GT rea das Crianas

CSIF Belm-Xavier

Avaliao e disseminao do Projeto Desafios Inclusivos iniciativas intergeracionais numa lgica de cidadania activa.

CSF Santos o Velho

44

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

5. MODELO DE GOVERNNCIA DO PDS


Concetualmente, o PDS de Lisboa um documento regulador do processo de deciso e planeamento em rede, integrando a estrutura de deciso e ao da Rede Social atravs do seu prprio processo de implementao do planeamento, o Modelo de Governncia, que integra numa plataforma comum, os nveis de deciso, de planeamento e coordenao. Esta estrutura, centrada na Comisso Tripartida, ser o mecanismo institucional de pilotagem do planeamento da interveno social no concelho. A coordenao da implementao do PDS, nos vrios nveis de planeamento da Rede, assumida pela Comisso Executiva, sendo que uma das Entidades da CT assume a coordenao desta comisso durante a vigncia do PDS.

O modelo de Governncia do PDS da Rede Social de Lisboa integra trs componentes: 1. Dinmica de Planeamento 2. Instrumentos de Governncia 3. Funes Institucionais 1. Dinmica de Planeamento da Ao Formulao de propostas ou recomendaes na perspetiva de possvel incorporao nas polticas institucionais para a cidade a partir da anlise das boas prticas, prticas de excelncia e produtos desenvolvidos nas intervenes em curso nos Planos da Rede e nas CSF/CSIF.

Metodologia Sesses de avaliao participada da Agenda Estratgica. A partir da anlise da informao das aes desenvolvidas podero ser sistematizadas propostas ou recomendaes dos Modelos ou Instrumentos de Ao com potencial de disseminao na cidade.

Formulao de propostas de interveno para as diferentes reas de interveno a partir dos desafios e da avaliao dos indicadores de desenvolvimento social.

Metodologia A Comisso Executiva elabora propostas e recomendaes aos diferentes nveis operativos da Rede Social, integrando nas intervenes em curso a atualizao das estratgias e reas temticas propostas. Este procedimento ser operacionalizado atravs da incorporao das propostas na Agenda Estratgica, nos Planos da Rede ou nos Planos de Ao das CSF/CSIF.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

2. Instrumentos de Governncia
Relatrio de monitorizao dos produtos e aes do PDS Relatrio produzido com a sntese da atualizao dos indicadores de desenvolvimento social, com periodicidade anual.

Relatrio de avaliao da Agenda Estratgica com elaborao de propostas e recomendaes (periodicidade semestral)

Relatrio de avaliao das aes promovidas no mbito da Agenda Estratgica, com indicao de potencial para a disseminao na cidade. Dever incluir propostas e recomendaes para o replaneamento das aes de modo a obter a atualizao da Agenda Estratgica.

Plano de Ao anual da Rede Social

O Plano de Ao anual da Rede Social dever refletir as orientaes contidas no PDS, na sua Viso e Agenda Estratgica. Por outro lado, dever expressar a dinmica de interveno nas vrias dimenses de planeamento da Rede Social.

3. Funes Institucionais CONSELHO LOCAL DE AO SOCIAL - APROVAO DAS PROPOSTAS DE ATUALIZAO E REVISO DOS CONTEDOS DO PDS O CLAS a instncia de aprovao do PDS. Aprova as propostas decorrentes dos diferentes processos de planeamento, com vista sua incorporao no PDS.

COMISSO TRIPARTIDA NEGOCIAO, VALIDAO E INCORPORAO DAS PROPOSTAS DE ALTERAO OU INOVAO NAS POLTICAS DE CIDADE Garantir o acesso dos nveis de planeamento aos decisores institucionais dos setores chave da rea social na cidade; Negociar e concertar programas e medidas locais (a CT assumir este papel de canal de acesso institucional s propostas, modelos e produtos decorrentes da prtica de planeamento do PDS); Negociar institucionalmente a Viso e a Agenda Estratgica e definir orientaes para a sua atualizao; Validar para efeitos de aprovao as decises de incorporao nas polticas de cidade dos resultados e produtos decorrentes dos vrios nveis de planeamento do PDS; Avaliar os resultados de execuo do PDS.
46

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

COMISSO CONSULTIVA ACOMPANHAMENTO E COLABORAO NAS REAS ESTRATGICAS DO PDS Facilitar os processos que conduzem incorporao das propostas no planeamento da entidade que representam; Apresentar sugestes ou propostas destinadas a fomentar ou aperfeioar a Agenda Estratgica e as orientaes para a sua atualizao; Formular recomendaes para incorporao das propostas, produtos ou modelos, decorrentes da prtica de planeamento do PDS; Apreciar e pronunciar-se sobre os instrumentos de governncia do PDS.

COMISSO EXECUTIVA COORDENAO, OPERACIONALIZAO, AVALIAO E (RE) ORIENTAO DA AGENDA ESTRATGICA Coordenar a implementao do PDS nos vrios nveis de planeamento da Rede; Operacionalizar os Instrumentos de Governncia (Relatrio de monitorizao dos produtos e aces do PDS; Relatrio de avaliao da Agenda Estratgica com elaborao de propostas e recomendaes; Plano de Ao anual da Rede Social); Articular entre os diversos nveis de planeamento e a Comisso Tripartida; Avaliar periodicamente os resultados das aes da Agenda Estratgica mediante os relatrios de acompanhamento das aes reportando CT e ao Plenrio; Elaborar propostas e recomendaes para os nveis operativos da Rede; Identificar reas de oportunidade para novas intervenes ou necessidades por responder.

NCLEOS EXECUTIVOS OPERACIONALIZAO E DINAMIZAO DO PDS NAS CSF Acompanhar o desenvolvimento das aes das CSFs/CSIF no mbito do Plano de Ao Anual; Acionar nas freguesias (com CSF ou no), os nveis de planeamento operacional do PDS Agenda Estratgica nas CSFs/CSIF e Planos e gerir a informao da decorrente; Monitorizar o diagnstico local e direcion-lo para os processos de planeamento de acordo com a informao disponvel; Organizar e dinamizar as Sesses de Avaliao, Planeamento e Oficinas de Projeto enquanto procedimentos do planeamento participado.

47

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

COMISSES SOCIAIS DE FREGUESIA OPERACIONALIZAO DAS AES DA AGENDA ESTRATGICA Integrar e planear as aes da Agenda Estratgica nos Planos de Ao das CSFs. Identificar de boas prticas ou modelos de excelncias, suscetveis de disseminao ou incorporao nas polticas de cidade definidas nos desafios; Participar e dinamizar localmente os processos de avaliao e monitorizao participativa do PDS e sobretudo da Viso e da Agenda Estratgica.

48

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

ANEXOS

ANEXO1 LISTA DE PARTICIPANTES NOS WORKSHOPS DE OUTUBRO DE 2009

Envelhecimento - 6 outubro Estiveram presentes 15 participantes de 12 entidades. Pessoa Sem Abrigo - 8 outubro
ENTIDADE = 20 Associao de Apoio aos Ex Combatentes Vtimas de Stress de Associao Mdicos do Mundo Associao para o Estudo e Integrao Psicossocial - AEIPS Cmara Municipal de Lisboa Centro Distrital de Lisboa, ISS. IP Centro Padre Alves Correia - CEPAC CIC - Associao para a Cooperao, Intercmbio e Cultura Comunidade Vida e Paz Coordenao Nacional Para a Sade Mental Desafio Jovem Direo Geral de Reinsero Social Fundao AMI Instituto da Droga e da Toxicodependncia - IDT Junta de Freguesia Anjos Junta de Freguesia Santa Engrcia MSV - Movimento ao Servio da Vida REPRESENTANTE = 26 Sofia Pires Mnica Duarte Teresa Duarte Helena Fonseca/ Filomena Marques Maria Rosrio Reis Ana Mata Lurdes Macedo Celestino Cunha Paula Domingos Francisco Chaves Oriana Furtado Loureno/ Maria Assuno Ramos Ana Martins/ Ana Nascimento Alcinda Gomes/ Marta Alves Joana Clemente Ana Cristina Marjo Mafalda Brando

REAPN - Rede Europeia Anti-Pobreza Maria Jos Domingos - Portugal SAAP - Sociedade Anti-Alcolica Filomena Velasco/ Rita Chaves Portuguesa Santa Casa da Misericrdia de Lisboa VITAE - Associao de Solidariedade e Desenvolvimento Internacional Etelvina Ferreira/ Gina Moura Cludia Silva

Crianas - 14 outubro
49

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

ENTIDADE = 8 Associao para o Estudo e Teraputica do Insucesso Escolar de Cmara Municipal de Lisboa Centro Distrital de Lisboa, ISS, IP Fundao Aga Khan Portugal / K'Cidade Instituto Apoio Criana OMEP - Org. Mundial de Educao Pr-Escolar - Comit Portugus Passo a Passo com Crianas e Famlia Santa Casa da Misericrdia de Lisboa

REPRESENTANTE = 10 Gonalo Pimentel/ Gonalo Pinto Isabel Santos Rita Saldanha Pedro Cunha Maria Joo Malho Filomena Lobo/ Catarina Alexandre Andreia Pereira Rosa Macedo

Cidade - 19 outubro
ENTIDADE = 16 ACIDI - Alto Comissariado para a Imigrao e Dilogo Intercultural Associao de Pais da Escola Paula Vicente Cmara Municipal de Lisboa Centro Distrital de Lisboa, ISS.IP COFAC - Cooperativa de Formao e Animao Cultural, CRL Escola Superior de Educao Instituto da Droga e da Toxicodependncia - IDT ISCTE/CIES - Centro de Investigao e Estudos de Sociologia Junta de Freguesia da Pena Junta de Freguesia Sta. Catarina Ana Furo Maria Rodrigues Sanches Ana Dantas Jos Castro Maria Emlia Ferreira Mariana Dias Joaquim Fonseca/ Marta Alves Elsa Pegado Ana Moreira Mariana Oliveira REPRESENTANTE = 17

Junta de Freguesia S. Domingos Sofia Mendes Benfica Junta de Freguesia S.Francisco de Madalena Mrias Xavier REAPN - Rede Europeia Anti-Pobreza Maria Jos Domingos - Portugal Santa Casa da Misericrdia de Lisboa Servio Jesuta Refugiados - JRS FERLAP - Federao Regional de Lisboa das Associaes de Pais Fernanda Belo Andr Costa Jorge Isidoro Roque

Nota: Nos Workshops estiveram presentes representantes dos Ncleos Executivos, do Grupo Tcnico e Consultor

50

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

ANEXO 2 - LISTA DE PARTICIPANTES NAS SESSES DE TRABALHO (NOVEMBRO 2010 E JANEIRO 2011)
CLUSTER Empreendedorismo - 30 novembro 2010 ENTIDADE =9
APEE GEBALIS ISS, IP - CDL ISS, IP - CDL IEFP, IP SCML SCML DRELVT ANDC

REPRESENTANTE = 9
Lus Guapo Maria Helena Correia Sofia Marques Jacqueline Barreto Jos Paulo Lus Susana Ferreia Antnio Charana Lusa Gomes Jos Centeio

CLUSTER Oramento Inclusivo 07 dezembro 2010 ENTIDADE =6


APEE FUNDAO EDP ISS, IP - CDL IEFP, IP FUNDAO GALP ENERGIA FUNDAO AGA KHAN / PROGRAMA CIDADE

REPRESENTANTE = 7
Lus Guapo e Manuel Marcelli Gonalo Moita Dina Ferreira Jos Paulo Lus Maflada Serrasqueira Sandra Almeida

Santa Maria de Belm e So Francisco Xavier - 05 de janeiro de 2011 ENTIDADE = 6


SCML Fundao Nossa Senhora do Bom Sucesso Abrigo Infantil Santa Maria de Belm ARIA - Associao de Reabilitao e Integrao e Ajuda Junta de Freguesia de So Francisco de Xavier Ajuda de Me

REPRESENTANTE =8
Fernanda Martins/ Helena Mendes Mafalda Loureno Maria Martins Catarina Malata Maria Helena Lencastre/ Mariana Ribeiro Filomena Mendes 51

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

Lumiar - 06 de janeiro de 2011 ENTIDADE =6


SCML Gebalis Fundao Aga Khan ISS, IP Centro Comunitrio de Telheiras Ajuda de Me

REPRESENTANTE =6
Cristina Laranjo Isabel Saldanha Mnica Mascarenhas Jos Castro Maria Joo Silva Maria Lusa Bugalho

S. Domingos de Benfica - 06 de janeiro de 2011 ENTIDADE =6


Centro de Sade de Sete Rios Gebalis

REPRESENTANTE =7
Vnia Sousa Helena Gomes

Centro Social Paroquial S. Domingos Elsa Viegas de Benfica Junta de Freguesia de S. Domingos de Ctia Santos/ Jos Melo Benfica SCML Acreditar Esmeralda Saragoa Alexandra Correia

Benfica - 07 de janeiro de 2011 ENTIDADE= 6


SCML

REPRESENTANTE= 7
Ana Fradique

Associao de Reformados de Benfica Isabel Ramos Junta de Freguesia de Benfica Associao "O companheiro" Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos - Benfica Associao Rute Lusa Sereno/ Maria Rosrio Silvia Moo Maria Teresa Silva Carla Rhotes

52

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

Pena - 10 de Janeiro de 2011 ENTIDADES = 4


PSP DRELVT IEFP Associao Nova Onda do Caminho

REPRESENTANTE =5
Pinto Alexandra Martinho Ana Santos/ Ana Rodrigues Ana Almeida

Pena - 18 de Janeiro de 2011

ENTIDADES = 8
Junta de Freguesia da Pena SCML ISS, IP PSP IEFP EB1, N 1 de Lisboa Casa Pia de Lisboa Associao Nova Onda do Caminho

REPRESENTANTE =11
Rita Dias Joana Andrade Ftima Branco/ Maria Jos Relvas Ricardo Marques/ Carlos Batista Ana Rodrigues/ Ana Santos Maria Teresa Rosa Ilda Pissarra Ana Almeida

Santa Engrcia - 28 de Janeiro de 2011

ENTIDADE = 8
SCML Associao Solidariedade Entre Geraes Associao Santa Engrcia de Lisboa APEE EB1 - 21 e Jardim de Infncia de Santa Engrcia Agrupamento 51 CAF - Componente de Apoio Farmcia da Junta de Santa Engrcia Projecto Intervir - Junta de Santa Engrcia ProjectoEnvelhecimento Activo e Saudvel - Junta de Santa Engrcia

REPRESENTANTE = 8
Maria Helena Carrilho Ilegvel Adelina Florindo Andreia Palma Jos Teles Catarina Rocha Sandra Matos Lurdes Santos 53

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

Anjos - 14 de Janeiro de 2011 ENTIDADE = 4


Obra Social das irms Oblatas do Sto. Redentor Junta de Freguesia dos Anjos SAAP - Sociedade Anti-Alcoolica Portuguesa Escola Secundria D. Luisa de Gusmo

REPRESENTANTE = 5
Helena Fidalgo/ Ingride Alvaredo Mnica Silva Madalena Natividade Carlos Caetano

So Jorge de Arroios - 19 de Janeiro de 2011 ENTIDADE = 5 REPRESENTANTE =5

APAV-Associao de Apoio Vtima Ana Teresa Silva Centro Social de Arroios PSP SCML Junta de Freguesia de So Jorge de Arroios Pedro Cardoso Caetano Snia Miquelino Lopes

Santos-o-Velho - 26 de Janeiro de 2011 ENTIDADE =12


A Barraca Check In - APDES CML Ordem dos Enfermeiros Associao Vo'Arte Centro de Sade da Lapa Junta de Freguesia de Santos-oVelho Aparece - Sade Jovem - Junta de Freguesia Santos-o-Velho IDT SCML Centro Interculturalidade Assistncia Paroquial Santos-oVelho

REPRESENTANTE = 16
Hlder Costa Cristiana Pires Miguel Rato Ausenda Duarte Clara Antunes Graa Gonalves/ Carolina Sanches Mnica Dias/ Lus Filipe Monteiro/ Celso Antunes/ Raquel Coelho Cristina Sanches Rosa Mateus Maria Joo Gonalves Mrio Alves Carmo Ribeiro 54

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

Santa Catarina - 02 de Fevereiro de 2011 ENTIDADE =5


SCML Centro Social Paroquial de Santa Catarina Unidade de Cuidados de Sade Luz Soriano PSP Junta de Freguesia de Santa Catarina

REPRESENTANTE= 8
Maria Jos Cncio Dora Martins Andreia Coelho Santos/ Franco Mariana Oliveira/ Sofia Viana/ ilegivel

Carnide - 08 de Fevereiro de 2011 ENTIDADE = 4


Fundao Aga Khan SCML Associao Nacional de Futebol de Rua Junta de Freguesia de Carnide

REPRESENTANTE= 4
Mnica Mascarenhas Sofia Costa Paulo Marques Nolia Santos

Nota: Nos Workshops das CSF e CSIF estiveram presentes representantes/Coordenadores dos Ncleos Executivos, Grupo Tcnico e Consultor

55

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

ANEXO

3 LISTA DE PARTICIPANTES NAS DESCENTRALIZADAS (MAIO E JUNHO 2012)

REUNIES

Zona Norte - 28 de Maio de 2012

ENTIDADE =12
ASLI Associao Apoio Sem Limites Associao de Pais e Tcnicos do Infantrio da Pedrita

REPRESENTANTE =15
Jernimo David Conceio Raposo Duarte

Associao Desportiva, Recreativa e Rui Henriques Cultural Mata de Benfica CEDEMA Ass. Pais Amigos Deficientes Mentais Adultos Cooptcnica Gustave Eiffel, Coop. De Treino e Formao Tcnico Profissional Crescer a Cores Associao de Solidariedade Social Girassol dos Afectos, Lda. Junta de Freguesia da Ameixoeira Junta de Freguesia de Carnide Razes Ass. De Apoio Criana e ao Jovem Servio Jesuta aos Refugiados JRS UDIPSS Maria Antnia Machado/ Assinatura ilegvel

ngela Califrnia

Naomi Elizabete da Silva Ana Paula Mendes Filipa Duarte Passinhas Paulo Quaresma/ Natlia Santos Sara Caetano Susana Figueirinha/ Rita Maio Antero Marques

56

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

Zona Sul - 31 de Maio de 2012

ENTIDADE =16
ARPENA Sonho com Futuro Ass. Ref. Pensionistas e Idosos Associao Auxlio e Amizade Associao de Assistncia de So Paulo Associao de Educao e Promoo Social de Santos oAss. Nac. Aposentados Pensionistas e Reformados - MODERP Associao Nacional de Futebol de Rua Fundao D. Pedro IV Horizonte Centro Reabilitao Psico-Social Junta de Freguesia dos Anjos Junta de Freguesia da Madalena Junta de Freguesia de Santos-oVelho Junta de Freguesia de S. Nicolau Junta de Freguesia da S Liga Portuguesa Contra a Sida PSP ISEG

REPRESENTANTE = 20
Odete Luz Machado Cludia Faria Silva Lucas Joana Teixeira Ldia Lono/ Teresa Vaz Manuel Marques Eunice Lopes Rosaria Ralha Francisco Esteves Joana Clemente Jorge Manuel Ferreira Mnica Dias/ Celso Anto Antnio Manuel Lara Preto/ Filipe Pontes Maria Eugnia Saraiva/ Slvia Rocha Maria Aurora Dantier Filomena Ferreira

Zona Oriental 4 de Junho de 2012

ENTIDADE = 4
CERCI Lisboa Coop. Educ. e Reabilitao de Crianas Inadaptadas Junta de Freguesia do Beato Associao Novos Rostos Novos Desafios Centro Social Exrcito da Salvao

REPRESENTANTE = 7

Maria Alice Santos Cludio Regelo/ Assinatura ilegvel Joana Teixeira Sandra Martins/ Joo Barros/ Rita Carvalho

57

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

Zona Centro-Ocidental 11 de Junho de 2012

ENTIDADE

REPRESENTANTE =17

Associao de Pais da Escola Paula Emlia Sanches Vicente Ass. Desenvolvimento Apoio Social Lusa de Jesus/ Assinatura ilegivel Bairro do Rego Ass. Estudo Integrao Psicosocial Teresa Duarte AEIPS PSP 4 Diviso Ass. Portuguesa Familiares Amigos de Doentes Alzheimer Associao Solidariedade Social SUBUD Caritas Diocesana Lisboa Fundao Nossa Senhora do Bom Sucesso Fundao Raquel e Martin Sain Instituto de Surdos Mudos Imaculada Conceio Junta de Freguesia de S. Francisco Xavier Junta de Freguesia de Santa Maria de Belm Pedro Castro/ Carmen Coelho Ana Sofia Gomes Isabel Alves Ana Catarina Calado Mafalda Loureno Carla Braz/ Assinatura ilegvel Assinaturas ilegveis Maria Helena Lencastre/ Jos Filipe Athayde de Carvalhosa Fernando Ribeiro Rosa

Nota: Nas reunies descentralizadas estiveram presentes a Comisso Tripartida, representantes dos Ncleos Executivo e Grupo Tcnico.

58

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

ANEXO 4 MAPA DE LOCALIZAO DAS CSF/CSIF NOS TERRITRIOS DA REDE SOCIAL DE LISBOA

NO RT E

OR IE NT AL

L U S
AL T N IDE C O T RO CEN

6. Santa Catarina 10. Encarnao 11. Sacramento 12. Mrtires 17. Madalena 18. S. Cristvo e S. Loureno 21. Castelo 22. Santiago 24. S. Miguel

junho, 2012

59

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

ANEXO 5 FICHAS DE PROJETO DAS COMISSES SOCIAIS DE FREGUESIA


COMISSO SOCIAL DE FREGUESIA DOS ANJOS IDENTIFICAO PROJETO/AO Apoio a Alunos Estrangeiros

DESCRIO DO PROJETO/AO Os alunos estrangeiros, quando chegam Escola, so integrados no ano letivo previsto na tabela oficial de equivalncias. Assim: Ensino Bsico: os alunos frequentam, no mnimo, em PLNM, os blocos correspondentes s reas disciplinares no curriculares, podendo frequentar mais blocos, caso o Conselho de Turma entenda necessrio. Ensino Secundrio: os alunos frequentam obrigatoriamente trs blocos semanais de PLNM, podendo frequentar outros, a ttulo de apoio suplementar.

FUNDAMENTAO O projeto pretende criar condies para assegurar uma resposta adequada s necessidades deste grupo especfico de alunos e que passa por garantir, no s, uma plena integrao na escola e na comunidade, mas tambm, o domnio das competncias necessrias apropriao dos contedos programticos.

AES DESENVOLVIDAS 1. Que todas as turmas possam acolher alunos de PLNM; 2. Em termos globais sejam assegurados ao longo da semana, 20 blocos de PLNM; 3. A distribuio desses blocos seja feita de modo a assegurar a sobreposio dos horrios das diferentes turmas; 4. Cada aluno tenha um professor tutor de PLNM, responsvel pelo acompanhamento do seu plano de trabalho e participao nos conselhos de turma a que o aluno pertence. AES PREVISTAS (a desenvolver) A) Implicao dos diferentes agrupamentos na construo de glossrios e de outros materiais especficos tendo em vista o reforo do apoio a estes alunos nas diferentes reas curriculares; B) Reforar a dinamizao de atividades e projetos que assegurem uma maior visibilidade ao trabalho realizado pelos alunos de PLNM; C) Aperfeioar a organizao de um espao com recursos especficos para o trabalho dos alunos de PLNM

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

INDICADORES DO PROJETO (ou ao) - POPULAO ABRANGIDA 45 alunos de vrias nacionalidades - RECURSOS ENVOLVIDOS Equipas de 4 professores que asseguram os 20 blocos semanais; Afetao de uma sala (quase a tempo inteiro) para as atividades de PLNM; Articulao com o BE/ CRE, a nvel dos recursos bibliogrficos e do prprio espao.

61

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

COMISSO SOCIAL INTER-FREGUESIA DE SANTA MARIA DE BELM E SO FRANCISCO XAVIER IDENTIFICAO PROJETO/AO Transporte Solidrio

DESCRIO DO PROJETO/AO O projeto Transporte Solidrio surge de uma parceria entre entidades pblicas e privadas que se constituram em Comisso Social Interfreguesias de Santa Maria de Belm e So Francisco Xavier, ao abrigo do decreto-lei n115/2006 de 14 de junho.

Trata-se de um transporte organizado e gratuito a pessoas adultas em situao de isolamento social com autonomia fsica e intelectual residentes nas freguesias de Santa Maria de Belm e So Francisco Xavier.

O Transporte funciona na estrada desde 4 de novembro de 2009 e realiza transporte diariamente das 8h as 18h, com 2 motoristas ao servio. Os transportes so realizados para os centros de consulta, diagnstico e tratamento do territrio correspondente, assim como para atividades ldico-recreativas e atividades do quotidiano (supermercado, correios, bancos etc).

Os objetivos principais deste projeto so o combate pobreza e isolamento social, o envolvimento das diversas entidades do territrio, criando redes de contacto privilegiadas entre os tcnicos envolvidos e utentes Melhorar a Qualidade de Vida e Sentimento de Bem Estar aos Residentes de ambas as freguesias.

FUNDAMENTAO De acordo com o diagnstico social da cidade de Lisboa o projeto Transporte Solidrio insere-se no mbito do Plano de interveno para a rea do Envelhecimento como prtica de planeamento e avaliao entre as instituies, inovao nas respostas direcionadas para a problemtica do envelhecimento, que responda de maneira flexvel s novas necessidades pessoais e sociais e de capacitao global dos vrios intervenientes: populao alvo, tcnicos, instituies, gestores e promotores de polticas pblicas. O projeto Transporte Solidrio surgiu de uma necessidade da populao que vive nas freguesias de So Francisco Xavier e de Santa Maria de Belm, e pelas entidades que do resposta a nvel social e de segurana nestas freguesias. Aps um diagnstico social realizado neste territrio, o Isolamento Social surgiu como uma rea prioritria de interveno. A falta de meios de transporte prximos, a impossibilidade fsica de utilizarem de forma adequada os transportes pblicos, e o custo elevado da utilizao de txis, dificulta as sadas da populao aos servios de sade e s atividades bsicas do quotidiano. neste enquadramento que surge a necessidade de realizar de forma prxima e adequada o transporte gratuito de pessoas em situao de isolamento social e carncia econmica.

62

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

AES DESENVOLVIDAS

A atividade do Transporte Solidrio desenvolvida diariamente, de 2 a 6 feira das 8h s 18h. A programao do Transporte para centros hospitalares (consultas, exames e tratamento), atividades desportivas e ldico-culturais e atividades do quotidiano realizada de acordo com os pedidos realizados pelos utilizadores do servio. O Transporte Solidrio iniciou a sua atividade a 4 de novembro de 2009, no havendo prazo limite ao seu funcionamento.

Para alm do funcionamento dirio do projeto junto dos clientes beneficirios, o grupo de trabalho realiza mensalmente uma reunio de organizao e desenvolvimento do projeto e desenvolve aes de divulgao e angariao de fundos/apoios para a manuteno e desenvolvimento do mesmo, nomeadamente a aquisio de uma carrinha adaptada e mais moderna, de forma a satisfazer os nossos clientes de forma mais adequadas s suas caractersticas e alargando o mbito da nossa interveno (podendo dar resposta a mais utilizadores, nomeadamente as pessoas com dificuldades de locomoo ou outras, que atualmente, tendo em conta a carrinha em funcionamento, no podem ser abrangidas por falta de condies da mesma). Especificamente foram realizadas: - 4 maro 2010 Apresentao Pblica do Projeto no Padro dos Descobrimentos; - Candidatura ao Prmio BPI Capacitar em Abril 2010; - Aes diversas organizadas pelos parceiros no sentido dos fundos reverterem a favor do projeto (Teatro, espetculos); Candidatura ao Prmio Nunes Crrea (promovido pela SCML) em janeiro de 2011.

AES PREVISTAS (a desenvolver)

O grupo de trabalho pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido at ento, realizando transportes diariamente a um nmero maior de pessoas possveis que necessitem desta ajuda. O grupo tem como objetivos para 2010/2011: 1 Dar continuidade ao trabalho de divulgao e angariao de fundos para a manuteno/desenvolvimento do projeto; 2 Integrao de voluntrios para realizar o acompanhamento dos clientes na carinha (apoio emocional) e dentro das instituies hospitalares ou outras; 3 - Adquirir uma carrinha prpria e adaptada, de forma a alargar o nosso publico alvo; 4 Avaliao do grau de satisfao e impacto na Comunidade do Projeto.

63

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

INDICADORES DO PROJETO (ou aco) - POPULAO ABRANGIDA Pessoas adultas, em situao de isolamento social, com autonomia fsica e intelectual, residentes nas Freguesias de So Francisco Xavier e de Santa Maria de Belm. Tm prioridade as pessoas em marcada situao de isolamento social bem como de desvantagem psicossocial e econmica. Como tal sero ponderados os seguintes critrios: isolamento social (ausncia de rede social de suporte - formal e/ou informal) - 40%; recursos econmicos - 30%; grau de dependncia - 10%; idade - 20%. Relativamente caracterizao, a mdia de idades, de 77 anos, (limite mnimo de 47 anos e mximo de 94 anos). A mdia do rendimento lquido per capita (critrio financeiro utilizado), de 280.

- RECURSOS ENVOLVIDOS Fazem parte do grupo de Trabalho as Seguintes Entidades: Centro Paroquial de Assistncia Santa Maria de Belm; Associao Reabilitao Integrao Ajuda; Cruz Vermelha Portuguesa - delegao Lisboa; Junta de Freguesia de Santa Maria de Belm; Junta de Freguesia So Francisco Xavier; Santa Casa Misericrdia Lisboa; Associao de Apoio e Segurana Psico-Social; Escola Secundria Marqus de Pombal; Polcia (26 Esquadra) de Belm; Associao Portuguesa de Famlias Numerosas. Foram realizados protocolos de intenes no sentido de agilizar e tornar possvel algumas aes fundamentais para o funcionamento do projeto, especificamente entre as entidades: 1)Comisso Social Interfreguesias (CSIF) com Junta de Freguesia de Santa Maria de Belm (pagamento mensal gasleo, cedncia temporria de carrinha de 9 lugares, pagamento de 20% do salrio de um motorista ao abrigo do contrato de insero + com o Centro de Emprego) e So Francisco Xavier (pagamento do Telemvel para motoristas e despesas de funcionamento do mesmo, pagamento de 20% do salrio de um dos motoristas ao abrigo do contrato de insero + do Centro de Emprego, cedncia de um espao para funcionamento de secretariado); Delegao de Lisboa Cruz Vermelha Portuguesa (cedncia de uma administrativa e de um tcnico para superviso da mesma), PSP 26 Esquadra de Belm (limpeza da carrinha; local de entrega/levantamento de chaves e documentos do veiculo); 2) CSIF e Escola Secundria Marqus de Pombal (manuteno/reparao do veiculo pelos alunos do curso profissional de mecnica desta Instituio); 3) CSIF e Centro Paroquial de Santa Maria de Belm (abertura e controlo de uma conta afecta ao projeto). Desta forma os recursos utilizados so: - Carrinha de 9 lugares; Uma funcionria para secretariado; 2 motoristas (contrato insero +); 1 Telemvel; Gasleo mensal no valor de 250Euros; Material de escritrio para organizao do projeto.

64

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

COMISSO SOCIAL INTER-FREGUESIA DE SANTA MARIA DE BELM E SO FRANCISCO XAVIER IDENTIFICAO PROJETO/AO D pr troca

DESCRIO DO PROJETO/AO O projeto D Pr Troca nasceu, da preocupao sentida pelas famlias de dar um fim til aos livros acumulados no final de cada ano letivo. Deste modo, o projeto tem por objetivo a reutilizao de livros escolares para todas as famlias com crianas em idade escolar entre o 1 e 12 ano de escolaridade. Os livros utilizados so entregues pelas famlias, que podem ou no requerer outros livros adequados s suas necessidades. Embora o projeto tenha tido inicialmente a pretenso de servir as Freguesias abrangidas pela CSIF, dado o seu sucesso, foi alargado o seu mbito e presentemente qualquer famlia pode solicitar ou entregar livros.

FUNDAMENTAO A pertinncia deste projeto, prende-se sobretudo com a fundamental interveno a dois nveis: - Ambiental, uma vez que a reutilizao dos livros permite a diminuio do uso excessivo de papel e consequentemente a utilizao de recursos naturais inerentes. - Sociais promovendo uma poupana Familiar, dado que os custos dos livros so um grande encargo para a maioria das famlias, e os recursos gastos por uma famlia podem ajudar outra. Por outro lado importante sensibilizar os mais jovens a cuidar e valorizar os livros, consciencializando-os para a importncia da reutilizao dos mesmos.

AES DESENVOLVIDAS So as Famlias que alimentam este projeto, podem apenas entregar, apenas receber, ou usufruir de ambas as vertentes.

So recebidos livros posteriores a 2006 (escolares e do Plano Nacional de Leitura) que as famlias j no precisam e que podem ser entregues na Junta de Freguesia de Santa Maria de Belm e na Junta de Freguesia de So Francisco Xavier. As Famlias que pretendem receber os livros podem dirigir-se Junta de Freguesia de So Francisco Xavier para os levantar.

Todas

as

Famlias

que

quiserem

podem

consultar

lista

dos

livros

no

site:

http://csifbelemxavier.blogspot.com.

O projeto funciona ao longo de todo o ano, embora com pocas de maior afluncia (entre junho e outubro). 65

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

Desde o incio do projeto, junho de 2009, foram recebidos mais de 5900 livros, dos quais 2200 permanecem disponveis. Em relao aos pedidos efetuados entre 2009 e 2010 houve um aumento superior a 100%, isto em 2009 houve cerca de 200 pedidos, e em 2010 470, 40 dos quais ainda se encontram pendentes. Relativamente aos livros desatualizados, temos como princpio recebe-los e sempre que possvel encaminh-los para instituies que possam usufruir ou canaliz-los. J foram enviados livros para os PALOPS e atualmente para Timor. Quando tal no possvel so entregues para a reciclagem da CML.

A par das atividades acima descritas, feita avaliao de satisfao dos utentes, atravs de questionrios entregues aquando da entrega ou receo de livros.

Foi tambm constituda uma base de dados de forma a garantir uma adequada agilizao entre os meios, os recursos e os pedidos e entregas. AES PREVISTAS (a desenvolver) Pretende-se dar continuidade ao projeto, acrescentando s actividades correntes as seguintes aes: - Melhoramento do atual sistema atravs da introduo de instrumentos de apoio gesto da base de dados; - Divulgao do projeto com o apoio dos estabelecimentos de ensino das Freguesias que constituem a CSIF; - Divulgao do projeto a nvel nacional de forma a dar resposta s necessidades de manuais escolares por parte das instituies sociais; - Avaliao do impacto ambiental e socioeconmico do projeto.

INDICADORES DO PROJETO (ou ao) - POPULAO ABRANGIDA Famlias das Freguesias pertencentes aos Conselhos de Lisboa, Amadora, Oeiras, Cascais e Margem sul. - RECURSOS ENVOLVIDOS Materiais: Espao, material de desgaste (fotocpias, canetas, etc.), telefone, e-mail e PC Humanos: Tcnicos da CSIF, voluntrios e Estagirios.

66

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

COMISSO SOCIAL DE FREGUESIA DE SANTOS-O-VELHO IDENTIFICAO PROJETO/AO Desafios Inclusivos

DESCRIO DO PROJETO/AO O projeto visa pr as pessoas em movimento, sensibilizar e mobilizar o conjunto das foras vivas da freguesia no combate pobreza e excluso social e na melhoria da qualidade de vida da sua populao snior. O desafio criar solues que constituam mais valias efetivas e potenciem uma melhoria na qualidade de vida dos idosos.

Envolve o pblico-alvo (populao snior), populao estudantil (secundrio e universitrio) e tcnicas (os) das diversas instituies, na criao de dinmicas que possibilitem ultrapassar as situaes de solido e isolamento, bem como fomentar a participao da populao snior nas decises que lhes dizem respeito e apelar para o desenvolvimento de medidas de apoio mulher idosa reconhecendo a sua condio de maior vulnerabilidade social.

Este projeto consiste na: Sensibilizao e envolvimento da populao estudantil para a problemtica do combate pobreza e excluso social, lanando pontes para propostas concretas de resoluo de problemas; Envolvimento da populao snior no apelo sua participao ativa nas diversas atividades, e na criao de um Conselho Local Snior; Envolvimento dos interventores sociais no desenvolvimento de uma relao de confiana intrainstitucional e inter-institucional e com os vrios grupos sociais envolvidos, e no desenvolvimento de uma prtica comum.

FUNDAMENTAO Este projeto surge do trabalho realizado anteriormente, no seio da Comisso Social de Freguesia de Santos-o-Velho, cujos parceiros, de diversas reas de atividade, esto empenhados numa interveno scio-cultural e comunitria, que possibilite o desenvolvimento local, combatendo as situaes de pobreza e de excluso social.

A CSFSoV fundamenta-se na conscincia que existe, por parte dos seus parceiros, uma necessidade de criar oportunidades de exerccio ativo de uma cidadania responsvel no que respeita ao combate pobreza e excluso social, centrando a sua atividade na populao snior. So diversas as estratgias implementadas: Desenvolvimento de atividades envolvendo a populao snior e interventores sociais Desenvolvimento de atividades inter-geracionais Desenvolvimento de atividades envolvendo a populao estudantil

67

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

Desenvolvimento de atividades envolvendo todos os intervenientes e a comunidade local

O contacto inter-geracional valorizado enquanto estratgia para a soluo dos problemas identificados, nomeadamente a solido e isolamento social.

Este projeto inter-relaciona-se com outros projetos desenvolvidos tambm pela CSF de Santos-o-Velho, e que promovem processos de participao e cidadania na populao snior.

AES DESENVOLVIDAS

Realizaram-se vrias tertlias, envolvendo a populao idosa, instituies que trabalham no terreno (e parceiras na CSF Santos-o-Velho) e interventores sociais sobre diversas temticas: a pobreza e suas consequncias para a solido e/ou isolamento das pessoas; os afetos na populao snior; o policiamento de proximidade.

Dinamizaram-se diversas sesses de trabalho com alunos da ETIC/EPI, debatendo a problemtica da pobreza e excluso social na populao snior; os alunos envolvidos decidiram-se pela criao de um spot publicitrio de sensibilizao do pblico em geral e tambm pela criao de outros materiais, que possam ser utilizados em diferentes dinmicas.

Efetuaram-se diversas sesses de trabalho com seniores da freguesia e alunos do IADE ( dos mestrados em design industrial, design de ambientes e design de produo) com o objetivo de debaterem, em conjunto, alguns problemas do quotidiano e ser possvel encontrar solues coerentes que procurem responder s necessidades identificadas pelos seniores. Pretende-se, atravs de relaes intergeracionais, utilizar o design para melhorar o dia a dia das pessoas snior com dificuldades concretas. AES PREVISTAS (a desenvolver) Continuao da dinamizao das tertlias sobre temticas solicitadas pela populao snior; Criao do Conselho Local Snior; Reforar a dinamizao de iniciativas inter-geracionais, rentabilizando a relao estabelecida com as instituies dos ensinos secundrio e universitrio; Anlise e estudo das propostas apresentadas pelos estudantes, e posterior organizao de uma exposio aberta a toda a comunidade, que d visibilidade e expresso a todas as propostas de trabalho apresentadas; Dinamizao de redes de solidariedade e de redes de saberes, que permitam criar dinmicas de desenvolvimento local, com o levantamento dos saberes e profisses existentes na freguesia; Continuao das sesses de sensibilizao junto da populao da freguesia.

68

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

INDICADORES DO PROJETO (ou ao) - POPULAO ABRANGIDA Populao snior da freguesia; Tcnicos das diferentes instituies que intervm direta ou indiretamente com idosos; alunos e professores dos ensinos secundrio e superior; comunidade em geral.

- RECURSOS ENVOLVIDOS Recursos humanos dos diferentes parceiros envolvidos; Recursos Materiais: diferentes espaos (culturais, ldicos, educativos) de acordo com as actividades desenvolvidas; audiovisuais; consumveis; Recursos Financeiros: dos diferentes parceiros envolvidos.

69

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

ANEXO 6

REDE SOCIAL DE LISBOA CARTA DE INTENES 1. A Rede Social est regulamentada pelo Decreto-lei 115/2006 de 14 de junho, salientando-se os seguintes objetivos: combater a pobreza e a excluso social, promover a incluso e a coeso social; promovendo o desenvolvimento social e um planeamento integrado e sistemtico potenciando sinergias competncias e recursos.

2. A Rede Social assenta no trabalho de parceria alargada efetiva e dinmica e visa o planeamento estratgico da interveno social articulada entre os diferentes agentes locais para o desenvolvimento social.

3. A Rede Social de Lisboa tem vindo a implementar uma rede de base local atravs das Comisses Sociais de Freguesia ou Interfreguesias. O seu planeamento baseia-se num diagnstico de necessidades no terreno, procurando responder, em parceria, aos problemas locais. Ao nvel intermdio, mas transversal cidade e, nas reas de interveno selecionadas pelos parceiros, o planeamento assenta em Planos setoriais para trs reas de interveno (pessoa sem abrigo, envelhecimento e crianas) que procuram estruturar e gerar eficincia na rede vocacionada para a problemtica identificada, planeando e criando sinergias entre as instituies.

4. Ao nvel da cidade e, numa lgica de planeamento prospectivo com uma viso estratgica Lisboa cidade da coeso social desenvolve-se o Plano de Desenvolvimento Social 2013-201513. Este instrumento fundamental no planeamento da Rede Social de Lisboa procura formular desafios globais de desenvolvimento social requerendo a participao de todos os parceiros. Nas reas chave de interveno na cidade justifica-se um maior envolvimento e participao mais ativa de algumas entidades assumindo a coordenao de Grupos de Misso.

13

Aprovado na 14 Sesso Plenria do CLAS-Lx em 28 de Junho de 2012. 70

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

5. Por Grupo de Misso entende-se: um grupo de trabalho interno de cada entidade responsvel pela ao, que desenvolve o trabalho reunindo periodicamente com outras entidades estratgicas, parceiras ou no da Rede, para acertar e conciliar o trabalho desenvolvido e a desenvolver, numa lgica de rede. O trabalho dos Grupos de Misso apresentado ao plenrio do Conselho Local de Ao Social de Lisboa (CLAS-Lx).

6. Entre o Conselho Local de Ao Social de Lisboa (CLAS-Lx.), atualmente constitudo por 322 entidades parceiras, representado pela Comisso Tripartida (constituda pela Vereadora da Cmara Municipal de Lisboa, Helena Roseta; Vogal da Mesa da Santa Casa da Misericrdia de Lisboa, Rita Isabel Valadas; Diretora do Centro Distrital de Lisboa do ISS, IP, Susana Branco) e:

Administrao Regional de Sade de Lisboa e Vale do Tejo, IP, neste ato representada pelo Diretor do Departamento de Sade Pblica da ARS, Antnio Tavares;

Alto Comissariado para a Imigrao e Dilogo Intercultural, IP neste ato representado pela Alta Comissria para a Imigrao e Dilogo Intercultural, Rosrio Farmhouse;

Cmara Municipal de Lisboa, neste ato representada pela Vereadora Helena Roseta;

Centro Distrital de Lisboa do ISS,IP, neste ato representada pela Diretora Susana Branco;

Comando Metropolitano de Lisboa da Policia de Segurana Pblica, neste ato representada pelo Subcomissrio Maria Aurora Marques Dantier;

EAPN Portugal (Rede Europeia Anti Pobreza), neste ato representada pelo seu Presidente Agostinho Cesrio Jardim Moreira;

Escola Nacional de Sade Publica da Universidade Nova de Lisboa, neste ato representada pelo seu Diretor Joo Antnio Pereira;

71

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

Santa Casa da Misericrdia de Lisboa, neste ato representada pela Vogal da Mesa Rita Isabel Valadas;

Servio de Interveno nos Comportamentos Aditivos e Dependncia, neste ato representado pelo seu Diretor Geral, Joo Goulo.

Firma-se a presente carta de intenes.

DO OBJETO O objeto desta carta de intenes o estabelecimento de um compromisso interinstitucional entre o CLAS-Lx, representado pela Comisso Tripartida, e as seguintes entidades Administrao Regional de Sade de Lisboa e Vale do Tejo; Alto Comissariado para a Imigrao e Dilogo Intercultural; Cmara Municipal de Lisboa; Centro Distrital de Lisboa da Segurana Social; Comando Metropolitano de Lisboa da Policia de Segurana Pblica; EAPN Portugal (Rede Europeia Anti Pobreza); Escola Nacional de Sade Publica e Santa Casa da Misericrdia de Lisboa com o propsito de coordenar os Grupos de Misso responsveis pela concretizao das aes identificadas na Agenda Estratgica do Plano de Desenvolvimento Social 2013-2015.14 DAS AES Sero desenvolvidas as aes identificadas na Agenda Estratgica de acordo com os parmetros estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Social 2013-2015: Polticas, potencial estratgico, cenrios de desenvolvimento e fatores crticos de sucesso. DOS COMPROMISSOS Para garantir o progresso continuo desta parceria as entidades signatrias comprometem-se a: Identificar parceiros estratgicos dentro ou fora da Rede Social de Lisboa para o desenvolvimento das aes; Reunir periodicamente com os parceiros estratgicos para apresentao, discusso e conciliao do trabalho/propostas;

14

Anexo 1 Agenda Estratgica. Este parte integrante desta Carta de Intenes. 72

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

Identificar um interlocutor para ligao/ articulao com a Comisso Executiva do Plano de Desenvolvimento Social;

Manter o fluxo de comunicao com a Rede Social de Lisboa para informao do desenvolvimento dos trabalhos e prestar informao necessria e pertinente para monitorizao da respectiva ao (relatrios de progresso);

Desenvolver e comunicar periodicamente os resultados produzidos e as propostas a desenvolver Comisso Tripartida, para submisso ao Conselho Local de Ao Social de Lisboa.

DA VIGNCIA Esta Carta de Intenes produzir efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2013 com terminus a 31 de Dezembro de 2015, podendo ser prorrogada mediante adenda formalizada entre as partes signatrias.

Lisboa, 28 de Junho de 2012

Comisso Tripartida da Rede Social de Lisboa Centro Distrital de Lisboa do ISS, IP Susana Branco

______________________________________________________________________

Vereadora da Cmara Municipal de Lisboa Helena Roseta

Vogal da Mesa da Santa Casa da Misericrdia de Lisboa Rita Isabel Valadas

______________________________________________________________________

73

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

E:

Administrao Regional de Sade de Lisboa e Vale do Tejo, IP Diretor do Departamento de Sade Pblica da ARS Antnio Tavares

Alto Comissariado para a Imigrao e Dilogo Intercultural, IP Alta Comissria para a Imigrao e Dilogo Intercultural Rosrio Farmhouse

______________________________________________________________________

Cmara Municipal de Lisboa Vereadora do Pelouro Habitao e Desenvolvimento Social Helena Roseta ______________________________________________________________________

Centro Distrital de Lisboa do ISS,IP Diretora Susana Branco

Comando Metropolitano de Lisboa da Policia de Segurana Pblica Subcomissrio Maria Aurora Marques Dantier

74

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2013-2015

EAPN Portugal (Rede Europeia Anti Pobreza) Presidente Agostinho Cesrio Jardim Moreira

Escola Nacional de Sade Publica da Universidade Nova de Lisboa Diretor Joo Antnio Pereira

Santa Casa da Misericrdia de Lisboa Vogal da Mesa Rita Isabel Valadas

Servio de Interveno nos Comportamentos Aditivos e Dependncia Diretor Geral Joo Goulo

______________________________________________________________________

75

S-ar putea să vă placă și