Sunteți pe pagina 1din 1

Guia para o Monitoramento e Controle de Projetos

(ste guia foi criado para au)iliar na compreens$o do ciclo de gerenciamento de projetos, mostrando como fazer o monitoramento e controle para cada *rea do onhecimento. Tamb!m apresenta o uso de aes preventivas, corretivas e replanejamento. (li&+odrigues '''.elirodrigues.com

- ,aseado&no&-.,/0&v1 - -2blico3&4erentes&de&-rojetos - 5ltima&revis$o3&6789787: - Todos&os&direitos&reservados

Estabelecer Linha de base Re!lane"a# $ento

Monitorar

-rojetos s$o organizados por perspectivas conhecidas como reas do conhecimento. ada uma delas possui indicadores =ue s$o usados para planejar e acompanhar o projeto. -or e)emplo, o (scopo ! medido pela conformidade com os re=uisitos, o Tempo pelo cumprimento do cronograma, os ustos pelo oramento, a Oualidade pela funcionalidade etc. 4erenciar projetos ! monitorar e controlar cada indicador, tomando aes para garantir =ue eles estejam dentro dos valores planejados.

; linha de 5ase ! uma KfotografiaL dos indicadores do projeto. Deve ser alterada sempre =ue o projeto for replanejado, em acordo com os stakeholders. Monitorar ! analisar os indicadores periodicamente, avaliando se hH tend"ncias de desvios. Fe houver, tomam-se a+1es pre"enti"as 6AP7 para evitH-los. Fe os desvios jH tiverem ocorrido, ! hora de Controlar, ou seja, avaliar o impacto dos desvios e tomar a+1es orreti"as para colocar os indicadores na tend"ncia correta novamente.

Fe os desvios inviabilizarem o projeto, ou ainda, se n$o atenderem Ns e)pectativas dos stakeholders, ! preciso fazer um Replanejamento. / ciclo de -lanejamento, .onitoramento e ontrole deve ser feito continuamente ao longo do ciclo de vida do projeto. ;trav!s dele ! poss%vel KgarantirL =ue o projeto seja entregue dentro dos indicadores planejados.

Aes correti as

Aes Pre enti as

Controlar

Es opo
hecar se as entregas est$o sendo desenvolvidas e ser$o finalizadas corretamente (.) e tomar aes (;- e ; ) para manter o projeto Knos ei)osL. ()3 K(stou fazendo conforme estH descrito nas especificaesML

EAP Projeto Entrega1 PT1 Entrega2 PT2 Entrega3 PT3 PT4 Cronograma ( Gantt Ati"idades
;tividade7

?erificar se as entregas foram conclu%das de acordo com a De lara+2o de Es opo e se atendem Ns especificaes t!cnicas do produto. Deve-se tamb!m receber o aceite do Controle de ,ualidade antes de entregar o produto ao cliente. Deve-se observar o aminho r!ti o: =ue determina o prazo do projeto e as 3olgas, =ue mostram =ue atividades podem ser postergadas. /bservando as variaes de datas das atividades e alocando recursos.

Veri3i ar Es opo (m seguida, a cada nova entrega ou 3ase , verificar se atende a necessidade do cliente e obter o seu aceite formal. Fe houver desvios, realizar aes corretivas, preventivas e8ou replanejar o projeto.

Tempo
No gerenciamento do Tempo observam-se as variaes entre prazos planejados e realizados. fundamental possuir um cronograma (linha de base), mostrando atividades, recursos e prazos.

Diagrama de Redes Caminho r!ti o


JAN FEV MAR

&

'

PT2 PT1 PT3


Cur"a )
$

;tividade6
+ealizado <inha de base

PT4

Custo
ontrolar o oramento ! acompanhar as receitas e despesas do projeto ao longo do tempo, mantendo a coer"ncia entre o # de conclus$o das entregas (valor agregado) e o oramento dispon%vel.

*r+amento do Projeto Contas Plan


+eceita7 Despesa7 Faldo A799 -AE9 A69

Jan Real
AB9 -A799 -A79

Var*
C79 -69 C79

/utra ferramenta utilizada ! a Cur"a ). (la mostra o valor acumulado ao longo da dura$o do projeto e permite =ue sejam feitas estimativas do novo valor total. om isso ! poss%vel tomar decises pelo todo e n$o apenas pelo saldo.
>?ar @ ?aria$o

JAN FEV MAR ABR MAI JUN

,ualidade
Controlar G .edir se os indicadores de =ualidade planejados est$o sendo cumpridos e traar aes corretivas. Garantir G Tomar aes preventivas para =ue a =ualidade seja alcanada.

Che /list de ,ualidade


CR-T.R-* rit!rio7 rit!rio6 rit!rio:

A0uisi+1es
.uito ligada a Hrea de custos. ompreende a administra$o de fornecedores, contratos, acordos, diverg"ncias, multas, recursos de terceiros etc. Tamb!m gerencia o aceite de entregas e a libera$o de pagamentos.

Comuni a+2o
Distribui$o das informaes conforme o plano, verificando o entendimento e feedbacI dos stakeholders. ()ecuta reunies, gera relatJrios e, principalmente, coleta informaes.

)ta/eholders
.onitorar e tomar aes para assegurar o envolvimento e satisfa$o dos stakeholders dentro das restries e escopo do projeto.

Ris os
()ecutar as estrat!gia de tratamento de riscos planejada, acompanhamento da efetividade das aes e traar novas. +iscos devem ser monitorados periodicamente.

Registro de Ris os 6 om an9lise 0ualitati"a7


Ris o +isco7 +isco6 Pro5 :9# :9# -mp 69# 79# E8p P9# :9#

.onitorar gatilhos e implementar aes de contorno, =uando os riscos ocorrerem. ; reserva de contingncia, oramento para tratativa dos riscos G deve ser monitorada ao longo do projeto. +iscos n$o-previstos s$o tratados pela reserva gerencial.

R4
onsiste em <iderar, motivar, desenvolver, gerenciar conflitos, solucionar problemas e acompanhar o trabalho, removendo barreiras e au)iliando a e=uipe. abe observar as diferenas entre os recursos e conciliar o dia-a-dia do projeto.

Todos&os&direitos&reservados&ao&site&'''.elirodrigues.com

S-ar putea să vă placă și