Sunteți pe pagina 1din 9

LIVRO 1 | FSICA 3

Resolues das Atividades


Sumrio
Aula 1 Fundamentos da ptica geomtrica.................................................... 1 Aula 2 Reflexo da luz Espelhos planos I..................................................... 2 Aula 3 Reflexo da luz Espelhos planos II.................................................... 4 Aula 4 Introduo ao estudo dos espelhos esfricos..................................... 6 Aula 5 Estudo analtico da imagem................................................................. 7

Aula 1

Fundamentos da ptica geomtrica


01 C

Atividades Propostas
A formao de sombras e penumbras acontece devido propagao retilnea da luz.

Atividades para Sala


01 C A farda preta absorve todas as cores, no refletindo difusamente nenhuma delas.

02 E a) (F) Pois a luz propaga-se em linha reta. b) (F) Pois independe do tamanho das mos, depende mais da criatividade de quem faz uso do princpio da propagao retilnea da luz. c) (F) Pois no h necessidade de o ambiente ser grande, e sim que o anteparo exista e seja suficiente para comportar a sombra. d) (F) Pelo contrrio, quanto mais prximas, mais ntida ela fica. e) (V) Pois necessria uma fonte puntiforme. 03 A O eclipse total do Sol visualizado quando o observador se encontra em uma regio de sombra da Lua. Logo, a luz proveniente da fonte (o Sol) no atravessa o obstculo opaco (a Lua) e no atinge o anteparo (a Terra), para o qual o Sol estar eclipsado.

02 B a) (F) Pois se ele no absorve nem reflete, ele no pode ser visto. b) (V) Pois a cor preta a nica que no reflete, ela somente absorve e se destaca, ou seja, vista por conta dessa caracterstica. c) (F) Pois a cor preta no admite reflexo. d) (F) Pois o preto no reflete nada. e) (F) Pois a cor preta no faz parte do espectro. 03 E A luz, ao passar pelo meio, sofre espalhamento; desse modo, possvel visualiz-la devido ao tamanho das partculas da disperso coloidal.

04 D

04 D Observe na figura a seguir que os tringulos sombreados so semelhantes.

10 cm

14243123
3m 15 cm

4,0 m

4,0 m 1,6 m x 6,0 m x 6,0 m

Por meio da semelhana de tringulos, temos: H 10 H = 2 m. Observe que respeitando as unidades = 3 15 do numerador e do denominador de cada frao, no precisamos deixar todas iguais.

Portanto: 4 1, 6 24 4x = 9,6 4x = 14,4 x = 3,6 m = 6 6x

Pr-Universitrio | 1

LIVRO 1 | FSICA 3
05 C Supondo pigmentao pura: o retngulo verde somente reflete a radiao verde, portanto apresenta cor preta; o losango amarelo somente reflete a radiao amarela, portanto apresenta cor preta; as letras verdes somente refletem a radiao verde, portanto apresentam cor preta; o crculo central azul porque reflete somente azul, portanto continua apresentando cor azul. Dessa forma, as cores apresentadas so: preta, preta, preta e azul. 06 C Ano-luz definido como sendo a distncia percorrida pela luz, no vcuo, em um ano, com velocidade v = 3 108 m/s. 07 C 10 B A cor de um objeto a onda (frequncia) da luz que ele mais reflete. As demais so radiaes absorvidas

Aula 2

Reflexo da luz Espelhos planos I

Atividades para Sala


01 D 1o O prprio enunciado da questo invalida a concluso II e valida a IV: ao olharmos para espelhos planos, a imagem ser direita e do mesmo tamanho que o objeto. 2o Pela simetria da reflexo da luz, sabemos que o espelho plano est sempre no ponto mdio da distncia entre o objeto e sua imagem. Logo, se Joozinho coloca-se a trs metros do espelho ( frente do espelho), sua imagem est trs metros atrs do espelho. Concluses: sua imagem se encontra a seis metros dele, e a afirmao I correta. 3o Se Joozinho levanta a mo esquerda, com o relgio, sua imagem levantar a mo direita, tambm com o relgio. Concluso: a afirmativa III est incorreta. 02 E Se temos um espelho plano, haver uma reflexo regular da luz, e os raios incidente e refletido formaro os mesmos ngulos com a normal. Dessa forma, os tringulos dados na figura so semelhantes. Chamaremos de x a distncia percorrida pelo raio antes de incidir no espelho e de y a distncia percorrida pelo raio aps atingir o espelho

3,2 cm 12 cm x 20 cm

Fazendo a semelhana de tringulos, temos: x x + 20 32x = 12x + 240 20x = 240 x = 12 cm = 12 32 08 D A figura mostra a Lua em duas posies diferentes. Na situao I, est ilustrado um eclipse solar. A face escura da Lua est voltada para a Terra, portanto Lua nova. A situao II mostra um eclipse lunar, que ocorre na Lua cheia, estando a Lua no cone de sombra da Terra.
rbita da Lua B

y x

0,60 m

I II Terra Sol

Espelho

Piso

1,6 m A

09 B A imagem formada utilizando-se uma cmara escura de orifcio invertida em relao ao objeto. O jeito equivale a uma imagem de cabea para baixo atravs de um papel, ou seja, o que est do lado esquerdo passar para o lado direito, e vice-versa. Veja o detalhe da chamin, do arbusto e da porta, por exemplo.

Aplicando o Teorema de Pitgoras no tringulo da esquerda, descobriremos que a distncia y percorrida pelo raio aps a reflexo vale: y2 = 1,62 + 1,22 y2 = 4 y = 2 x 2 x=1m = 0, 6 1, 2 Como o valor pedido foi da distncia percorrida, temos que x + y = 3 m. Por semelhana de tringulos, temos:

2 | Pr-Universitrio

1,2 m

Laser

LIVRO 1 | FSICA 3
03 D A imagem de um objeto real conjugada por um espelho plano sempre virtual (portanto, direita) e do mesmo tamanho do objeto. Logo, as alternativas A e E esto incorretas. Sobre a alternativa A, necessrio esclarecer que, ao afastarmos um objeto de nossos olhos, temos a sensao de que seu tamanho diminui, o que no acontece de fato. O objeto no muda de tamanho. apenas uma questo de perspectiva. Para voc se ver de corpo inteiro em um espelho plano, ele deve ter no mnimo a metade de sua altura. Isto est demonstrado na teoria da aula. Logo, a alternativa B est incorreta. A luz refletida no espelho plano para conjugar a imagem de um objeto, no refratada. Logo, a alternativa C est incorreta. Pela simetria da reflexo da luz nos espelhos planos, a imagem formada por um espelho plano sempre est mesma distncia que o objeto em relao ao espelho, por isso, o item correto o D. 04 C Para um objeto real, o espelho plano conjuga uma imagem virtual, simtrica em relao superfcie refletora e com as mesmas dimenses do objeto. Cabe ainda salientar que, no espelho plano, objeto e imagem constituem figuras enantiomorfas. Tais caractersticas da imagem independem da posio do objeto em relao superfcie refletora do espelho; portanto, quando o homem se afasta perpendicularmente parede, ele continua a observar sua imagem ajustada ao tamanho do espelho, como visto inicialmente. 04 E Dado: y = 1 m. Analisemos a figura a seguir.
M G y H h N Y Q P d d P H C

02 E Se representarmos as imagens A e B, veremos que a nica posio do observador na qual ele ver uma superposio das mesmas ser a posio 5.
1 2 3 A B 4 E A' B'

03 E I. (V) De acordo com a simetria que ocorre quando h a reflexo da luz nos espelhos. II. (V) Espelhos planos: ngulo de incidncia igual ao ngulo de reflexo. III. (V) De acordo com as caractersticas de congruncia dos ngulos alternos internos.

Atividades Propostas
01 E
A x y B C h=5m B d = 15 m s=2m C A

Os tringulos GCP e GMN so semelhantes: H y H = =1 H=2m 2d d 2

05 C Dado: h = 1,60 m. Na mesma figura do item anterior, os tringulos NQP e GPP so semelhantes: Y h h 1, 6 = Y= = Y = 0, 8 m 2 2 d 2d A imagem fornecida por um espelho plano tem altura sempre igual do objeto, independentemente da distncia do objeto ao espelho, ou seja, a altura da imagem permanece sempre constante.

Semelhana entre os tringulos ABC e ABC, assim sendo:


15 x 75 m = x= 2 5 2

06 E

Como a altura do prdio 2x, temos: y = 2x y = 75 m.

Pr-Universitrio | 3

LIVRO 1 | FSICA 3
07 C I. Pela simbologia adotada, conclui-se tratar-se de um espelho plano. II. Para ver os pontos, o motorista teria que olhar para o lado esquerdo ou para trs. Corretamente, a ltima linha do enunciado deveria ser: Nesse caso, os pontos cujas imagens podem ser vistas pelo motorista so: Assim entendendo, vamos resoluo: por simetria, encontra-se o ponto imagem dos olhos do observador; a partir desse ponto, passando pelas bordas do espelho, traamos as linhas que definem o campo visual do espelho; sero vistas as imagens dos pontos que estiverem nesse campo, ou seja: 1, 2, 5 e 9. A figura ilustra a soluo:
Imagem dos olhos do motorista Espelho retrovisor Olhos do motorista

ram, sua incidncia na superfcie refletora horizontal tem que ser normal (perpendicular) a ela e, conforme vemos na figura, para que a reta normal esteja de acordo com o posicionamento correto, o ngulo A ser de 45 .

N 45 45

A 45

10 C Colocamos essa questo em nossa lista de exerccios apenas com o intuito de lembrar que os mesmos princpios de reflexo usados em ptica geomtrica so vlidos tambm nas colises. Dessa forma, trajetria da bola de sinuca pode-se aplicar a lei da reflexo, em que o ngulo de incidncia sempre igual ao ngulo de reflexo; logo, seus ngulos com a superfcie refletora, x e y, tambm sero x iguais entre si. Portanto, = 1. y

Ca
2 1

po
5

u vis

al 9

Aula 3

Reflexo da luz Espelhos planos II

7 4

Atividades para Sala


01 A
E2 E2

08 A Observe a figura a seguir:


Raio refletido

Dado: v = 36 km/h = 10 m/s.


E1 I1

Raio incidente

B I2

E1

Semicrculo sombreado, vem: 2 + 2 = 180 + = 90. Do tringulo ABC, vem: + + =180. Portanto, 90 + = 180 = 90.

A figura mostra um espelho plano sofrendo translao. Mostra tambm as imagens I1 e I2 de um objeto fixo O e as respectivas distncias, de acordo com a propriedade da simetria. Se o espelho sofre um deslocamento x, a imagem sofre um deslocamento y. De acordo com a figura: 2D = 2d + y 2(d + x) = 2d + y 2d + 2x = 2d + y y = 2x Concluso: quando o espelho se desloca, a imagem sofre o dobro do deslocamento no mesmo sentido, portanto com o dobro da velocidade em relao ao objeto fixo. Assim, a velocidade da imagem em relao ao menino 20 m/s, e, em relao ao espelho, que est a 10 m/s, 10 m/s.

09 C Na questo, temos uma aplicao direta do Princpio da Reflexo da Luz em superfcies refletoras planas e polidas e o Princpio da Reversibilidade da Luz. Se o intuito que os raios de luz retornem pela mesma trajetria que incidi-

4 | Pr-Universitrio

LIVRO 1 | FSICA 3
02 B De acordo com a teoria de rotao do espelho plano, toda vez que se gira o espelho de um certo ngulo , o raio refletido sofre uma rotao 2. De forma oposta, se o raio refletido sofre um giro de 30 (2) , o espelho foi girado de 15 (). da velocidade do objeto (criana) em relao a sua imagem ser o dobro (8 m/s). Usamos aqui o conceito de velocidade relativa de dois corpos com mesma direo e sentidos opostos. 04 E Espelhos planos conjugam imagens com dimenses idnticas s do objeto, independentemente da distncia do objeto ao espelho, obviamente uma distncia no nula. Portanto, se a distncia dobrar, em nada mudar as dimenses da imagem. A imagem fica mais distante dos nossos olhos, mas no fica menor.

03 D Da relao que calcula o nmero de imagens, partindo do princpio que todas as condies tcnicas necessrias estejam verificadas, temos: 360 N= 1 = 6 1 = 5 imagens. 60 04 E Sendo d0 a distncia original entre as imagens, e df a distncia final entre as imagens, de acordo com o enunciado e com a representao a seguir, temos:
E1 i1 O E2 i2 y y E2

05 D Observe a figura:
Normal 200 m 100 m

d0 = 2x + 2y
q

E q

x E1

i1

i2

d0 = 2x + 2y + 8
x+2 2m x y 2m y+2

Dela, possvel concluir: 100 = 0,5 a = 300 200

2x + 2y + 8 = 2 (2x + 2y) 2x + 2y = 8 x + y=4 O comando pede a distncia original entre os espelhos, isto , x + y. Portanto, x + y = 4.

sen a =

a + 2 = 90 30 + 2 = 90 = 300

06 C Vale a pena ressaltar que, se no mudarmos a posio do objeto real em relao ao espelho, a posio da imagem virtual em relao a este independer da posio do observador, contanto que ela esteja dentro do campo visual do espelho para o observador. Portanto, todos vero a imagem na mesma posio C.

Atividades Propostas
01 B Objeto e imagem possuem os mesmos mdulos de velocidade em relao a um espelho plano. Porm, se fosse o objeto em relao imagem, a resposta seria 2V.

07 C O ngulo de associao dos espelhos em questo vale 90. Logo, o nmero de imagens formadas por cada objeto dado por:

02 A Um espelho plano fornece uma nica imagem, que virtual, simtrica e de mesmo tamanho que o objeto.

03 E De acordo com o que foi estudado na Teoria de Translao do Espelho Plano, se o objeto (criana) tem uma velocidade de mdulo 4 m/s em relao ao espelho, o mdulo

360 1 360 1 n = 3 n= 90 n=
O lustre formar trs imagens, de modo que a pessoa ver quatro lustres, enquanto as quatro lmpadas formaro doze imagens, de forma que o observador ver 16 lmpadas.

Pr-Universitrio | 5

LIVRO 1 | FSICA 3
08 C
Espelho Plano v v

Em 4, h a superposio das imagens conjugadas por A e B de 3 e 5, respectivamente. Sendo, ento, imagens das imagens das imagens do objeto. Nelas, v-se OSSERGORP E MEDRO (enantiomorfismo).

Referencial

Aula 4
Observador parado Bailarina em Imagem em movimento movimento da bailarina em movimento Imagem parada do observador parado

Introduo ao estudo dos espelhos esfricos

Atividades para Sala


01 B

A figura ilustra o observador, a bailarina e suas respectivas imagens conjugadas pelo espelho plano (tambm representado): O observador percebe que a imagem da bailarina, refletida no espelho, aproxima-se dele com velocidade V. Portanto, a alternativa A incorreta. A imagem do observador est parada (em relao ao referencial indicado na figura), e a bailarina aproxima-se dela com velocidade V. Cinematicamente, o mesmo que a bailarina estar parada e a imagem do observador mover-se, aproximando-se dela com velocidade V lembra-se do conceito de velocidade relativa? Portanto, a alternativa B incorreta. Sendo a bailarina um objeto real frente do espelho , sua imagem conjugada atrs do espelho virtual. Portanto, a alternativa D incorreta. A bailarina e sua imagem movem-se ao encontro uma da outra, ambas com velocidade de mdulo V. Cinematicamente, tudo se passa como se a bailarina permanecesse parada e sua imagem se aproximasse, com velocidade 2V. Mais uma vez, devido velocidade relativa.

Para que possamos ver a imagem direita, o espelho pode ser plano (porm a imagem teria o mesmo tamanho e o campo visual no seria to amplo quanto o dos espelhos esfricos convexos), esfrico cncavo (porm temos a limitao de que isso s ocorre quando o objeto est entre o foco e o vrtice do espelho cncavo) e esfrico convexo (que seria a melhor opo. Ainda que a imagem seja menor que o objeto, teremos um campo visual maior).

02 B I. Espelho esfrico, imagem ampliada e direita, s pode ser cncavo. Toda imagem direita virtual. II. Espelho esfrico convexo, imagem virtual, direita e menor. III. Toda imagem projetada real. 03 C I. (V) Aplicao direta da definio. II. (V) Aplicao direta da definio. III. (F) Raios que incidem paralelamente ao eixo principal do espelho esfrico refletem passando pelo foco. 04 C Os raios solares chegam Terra praticamente paralelos entre si, devido grande distncia entre o astro e nosso planeta. Com o fogo solar voltado para o Sol, os raios incidiro paralelos ao eixo principal do espelho cncavo que o constitui, sendo refletidos todos para o foco principal F. Com os raios refletidos concentrando-se em F, este o ponto no qual o rendimento do fogo mximo.

09 B O nmero de imagens formadas 33, pois existem trs objetos na frente dos espelhos. Logo, cada objeto fornece 11 imagens, de modo que: 360 1 360 11 = 1 360 = 12 = 30 n= 10 C 2 imagem do objeto 1, conjugada pelo espelho A. 6 imagem do objeto 1, conjugada pelo espelho B. 2 e 6, sendo imagens do objeto, so enantiomorfas. Nelas, v-se OSSERGORP E MEDRO. 3 imagem, conjugada pelo espelho A, da imagem 6. 5, conjugada pelo espelho B, imagem da imagem 2. Sendo imagens de imagens do objeto, 3 e 5, acabam sendo no enantiomorfas. Nelas, possvel ver ORDEM E PROGRESSO.

Atividades Propostas
01 B Com o intuito de fazer com que os raios sejam refletidos paralelamente ao eixo principal do espelho esfrico em questo, o filamento deve estar colocado sobre o foco do espelho. Aqui podemos ressaltar o Princpio da Reversibilidade da Luz. O mesmo caminho que percorreria incidindo

6 | Pr-Universitrio

LIVRO 1 | FSICA 3
paralelamente ao eixo principal do espelho e refletindo pelo foco dever fazer se incidir passando pelo foco. 02 D Observe na figura a seguir que P est exatamente abaixo de P e com o mesmo tamanho (sob e sobre C). Usando-se os dois raios notveis, foi localizado Q.
P Q V C P F

que seu raio de curvatura 8 m, ou seja, sua distncia focal ser de 4 m. E para um objeto entre o foco e o vrtice de um espelho cncavo, a imagem conjugada ser virtual, direita e maior que o objeto real.

09 E Esses espelhos tm por funo aumentar o campo visual e dar maior segurana ao condutor. O tipo de espelho que tem essa caracterstica o espelho esfrico convexo, que conjuga imagens virtuais, direitas e menores que o objeto.

10 B Todo raio que incide paralelamente ao eixo principal reflete e passa pelo foco. No caso da reflexo das ondas de antena parablica, temos um efeito anlogo ao da luz que incide paralelamente ao eixo do espelho esfrico.

03 B Imagens virtuais, direitas e de tamanho menor que o objeto real utilizado so conjugadas por espelhos esfricos convexos.

Aula 5

Estudo analtico da imagem

04 D Seguindo o raciocnio desenvolvido acerca da reflexo de raios de luz em espelhos cncavos, se desejamos uma concentrao dos mesmos, os raios devem incidir paralelamente, posto que a fonte se encontra muito distante e refletiro, todos, pelo foco do espelho.

Atividades para Sala


01 C Quando o espelho convexo forma imagens a partir de um objeto, essas imagens so sempre menores e virtuais. Essa reduo faz com que o motorista enxergue imagens de vrios objetos, ou seja, o campo visual do motorista, por meio do uso de espelhos esfricos convexos, tem o seu valor aumentado significativamente. Ao nvel esquemtico, podemos comparar o campo visual em um espelho plano e em um espelho esfrico convexo.

05 D I. (V) Pois a ausncia de atmosfera na Lua favorece um melhor rendimento desses instrumentos. II. (V) Pois se os raios incidem paralelamente ao eixo do espelho, eles so refletidos passando pelo foco do mesmo, onde a Terra dever estar. III. (V) Pois afirmao aborda exatamente as converses efetuadas. 06 E O espelho cncavo, para obter a maior concentrao de radiao solar possvel, deve ter 60 m de raio de curvatura, de modo que o navio fique em seu foco quando estiver a 30 m da praia.

EP O' O Campo visual no espelho plano

EC

07 E A partir da informao de que a imagem conjugada (que apesar de no estar escrito, retrovisores formam imagens direitas) reduzida e se obtm um campo visual maior, possvel concluir que se trata de um espelho esfrico convexo.
O'' O

Campo visual no espelho convexo

08 D Nesse caso, o objeto a prpria pessoa, que ao se encontrar a 2 m da parede onde o espelho est disposto, com certeza estar entre o foco e o vrtice desse espelho, visto

Note que o campo visual no espelho convexo bem maior que aquele no espelho plano, j que a imagem O' fica mais prxima do espelho esfrico, em comparao com o espelho plano. Contudo, a sensao de imagem reduzida se deve impresso de que todo o objeto distante produz uma

Pr-Universitrio | 7

LIVRO 1 | FSICA 3
imagem significativamente pequena na nossa retina, o que no o caso citado no enunciado da questo, pois o motorista observa imagens de objetos que no esto muito distantes do veculo. 03 E Um espelho de aumento um espelho esfrico cncavo com o objeto colocado entre o vrtice do espelho e o respectivo foco, isto , p < . Se temos como condio que pmx. = 15 cm, ento deve ser maior que 15 cm, e o respectivo raio de curvatura deve ser maior que 30 cm. Dos espelhos citados, o indicado o da opo E.

02 A Note que a lmpada est situada no centro de curvatura do espelho cncavo, onde a imagem real, invertida e de mesmo tamanho que o objeto; a potncia irradiada no alterada.

04 C Espelho convexo, com = 10 cm e p = 6 cm. Apli1 1 1 cando a equao de Gauss, temos: = + 10 6 p p = 3,75 cm (distncia da imagem ao vrtice do espelho). i p 1, 5 ( 3, 75) O = 2,4 cm (altura do = = 6 O p O objeto). Como
P = 6 cm O = 2,4 cm 1,5 cm = i EP V 10 cm 20 cm P = 3,75 cm P = 26 cm C=R

03 E Para iniciarmos nosso raciocnio temos que lembrar que imagem projetada imagem real, ou seja p > 0. Se a tela est a 10 m (1.000 cm) do projetor, significa que a distncia da imagem ao espelho p = 10 m. Nesse espelho cncavo a distncia focal f = 2 cm. Espelhos cncavos possuem distncia focal > 0. O slide o objeto da questo e a pergunta feita a que distncia p do espelho, o objeto deve estar. Usando a equao fundamental, temos

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 500 1 1 499 p2 = + = + = = = = f p p p 2 1.000 p 10.000 p 10.000 2 p 1.000

1 500 1 1 499 = = p2 p 10.000 p 10.000 04 D Todo raio que incide paralelo reflete pelo foco e todo raio que incide pelo centro de curvatura reflete sobre si mesmo. Trata-se de um espelho convexo, ento a imagem sempre virtual direita e menor, localizada entre o foco e o vrtice.

=10 cm V P = 16,25 cm i C=R

O = 2,4 cm

Atividades Propostas
01 B Para que o intento seja alcanado, basta que esse ponto seja o foco do grande espelho cncavo, e o este fica metade do tamanho do raio.

No espelho cncavo com = 10 cm, i = 1,5 cm (imagem p i 1, 5 ( 3, 75) invertida) e O = 2,4 cm. Sendo , temos: = = 6 p O O 1, 5 p 1 1 1 16, 25 p = 0, 625 p = + p= = p 2, 4 10 p 0, 625 p 0, 625 p = 26 cm

02 D Temos uma aplicao direta da definio da equao dos espelhos esfricos.

05 A O espelho s pode ser cncavo, pois a imagem direita, e toda imagem de objeto real nessa situao virtual e maior. Foi dado que a distncia da pessoa em relao ao espelho p = 10 cm. O aumento linear transversal 5 (positivo porque a imagem direita). 3p , 75) i p 1, 5 ( = =5 = Sendo A = , temos: p = 50 cm (a imagem 6 p O O 10 virtual p < 0 e est 50 cm atrs do espelho).

Dados: Distncia do objeto ao espelho: p = 90 cm; p p 1 A = A Aumento linear: = .= p = 9 cm 10 90 p


A= p 1 p = p = 9 cm (imagem virtual reprep 10 90

sentada pelo sinal negativo)

1 1 1 Aplicando a equao dos pontos conjugados = + , 1 1 1 1 1 1 1 1 10 9 1 p p = + = + = = = = f = 10 cm p p 90 ( 9) 90 9 9 90 90 10 50 1 1 1 1 (5 1) + = = temos: = = 12,5 cm 10 ( 50 ) 50 4 = 10 cm

8 | Pr-Universitrio

LIVRO 1 | FSICA 3
06 C Dados: R = 1 m; p1 = 10 cm; A2 = 5. A distncia focal desse espelho :
= R 1 = = 0, 5 m = 50 cm 2 2

10 A p 4 4p = p = p 5 5
1 1 1 1 1 5 9 = + = + = p = 45 cm p p 20 p 4p 4p
p = 4 45 = 36 cm 5

Para o objeto a 10 cm do espelho, o aumento (A1) pode ser calculado pela equao do aumento linear transversal: A1 = 50 50 = = p1 50 10 40 A1 = 1, 25

D O = 45 36 = 9 cm
I

Para que a imagem fosse direita e ampliada cinco vezes, o aumento seria A2 = +5. Para tal, a distncia do objeto ao espelho seria p2. Aplicando novamente a expresso do aumento:

A2 =
07 D

50 5= = 50 p2 = 10 p2 = 40 cm p2 50 p2

Dados: O = 6 cm; p = 24 cm; R = 36 cm; = 18 cm.

1 1 1 = + p p 1 1 1 = + 18 24 p p = 72 cm

A=

p i = O p i 72 = 6 24 i = 18 cm

Como p > 0, a imagem real, mas toda imagem real invertida. O sinal negativo da imagem diz que a imagem invertida.

08 A I. (F) Toda imagem que se forma atrs do espelho virtual. II. (F) Como a imagem virtual e menor que o objeto, esse espelho convexo. III.(V) Veja a figura a seguir.

09 B A lmpada deve estar posicionada sobre o foco, logo:


= p . p 2 ( 4 ) 8 = = 4 cm = p + p 24 2

Pr-Universitrio | 9

S-ar putea să vă placă și