Sunteți pe pagina 1din 11

Thomas Hobbes.

Hobbes era filho de um vigrio anglicano que, forado a deixar o condado por causa de uma briga, abandonou os trs filhos aos cuidados de seu irmo. Aos 4 anos, Hobbes comeou a ser educado na igreja de Westport, passando por duas escolas e seguindo, aos 15 anos, para Oxford, onde mais tarde freqentou a universidade. Trabalhou como preceptor do futuro conde de Devonshire, William Cavendish, iniciando a sua longa relao com essa famlia. Tornou-se companheiro do aluno, e em 1610, visitaram juntos a Frana e a Itlia. Durante a viagem, Hobbes verificou que a filosofia de Aristteles estava perdendo influncia, devido s descobertas de Galileu e Kepler, que formularam as leis do movimento planetrio. Ao regressar Inglaterra, Hobbes decidiu tornar-se um estudioso dos clssicos, tendo realizado uma traduo da "Histria da Guerra do Peloponeso", de Tucididas, publicada em 1629. Viajando novamente para o estrangeiro, Hobbes foi chamado Inglaterra, em 1630, para ensinar outro jovem Cavendish. Durante uma terceira viagem ao continente, com seu novo pupilo, Hobbes se encontrou com o matemtico e fsico Mersenne e, depois, com Galileu e Descartes. Descobriu os "Elementos", de Euclides, e a geometria, que o ajudaram a clarear suas idias sobre a filosofia. Com a idia de que a causa de tudo est na diversidade do movimento, escreveu seu primeiro livro filosfico, "Uma Curta Abordagem a Respeito dos Primeiros Princpios" e comeou a planejar sua trilogia: "De Corpore", demonstrando que os fenmenos fsicos so explicveis em termos de movimento (publicado em 1655); "De Homine", tratando especificamente do movimento envolvido no conhecimento e apetite humano, (1658); e "De Cive", a respeito da organizao social, que seria publicado em 1642. Hobbes retornou Inglaterra em 1637, s vsperas da guerra civil. Decidiu publicar primeiro o "De Cive", que circulou em cpia manuscrita em 1640 com o ttulo "Elementos da Lei Natural e Poltica". Em 1640, retirou-se para Paris, onde passou os onze anos seguintes. Procurou o crculo de Mersenne, escreveu "Objees s Idias de Descartes" e, em 1642, publicou o "De Cive". Quatro anos depois,o prncipe de Gales, o futuro Carlos II, em Paris, convidou-o para ensinar-lhe matemtica e Hobbes voltou para os temas polticos. Em 1650, publicou "Os Elementos da Lei", em duas partes, a "Natureza Humana" e o "Do Corpo Poltico".

Em 1651, publicou sua obra-prima, o "Leviat". Carlos I tinha sido executado e Carlos II estava exilado; por isso, no final da obra, tentou definir as situaes em que seria possvel legitimamente a submisso a um novo soberano. Tal captulo valeu-lhe o desagrado do rei Carlos II e da corte inglesa. Ao mesmo tempo, as autoridades francesas o tinham sob suspeita devido aos seus ataques ao Papado. Hobbes regressou a Inglaterra em 1651, tambm sob as crticas da Universidade de Oxford, que tinha acusado de manter um ensino baseado em conhecimentos ultrapassados. Com a restaurao da monarquia inglesa, em 1660, Hobbes voltou a ser admitido na corte, com uma penso oferecida por Carlos II. Em 1666, Hobbes sentiu-se ameaado, devido tentativa de aprovao no Parlamento de uma lei contra o atesmo, sendo que a comisso deveria analisar "O Leviat".A lei no foi aprovada, mas Hobbes nunca mais pde publicar algo sobre a conduta humana.

Nicolau Maquiavel.
Nicolau Maquiavel (1469-1527) foi um filsofo e poltico italiano.

Autor da obra-prima "O Prncipe". Profundo conhecedor da poltica da poca, estudou-a em suas diferentes obras. Viveu durante o governo de Loureno de Mdici. Realista e patriota, definiu os meios para erguer a Itlia. Nicolau Maquiavel (1469-1527) nasceu em florena no dia 3 de maio. Sua famlia de origem Toscana, remota do sculo XII. Participaram dos cargos pblicos por mais de trs sculos. Filho de Bernardo Maquiavel, jurista e tesoureiro da provncia de Marca de Ancona, e de Bartolomea Nelli, ligada a ilustre famlia de Florena. Em 1494, foi copista, de Marcelo Virglio Adriani, professor de literatura grega e latina e foi secretrio da Repblica de Florena. Com 29 anos foi nomeado chanceler na Segunda Chancelaria e depois nomeado secretrio dos Dez Magistrados da liberdade e da paz. Exerceu esse cargo por mais de quatorze anos. A ele foram confiadas vinte e trs misses no exterior, e a redao de vrios documentos. Em 1502 recebeu de Csar Brgia, a funo de tratar com o Duque Valentino, em nome do governo de Florena, das aes para mudar o curso dos acontecimentos polticos. Csar Brgia era filho de Rodrigo Brgia, futuro papa Alexandre VI, Capito Geral da Igreja Catlica em Roma e estadista inescrupuloso. Dominava o governo papal e usava todos os meios para conquistar novas terras e estender o domnio dos Brgia na Itlia. O contato com o Duque Valentino foi importante para o desenvolvimento do seu pensamento e os seu destino como escritor poltico. Nicolau Maquiavel estabeleceu, em 1505, o projeto da milcia nacional para substituir as tropas mercenrias, aprovadas pelo governo. Com o fim da repblica em 1512, Maquiavel perde o cargo de secretrio da Senhoria e exilado em Florena. Em 1913 numa conspirao para eliminar o cardeal Giovanni de Mdici, foi preso como suspeito e torturado. Exilado nos arredores de Florena, exerceu suas atividades literrias, que na maior parte, data desse perodo "O Prncipe", "Os Discursos sobre a Primeira Dcada de Tito Lvio", "OS Sete Livros sobre a Arte da Guerra", "As Comdias". Um ano depois foi beneficiado pela anistia, pelo papa Leo X.

Sua obra-prima "O Prncipe", um manual sobre a arte de governar, inspirou-se no estilo poltico de Cesare Brgia e revela preocupao com o momento histrico da Itlia, fragilizada pela falta de unidade nacional, alvo de invases e intrigas diplomticas. Rompe com a tica crist ao defender a adoo de uma moral prpria no tratamento dos negcios de Estado. Considera legtimo o uso da violncia estatais. De volta Florena, sob s graas dos Mdici, conseguiu do Cardeal Gulio de Mdici a funo remunerada de escrever a histria de Florena. Depois foi encarregado de inspecionar as fortificaes e negociar com o governador de Romanha, Francesco Guicciardini. O seu ltimo cargo foi uma misso junto ao exrcito da Liga contra Carlos V. Em 1527, na volta de uma viagem a Civit Vecchia, adoece e morre no dia 22 de julho. Seu corpo foi sepultado na Igreja da Santa Cruz, em Florena. contra os opositores dos interesses

Jean Bodin.
Jean Bodin foi um jurista francs que contribuiu bastante para que o absolutismo ganhasse suas mais importantes justificativas intelectuais. Alm de preocupar-se com questes de ordem poltica, Bodin tambm era um famoso perseguidor das manifestaes herticas de sua poca. Sua ao contra valores religiosos considerados anticristos acabou deixando-o conhecido como procurador do Diabo. Entre suas principais obras damos destaque espacial Repblica. Convivendo com os intensos conflitos religiosos que tomaram conta da Frana do sculo XVI, Bodin vai dedicar boa parte de sua reflexo poltica questo da soberania. Nesse sentido, um dos mais marcantes valores pregados pelo seu pensamento consiste em defender a indivisibilidade da soberania. Segundo o autor, um sistema poltico em que a delegao de poderes se institui enquanto prtica comum promove a diluio da soberania necessria a um governo estvel. Alm disso, Bodin acredita que a idia de um governo misto gera uma falsa impresso de que no h a ao de um setor politicamente soberano. Para confirmar essa idia ele toma como exemplo as prticas polticas institudas no interior da Repblica romana. De acordo com sua interpretao, o fato da populao romana ter o direito de indicar quais pessoas ocupariam os cargos de magistratura, no limita os diversos poderes concedidos a esses mesmos representantes polticos. Dessa maneira, Jean Bodin no aceita a possibilidade de uma forma de governo pautada na ausncia de soberania. Caso no haja um setor politicamente soberano, seja minoritrio ou majoritrio, qualquer governo acaba se transformando em um verdadeiro regime de natureza anrquica. Por isso esse pensador francs vai pensar no estado que a soberania assume em diferentes contextos polticos, para assim, julgar qual a classificao mais adequada ao seu tipo de governo. No momento em que a hegemonia assumida pela figura do prncipe, temos a instalao de uma monarquia. Em experincias onde a soberania assumida pela grande maioria da populao, acredita o pensador que o estado popular. Por fim, caso haja um grupo minoritrio controlando as instituies polticas, haveria a formao de um regime aristocrtico. Alm disso, Bodin tambm vai admitir que cada tipo de estado assuma diferentes formas de governo. Em uma monarquia, por exemplo, ele pode admitir que o rei tenha uma forma de governo democrtica ao permitir que diferentes grupos sociais participem da administrao pblica. Ao mesmo tempo, quando a monarquia restringe a participao popular ou concentra as decises nas mos do rei, o governo passa a ganhar traos claramente despticos. Dessa maneira, Bodin oferece meios para analisar de forma diversa os mais diferentes estados.

Por fim, sua obra se sustenta veementemente na idia de que seria impossvel conceber um governo pautado em grupos igualitariamente favorecidos. Ao naturalizar as desigualdades, Bodin comea a levantar argumentos onde indica que a desigualdade e a presena de um indivduo soberano no se tratam de um costume socialmente constitudo, mas uma forma claramente perceptvel em diferentes manifestaes de ordenao da natureza. Dessa forma, Jean Bodin tambm utiliza uma argumentao de trao fortemente religioso para defender o regime monrquico. Segundo o prprio autor, todas as leis da natureza nos guiam para a monarquia; seja observando esse pequeno mundo que nosso corpo, seja observando esse grande mundo, que tem um soberano Deus; seja observando o cu, que tem um s Sol. Por isso, esse terico absolutista ser considerado um dos defensores do direito divino dos reis.

Jacques Bossuet.
Nomeado arcediago de Metz em 1652, Jacques Bnigne Bossuet deixa o posto em 1659 e muda-se para Paris, onde rapidamente alcana fama como orador sacro. Em 1671 eleito para a Academia Francesa e, um ano depois, escolhido para ser preceptor do delfim (ttulo que designava o primognito do rei da Frana, herdeiro do trono). O nome adquirido por Bossuet, com seus sermes, faz com que ele seja indicado para fazer as oraes fnebres de membros da famlia real e de personalidades eminentes. Como orador sacro, seu estilo de serenidade e imponncia bblicas. um pregador que se assemelha aos profetas do Antigo Testamento. Suas Oraes fnebres (1656-1691) so grandes exemplos de retrica, estudos histricos imbudos de providencialismo (doutrina filosfico-religiosa que atribui tudo que existe e tudo que se passa no mundo Providncia divina) e modelos de clssico estilo francs. Ao terminar o preceptorado do delfim, em 1681, Bossuet recebeu o bispado de Meaux e engajou-se em trs polmicas: contra o protestantismo, contra o quietismo (forma de misticismo segundo a qual a alma pode atingir um estado contnuo de amor e de unio com Deus, mesmo que o homem se conserve na mais total passividade de corao e de atitudes) e em favor das liberdades da Igreja da Frana. Seus princpios so os da autoridade da Igreja e da monarquia absoluta, que defende sem cansar. Sua concepo do papel da Igreja e do Estado levou-o a defender causas que apenas um sculo aps sua morte estariam superadas.

Ortodoxia e tradicionalismo
Bossuet atacou o individualismo religioso, que identificou como heresia; e afirmou o papel da Providncia divina na histria. Por motivos religiosos, tambm combateu o teatro. Em 1682, obedecendo ao rei Lus 14, defendeu contra Roma os privilgios tradicionais da Igreja francesa. Nos ltimos anos do sculo 17, engajou-se em feroz disputa com Franois Fnelon (pseudnimo de Franois de Salignac de La Mothe-Fnelon, telogo, poeta e escritor francs), denunciando-o como adepto do quietismo. Em 1699, a Santa S condenou Fnelon. Essa disputa e a maneira como combateu Richard Simon, fundador da exegese crtica da Bblia, lanaram sombras na vida e na obra de Bossuet. Sua intransigncia e seu autoritarismo tornaram-no alvo de incompreenso mesmo de setores catlicos.

Dessa forma, Bossuet continua sendo, at hoje, o representante mximo da ortodoxia e do tradicionalismo franceses. Considerado o maior de todos os oradores sacros, pode-se dizer que sua preeminncia procede justamente do fato de ele no ser apenas um pregador. um dos grandes vultos do classicismo francs. De imensa atividade literria, no fez uso de seus dotes oratrios para criar apenas efeitos verbais. Bossuet escreveu sobre eloqncia e historiografia, epistolografia e poltica, meditaes msticas e polmicas exegticas. Sua condio de bispo predominou sobre todas as outras, pois se sentia investido do dever de pregar, defender e ampliar o reino de Cristo.

Trabalho de Historia

Tericos do Absolutismo:

Thomas

Hobbes, Nicolau Maquiavel, Jean Bondin, Jacques Bossuet.

Nome: Luis Miguel O. Avelar Srie: 8A Professor: Gomes

Indice

Capa......................................01 Indice...................................02 Introduo..........................03 Thomas Hobbes.................04 Nicolau Maquiavel............05 Jean Bondin........................06 Jacques Bossuet.................07

Introduo
Hobbes era filho de um vigrio anglicano que, forado a deixar o condado por causa de uma briga, abandonou os trs filhos aos cuidados de seu irmo. Aos 4 anos, Hobbes comeou a ser educado na igreja de Westport, passando por duas escolas e seguindo, aos 15 anos, para Oxford, onde mais tarde freqentou a universidade.

Nicolau Maquiavel (1469-1527) foi um filsofo e poltico italiano. Autor da obra-prima "O Prncipe". Profundo conhecedor da poltica da poca, estudou-a em suas diferentes obras. Viveu durante o governo de Loureno de Mdici. Realista e patriota, definiu os meios para erguer a Itlia.

Jean Bodin foi um jurista francs que contribuiu bastante para que o absolutismo ganhasse suas mais importantes justificativas intelectuais. Alm de preocupar-se com questes de ordem poltica, Bodin tambm era um famoso perseguidor das manifestaes herticas de sua poca

Nomeado arcediago de Metz em 1652, Jacques Bnigne Bossuet deixa o posto em 1659 e muda-se para Paris, onde rapidamente alcana fama como orador sacro. Em 1671 eleito para a Academia Francesa e, um ano depois, escolhido para ser preceptor do delfim (ttulo que designava o primognito do rei da Frana, herdeiro do trono).

S-ar putea să vă placă și