Sunteți pe pagina 1din 4

A IMPORTNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATGICO NO CONTEXTO DA GOVERNANA COORPORATIVA NAS ORGANIZAES

PORTELLA, Charlise da S1; LIMA, Mariluci N. 2; PIENIZ, Luciana P.3

Palavras-Chave: Planejamento Estratgico. Governana Corporativa.

Introduo Perante o atual status em que se encontram as organizaes, as estratgias competitivas esto cada vez mais conectadas, apresentando avanos e novas tcnicas para a gesto empresarial. . Em consequncia, o planejamento estratgico se mostra, cada vez mais, como uma ferramenta fundamental no mercado competitivo, buscando melhores mtodos de aperfeioamento de gesto das operaes empresariais. Na prtica acabam por priorizar os segmentos de solues em servios, qualidade de processos, fortalecimento do relacionamento com o cliente, reduo de custos administrativos e da inadimplncia, reforando desta forma, o relacionamento com os clientes, fornecedores e parceiros empresariais. Diante deste entendimento, a gesto estratgica entendida, como um importante instrumento institucional da alta administrao, capaz de facilitar o relacionamento da empresa, tanto com seu ambiente interno, como com o ambiente externo. Quanto governana corporativa compreende-se ser um sistema pelo qual as sociedades empresariais so gerenciadas atravs de terceiros, seus conselhos fiscais, administrativos e diretoria executiva, envolvendo tambm acionistas e cotistas, bem como a auditoria independente, sendo ambos relacionados s boas prticas corporativas, facilitando seu ingresso ao capital e em consequncia colaborando para o aumento do valor institucional Sendo assim, com o aparecimento da governana corporativa, cria-se uma nova sistemtica de segurana dentro das organizaes, facilitando a vida dos colaboradores das instituies, deste modo, demonstrando transparncia aos atos corporativos. Cabe ento a

governana adotar sistemas de minimizao de problemas corporativos, monitorando aes externas e internas.
1

Universidade de Cruz Alta. Ps-graduanda em MBA em Gesto Estratgica em Finanas . E-mail: charliseportella@yahoo.com.br 2 Universidade de Cruz Alta. Bolsista PIBIC 2011e acadmica do 8 semestre do Curso Cincias Contbeis. E-mail: marilucinlima@ig.com.br 3 UNICRUZ - Orientadora M. SC. E-mail: lpieniz@unicruz.com.br

Neste sentido, o presente trabalho, tem como premissa clarificar os conceitos de planejamento estratgico e governana corporativa, estabelecendo uma relao entre ambos, enfatizando, igualmente, a importncia destas abordagens na gesto organizacional.

Metodologia e/ou Material e Mtodos Para uma real compreenso da importncia de planejamento estratgico e governana corporativa, a seguir sero abordado alguns conceitos, para o melhor entendimento. Quanto aos aspectos metodolgicos utilizados no atual estudo; no que se refere aos seus objetivos, define-se como descritivo, que segundo Gil (2002), visa descrio das caractersticas de determinada populao ou fenmeno ou ainda, o estabelecimento de relaes entre variveis. Nesse contexto, descreve-se a importncia da presena do planejamento estratgico no contexto da governana corporativa. O presente estudo classifica-se do ponto de vista da abordagem do problema, como qualitativo e, do ponto de vista dos procedimentos tcnicos, como bibliogrfico. De acordo com Marconi e Lakatos (2004), a pesquisa qualitativa analisa e interpreta aspectos mais profundos, descrevendo a complexidades do comportamento humano. Segundo Gil (2002) a pesquisa bibliogrfica desenvolvida com base em materiais j elaborados, principalmente livros e artigos cientficos. Neste sentido, os dados deste estudo foram coletados atravs de livros e de sites pesquisados na Internet, com a finalidade de atender o objetivo proposto.

Resultados e Discusses No momento atual as empresas presenciam uma concorrncia acirrada no mercado, fazendo com que procurem novos mecanismos de gesto organizacional. Neste sentido, a gesto estratgica unida governana corporativa vem trazendo vantagens competitivas ao meio empresarial. por intermdio de uma poltica de governana corporativa que se proporciona aos acionistas a gesto estratgica da empresa e a efetiva monitorao da Diretoria Executiva. Alm disto, o Planejamento Estratgico, elaborado com a participao dos gestores na definio das estratgias, e o Controle Oramentrio apiam a Direo na monitorao dos objetivos da empresa. Com isso, o planejamento pode-se tornar no apenas uma ferramenta a ser utilizada pela alta administrao para facilitar o relacionamento da empresa com o seu ambiente, mas tambm um

instrumento de controle gerencial interno, que aceita o monitoramento do comportamento organizacional e a identificao das contribuies individuais para a realizao dos desgnios da organizao (NASCIMENTO e REGINATO, 2007). Para OCDE apud Andrade e Rossetti (2004, p.23):
A governana corporativa o sistema segundo o qual as corporaes de negcio so dirigidas e controladas. A estrutura da governana corporativa especifica a distribuio dos direitos e responsabilidades entre os diferentes participantes da corporao, tais como o conselho administrativo, os diretores executivos, os acionistas e outros interessados, alm de definir as regras e procedimentos para a tomada de deciso em relao a questes corporativas. E oferece tambm bases atravs das quais os objetivos da empresa so estabelecidos, definindo os meios para se alcanarem tais objetivos e os instrumentos para se acompanhar o desempenho.

Depreende-se ento, que a governana redigida pela alta administrao, objetivando garantir a perenidade das informaes, porm para Andrade e Rossetti (2004), a governana corporativa, um conjunto de princpios onde so incorporados os modelos de gesto das organizaes, atraindo a ateno de diferentes partes interessadas, em sentido amplo e ao prprio interesse pblico. A partir da adoo de normas que garantem um bom gerenciamento, notrio o retorno as partes relacionadas, induzindo os membros organizacionais a reflexo sobre os princpios estratgicos, refletindo desta forma, atravs da governana corporativa a viso, misso e os valores de uma empresa, respeitando os negcios de decises e interesses relacionados ao seu ambiente operacional. O planejamento estratgico contribui para a realizao de anlise de risco e oportunidade corporativos, relacionados aos objetivos orados e divulgados como metas a serem alcanadas pelos demais colaboradores. Sendo que a governana, atrelada a essas medidas, baseia-se na transparncia das relaes compostas pelas vrias partes envolvidas no processo. Como pode-se perceber, o Planejamento Estratgico faz uso de ferramentas e

metodologias da governana corporativa, a qual responde pelo crescimento e desenvolvimento das organizaes, favorecendo e valorizando o desempenho dos colaboradores, cumprindo os objetivos estratgicos com ganhos significativos para toda a empresa, sendo assim um instrumento de controle fundamental que norteia os processos decisrios dos membros em geral.

Concluso Com a crescente modernizao de mercados, a competio entre as empresas est cada vez mais presente, instituindo mudanas em seus mtodos de trabalho, adequando-se as mudanas globais. E desta forma, o desenvolvimento das tcnicas de gesto vem se adequando as alteraes mercadolgicas. Em decorrncia disso, muitas empresas agregam em suas atividades ferramentas de gesto que possam aprimorar seu desenvolvimento financeiro e organizacional. Para que isso acontea empregam nas suas decises, uma gesto transparente em defesa da sustentabilidade. Como o caso do planejamento estratgico e da governana corporativa, entendidas como figuras fundamentais no contexto gerencial. Diante destes fatores, conclui-se que o planejamento estratgico deve direcionar as aes corporativas, objetivando um melhor desempenho empresarial, contudo baseado nos objetivos, viso e valores da organizao. Portanto, contribuindo para o alcance da eficincia e da eficcia almejadas pela entidade. Deste modo, estabelecendo ainda mais metodologias e mecanismos que apontem a resultados organizacionais positivos. Pautadas as boas prticas de governana corporativa, assegurando a seus administradores segurana nas tomadas de deciso, contribuindo desta forma, ao desenvolvimento econmico, consequentemente a confiana dos clientes e maior absoro de capital.

Referncias ANDRADE, Adriana; ROSSETTI, Jos Paschoal. Governana corporativa: fundamentos, desenvolvimento e tendncias. So Paulo: Atlas, 200 GIL, Antonio C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. So Paulo: Atlas, 2002 MARCONI, Marina A.; LAKATOS, Eva M. Metodologia Cientfica. So Paulo: Atlas, 2004. NASCIMENTO, Auster Moreira e REGINATO, Luciane; Controladoria: um enfoque na eficcia organizacional. So Paulo: Atlas, 2007.

S-ar putea să vă placă și