Sunteți pe pagina 1din 31

EM IMAGENS

ITED em imagens

Lucnio Preza de Arajo


Cabos de pares de cobre

TCD-PC: Tecno#ogias de Comunica()o por Di us)o, em cabo de par de cobre DVSS: Dom*tica, +ideoporteiro e ,istemas de ,eguran(a.

Um cabo de pares de cobre composto por 4 pares. Cada par tem uma cor, para que os possamos distinguir.

http://www.pro !""".pt/users/#pa

$%gina ! de &'

ITED em imagens
Um dos condutores do par utilizado para transportar a referncia elctrica (terra) e outro para transportar o sinal elctrico.

E-emp#o de cabo UT$, Cat. .

E-emp#o de cabo ,/T$, Cat. 0

Estes cabos s)o constitu1dos por condutores de cobre macio, iso#ados por uma camada de po#ieti#eno com a espessura necess%ria ao cumprimento dos requisitos e#ctricos da transmiss)o. 2s condutores iso#ados s)o torcidos em pares 3con4untos de dois condutores5 para diminui a inter er6ncia e#ectromagntica e-terna, ou do sina# de um dos ios para o outro. ,obre o con4unto ap#icada uma bainha constitu1da por uma camada de $+C. ,ob a bainha por 7e8es co#ocado um io de n9#on para aci#itar o rasgar da mesma. :os cabos que possuem b#indagem e#ectrost%tica ap#icada entre os condutores e a bainha, uma ita condutora 3cabos /T$5 ou uma ma#ha condutora 3cabos ,T$5.
http://www.pro !""".pt/users/#pa $%gina & de &'

ITED em imagens ; continuidade da b#indagem nos cabos /T$ garantida por um io de cobre estanhado 3dreno5 co#ocado #ongitudina#mente e em contacto com a b#indagem. Este condutor destina<se a #igar a b#indagem = terra. Ligao de cabos de pares de cobre a fichas fmea RJ 45
:o conector >?4@ 6mea, os pares s)o cra7ados na parte traseira do conector. A% duas normas para o cra7amento dos conectores. ; n17e# da per ormance as duas normas s)o e-actamente iguais. B importante garantir que numa insta#a()o se uti#i8a sempre a mesma norma.

Ligao de cabos de pares de cobre a fichas macho RJ 45


2s conectores uti#i8ados s)o >?4@ 3>? < >egistered ?acC5. ,)o conectores para pares de cobre, possuem D contactos indi7iduais, dispostos em para#e#o.

http://www.pro !""".pt/users/#pa

$%gina 4 de &'

ITED em imagens CA ! CR"#AD! 3crosso7er5

Um cabo cru8ado, com ichas >? 4@ nos e-tremos, permite inter#igar dois computadores sem necessidade de se uti#i8ar um switch ou um hub. 2 cabo uti#i8ado, na maioria das situa(Ees, o cabo UT$ 4-!-",@, sendo as e-tremidades #igadas, nas ichas >? 4@, de acordo com o seguinte esquema de #iga(Ees:

$%&remidade ' ($)A 5*+A,

$%&remidade ($)A 5*+ ,

C!RD.! (PATCH CORD, Este dispositi7o estabe#ece #iga(Ees num paine#, sendo constitu1do por um cabo com conectores macho em ambos os e-tremos.

Cabo coa%ia/

http://www.pro !""".pt/users/#pa

$%gina @ de &'

ITED em imagens
Co0s&i&1io gera/ dos cabos coa%iais

Co0d1&or ce0&ra/ F B um condutor met%#ico de cobre, a(o cobreado ou cobre estranhado, que condu8 os sinais e#ctricos >/ de bai-a 7o#tagem. Die/2c&rico F B um materia# iso#ante, norma#mente po#ieti#eno 3$E5. 3i&a de /i0dagem F B constitu1da por um materia# condutor met%#ico, norma#mente cobre ou a#um1nio. Toda a super 1cie do die#ctrico coberta pe#a ita de b#indagem. $rotege o sina# >/ de inter er6ncias, principa#mente nas a#tas< requ6ncias, sendo menos e iciente a bai-as requ6ncias. 4a/ha de /i0dagem F B constitu1da por um materia# condutor met%#ico, norma#mente cobre ou a#um1nio. $rotege o sina# >/ de inter er6ncias, principa#mente nas bai-as requ6ncias. ; ma#ha de b#indagem #igada = terra, pe#o que iso#a o io condutor 3interior5 das inter er6ncias e#ectromagnticas e-teriores. Re5es&ime0&o e%&erior F $rotege o cabo coa-ia# de perturba(Ees e-teriores, como a #u8 so#ar, humidades, etc. Dependendo do #oca# de insta#a()o, os materiais 7ariam, sendo os mais uti#i8ados os seguintes: $o#ieti#eno 3$E5 F Uti#i8ado em insta#a(Ees e-teriores. $o#ic#oreto de 7ini#o 3$+C5 F Uti#i8ado em insta#a(Ees interiores. Carac&er6s&icas dos cabos coa%iais ,)o norma#mente uti#i8ados nas ITED cabos coa-iais >G@H, >G., >G0 e >G''. Cabo coa%ia/ >G@H >G. >G0 >G'' Di7me&ro .,'4 mm .,H& mm D,"D mm '",!H mm

,egundo o manua# ITED, os cabos coa-iais a uti#i8ar no interior dos edi 1cios de7er)o ter as seguintes caracter1sticas: /#e-17eis 3para aci#itar o seu en iamento na tubagem5
$%gina . de &'

http://www.pro !""".pt/users/#pa

ITED em imagens
ImpedIncia de 0@J. Cobertura da ma#ha de b#indagem n)o in erior a 0"K da super 1cie do die#ctrico.

Cabo coa%ia/ >G@H >G. >G0 >G'' +5 489 ","0. ",".! ","4H ","4

A&e01ao (d , por me&ro :5; 489 ';;; 489 ",!!! ",!H ",'D ",!' ",'@ ",'. ",''0 ",'&

-'5; 489 ",4& ",!D ",!@ ",!'

Tabe#a ' F ;tenua()o mdia dos cabos coa-iais. <1a0&o mais a/&a for a fre=10cia> maior 2 a a&e01ao do sina# num cabo coa-ia#. >egra gera#, =1a0&o maior for o di7me&ro do cabo coa%ia/> me0or 2 a a&e01ao que o sina# so re. Como poss17e# 7eri icar na tabe#a ', o cabo >G@H tem o diImetro mais pequeno e a maior atenua()o. 2 cabo >G'' tem o maior diImetro e a atenua()o mais bai-a.

Dis&a0cia (m, ' '" @" '"" +5 489 ",".! ",.! &,"D .,'@

A&e01ao R?* (d , :5; 489 ';;; 489 ",'D ",!' ',D !,'. H '",D' 'D !',.!

-'5; 489 ",!D !,DD '4,4& !D,D.

Tabe#a ! F ;tenua()o mdia do cabo >G.. <1a0&o maior for o comprime0&o do cabo coa%ia/> maior 2 a a&e01ao =1e o si0a/ sofre. Como poss17e# 7eri icar na tabe#a !, o aumento da distIncia do cabo coa-ia#, representa um aumento da atenua()o. $ara se ca#cu#ar a atenua()o de um tro(o de cabo coa-ia#, basta simp#esmente mu#tip#icar o 7a#or de atenua()o do cabo coa-ia# num metro, pe#a distIncia tota# do cabo. E-emp#o: ; atenua()o de um cabo coa-ia# >G., aos 0@" LA8, a uma distIncia de !@ m, ca#cu#a< se da seguinte orma: ;tenua()o 3>G. < 0@"LA85 M ",'D - !@ M 4,@ dN

Como esco/her 1m cabo coa%ia/ Dis&70cia F Ouanto maior or a distIncia de cabo coa-ia#, maior a atenua()o dos sinais. ; distIncia do cabo assim o principa# actor a ter em conta na esco#ha do cabo coa-ia#. $ara distIncias curtas 3at 4@m5 de7er% ser uti#i8ado cabo >G., para distIncias #ongas 3acima dos 4@m5, de7er% ser uti#i8ado o cabo >G''. Pro&eco co0&ra i0&erfer0cias F B outro dos actores a ter em aten()o na esco#ha do cabo coa-ia#. ;ctua#mente, na constru()o de redes de cabo coa-ia#, uti#i8a<se cabo coa-ia# tri<shie#d, onde a b#indagem do cabo constitu1da por duas itas de b#indagem e uma ma#ha de b#indagem.
http://www.pro !""".pt/users/#pa $%gina 0 de &'

ITED em imagens
$ara uma protec()o contra as inter er6ncias ainda mais e iciente, e-iste o cabo coa-ia# quad shie#d, constitu1do por duas itas de b#indagem e duas ma#has de b#indagem. )mped70cia F ; impedIncia dos cabos coa-iais a uti#i8ar nas ITED de 0@J. A% no mercado cabos coa-iais com impedIncias di erentes, nomeadamente @"J, que n)o est)o especi icados para uti#i8a()o nas ITED.

TCD-C: Tecno#ogias de Comunica()o por Di us)o, em cabo coa-ia#. CA@AL: Leio de transmiss)o constitu1do por um sistema de cab#agem e respecti7os cordEes de #iga()o para a inter#iga()o entre equipamentos acti7os 7isando a disponibi#i8a()o de um determinado ser7i(o de te#ecomunica(Ees.

2s sistemas que usam cabos coa-iais para comunicar s)o especia#mente uti#i8ados para o en7io de sinais de raca potencia, a#tas< requ6ncias e a #ongas distIncias. Este tipo de cabo uti#i8ado par transmitir sinais de %udio e 71deo ou dados a a#ta 7e#ocidade oas prA&icas 0a i0s&a/ao de cabos coa%iais 2 raio de cur7atura dos cabos coa-iais, embora possa 7ariar de abricante para abricante, n)o de7er% ser in erior a '" 7e8es o diImetro e-terior do cabo. :o cabo >G., cu4o diImetro e-terior de .,H&mm, o raio de cur7atura no m1nimo ser% de '" - .,H& M .H,&mm, o que equi7a#e a apro-imadamente 0cm.

Disposi&i5os de deri5ao para cabo coa%ia/ E-istem dois tipos de dispositi7os de deri7a()o para cabo coa-iais, repartidores e deri7adores. 2 repartidor tambm conhecido como T;$ Termina#, o deri7ador conhecido como T;$ de $assagem. Os dispositivos de derivao possuem normalmente ligaes para conectores F. 2s dispositi7os de deri7a()o de duas sa1das representam<se por um c1rcu#o, os de quatro sa1das por um quadrado, os de oito sa1das por um he-%gono e os de '. sa1das por um rectIngu#o.

http://www.pro !""".pt/users/#pa

$%gina D de &'

ITED em imagens
Repar&idores 2s repartidores possuem uma entrada, designada por I: e sa1das designadas por T;$. :o interior do s1mbo#o 3circu#o, quadrado, he-%gono ou rectIngu#o5, est% indicado um nPmero, que representa a atenua()o das sa1das T;$ do repartidor. ; atenua()o igua# em todas as sa1das T;$ do repartidor. 2s repartidores s)o representados pe#o nPmero de sa1das e pe#a atenua()o das sa1das T;$, separadas por uma barra. Um repartidor !/4, representado na igura, possui ! sa1das, sendo a atenua()o nas sa1das T;$ de 4dN. :o e-emp#o da igura, a atenua()o das sa1das T;$ do repartidor, de 4 dN. ,e o sina# na entrada do repartidor aos 0@" LA8 or de H" dNQ+, nas sa1das T;$ o sina# ser% D. dNQ+ 3H" F 45. Deri5adores 2s deri7adores possuem uma entrada, designada por I:, sa1das designadas por T;$ e uma sa1da de passagem de sina#, designada por 2UT. :o interior do s1mbo#o 3circu#o, quadrado, he-%gono ou rectIngu#o5, = seme#han(a dos repartidores, est% indicado um nPmero, que representa a atenua()o das sa1das T;$ do deri7ador. ; atenua()o igua# em todas as sa1das T;$ do deri7ador. ; atenua()o da sa1da 2UT mais bai-a do que as sa1das T;$ e norma#mente n)o aparece inscrita no equipamento. 2s deri7adores s)o representados pe#o nPmero de sa1das e pe#a atenua()o das sa1das T;$, separadas por uma barra. Um deri7ador !/D, representado na igura, possui ! sa1das, sendo a atenua()o nas sa1das T;$ de DdN. :o e-emp#o da igura, a atenua()o das sa1das T;$ do deri7ador !/D, de D dN. ,e o sina# na entrada aos 0@" LA8 or de H" dNQ+, nas sa1das T;$ o sina# ser% D! dNQ+ 3H" F D5. :a sa1da 2UT o sina# ser% de D@,0 dNQ+ 3H" F 4,&5. ; sa1da 2UT identi icada com um ponto, para a distin()o em pro4ecto das sa1das T;$ e 2UT. ; atenua()o da sa1da de passagem 2UT tambm conhecida como perda de inser()o. Tomadas para cabo coa%ia/ Como nas ITED as redes de cabo coa-ia# s)o em estre#a, s)o uti#i8adas apenas tomadas terminais. Todos os cabos coa-iais saem do TC 3T;$ C#iente5 e seguem directos =s tomadas, o que signi ica que as tomadas de passagem dei-am de ser uti#i8adas. ;s tomadas protegem os te#e7isores, 71deos e restantes equipamentos de recep()o de descargas e#ctricas e sobretensEes. Garantem tambm tota# imunidade aos ru1dos e-ternos pro7ocados por equipamentos e#ectr*nicos en7o#7entes. ,e a rac()o aut*noma, receber emissEes de r%dio ou te#e7is)o, 7ia sat#ite, de7er% estar equipada com &omadas sa&2/i&e. ;s tomadas sat#ite, possuem norma#mente tr6s sa1das:

http://www.pro !""".pt/users/#pa

$%gina H de &'

ITED em imagens
T+ 3conector IEC macho5 /L 3conector IEC 6mea5 ,;T 3conector /5 ; sa6da TV de7er% ser uti#i8ada para a recep()o de sinais de te#e7is)o de: Nanda I 340 LA8 at aos .D LA85 Interbanda In erior 3'&H LA8 at aos '&4 LA85 Nanda III 3'04 LA8 at aos !&" LA85 Interbanda ,uperior 3!&" LA8 at aos &"" LA85 Aiperbanda 3&"" LA8 at aos 40" LA85 Nanda I+ 340" LA8 at aos .". LA85 Nanda + 3.". LA8 at aos D.! LA85 ; sa6da SAT permite a recep()o de canais de te#e7is)o 7ia sat#ite, na gama de requ6ncias entre os '""" LA8 e os !'@" LA8. ; sa6da 34 permite a passagem da banda entre os D0,@ LA8 e os '"D LA8, que corresponde a Nanda II. Esta sa1da de7er% ser uti#i8ada para recep()o de sinais de r%dio.

:o caso da rac()o estar #igada a sistemas de recep()o de te#e7is)o terrestre, ou a uma rede de um operador de C;T+, de7er% estar equipada com &omadas s&a0dard TV B 34. ;s tomadas standard T+//L possuem norma#mente duas sa1das: T+ 3conector IEC macho5 /L 3conector IEC 6mea5.

Tomadas m1/&im2dia 2s operadores de te#e7is)o por cabo uti#i8am tomadas de cabo coa-ia# com tr6s sa1das, onde a sa1da D;D2, permite a #iga()o ao cab#e modem, para possibi#itar o acesso = Internet e ser7i(o te#e *nico atra7s das redes de C;T+. ;s tomadas mu#timdia possuem norma#mente tr6s sa1das: T+ 3conector IEC macho5 /L 3conector IEC 6mea5. D;D2, 3conector /5 Co0ec&ores para cabo coa%ia/

ao

:as #iga(Ees entre as sa1das T+ e /L das tomadas e os equipamentos de recep()o, ou se4a nos chicotes de #iga()o, s)o uti#i8ados co0ec&ores )$C.

http://www.pro !""".pt/users/#pa

$%gina '" de &'

ITED em imagens
Conectores IEC macho e 6mea 2s co0ec&ores 3 s)o uti#i8ados nas restantes #iga(Ees, sendo os mais uti#i8ados nas redes de cabo coa-ia#. ;s principais 7antagens deste tipo de conector est)o na aci#idade e rapide8 de insta#a()o e nas boas caracter1sticas mecInicas. ;presenta<se como uma so#u()o para #iga(Ees permanentes entre cabo coa-ia# e equipamentos das redes TCD<C 3Tecno#ogias de Comunica()o por Di us)o, em cabo coa-ia#5. ;s cone-Ees coa-iais por compresso s)o as Pnicas permitidas nas #iga(Ees a cabos coa-iais, quando se uti#i8a o conector tipo R/S recto.

Des01dadores de cabo coa%ia/

A/ica&e de compresso para fichas 3

Cabo de fibra Cp&ica

Co0s&i&1io da fibra Cp&ica ; ibra *ptica constitu1da por uma 7ara muito ina de s1#ica ' 3di*-ido de si#1cio5, en7o#7ida num re7estimento protector em acr1#ico. ; 7ara de 7idro ormada por um nPc#eo centra# e por uma bainha en7o#7ente.

; s1#ica o principa# componente da areia e a principa# matria<prima para o 7idro. $%gina '' de &'

http://www.pro !""".pt/users/#pa

ITED em imagens

@Dc/eo 3Core5 F ;s ibras *pticas apresentam uma 8ona centra# onde o 1ndice de re rac()o mais e#e7ado do que na 8ona circundante. B no nPc#eo que se d% o guiamento da #u8. ai0ha 3C#adding5 F Lateria# que en7o#7e o nPc#eo com um 1ndice de re rac()o mais bai-o do que o primeiro. ; bainha a8 com que a #u8 permane(a no nPc#eo. Re5es&ime0&o 3Coating5 F Lateria# p#%stico 3acr1#ico em dup#a camada5 que en7o#7e e protege mecanicamente a ibra. 2 acto de o 1ndice de re rac()o da bainha ser in erior ao do nPc#eo, a8 com que a #u8 introdu8ida numa das e-tremidades da ibra *ptica se4a condu8ida, atra7s do nPc#eo at = outra e-tremidade. :uma ibra *ptica, n)o poss17e# separar o nPc#eo da bainha. 2 ob4ecti7o das comunica(Ees *pticas transmitir um sina# atra7s de uma ibra *ptica at um equipamento receptor distante. 2 sina# e#ctrico con7ertido em #u8 no transmissor. :o receptor a #u8 con7ertida no7amente num sina# e#ctrico. 2s &ra0smissores Cp&icos s)o respons%7eis por con7erter os sinais e#ctricos em sinais *pticos que ir)o circu#ar na ibra. ; onte *ptica um semicondutor que pode ser o /aser ou um #ed.

2s de&ec&ores de /19 tambm chamados de oto detectores s)o respons%7eis pe#a con7ers)o dos sinais *pticos recebidos da ibra em sinais e#ctricos correspondentes aos originais que s)o usados no termina#, computador ou modem. 2s detectores mais uti#i8ados s)o os fo&od6odos. Pri0c6pios de &ra0smisso Um raio de #u8 entra na ibra *ptica num Ingu#o muito pequeno. ; capacidade da ibra para receber #u8 atra7s do nPc#eo determinada pe#o Ingu#o de aceita()o 3:;5. 2 raio de #u8 re #ectido, quando ocorre uma mudan(a abrupta da direc()o da #u8, permanecendo a #u8 no nPc#eo da ibra *ptica.

http://www.pro !""".pt/users/#pa

$%gina '! de &'

ITED em imagens
+%rios raios de #u8 entram na ibra *ptica em simu#tIneo, em di erentes Ingu#os e n)o seguem o mesmo percurso. Tngu#os mais pequenos resu#tam em percursos mais directos. Cada percurso resu#ta do Ingu#o de incid6ncia no ponto de entrada da #u8 na ibra *ptica, criando um RmodoS.

Genericamente podemos considerar dois tipos de ibras *pticas: mo0omodo e m1/&imodo. ;s ibras monomodo permitem transmitir mais in orma()o do que as ibras *pticas mu#timodo. :as ibras mo0omodo apenas h% um modo de propaga()o. Estas ibras t6m maior capacidade de transmiss)o que as do tipo mu#timodo. Contudo, o equipamento necess%rio mais caro que o equipamento dos sistemas mu#timodo.

' m M '"<. m

'!@ m M ".'!@ mm

'" m M ","' mm

:as ibras monomodo particu#armente di 1ci# in4ectar #u8, porque estas apresentam Ingu#os de aceita()o 3:;5 e nPc#eos muito redu8idos. Da1 o cuidado que de7e e-istir na orma de preparar ibras monomodo e as ontes *pticas uti#i8adas com estas ibras s)o sempre #aser 3pois emitem radia()o num ei-e muito estreito5.

:as ibras m1/&imodo 2 nPc#eo da ibra *ptica constitu1do por sucessi7as camadas conc6ntricas com 1ndices de re rac()o di erentes.

Este tipo de ibra *ptica permite a transmiss)o de #u8 usando di erentes caminhos 3modos5, seguindo cada um, uma tra4ect*ria di erente atra7s do nPc#eo.

http://www.pro !""".pt/users/#pa

$%gina '& de &'

ITED em imagens
Tipos de fibra Cp&icas 2s cabos de ibra *ptica podem conter ibras dos seguintes tipos:

/ibras 2L' 3mu#timodo5 F .!,@ Qm 3est)o a ser substitu1das por ibras 2L! e 2L&5 /ibras 2L! 3mu#timodo5 F @" Qm /ibras 2L& 3mu#timodo5 F @" Qm 3suportam 7e#ocidades de transmiss)o mais e#e7adas que a
2L!5.

/ibras 2,' 3monomodo5 F H Qm

:o mundo das comunica(Ees, as ibras que apresentam me#hor desempenho 3em atenua()o e #argura de banda5 s)o as ibras monomodo. Estas ibras *pticas t6m sido mais uti#i8adas nos sistemas de comunica(Ees para mdia e #ongas distIncias 3entre a#gumas de8enas ou at mesmo mi#hares de qui#*metros5. ;s ibras *pticas mu#timodo apresentam um desempenho comparado pior. Estas ibras t6m sido mais uti#i8adas nos sistemas de comunica(Ees de dados 3para distIncias n)o superiores a @"" m5. Compara()o entre as ibras mu#timodo e monomodo: 41/&imodo Custo Custo do equipamento de transmiss)o ;tenua()o Comprimentos de onda Uti#i8a()o Distancias Uargura de banda Caro Narato 3UED5 ;#ta D@" at '&"" nm /%ci# manuseamento >edes #ocais 3U;:5 at ! Cm '" Gbps a curtas distIncias Narato Caro 3D1odo Uaser5 Nai-a '!." at '.4" nm Cone-Ees mais comp#e-as ;t !"" Cm Lais do que ' Tbps 4o0omodo

; ibra mu#timodo de7er% ser uti#i8ada em distIncias pequenas, norma#mente dentro dos edi 1cios. Embora o pre(o deste tipo de ibra *ptica se4a mais caro, acaba por compensar in7estir neste tipo de ibra *ptica porque os custos dos equipamentos de transmiss)o s)o mais bai-os.

Cabo de fibras Cp&icas Tight Buffer

Cabo de fibras Cp&icas para i0&erior

http://www.pro !""".pt/users/#pa

$%gina '4 de &'

ITED em imagens

Cabo DR!P de /igao e%&erior 2 cabo D>2$ de #iga()o e-terior uti#i8ado para #igar c#ientes com a rede do operador insta#ada no e-terior em postes, na parede e nas cImaras de 7isita. Na casa do cliente o ca o !"O# de ligao e$terior termina numa tomada %ptica.

; ibra *ptica tem muitas 5a0&age0s. E#a pode garantir #arguras de banda muito mais #argas do que o cobre. ; ibra *ptica tambm tem a 7antagem de n)o ser a ectada por picos de tens)o ou inter er6ncias e#ectromagnticas e pro7ocar uma raca atenua()o do sina#. ; ra8)o para que a ibra *ptica se4a me#hor do que o cobre inerente =s questEes 1sicas sub4acentes a esses dois materiais. Ouando os e#ectrEes se mo7em dentro de um io, e#es a ectam<se uns aos outros e, a#m do mais, s)o a ectados pe#os e#ectrEes e-istentes ora do io. 2s otEes de uma ibra n)o se a ectam uns aos outros 3n)o t6m carga e#ctrica5 e n)o s)o a ectados pe#os otEes dispersos e-istentes do #ado de ora da ibra. Des5a0&age0s da ibra *ptica: /ragi#idade das ibras *pticas: de7e<se ter cuidado ao traba#har com as ibras *pticas pois e#as partem com aci#idade. Di icu#dade de #iga(Ees das ibras *pticas: por serem de pequen1ssima dimens)o, e-igem procedimentos e dispositi7os de a#ta precis)o na rea#i8a()o de #iga(Ees e 4un(Ees. ;#to custo de insta#a()o e manuten()o. ;s inter aces de ibra *ptica s)o mais caras do que as inter aces e#ctricas.

http://www.pro !""".pt/users/#pa

$%gina '@ de &'

ITED em imagens

T1bos
2 comprimento m%-imo dos tubos entre duas cai-as de7e ser de '! m, quando o percurso or recti#1neo e hori8onta#. 2 nPmero m%-imo de cur7as nos tubos, entre cai-as, de duas. 2 comprimento atr%s re erido ser%, neste caso, redu8ido de & m por cada cur7a. ! di7me&ro i0&er0o m60imo da &1bagem )T$D 2 -; mm> o =1e correspo0de a 1m di7me&ro comercia/ de -5 mmE 2 que signi ica que o tubo +D!", n)o poder% ser uti#i8ado, sendo o +D!@ o tubo com o diImetro m1nimo que poder% ser ap#icado nas ITED. :a tabe#a seguinte est)o indicados os diImetros internos e comerciais dos tubos:

http://www.pro !""".pt/users/#pa

$%gina '. de &'

ITED em imagens
F )0&er0o re=1erido (mm, !" !@ &! 4" @" .& 0@ H" ''" '!@ '." VD ap/icA5e/ !@ &! 4" @" .& 0@ H" ''" < < < $R4B)sogris ap/icA5e/ !@ &! 4" @" < < < < < < < 4C ap/icA5e/ !@ &! 4" @" .& 0@ H" ''" '!@ '." !""

http://www.pro !""".pt/users/#pa

$%gina '0 de &'

ITED em imagens

C/assificao dos &1bos


2s tubos c#assi icam<se recorrendo a uma sequ6ncia numrica de '! d1gitos. 2s quatro primeiros d1gitos desta c#assi ica()o s)o obrigat*rios para re erenciar o tubo, e de7em constar da respecti7a marca()o. E-emp#os: &&&!V 44&!V 4&&!

T1bos r6gidos e c1r5a para &1bo r6gido> de ma&eria/ iso/a0&e e paredes i0&eriores /isasE

T1bo ma/eA5e/ e &1bo corr1gado> de paredes i0&eriores /isasE

T1bo a0e/ado

http://www.pro !""".pt/users/#pa

$%gina 'D de &'

ITED em imagens

Cai%as de apare/hagem

:a rede indi7idua# e-istem cai-as de apare#hagem do tipo I', I! e I&.

;s cai-as I& de7em ser co#ocadas, principa#mente nos casos em que as distIncias entre o ;TI e as tomadas s)o e#e7adas. Estas cai-as ser7em apenas para passagem de cabos. ; mesma tubagem pode suportar os tr6s tipos de tecno#ogia de transporte de in orma()o: par de cobre, cabo coa-ia# e ibra *ptica. Esse acto a8 com que, muitas 7e8es, as cai-as de apare#hagem sir7am de cai-as de passagem, pe#o que se recomenda a uti#i8a()o de cai-as de apare#hagem undas, de modo a respeitar os raios de cur7atura dos cabos. ;s cai-as de apare#hagem de7em ser insta#adas a uma a#tura recomendada de &" cm do pa7imento.

http://www.pro !""".pt/users/#pa

$%gina 'H de &'

ITED em imagens

4oradia 10ifami/iar

C+L F CImara de +isita Lu#tioperador CELU F Cai-a de Entrada de Loradia Uni ami#iar ;TI F ;rm%rio de Te#ecomunica(Ees Indi7idua# TT F Tomada de Te#ecomunica(Ees

R$D$S D$ T" A?$@S F >EDE I:DI+IDU;U


$;T F $assagem ;rea de Topo OE F Ouadro e#ctrico OE F Ouadro E#ctrico $;T F $assagem area de topo PAT OE

W4"mm X

W !"mm X
C$4"

W4"mm X

AT)

W4"mm X @"mm X @"mm X Loradia

; tubagem de7er% ser enterrada a uma pro undidade m1nima de ",.m. Entrada ,ubterrInea, com #iga()o obrigat*ria a uma CImara de Rede pDb/ica +isita Lu#tioperador 3C+L5. ; Entrada ;rea proibida.

ITED 2: necessrio projectar uma caixa CATI (caixa de apoio ao ATI) prxima do ATI e inter i!ada a esta por um tubo" Esta caixa poder ser#ir para a ber!ar o e$uipamento acti#o de te ecomunica%&es (e$uipamento $ue necessita para o seu 'uncionamento de ser a imentado e ectricamente( por exemp o( amp i'icadores)"

R$D$S D$ CA !S F >EDE I:DI+IDU;U


DDC F Dispositi7o de Deri7a()o de C#iente TC F Termina# de acesso de C#iente DDC F Dispositi7o de deri7a()o de c#iente TC F Termina# de acesso de c#iente PAT OE

C$4"

Cabo de pares de cobre


DDC Cabo coa-ia#/ ibra *ptica TC

AT) UT$ 4-!-",@

$ares de Coa-ia#/ ibra cobre *ptica http://www.pro !""".pt/users/#pa Rede pDb/ica


Entrada ,ubterrInea, com #iga()o obrigat*ria a uma CImara de +isita Lu#tioperador 3C+L5. ; Entrada ;rea proibida.

Loradia

$%gina !" de &'

ITED em imagens

C$4" 3Cai-a de $ntrada de 4oradia "ni ami#iar5 ; CELU uma cai-a uti#i8ada nas moradias uni ami#iares, destinada ao a#o4amento de dispositi7os de deri7a()o ou transi()o. Esta cai-a a8 a transi()o entre as redes pPb#icas de te#ecomunica(Ees e a rede indi7idua# de cabos. :o interior da CELU est)o a#o4ados os dispositi7os que permitem a #iga()o das redes pPb#icas de te#ecomunica(Ees = rede indi7idua#. Como m1nimo entende<se que contenha o seguinte:

Um dispositi7o de #iga()o e distribui()o com capacidade para #iga()o de 4 pares de cobre. ; este b#oco #igado, para 4usante, o cabo de pares de cobre que se dirige ao ;TI. $ara montante s)o #igados os cabos de operador. /icha na parte termina# do cabo coa-ia# pro7eniente da rede indi7idua#, que permita uma #iga()o con7eniente dos cabos de operador.

http://www.pro !""".pt/users/#pa

$%gina !' de &'

ITED em imagens

AT) 3Arm%rio de Te#ecomunica(Ees )ndi7idua#5


Estabe#ece a #iga()o entre os cabos pro7enientes da CELU 3cai-a de entrada de moradia uni ami#iar5 e a restante cab#agem da rede indi7idua#. :a igura seguinte apresenta<se uma so#u()o de ;TI, com #iga()o a ! redes de cabo coa-ia# e a ' rede de cabos de pares de cobre. Est)o inc#u1dos um barramento de terras e ' tomada !&"+ ;C. ;s tomadas mistas de ' a 4 est)o #igadas = rede de C;T+ 3rede de te#e7is)o por cabo5 e a um operador em par de cobre. ;s tomadas @ e . recebem sina# de um sistema de L;T+ 3antenas co#ecti7as que recebem os canais terrestres5 e de um segundo operador em par de cobre.
)o caso das moradias uni'ami iares * insta ado no m+nimo um T,( para i!a%-o . rede exterior de ,AT/( atra#*s da tuba!em subterr0nea pro#eniente da ,E12( no caso de existir um sistema de antenas( de#er TC F Tap do C#iente ser insta ado um se!undo T,"

C;T+ $ar de cobre

C;T+ $ar de cobre

C;T+ $ar de cobre

DDC Dispositi7o de Deri7a()o de C#iente

C;T+ $ar de cobre

1 Operador

L;T+ $ar de cobre

2 Operador

L;T+ $ar de cobre

Tomada com terra

http://www.pro !""".pt/users/#pa
3Narramento Gera# de Terras5

3no m1nimo com @ #iga(Ees5

$%gina !! de &'

ITED em imagens

TC F Tap de C#iente 3Termina# de ;cesso de C#iente5 ou >epartidor


3Communit9 ;ntenna Te#e7ision5

>epartidor de D sa1das

Tomadas coa-iais de c#iente

C;T+ C;T+ C;T+ C;T+ L;T+


>epartidor de D sa1das

3Laster ;ntenna Te#e7ision5

L;T+

$aine# de ichas R/S F 6mea, #igadas =s tomadas de c#iente.

Entrada 7inda da CELU Uinha trace4ada F Uiga(Ees rea#i8adas na parte traseira das tomadas de D contactos.

;s sa1das n)o usadas est)o carregadas com cargas simp#es de 0@Y


4p 3pares de cobre5 de D contactos 3>?<4@5 DDCTomadas 3Dispositi7o de D eri7a()o de C#iente5 'p 'p

!p >eser7a

$rim%rio

'Z 2perador

Chicotes de inter#iga()o >?<4@ de 4 pares

!Z 2perador

,ecund%rio

4p

Tipo#ogia de distribui()o em estre#a 4p 4p 4p 4p

>ede Indi7i dua# de cabos

http://www.pro !""".pt/users/#pa
Tomadas de c#iente de D contactos 3>?<4@5

$%gina !& de &'

ITED em imagens

; me#hor topo#ogia, para uti#i8a()o nas redes indi7iduais de cabo coa-ia# a estre#a.

Dispositi7o de Deri7a()o de D sa1das com uma atenua()o nas sa1das de '! dN.

@o&aG Em termos de simbo#ogia um cabo coa-ia# sempre representado com a indica()o do seu tipo 3>G@H, >G., >G0, >G''5 e do seu comprimento, separado por uma barra.

; topo#ogia em estre#a garante um maior equi#1brio de sina# nas tomadas. Ouanto mais apro-imados orem os comprimentos dos cabos coa-iais das tomadas, me#hor ser% a per ormance da rede.

:a rede em estre#a s)o uti#i8adas tomadas coa-iais terminais, sendo uti#i8ado um repartidor, ou con4untos de repartidores, para a8er a di7is)o dos sinais.
http://www.pro !""".pt/users/#pa $%gina !4 de &'

ITED em imagens

Esta topo#ogia uti#i8ada nas redes indi7iduais de cabo coa-ia# ITED.

; igura representa o esquema da cab#agem de uma rede ITED de pares de cobre de uma moradia.

DD, F Dispositi7o de Deri7a()o ,imp#es

DDC F Dispositi7o de Deri7a()o de C#iente

; topo#ogia de rede ITED da rede de pares de cobre em estre#a, com ponto centra# no arm%rio ;TI. :o m1nimo de7er% ser uti#i8ado cabo de pares de cobre de C;T.. ;s tomadas uti#i8adas s)o de D contactos 3>?4@5, pe#o que esta rede para a#m do te#e one suporta tambm a #iga()o de computadores. :uma habita()o, obrigat*ria a insta#a()o de pe#o menos uma cab#agem de pares de cobre. ; c#asse de #iga()o E, o m1nimo que se poder% usar, o que corresponde = uti#i8a()o de equipamentos para redes de pares de cobre 3cabos, conectores, etc.5 de categoria ..

http://www.pro !""".pt/users/#pa

$%gina !@ de &'

ITED em imagens

Rede i0di5id1a/ de &1bagem )T$D De acordo com o manua# ITED obrigat*ria a co#oca()o de uma tomada de cabo coa-ia# e de uma tomada de pares de cobre, em todos os quartos, sa#as e co8inhas. Em pro4ecto as tomadas de cabo coa-ia# s)o representadas por um C, as tomadas de pares de cobre por um P.

; tomada de pares de cobre, nos quartos, norma#mente ica #oca#i8ada na parede da cabeceira da cama, enquanto que a tomada de cabo coa-ia#, ica na parede oposta.

:a co8inha, h% que ter um cuidado especia# na #oca#i8a()o das tomadas, uma 7e8 que de7eram estar a astadas o mais poss17e# de ontes de 7apor e ca#or. ;s tomadas de7er)o ser pre erencia#mente insta#adas a uma a#tura de &" cm do pa7imento. :o entanto, norma# encontrarmos, especia#mente na co8inha, tomadas de cabo coa-ia# serem insta#adas em #ocais mais e#e7ados.

#o0a de acesso pri5i/egiado (#AP, 2s ogos de uso residencia# possuem, obrigatoriamente, um #oca# onde se concentram as tr6s tecno#ogias 3$C, CC e /25. Esse #oca# designado por [ona de ;cesso $ri7i#egiado 3[;$5 e #oca#i8a<se na di7is)o mais adequada, no entendimento do pro4ectista e de acordo com as pre er6ncias do dono da obra.

http://www.pro !""".pt/users/#pa

$%gina !. de &'

ITED em imagens
; obrigatoriedade anteriormente e-pressa concreti8a<se na chegada, a um ponto comum, de ! cabos de cada uma das tecno#ogias, pro7enientes do ;TI: \ 2s ! cabos $C terminam em ! tomadas >?4@. \ 2s ! cabos CC terminam em ! tomadas coa-iais, na con igura()o que o pro4ectista considerar mais a7or%7e#. \ ' cabo de ! /2 termina em ! tomadas de ibra *ptica. \ B undamenta# a esco#ha de uma boa #oca#i8a()o para a [;$, pri7i#egiando a integra()o das tomadas num mesmo espe#ho ; igura ao #ado e-emp#i ica o que poder% ser uma poss17e# tomada [;$.

http://www.pro !""".pt/users/#pa

$%gina !0 de &'

ITED em imagens
P/a0&a de 1ma moradia 10ifami/iar H )mp/a0&ao da Rede de T1bage0s

ITED 2: Tomadas( m+nimo obri!atrio na ,o3inha( 4a as e 5uarto: 26, 7 8,, A 9A6 * obri!atria e de#e ser constitu+da por 26, 7 2,, 7 2:;
;TI F ;rm%rio de Te#ecomunica(Ees Indi7idua# CELU F Cai-a de Entrada de Loradia Uni ami#iar OE F Ouadro E#ctrico I& F Cai-a de passagem do tipo I& $ F Cai-a de apare#hagem para cabos em par de cobre C F Cai-a de apare#hagem para cabo coa-ia# / F Cai-a do tipo I' para #iga(Ees uturas, como por e-emp#o a ]U;: [;$ F [ona de ;cesso $ri7i#egiado TL F Tomadas mistas: T+, >%dio e Dados ^ >?4@ $;T F $assagem ;rea de Topo, com #iga()o ao #oca# de insta#a()o das antenas T, F Tubagem subterrInea, de acesso = CELU E, F Entrada subterrInea

http://www.pro !""".pt/users/#pa

$%gina !D de &'

ITED em imagens $dif6cios reside0ciais

C+L ;TE ;TI TT

CImara de +isita Lu#tioperador ;rm%rio de Te#ecomunica(Ees de Edi 1cio 3Dispositi7o onde se encontram a#o4ados os repartidores gerais 3>G5, que permitem a inter#iga()o entre as redes de edi 1cio e as redes das empresas de comunica(Ees5. ;rm%rio de Te#ecomunica(Ees Indi7idua# Tomada de Te#ecomunica(Ees

Rede co/ec&i5a e i0di5id1a/ de &1bage0s

Rede Co/ec&i5a de T1bage0sG & tubos 3W X4"mm5, um para cada tecno#ogia, ou equi7a#ente. ' tubo na deri7a()o co#ecti7a 3W X4"mm5 para todas as tecno#ogias, ou equi7a#ente. Rede )0di5id1a/ de T1bage0sG Tubos W X!"mm, ou equi7a#ente.
O ATE inferior deve albergar os repartidores gerais: o RG-PC, o RGCC de CATV e o RG- O. O ATE superior deve albergar o RG-CC de MATV.

http://www.pro !""".pt/users/#pa

$%gina !H de &'

ITED em imagens R$D$S D$ CA !S F >EDE C2UECTI+;

Redes de par de cobre em Cat.. Redes coa%iais at !,4 GA8, ichas R/S de compress)o. Redes de fibra Cp&ica monomodo, conectores ,C<;$C.

)o caso das habita%&es oca i3adas em edi'+cios com < ou mais 'rac%&es autnomas( * obri!atria a insta a%-o de 2 T,( um para a rede exterior de ,AT/( o outro para a rede 1AT/ ou 41AT/" ;s ATI est-o ainda preparados com espa%o para um terceiro T,( para a i!a%-o a uma se!unda rede exterior de ,AT/"

R$D$S D$ CA !S F >EDE I:DI+IDU;U


OE

Da cai-a de deri7a()o da co#una montante 3pares de cobre5


DDC

AT)

UT$

>?4@

Da cai-a de deri7a()o da co#una montante 3coa-ia#/ ibra *ptica5

TC

http://www.pro !""".pt/users/#pa

$%gina &" de &'

ITED em imagens $s=1ema e/2c&rico e de &erras

ITED 2: A sec%-o m+nima do condutor de terra * de =mm2" ; mastro de antenas de#er ser i!ado directamente . terra atra#*s de um condutor de sec%-o i!ua ou superior a 8=mm2"

http://www.pro !""".pt/users/#pa

$%gina &' de &'

S-ar putea să vă placă și