Sunteți pe pagina 1din 8

Namoro

Existe Amor a primeira vista ?


No creio que exista Amor a primeira vista. Penso que pode haver uma atrao a primeira vista, que atravs da aproximao e conhecimento se tornar em amor. O amor como uma semente que se planta, e na proporo que vamos regando, cuidando ele vai crescendo e produzindo os frutos da felicidade.

Qual a diferena entre Amor e Paixo ? Amor- algo que cresce e se desenvolve, baseia-se no compartilhar mtuo, concentra-se em
uma pessoa como alvo, caracteriza-se por segurana e confiana, compreende que o fsico uma parte do amor; h respeito mtuo; seus ideais baseiam-se na realidade de suas personalidades e possibilidades; O amor nos leva a crescer, conhecer-se e ajustar-se, ajudando-se e buscando o melhor um para o outro.

Paixo
repentina, aparece num momento, baseia-se na satisfao egosta, tem dificuldade em amar uma s pessoa; caracteriza-se por insegurana e cimes; acha que o fsico o centro e o mais importante. H explorao e manipulao mtua, ou por um deles; seus ideais baseiam-se em fantasias; as emoes so inconstantes. Sentem amor e repdio, uma vez ou outra; h uma competio para ver quem tem a ltima palavra. Um exemplo de paixo citado na Bblia, o sentimento de Amnom, filho de Davi por sua meia-irm Tamar. ( II Samuel 13.1-19 )

Qual a melhor idade para namorar ?


Existem duas idades: 1- A cronolgica, aquela que diz quantos anos voc tem, contando a partir do dia do seu nascimento. 2- A mental, esta tem a ver com maturidade. No basta Ter idade cronolgica, mas Ter maturidade . O melhor tempo para namorar, quando houver maturidade para assumir compromisso com responsabilidade. Tudo tem seu tempo determinado, e h tempo para todo propsito debaixo do cu ( Ecl. 3. 1 ), H tempo de abraar, e tempo de afastar-se de abraar

O namoro iniciado muito cedo:


- um condicionante de cimes desmedidos. - um estimulante poderoso para a prtica sistemtica da masturbao. - tambm um estimulante poderoso de pensamentos perdidos e que se lanam nos cus da paixo.

Namoro muito prolongado :


Tanto o namoro prematuro, como o demorado so prejudiciais. No segundo caso, na maioria das vezes, os apaixonados entram num ponto de tenso to grande pela expectativ a do casamento, se entregando ao ato conjugal antes do casamento. Portanto a melhor posio a ser assumida atender a voz da sabedoria ( Ecl. 3.5).

Mas como esperaria eu o tempo?


A Bblia responde de duas maneiras: a ( Lamentaes 3.27 29) Salmos 119.9)

Ficar , uma atitude correta a luz da Bblia ?


Ficar no interessante, porque um relacionamento superficial, perigoso, sem compromisso e responsabilidade. Nossos jovens no podem assumir a postura daqueles que no tem compromisso com Deus e sua Palavra ( Rm. 12. 2) Os jovens que desejam edificar sua vida, seu futuro em bases slidas, jamais aceitam um relacionamento sem compromisso e responsabilidade. Quando a Bblia diz ningum defraude a seu irmo...a palavra defraudar tem o sentido de tirar proveito de ...( 1 Ts. 4.6 ) Ningum gosta de ser usado como objeto e depois descartado. O jovem que age de modo leviano est fazendo um grande mal ao que foi iludido e a si mesmo, pois estar formando dentro de si um carter fraco e sem nobreza.( Pv. 5.1 a 12 ) Valorize a voc mesmo, no aceite um compromisso que Deus no aprova para voc. ( Hebreus. 12. 8 a 11, Prov. 26.18 a19 )

Tem que ser resultado da orao de um corao submisso ao Senhor ( Gn. 24:12-15)
Nossos Jovens de certa forma, desaprenderam a orar. O que aconteceu com o profeta Jonas, est acontecendo com nossos jovens. O profeta s orou depois que estava no fundo do mar, do abismo. ( Jn. 2.2) Consultar a Deus deve ser a primeira coisa a fazer quando se trata de decises e escolhas.

Submeter a escolha direo de Deus


Deus tem prazer em guiar aqueles que se submetem vontade dele. quando somos guiados pelo Senhor, mesmo estando no vale da sombra da morte, teremos segurana Nele que estar nos protegendo, pois caminhamos no centro da sua vontade. De todo o meu corao te busquei; no me deixes desviar dos teus mandamentos. ( Salmo 119.10)

Tem que ser gente da famlia dos remidos.( Gn. 24.4)


Talvez esta seja uma das questes mais discutidas entre jovens cristos hoje. porque no p osso namorar uma pessoa no evanglica ?

O que jugo desigual ?


Vamos comear pelo que no . Jugo desigual no casamento ou namoro de uma pessoa branca com uma pessoa negra, ou de um rico com um pobre, ou de uma pessoa com curso universitrio e a outra sem formao alguma. O apstolo Paulo deixou claro o que . E quando uma pessoa nascida de novo e comprometida com Jesus se une a uma pessoa que no nasceu de novo e consequentemente no tem compromisso com Jesus. O texto de (2Co. 6.13-18 ) No vos prendais a um jugo desigual com os infiis; porque a sociedade tem justia com a injustia? E que comunho tem a luz com as trevas? E que concrdia h entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel; E que consenso tem o templo do Deus vivente, com o seu deus,e com seus dolos ? Porque vs sois o templo do Esprito Santo, como Deus disse : Neles habitarei, e entre eles andarei; e Eu serei o seu Deus e eles sero o meu povo . impossvel haver harmonia de sentimentos, pensamentos e vontade se os dois no esto seguindo o mesmo Senhor Jesus . Temos visto muitas vidas serem arruinadas por desobedincia a este princpio bsico da Palavra de Deus. ( Ams 3.3) Porventura andaro dois juntos, se no estiverem de acordo ? .

Se eu namorar ou me casar com uma pessoa crente , o meu casamento estar seguro, e com certeza serei feliz ?
A Bblia ensina que um crente no deve colocar-se em jugo desigual com o incrdulo. Entretanto , um erro pensar que, ao casar com uma pessoa crente todos os problemas estaro solucionados. Alguns casamentos de pessoas descrentes, infelizmente so melhores do que alguns casamentos cristos, O fato de ambos serem crentes no garante que o casamento ser um mar de rosas. Precisamos compreender que alm deste pr-requisito principal , h outros pr-requisitos importantssimos. Entender as diferenas de personalidade, sistemas de valores, pontos fracos e fortes da outra pessoa e interesse so alguns deles. s vezes os dois so crentes mais a base do casamento foi a atrao fsica. Assim a paixo romntica manipulou as emoes resultando em decises precipitadas.

Quando o namoro pode ser prejudicial ? O namoro prejudica quando no tem um ideal:
Quando dois jovens comeam a namorar, isso no significa absolutamente que iro se casar. Mas deve significar, pelo menos, que eles pensam em se casar.

O namoro sempre prejudica quando indisciplinado .


A autodisciplina algo fundamental na vida crist. - Saber a hora de chegar e sair da casa da namorada. - Evitar lugares solitrios - Submeter-se disciplina paterna agradvel a Deus e til para a instruo ( Hebreus 12.8a11)

Porque o aconchego excessivo prejudicial no namoro ?


Porque o aconchego excessivo leva ao abrasamento, e impossvel um homem e uma mulher abrasados, com o tempo no chegar ao ato sexual, que pecado entre casais de namorados.

O namoro prejudica quando descamba para a impureza moral:


A advertncia do apstolo Paulo Timteo, deve ecoar em todos os coraes desejosos de fazer a vontade de Deus, numa vida que no entristea o Esprito Santo, por causa da imoralidade . ( II Tm 2.22)

O que impureza ?
Todo processo de infiltrao da impureza no namoro comea no aconchego excessivo. O homem excitado pelo que v ou toca, mas a mulher muito mais pelo que ela ouve. nesse ponto que o processo de impureza comea a germinar. ( I Corntios 7.9 ) Parece que a valorizao da pureza est sendo minimizada, inclusive dentro da Igreja. Muitos jovens tm a idia de que se, simplesmente no chegarem a consumao do ato sexual, o resto vale tudo. A moa pensa: Se eu no entregar meus lbios, sensualmente, nem render meus seios s apalpadelas e aos beijos, recusar o toque nos meus rgos genitais e certos movimentos erticos com meu namorado, est tudo bem. Esquece-se, no entanto, que o homem um ser deveras excitado. Se um homem se abraar sensualmente a um poste de ferro, ele acabar se excitando. Quanto mais se ele abraar a moa que ama, bonita e convidativa. As manifestaes do desejo sexual so comumente destitudas de racionalidade. Um ser humano abrasado no raciocina. O conceito de Deus sobre a jovem que entrega o seio, para ser utilizado como elemento de excitao sexual, nos revelado em Ezequiel 23.3 : Estas se prostituram no Egito; prostituram-se na sua mocidade; ali foram apertados os seios e apalpados os seios da sua virgindade.

O pior que o pecado de entregar os seios chamado de prostituio. impossvel para um casal que liberou o uso dos seios para maior prazer no relacionamento, permanecer apenas nessa prtica, pois o diabo com certeza os incitar a ir mais adiante.

Tem que ser gente que tenha beleza de carter.


Carter o que o homem no escuro( D. L. Moody). No difcil ser piedoso dentro de um ambiente evanglico, difcil ser piedoso no Egito , longe da famlia, da igreja, fiel a Deus em terra estranha, nunca devemos nos esquecer disso. No o ambiente que faz a pessoa, mas a pessoa cheia do Esprito que faz o ambiente. O carter um conjunto de hbitos. Podemos citar vrios jovens na Bblia que tinham hbitos agradveis ao Senhor: Daniel, Sadraque, mesaque, abdenego, Jos. Na vida de todos eles ficou patente que o alicerce de seu carter era constitudo de hbitos de pureza de longa data. Daniel com seus hbitos de temperana; serviram-lhe como uma ncora inamovvel quando tentado a compactuar com as extravagncias da mesa real. Nem Daniel nem seus companheiros de exlio precisavam decidir ltima hora qual seria o curso de ao a tomar em face de um culto idlatra, Tais decises tinham sido tomadas com muita antecedncia, e consolidadas por longos anos de habitual fidelidade a Deus, e no seria o pnico do instante supremo que os faria buscar refgio numa adorao fingida a um dolo pago. A vida de Jos foi muito mais marcada por dureza do que por facilidades. Porm sobretudo uma vida marcada pela beno do Senhor. Jos foi testado na hora de resolver problemas de ordem sexuais. ( Gn. 39:7;2 2Tm. 2:22) O carter de Jos possua profundidade. At o dia em que fugiu da mulher de potifar, desconhecia-se a profundidade do carter de Jos , em condies normais Jos seria conhecido como mordomo fiel. Podia ser apenas na aparncia para agradar seu amo. Numa emergncia entretanto ficou patenteado que seu carter possua profundidade. Guarde isto: Jos foi elevado a governador do Egito porque preferiu o calabouo em vez da cama perfumada da mulher do patro. Deus tem compromisso com gente assim.

Fique esperto o diabo sempre vai procurar atingir seu ponto mais forte. A pureza moral de Jos era a fonte do seu poder. Como purificar o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua Palavra. (salmo 119.9) .

Namoro a trs !
Nossa tendncia catalogar coisas que achamos que so espirituais e as que achamos serem do dia a dia. Por exemplo, muitos acham que participar da escola bblica atividade espiritual, mas no pensam que conversar com o namorado, comer uma pizza juntos possa ser atividade espiritual. Portanto, quer comais, quer bebais, ou faais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glria de Deus. ( 1 Co.10:31). Os momentos de orao, de compartilhamento da ao de Deus em nossas vidas , e a leitura da Bblia juntos, devem fazer parte constante de um namoro ; para dar foras nas horas de tentaes que os dois jovens tm, especialmente no controle dos impulsos sexuais e no relacionamento fsico no namoro. O perodo de namoro e noivado importante para formar um alicerce para um casamento feliz.

Quando o namoro est afetando a comunho na igreja.


Jovens assduos s reunies da Igreja, de repente, comeam a se ausentar em consequncia de atribuirem ao namoro importncia prioritria. Todo namoro que impede a comunho com a Igreja, o compartilhar fraterno, tanto em frequncia , quanto em proibies decorrentes da possessividade e do cime, no continuar sadio e nem com a aprovao de Deus.( Hebreus 10.25)

Sugestes para ajudar um namoro neste sentido:


Desde o incio do relacionamento planejem atividades em grupo. Isto , evitem longos perodos a ss. Colocando-se em situaes onde seus impulsos sexuais seriam estimulados demais. Estabeleam regras de conduta coerentes com princpios bblicas. Por exemplo, sejam francos quanto ao relacionamento fsico. s vezes, as carcias esto sendo excessivas e h defraudao. Coloquem a Bblia como regra de f e prtica. Isto quer dizer que iram estuda-la juntos e procurar aplicaes prticas. Desenvolvam um esprito de louvor e adorao. Sero momentos entregando uma certa atividade a Deus, ou louvor por uma vitria. Procurem Ter comunicao aberta. Um dos maiores problemas em um namoro, a falta de comunicao ou comunicao no aceitvel; gritaria, silncio , nas horas em que se deveria conversar. Procurar ler bons livros sobre namoro, comentando juntos as experincias adquiridas atravs deles.

Vencendo as tentaes.
No vos sobreveio tentao que no fosse humana; mas Deus fiel e no permitir que sejais tentados alm das vossas foras; pelo contrrio, juntamente com a tentao, vos prover livramento, de sorte que a possais suportar ( I Co 10.13) Tiago diz que cada um tentado pela sua prpria cobia, quando esta o atrai e seduz( Tg 1.14) Logo a tentao, fruto das coisas que o jovem cobia.

Ningum tentado por algo que no lhe provoque desejo. Sendo assim a tentao a confrontao de algo proibido que o jovem deseja na sua carne. A qual guerreando contra a lei na sua mente, o faz prisioneiro da lei do pecado que est nos seus membros . Isso se o jovem se deixar seduzir por sua prpria cobia, que depois de radicada no corao, d luz o pecado. Em Efsios 6.12 Paulo nos fala sobre a nossa luta contra os principados e potestades. Ento em toda tentao estamos confrontados com duas foras: A primeira, segundo Tiago, a fora da nossa cobia. A Segunda, de acordo com Paulo, a fora espiritual, do diabo e seus agentes de sedues e sugestes. Deus no entanto no nos deixa ss nesta luta, Ele prov os meios pelos quais saiamos invictos e inabalveis desta guerra.

1- Jesus disse vigiai e orai para que no entreis em tentao; o esprito na verdade est
pronto, mas a carne fraca ( Mt. 26.41) Ser tentado no pecado, o pecado est em aceitar no corao a sugesto pecaminosa da tentao. Tiago diz sujeitai-vos portanto a Deus, mas resisti ao diabo e ele fugir de vs.

2- Jesus disse : Orai. Os apstolos pediram a Jesus: Senhor ensina-nos a orar. Poucos cristos
oram diariamente. Vejamos quais atitudes devemos Ter ao orar: - Reconhecendo o prprio pecado em quebrantamento diante de Deus. - Confiando no fato que Deus derramar sobre voc o seu Esprito Santo, o qual ir capacit-lo a viver vitoriosamente ( Lc 11.13)

- Dependendo da intercesso do Esprito Santo por ns . ( Rm 8.26 e 27)


- Achegando-se, confiante, junto ao trono da graa, a fim de receber misericrdia e achar graa para socorro em ocasio oportuna ( Hb 4.16 ) - Recebendo o perdo dos pecados ( I Jo 1.9 ) - Agradecendo, porque, em todas as tentaes, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou ( Rm 8.37 ) - Diariamente, ( Ef. 6.18)

3- Jesus disse a carne fraca.


A razo do fracasso da maioria dos jovens que querem vencer as tentaes estando e confiando na carne. ( II Co 10.3 a 5 , Rm 8.4 ). Quando o jovem pensa que pode vencer apenas na fora da sua prpria carne est enganado. ( Rm. 8.8). A resposta est em : ( Rm 13.14, Ef 4.24 )

4- Ocupar a mente: ( Cl 4.8 e 9 )

Domnio Prprio
Domnio prprio a conquista diria, em que as pequenas vitrias de hoje preparam as vitrias maiores de amanh O mais poderoso conquistador aquele que conquista a si mesmo

7 Aquele que escravo das paixes e instintos nega sua liber dade. No livre, nem de fato, nem de direito. Submetendo-se ao domnio da natureza inferior, abdica sua realeza e sua filiao.

O que o jovem faz com seu corpo, no brincadeira. O mal uso dos dons sexuais pode trazer marcas com conseqncias absolutamente destrutivas para o resto de sua existncia. Com frequncia vemos na Bblia imprios ruindo por causa de um pecado sexual a semelhana de Davi, nao destruda por causa do pecado sexual de Salomo. Foi uma terrvel tragdia para um homem como Sanso, ser subitamente reduzido a escravo de seus piores inimigos, forado a moer no crcere como um animal de carga. A queda final foi realmente sbita, mas os passos que levaram at ela foram graduais e abrangem toda uma vida. a historia tantas vezes repetida, de algum que jamais alcanou domnio prprio e por isso, no pode reter permanentemente o domnio sobre seus inimigos. Lembra-nos Alexandre o grande, que conquistou o mundo civilizado em dez anos, mas jamais conquistou a si mesmo. Morreu em Babilnia aos trinta e dois anos, vtima da bebida. Como Jos venceu a tentao ? Venceu na mente: recusou mental e sensualmente qualquer possibilidade de ceder. ( Gn. 39:8, 1 Pe. 4:1,Fl. 4:8) Manifestou sua recusa verbalmente : ( Gn 39:8, ) Efetivou sua recusa mediante a fuga ( 1Tm. 6:11)

Resolvendo conflitos
No existe relacionamento isento de conflitos;. Pode haver conflito mesmo com os relacionamentos mais maduros e mais profundos. Os conflitos fazem parte da vida. O problema no so os conflitos em si, mas a maneira lidamos com eles . Todo casal tem opinies, idias e comportamentos diferentes que podem trazer conflitos. Muitos casais se consideram bem sucedidos em conseguir evitar qualquer confronto com um conflito no namoro, noivado, ou casamento. A frase deixa pra l, d idia de que o problema no significante o suficiente para ser resolvido; ou tambm, a pessoa envolvida tem medo de criar desagrados ou encrencas no relacionamento. Portanto ao surgirem conflitos, um ou ambos usam um meio de evitarem um confronto direto, esperando que o problema desaparea. As vezes o assunto trazido tona, em meio a conversa uma das partes comea a chorar, ficar em silncio, ignorar o seu parceiro, gritar, ou perder o controle , ficar emburrado, demostrando sua raiva com demonstraes fsicas. Tudo isso tem tendncia a cortar as linhas de comunicao e a construir enormes barreiras entre o casal para no conseguirem resolver o conflito. preciso Ter honestidade, coragem para enfrentar e procurar resolver o problema. Para resolver qualquer conflito em seu relacionamento preciso: 1- Ser um bom ouvinte e no responder enquanto a outra pessoa no terminar de falar ( Tiago 1:19; Provrbios 18:13). 2- Escolher a melhor hora para conversar ( Provrbios 15:23). 3- Procure identificar e definir o problema bsico. 4- Defina as reas de concordncia e discordncia. 5- Identificar ( sinceramente ) a sua contribuio ao problema. 6- D algumas sugestes de como voc pode mudar sua atitude ou comportamento para ajudar na soluo do problema.( Romanos 12; 2 ) 7- Orem juntos, confessando a sua contribuio ao problema e pedindo a orientao de Deus e graa suficiente para operar mudanas em sua vida. 8- Procurar a orientao do seu pastor ou conselheiro; Para uma confisso e para que orem juntos. ( Tiago 5:16)

A Palavra de Deus nos alerta a permanecermos inabalveis. O que Paulo disse ao jovem Timteo, pode ser transportado para os nossos dias da seguinte forma: T porm. A despeito de toda doutrina falsa existente, tens seguido a minha doutrina e o meu modo de viver, e tambm o meu propsito, minha f , a minha pacincia, o meu amor, a minha persistncia e as minhas perseguies e os meus sofrimentos ... Os homens inquos e charlates, enganando a outros e a si prprios sendo enganados ainda iro de mal a pior. T, porm, no deve ir alm ou aqum, nem desviar-se para qualquer outra direo diferente do meu ensino, porque isso seria um retrocesso, e no um avano. Pelo contrrio fica firme, permanece naquilo que aprendeste, naquilo em que creste, porque bem sabes de quem aprendeste... .

Ningum despreze a tua mocidade; mas s o exemplo dos fiis, na palavra, no trato, na caridade, no esprito, na f na pureza (1 Timteo 4:12).

Bibliografia :
Jovens- Recuperando valores perdidos ( Pr. Josu Gonalves ) Antes de dizer Sim ( Jaime Kemp) Grande Dicionrio Larousse Cultural da lingua portuguesa. Abrindo o jogo sobre namoro ( Caio Fbio ) Bblia Sagrada.

Pesquisa : Jussara de Souza Prado.

S-ar putea să vă placă și