Sunteți pe pagina 1din 3

VCIOS DOS ATOS ADMS Vcios do Sujeito Por serem bastante significativos, os vcios no ato administrativo decorrentes de sujeito

no competente sero analisados com mais afinco. So considerados vcios do sujeito: 1) o agente incapaz; ) o desrespeito a regra legal; ou !) o e"cesso de poder #do g$nero %abuso&) 'ei n( ).*+*,-.. / 01digo Penal, inclusive, trata como crime o fato de uma pessoa 2ue no 3 investida em cargo, emprego ou fun4o p5blica, e 2ue por meio de usurpa4o, desempen6a atividade administrativa. 7al ato 3 considerado, ine"istente, posto 2ue praticado por algu3m 2ue no 3 agente p5blico. 8 irregularidade na investidura ou a pr9tica de ato por algu3m impedido para o e"erccio da atividade administrativa, denominadas pela doutrina de fun4o de fato, conferem validade ao ato perante terceiro de boa:f3 #7eoria da 8par$ncia). ;9 vcio ainda com rela4o ao sujeito 2uando diante de abuso de poder, na modalidade e"cesso de poder, uma vez 2ue o abuso na modalidade desvio de poder configura defeito de finalidade.

Vcios do Objeto <iz:se objeto viciado =2uele: 1) ilcito; ) impossvel; !) indeterminado com rela4o a destinat9rios ou efeitos; e )) imoral ou moralmente incorreto.

Vcios da Forma /s vcios de forma podem ser decorrentes da desobedi$ncia a forma especfica ou da inobserv>ncia de procedimentos necess9rios. Sob este aspecto, 69 manifesta4o do S7? entendendo fundamental e"istir processo administrativo pr3vio, posto 2ue possibilita a legitima4o e an9lise. Preferencialmente, tal processo deve ser nos moldes constitucionais contemplando contradit1rio e ampla defesa, podendo em algumas circunst>ncias ser resumido ou mitigado #e"emplo: demisso para cargo em comisso).

Vcios de Motivo <iz:se 2ue o motivo encontra:se eivado de vcio 2uando presente a incompatibilidade: 1) com a lei; ) com o resultado; ou !) com a veracidade. 7ais vcios de motivo no podem ser confundidos com os vcios de motiva4o, a saber: 1) no e"istiu motiva4o; ) a motiva4o 3 falsa; ou !) a motiva4o 3 insuficiente. Vcios da Finalidade Sempre 2ue o administrador agir diferente da finalidade, o ato decorrente estar9 viciado. So considerados vcios na finalidade: 1) a no observ>ncia da finalidade geral ou ) o no emprego da finalidade especfica. Pondera:se 2ue a mentira na finalidade usualmente faz verificar mentira tamb3m no motivo, posto 2ue, normalmente, finalidade e motivo so atingidos juntos. Vcios Insanveis @ @ @ ?inalidade; Aotivo; /bjeto.

SE VI!OS "#$%ICOS E&'ISITOS DO SE VI!O "#$%ICO( B. princpio da perman$ncia continuidade BB. generalidade servi4o igual para todos BBB efici$ncia atualiza4o do servi4o BC. modicidade tarifas razo9veis C. cortesia tratar bem o p5blico /s direitos do usu9rio so direitos cvicos de conte5do positivo no poder de e"igir da 8dministra4o ou de seu delegado o servi4o 2ue se obrigou a prestar.

Desponsabilidade objetiva da 8dministra4o e de particulares 2ue e"ecutam servi4os p5blicos. 8 8dministra4o responde subsidiariamente pelos danos resultantes da presta4o do servi4o delegado. 8 presta4o do servi4o p5blico pode ser: B. Centrali)ada o Poder P5blico presta por seus pr1prios 1rgos em seu nome e sob sua responsabilidade BB. Descentrali)ada o Poder P5blico transfere a titularidade ou sua e"ecu4o, por ortoga ou delega4o, a autar2uias, funda4Ees e empresas estatais, empresas privadas ou particulares. 8 descentraliza4o pode ser territorial ou geogr9fica ou institucional.

Outor*a o estado cria uma entidade e a ela transfere, por lei, determinado servi4o. S1 por lei pode ser retiradou ou modificado. Presun4o de definitividade

Dele*a+,o o Fstado transfere por contrato #concesso) ou ato unilateral #permisso ou autoriza4o) a e"ecu4o do servi4o. Gormalmente, por prazo certo #ato administrativo). BBB. Desconcentrado a 8dministra4o e"ecuta centralizadamente, mas a distribui entre v9rios 1rgos da mm entidade para facilitar sua realiza4o e obten4o pelos usu9rios 8 e"ecu4o do servi4o p5blico pode ser: B. Direta o encarregado de seu oferecimento ao p5blico o realiza pessoalmente ou por seus 1rgos ou por seus prepostos #no por terceiros contratados) BB. Indireta o respons9vel pela sua presta4o contrata terceiros para e"ecut9: lo.

S-ar putea să vă placă și