Sunteți pe pagina 1din 18

Questes objetivas Direito das Coisas

1) CORRETO afirmar: a) caracterizado possuidor o caseiro que toma conta de casa de veraneio em nome e por conta de seu patro, o proprietrio da casa. b) O possuidor de boa f tem direito indenizao das benfeitorias necessrias e teis, bem como, quanto s volupturias, se lhe no forem pagas, a levantlas, sem deteriorar o bem. c) A propriedade particular do solo no abrange os recursos minerais e monumentos arqueolgicos, mas engloba os potenciais de energia hidrulica. d) Se o teor do registro de imveis no exprimir a verdade, poder o interessado reclamar apenas sua anulao.

2) Em relao posse, assinale a assertiva correta: a) O Direito brasileiro adotou a teoria objetiva da posse, de autoria de Savigny. b) A tutela da posse pode ser argida pelo detentor. c) Atendidos os requisitos legais, o possuidor poder defender-se do esbulho por seus prprios meios. d) O possuidor direto no tem proteo possessria frente ao possuidor indireto.

3)Assinale a alternativa incorreta: a) A proteo possessria pode ser invocada tanto pelo que tem posse justa, como injusta, de boa-f ou m-f. b) O possuidor de boa-f tem direito indenizao pelas benfeitorias necessrias, teis e volupturias e ainda, exercer o direito de reteno at o pagamento. c) O possuidor de boa-f tem direito aos frutos percebidos tempestivamente, mas no faz jus aos frutos pendentes ao tempo que cessar a boa-f. d) O possuidor de m-f tem direito indenizao pelas benfeitorias necessrias.

4) Assinale a afirmao incorreta. a) O possuidor de m-f responde pela perda ou deteriorao da coisa, ainda que acidentais, salvo se provar que de igual modo se teriam dado, estando ela na posse do reivindicante. b) A pessoa no pode adquirir a posse por meio de terceiro que no disponha de mandato, ainda que depois retifique o ato dele.

c) O reivindicante, obrigado a indenizar as benfeitorias ao possuidor de m-f, tem o direito de optar entre o seu valor atual e o seu custo. d) A posse de boa-f s perde este carter no caso e desde o momento em que as circunstncias faam presumir que o possuidor no ignora que possui indevidamente.

5) Analise as assertivas abaixo e responda. I O locatrio exerce posse indireta e o locador, posse direta. II A posse violenta e a clandestina no podem convalescer, ainda que decorrido o perodo de um ano e um dia. III O constituto possessrio ocorre quando algum, alienando bem de sua propriedade, nele permanece a outro ttulo, por exemplo, a de locatrio. IV A ao de reintegrao de posse concedida a quem sofre esbulho; a manuteno de posse, a quem sofre turbao; e a de interdito proibitrio, a quem sofre ameaa iminente. a) Todas esto corretas. b) Apenas trs esto corretas. c) Apenas duas esto corretas. d) Apenas uma est correta. e) Todas esto incorretas

6) Assinale a alternativa correta: a) A diferena bsica entre posse e deteno reside na proteo possessria e na possibilidade de deteno gerar a usucapio; b) As aes possessrias e petitrias so fungveis entre si; c) O novo Cdigo Civil no consagra a possibilidade da aplicao da teoria do abuso de direito nas relaes de propriedade; d) Na composse a coisa possuda em comum, por duas ou mais pessoas, no mesmo plano jurdico;

7) Assinale a alternativa correta: Em caso de turbao na posse, a) a ao cabvel a reintegrao de posse. b) o possuidor precisa provar que dono da coisa. c) se o dono da coisa for o turbador, no h ao contra ele. d) o possuidor s pode se defender com o interdito proibitrio. e) o possuidor pode se servir da ao de manuteno.

8) Indicar a opo INCORRETA. a) A posse indireta no subsiste sem a posse direta. b) No desdobramento da posse em direta e indireta, o titular do domnio transfere algumas de suas faculdades a outrem. c) O direito brasileiro no admite o fenmeno da interverso da posse. d) A alodialidade uma qualidade do imvel sobre o qual no incidem nus reais. 9) Assinale a alternativa incorreta: a) O constituto possessrio forma voluntria de perda da posse. b) O possuidor de m f tem direito a ser ressarcido pelas benfeitorias necessrias e teis. c) A ao de reintegrao de posse no pode ser ajuizada pelo detentor. d) O possuidor de boa-f tem direito aos frutos percebidos enquanto durar sua boa-f. 10) Assinale a alternativa correta: a) A posse que resulta do abuso de confiana classificada como clandestina. b) A ao de manuteno de posse pode ser ajuizada pelo detentor, que tem legitimidade para tanto. c) A ao de reintegrao de posse pode ser ajuizada pelo fmulo da posse, desde que o faa logo aps o esbulho. d) As aes possessrias tpicas so de natureza dplice, fungveis e sincrticas, permitindo, ainda, a cumulao de pedidos. e) A ao de imisso de posse pode ser convertida em ao de reintegrao de posse.

11) Assinale a questo correta. a) Inexiste diferena entre posse e deteno independente. b) A diferena bsica entre posse e deteno reside na proteo possessria e na possibilidade da deteno depende gerar a usucapio. c) A alodialidade uma qualidade do imvel sobre o qual no incidem nus reais. d) A posse indireta legitima apenas a utilizao das aes petitrias pelo possuidor indireto. e) Segundo o novo Cdigo Civil possvel invocar-se a exceptio proprietatis em aes possessrias, por incidncia da Smula 487 do STF.

12) Em face das proposies abaixo, relativas ao estudo da posse, marque a alternativa correta:

I -o espectador, ao assistir ao filme, tem posse sobre a poltrona que ocupa no cinema. II -a posse injusta e de m-f pode ser classificada como posse ad interdicta. III -quando algum possui uma coisa em nome alheio e passa a possu-la como prpria, invertendo o animus, d-se a tradio consensual chamada constituto possessrio. IV -a entrega das chaves de um veculo no ato de aquisio constitui tradio simblica. a) somente a I e a III esto incorretas. b) somente a I e a IV esto corretas. c) somente a II e a III esto corretas d) somente a III e a IV esto corretas. 13) Assinale a alternativa INCORRETA. a) O possuidor de m-f tem direito de reteno somente quanto a benfeitoras necessrias. b) A posse tambm pode ser adquirida por meio de mandatrio. c) O possuidor de m-f deve responder pelos frutos percebidos, mas tem direito ao valor das despesas da produo e do custeio. d) No h dever de ressarcir as benfeitorias teis feitas por possuidor de m-f. e) O possuidor de boa-f tem direito aos frutos percebidos enquanto durar sua boa-f.

14) Assinale a alternativa CORRETA, conforme o ordenamento civil: a) o possuidor pode intentar ao de esbulho, ou a de indenizao, contra o terceiro que recebeu a coisa esbulhada, sabendo que o era; b) somente o possuidor turbado poder manter-se, ou restituir-se por sua prpria fora, contanto que o faa logo. Aquele que foi esbulhado poder ser reintegrado sua posse apenas mediante deciso judicial; c) usucapio um dos meios legais de aquisio de posse de bens, mveis e imveis; d) a posse s poder ser adquirida pela prpria pessoa (titular); e) as causas que impedem ou suspendem a prescrio se aplicam a usucapio, mas no as causas que a interrompem. 15) Indicar a opo INCORRETA. a) A posse indireta no subsiste sem a posse direta. b) No desdobramento da posse em direta e indireta, o titular do domnio transfere algumas de suas faculdades a outrem. c) Na composse a coisa possuda em comum, no mesmo plano jurdico.

d) O direito brasileiro no admite o fenmeno da interverso da posse. e) O vcio subjetivo da posse precria caracteriza o chamado esbulho pacfico.

16) Assinale a alternativa correta: As regras aplicveis s aes possessrias impedem que: a) haja cumulao de pedido possessrio com perdas e danos; b) o pedido seja apreciado, se uma ao possessria for proposta, ao invs de outra; c) o possuidor de boa-f interponha embargos de reteno por benfeitorias.. d) haja reconveno, para deduzir pretenses no contempladas no art. 921 do CPC. e) o juiz conceda liminar proteo possessria, na posse velha, mediante antecipao de tutela.

17) Se o transmitente de bem mvel, que o possui em nome prprio, passar a possu-lo em nome do adquirente, ter-se- aquisio da propriedade mobiliria por a) tradio real. b) tradio simblica. c) traditio breve manu. d) constituto possessrio ou tradio ficta.

18) Assinale a alternativa correta: a) A posse que resulta do abuso de confiana classificada como clandestina. b) A ao de manuteno de posse pode ser ajuizada pelo detentor, que tem legitimidade para tanto. c) A ao de reintegrao de posse pode ser ajuizada pelo fmulo da posse, desde que o faa logo aps o esbulho. d) As aes possessrias tpicas so de natureza dplice, fungveis, permitindo ainda a cumulao de pedidos.

19) Assinale a opo incorreta: a) Sem posse no h usucapio, precisamente porque ela aquisio do domnio pela posse prolongada; b) A posse direta sempre temporria, uma vez que se baseia numa relao transitria de direito;

c) O jus retentionis um meio indireto de defesa que a lei concede ao possuidor para conservar em seu poder coisa alheia alm do momento em que a deveria devolver, como garantia das despesas feitas com o bem; d) A usucapio tabular ou documental dispensa justo ttulo e boa-f; e) Na composse, a coisa possuda em comum por duas ou mais pessoas, no mesmo plano jurdico, diversamente do que ocorre no desdobramento possessrio.

20) De acordo com as disposies sobre o instituto da propriedade no Cdigo Civil em vigor, assinale a afirmao correta. a) As faculdades de usar, gozar e dispor so inerentes propriedade sobre o bem, porm, vedado ao proprietrio reaver a coisa em poder do possuidor, ainda que ilegtimo, tendo em vista a autonomia da posse em relao propriedade. b) O Cdigo Civil de 2002 caracterizou-se pelo alargamento dos prazos de efetivao da usucapio, consagrando a fundamentabilidade do direito de propriedade previsto no art. 5 da Constituio Federal. c) Adquire a propriedade sobre bem imvel, independentemente de justo ttulo e boa-f, aquele que durante 20 anos ininterruptos possui o imvel como se fosse seu. d) nula de pleno direito a promessa de compra e venda de bem imvel no levada a registro pblico junto matrcula do imvel. e) So defesos ao proprietrio os atos sobre o bem que no lhe trazem qualquer comodidade ou utilidade, praticados com intuito de prejudicar outrem.

21) Assinale a alternativa incorreta: a) A alodialidade uma qualidade do imvel sobre o qual no incidem nus reais; b) A posse indireta legitima apenas a utilizao das aes petitrias pelo possuidor indireto; c) Segundo o novo Cdigo Civil no possvel invocar-se a exceptio proprietatis em aes possessrias; d) Denomina-se achadgo a recompensa paga a quem restituir ao dono a coisa achada.

22) Assinale a alternativa incorreta: a) So direitos reais de fruio: a superfcie, a servido, o usufruto, o uso, a habitao e o direito do promitente comprador do imvel;

b) A propriedade do solo no abrange as jazidas, minas e demais recursos minerais, os potenciais de energia hidrulica, os monumentos arqueolgicos e outros bens referidos em leis especiais; c) O proprietrio pode ser privado da coisa, nos casos de desapropriao, por necessidade ou utilidade pblica ou interesse social, bem como no de requisio, em caso de perigo pblico iminente; d) O direito de propriedade deve ser exercido em consonncia com as suas finalidades econmicas e sociais e de modo que sejam preservados, de conformidade com o estabelecido em lei especial, a flora, a fauna, as belezas naturais, o equilbrio ecolgico e o patrimnio histrico e artstico, bem como evitada a poluio do ar. 23) Assinale a opo incorreta: a) A hiptese que prev a desapropriao judicial do bem imvel coloca a posse-trabalho em patamar superior ao direito de propriedade. b) De acordo como novo Cdigo Civil, o proprietrio tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa; so defesos, todavia, os atos que no tragam ao proprietrio qualquer comodidade ou utilidade e sejam animados pela inteno de prejudicar terceiros. c) O registro, que ato subseqente matrcula, confere presuno juris et de jure de domnio, mas passvel de alterao junto ao Ofcio Fundirio. d) O Cdigo Civil estabelece que os direitos reais sobre coisas mveis, quando constitudos, ou transmitidos por atos entre vivos, s se adquirem com a tradio. 24) O reconhecimento da funo social da propriedade privada significa I o acolhimento do princpio de que a propriedade privada obriga. II a relativizao do direito individual da propriedade privada. III a concretizao do princpio da efetividade. IV a imposio de limites ao direito de usar, de gozar e de dispor da coisa. V a propriedade que no atende a funo social no merece a proteo do ordenamento jurdico.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente as assertivas I e II esto corretas. b) Somente as assertivas II e III esto corretas. c) Somente as assertivas I, II, III e IV esto corretas. d) Somente as assertivas I, II, IV e V esto corretas. e) Todas as assertivas esto corretas.

25)Sobre a aquisio e perda da propriedade, analise as afirmaes abaixo. I) As acesses industriais existentes em um terreno presumem-se feitas pelo proprietrio e sua custa; II) A sentena, na ao de usucapio imobiliria, tem carter constitutivo; III) A aquisio da propriedade por especificao somente aplicvel aos bens mveis. Quais so corretas? (A) Apenas I e II. (B) Apenas I e III. (C) Apenas II e III. (D) Apenas II. (E) Apenas III. 26) -Quanto aquisio da propriedade imvel, considerando o novo Cdigo Civil e as seguintes assertivas: I - de 20 (vinte) anos o prazo para a aquisio da propriedade imvel, independentemente de ttulo e boa-f, desde que o possuidor, sem interrupo e nem oposio, possua como seu o imvel. II -O prazo para aquisio da propriedade imvel, independentemente de ttulo e boa-f, desde que o possuidor, sem interrupo e nem oposio, possua como seu o imvel, reduzido a 15 (quinze) anos se o possuidor houver estabelecido no imvel a sua moradia, ou nele houver realizado obras ou servios de carter produtivo. III -Adquire a propriedade do imvel aquele que, contnua e incontestadamente, com justo ttulo e boa-f, o possuir por 10 (dez) anos, sendo esse prazo reduzido a 5 (cinco) anos se o imvel houver sido adquirido onerosamente, com base em registro constante do cartrio respectivo, cancelada posteriormente, desde que os possuidores nele tiverem estabelecido sua moradia, ou realizado investimentos de interesse social e econmico. IV -So suficientes 5 (cinco) anos ininterruptos para o possuidor que, no sendo proprietrio de imvel rural ou urbano, adquira o domnio de rea em zona rural no superior a cinqenta hectares, desde que a possua como sua e sem oposio, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua famlia, tendo nele sua moradia. V -Aquele que possuir, como sua, rea urbana at duzentos e cinqenta metros quadrados, por 5 (cinco) anos ininterruptos, e sem oposio, utilizando-a para sua moradia e de sua famlia, adquirir-lhe- o domnio, desde que no seja, durante o qinqdio, proprietrio de mais de um imvel urbano ou rural. Assinale a alternativa correta: (A) Somente as assertivas I, e II, esto corretas.

(B) Somente as assertivas II, III, e IV esto corretas. (C) Somente as assertivas I, II, V esto corretas. (D) Somente as assertivas III e IV esto corretas. (E) Somente as assertivas III, IV e V esto corretas. 27) Relativamente usucapio especial de 10.237/10.07.2001), assinale a alternativa correta: imvel urbano (Lei n.

a) A usucapio de imvel urbano ser concedida apenas a quem no seja proprietrio de outro imvel urbano, podendo ser o usucapiente, entretanto, proprietrio de rea rural, desde que seja esta inferior a um mdulo rural. b) A usucapio especial de imvel urbano pode ser invocada como matria de defesa, no tendo esse reconhecimento, entretanto, eficcia como ttulo hbil para fins de registro no Cartrio de Imveis. c) A usucapio especial no pode ser requerida por uma coletividade de pessoas. d) A sentena atribuir a cada um dos compossuidores frao ideal idntica, independentemente da rea efetivamente ocupada por cada um deles. e) Na sentena, de regra o juiz atribuir a cada um dos compossuidores a rea efetivamente ocupada. 28) Com base na disciplina jurdica da usucapio, correto afirmar: a) Segundo o Estatuto da Cidade, Lei n. 10.257 / 2001, no requisito para usucapio especial de imvel urbano que o possuidor do imvel usucapiendo no seja proprietrio de outro imvel. b) Na usucapio coletiva o Juiz atribuir igual frao ideal de terreno a cada possuidor, independente da dimenso do terreno que cada um ocupe, salvo hiptese de acordo escrito entre os condminos. c) O condomnio formado por conta da usucapio coletiva indivisvel pelo prazo de dois anos, perodo aps o qual ser vivel a individualizao dos terrenos, por iniciativa de qualquer dos proprietrios, mediante autorizao judicial. d) Reputa-se plenamente atendida a funo social da propriedade rural quando esta reputada produtiva, sendo, nesta hiptese, vedada sua aquisio mediante usucapio. e) A nica modalidade de usucapio de bem imvel pblico admitida pelo ordenamento jurdico brasileiro a usucapio constitucional de imvel rural.

29) Assinale a alternativa correta: a) A usucapio no pode ser invocada como matria de defesa. b) A usucapio pode ser caracterizada como modo derivado de aquisio da propriedade.

c) A usucapio especial urbana pode ser reconhecida em benefcio de pessoa jurdica. d) A usucapio pro moradia exige posse pessoal, no admitindo a soma de posses, como preconizado pelo art. 1.243 do CC. e) A aquisio da propriedade, por fora da usucapio, ocorre com o trnsito em julgado da sentena declaratria.

30) Pode adquirir imvel por usucapio o a) empregado. b) locatrio. c) comodatrio. d) possuidor sem justo ttulo e de boa-f. e) possuidor sem animus domini.

31) A respeito do instituto da usucapio, incorreto afirmar que a) no tem direito a usucapio a viva do empregado que ocupava o imvel por permisso do patro, proprietrio do bem. b) irrelevante, para a usucapio extraordinria, a m-f do possuidor. c) as causas que impedem ou suspendem a prescrio se aplicam ao usucapio, mas no as causas que interrompem. d) o usucapio ordinrio de bens mveis se verifica em trs anos.

32) Assinale a alternativa CORRETA: a) O direito aquisio de domnio a uma mesma pessoa no ser reconhecido por mais de uma vez, para fins de usucapio pro moradia; b) A faculdade de somarem-se as posses do atual possuidor e de seus antecessores para efeito de declarao da usucapio, independe da continuidade das mesmas; c) Dever o possuidor, para fins de usucapio, comprovar que sua posse era conhecida daqueles contra quem vai se invocar a usucapio; d) No h possibilidade de o possuidor de coisa mvel adquirir seu domnio atravs de usucapio.

33) Considere as seguintes afirmativas sobre o direito de superfcie, no que tange s disposies do Novo Cdigo Civil e Estatuto da Cidade. I O superficirio de imvel rural ter o direito de plantar, temporariamente, sendo figura de direito real, constituda mediante escritura devidamente registrada no cartrio do registro imobilirio.

10

II O direito de superfcie transmite-se por herana. III O superficirio responder sempre pela totalidades dos encargos e tributos incidentes sobre o imvel. IV Se o direito de superfcie for extinto em razo de desapropriao, tanto o proprietrio quanto o superficirio sero proporcionalmente indenizados.. V O direito de superfcie sobre imvel urbano pode ser constitudo por escritura pblica ou por instrumento particular, por tempo determinado ou indeterminado, devidamente averbado o instrumento de constituio no registro imobilirio.

Quais esto corretas? a) Apenas II, III, IV e V. b) Apenas II e III. c) Apenas I, II, III e V. d) Apenas I, II, III e IV. e) Apenas I, II, e IV.

34) Assinale a assertiva correta. a) A servido no usada durante 10 (dez) anos contnuos passvel de extino. b) Todo direito de propriedade perptuo. c) O usufruto e a superfcie so direitos reais vitalcios, extinguindo-se com a morte do titular. d) A promessa de compra e venda de imvel, com a clusula de arrependimento e registrada no Registro de Imveis, concede ao promitente comprador direito real aquisio do imvel. e) O usufruturio no obrigado a pagar as despesas ordinrias de conservao dos bens no estado em que os recebeu.

35) Assinale a alternativa correta: a) A servido pode ser removida de um local para outro, dentro do prdio serviente. Aos interessados na remoo (o titular do prdio dominante ou do serviente) cabe o custo desta alterao. b) A constituio da posse de m-f no retira o direito do possuidor quanto aos frutos colhidos e percebidos. c) O usufruto prprio o que tem por objeto coisas consumveis e fungveis. d) O jus tollendi do possuidor de boa-f em relao s benfeitorias volupturias se no lhe forem pagas, incondicionado. e) O direito percepo dos frutos do bem sobre o qual existe usufruto do nproprietrio. f) O compromisso de compra e venda irretratvel direito real de fruio.

11

36) Assinale a hiptese que no condiz com o Direito. a) Entre os direitos de usar, gozar e dispor reunidos no direito de propriedade, consta o de seqela, que o de reaver o bem do poder de quem quer que injustamente o possua, indo em perseguio ao bem. b) A composse pro diviso ocorre quando, embora no haja uma diviso de direito, j existe uma repartio de fato, que faz com que cada um dos compossuidores j possua uma parte certa de um terreno. c) O usufruturio pode alienar o usufruto e ceder seu exerccio a ttulo gratuito ou oneroso. d) O possuidor de boa-f tem o direito de ser ressarcido do valor das benfeitorias teis, cabendo-lhe o direito ao jus retentionis em caso de oposio ao legtimo proprietrio, permanecendo no imvel enquanto no indenizado, ex vi legis. e) o aqueduto uma servido contnua, porque exercida e subsiste independentemente da prtica de atos pelo proprietrio do imvel dominante. 37) Destes assertos, s um certo. Diga qual . a) Com a promessa de compra e venda, de que no conste clusula de arrependimento, adquire o promitente comprador, desde que inscrito o compromisso no Cartrio de Registro de Imveis, o direito de seqela. b) Para que o promitente comprador adquira direito real aquisio do imvel, imprescindvel conste da promessa de compra e venda clusula expressa de irrevogabilidade. c) Somente a promessa de compra e venda celebrada por instrumento pblico d ao promitente comprador direito real. d) Na promessa de compra e venda de imvel no loteado, condio legal da constituio do direito real aquisio do imvel a quitao do preo no ato. 38) Escolha a alternativa correta. a) O compromisso de compra e venda registrado na matrcula respectiva permite, na injusta recusa do promitente vendedor, sentena substitutiva da livre volio, outorgando o domnio da coisa prometida ao compromissrio comprador. b) indispensvel a notificao ou interpelao do compromissrio comprador para a resciso do compromisso de compra e venda quando este no houver pago 40% das prestaes assumidas e nus contratados. c) A resciso do compromisso de compra e venda de imvel loteado por inadimplemento do compromissrio comprador acarreta a perda da totalidade das prestaes pagas em favor do promitente vendedor. d) O compromisso de compra e venda de imvel loteado resolve-se com o falecimento de qualquer dos contratantes.

12

e) O compromissrio comprador de imvel loteado s pode ceder os direitos e obrigaes que assumiu se houver anuncia expressa do promitente vendedor, que pode recusar a pessoa do cessionrio. 39) Assinale a alternativa CORRETA: a) As causas que obstam, suspendem, ou interrompem a prescrio no se aplicam a usucapio; b) O direito percepo dos frutos do bem sobre o qual incide usufruto do nuproprietrio; c) O dono do imvel hipotecado no pode constituir sobre ele nova hipoteca em favor de outro credor; d) nula a clusula comissria que autoriza o credor com garantia real a ficar com o bem, se a dvida no for paga no vencimento.

40) Assinale a alternativa INCORRETA: a) A passagem forada limitao legal ao direito de propriedade, que independe de qualquer registro no Ofcio Imobilirio; b) O tempo de posse da usucapio tabular ou documental de um lustro (prazo de cinco anos); c) O registro do ttulo e a acesso so formas originrias de aquisio da propriedade imobiliria; d) A adjudicao compulsria em face do promitente vendedor independe do registro da promessa no Cartrio e Registro de Imveis.

41) No atinente aos direitos reais limitados, assinale a alternativa correta : a) No usufruto, o nu-proprietrio cede ao usufruturio o direito de usar e fruir do bem; b) No possvel a usucapio das servides; c) O exerccio do usufruto no pode ser cedido a ttulo oneroso; d) A constituio de uma servido no pode ser obstada pela vontade individual do proprietrio do prdio serviente.

42) Assinale a alternativa verdadeira: a) As normas do Cdigo Civil sobre direito de superfcie revogaram as relativas ao direito de superfcie constantes do Estatuto da Cidade. b) Nos direitos reais de garantia o bem fica afetado ao pagamento prioritrio de determinada obrigao. c) O contrato de compra e venda modo de aquisio da propriedade. d) O terceiro possuidor de boa-f parte passiva legtima em ao possessria.

13

43) Assinale a alternativa incorreta: a) O direito de superfcie pode ser dado em garantia hipotecria. b) O pedido de adjudicao compulsria sempre exige o registro da promessa de compra e venda no Ofcio Imobilirio c) A tradio modo derivado de aquisio da propriedade mobiliria. d) Os direitos reais de garantia caracterizam-se pelo princpio da indivisibilidade.

44) Assinale a alternativa correta: a) O usufruto institudo para beneficiar vrias pessoas, extinguindo-se, gradativamente, em relao a cada uma das que falecerem, o usufruto temporrio. b) O direito adjudicao compulsria, quando exercido em face de promitente vendedor, condiciona-se ao registro da promessa de compra e venda no registro imobilirio. c) A propriedade superficiria pode ser constituda por ciso, e pode, autonomamente, ser objeto de direitos reais de gozo e garantia. d) A extino do usufruto, pelo no-uso, de que trata o art. 1.410, VIII, no pode operar-se imediatamente, por desatendida a funo social do instituto. e) A resgatabilidade da servido direito que nasce de clusula inserta no ato constitutivo do direito real.

45) Assinale a opo incorreta: a) O usufruto prprio o que tem por objeto coisas consumveis e fungveis; b) O prmio a que tem direito o descobridor, acrescido da indenizao a que faz jus pelas despesas efetuadas com a conservao e transporte da coisa, denomina-se achdego; c) Considerando-se a funo dos direitos reais sobre coisa alheia e aquela dos de garantia, lcito afirmar-se que estes so acessrios, enquanto os direitos reais sobre coisa alheia so autnomos; d) O registro o ato subseqente matrcula do imvel.

46) O usufruto institudo para beneficiar vrias pessoas, extinguindo-se, gradativamente, em relao a cada uma das que faleceram, o usufruto a) temporrio b) restrito c) universal d) simultneo e) sucessivo

14

47) Assinale a alternativa CORRETA: a) A servido uma relao entre dois prdios que no podem pertencer a donos diversos; b) O titular da servido pode ser tanto proprietrio do prdio dominante como do prdio serviente; c) A servido que se presume, indivisvel e tem durao indefinida; d) Na servido, que alienvel, um imvel serve a outro imvel; e) O direito de remoo do local da servido pode ser exercido pelo titular do prdio dominante e tambm pelo dono do prdio serviente.

48) Assinale a afirmao CORRETA: a) O usufruturio pode alienar o usufruto a quem que seja; b) Cedido o usufruto a terceiro, a ttulo gratuito ou oneroso, sobrevindo a morte do usufruturio, extingue-se o usufruto e, portanto, a cesso; c) O usufruturio somente pode defender a posse do bem usufrudo com o consentimento do nu-proprietrio; d) Doao com reserva de usufruto caracteriza usufruto por alienao.

49) Assinale a assertiva incorreta. a) A hiptese que prev a desapropriao judicial do bem imvel coloca a posse-trabalho em patamar superior ao direito de propriedade. b) O possuidor sem posse atual, mas que implementou os requisitos legais, pode ajuizar ao de usucapio. c) A ao de imisso de posse conferida ao adquirente da coisa, para assumir a posse desta, que no lhe foi transmitida. d) A ao reivindicatria pode ser deduzida em face do possuidor injusto e do fmulo da posse. e) O direito adjudicao compulsria, quando exercido em face de terceiro, no se condiciona ao registro da promessa de compra e venda no Registro Imobilirio. 50) Adquire-se a posse a) pelo prprio interessado, seu representante ou procurador, terceiro sem mandato (independentemente de ratificao) e pelo constituto possessrio. b) pelo prprio interessado, seu representante ou procurador, terceiro sem mandato (dependendo de ratificao) e pelo constituto possessrio. c) pelo prprio interessado e pelo constituto possessrio, apenas. d) pelo prprio interessado, seu representante ou procurador (dependendo de ratificao), terceiro sem mandato e pelo constituto possessrio.

15

e) pelo prprio interessado, seu representante ou procurador e por terceiro sem mandato (dependendo de ratificao), apenas. 51) Nos termos da lei civil, considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exerccio, pleno ou no, de algum dos poderes inerentes propriedade. Ao possuidor de boa-f a lei civil confere certas prerrogativas. Dentro desse esquadro, considere as proposies abaixo e assinale a incorreta: a) de boa-f a posse, se o possuidor ignora o vcio, ou o obstculo que impede a aquisio da coisa; b) O possuidor de boa-f no responde pela perda ou deteriorao da coisa, a que no der causa; c) O possuidor de boa-f tem direito indenizao das benfeitorias necessrias, teis e volupturias. Conseqentemente, pelo valor das mesmas poder exercer o direito de reteno; d) A posse de boa-f s perde este carter no caso e desde o momento em que as circunstncias faam presumir que o possuidor no ignora que possui indevidamente. 52) A respeito das servides, assinale a alternativa correta: a) No possvel a usucapio de servido aparente, pois a usucapio sempre uma forma de aquisio do direito de propriedade. b) O dono do prdio serviente no poder embaraar de modo algum o exerccio legtimo da servido. c) A servido no pode ser removida, de um local para outro, pelo dono do prdio serviente, sem expressa concordncia do dono do prdio dominante. d) Se o prdio dominante estiver hipotecado e a servido no estiver mencionada no ttulo hipotecrio, ser tambm preciso, para cancelar a servido, o consentimento do credor. e) A reunio do prdio dominante e do serviente no domnio da mesma pessoa no extingue a servido, pois sempre haver a possibilidade de os imveis serem novamente desmembrados. 53) Pode adquirir imvel por usucapio o: a) empregado. b) locatrio. c) comodatrio. d) possuidor sem justo ttulo e de boa-f. e) possuidor sem animus domini.

54) Quando A, dono de um imvel, mediante contrato, cede a B a sua propriedade, reservando para si o usufruto, ter-se-: a) Usufruto convencional por alienao. b) Quase-usufruto. c) Usufruto convencional por reteno. d) usufruto imprprio.

16

e) Usufruto simultneo. 55) A respeito do instituto do usucapio, incorreto afirmar que: a) No tem direito a usucapio a viva do empregado que ocupava o imvel por permisso do patro, proprietrio do bem. b) irrelevante, para a usucapio extraordinria, a m-f do possuidor. c) As causas que impedem ou suspendem a prescrio se aplicam a usucapio, mas no as causas que a interrompem. d) A usucapio ordinria de bens mveis se verifica em trs anos. 56) Assinale a opo incorreta. a) A irresponsabilidade do possuidor de boa-f pela perda ou deteriorao da coisa, se para tanto no houver dado causa, efeito da posse. b) O constituto possessrio forma voluntria de perda da posse. c) O possuidor de m-f s responde pela deteriorao da coisa, se lhe houver dado causa. d) A acesso modo originrio de aquisio da propriedade imobiliria. 57) A acessio possessionis consiste em: a) posse ad interdicta; b) posse ad usucapionem; c) aquisio da posse pelo constituto possessrio; d) unio da posse do sucessor singular posse do antecessor. 58) Assinale a alternativa incorreta: a) Os sucessores do devedor podem remir parcialmente o penhor ou a hipoteca na proporo dos seus quinhes. b) O usufruto de imveis, quando no resulte do direito de famlia depender de registro no respectivo ofcio imobilirio. c) Salvo direito adquirido por outrem, o usufruturio faz seus os frutos naturais, pendentes ao comear o usufruto, sem encargo de pagar as despesas de produo. d) A extino da hipoteca s comea a ter efeito contra terceiros depois de averbada no respectivo registro. 59) Assinale a opo correta. a) O usufruto de bens imveis depender sempre de inscrio na matrcula respectiva. b) O nu-proprietrio o proprietrio do bem que, em razo do usufruto, perdeu o jus utendi e o fruendi, conservando, porm, o contedo do domnio, o jus disponendi; c) O exerccio do usufruto s pode ser cedido por ttulo oneroso. d) O direito real de uso conferido a uma pessoa transfere-se, por morte do usurio, aos seus sucessores, obedecida a ordem de vocao hereditria.

17

e) Se o direito real de habitao conferido a trs pessoas conjuntamente e se apenas uma delas ocupa o imvel, dever pagar aos outros dois um aluguel, fixado na proporo do direito deles. 60) Em caso de turbao na posse: a) a ao cabvel a reintegrao de posse. b) o possuidor precisa provar que o dono da coisa. c) se o dono da coisa for o turbador, no h ao contra ele. d) o possuidor s pode se defender com o interdito proibitrio. e) o possuidor pode se servir da ao de manuteno. 61) Questo: I Se a cesso onerosa de posse recair sobre imvel, a escritura pblica dever ser levada a registro imobilirio. II A oponibilidade erga omnes um atributo privativo do direito real de propriedade. III A ao de imisso de posse conferida ao adquirente da coisa, para assumir a posse desta, que no lhe foi transmitida. IV Uma vez pago o preo, o contrato de compra e venda transfere ao adquirente o domnio da coisa. V Pela traditio brevi manu pode operar-se a tradio ficta. a) Apenas I, II e III esto corretos. b) Apenas II, III e IV esto corretos. c) Apenas III e V esto corretos. d) Apenas III, IV e V esto corretos. e) Apenas I, IV e V esto corretos. 62) O usufruto que foi estabelecido para beneficiar duas ou mais pessoas, extinguindo-se gradativamente em relao a cada uma das que falecerem, denominam-se: a) usufruto simultneo; b) usufruto temporrio; c) usufruto sucessivo; d) usufruto universal;

18

S-ar putea să vă placă și