Sunteți pe pagina 1din 2

A amamentao deve ser exclusiva

at os 6 MESES:
O leite materno sacia a fome e a sede, d proteo, exerccio para desenvolvimento da face, faz os dentes saudveis, facilita a fala e a respirao.
ATENO: A amamentao nos primeiros meses no deve ser regulada por horrio; o beb diz quando quer, quanto quer e por quanto tempo mama. No h limite. Esperamos que essas orientaes tenham

AMAMENTAO

contribudo para incentivar o aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses. Ao ser introduzida a alimentao de

transio, aos 6 meses, a amamentao deve, se possvel, ser mantida at os 2 anos.


NO existe LEITE FRACO! Pode haver baixa produo de leite, levando a um ganho de peso inadequado que ser interpretado pela famlia como leite fraco. A produo de leite pelo organismo, depende de alguns fatores: - quantidade de lquidos ingeridos: gua, sucos - suco do beb: quanto mais suga, mais o crebro entende que precisa aumentar a fabricao de leite. - tranqilidade da me: apoio da famlia ao aleitamento materno, incentivo, ambiente calmo. O leite materno o melhor alimento que pode ser oferecido nessa fase da vida do beb, que no tem nenhum custo para a famlia. tambm o mais completo, pois pode ser dado para saciar a sede, a fome e oferece uma vacina natural que d imunidade ao beb. a melhor forma de evitar diarria, priso de ventre e pneumonia nos primeiros meses, evita obesidade nas crianas e no adulto.

PRIMEIROS PASSOS

Enfim, no h alimento que supere o leite materno para o beb!

ORIENTAES PARA A AMAMENTAO Quando for amamentar, procure um lugar

Em cada mamada, o beb deve esvaziar Para a ME, a amamentao ajuda a reduzir o peso, acelerando a volta ao peso que tinha antes da gestao, ajuda o tero a voltar ao tamanho normal, diminui o risco de Diabetes, evita nova gestao nos primeiros 6 meses.

primeiro uma das mamas e se ainda quiser,


deve-se oferecer a outra mama. NO se deve mudar de mama sem que tenha sido totalmente esvaziada, porque a primeira

confortvel e tranquilo. O beb deve ser colocado na posio adequada para ser
amamentado: BARRIGA VOLTADA PARA A BARRIGA DA ME, CABEA DE FRENTE PARA A MAMA, APOIADA NA CURVA DO BRAO; A MO DA ME DEVE ESTAR APOIANDO AS NDEGAS DO BEB.

poro do leite sacia a sede e somente o final da mamada tem gordura suficiente para saciar a fome. Isso faz com que o beb
durma por mais tempo, ajudando a ganhar peso. As mamas devem ser alternadas a cada

mamada, ou seja, iniciar a mamada seguinte


pela mama que no foi totalmente esvaziada na anterior. Isso faz com que no haja acmulo de leite para no fazer a mama ficar dolorida. Se as mamas no forem devidamente esvaziadas pode ocorrer o EMPEDRAMENTO. Isso pode levar a um quadro inflamatrio chamado MASTITE, que pode vir com febre, sendo necessrio tomar antibitico. Caso perceba que est havendo acmulo de leite porque o beb no consegue esvaziar as mamas, deve fazer o esvaziamento manual, ou retirada com bombas. Caso a me tenha uma grande produo de leite, o excesso pode ser doado. Na caderneta da criana, h uma orientao de como fazer para ordenhar e doar esse leite para bancos de leite, que vo casa para apanhar essa doao.

Para que haja produo de leite adequada, deve-se ingerir muito lquido, dependendo da temperatura do dia, um mnimo de

O BEB deve estar com a boca bem aberta para que no apenas a extremidade do mamilo esteja dentro da boca, mas parte da arola (a parte mais escura), fique dentro da boca do beb. Essa posio faz com que a boca do beb fique parecendo boca de peixe. A pega errada pode favorecer o aparecimento de fissuras, que evoluem para rachaduras, causando dor.

2 a 3 litros.
Bebidas alcolicas so proibidas durante a amamentao!

pega

correta

no

provoca

dor!

No se deve oferecer lquidos ou complementos atravs de bicos, para que no haja confuso de bicos e posterior abandono do seio.

Sua alimentao deve, a partir do parto, ser voltada para a amamentao. O que for ingerido pela me pode trazer consequncias para o beb. Voc NO deve ingerir caf (a menos que seja descafeinado), chocolate, ch preto, mate, bebida alcolica, condimentos como pimenta.

S-ar putea să vă placă și