Sunteți pe pagina 1din 2

NOS

COLGIOS

MILITARES,

GOLPE

DE

1964

ENSINADO

COMO

'REVOLUO' Livro de Histria editado pelo Exrcito, usado pelos 14 mil alunos de todas as unidades, alvo de crticas de especialistas.

Sem precedentes nos anais dos levantes polticos sul-americanos, a Revoluo de 1964 foi levada a efeito, no por extremistas, mas por grupos moderados, respeitadores da lei e da ordem. No dia em que o golpe militar completa 50 anos, ler essa frase pode soar at como provocao. Mas no . O trecho apenas uma das polmicas passagens do livro didtico Histria do Brasil Imprio e Repblica, da Coleo Marechal Trompowsky, utilizado por mais de 14 mil alunos nos 12 colgios militares do pas. Historiadores acusam a obra de ser enviesada. Em suas pginas, estudantes do 7 ano do ensino fundamental aprendem que, mesmo com os subsequentes atos institucionais que suspendiam as eleies diretas e cassavam direitos polticos de opositores, o Brasil continuava no rol das democracias. Quando ex-polticos uniram-se para formar a Frente Ampla e pedir a volta do estado democrtico de direito, o livro ensina que o dilogo proposto pelo Governo no encontrou a necessria receptividade. Mesmo dentro dos Colgios Militares, o livro encontra resistncia. No ano passado, a professora Silvana Pineda, de Histria do Colgio Militar de Porto Alegre, negou-se a utilizar o livro. Ela foi ento realocada para outros cargos, o que a motivou a impetrar um mandado de segurana para poder voltar a ensinar. Em maio do mesmo ano, a Justia lhe concedeu o direito, e Silvana retornou ao trabalho. Tudo explicado em sucesses de fatos, onde as medidas tomadas so uma resposta aos subversivos. O AI-5, por exemplo, entrou em vigor para combater atividades terroristas praticadas por diferentes organizaes integrantes do Partido Comunista. Em nenhum momento casos de tortura so mencionados. Os alunos s ficam sabendo que houve guerrilhas subversivas, e que no seu combate, quer na rea urbana quer na rual, o Governo reprimiu e eliminou as faces comunistas engajadas na luta armada, porque a preservao da ordem pblica era condio necessria ao progresso do Pas. Pulicada pela primeira vez em 1998 pela Biblioteca do Exrcito (Bibliex), a obra nunca passou por uma avaliao fora dos muros da caserna. A Bibliex no inscreveu o livro no Plano Nacional do Livro Didtico (PNLD), do Ministrio da Educao, que analisa e seleciona ttulos como recomendaes a escolas pblicas e privadas do Brasil. O motivo

que, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educao, as Foras Armadas tm autonomia em seu sistema de ensino, dando competncia ao Ministrio da Defesa, e no ao MEC, de administrar os colgios militares. Para a historiadora do Instituto Federal de Educao do Rio, Pmella Passos, o livro reproduz as ideias pregadas pelo regime: Um livro didtico que reproduz o discurso legitimador de um estado ditatorial incorre diretamente nos riscos de contribuir com a formao de jovens que naturalizam o desrespeito s instituies democrticas e s prticas de tortura, visto que os trechos desse livro no aprofundam nem problematizam episdios importantssimos, como AI-5 e guerrilhas.

S-ar putea să vă placă și