Sunteți pe pagina 1din 2

CENTRO UNIVERSITRIO CARIOCA

TICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL


TEXTO 5 VALORES E REFLEXES _________________________________________________________
Srgio Oliveira

Voc j percebeu que os valores morais de uma cultura no so naturais, apesar de assim parecerem para muitos. Eles so construdos. Os valores morais so aqueles que regulam a convivncia dos integrantes de uma cultura, estejam eles codificados em seus grandes livros ou fazendo parte de seu senso comum. amb!m vimos que a !tica ! a disciplina que reflete sobre os camin"os e os descamin"os dos valores da nossa cultura Voc tamb!m j deve ter ouvido falar que vivemos "oje uma sociedade de moral individualista, onde a competi#o ! a palavra de ordem e onde o culto ao sucesso pessoal se tornou um valor m$imo. %ontudo, para no ficarmos paralisados num pessimismo fatalista, ! bom lembramos de e$emplos muito relevantes na contramo dessa tendncia. &final, ao lado do imenso individualismo incentivado "oje em nossa cultura, registra' se tamb!m o desenvolvimento de resistncias a essa cultura, as quais tomam a forma de grupos comunitrios reunidos em prol da qualidade social da vida e da luta por direitos continuamente desrespeitados. ( interessante aqui voc procurar observar que o processo de conscientiza#o em torno da necessidade desses valores de coopera#o no se completa antes da a#o) ele gan"a corpo durante as a#*es comunitrias desenvolvidas, ou seja, + medida que estas so concretamente vivenciadas pelo grupo e refletidas por seus integrantes, atrav!s da atitude dial,gica. amb!m ! importante perceber que a refle$o que move os integrantes de tais grupos surge da prtica, devendo retornar a ela sempre para que o discurso de interven#o no se torne engessado em torno de uma viso desligada dos obstculos e dos impasses que continuarem a ser registrados. Obstculos e impasses no nos deveriam fazer descrer do valor da resistncia- devem, sim, alimentar novas refle$*es e novas pesquisas da literatura sobre os desafios encontrados. & este tipo de la#o social criado entre atores sociais que se re.nem por conta da elei#o de valores comuns c"amaremos solidariedade orgnica. Ele difere muito da simples solidariedade mecnica. /eia o pequeno e$certo abai$o do livro escrito pela 0rofessora &na 1oc2 e seus colegas que ilustra, de maneira muito bem sucedida, tais processos grupais de resistncia, e$pressos na forma de redes tecidas em torno de ideais compartil"ados. & nossa vida cotidiana ! demarcada pela vida em grupo. Estamos o tempo todo nos relacionando com outras pessoas. 3esmo quando ficamos sozin"os, a referncia de nossos devaneios so os outros) pensamos em nossos amigos, na pr,$ima atividade 4 que pode ser assistir + aula de ingls ou realizar nova tarefa no

trabal"o 5que, provavelmente, envolver mais de uma pessoa6- pensamos no nosso namoro,em nossa famlia. 7aramente encontraremos uma pessoa que viva completamente isolada, mesmo o mais asceta dos eremitas levar, para o e$lio voluntrio, suas lembran#as, seu con"ecimento, sua cultura. 5...6 alvez seja por isso que nossas vidas encontram sempre uma certa regularidade, que ! necessria para a vida em grupo. 5...6 5...6 &s pessoas vivem, em nossa sociedade, em campos institucionalizados. 8eralmente moram com suas famlias, vo + escola, ao emprego, + igreja, ao clube- convivem com grupos informais, como o grupo de amigos da rua, do bar, do centro acadmico ou grmio estudantil etc. Em alguns casos, a institucionaliza#o nos obriga a conviver com pessoas que no escol"emos. 9uando con"ecemos nossa primeira classe no ensino m!dio ou na universidade, descobrimos que vamos conviver com um grupo de :;, <; ou =; pessoas com as quais 4 como geralmente acontece 4 no tn"amos nen"um contato. & essa forma de convvio que independe da nossa escol"a c"amamos solidariedade mecnica. & afilia#o a um grupo independe da nossa vontade no que diz respeito + escol"a de seus integrantes. & solidariedade orgnica ! a forma de convvio na qual nos afiliamos a um grupo porque escol"emos nossos pares. ( o caso do grupo de amigos que se re.ne nos finais de semana para jogar futebol ou que decide formar uma banda. & afinidade pessoal ! levada em considera#o para a escol"a do grupo. >os grupos em que predomina a solidariedade mec?nica, geralmente formam'se subgrupos que se caracterizam pela solidariedade org?nica, como ! o caso das @panelin"asA em sala de aula ou do grupo de amigos em uma fbrica ou um escrit,rio. 5...6 O grupo se caracteriza pela reunio de um n.mero de pessoas 5que pode variar bastante6 com um determinado objetivo, compartil"ado por todos os seus membros, que podem desempen"ar diferentes pap!is para a e$ecu#o desse objetivo.

1O%B, &na 3ercs 1a"ia et al. Psicologias) Uma Introduo ao Estudo da Psicologia, C=D. ed.. Eo 0aulo) Earaiva, :;;F, p. ::; e ::F.

S-ar putea să vă placă și