Sunteți pe pagina 1din 3

Universidade de So Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura

AUT 0192 - Infraestrutura Urbana e Meio Ambiente


Notas de aula (R1 22/08)

I - ABASTECIMENTO PBLICO DE GUA: OFERTA, DEMANDA E TECNOLOGIA BSICA DO SISTEMA.


1. Estrutura geral do sistema de abastecimento de gua Produo Captao Superficial Barragem / reservatrio Fio dgua Subterrnea Poos profundos aquferos confinados Poos freticos Aduo (gua bruta) Tratamento Convencional (normalmente associado captao em corpos de classe 2) Avanado (normalmente associado captao em corpos de classe 3) Simplificado (normalmente associado captao em corpos de classe 1) Desinfeco (sem outras etapas de tratamento, para guas de corpos classe especial) Aduo (gua tratada) Distribuio Reservatrio de distribuio Rede primria Registros de manobra Vlvulas redutoras de presso Dispositivos de pressurizao (boosters) Rede secundria (distribuio local) Rede de distribuio Ramais prediais 2. Elementos para pr-dimensionamento das vazes de projeto Consumo de gua, vazo de pico horrio (para tubulaes): Qmax = (P.q.k1.k2) 86400 Qmax vazo mxima de projeto para o trecho considerado, em l/s. P populao de projeto, considerando os horizontes de durabilidade fsica e funcional do sistema. q vazo unitria consumida por pessoa por dia, variando entre 120 l/p.d, para reas de periferia urbana, at 250 l/p.d para reas residenciais de renda mdia alta. Adotar valores levantados em campo quando disponveis.
1

k1 coeficiente de mxima vazo diria, fixado em 1,25 para a RMSP. k2 coeficiente de mxima vazo horria, fixado em 1,50 para a RMSP. 86400 nmero de segundos contido em 24 horas, para adaptar q originalmente fixado em volume dirio.

Para estimativa de vazes de esgoto, considerar taxa de retorno de 80% e acrescentar vazo de infiltrao (Qi) para trechos de coletores passando abaixo do nvel fretico, sendo Qi o produto do trecho saturado (L, em km) pela taxa de infiltrao Ti, fixada em 0,7 l/s/km para efeito de pr-dimensionamento. As vazes para pr-dimensionamento de reservatrios de gua e estaes de tratamento de esgoto no devem ser as mximas horrias mas as mximas dirias (descontando k2). 3. Elementos para pr-dimensionamento de tubulaes de gua Frmula de Hazen-Williams em funo da velocidade e raio hidrulico (canais abertos) V=0,85.C.Rh(0,63).J(0,54) Frmula de Hazen-Williams em funo da vazo e do dimetro (condutos forados, seo plena) Q=0,2787.C.D(2,63).J(0,54) Para (grandezas e unidades) V - velocidade do fluido, em m/s Q - vazo, em m3/s; C - coeficiente relacionado rugosidade da parede do conduto, conforme exemplos seg.tes: ferro fundido, usado (20 anos) - 100; grs cermico - 110; concreto - 120; ferro fundido (novo) - 130; ao novo c/ juntas lock-bar - 130; cimento-amianto, plstico e vidro - 140; Rh raio hidrulico, que uma relao entre rea molhada e permetro molhado do conduto (Am/Pm), igual a D/4 (um quarto do dimetro) para condutos de seo circular a meia seo ou a seo plena. J perda de carga no trecho considerado, em m/m.

4. Referncias
Azevedo Netto, J.M.; Botelho, M.H.C. (1991) Manual de saneamento de cidades e edificaes. Editora Pini. So Paulo. Martins, J.R.S.; Martins, S.L. (2004). Hidrulica Bsica. Guia de Estudo. Condutos Forados. Instalaes de Recalque. Em http://www.fcth.br/phd/phd313/Roteiros%20de%20Estudo/Hidraulica%20Basica%20-%20Condutos%20Forcados.pdf Merritt, F.S.; Loftin, M.K.; Ricketts, J.T. (1995). Standard handbook for civil engineers. McGraw-Hill. New York. Yassuda, E.R.; Nogami, P.S. (ed. 1987) - Consumo de gua. Em Oliveira, W.E., Tcnica de Abastecimento e Tratamento de gua. CETESB, So Paulo.

5. Classes de corpos de gua doce conforme Resoluo CONAMA 357

S-ar putea să vă placă și