Sunteți pe pagina 1din 1

Nome da Tendncia Pedaggica

Pedagogia Liberal Tradicional.

Papel da Escola
Preparao intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade. A escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social.

Contedos

Mtodos

Professor x aluno

Aprendizagem
A aprendizagem receptiva e mecnica, sem se considerar as caractersticas prprias de cada idade.

Manifestaes

So conhecimento e valores sociais acumulados atravs Exposio e demonstrao Autoridade do professor dos tempos e repassados verbel da matria e / ou por que exige atitude receptiva aos alunos como verdades meios de modelos. do aluno. absolutas. Os contedos so estabelecidos a partir das experincias vividas pelos alunos frente s situaes problemas. Baseia-se na busca dos conhecimentos pelos prprios alunos. So informaes ordenadas numa seqncia lgica e psicolgica. Por meio de experincias, pesquisas e mtodo de soluo de problemas. Mtodo baseado na facilitao da aprendizagem. Procedimentos e tcnicas para a transmisso e recepo de informaes. O professor auxiliador no desenvolvimento livre da criana. Educao centralizada no aluno e o professor quem garantir um relacionamento de respeito. Relao objetiva onde o professor transmite informaes e o aluno vai fix-las.

Nas escolas que adotam filosofias humanistas clssicas ou cientficas.

Tendncia Liberal Renovadora Progressiva. Tendncia Liberal Renovadora nodiretiva (Escola Nova) Tendncia Liberal Tecnicista.

baseada na motivao e na estimulao de problemas.

Montessori Decroly Dewey Piaget Lauro de oliveira Lima Carl Rogers, "Sumermerhill" escola de A. Neill. Leis 5.540/68 e 5.692/71.

Formao de atitudes. modeladora do comportamento humano atravs de tcnicas especficas. No atua em escolas, porm visa levar professores e alunos a atingir um nvel de conscincia da realidade em que vivem na busca da transformao social.

Aprender modificar as percepes da realidade.

Aprendizagem baseada no desempenho.

Tendncia Progressista Libertadora

Temas geradores.

Grupos de discusso.

A relao de igual para igual, horizontalmente.

Resoluo da situao problema.

Paulo Freire.

Tendncia Progressista Libertria. Tendncia Progressista "crtico social dos contedos ou "histrico-crtica"

Transformao da As matrias so colocadas personalidade num sentido mas no exigidas. libertrio e autogestionrio. Contedos culturais universais que so incorporados pela humanidade frente realidade social.

Vivncia grupal na forma de auto-gesto. O mtodo parte de uma relao direta da experincia do aluno confrontada com o saber sistematizado.

no diretiva, o professor orientador e os alunos livres. Papel do aluno como participador e do professor como mediador entre o saber e o aluno.

Aprendiagem informal, via grupo.

C. Freinet Miguel Gonzales Arroyo. Makarenko B. Charlot Suchodoski Manacorda G. Snyders Demerval Saviani.

Difuso dos contedos.

Baseadas nas estruturas cognitivas j estruturadas nos alunos.

Extrado do Site do Professor (http://www.aol.com.br/professor/)

S-ar putea să vă placă și