Sunteți pe pagina 1din 14

As artes em n1

Fabio Duro

A posio de T. W. Adorno no panorama intelectual contemporneo paradoxal. Por um lado, seguro dizer que poucos intelectuais no sculo vinte exerceram uma influncia to profunda e extensa, se fazendo sentir em campos de atuao to diversos como a crtica literria e musical, educao e pedagogia, filosofia e sociologia, e em grande medida antecipando o que hoje simplesmente chamamos de comunicao. Some-se a isso que a contribuio de Adorno a estas diversas reas foi sempre imbuda de um carter interdisciplinar (antes mesmo do termo se tornar moda), que muitas vezes confrontava saberes em um processo de correo recproca, como por exemplo na tenso que se pode sentir entre psicologia e sociologia nos estudos empricos que geraram A personalidade autoritria, ou na irredutibilidade a um nico domnio do conhecimento do j famoso conceito de indstria cultural. Esta pertence ao mesmo tempo economia no sentido mais estrito, pois uma indstria cultural, e sociologia em sua concepo mais ampla, j que existe como uma indstria cultural. Desta ambigidade surge, ento, a obrigao de se levar em conta a forma com que o pblico se relaciona com o que lhe oferecido (ou imposto), e a psicanlise torna-se indispensvel. Em ltima instncia, a prtica terica de Adorno nos oferece um poderoso e fecundo modelo de mediao entre o todo e as partes, uma forma de pensar que, se no os reifica, pois se interpenetram, tambm no os reconcilia, se recusando assim a falsificar no esprito aquilo que ainda lhe negado na realidade. E, no entanto, apesar da envergadura e originalidade da obra de Adorno, parece ser um consenso j amplamente difundido no apenas no contexto anglo-saxnico e na academia francesa, mas na prpria Alemanha que ela j no mais

1 Este trabalho foi originariamente apresentado como comunicao no colquio Tecnologia, Cultura e Formao... Ainda AUSCHWITZ, na Universidade Metodista de Piracicaba, de 13 a 17 de maio de 2002. Para no desfigurar o texto, alguns traos de oralidade tiveram que ser mantidos.

ALEA

V. 5

N. 1

JAN/JUN 2003

p. 47-60

47

relevante e no consegue dar conta dos problemas da atualidade. Os argumentos apresentados para justificar esta posio, deve-se admitir, so bem variados. Eles vo desde as infindveis litanias a respeito do elitismo ou mandarinato de Adorno diga-se de passagem, o ensaio sobre o jazz em Primas, pelo menos nos Estados Unidos, uma das poucas unanimidades acadmicas, sendo em toda parte condenado, at mesmo por marxistas e ardorosos defensores de Adorno , passando pelo ataque ao conceito de autonomia artstica, um alvo privilegiado da crtica ideolgica dos Estudos Culturais, e culminando nas crticas mais sofisticadas de Jrgen Habermas e Albrecht Wellmer.2 Estes ltimos salientam que a filosofia de Adorno estaria presa a um paradigma tradicional, pois ela seria uma filosofia da conscincia, calcada em uma terminologia ultrapassada e baseada na oposio entre sujeito e objeto, oposio esta que teria sido superada pelo linguistic turn de uma teoria da razo comunicativa. Este estado de coisas s piorado pela atitude dos prprios adornianos. Salvo rarssimas excees, eles tm se mostrado relutantes em confrontar outras teorias, se restringindo parfrase, explicao ou, no mximo, aplicao de Adorno. Colocam-se assim na posio de discpulos, filhos intelectuais de um mestre cuja palavra agora reveste-se de uma positividade de arrepiar qualquer dialtico. Surge ento a pergunta: e se a causa desta postura defensiva for justamente o envelhecimento da obra de Adorno? E se a elucidao for uma estratgia retrica que pretende ignorar falhas, faltas, silncios ou limitaes? Com efeito, vrios componentes dos textos adornianos j esto longe de ser satisfatrios: seu freudianismo pode nos parecer hoje rudimentar, se comparado s complicaes lacanianas; sua teoria dos media no leva em considerao, nem poderia, os ltimos avanos tecnolgicos que desembocaram no computador, na internet e no video game; seus emprstimos antropolgicos, como na idia mito ou sociedades primitivas, parecem rgidos quando confrontados com a pense sauvage de Lvi-Strauss ou com os mecanismos tribais de inscrio no Anti-dipo de Deleuze e Guattari; por ltimo, sua descrio do capitalismo mono-

2 Um bom livro para se averiguar como Adorno pode ser repudiado em graus diversos de competncia intelectual The semblance of subjectivity, editado por Tom Huhn e Lambert Zuidervaart (Cambridge: MIT Press, 1997).

48

ALEA

VOLUME 5

NMERO 1

JANEIRO JUNHO 2003

polista no leva em considerao a oposio entre centro e periferia, nem d conta do carter sistmico de sua expanso, como foi teorizada por Giovanni Arrighi e Emmanuel Wallerstein.Tais questes so apenas algumas que os escritos de Adorno no podem responder. Todavia, longe de diminuir seu valor, a estreita ligao dos textos adornianos com seu tempo e a situao nos quais foram escritos produz um efeito benfico: ela nos faz lembrar que o pensamento que no se satisfaz com o que existe, que se revolta contra as condies que o geraram e busca algo de outro, no se supe abstrato, mas, incrustado nas coisas, se aceita como transitrio.3 A tarefa de se ler Adorno s vsperas do seu centenrio de nascimento pode envolver, assim, no um juramento de filiao, mas uma dialtica da fidelidade, segundo a qual, para sermos verdadeiros ao impulso libertrio de sua obra, devemos desenvolver uma postura crtica em relao a ela.Trata-se, em outras palavras, no de se adotar a atitude de quem elucida, mas a de quem usa, se apropria do que vale a pena e se esquece daquilo que o tempo silenciosamente j matou. Para nossa prtica terica imediata, isso se traduz em trs projetos urgentes: 1. o confronto da teoria crtica com o ps-estruturalismo. Aqui pode-se vislumbrar tenses promissoras, como por exemplo na comparao entre o conceito foucaultiano de poder com o uso que Horkheirmer e Adorno fazem dele na Dialtica do esclarecimento;4 2. a comparao das categorias frankfurteanas com a
3 Este o grande mrito do livro de Alex Demirovic, Der nonkonformistische Intelektuelle; die Entwicklung der KritischeTheorie zur Frankfurter Schule (Frankfurt: Suhrkamp, 1999), que em suas novecentas e tantas pginas mostra, com um furor filolgico de tirar o flego, como os escritos de Adorno e Horkheimer estavam sempre ligados situaes concretas de uma prxis intelectual de luta pela verdade. 4 Valeria a pena investigar o porqu da escassez de tais comparaes. Na Frana, onde a Escola de Frankfurt nunca foi vista como um todo, Adorno foi unilateralmente apropriado pelo ps-estruturalismo (cf. e. g. Lyotard. Adorno comme le diable. Em: Dispositifs pulsionnels. Paris: Bourgeois, 1980, e, mais recentemente, Derrida. Fichus. Paris: Galile, 2002); nos Estados Unidos, a Teoria Crtica na maior parte das vezes confundida com a obra de Habermas, e os adornianos contentam-se em usufruir da compartimentalizao endmica academia norte-americana. Na Alemanha, a comparao entre a Escola de Frankfurt e o ps-estruturalismo est apenas comeando, mas em bases bem promissoras, como atesta o Kritische Theorie und Poststrukturalismus (Hamburg: Argument, 1999), de Jochen Baumann et alii. O caso mais curioso, contudo, o do Brasil, que em sua posio ex-cntrica tem representantes fortes em ambos os lados, mas que se recusam a entrar em dilogo, dando origem assim a tristes zonas intelectuais fechadas, verdadeiros feudos tericos.

Fabio Duro

AS ARTES EM N

49

* (Adorno, T. W. Die Kunst und die Knste. Em: Ohne Leitbild , vol. 1. Gesammelte Schriften, 10 vol. Frankfur t: Suhrkamp, 1973: 432-53.)

realidade brasileira em uma relao de correo mtua; 3. um acerto de contas com o ps-modernismo, que de uma forma ou de outra tem sido um ponto focal para a rejeio de Adorno nas ltimas dcadas.5 O que se segue uma contribuio para este ltimo ponto. O texto central com que lida o curto ensaio A arte e as artes*, onde Adorno esboa a teoria do enodamento ou emaranhamento das artes. O conceito-chave em alemo o de Verfransung, que merece uma breve explicao morfolgica: Franse fio ou franja; o sufixo -ung forma substantivos a partir de verbos; e o prefixo ver- neste caso significa uma ao que malfeita ou que tem um resultado negativo. Verfransung designa, assim, o entrelaamento ou aglutinamento de fios de uma forma no intencional, como nas bordas de um pedao de pano, ou nas pontas do cabelo.6 O emaranhamento das artes, aqui, caracteriza um processo pelo qual os diversos gneros artsticos rompem suas fronteiras para gerar um estranho tipo de aproximao. H, no entanto, um outro sentido para o prefixo ver-, que utilizado para transmitir uma idia de completude ou de fora a um verbo, como por exemplo em verhindern, impedir, em relao a hindern. Neste significado, no explorado por Adorno, Verfransung passa a representar o contrrio do que foi dito acima, a saber, um desfazer-se ou decompor-se em fios, um desfiar ou franjar, que agora traduz a tendncia das artes de se recusarem a ocupar um lugar fixo e determinado em uma ordem ou sistema. Delineia-se, assim, uma interessante dialtica de afastamento e unio que, dentro do campo semntico da matria txtil uma metfora j comum, mas nem por isso menos bela, que aproxima texto a tecido, tessitura ou textura , sustentada pela simplicidade de um prefixo.

5 A honrosa exceo o estudo de Fredric Jameson Late marxism; Adorno or the persistance of the dialectic (London:Verso, 1990), que argumenta justamente o oposto, que Adorno seria o principal terico do capitalismo globalizado e da totalidade social cada vez mais hermtica que ele cria. 6 A traduo em ingls saiu como transgression, que bastante insatisfatria, j que a palavra infringir, nesta lngua, contm franja dentro de si. Da ser muito mais apropriado usar infringement. (Cf. Brunkhorst, Hauke. Irreconcilable modernity: Adornos aesthetic theory and the transgression theorem. Em: Pensky, Max (ed.). The actuality of Adorno. (New York: SUNY Press, 1997.)

50

ALEA

VOLUME 5

NMERO 1

JANEIRO JUNHO 2003

I
A idia do emaranhamento teoriza uma inclinao das artes, ao mesmo tempo generalizada e no programtica, em romper as barreiras tradicionais impostas por seus materiais brutos e, conseqentemente, de se aproximar umas das outras. Ela pode em grande medida ser empiricamente verificada no desenvolvimento das artes depois do esgotamento das vanguardas, em uma dinmica que obliquamente atesta a hiptese sobre o surgimento do ps-modernismo como a mudana de um paradigma temporal (e. g. Proust, Bergson etc.) para um espacial (da a importncia da arquitetura para o ps-moderno). Quando, aps o dodecafonismo e o serialismo, a msica se liberta da necessidade de conter melodias, o timbre passa a ser um elemento determinante, fazendo com que a expresso cor do som perca algo do que tem de metafrico. As Atmosferas (1961) de Gyrgy Ligeti, por exemplo, no so mais nem tonais, nem dodecafnicas, mas apresentam massas sonoras que esto alm da oposio entre consonncia e dissonncia. Cria-se desta forma uma similaridade com a pintura, como se o ouvinte acompanhasse a composio de um quadro. Por outro lado, a desmelodizao da msica traz consigo uma paralela espacializao do som, j que a altura das notas tende a projetar diferentes lugares sonoros, sejam eles aproveitados na estrutura fsica da sala de concerto ou simplesmente sugeridos no espaamento da partitura. Quanto a esta ltima, deve-se notar, ela agora to sofisticada e minuciosamente escrita que j no permite que todos seus elementos sejam traduzidos em material sonoro, deixando assim um resto, irredutvel, na letra. A msica aproxima-se, ento, da literatura. A literatura, pelo contrrio, adota o serialismo, uma prtica originariamente musical, e com ele vem tambm a repetio, como neste famoso trecho de Gertrude Stein:
Estou escrevendo para mim e para estranhos. Esta a nica forma que posso fazer isso.Todo mundo real para mim, todo mundo como uma outra pessoa para mim. Ningum que conheo pode querer saber disso e ento escrevo para mim e para estranhos./ Cada um est sempre ocupado com isso, nenhum deles desta forma jamais quer saber disso e cada um se parece com algum outro e eles vem isso. muito importante para mim saber disso, sempre ver isso quem se parece com outros e dizer isso. Escrevo para mim e para estranhos. Fao isto para mim e para aqueles que sabem que eu sei disso que eles se parecem com os outros, que

Fabio Duro

AS ARTES EM N

51

(Stein, Gertrude. The making of Americans . New York: Harcour t, Brace & Co., 1934: 211.)
*

eles esto separados e no entanto se repetem. H alguns que gostam disso que eu saiba que so como muitos outros e repetem isso, h muitos que nunca podero de fato gostar disso./ H muitos que conheo e eles sabem disso. Esto todos repetindo e eu ouo isso. Adoro isso e digo isso, adoro isso e agora escrevo isso. Isto agora a histria de como alguns deles so isso.* 7

Uma passagem como esta problematiza o sentido de narratividade e representao que jaz no cerne da idia de literatura, fazendo com que, pela repetio, o aspecto material, o significante, o isso (it, distinto de that, isto), adquira relevo em um processo de musicalizao da prosa. Outros exemplos do emaranhamento das artes poderiam incluir o caso inverso da arquitetura, que, ao citar estilos de diferentes pocas em uma mesma construo, narrativiza o espao. A pintura, por fim, passa a no se contentar mais com a bidimensionalidade, e se esfora para ir alm da tela, parecendo buscar uma afinidade eletiva com a escultura. Ela apresenta, contudo, semelhanas com a msica, no apenas na possibilidade de incorporao de partituras em colagem, mas com uma temporalizao do pictrico. Com a superao da perspectiva e com o abstracionismo, os quadro perdem algo da instantaneidade ou imediaticidade que continham; o olhar deve agora demorar-se no encontro com a tela para construir seu sentido, adotando pontos de fuga diferentes e se esforando para reconhecer padres formais recorrentes. interessante notar que a hiptese do emaranhamento vai um passo alm daquela histria, cannica e mais tradicional, do crtico de arte norte-americano Clement Greenberg, que v o desenvolvimento das artes como a luta contra a representabilidade, culminando na reduo de todo contedo pura materialidade do meio de comunicao a pintura abstrata como a vitria da pura cor, a escultura como pura matria no espao, a poesia contempornea como o puro som das palavras, a msica, dos instrumentos pois, neste caso, as diversas artes ainda se mantm autnomas e livres de contaminao umas das outras. A tese de Adorno mais radical, porque ela d conta, tambm, da dissoluo dos sistemas classificatrios que se propem a regular o lugar da arte. Tomemos, por exemplo, a monumental Esttica de Hegel, o pice do pensamento do idealismo ale7

Todas as tradues neste ensaio so do autor.

52

ALEA

VOLUME 5

NMERO 1

JANEIRO JUNHO 2003

mo nesta rea. Este um texto que hierarquizou as diversas artes de acordo com a forma com que expressavam a Idia no percurso histrico de autoconscincia do Esprito, alcanando o ponto mais alto, como era de se esperar, com a poesia, a mais conceitual ou filosfica das manifestaes artsticas. Neste contexto, Verfransung designaria o desfiamento do sistema das artes medida que cada uma delas questiona a sua posio dentro dele. Mas se isso fosse tudo, a hiptese do enodamento das artes teria no mximo um interesse histrico-filolgico, pois quem se importaria hoje com o desmantelamento de um sistema que, diante do cinema ou vdeo, parece paleoltico? O que faz a comparao com Hegel pertinente que o processo que ele avana o mesmo que o destri. Pois sua tentativa de colocar as artes cada uma na sua gaveta prpria fazia parte de um esforo de racionalizao, de tirar as artes da contingncia em que surgiram, da estreita ligao e dependncia que originariamente evidenciavam do seu material, para dot-las de necessidade, paradas obrigatrias na viagem do Esprito para chegar a si mesmo. Aconteceu, porm, que este mesmo processo de racionalizao se manifestou dentro da esfera artstica, em uma dinmica que, na Teoria esttica de Adorno, envolve a dialtica da autonomia/des-artificao (Entkunstung), uma dialtica que espelha o carter contraditrio do conceito de progresso.* Para tomar o exemplo da literatura: uma das maneiras possveis de se abordar seu desenvolvimento consiste em caracteriz-lo como o sistemtico e progressivo questionamento de seus limites, daquilo que no permitido, ou que at ento parecia natural. Isso se aplica tanto a questes formais como na dissoluo da diviso de estilos de acordo com o gnero literrio, descrita por Auerbach no famoso Mmesis, ou na emergncia do verso livre quanto de contedo como no escndalo gerado pela publicao do Ulisses de James Joyce, por causa, entre outras coisas, de expresses como verde-catarro (snotgreen) ou das cenas de masturbao de Leopold Bloom e Stephen Dedalus. Se, por um lado, ento, as artes adquirem uma independncia crescente face tradio ou ao extra-artstico, por outro seu material perde qualquer especificidade: a rosa deixa de ser uma palavra intrinsecamente potica. Da o lamento de Schoenberg, citado por Adorno, em relao a Chopin, que s precisava escrever em f sustenido menor para que suas peas soassem aprazveis. A autonomizao da arte pe, assim, em risco seu prprio conceito, que agora no

* (Cf. Adorno, T. W. sthetische Theorie. GS. Frankfurt: Suhrkamp, 1973: esp. 31-6. A melhor traduo disponvel a segunda para o ingls, de Robert Hullot-Kentor. Minneapolis: Minnesota U.P., 1997.)

Fabio Duro

AS ARTES EM N

53

pode mais contar com a segurana oferecida por elementos que seriam tipicamente artsticos, determinados pelo costume, conveno ou tradio. E o enodamento das artes s faz piorar este estado de coisas, porque, uma vez que a existncia dos gneros deixa de ser bvia, o discurso crtico que deveria dar conta de cada um deles tambm se precariza, tendo desta maneira que se adaptar incerteza de seu objeto. Contudo, importante diferenciar esta situao de emaranhamento de manifestaes anteriores. sabido, por exemplo, que na Idade Mdia os gneros artsticos misturavam-se. Na igreja confundiam-se a msica, a escultura, a pintura nos vidrais e o aspecto dramtico do ritual da missa. Tudo isso estava, no entanto, subordinado ao culto religioso, que impedia o aparecimento de qualquer contedo que lhe fosse incmodo. O outro caso que vm mente, agora j no sculo XIX, o conceito wagneriano da obra de arte completa, o Gesamtkunstwerk, que incorporaria msica, cenrio, ao e literatura num nico objeto ou evento artstico. O enodamento das artes deve ser claramente diferenciado desta tentativa de integrao, pois aqui h um elemento subjetivo preponderante. Acima das diversas formas artsticas paira a figura do autor como fonte de sentido. ele quem organiza e coordena a msica, a literatura e a dramaturgia, que ficam ento subordinadas a uma inteno ou querer-dizer. No enodamento das artes, no ocorre nenhuma subordinao: a msica espacializada ou a pintura temporalizada continuam, ainda que de forma problemtica, a ser msica e pintura.

II
(Eichel, Christine. Vom Ermatten der Avantgarde zur Vernetzung der Knste . Frankfurt: Suhrkamp, 1993. Esta a principal referncia por detrs deste trabalho.)
*

Em seu belo livro, Christine Eichel* sugere uma leitura interessante quando situa o enodamento das artes dentro de um processo de esgotamento das vanguardas. Ela aborda, assim, mais um captulo da j longa histria da morte da arte, uma histria que exibe uma dialtica rigorosa: todas as vezes que se decreta, de forma forte e persuasiva, o falecimento da arte, ela de fato perece, ao mesmo tempo que renasce. Morre em seu conceito vigente, aquele que usado para provar sua impossibilidade ou seu carter suprfluo, mas ressurge com novas feies e novo apelo. De fato, para Adorno, a necessidade da arte estrutural, sua superao s poderia ocorrer na dominao mais absoluta (que em ltima instncia aniquilaria o homem: da o lado consolador da arte) ou no mundo redimido (seu lado utpico).

54

ALEA

VOLUME 5

NMERO 1

JANEIRO JUNHO 2003

Enquanto que as vanguardas artsticas se ocupavam com a teoria, escrevendo manifestos, e j bem cedo produzindo suas melhores obras apesar de seu carter programtico, as artes em n apresentavam seu forte justamente no carter espontneo e a-terico do seu movimento de aproximao. Era como se, face crise da proclamao do novo, cada gnero artstico, precisamente ao ser fiel sua dinmica interna, adotasse uma postura mimtica em relao aos outros, fazendo assim que um novo conceito de arte surgisse da prpria prtica artstica. Seu principal instrumento a montagem, uma tcnica que, para Adorno, sempre representou um tema delicado. Na Filosofia da nova msica, por exemplo, as apropriaes de Stravinsky do jazz ou da msica popular so condenadas como regressivas. Em oposio a ele, caberia a Schoenberg levar adiante o carter contraditrio do progresso em uma dinmica de expanso da racionalidade artstica. Esta posio meramente negativa em relao ao princpio de montagem revista nos ltimos escritos de Adorno. No que ela deixe de ser problemtica para ele, pois a montagem uma tcnica que traz em si o problema cuja resoluo o objetivo de toda obra de arte. Por um lado, ela pura imediaticidade, pois tira seus materiais do mundo em estado bruto; por outro, pura mediao, pois, como os objetos colados no contm um passado ou contexto artstico, devem relacionarse com os outros elementos de uma obra de forma muito mais imanente do que contedos que fossem meramente imaginados. E como o enodamento questiona a prpria materialidade dos artefatos, torna-se assim possvel vislumbrar algo que as artes teriam em comum; a saber, sua natureza lingstica (Sprachcharakter). Este conceito no deve ser entendido como se restringindo apenas linguagem verbal; pelo contrrio, a msica, justamente por causa da sua falta de referencialidade, passa a servir de melhor exemplo para o que poderamos chamar de uma semiotizao das artes, um tipo de imanncia que nega a racionalidade de um sentido oculto, a mensagem da obra, no mesmo movimento em que assevera a comunicabilidade daquilo que no pode dizer.8

Adorno expressa o carter enigmtico da arte de forma contundente na Teoria esttica. Discutindo o antiquado conceito do belo natural, escreve: A arte no imita a natureza, nem mesmo exemplares do belo natural (einzelnes Naturschnes), mas, de fato, o belo natural em si. Isto nomeia, para alm da aporia do

Fabio Duro

AS ARTES EM N

55

O que emerge, ento, de tudo o que foi dito at agora uma nova lgica imaginativa, que reorganiza e unifica as artes em torno de seu carter lingstico, e traz consigo interessantes tenses face ao conceito do ps-moderno.

III
A primeira implicao das artes em n para esta virada de sculo se refere ao estatuto do discurso terico. Como as diversas manifestaes estticas se encontram entrelaadas, a escrita que tenta dar conta delas no pode mais se contentar com reas separadas, mas deve estar pronta a lidar com objetos mistos e complexos como por exemplo na literatura, quando o movimento do foco narrativo vai to rpido do mais exterior ao mais minsculo que se torna impossvel no usar uma linguagem cinematogrfica para descrev-lo. Mais importante ainda, a dinmica da aproximao das artes pe em questo o desejo de verdade da escrita crtica. Se elas parecem se aproximar umas das outras por uma lgica de afinidade eletiva, no h razo para que o discurso que as explica no se deixe influenciar. O famoso estilo parattico de Adorno assume desta maneira uma notvel justificao terica e evidencia uma atualidade que desmente seu suposto elitismo ou conservadorismo cultural. Pois no apenas sua escrita passa a dividir algo do impulso mimtico das artes em n, mas tambm sua prtica, to freqente na Teoria esttica, de mencionar diferentes gneros, por vezes em uma mesma frase (e.g. Beckett, Loos, Beethoven), se reveste de uma interessante resonncia. Shierry W. Nicholsen descreveu esse processo de forma exemplar. Segundo ela, a Teoria esttica
pode ser vista como sendo composta de conceitos dspares que pertenciam a teorias estticas anteriores, que agora so retirados de seus contextos originais e colocados em relao uns aos outros. [...] [A]s frases da Teoria Esttica so as chamas nas quais percebemos a semelhana de um contexto com o outro, o fulgurar [flash] no qual uma constelao que circunda a mmesis formada.*

(Nicholsen, Shierry W. Exact imagination; late work . Cambridge: MIT Press, 1997: 174, 177.)

belo natural, a aporia da esttica como um todo: Seu objeto se determina como indeterminvel, negativo. Por isso a arte precisa da filosofia, que a interpreta para dizer o que ela no capaz de dizer, enquanto que isso, no fundo, s pode ser dito pela arte ao no diz-lo (Adorno,T. W. sthetische theorie. Op. cit.: 113).

56

ALEA

VOLUME 5

NMERO 1

JANEIRO JUNHO 2003

Da a natureza paradoxal da Teoria esttica, que faz uso de uma tcnica implcita de colagem com o intuito de mimetizar seu objeto (uma teoria esttica, tanto quanto uma teoria esttica), ao mesmo tempo que discute a colagem e a mmesis, os contrapondo aos seus contrrios.9 Em segundo lugar, um novo critrio se torna disponvel para diferenciao de objetos artsticos em relao aos no artsticos (i. e., da indstria cultural); ou seja, se eles evidenciam este processo de racionalizao que culmina no enodamento das artes. Esse critrio no precisa ser exclusivo, como o quer Eichel; podem ainda haver outras formas de abordagem de obras-limite. Ainda assim, o enodamento das artes e o entrelaamento da imaginao fornecem um poderoso instrumento de anlise, um instrumento que nos permite conceitualizar a diferena entre a arte e a indstria cultural, ainda que levando em conta sua maior proximidade. Com o emaranhamento das artes, a apropriao de materiais oriundos do mundo da propaganda e da vida mercadorizada se torna muito mais exeqvel; ela entra no horizonte e na pauta da prtica artstica. Vale a pena prestar ateno a esta interessante dialtica: por um lado, ao incorporar materiais da indstria cultural, as artes em n chegam perigosamente perto dela; por outro lado, e justamente por causa da possibilidade dessa aproximao, elas se juntam mais umas s outras e se separam assim de uma forma mais ntida da indstria cultural. Diga-se de passagem que esta dinmica pode ser preciosa no contexto brasileiro, onde a mercadorizao da cultura, principalmente na msica, to soberana que os espaos que lhe fogem so praticamente desprezveis. Cumpre, por fim, mencionar a relao entre as artes em n e o discurso ps-moderno. A maior unidade que estas trazem em si torna possvel que surja um novo espao de enunciao da arte, um espao que, para que ele seja diferenciado da total determinao modernista (e. g. dodecafonismo ou serialismo na msica), merece o nome de ps-moderno. Por um lado, fazse desta maneira oposio aos conservadores culturais e tradicionalistas, que querem que cada forma artstica fique bem com-

9 Deste movimento fica claro o quanto difcil escrever sobre a Teoria esttica. Esta uma obra que solicita que se escreva nela. H nesta distino entre as duas preposies um interessante paralelo com o Barthes dO prazer do texto.

Fabio Duro

AS ARTES EM N

57

portada dentro das convenes de seu gnero. Mas nem mesmo os grandes clssicos do repertrio cannico esto imunes ao enodamento, pois este projeta-se no passado e identifica retrospectivamente neles tendncias emanharadoras. Por outro lado, as artes em n denunciam o falatrio ps-moderno do fim da arte. Elas oferecem uma chave de leitura que nos faz reconhecer que, se o discurso ps-moderno de fato abrange diversas reas e campos, e nesse sentido enoda-se, justamente por conter um elemento programtico ele se solidifica em gnero. Como etiqueta, ele se vende; sua f em seu nome o ndice de sua participao no mundo administrado. essa relao paradoxal da Verfransung com o ps-moderno, ao mesmo tempo como participao e denncia, que nos possibilita conceber uma nova caracterizao da arte este conceito ou esta prtica que tantas vezes j foi anunciada como morta, mas que parece insistir a sobreviver a si mesma.

58

ALEA

VOLUME 5

NMERO 1

JANEIRO JUNHO 2003

Fabio Duro Doutor em Literatura pela Duke University, com a tese Modernism and coherence: four chapters of a negative aesthetics. Suas reas de pesquisa so o modernismo anglo-americano e a Escola de Frankfurt. O autor gostaria de agradecer CAPES pela concesso de uma bolsa de doutorado pleno no exterior, durante a qual este texto foi escrito.

Resumo
Baseando-se no ensaio A arte e as artes de T.W. Adorno, o presente ensaio tenta explorar as implicaes da hiptese de um enodamento das artes [Verfransung], segundo o qual os diversos gneros artsticos se recusam a ocupar o lugar a eles reservado nos edifcios tericos da esttica tradicional e comeam a se aproximar uns dos outros. Uma msica espacializada, uma pintura temporalizada, uma literatura serializada e uma partitura literarizada fazem visvel o que seria um denominador comum a todas elas: sua natureza lingstica. Neste movimento de unificao possvel encontrar elementos que conduzam a um frutfero dilogo entre a filosofia social da arte em Adorno e os discursos ps-modernos. Por um lado, cria-se um novo espao artstico, que merece ser chamado de ps-moderno; por outro, o enodamento das artes permite que se critique o que h de ideolgico no ecletismo, no enodado, das teorias do ps-moderno.

Abstract
Drawing on T.W. Adornos essay Art and the arts [Die Kunst und die Knste], this paper tries to explore the implications of the hypothesis of an aesthetic in-fringe-ment [Verfransung] whereby the different artistic genres refuse to occupy the place assigned to them by traditional aesthetic theories and start to draw close to each other. A pictorial, spatialized music, a temporalized painting, a serialized literature and a literalized musical score make visible a common denominator to them all, namely, their linguistic character. In this movement towards unification it is possible to find the elements for a fruitful dialo-

Rsum
Cet article, bas sur lessai Lart et les arts de T.W. Adorno, cherche exploiter les implications de lhypothse de lentrelacement des arts [Verfransung], selon laquelle les divers genres artistiques se refusent occuper la place quon leur a assigne dans ldifice thorique de lesthtique traditionnelle et commencent se rapprocher les uns des autres. Ume musique spatialise, une peinture temporalise, une littrature srielle et une partition littralise rendent visible ce qui serait un commun dnominateur ces manifestations artistiques varies. Il est possible de trouver, dans ce mouvement dunification, des lments qui mnent

Palavras-chave escola de Frankfurt esttica ps-modernidade Keywords aesthetics Frankfurt School postmodernity

Fabio Duro

AS ARTES EM N

59

Recebido em 23/7/2002 Aprovado em 20/10/2002

gue between Adornos social philosophy of art and contemporary discourses on the postmodern. On the one hand, a new artistic space is created, one that deserves to be called postmodern; on the other, the infringement of the arts allows for a criticism of ideologically eclectic, non-infringed, postmodern theories.

un dialogue fructueux entre la philosophie sociale de lart chez Adorno et les discours postmodernes. Dun ct, on cre un nouvel espace artistique, qui mrite dtre appel postmoderne; de lautre, lentrelacement des arts permet de critiquer ce quil y a didologique dans lclectisme, non entrelac, des thories postmodernes.

60

ALEA

VOLUME 5

NMERO 1

JANEIRO JUNHO 2003

S-ar putea să vă placă și