Sunteți pe pagina 1din 20

Junho/2013 ltima Edio

Jornal O Sculo
Finalmente
Acho que no existe palavra melhor que encaixe no contexto dessa edio do Jornal: FINALMENTE. Sei que a espera foi longa, porm acho que vocs podem compreender que o Jornal passou por uma grave dificuldade financeira, reflexo da Crise Mundial que ainda assola nosso pas e por isso manteve-se inoperante durante esse tempo. Voc pode pensar que o Jornal se recuperou e que voltaremos a ter mais edies publicadas, todavia no se engane! Infelizmente, essa a ltima edio do Jornal O Sculo. Fiz esse esforo como gratid o a todos os leitores assduos, que tanto nos apoiaram e continuam torcendo pelo nosso Jornal. Alm do mais, soube que o Desafio Sebrae acabou e que em 2012, ocorreu sua ltima edio. Ento sem Desafio Sebrae, no faz sentido o nosso Jornal continuar. Sei que muitos sentiro falta, foi muito emocionante para mim narrar batalhas picas como a disputa da Final Estadual do Paran em 2011, mas a vida assim, novos projetos aparecem e uma hora, temos que colocar todo o nosso conhecimento terico em prtica.

Viva o DS !
Rony Elias

Editor

Maior herana do DS: Amigos

Jornal O Sculo

Pgina 2

Entrevista com o Campeo DS 2010 - Lourinaldo


1) Do que voc mais sente saudades do Desafio Sebrae? Ou no sente falta alguma? R- Sempre bate uma saudade quando vejo a movimentao pelas redes sociais acerca do DS, toda essa "baguna" e tentativa de prever o que vai acontecer eh muito motivadora, porm decidi que seria melhor seguir adiante e deixar o DS no passado. No tive participao direta nas edies de 2011 e 2012, e a maioria dos participantes no lembra de mim, com exceo dos remanescentes de 2010. Estou muito bem sem o DS hoje, mas o que realmente d saudade so as horas de conversa no finado MSN e no Skype com grandes amigos que o DS me trouxe. sinto saudades das pessoas... :) 2) A Final Nacional em seu ano foi em Recife. O que voc achou disso? E se tivesse que mudar, em que lugar voc gostaria de ter sido?

"A origem do mimimi claro que pernamb ucana, povo mais megalomanaco do Brasil." (Lourinaldo)

R- A princpio eu achei ruim, porque eu queria viajar e conhecer um lugar novo, e embora eu estivesse sonhando com o terninho dourado (trofu da equipe campe nacional) eu no esperava chegar to longe, ento uma viagem caria muito bem,mas a aconteceu algo mgico, fomos campees da, at ento, mais longa final nacional do DS, o mais legal foi que viramos a competio na ultima rodada, foi um feito indito no Desafio e quebramos o paradigma dos prejuzos. Fomos campees com 2 prejuzos a mais que a equipe vice-campe. vitria com honra e de premiao, viagem para Barcelona e Madrid, com tudo pago e um MBA surpresa na FGV.
3) Est com planos de montar seu prprio empreendimento? R- No no curto prazo, acho que o empreendedor no deve simplesmente montar um negcio puramente visando ganhar dinheiro. Meu plano hoje terminar a graduao em ciencias contbeis e seguir carreira como auditor. J tive algumas oportunidades no caminho, mas faltou um pouco de brilho nos olhos pra transformar essas oportunidades em empreendimentos de verdade. 4) Conte-nos a respeito do famoso mimimi. R- A origem do mimimi claro que Pernambucana, povo mais megalomanaco do Brasil (ver descilopdia) hahahaha!!! o mimimi ficou famoso em 2010 porque eu reclamava de tudo no Orkut (em 2010 o facebook ainda no era to utilizado pela maioria), reclamei pq a primeira fase acabou na terceira rodada e fui cair na repescagem (vendi 0 e tomei um baita prejuzo), reclamei pq o jogo tinha muitos erros (se hoje tem, duvido que tenham tantos como em 2010), reclamei porque sempre atrasavam a liberao de resultados, reclamei porque anularam a final estadual e tive que vencer duas vezes, reclamei porque o Sebrae estadual nao deu premio, reclamei porque nao tinha viagem para disputar a fase nacional, reclamei porque a COPPE nao quis mandar taxi me buscar em casa (ok, sou muito folgado, mas peguei quase 2 hora de transito para chegar no hotel). Enfim,reclamei de tudo que vocs possam imaginar...o Isaias copiou a estratgia em 2011 e diz que isso vem dos tempos em que ele jogava bolinha de gude... ele nao quer assumir, acho que eh recalque pq o Palmeiras vai ser rebaixado e o Sport vai sair da zona de *rebaixamento. *Nota do Editor: Tanto o Sport, quanto o Palmeiras foram rebaixados no ano passado.

Pgina 3

Jornal O Sculo

Entrevista com o Campeo DS 2011 - Isaias


1) Do que voc mais sente saudades do Desafio Sebrae? Ou no sente falta alguma?

R- De muita coisa, como a presencial, oportunidade de conhecer e ver amigos... Da emoo do jogo, frio na barriga quando est carregando o resultados. Ah, os prmios tambm foram interessantes, fiquei mal acostumado. 2) O que voc levou de aprendizado para sua vida do DS? R- Muita coisa tambm! Alem do conhecimento tcnico adquirado no jogo, uma das muitas lies que quero destacar a importncia dos relacionamentos na vida das pessoas...Inteligncia emocional e interpessoal quando aliadas trazem benefcios incrveis para nossas vidas.

3) A final em seu ano foi em Brasilia. O que voc achou disso? E se tivesse que mudar, em que lugar voc gostaria de ter sido?
R- Achei timo. Na poca no conhecia a cidade e achei muito bonita e organizada. Se tivesse que mudar gostaria que fosse no Sul, ou RS ou PR. 4) Est com planos de montar seu prprio empreendimento? R- Desde jovem. Talvez a ao seja mais importante que os planos, rsrsrs 5) Se voc pudesse resumir o DS em uma palavra, qual seria a escolhida por voc. R- Amizades.
Ah, os prmios
tamb m foram interessantes, fiquei mal acostumado . (Isaias)

*Nota do Editor: Isaas, aproveito a ocasio e te agradeo pelo chaveiro! Demorei para receber, mas recebi e isso que importa, haha.

Jornal O Sculo De Campeo para Campeo!

Pgina 4

Os Campees do Desafio Sebrae 2012 Renata e Djavan, representantes do Estado do Par, respondem as perguntas feitas pelos Campees das edies passadas: Lourinaldo e Isaias.

Jogamos de forma diferenciada, devido no ter existido uma especie de "lider"


(Renata)

1) Louri pergunta: Gostaria de saber se o fato de ser apenas dois participantes, foi fator determinante na vitoria? mais fcil pra trabalhar, ou se isso em alguns momentos tornou a presso maior? Renata responde: O fato de sermos uma dupla dificultou por questoes lgicas, menos pessoas para tomar decises, entranto, ao caminhar pelos corredores do hotel onde estava ocorrendo o jogo ouvia dizer que apesar de existirem vrias equipes com cinco pessoas somente uma pessoa tomava as decises. Jogamos de forma diferenciada, devido no ter existido uma especie de "lider",ou seja, as decises eram tomadas em conjunto, afinal, cada um correspondia a 50% da equipe.
2) Isaas pergunta: Diante da grande mudana do jogo em relao ao ano passado, quais os principais conselhos, em relao ao operacional, que vocs dariam para quem deseja vencer prximo ano (considerando que permanea como este ano) ou que realmente continue acontecendo o Desafio Sebrae? Djavan responde: Eu diria a todos que tem a inteno de levar o jogo a srio, e que querem de fato ganhar. Que estudem muito. Pegamos o jogo no ano das mudanas e isso foi bom porque praticamente todo mundo aprendeu ou reaprendeu a jogar, no foi fcil para os veteranos que j dominavam as tcnicas e que tinham as famosas receitas, por que jogavam com a cabea das estratgias de anos seguintes.Tanto prejudicou que a presencial, diferente de outros anos, tinha mais calouro que veterano. Logo eu diria pra quem ta comeando que estude o jogo. Qualquer pessoa pode aprender a jogar e pode ganhar, basta ter muito esforo e sacrificar algumas noites de sono atrs de informao.

Qualquer pessoa pode aprender a jogar e pode ganhar. (Djavan)

*Nota do Editor: Parabns a dupla Djavan e Renata, que tambm foram Campees da Etapa Internacional do Desafio Sebrae e representaram de forma espetacular o estado do Par.

Jornal O Sculo TOP 3 - Polmica

Pgina 5

Sem dvida, eles foram trs dos participantes mais polmicos do Desafio Sebrae e por isso, no poderiam ficar de fora desse ltima edio do Jornal. So eles: Roni, Clark e Weber. 1) Editor pergunta: O que voc aprendeu com o Desafio Sebrae e voc se acha uma pessoa polmica?

(Roni)

Eu me acho apenas verdadeiro"

Roni responde: Aprendi que amizade vale mais que tudo, que muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcanar triunfos e glrias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de esprito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que no conhece vitria nem derrota. Quanto a ser polmico, responda voc, eu me acho apenas verdadeiro.
Clark responde: Aprendi vrias coisas; entre algumas que tudo possvel, que no se deve desistir at que no tenha mais como tentar, pois na maioria das vezes quem n desisti alcana. Aprendi ainda q n devo ligar pra quem no torce pra minha vitria ou sucesso e diz q no vou conseguir ou no vou chegar onde quero, pois geralmente porque essa pessoa no conseguiu e acredita que terei resultado semelhante ao dela e sem duvida uma das coisas mais importantes que aprendi de como existem pessoas e lugares que valem a pena voc conhecer seja em qualquer regio do pas, cada qual com suas riquezas e defeitos, ao seu modo. Eu no me acho polmico, acho que isso uma opinio de outras pessoas. No DS eu apenas no toro pra todo mundo, gosto de torcer pra alguns estados, as vezes por algumas pessoas, em outras no s toro como ajudo e j at joguei por quem eu simplesmente gostava ou quis, mas no vejo nada polmico nisso at pq uns 85% dos jogadores que conheci, fizeram o mesmo, apenas fingiam no fazer.

J at joguei por quem eu simplesmente gostava ou quis . (Clark)

Weber responde : Aprendi muitas coisas, aprendi muita lgica de excel, aprendi a analisar detalhes, aprendi a ver a empresa como um todo. Talvez o que aprendi com o DS no seja a pergunta mais correta possivel, mas sim, o que voc aplica do DS? Bom, trabalho numa rea chamada Inteligncia de Negcios, compramos pesquisas de mercado, analisamos pesquisas de mercado, analisamos produtos para decidir o portfolio, montamos uma previso de vendas para o pessoal da produo, tomamos decises do tipo de marketing a ser utilizado. Ento se o DS me ajuda a ver as coisas de uma maneira diferente? Sim, com certeza.

Jornal O Sculo TOP 3 Polmica Parte 2


2) Editor pergunta: O que faltou para voc ser campeo?

Pgina 6

Faltou Deus." (Weber, quando perguntado sobre o que faltou para ser campeo)

Roni responde : Cara eu me considero campeo, pois aprendi mais que qualquer um sobre o jogo exatamente por ter perdido, talvez um erro na compra de matria prima no leilo, ou um exagero no prazo, mas isso no tira meritos, ser campeo simplesmente superar seus prprios limites. Infelismente o DS no deixa oportunidade para isso, uma chance e acabou. Clark responde: Faltou sem duvida nenhuma, eu jogar bem aquela final, jogar mais, ter cabea fria e pacincia. Pois teve momentos na minha final nacional q simplesmente pensei, o q vier ta de boa, cansei de jogar s! No consegui render meu melhor todas as rodadas da final nacional.... enfim pacincia! Weber responde : Faltou Deus. kkkk, sinceramente, faltou conhecimento, o mesmo conhecimento que tive em 2011 que me possibilitou ajudar 3 amigos a vencerem 3 estaduais, todas com mais de 5 pontos de diferena, porm que eu no tive em 2010.

3) Perguntas para o Roni


Clark pergunta: verdade que voc jogou a semi nacional de 2009 tendo info de todas as pesquisas dos adversrios da chave? O que tem de verdade sobre a histria que voc pegava pesquisas sem COMPRAR? Roni responde: Isso so boatos, eu tinha sim um sisteminha de anlise que me dava informaes bem aproximadas dos resultados, atravs da pasta dados que era recebida. O resto resto.
Weber pergunta: De que forma voc utilizou o DS como crescimento pessoal e profissional? Roni responde: O DS me proporcionou um primeiro contato com os bussines games, e tambm me fez comear a pensar fora da caixa, o GMC foi mais efetivo pois me abriu portas e me fez pensar em desenvolver o trabalho que fao hoje.

Isso so boatos (...) O resto resto. (Roni)

Jornal O Sculo TOP 3 Polmica Parte 3


4) Perguntas para o Clark
Tenho um pouco de cada bom jogador que vi postando" (Clark)

Pgina 7

Roni pergunta: Qual a figura do DS que mais contribuiu para o seu desenvolvimento? Clark responde: No vou dizer que tem uma pessoa responsvel pela forma que joguei em 2010 e em algum outro ano que joguei. Li tanta coisa pelo ORKUT, que tenho um pouco de cada bom jogador que vi postando ou que joguei contra e at mesmo de jogadores quem nem sei o nome... eu costumo pegar tudo que dar certo e botar no meu jogo se achar conveniente... ento no tenho um estilo muito definido, apesar de ter uma preferncia de mercado. Mas se for pra indicar 1 jogador, no joguei contra ele, mas ele me ajudou a abrir os olhos de como pensar no JOGO DS e se dar bem no fim, ANDR de SC um dos DINO ai, no sei o sobrenome dele, sem duvida aprendi com ele a como analisar e montar uma estrategia do que devo fazer na prxima deciso..
Weber pergunta: De que forma voc utilizou o DS como crescimento pessoal e profissional? Clark responde: O DS no tem muito haver com a advocacia ou concursos que meu caminho no momento, mas sem duvida o DS contribuiu com o pensamento que tenho hj, que em qualquer lugar ou em qualquer pessoa pode ta uma forma de se ter uma vantagem competitiva no mercado, ento sempre que posso procuro aceitar os desafios da carreira e os encarar, passou q devemos evitar sempre ficar acomodados esperando outros, se queremos algo de verdade tem q correr atrs e se aprimorar da forma mais correta possvel!

5) Perguntas para o Weber

Eu no jogo por laranjas, ajudo discpulos . (Weber)

Clark pergunta: O que voc sente quando vence um estado por uma laranja? Tipo CE por exemplo em 2011 ou outros? Weber responde: Primeiro, eu no jogo por laranjas, ajudo discipulos... acredito no principio de pupilos e mestres. Cara, sinceramente sinto merecimento da pessoa, acredito que todos que venceram venceram por um motivo simples: merecimento, at aqueles laranjas que aparentemente no fizeram nada merecem o prmio, foi a habilidade deles de persuaso que fez eles convencerem algum idiota a jogar por eles. Roni pergunta: Qual a figura do DS que mais contribuiu para o seu desenvolvimento?
Weber responde: Armando Leite. Sem duvidas o cara fez a competio ser extremamente conhecida e fez ela crescer e ganhar tal forma que no estilo que ela possui a maior do mundo. J se me perguntassem a pessoa que mais contribuiu para acabar com a competio: Roni, sem duvidas.

Jornal O Sculo Jogo Rpido Responda e Pergunte

Pgina 8

1) Editor pergunta para Ludmila (PE-2011): Voc mudaria o local da sua presencial? Ou gostou realmente de Brasilia?
()Nunca foi inteno ir final, por incrvel que parea." (Fernanda)

Resposta: Eu gostei muito de presencial em Braslia, principalmente de conhecer o Sebrae Nacional (que eu achava que bonitinho daquele jeito s existia no jogo) e do menu do Kubi hehehe. Todavia, eu acho que outra cidade com um perfil mais turstico ou com maior mobilidade teria sido melhor pra quem no chegou final (pra sair e explor-la).
--------------------------------------------------------------------------------------------------------2) Ludmila pergunta para Fernanda Oliveira (SP-2011): Como foi q voc ela reagiu ao saber/ver que no iria pra final na presencial do ano passado? Resposta: Sem espanto..na verdade nunca foi inteno ir final, por incrvel que parea. rsrs. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------

3) Fernanda pergunta para Veridiana Lopes (AM-2011): Se voc voltasse na presencial de 2011 em Braslia, faria algo diferente? Algum arrependimento? Resposta: Entao.... Teria me divertido mais. Saido mais com a galera. Teria estudado mais para o jogo tbm e teria bebido menos tambm, hehe. --------------------------------------------------------------------------------------------------------4) Veridiana pergunta para Andr Aguiar (PA-2011): Voc gostou da Etapa Presencial em Braslia?
Resposta: Sim, aproveitei bastante. Experincia incrvel.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------5) Andr para Rafaela Peroli (PA): Como vc acha que as pessoas veem voc na comunidade do facebook? Por voc ser uma pessoa to ativa na Gostando ou no, o comunidade, ter muitos contatos, estar sempre participando das povo tem que me discusses, fazendo comentrios, dando opinies, s vezes polmicas..." engolir.
(Peroli)

Resposta: dificl saber como as pessoas me veem, mas acho que a maioria v com certa antipatia. Eu no tenho medo de falar o que penso, e isso incomoda sempre. Eu gosto de trocar informaoes, compartilhar conhecimento e no mundo do ds isso incomoda: "Gostando ou no povo tem que me engolir"
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Jornal O Sculo

Pgina 9

Jogo Rpido Responda e Pergunte Parte 2


6) Rafaela pergunta para Leopoldo (RN): Como voc interpreta o "fracasso"

dos favoritos ao ttulo do DS 2012? Os favoritos so realmente os que mais entendem do jogo ou seria apenas interpretao nem sempre realista?
O conhecimento adquirido durante a competio, deve ser aplicado no dia-adia." (Junior)

Resposta: Na minha opinio, no existem favoritos. E sim alguns mais preparados em todos os sentidos: conhecimento, psicolgico, sorte. Sito meu exemplo, era considerado favorito em 2011 e 2012, pois tirei dois 2 lugares em 2010 e 2011. Perdendo pra conhecimento, psicolgico e sim Sorte, no necessariamente nessa ordem. Esse ano houveram muitas mudanas, quem esteve melhor preparados para as mesmas se saiu bem. Voc no pode jogar olhando dados do passado, voc tem que jogar com os dados do hoje, porque os jogadores melhoram, se voc "favorito" e v seu oponente com olhos do passado, voc j comeou errado, pois a acada fase uma nova chance para o recomeo, e esse foi um dos meu maiores erros na ultimas finais
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

7) Leopoldo pergunta para Jnior (PI-2011): Acha que deveria voltar a chave master?
Resposta: No! Acredito que deva-se realizar no mximo uma edio especial para pessoas que j participaram das edies anteriores. As pessoas peecisam entender que o desafio Sebrae um ciclo que deve ser superado, no um vcio a ser alimentado. O conhecimento adquirido durante a competio deve ser aplicado no dia-a-dia, gerando novos negcios e ajudando o pas, estados e cidades a crescerem. Este o real intento do jogo.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

8) Jnior para Eric (MT-2011): Tomando com base a experincia de Brasil que voc teve no Desafio Sebrae, como voc considera ter ficado a tua viso das demais regies do pas, aps a competio? Seja em nvel de intercambio cultural, qualidade tcnica de equipes das demais regioes, capacidade de articulao, viso de mundo, etc...
Se voc favorito e v seu oponente com olhos do passado, voc j comeou errado.

(Leopoldo)

Resposta: Quando entrei na presencial a primeira coisa que notei foi que eu era super normal ou melhor eu no sou um neerd, pois no era o nico viciado em DS e ainda voc repara que existe pessoas mais viciadas que voc no jogo (me sente muito confortvel quando descobre isso, rsrs). O intercambio que tivemos graas ao DS foi simplesmente fantstico, ate hoje no presenciei nada igual, ate hoje me arrepio ao lembrar de tudo que aprende com o pessoal de todo o Brasil na presencial em Braslia. Cada estado tinha um modo diferente de ver o jogo e tambm uma viso de mundo diferente e hoje muito do que aprende ale com todo o Brasil levo pro resto da minha vida, amadurece muito conhecendo todo aquela galera esperta. E quero terminar esse texto finalizando que o que se leva de melhor do DS sem sombra de duvidas amizade adquirida com pessoal de todo o Brasil.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Jornal O Sculo

Pgina 10

Jogo Rpido Responda e Pergunte Parte 3


9) Eric para Sulene (PA-2010): Ser q vc pode dizer que aproveitou bem a presencial do seu ano? faria algo diferente e o q seria?

() Eu vivo uma contradio, porque se eu tivesse ido pra final, talvez no tivesse aproveitado tanto." (Sulene*) *Miss Capanema

Resposta: Aproveitei e muito. Conheci pessoas incrveis e lugares legais. No fiz mais por falta de tempo e olha que eu praticamente no dormi. Faria algo diferente no jogo, coisas que talvez me desse a oportunidade que perdi de ir pra final. Mas eu vivo uma contradio pq se eu tivesse ido pra final talvez no tivesse aproveitado tanto quanto aproveitei. Enfim, aproveitei bastante, curti muito, valeu muito a pena. Tanto a experincia social quanto a de jogo so nicas e incrveis.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

10) Sulene pergunta para Rafael Boff (TO-2010): A presencial correspondeu a sua expectativa? Se voc puder eleger apenas uma coisa como o melhor que voc viveu, o que seria? Resposta: A presencial superou as minhas expectativas. Descobri um universo emaranhado em parcerias, troca de informaes, compls, rixas e, principalmente, muita, mas muita amizade. Gente bacana de todo canto, 27 sotaques em volta de uma mesa ou em uma roda. Mostrou-me que em cada rinco deste pas, todo mundo quer semelhante. Ser valorizado, conhecido e fazer parcerias. E se a mxima o que levamos da vida a vida que a gente leva o que levo da minha presencial uma festa de dias e dias ininterruptos. Ininterruptos de fato, pois foram pouqussimas as horas em que dormi. Fui despreparado para o jogo, sem ser aprofundado em todas as manhas e vcios do programa. Graas a Deus por isso, fiz os melhores amigos. Os fortssimos MT de Lezy e Higor que saram, Par do West, Jason, Marcelo, Sulene (esta o contato foi menor, infelizmente)... que sorte a minha, aproveitar da maravilhosa companhia de cada um... eu posso ficar horas citando nomes, fatos e boatos. Do corredor animado, da orla agitada, da gua de coco sem fim, dos vmitos de um penetra querido e desejado. E respondendo pergunta principal, eu elegeria a parceria. Pois sei que quando reencontrar cada um daqueles, partiremos exatamente de onde paramos. Com a mais profunda e sincera afinidade, tanto que at fui adotado pelo MT. Hahahaha.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

() tanto que at fui adotado pelo MT, hahaha.." (Boff)

11) Boff pergunta para o Flvio (RR-2011): Quando um algum se expe em tom indignado vitria de uma equipe, teoricamente, coadjuvante aos olhos de algum menos atento... seria recalque, inveja ou realmente motivado por revolta?
Resposta: Acho que varia muito de caso pra caso... muitas das vezes uma misturinha de recalque com inveja mesmo... mas obvio que existem alguns casos que realmente existe um certo sentido nessa indignao... seja prque a equipe vencedora laranja, seja porque houve bug durante o jogo, seja porque o jogo estava uma "roleta russa", enfim, h diversos motivos. eu mesmo j critiquei algumas vitrias a, algumas vezes por recalque (admito), outras por motivos que eu entendo ser verdadeiros... mas depende do caso, da equipe vencedora, e da situao em questo.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------Flvio para Anderson RO: O que o DS mudou na sua vida? Voc pretende abrir seu

Jornal O Sculo
Desafio Sebrae tambm cultura Hora da Poesia!

Pgina 11

Desafio Sebrae Inspirao Indescritvel Aprendizado Emoo Perseverana Determinao Aventura Romance Resilincia Laranja Adrenalina Amizade Superao Oportunidade Empreender Networking Alegria Surpreendente Loucura Maravilhoso IPad Enriquecedor simplesmente, INEXPLICVEL !

(Autores: Paulo Rafael, Saulo Pereira, Volnei Chechetto, Wellignton Maia, Jonathan Felix, Adauto Zanata,

Rafaela Peroli, Ludmila Coutinho,Mariana Ferraz, Herbert Hosp, Andreia Oliveira, Alex Valentim, Rodrigo Alves, Myrcreff Gabriel, Isaias Lima, Rony Elias )

Transformando o jogo em realidade Entrevista com Hlio Vice-Campeo Nacional, 2011


1) Como voc conheceu o DS? Conheci o DS em 2009, atravs de um amigo chamado Marcos Buracof, quando iniciei a faculdade de engenharia na Faculdade Pitagoras de Londrina-PR. 2) Quantos anos voc participou at chegar na presencial? O que faltou para voc nas primeiras tentativas? Participei por trs anos consecutivos, sendo 2009 / 2010 / 2011. Em todos fomos para final estadual, sendo que no ano de 2009, faltava experincia para uma final que abriu as estratgias... e no sabia como tudo funcionava direito... Nessa poca eu j tinha como adversrios como Vicente e Paulo Rafael (PR) e Faisca... 3) Quais equipes voc achava que eram as favoritas pa ir pra final? Se confirmou seus palpites? Sabia que o PI , PA e RN, entre outros eram excelentes competidores e sabia que teria que elevar o nvel ao mximo para competir com esses grandes amigos. Meu palpite era no Andr e Rony, pois foi uma das poucas equipes que possua dois membros que conhecessem muito bem o jogo. Se destacou o Isaias Lima que conseguiu que sua equipe fizesse um excelente trabalho aprendendo rapidamente as variveis do jogo. 4) O que voc trouxe do DS pra vida profissional? O que voc achava que desenvolveu com o DS? Demorei trs anos para chegar a uma final, e a lio que tiramos que quando depositamos nosso corao em busca de uma realizao, somente uma questo de tempo e dedicao para que os objetivos sejam alcanados. O DS me provou que podemos dar grandes saltos em nossa vida, seja ela no mbito empresarial, pessoal ou familiar. Podemos perder a f nas outras pessoas, mas jamais podemos perder a f em nos mesmo. 5) Voc mudaria algo no DS? Ou no prximo formato de Desafio que est pra vir? O Desafio Sebrae esta cada vez mais prximo dos cenrios atuais... acredito que o jogo esta atingindo seus objetivos e a cada ano esta surpreendendo a todos. Parabens a equipe da COPPE e todos que fazem parte desse projeto maravilhoso. 6) a favor de jogo para os Masters? Sim, mas hoje confesso que estou depositando todas as energias para o empreendimento que montei, e no sei se jogaria nesse momento. Acredito que muitos outros participariam novamente e acho uma grande oportunidade. 7) Como est sua vida profissional, recentemente voc teve q mudar de cidade. Como foi encarar esse desafio? E sua familia? Como reagiu? Aps a volta do desafio sebrae, resolvi abrir um negocio em So Jose dos Campos-SP, a empresa TECNOTOP.Me desliguei da empresa que estava h 14 anos e j fazia parte da sociedade, porem com uma pequena participao. Sai da zona de conforto e iniciei os trabalhos na regio de So Paulo. A mudana foi enorme para famlia e para mim. No conhecia a regio, clientes, etc... no inicio tomava banho e as lagrimas desciam pelo rosto, mas meu filho de 13 anos, foi uma das grandes inspirao para mim, sempre me apoiando e dizendo que tinha tomado a deciso certa, com isso apliquei os conhecimentos que tinha, depositei meu corao e logos os resultados comearam a aparecer. 8) E para finalizar, deixe uma mensagem para os futuros empreendedores. A todos jovens, adultos, experientes ou no... que jamais desistam de seus sonhos. Busquem com todo seu corao, poder, mente e fora seus objetivos. Jamais deixem sua famlia de lado para atingir seus objetivos, lembre-se que nenhum sucesso profissional compensa o fracasso no seu LAR. Onde quer que estejam, onde quer que tenham que ir, estejam sempre, sempre ao lado das pessoas que voc ama. O inicio de toda nova fase no fcil, mas com dedicao, comprometimento, amor naquilo que voc faz, trar para voc os resultados esperados.

Jornal O Sculo Masters: Nunca sero!

Pgina 13

Poderia enumerar diversos participantes que correram atrs do objetivo de ser considerado um MASTER do DS e assim poder representar seu Estado em uma Etapa Presencial. Muitos ficaram pelo caminho: desistiram ou foram deparados com outras prioridades na vida. J alguns, nunca desistiram e at hoje buscam seu lugar ao sol. Entre eles, nossos amigos: Rafael Peroli (PA) e Alexandre Lee (SP).
1) O que motivou voc a continuar jogando o Desafio Sebrae? O que voc acha que faltou para se tornar um Master? Peroli: No existe um motivo para continuar jogando a no ser a vontade de ganhar Quem me conhece sabe que eu adoro competies e como o DS no atrapalhava minha rotina eu continuei tentando. // em 2009 faltou conhecimento, 2011 faltou ateno e conhecimento e 2012 faltou a colaborao do software do jogo, que no funcionou como deveria na semi estadual e me deixou fora da final mais fcil das 3 que participei.

Lee: Iniciei a jogar o Desafio Sebrae em 2009, quando me classifiquei pela primeira vez para a final estadual no estado de So Paulo. Desde ento, comecei a conhecer melhor a mecnica do jogo e muitos jogadores pelo Brasil. A grande maioria deles fora do estado de So Paulo. difcil determinar poucos fatores que me motivaram a continuar jogando o DS. Acredito que foi um conjunto de fatores, desde aprendizado, possibilidade de me tornar Master e at conhecer as pessoas. Todas aquelas reunies as madrugadas discutindo o jogo eram impagveis! Acredito que o principal motivo para no ter me tornado Master at hoje, foram as grandes mudanas ocorridas no jogo nas rodadas e nas edies. Para se ganhar o DS, um dos principais fatores entender e adaptar-se de forma rpida e eficiente o jogo. 2) Qual seria a cidade ideal para voc participar da Presencial? E por qu? Peroli: Fortaleza ou Florianpolis. So duas cidades que eu simpatizo muito. Lee: Acho que a melhor pergunta seria: Com quem voc gostaria de participar da presencial. No fao questo de local, mas as pessoas fazem a diferena. 3) E como voc se sente com o final do Desafio Sebrae?
Peroli: Quando o Sebrae comeou a falar que queria deixar o jogo mais dinmico mais interativo e tal, eu j imaginava que fosse rolar uma grande mudana, mas a sada da COPPE na organizao do jogo foi o que de fato me surpreendeu. Quanto ao fim do "Desafio Sebrae" o que fica aquela pontada de saudade, que S quem fez parte dos tempos de MSN e Orkut entende. Era divertido demais passar madrugadas batendo papo com universitrios do resto do Brasil, muitos eram de "panelas" diferentes mas no chat todo mundo tava no s pelo jogo mas pela diverso mesmo. E sem falar nas brigas eternas no orkut, no tem como esquecer os tpicos do "F5" ou o do "SAIU", entre outros.. Ento pra mim o que de fato vai ficar o bom e velho saudosismo. Lee: Com certeza vai fazer falta! Mantenho contato com alguns dos jogares que conheci nesses anos de jogo, alguns deles conheci pessoalmente. Alm disto, o Desafio Sebrae permitia conhecimentos de gerenciamento, anlise econmica e financeira, contabilidade e at trabalho em equipe. Muitos dos jogadores conseguiram sucesso em suas carreiras em decorrncia do Desafio Sebrae. Espero que futuramente existam mais iniciativas com o mesmo intuito de desenvolvimento deste esprito empreendedor.

4) O que voc espera do Desafio universitrio empreendedor? Peroli: Como todos vo pode voltar a jogar, a expectativa a melhor possvel. Novos conhecimentos e novos desafios me empolgam e como nvel provavelmente ser alto, j que todos comeam do zero, isso deixa ainda mais interessante.
5) O que mais marcou a sua vida de DS? Lee: Com certeza foi a final estadual de 2010, aquela expectativa na cerimnia de premiao com tanta gente torcendo para que a minha equipe fosse uma das classificadas para a etapa presencial. Apesar da frustrao momentnea no dia, posso dizer que tudo valeu a pena!

Jornal O Sculo Um Exrcito Vitorioso

Pgina 14

Muito mais que uma Coligao (CLG), posso dizer que essa foi a Aliana mais vitoriosa do DS: um verdadeiro Exrcito, que juntos ganharam e se tornoram grandes amigos. Em 2011, contamos com os seguinte estados: RN, MT, PA, PI, PE, SP e PB. Ento, procurei alguns representantes desses Estados para nos contar mais a respeito dessa histria. Confiram!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ---------------Andr (PA):


Minha experiencia na CLG foi tima! Conheci pessoas incrveis que at hoje considero bastante! Em termos de resultado, conseguimos o titulo de campeo estadual paraense e 3o lugar nacional. Realmente foi algo nico pois o grupo no se restringia s a assuntos de DS (muito pelo contrrio), conversvamos sobre outras coisas, tirvamos onda um com a cara do outro, dvamos boas risadas , o que deixava o clima sempre bom. Apesar de distante, confivamos um no outro e creio que isso foi uma das chaves para o sucesso! Conhecer todos (exceto o grande alexandre lee, que preferiu ir em outro ano, nica explicao que achei rss) foi um prazer, cada um com suas caractersticas prprias, jeitos, sotaques, mas todos leais acima de tudo. Nunca havia partcipado ainda. Jogava desde de 2008 (quando nem fazia idia que existia alianas), consegui ser campeo msm sem elas, mas por motivos de fora maior no pude participar da presencial. Em 2010, possua alguns contatos avulsos, mas no estava em nenhuma aliana. Joguei apenas com aliana em 2011. Chave do sucesso : Lealdade, comprometimento e amizade (no nessa ordem) =d Primeira impresso: Isaias - mais baixo do que eu imaginava e mais choro tbm rss Hallyson - menos agitado do que na net(exceto qndo bebe claro rss), cara bem sereno Nilton - acho que foi exatamente como eu imaginava , acho que era o que mais parecia com foto do face msm hehehe Eric - cara mais engraado do que eu imaginava, conversador que s ele, sotaque que nunca tinha ouvido tbm Junior - j imaginava como ele era , porque era meu conterrneo, fala arraaastado,me pareceu um cara que gosta de conversar e se divertir Rony - Cara, mais sortudo e cafiado que j conheci (kkkkk, essa parte precisa botar nao )

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Eric (MT):
Participar da coligao foi uma experincia impar em minha vida, e falo isso sem demagogia! Ate hoje tenho o pessoal da clg como grandes amigos, e tenho propriedade para falar isso, pois participei dela por dois anos consecutivos. J havia participado de outras alinas; bom eu entrei j no DS participando de uma panela na poca em 2009 liderada pelo Marcos do PA e Ricardo de SC, e vale ressaltar que antes mesmo de efetivar a competio j havia sido inserido nessa coligao onde tnhamos como no mesmo ano como rivais tao famosa panela de do Leonardo e Fael de 2009. Em 2010 acabei entrando na panela do fael (que se tornou um grande amigo meu no ano anterior) onde ele deu continuidade a panela de 2009, entre tanto ele so montou o grupo e depois deixou a turma prosseguir com este grupo. Vale ressaltar que me desliguei do grupo quando chegamos na final estadual porque tnhamos duas equipes de MT na mesma panela, ento para evitar confuses achei melhor sair da panela e competir sozinho contra a meus grandes amigos lezyanne e Higor. (entre tanto no fui feliz nessa final e acabei perdendo, rsrs). Vale ressaltar que nessa panela tivemos o Louri de PE que faturou o titulo de 2010, Emanuel e Adolfo ambos da PB que faturou o vice naciona e o Marcinho do PR que ficou em 6 lugar nacional. Panela que foi totalmente bem sucedida. E em 2011 minha equipe estava destinada a vencer o titulo, rs. E somente na final nacional se formou a to famosa clg de 2011 onde tivemos 100% de aproveitamento, e tambm nesse ano faturamos o titulo nacional e internacional com o Isaias do RN, o terceiro lugar com o Rony e Andre do PA, e o 5 lugar com o Adauto e o Eric ambos de MT. Acredito que um do segredos dessa grande coligao que ela foi formada somente na final estadual, ou seja quem estava nesse seleto grupo fez juz por esta ali, todos nessa coligao pertenciam ao top de elite do ano de 2011 e todos j viam de experincia de ter perdido uma final estadual (ex: eu que j tinha perdido duas, rsrs) outro fator primordial era que todos confiavam em todos e sempre estavam dando fora um para outro, como se todos soubesse que todos ali estavam predestinados ao titulo e foi o que aconteceu.

Jornal O Sculo

Pgina 15

No PA, andre e rony passearam com uma das pontuaes mais altas na final naiconal. Em PB nosso amigo Nilton venceu umas trs a quatro laranjas de peso, rsrs. Em PE, o hally no deu bobeira e tambm mandou as laranjas embora e venceu se no me engano ate com certa folga. No PI no teve surpresas e o Junior venceu facilmente. No RN o Isaias como sempre o rei da virada, venceu o jogo nas rodadas finais com a categoria de sempre. E nossa equipe no MT foi fomos o que mais sofremos pra vencer o jogo, e vencemos na ultima rodada, e finalmente samos da fila. Tambm vale ressaltar a participao do Alexandre Lee que no havia chegado a final estadual mas colocamos ele no grupo, porque o cara fera e nos ajudou a conseguir a ter 100% de aproveitamento na CLG \o Quando conhece a galera na presencial so confirmei o que eu sabia. Que eu era o cara mais bonito da coligao rsrsrs. No comeo da presencial tava ate bravo com o pessoal porque no conseguia encontrar ningum da coligao, tanto que fiz muitas amizades com o pessoal de outras estados. Mas depois de muito andar encontrei todos concentrados no jogo, e me sente ate perdido porque eu me sente fora de foco, rsrsrs. O primeiro que encontrei foram meus amigos do PA j estavam la todos exibidos pq j tinham ganhado o ipad como premiao pelo titulo no PA e estavam fazendo inveja pro pessoal que no tinha, rsrs, j pensei ai os marujos chegaram botando banca mesmo nessa presencial. Logo em seguida esta ali do lado o Isaias, esse ai j tava de mimi, j resmungando eu no RN no ganhei nada, e no teve como ter outro ponto de vista dele que alm de um baxinho feio o cara era choro rsrs O nilton do PB era o cara mais centrado, e tenho ate hoje que ele e o cara mais serio dessa coligao o cara veio focado pra vencer o jogo, e foi o primeiro nordestino que conheo que gosta de terere ento ele j subiu no meu ibope, rsrs O junior o homem do fa era o cara mais arretado da coligao e isso j percebe de cara que ele j chego e j disse trouxe umas pinga pra vcs (esse e dos bons mesmo, rsrs) foi um dos cara que mais agitaram na presencial sem duvidas foi esse homem, rsrsrs E depois de muito andar encontrei o Hally e logo pensei esse cara play boy, rsrs, era so ter uma brecha que o cara j tava fazendo compras, eu procurei o homem umas trs vezes seguidas e ele a cada momento estava em um lugar diferente passeando e fazendo compras, rsrsrs. E ate hoje estou certo pq cada ms ele viaja pra um lugar diferente por isso ele o play boy da CLG, rsrsrs.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Junior (PI):
Fui um dos remanescentes da coligao 2010 e ajudei a formar a CLG 2011. A experincia deveras interessante, focada principalmente em pessoas e network. Desafio sebrae "s" o assunto que nos unia. Os marinheiros com senso de equipe admirvel. Nunca vi equipe to bem articulada e entrosada quanto aquela. Hallyson tem um vis choro mas sabe que homem feito desde que nasceu. Antes mesmo de fazermos parte de uma aliana, o cara j transbordava conhecimento a respeito do DS, na etapa presencial em Recife. J o Isaias, desde o comecinho demostrava uma dedicao completamente acima da mdia. Nilton tem toda a discrio que eu no tive at gerar a proibio de circulao entre os andares. Perseverante, se superou na final estadual e semi nacional. Derrubou o clark com duas laranjas - do clark - na chave. Por fim, o Lee...Ele bem mais baixo e bem diferente do personagem qu ele constroi na web. Timido, baixinho e do olho mido, porm, desenrolado. Sei que estou sendo retrico, mas reafirmo que montar alianas no DS tem um significado bem diferente de ser inescrupuloso, desonesto, etc.Com todo esse pessoal, incluindo os de 2010, aprendi o que ser competente, dedicado, ampliei minha viso de mundo e aprendi o significado de uma recompensa por mrito. Uma etapa presencial do DS pra voc se sentir to prximo de pessoas que voc tem uma convivncia eminentemente distante - geogrficamente. Pessoas, experincias e contatos que so seus para o resto da vida.

Jornal O Sculo
Isaias (RN):

Pgina 16

A experiencia foi fantstica no que diz respeito a galera que formava esse primeiro grupo que participei. Alguns eu no conhecia at ento e tive oportunidade de conhecer. Outros j eram amigos desde 2010, meu primeiro ano de DS. No que diz respeito ao jogo serviu pra mostrar que vrias estratgias diferentes podem ser vencedoras e que se adotassemos a mesma provavelmente nem todos venceriam, por causa do contexto de cada chave. Esse foi um dos principais segredos de nosso sucesso: o grupo era formado por seres pensantes! Ningum se escorava em ningum ou repetia as decises dos outros, cada um analisava os dados e tomava o que julgava ser a melhor deciso para sua chave. Ou seja, o grupo foi vencedor porque j foi formado por potenciais vencedores. O outro segredo foi a confiana. No existe parceria de verdade sem confiana! Acredito que em outras edies j houve caso em que a falta de confiana custou ttulo(s) estadual(is).

O encontro em Braslia quando voc j conhece uma galera se torna bem mais interessante. Vc conhecer parceiros que fi zeram parte de sua trajetria e que voc torceu por eles nas estaduais bem legal. Na presencial meu escritrio ficou mais prximo de Jnior (PI), cabra desmantelado do forr, de vaquejada e dum funar, rsrsrs... e de Eric (MT) que o cara mais gente boa da histria do DS, rsrs Alguns j tive a oportunidade de reencontrar aps a presencial, como Rony (PA), o marinheiro mais legal que o popeye, e Nilton (PB) cara srio, centrado e ntegro, ambos passaram aqui por Mossor xD. O Andr (PA), o outro marinheiro mais legal que o popeye, que juntamente com Rony cismaram em me chamar de choro em Braslia e at hoje ainda no entendi o porque disso, rsrs. O Hally (PE) do serto pernambucano acredito ter sido um dos principais responsveis por minha entrada no grupo, o que mostra ser um cara corajoso por ter apostado em mim, rsrs... Foi um dos que menos tive a oportunidade l, uma vez que ele deu azar de ficar em um escritrio longe do meu, hahaha... Mas pelo o pouco que falei com ele l percebi ser um cara super gente fina. Enfim, foi um prazer conhecer essa galera em Braslia xD

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- --------Hallyson (PE):


Minha histria no DS comeou em 2010, apesar de j ter participado da edio de 2008 sem compromisso e com resultados catastrficos. Atravs da descoberta da comunidade do Orkut (R.I.P.) e dos chats de MSN (R.I.P.), busquei o mximo de conhecimento possvel sobre o jogo e fiz alianas isoladas (troca de informaes e pesquisas) com algumas amizades que formei ao longo do ano. Isso, contudo, no foi suficiente pra levar o ttulo pernambucano (com a ressalva de ter perdido pro futuro campeo nacional Lourinaldo). Com a sorte que tive de estar no estado que sediou a presencial, pude viver os bastidores do jogo e ironicamente me tornar muito amigo exatamente da coligao que me "tirou" o ttulo. Graas a esse contato, fui chamado para participar do primeiro projeto da coligao 2011, a qual contava com alguns problemas: a grande quantidade de membros; a grande maioria no se conhecia; e alguns inclusive no confiavam uns nos outros, por medo de alianas individuais mais antigas. Essa primeira coligao de 2011 no vingou, no havia participao efetiva dos membros e cada um jogava de maneira isolada. Da eu, Jnior, Lee, Nilton e Eric decidimos criar uma verso menor da coligao, um ncleo mais slido e seguro, a partir da pude sugerir amigos que tinha do ano passado de competncia comprovada e que seriam essenciais na nova formao, Rony e Isaias. Exceto pelo Lee, que por azar no passou para a Final estadual de SP, todos os membros foram campees estaduais nesse ano. As razes para o sucesso, ao meu ver, foram as seguintes: todos os membros j era m amigos de confiana; um grupo menor favorecia uma troca de ideias e experincias mais efetiva; e todos j eram timos jogadores de DS, de modo que no eramos um grupo de copiadores de deciso, discutamos pontos de vista, trocvamos dados, mas no final c ada um tomava a deciso que pensava ser a melhor para a realidade de sua chave individualmente. A presencial foi essa grande oportunidade de conhecer pessoalmente esses amigos que formei ao longo de anos de diversas partes do pas. O Junior j tive o prazer de conhecer a figura na presencial de Recife, divertido, de sotaque carregado, apesar de s ver problema nos sotaques dos outros e com um fraco pela bebida que j me deu muita histria pra contar hehe; o Rony j era amigo de colgio, mas pude conhecer seus parceiros de equipe, em especial o Andr, e ver que o Par tinha a equipe mais bem preparada da presencial; o Isaias, baixinho, choro, mas extremamente determinado; o Nilton, srio, compenetrado e atento, teve o maior desafio da coligao na semifinal e perdeu por muito pouco; o Eric que parece meio maluco haha, mas era macaco velho de DS e o Lee j tive o prazer de ter conhecido antes, quando fui Sampa, cara simpaticssimo, amigo pra todas as horas. Concluindo, eu diria que a maior vantagem de formar uma aliana no DS no chegar presencial em si, mas ter grandes amigos para encontrar l e compartilhar momentos inesquecveis.

Jornal O Sculo

Pgina 17

Musa DS Fernanda (F) Em Entrevista Exclusiva


1) F, onde voc nasceu e qual a sua atual ocupao? Nascida e criada no Rio de janeiro. Atualmente trabalho no administrativo de uma Holding.
2) F, como voc lida com o fato de ser considerada a MUSA DS ?? Ahh o DS tem vrias musas! Comigo era tentativa de ganhar algo por ser da organizao. Rs brincadeirinha. 3) O que voc aprendeu com o DS? Do que voc sente falta? Aprendi muito profissionalmente, mas mais do que isso que as diferenas culturais no nosso pas so muito ricas, alem de muito interessantes.

4) J tiveram muitos participantes te paquerando? Como voc lidava com isso, com essa azarao. Ah nada fora do normal... Lidava como coisa normal tambm. Sempre sendo o mais educada possvel. (dependendo da abordagem) 5) Cite uma histria engraada que ocorreu em algumas das Presenciais. O rapaz passando mal no nibus e dizendo que foi o almoo rendeu histria. Na verdade o rapaz tinha bebido horrores e me deixou super preocupada me fazendo crer que era algo mais srio. Na verdade as historias mais engraadas eram entre a organizao e eu nao posso citar. (Marcelinha e Diego sabem muito bem. Rs) 6) Voc j pensou em ser modelo? Ou ser atriz? Modelo de 1,55? Acho que nao rs. Atriz tambm no. uma profisso muito difcil e ingrata. Prefiro sentar no meu escritrio mesmo. Rs 7) O que voc acha que falta para ter uma participao maior de mulheres no DS? Visibilidade mesmo, acho que a competio em si e o fato de ser um jogo atrai mais os homens. Temas mais femininos ajudariam tambm.
8) O que um homem necessita para conquistar seu corao? Ih gente, complicado... Nao tem uma formula, mas ser atencioso, carinhoso, educado e inteligente so umas das caractersticas que atraem bastante. 9) Para os marmanjos de planto... como est seu corao: disponvel, enrolado ou j ocupado? Ih gente, ocupado!

Ih gente, ocupado! (F)

10) Bate Bola Rpido Eu sou: pequena Mas poderia ser: maior, mas nada que um salto nao ajude. Praia ou Serra: serra Melhor viagem: san Diego Desafio Sebrae: melhor trabalho da minha vida. Amor: complicado, mas fundamental. Um sonho: ser ricaaa! Bebida: cervejinha. dolo:Messi e Eike Batista. Esporte: futebol e MMA Msica: Rock e Hip Hop. Livro: o Livro do destino ( nada a ver com o Segredo, essas coisas) Filme: Os vingadores. Fernanda por Fernanda: sem comentrios!! Uma frase:Quem nunca enfrentou a dificuldade, no conhece o sabor da vitria. 11) Deixe uma pequena mensagem para os participantes do DS.

Jornal O Sculo Nosso projeto: Uma startup

Pgina 18

J ouviu falar nesse termo: Startup? Sabe o que signfica? No?! Ento com vocs, meu grande amigo Carlos Almeida, ganhador do DS no estado de SP em 2010, com o qual estou em parceria para a criao do Upando. Ainda no ouviu falar desse site que vai revolucionar a Internet? Pois leia essa matria e saiba mais!

1) Primeiramente, qual seria a definio de uma startup? Porque elas tem sido to populares? Resposta: Bom, primeiramente um "Ol" pra quem est lendo, um prazer compartilhar um pouco da minha experincia nesse espao com vocs. A definio de Startup varia bastante, mas entre as pessoas e empresrios que mantenho contato, a definio mais popular do termo de uma empresa que cumpre esses trs pr-requisitos:
1. Ser "escalvel" - Isso significa que voc pode crescer seu nmero de clientes sem precisar crescer em infraestrutura ou investimento. Uma Startup pode ter milhares ou milhes de usurios sem um grande aumento do nmero de funcionrios, por exemplo. 2. Ser substancialmente "inovadora" - A Startup uma idia que ningum fez antes ou essencialmente inovadora. No basta ter um pequeno diferencial, tem que ter a sensao de "no tenho certeza se vo querer pagar por isso" 3. Ter um "modelo de negcios indefinido" - Voc no sabe exatamente como vai ganhar dinheiro, h diversas possibilidades que precisam ser testadas, a maioria com pessoas ganhando dinheiro assim, mas o seu jeito de ganhar, ainda precisa ser testado.
As Startups tem sido populares principalmente nos EUA, onde chegam a considerar os donos de startups os prximos astros de hollywood, por causa das histrias de empresrios que comearam em uma garagem ou sem nada e em poucos anos ficaram milionrios ou at bilionrios. As pessoas ficam fascinadas por esse tipo de histria assim como pelas dos heris, mas a verdade que a grande maioria das pessoas que tenta falha. Muitas mais de uma vez. A mdia de sucesso de empresas que j conseguiram investimento anjo de 10%, mas para cada empresa que conseguiu investimento h outras cem que no conseguiram.

2) Conte-nos sobre o Upando, que eu soube que j est em fase de testes. verdade? O que voc diria que o DS te ajudou nesse seu novo projeto?
Resposta: O Upando ser um Marketplace(tipo o Ebay ou Mercadolivre) de bens digitais (tudo o que se pode fazer upload e download) voltado para pessoas e empresas que trabalham no computador. Voc poder comprar ou vender arquivos que podem ser usados para ganhar tempo aumentando sua produtividade, servir de referncia, resolver um problema, aprendizado, reduo de custos ou agregar valor a um outro produto seu. J estamos em fase de testes e iremos enviar os primeiros convites ainda esse ms, quem quiser participar o endereo http://upan.do O Desafio Sebrae me ajudou bastante: Pelo conhecimento que adquiri a respeito de como uma empresa funciona, pela auto-confiana de obter resultados atravs do meu esforo e garra fazendo tudo honestamente, pela experincia que tive criando o blog empremania para os futuros participantes e principalmente pelo networking onde conheci grandes amigos que confiam em mim e um deles que, inclusive, est investindo no projeto. A mensagem que fica, ao menos para mim, que todo esforo valeu a pena.

Pgina 5 de 6
Jornal O Sculo
Editor: Rony Elias Email: ronylima@gmail.com Patrocinio:

Ttulo do boletim informativo Agradecimentos


Fao de minhas palavras as palavras do meu amigo Paulo Rafael: Apagam se as luzes do maior jogo de negcios do mundo." O Desafio Sebrae se foi, mas com certeza, vai deixar saudades. Saudades da ansiedade pelos resultados das Rodadas, saudades dos momentos na Presencial, saudades da alegria em ser campeo, saudades daquelas noites que voc e sua equipe se reunia no intuito de tomar uma deciso, saudades dos papos no MSN, saudade da Comunidade do Orkut com tantas dicas que nos foram to teis e saudades principalmente dos amigos que fizemos. Sim, amigos de todo o pas que conhecemos, brigamos, rimos, compartilhamos conhecimento, enfim, amigos para toda uma vida.

www.upan.do

Hoje s tenho a agradecer. Agradecer primeiro a direo do Desafio Sebrae pela oportunidade, agradecer a minha equipe Forasteiros Mercantes, essa com certeza, foi a melhor equipe que eu j vi no Desafio Sebrae. rs. Principalmente, agradecer ao meu scio Andr, que em 2010, me convidou para participar dessa aventura inesquecvel chamada: Desafio Sebrae.
Quantas noites mal dormidas, quantas brigas tentando chegar numa equao comum, no foi? No incio, nem ramos to ambiciosos, mas fomos superando etapa por etapa e enfim chegamos(surpresos, claro) a Final Estadual de 2010 contra a Sulene (pros ntimos, Su ou Miss Capanema, haha, ela vai querer me matar quando ler isso). Muitos achavam que a gente ia ganhar, mesmo no fundo, a gente achando que ainda no tinha sido a nossa hora. E confirmamos isso, a Su com 100% de vendas a prazo e sua LC alta nos derrotou. haha.Mas temos que confessar que nem a gente esperava que chegassemos to longe no 1 ano da nossa equipe. Posteriormente, veio o 2 ano, esse sim foi um ano de aprendizado maior e desta vez no queramos deixar passar a chance de ser campeo estadual, ento buscamos conselhos, conhecimento. Aprendemos com tantos jogadores: Roni, Su, West, Carlos, Lee, Gilmar, com o Orkut (sim, com o Orkut, esse sim foi o maior tesouro que houve para qualquer jogador de DS), entre outros. Fomos convidados para a lendria Coligao (CLG), onde ns tivemos a chance de trocar pesquisas, discutir e o resultado foi que todos venceram: Isaias no RN, Nilton na PB, Jr no PI, ns no PA, Hallyson em PE e Eric no MT. Uma pena que nosso amigo Lee no ganhou em SP, mas ele sabe que estamos torcendo por ele. Ento, conseguimos a chance de representar o estado do Par na Etapa Nacional em Brasilia, 2011 (bem que a Peroli tentou afundar nosso navio, mas sabe como n os Marinheiros enfrentam qualquer tipo de tempestade, haha). Mas nossa maior dificuldade foi com o Comando da Escola Militar, onde estudavamos. Inicialmente, o Comandante no queria liberar a gente para ir para a Presencial. =/ Graas a Deus, depois ele mudou de idia e nos permitiu viajar. E a Presencial, realmente uma experincia incrvel. Indescritvel, tantos amigos, quantas alegrias, quantas risadas.

Parece que foi ontem, toda aquela loucura de estudar em uma Escola Militar e ainda se dedicar a uma competio como foi o Desafio Sebrae. Mas agora, temos novos desafios, novos sonhos...e a criao do Upando junto com o Carlos e outros amigos a prxima meta. Que o Upando sirva de inspirao
para novos empreendimentos que podem surgir de nossos lanos...capacidade ns mostramos que temos de sobra, basta somente acreditar e dar o prximo passo.

Rony Elias - 14/06/2013 (meu aniversrio, rsrs)

S-ar putea să vă placă și

  • 2013 - Prova
    2013 - Prova
    Document12 pagini
    2013 - Prova
    Adautozanata
    Încă nu există evaluări
  • Ministério Da Segurança Pública Polícia Rodoviária Federal Concurso Público para O Provimento de Vagas No Cargo de Policial Rodoviário Federal
    Ministério Da Segurança Pública Polícia Rodoviária Federal Concurso Público para O Provimento de Vagas No Cargo de Policial Rodoviário Federal
    Document2 pagini
    Ministério Da Segurança Pública Polícia Rodoviária Federal Concurso Público para O Provimento de Vagas No Cargo de Policial Rodoviário Federal
    FLAVIO SANTOS
    Încă nu există evaluări
  • lc407 21
    lc407 21
    Document1 pagină
    lc407 21
    Adautozanata
    Încă nu există evaluări
  • Cespe 2019 PRF Policial Rodoviario Federal Prova PDF
    Cespe 2019 PRF Policial Rodoviario Federal Prova PDF
    Document9 pagini
    Cespe 2019 PRF Policial Rodoviario Federal Prova PDF
    Italo Matheus
    Încă nu există evaluări
  • lc407 35
    lc407 35
    Document1 pagină
    lc407 35
    Adautozanata
    Încă nu există evaluări
  • lc407 32
    lc407 32
    Document1 pagină
    lc407 32
    Adautozanata
    Încă nu există evaluări
  • lc407 38
    lc407 38
    Document1 pagină
    lc407 38
    Adautozanata
    Încă nu există evaluări
  • lc407 36
    lc407 36
    Document1 pagină
    lc407 36
    Adautozanata
    Încă nu există evaluări
  • lc407 22
    lc407 22
    Document1 pagină
    lc407 22
    Adautozanata
    Încă nu există evaluări
  • lc407 40
    lc407 40
    Document1 pagină
    lc407 40
    Adautozanata
    Încă nu există evaluări
  • lc407 34
    lc407 34
    Document1 pagină
    lc407 34
    Adautozanata
    Încă nu există evaluări
  • lc407 39
    lc407 39
    Document1 pagină
    lc407 39
    Adautozanata
    Încă nu există evaluări
  • lc407 37
    lc407 37
    Document1 pagină
    lc407 37
    Adautozanata
    Încă nu există evaluări
  • lc407 27
    lc407 27
    Document1 pagină
    lc407 27
    Adautozanata
    Încă nu există evaluări
  • lc407 28
    lc407 28
    Document1 pagină
    lc407 28
    Adautozanata
    Încă nu există evaluări
  • lc407 33
    lc407 33
    Document1 pagină
    lc407 33
    Adautozanata
    Încă nu există evaluări
  • lc407 23
    lc407 23
    Document1 pagină
    lc407 23
    Adautozanata
    Încă nu există evaluări
  • lc407 26
    lc407 26
    Document1 pagină
    lc407 26
    Adautozanata
    Încă nu există evaluări
  • lc407 24
    lc407 24
    Document1 pagină
    lc407 24
    Adautozanata
    Încă nu există evaluări
  • lc407 29
    lc407 29
    Document1 pagină
    lc407 29
    Adautozanata
    Încă nu există evaluări
  • lc407 18
    lc407 18
    Document1 pagină
    lc407 18
    Adautozanata
    Încă nu există evaluări
  • lc407 15
    lc407 15
    Document1 pagină
    lc407 15
    Adautozanata
    Încă nu există evaluări
  • lc407 20
    lc407 20
    Document1 pagină
    lc407 20
    Adautozanata
    Încă nu există evaluări
  • lc407 31
    lc407 31
    Document1 pagină
    lc407 31
    Adautozanata
    Încă nu există evaluări
  • lc407 19
    lc407 19
    Document1 pagină
    lc407 19
    Adautozanata
    Încă nu există evaluări
  • lc407 25
    lc407 25
    Document1 pagină
    lc407 25
    Adautozanata
    Încă nu există evaluări
  • lc407 16
    lc407 16
    Document1 pagină
    lc407 16
    Adautozanata
    Încă nu există evaluări
  • lc407 14
    lc407 14
    Document1 pagină
    lc407 14
    Adautozanata
    Încă nu există evaluări
  • lc407 12
    lc407 12
    Document1 pagină
    lc407 12
    Adautozanata
    Încă nu există evaluări