Sunteți pe pagina 1din 1

EM

ILUMINAO EM REAS CLASSIFICADAS


podem empregar vrios tipos de lmpadas, sendo a fluorescente o tipo mais utilizado. O uso do alumnio fundido oferece vantagens na confeco de um invlucro Ex-d, porm, para instalao em ambientes com atmosfera salina, algumas consideraes merecem ateno, como: Corroso O ambiente marinho tropical extremamente agressivo liga de alumnio fundido (ASTM B26/86 na liga A-356.0, conhecida como copper-free). Com cerca de dois anos de uso, a pintura externa comea a soltar-se. Soquetes de baixa durabilidade A atmosfera marinha, somada temperatura elevada do interior da luminria (nos terminais da lmpada, em especial), enfraquece o soquete geralmente feito com plstico de baixa resistncia. Ento, pela ao da mola, responsvel pela caracterstica antivibratria, o soquete comumente despedaa-se, interrompendo a alimentao da lmpada. Nos ambientes corrosivos, possvel utilizar luminria fluorescente de segurana aumentada (Ex-e), com corpo em material no-metlico, resistente corroso (plstico de engenharia), podendo o difusor ser construdo em policarbonato transparente. Comparada luminria metlica Ex-d, verificase que: o material do corpo imune corroso elimina a necessidade de pintura para proteo anti-corrosiva, geralmente empregada nos invlucros de alumnio; a reduo do peso supera 50%, conforme tabela I; e o nvel de iluminamento das luminrias fluorescentes Ex-e tambm , na maioria das vezes, superior ao das luminrias prova de exploso (tabela II). Outra opo a utilizao de lmpada de induo (de 55 e 85 W), que so mais durveis (cerca de 60000 h) e no possuem filamento. As luminrias desenvolvidas para este tipo de lmpada apresentam ampla faixa de temperatura (de -80C a 68C) e so projetadas para uso em ambientes agressivos e com presena de gases inflamveis e ps combustveis. Desta forma, conclui-se que a adoo de novas tecnologias pode melhorar a relao custo vs. benefcio na iluminao de reas classificadas. Em contrapartida, exige-se: abandono da prtica do menor preo, pois, via de regra, o menor preo no garante a melhor opo de compra; e treinamento adequado para o corpo tcnico, mantendo-o atualizado e em condies de buscar produtos de melhor qualidade, manuteno mais simples e com menores custos de material e mo-de-obra.

tecnologia de iluminao em reas classificadas est evoluindo rapidamente. Hoje, existem equipamentos que, alm de maior vida til, possuem caractersticas adequadas para aplicaes em locais de difcil acesso e em ambientes corrosivos.

Tradicionalmente, eram utilizadas em reas classificadas luminrias do tipo prova de exploso (Ex-d), que tm invlucro robusto capaz de suportar uma possvel exploso em seu interior sem permitir a propagao ao exterior, pois isto causaria desastrosas conseqncias para a unidade industrial. Em geral, essas luminrias so construdas em alumnio fundido, e

Estellito Rangel Jnior Engenheiro eletricista e representante do CB-3/ABNT na IEC/TC-31


Esta seo prope-se a informar e analisar temas relativos a instalaes eltricas em atmosferas potencialmente explosivas, incluindo normas brasileiras e internacionais, cer tificao de conformidade, novos produtos e anlises de casos. Correspondncia para: Redao de EM , Seo EM Ex , Alameda Olga, 315; 01155-900 So Paulo, SP; fa x: (11) 3666-9585; e-mail: em@arandanet.com.br.

162 EM JUNHO, 2005

S-ar putea să vă placă și