Sunteți pe pagina 1din 9

ANLISE DE LIVROS DIDTICOS

Carine Pedroso da Rosa Instituto Federal Farroupilha Campus Jlio de Castilhos capedroso16@hotmail.com Lizemara Costa Ribas Instituto Federal Farroupilha Campus Jlio de Castilhos lizeribas@hotmail.com Milene Barazzutti Universidade Federal de Santa Maria

mbarazzutti@gmail.com Resumo
A utilizao de livros didticos em aulas de matemtica uma prtica comum entre professores da rea. No entanto, para utilizar esse artifcio de ensino devem-se considerar alguns parmetros, evitando-se a utilizao como nico recurso pedaggico e/ou a utilizao de livros inadequados ao contexto escolar em que se atua. Neste sentido, durante o sexto semestre do curso de Licenciatura em Matemtica do Instituto Federal Farroupilha, junto disciplina de Projetos Integrados ao Ensino de Matemtica II, foi realizada uma atividade que resultou em um relatrio, visando analisar livros didticos de Matemtica para o ensino mdio. Entre os objetivos deste trabalho, figuravam a avaliao das atividades propostas em um determinado livro, bem como anlise da abordagem metodolgica dos contedos abordados, a verificao da adequabilidade as necessidades da turma/ano escolar. Para tanto, utilizou-se um roteiro de anlise adaptado a partir do utilizado para seleo dos livros didticos do Plano Nacional do Livro Didtico (PNLD). Neste roteiro, considerou-se os dados de identificao do livro, a identificao dos campos da matemtica escolar, a seleo de contedos bem como a articulao entre eles. Alm disso, foram selecionados dois contedos distintos a fim de analisar a abordagem metodolgica, de que forma os exerccios eram propostos e, ainda, se apresentavam atividades ligadas a outros componentes curriculares. Durante a realizao do trabalho e escrito do relatrio final, foi possvel perceber a relevncia de se analisar um livro didtico antes de utiliz-lo. Isto vlido, tendo em vista que este recurso pode auxiliar na construo do plano de aula, propor atividades diferenciadas ou at mesmo contribuir no melhor aproveitamento de tempo em sala de aula da mesma forma que pode dificultar o processo de ensino e o processo de aprendizagem ao no estar de acordo com os objetivos traados pelo professor, distanciando-se da proposta de ensino e limitando as possibilidades de explorao de conceitos.

Palavras-chave: Anlise; Livro Didtico; Matemtica.

Introduo

Ao utilizar livros didticos como recurso didtico em sala de aula necessrio conhecer previamente a abordagem e o mtodo utilizados para trabalhar determinados conceitos. Por este motivo, preciso analisar as caractersticas dos livros buscando conhecer sua estrutura e possibilidades de trabalho.
Assim, durante o sexto semestre do curso de Licenciatura em Matemtica do Instituto Federal Farroupilha, junto disciplina de Projetos Integrados ao Ensino de Matemtica II, foi realizada uma atividade, a qual resultou em um relatrio, visando analisar livros didticos de matemtica para o ensino mdio. Entre os objetivos deste trabalho, figuram a avaliao das atividades propostas em um determinado livro, bem como a anlise da abordagem metodolgica dos contedos abordados, a verificao da adequabilidade as necessidades da turma/ano escolar. Para tanto, utilizou-se um roteiro de anlise adaptado a partir do utilizado para seleo dos livros didticos do PNLD. Neste roteiro, considerou-se os dados de identificao do livro, a identificao dos campos da matemtica escolar, a seleo de contedos bem como a articulao entre eles. Alm disso, foram selecionados dois contedos distintos a fim de analisar a abordagem metodolgica, de que forma os exerccios eram propostos e, ainda, se apresentavam atividades ligadas a outros componentes curriculares. Durante a realizao do trabalho e escrito do relatrio final, foi possvel perceber a relevncia de se analisar um livro didtico antes de utiliz-lo.

Referencial Terico

O guia de livros didticos do Plano Nacional do Livro Didtico (PNLD) do ano de 2008 traz dados relevantes para a utilizao desse recurso pedaggico em sala de aula, mostrando a importncia de analisar um livro para bem utilizar. Ao abordar a importncia do papel do professor na escolha do livro e na sua adequao realidade da sala de aula, o guia enfatiza que:
preciso observar, no entanto, que as possveis funes que um livro didtico pode exercer no se tornam realidade, caso no se leve em conta o contexto em que ele utilizado. Noutras palavras, as funes acima referidas so histrica e socialmente situadas e, assim, sujeitas a limitaes e contradies. Por isso, tanto na escolha quanto no uso do livro, o professor

tem o papel indispensvel de observar a adequao desse instrumento didtico sua prtica pedaggica e ao seu aluno. (BRASIL, 2007, p.12)

Ainda nesse sentido, o documento ressalta a importncia do livro didtico como recurso pedaggico ao mesmo tempo em que enfatiza que este no deve ser o nico recurso a ser utilizado pelo professor em sala de aula, e sim um dos meios para auxiliar no processo de ensino. Alm disso, o guia enfatiza a importncia de se complementar o livro didtico, tanto no que diz respeito a ampliar suas informaes e atividades e contornar deficincias, quanto adequ-lo a realidade do local onde ele ser utilizado, considerando as especificidades do grupo de alunos envolvidos. Assim, preciso levar em considerao as especificidades sociais e culturais da comunidade em que o livro utilizado, para que o seu papel na formao integral do aluno seja mais efetivo (BRASIL, 2007, p. 12). Anteriormente, em 1997, os Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCN), j mencionavam a importncia da utilizao de livro didtico dentro das escolas brasileiras. O uso frequente dessa ferramenta de ensino uma realidade e, por isso, preciso ter cautela no momento de utiliz-la. O prprio documento alerta para isso:

O livro didtico um material de forte influncia na prtica de ensino brasileira. preciso que os professores estejam atentos qualidade, coerncia e a eventuais restries que apresentem em relao aos objetivos educacionais propostos. Alm disso, importante considerar que o livro didtico no deve ser o nico material a ser utilizado, pois a variedade de fontes de informao que contribuir para o aluno ter uma viso ampla do conhecimento. (BRASIL, 1998, p. 67)

Ao analisar livros didticos possvel perceber a existncia de falhas na sua composio, s vezes na forma de apresentao do contedo, nas atividades propostas, no desenvolvimento dos conceitos no decorrer das pginas, ou ainda de inadequao realidade local, s prticas sociais do grupo escolar em questo. Por esse motivo destaca-se a importncia de utilizar diversos livros, mas, tambm, variados recursos pedaggicos, para oferecer ao aluno uma vasta fonte de informaes. Neste contexto, a
3

anlise crtica e criteriosa dos livros didticos utilizados em sala de aula de matemtica mostra-se de fundamental importncia.

Metodologia

Para a concretizao do trabalho proposto, foi realizada a anlise de um livro didtico de matemtica e, com mais detalhamento, de dois contedos escolhidos aleatoriamente no livro em questo. Tal anlise seguiu um roteiro previamente fornecido pela professora da disciplina, adaptado a partir dos critrios de seleo de livros do Plano Nacional do Livro Didtico (PNLD). Na anlise, consideraram-se os dados de identificao do livro, a identificao dos campos da matemtica escolar, a seleo de contedos bem como a articulao entre eles. Alm disso, foram selecionados dois contedos distintos a fim de analisar a abordagem metodolgica, de que forma os exerccios eram propostos e, ainda, se apresentavam atividades ligadas a outros componentes curriculares. Os contedos escolhidos foram geometria espacial e Estatstica, Contagem e Probabilidade. Depois de realizadas as anlises, passou-se escrita do relatrio abordando os aspectos solicitados no roteiro, os quais podem ser verificados na figura 1, disponvel na pgina seguinte.

Figura 1 Roteiro de Anlise de Livro Didtico

Relato Inicialmente, foi realizada a identificao do livro considerando os autores ou autor do livro, o ano do ensino mdio ao qual se destina, o ano de publicao, a edio e se fez parte do PNLD. O livro escolhido era de autoria de Ktia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz, se destina ao 2 ano do Ensino Mdio, foi publicado em 2010, sendo analisada a 6 edio a qual no fazia parte do PNLD. O segundo passo foi analisar o livro de forma geral, identificando os campos da matemtica escolar trabalhados no livro dentre Nmeros e Operaes; Funes; Equaes Algbricas; Geometria; Geometria Analtica; Estatstica e Probabilidades. Ao
5

realizar a anlise, percebeu-se que todos os campos da matemtica escolar so abordados. Em relao aos contedos, esses so trabalhados de forma igualitria quando comparados uns com os outros, alguns com uma introduo diferenciada, outros considerando a parte histrica e outros abordando atividades cotidianas. Os contedos so divididos em blocos, onde cada um trabalhado conforme o volume de conceitos envolvidos. Foi possvel verificar que a classificao dos contedos est adequada a disposio de contedos tradicionalmente trabalhados na segunda srie de ensino mdio, porm no indicam articulao entre um e outro, estando separados em blocos para trabalho individual, aparentemente sem ligao. Na sequncia, foram analisados dois contedos aleatrios, verificando a forma de abordagem, a proposio de exerccios e outros aspectos relevantes. Para isso, foram escolhidos os contedos de Estatstica - Contagem e probabilidade e de Geometria Espacial. Nesses contedos, pode-se perceber que a abordagem inicial realizada por meio de uma contextualizao, de forma dinmica, apresentado atravs de histrias ou exemplos do cotidiano, visando a motivao do aluno para novas descobertas e o interesse pelo contedo. Em um segundo momento, o enfoque acontece de maneira expositiva. Por exemplo, na abordagem de Estatstica, as autoras trabalham com a aplicabilidade desse contedo fazendo uma relao entre o que se respira ao ar livre e em ambientes com ar condicionado, atravs de grficos e legendas. J o captulo que aborda a Geometria Espacial inicia com gravuras de imagens de construes que podem remeter idia de formas geomtricas tridimensionais, como, por exemplo, O Museu de Arte Contempornea de Niteri, do arquiteto Oscar Niemeyer, que explora formas sinuosas e circulares. Aps uma breve introduo ao contedo a ser trabalhado, como por exemplo a utilizao de um aparato tecnolgico que possa servir de recurso pedaggico, ou ainda uma atividade ocorrida no cotidiano como uma caminhada em que possvel calcular o gasto calrico em funo do nmero de passos, o autor passa de imediato para o incio dos conceitos que envolvem os contedos propriamente ditos. Os contedos so divididos em pequenos blocos, que ao final apresentam exerccios resolvidos e problemas para resoluo. Ainda, para cada contedo abordado, existe uma sugesto de como trabalhar com softwares computacionais. No bloco que se
6

refere Estatstica, Contagem e Probabilidade o autor sugere um trabalho com planilhas eletrnicas atravs da construo de tabelas. Da mesma forma, no captulo que trabalha Geometria Espacial a sugesto para o professor indicar um site que oferece, gratuitamente, simuladores que auxiliam na compreenso de conceitos matemticos, em especial, um software chamado Projees Ortogonais. Cada bloco apresenta ao final uma seo intitulada Conexo, que tem por finalidade trabalhar a disciplina de Matemtica com outros componentes curriculares ou atravs de relaes com o cotidiano. Na seo referente Estatstica, Contagem e Probabilidade o autor faz uma referncia disciplina de Fsica, em que apresenta um texto intitulado A dana das micropartculas, enquanto que, no captulo de Geometria Espacial, essa seo traz uma relao com o tema Urbanismo em que o autor descreve o conceito de urbanismo, e traz imagens areas de cidades que foram planejadas e projetadas por arquitetos. Em alguns captulos as autoras tm a preocupao de retomar conceitos estudados anteriormente. Ao iniciar o captulo referente Estatstica, Contagem e probabilidade, por exemplo, feita uma pequena retomada do contedo, sendo que parte dele est presente no primeiro volume dessa coleo de livros, e acontece por motivo de permitir um avano no sentido de apresentar a terminologia e os conceitos bsicos de Estatstica. J no captulo que aborda Geometria Espacial, inicia-se com uma breve introduo utilizando uma atividade cotidiana para tal, e parte-se para o desenvolvimento dos conceitos. Os exerccios so apresentados de maneiras variadas. Ao abordar o contedo de Estatstica, as atividades propostas envolvem a construo de grficos a partir de informaes fornecidas pelo enunciado ou, ento, para que a partir do grfico ou tabela sejam retiradas informaes. Ainda neste captulo, h a preocupao em desenvolver a habilidade de argumentao e de tomada de decises atravs de uma lista com oito exerccios que pedem respostas dissertativas. J no captulo que aborda Geometria Espacial, os exerccios so basicamente de memorizao, ou repetio. Por exemplo, o enunciado de um exerccio apresenta um paraleleppedo retngulo, a partir dessa figura solicita que o aluno indique duas retas perpendiculares que contm uma das faces do
7

paraleleppedo, e tambm faz outras afirmaes sobre perpendicularismo de forma que o aluno precise justificar a resposta. O encerramento das atividades de ambos os captulos, acontecem por meio de sees intituladas Saia dessa, Para Recordar, Calculadora, Clculo Rpido e Palavras Chave as quais tm por objetivo desafiar o aluno, retomar conceitos vistos anteriormente, bem como fazer um breve resumo do que foi estudado. Ao final de alguns problemas os autores propem uma interao professoraluno, como nos exerccios que envolvem contagem e probabilidade em que, ao final de uma lista de problemas aparece uma sugesto para que o professor converse com os alunos sobre crtica do ponto de vista matemtico, uma seo que visa uma discusso sobre um tema, como uma imagem em 3D por exemplo, em cima de um contedo matemtico. Da mesma forma, nesse mesmo captulo h uma sugesto de interao aluno-aluno, com uma proposta de atividade onde o aluno deve criar um exerccio ou uma srie de perguntas que possam ser respondidas por meio de grficos, sendo que aps esse primeiro momento o professor deve intervir no trabalho solicitando aos alunos que socializem suas perguntas e discutam sobre elas.
A teoria aparece bem delimitada no livro, no apresentando equvocos conceituais, e nem exemplos ou comparaes que possam desencadear dvidas no entendimento dos alunos.

Consideraes Finais

A partir da anlise de um livro didtico dedicado ao ensino mdio, foi possvel verificar a importncia do cuidado ao escolher um livro. Com o intuito de verificar a aplicabilidade de um livro didtico no ensino mdio regular, identificou-se o livro, em seguida analisou-se a abordagem introdutria dos contedos que estavam distribudos em captulos, e dentro de dois captulos distintos verificou-se como era feita a introduo dos contedos, a abordagem conceitual e tambm os exerccios propostos. Essa anlise deve servir para a utilizao adequada do livro didtico em sala de aula, de forma a ser usado como uma ferramenta de ensino, e no para a simples reproduo. Por meio da anlise, foi possvel verificar que um livro apenas no contempla a necessidade de aprendizagem dos alunos, pois para que os processos de
8

ensino e aprendizagem ocorram de maneira eficaz, relevante a reunio de diversas fontes de pesquisa, as quais devem trabalhar com diferentes abordagens a fim de facilitar a aprendizagem dos alunos, alm de considerar as diferentes realidades e formas de aprendizagem. Analisar um livro antes de utiliz-lo de suma importncia, pois se pode perceber qual a inteno da aplicao de referidos exerccios, ou verificar se o objetivo a alcanar na explicao de determinado conceito vai ser efetivado, no fugindo do objetivo que o professor traou no incio do plano de atividades. Alm disso, necessrio verificar se a linguagem utilizada no livro clara, e est coerente com a faixa etria a que se destina o trabalho em sala de aula, para a partir disso desenvolver uma atividade com bom aproveitamento, e assim auxiliar na aprendizagem da turma, facilitando o processo de ensino.

Referncias

BRASIL. MINISTRIO DA EDUCAO. Guia de Livros Didticos PNLD 2008: Matemtica. Braslia: MEC, 2007.
______. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: Introduo. Secretaria de Educao Fundamental, Braslia: MEC/SEF, 1997.

S-ar putea să vă placă și