Sunteți pe pagina 1din 26

Veterinarian Docs

www.veterinariandocs.com.br

Fisiopatologia da Reproduo I

Controle Neuroendcrino da Reproduo


Os mecanismos da reproduo so diretamente influenciados por fatores ambientais em funo da inter-relao entre o sistema nervoso e o sistema endcrino. Esses mecanismos so basicamente controlados pelo hipotlamo e hipfise, que atuam controlando a atividade de outras glndulas, constituindo o sistema hipotalmico hipofisirio gonadal uterino. *A leptina, a qual produzida pelos adipcitos, esta diretamente ligada ao mecanismo de saciedade, determinando uma reduo na atividade reprodutiva se o animal estiver em condies de balano energtico negativo ou excessivamente positivo (obesidade). A glndula pineal, localizada na superfcie cerebral responsvel pela produo demelatonina. O nvel de secreo modulado pelo estmulo luminoso na retina (horasluz/dia), interferindo na dinmica de liberao do fator GnRH, que vai determinar a modulao da ciclicidade em determinadas estaes do ano (estao reprodutiva sazonal = gua, ovelha, cabra).

Hipotlamo: -Apresenta uma funo secretora (neurnios endcrinos) de fatores liberadores, ocitocina, etc. -Esses hormnios de caractersticas peptdicas (proticos) so concentrados e armazenados em lisossomos. -Liberao do contedo das vesculas lisossmicas desencadeada de acordo com o tipo de estmulo (trmico, luminoso, hormonal, metablico, etc..) que desencadeia a reao de clulas superiores, que liberam transmissores como a norepinefrina, dopamina, serotonina, acetil colina, cido gama amino butrico (GABA), entre outros.
1
www.veterinariandocs.com.br

-Os fatores liberadores hipotalmicos (neurohormnios, gonadoliberinas), so liberados para adenohipfise, determinando a secreo dos hormnios hipofisrios. -Hormnio liberador de gonadotrofinas (GnRH): estimula s liberao de FSH e LH. -Hormnio liberador de tireotrofinas (TRH): estimula a liberao de TSH e prolactina -Hormnio liberador de corticotrofinas (CRH) estimula a liberao de ACTH -Hormnio liberador do hormnio do crescimento (GH-RH): estimula a liberao de hormnio do crescimento -Somatostatina (hormnio inibidor do hormnio do crescimento): inibe a liberao de hormnio do crescimento.

Hipfise: -Composta por duas regies diferenciadas: a adenohipfise e a neurohipfise. -Adenohipfise (hipfise anterior): secreta as gonadotrofinas FSH e LH em resposta ao controle primrio do GnRH e adicionalmente pela ao direta de peptdios e esterides gonadais, que regulam a expresso de receptores de GnRH ou transcrio e traduo dos genes das gonadotrofinas. -Neurohipfise (hipfise posterior): armazena e libera o hormnio hipotalmico ocitocina. -Hormnio folculo estimulantes (FSH): na fmea estimula o amadurecimento do folculo de Graaf (folculo portador do ovcito secundrio) do ovrio e regula a secreo de estrgenos. E no macho responsvel pela induo da espermatognese (processo de formao de sptz). O FSH age nas clulas de Sertoli, estimulando-as a produzir uma protena chamada ABP (Androgen Binding Protein), que, trabalhando em conjunto com a testosterona, aumenta a concentrao desta no tbulo seminfero. -Hormnio luteinizante (LH): age sobre o ovrio ou sobre o testculo. Na fmea regula a secreo de progesterona e regula a maturao dos folculos (ovulao) e formao do corpo lteo. E nos machos estimula as clulas de Leydig a produzir testosterona.

Ovrios: -Produzem os hormnios: estrgenos, progesterona, ocitocina, inibina e ativina. Esses hormnios so secretados por glndulas temporrias, que permanecem em atividade de acordo com a dinmica hormonal
2
www.veterinariandocs.com.br

-FSH: estimula o desenvolvimento folicular e a secreo de estrognio, e o LH, em seguida, promove a ovulao. O folculo depois de liberar o vulo, transforma-se no corpo lteo que secreta progesterona por estimulao do LH. -Progesterona: secretado pelo corpo lteo ou pela placenta durante a gravidez. Estimula as clulas do endomtrio a se proliferarem e garante com que o embrio se fixe no crio para a formao da placenta. Tambm o hormnio responsvel pela continuidade da gravidez, pois evita a descamao do endomtrio, o que ocasionaria um aborto. A progesterona age em todo o corpo fsico e emocional da fmea preparando-a para a gravidez. -Estrognio: tem como principal funo a estimulao de caractersticas femininas. -Inibina: tem como principal funo a retro-inibio de FSH. E responsvel pelo controle na produo de testosterona. Testculos: Possuem as clulas de Leydig como fonte de testosterona e as clulas de Sertoli como secretoras de inibina e estrgenos (aromatizao da testosterona). tero: a fonte das prostaglandinas (PG) F2 e E2, que so produzidas pelas clulas endometriais. A PGF2 secretada na forma de um padro pulstil que se acelera no momento da induo da lutelise (3-5 pulsos/dia). Controle Neuroendcrino na Fmea Com a descarga tnica de GnRH (alta amplitude e baixa freqncia) h liberao de FSH, o qual estimula o desenvolvimento dos folculos. Os folculos mais fortes (dominantes) liberam estrgeno, inibina e IGF. A inibina inibe a liberao de FSH e o IGF faz com que se produza mais estrgeno e inibina, fazendo o folculo se tornar mais dominante; Este folculo forma receptores de LH, e ento, tem-se a formao de corpo lteo o qual produz e libera progesterona. Entre 10-12 dia h um novo pico de FSH (2 pico), pois estrgeno, inibina e outros hormnios esto baixos e h o retorno do ciclo j descrito. Entre 17-18 tem-se uma condio pr-ovulatria, com a liberao de PGF2 (produzida pelo endomtrio) a qual destri o corpo lteo. *Nos 2 casos (tnica e cclica), tem liberao de LH e FSH, mas sempre um predominante sobre o outro. *Nos machos somente h liberao tnica e nas fmeas, h as duas, cclica e tnica.

3
www.veterinariandocs.com.br

Dinmica Folicular

Fonte: IEPEC

Descrio: FSH (liberado pela hipfise sob estmulo do GnRH proveniente do hipotlamo) inicia uma onda, pois folculo estimulante. Comea o desenvolvimento dos folculos, at que um destes se torna dominante sobre os demais, secretando inibina em altos nveis. Este folculo inicia a secreo de estrgeno e inibina (age impedindo liberao de FSH) e os demais folculos involuem e entram em atresia. O folculo dominante no consegue ovular devido a alta da progesterona (no permitindo o pico de LH), e assim, este folculo tambm entra em atresia. Ento h a 2 onda folicular, a qual o FSH liberado estimula o desenvolvimento dos folculos, at que um destes novamente seja dominante sobre os outros. Este folculo dominante secretar estrgeno e inibina. Tambm h a secreo de PGF2 pelo tero (pois no houve a sinalizao de um embrio), que far com que o corpo lteo seja destrudo, assim diminuindo os nveis de progesterona. Como h grande concentrao de estrgeno e baixa de progesterona h ativao da descarga cclica que GnRH, a qual permite que haja um pico de LH, o qual determina a ovulao.

4
www.veterinariandocs.com.br

Depois da ovulao, diminuem os nveis de estrgeno e de progesterona (que j estavam baixos), pois o corpo lteo no funcional. E esta baixa de progesterona e estrgeno determina a descarga tnica de GnRH, fazendo com que recomece o ciclo. Condies para que ocorra a ovulao: alta concentrao de estrgeno e baixa de progesterona.
*Nas vacas so observados entre 2/3 ondas foliculares, na ovelha e porcas 2 ondas foliculares e nas guas observada uma ou duas ondas foliculares. -Controle da Dominncia (folculo dominante): -Hipteses: -Suprimento preferencial de sangue; -Aquisio de receptores de LH; -Amplificao da resposta ao FSH atravs da IGF-1;

Ciclo Estral
Definio: ciclo reprodutivo biolgico feminino, cujo acontecimento central a liberao de um vulo apto para ser fecundado. Perodo entre dois cios. -Ciclo: Anestro: a fase do ciclo sexual em que os rgos sexuais esto adormecidos e se recuperando das fases anteriores, ou sucedendo a uma prenhes ou se preparando para futura gestao Proestro: perodo de desenvolvimento folicular, ocorrendo posteriormente regresso ltea e terminando no estro (fase folicular). Comea pelo 1718 dia, quando ocorre o crescimento da ltima onda folicular. Estro: perodo de receptividade sexual (cio), finalizado com a ovulao; Metaestro: perodo do desenvolvimento inicial do corpo lteo (fase ltea). Diestro: perodo da fase madura do corpo lteo (fase ltea). 01-guas: -Polistricas estacionais; -Durante a estao com baixa luminosidade (solstcio de inverno) as guas se mantm em anestro, passando a apresentar atividade ovariana a medida que a luminosidade aumenta.

5
www.veterinariandocs.com.br

*Quando est perto da ovulao (24 horas antes) o ovrio fica murcho. bom inseminar a partir do 3 ou 4 dia aps o estro.
-Ciclo: 20 - 21 dias Proestro: 3 dias Estro: 5 7 dias (ovulao: 24 48 horas antes do final do estro) Metaestro: 5 8 dias Diestro: 5 9 dias Ciclo ps parto (cio do potro): 9 dias (4 14)

-Deteco do estro: -No apresentam comportamento homossexual; -Demonstrao dos sinais de estro apenas para machos; -Abordagem do garanho: -em grupo; -individualmente (contato cabea com cabea); -Comportamento e sinais estrais: -Mico freqente; -Everso do clitris; -Cauda elevada e desviada; -Posicionamento (aumento do quadriltero de sustentao); -No rejeita o garanho; 02-Vacas: -Polistrica contnua (quando em boas condies corporais);
-Ciclo: 21 dias (17 25) -Proestro (dia 19 ao estro) -Estro (dia 0) durao 16 horas (8 - 24) -Metaestro (1 5 dias) -Diestro (6 18 dias) -Ovulao: 12 horas (4 16) aps o final do estro

-Comportamento estral:
6
www.veterinariandocs.com.br

-Intranqilidade -Hiperatividade -Busca de contato (tenta montar) -Edema vulvar -Corrimento mucoso claro -Aceitao da monta pelo macho ou outras fmeas (comportamento homossexual) -Sinais evidenciados no ps estro: -Marcas de abraso na regio sacral -Corrimento serosanguinolento, mais comum em novilhas (hemorragia de metaestro). 03-Ovelhas: -Polistrica estacional, que corresponde a estao com perodos curtos de luminosidade diria (outono e inverno = solstcio de inverno). Durante o perodo de alta luminosidade a atividade sexual diminui, podendo ocorrer ciclos irregulares e anestro.
-Ciclo: 17 dias (14 19) -Estro: 24 36 horas -Ovulao: 24 horas aps o incio do estro

-Comportamento e sinais estrais: -Intranqilidade -Rpida agitao de cauda -Brigas eventuais -Edema e corrimento mucoso (ocasionalmente) -Comportamento homossexual (raro) -Permisso para monta 04-Porcas: -Polistrica contnua;
-Ciclo: 21 dias -Estro: 2 3 dias (mais curto em leitoas)

7
www.veterinariandocs.com.br

-Ovulao: 38 42 horas aps o incio do estro.

-Comportamento e sinais estrais: -Vulva edemaciada e hipermica -Descarga mucosa -Reflexo de imobilidade frente a presso no dorso -Permisso para cpula 07-Cadelas: -Monostrica estacional; -Durante o proestro se observa um rpido desenvolvimento folicular determinante de um pico de estrgeno, seguido do aumento do LH e pelo incio da secreo de progesterona (caracterstica dos candeos = luteinizao precoce). -O estro propriamente dito (aceitao da cpula) pode ocorrer com 4 dias de antecedncia ou at 6 dias aps o pico ovulatrio de LH, entretanto, o perodo normal de acasalamento comea pouco antes do pico de LH.
-Ciclo: -9 dias de proestro (0 17 dias) - liberao ferormnios -9 dias de estro (3 21 dias) - permite a cpula -Ovulao: 1 7 dias aps o incio do estro

-Determinao da fase do ciclo: -Citologia vaginal -Vaginoscopia -Dosagem hormonal -Comportamento e sinais estrais: -Aumento do volume da vulva e perneo -Descarga sanguinolenta -Edema de vulva -Aceitao da cpula -Reduo da turgidez vulvar (descarga vulvar clara)

8
www.veterinariandocs.com.br

Exame Ginecolgico
-Objetivos: -Comprovao ou excluso de prenhes; -Determinao da fase do ciclo estral; -Diagnstico de transtornos do ciclo; -Diagnstico de transtornos patolgicos nos rgos genitais; -Indicaes (quando realizar): -Previamente a aquisio de um animal; -Vacas aps 30 dias de pario; -Vacas que apresentem corrimentos anormais; -Vacas com ciclos estrais anormais; -Vacas paridas h 60 dias e sem manifestao de cio; -Vacas cobertas 3 ou mais vezes e sem sucesso; -Vacas com 50/60 dias ps-cobertura (confirmao de prenhes); Passos: 01-Identificao: nome, brinco, raa, sinais particulares, pelagem, tatuagens e registro genealgico; 02-Anamnese: -Relacionada ao animal: nmero de crias, ltimo parto, abortos, distocias, reteno de placenta, corrimentos, ltima cobertura, inseminao artificial, nmero de coberturas, tratamentos realizados, intervalo entre cios, intensidade e durao; -Relacionada ao meio ambiente: condies de manejo, fertilidade, alimentao, clima, topografia e situao do rebanho como um todo; 03-Exame Geral (inespecfico): deve compreender a inspeo, palpao, auscultao, nutrio, morfologia geral, patas e acmulo de gordura; 04-Exame Especfico: 04.1-Exame Externo: -Abdmen (verificar gestao mltipla, hidropsia dos envoltrios fetais e hrnias);
9
www.veterinariandocs.com.br

-Ligamentos plvicos (ligamentos sacroisquiticos); -Tecido adiposo localizado; -Verificar presena de corrimentos e sua consistncia (muco, sangue ou pus); -Alteraes de posio da vulva (vulva na horizontal e fechamento imperfeito); -Glndula mamria; 04.2-Exame Interno (vaginoscopia e palpao retal): 04.2.1-Exame Retal: examinar a crvix, cornos uterinos (espessura, simetria e grau de contrao) e os ovrios (tamanho e presena de estruturas); -Crvix: verifica-se alteraes encontradas como tortuosidades/fibroses; -Cornos Uterinos: -Espessura (G): parede normal tem cerca de 10 mm e torna-se fina na gestao ou em patologias;
I : 1 dedo II : 2 dedos III : 3 dedos IV : 4 dedos

-Simetria (S): cornos assimtricos indicam gestao, puerprio ou patologias;


S : Simtricos As : Assimtricos +As : Assimetria leve no corno esquerdo As++ : Assimetria moderada no corno direito +++As : Assimetria intensa no corno esquerdo

-Grau de Contrao e Consistncia (C): tem-se idia da condio do tecido uterino;


C I : flcido e relaxado C II : contrao moderada C III : forte contrao

*Forte contrao e edemaciado : cio e endurecimento : metrite


10
www.veterinariandocs.com.br

-Contedo Uterino: -Gestacional: feto, lquido e membranas; -Patolgico: muco, sangue, pus, urina ou gs; -Grau de Movimentao Uterina: -Ex.: baixa mobilidade quando se tem aderncias em ps-parto, distocias e cesarianas; -Ovrios: devem ser feita a fixao das gonadas entre os dedos e examina-se o tamanho, superfcie, consistncia e corpos funcionais; -Tamanho:
E : ervilha (at 1 cm) A : azeitona (1 a 2 cm) P : ovo de pomba (2 a 3 cm) N : noz (3 a 4 cm) G : ovo de galinha (4 a 5 cm)

-Presena de Estruturas: -Folculos: representado por um crculo associado ao grau de flutuao.


0 : sem flutuao 1 : incio de flutuao 2 : flutuao tensa 3 : flutuao clara 4 : flutuao intensa (folculo maduro)

-Ex.:

*Vesculas grandes e com pouca flutuao : cistos ovarianos;

11
www.veterinariandocs.com.br

-Corpo Lteo: representado por um crculo associado sigla CL. Pode-se associar o grau de classificao de acordo com o tamanho da estrutura (1 a 3); Ex.:

-Corpo Hemorrgico: representado por um corte em V associado sigla CH; Ex.:

04.2.2-Vaginoscopia: exame realizado com especulo tubular vaginal esterilizado e fonte de luz. Utilizado em casos obsttricos, puerprio e presena de mal formaes. O especulo primeiramente passado no sentido craniodorsal e depois de passar pelo arco isquitico segue na horizontal em sentido cranial. -Crvix: -Formato:
C : cnica R : roseta A : atpica D : deformada

-Grau de Abertura:
0: completamente fechada 1 : abertura de palha de trigo 2 : abertura de lpis 3 : abertura de 1 dedo 4 : abertura de 2 dedos

12
www.veterinariandocs.com.br

-Colorao das Mucosas:


A : anmica B : plida (rsea) C : hiperemia fisiolgica (estro) D : hiperemia patolgica (inflamao)

-Grau de Umidade:
0 : seca (pegajosa) 1 : levemente mida (espelhada) 2 : mida 3 : coleo de muco

*Obs.: secreo com caractersticas especiais (sangue e pus) devem ser anotadas a parte; **A limpeza para se fazer a vaginoscopia pode ser feita tanto a seco (mtodo alemo) com papel toalha ou com gua (mtodo americano). O ideal se associar os dois mtodos;

13
www.veterinariandocs.com.br

Diagnstico de Gestao
-Gestao: intervalo entre uma cpula frtil e o nascimento do produto. -Importncia: diferenciao do estado gestacional fisiolgico de alteraes patolgicas, evitando erros iatrognicos. Sinais Diagnsticos -Comportamento Materno: -Cessao da atividade estral (no retorno ao cio); -Aumento do apetite; -Aumento do peso (anabolismo); -Temperamento mais dcil; -Sinais Clnicos: -Aumento de volume abdominal; -Desenvolvimento da glndula mamria; -Palpao Abdominal: -Palpao da vescula gestacional e mais tardiamente o feto; -Balotamento fetal; -Palpao Retal: -tero: assimetria, aumento de volume (presena de vescula gestacional), dupla parede, flutuao, placentnios e balotamento fetal; -Ovrios: presena de corpo lteo; -Artria Uterina Mdia: aumento de volume e presena de frmito; -Vaginoscopia: -Colo Uterino: plido, fechado e com presena de tampo mucoso; -Diagnstico por Imagem/Som: -Scan A: detecta presena de fludos; -Doppler: detecta rudos cardacos, fluxo placentrio e fluxo do cordo umbilical;

14
www.veterinariandocs.com.br

-Scan B (ultrassonografia): observao direta dos anexos fetais e do prprio feto; -Testes Laboratoriais: -Microscopia: -Muco Cervical: granulao e condensao; -Histologia: citologia vaginal; -Bioqumica: -Dosagem Hormonal: progesterona (soro e leite), estrgeno (urina), eCG e relaxina; -Mtodos Cirrgicos: laparotomia ou laparoscopia

Diagnstico de Gestao por Espcie


01-gua: (tempo gestao : 340 dias) *nica espcies em que o concepto est envolto em uma cpsula glicoprotica; 01.1-Palpao Retal: -Crvix: alongada, firme e tubular (a partir do 16 dia); -tero: 1 ms: tero reativo manipulao (contrao) e na cavidade plvica; 2 ms: corno gestante comea a apresentar leve assimetria (variando de 5 a 15cm), presena de flutuao e corno gestante e no gestante ainda tensos. tero ainda na cavidade plvica; 3 ms: tero relaxado caindo para a cavidade abdominal, aumento na distenso (25cm) e a distino entre o corpo e corno se torna menos evidente; 4 ms: fase de descida, tero relaxado e com claro balotamento. Ligamento largo distendido com ovrios tracionados em posio medial; 5/6 ms: aumento da distenso do ligamento largo e ovrios mais prximos; 7 ao 11 ms: fase de subida, clara palpao do feto (feto reage a manipulao) e feto insinuado na cavidade plvica; -Ovrios: -Incio da gestao at o 40 dia: somente presena de corpo lteo; -Entre o 40 e 90 dia: presena de corpo lteo e folculos;
15
www.veterinariandocs.com.br

-Aps o 90 dia at o final da gestao: corpo lteo; *Se tiver folculos maiores que 5mm no est gestante; -Artria Uterina Mdia: verificada a partir do 5 ms; 01.2-Ultrassonografia: 10 ao 14 dia: observa-se vescula gestacional, est vescula migra pelo tero (5mm); 14 ao 20 dia: observa-se vescula vitelnica com 15mm e com parada na migrao. 21 dia: observao do embrio 23/24 dias: observao dos movimentos cardacos; 30 dia: embrio no meio da vescula; 33 dia: embrio no tero superior da vescula; 36 dia: embrio em posio dorsal na vescula; 40 dia: embrio no meio da vescula com cordo umbilical; 41 ao 60 dia: feto em posio ventral na vescula (verifica-se movimentos fetais); 01.3-Hormonal: -Progesterona: entre 18 e 23 dia (confirmao de no gestao); -eCG: presente somente em guas prenhes, entretanto, aps a formao dos clices endometriais, o eCG mantm-se elevado mesmo aps a morte do feto. O teste deve ser feito entre 50 e 100 dia (ideal); -Sulfato de Estrona: detectvel no soro, leite, urina e fezes aps o 4 ms. No soro, o pico ocorre aos 60 dias, antes dos 60 dias pode ocorre falso positivo (resduos do estro); -Estrgenos (gnada fetal): teste de Cuboni (fluorescncia na urina) e deve ser feito a partir do 100 dia; 01.4-Imunolgico: -Inibio da hemoaglutinao em placa; 01.5-Mtodos Biolgicos (animais reativos) -Reao de Friedmann-Scheneider:em coelha e faz-se com soro a partir da 7 semana; -Reao de Cole-Hart: em camundonga ou rata; -Reao de Brouha-Hinglais-Simmonet: em camundongo ou rato; -Reao de Galli-Mainini: em sapo ou r macho;
16
www.veterinariandocs.com.br

-Reao de Allen-Doisy: em rata adulta castada; -Reao do estro de Zondeck: em camundonga ou rata infantis; 02-Vaca: (tempo gestao : 285 dias) 02.1-Palpao Retal: -Crvix: -At 2 ms: fechada; -3 ms em diante: crvix com tampo mucoso evidente e no final da gestao tem-se a liquefao deste tampo mucoso -tero: -1 ms: cornos sem assimetria; -2 ms: leve assimetria do corno gestante com efeito de dupla parede, feto j pode ser palpado; -3 ms: tero caindo para cavidade abdominal e placentnios so semelhantes ervilhas (difcil de serem palpados); -4 ms: semelhante ao 3 ms, com balotamento interno positivo e placentnios com 2cm de dimetro (fcil palpao); -5/6 ms: totalmente na cavidade abdominal, crvix presa no assoalho da cavidade plvica e difcil palpao do feto no 5 ms, j no 6 ms torna-se palpvel. Tem-se movimentos flutuantes e placentnios entre 3 e 4cm; -7 ao 9 ms: prova do balotamento externo positiva pelo flanco direito, feto reage a manipulao, feto comea a voltar para cavidade plvica e placentnios grandes (4 a 6cm); -Ovrios: -1 ms: corpo lteo palpvel; -Entre 2 ms e 4 ms: corpo lteo ipsilateral (localizado do mesmo lado onde houve a ovulao); -A partir do 5 ms: a palpao desnecessria; -Artria Uterina Mdia: -4 ms: perceptvel;

17
www.veterinariandocs.com.br

02.2-Ultrassonografia: -13 ao 19 dia: observa-se vescula embrionria; -20 ao 24 dia: observa-se o embrio; -24 ao 27 dia: observam-se os batimentos cardacos; -30 ao 32 dia: observa-se o mnion; -28 ao 34 dia: verificam-se os membros; -40 dia: verifica-se a coluna vertebral; -42 ao 50 dia: presena de movimentos fetais; -60 dia: presena de placentnios em todo o tero; 02.3-Hormnios, Antgenos e outras Protenas: -Sulfato de Estrona: verifica-se no plasma, urina e leite entre o 72 e 100 de gestao; -Prova de Cuboni: estrgeno (gonada fetal) detectado na urina a partir do 100 dia; -Progesterona: pelos testes de RIA ou ELISA com soro u leite e realizado entre o 20 e 25 aps a cobertura (100% de confirmao); -Lactognio Placentrio (somatotrofina corinica): a partir do 110 dia; -Protenas B: especficas para gestao (PSP-B e PSP-60), so detectadas no soro a partir do 24 e 34 dia; -Protenas Associadas Gestao (PAG): detectveis a partir do 34 dia (entre 87 e 98% de preciso); -Fator Precoce da Prenhes (EPF): detectado a partir de 6 a 24 horas aps a concepo (em ovinos); 03-Cabra e Ovelha: (tempo gestao : 150 dias); 03.1-Palpao Reto-Abdominal: visa a palpao de obstculo entre um basto introduzido por via retal e a mo do operador no abdmen. 03.2-Bipsia Vaginal: baixa praticidade na execuo; 03.3-Radiografia: esqueleto radiopaco com cerca de 65 dias; 03.4-Laparotomia: com uma inciso no flanco e outra paramediana ventral e cranial ao bere e executa-se a palpao com dois dedos com 42 dias de gestao; 03.5-Hormnios:

18
www.veterinariandocs.com.br

-Sulfato de Estrona: detectvel no leite, soro ou urina por RIE ou ELISA entre o 40 e 50 dia; -Progesterona: detectvel no leite ou soro a partir do 21 dia; 03.6-Mtodos Ultrassnicos: -Scan A: transabdominal a partir do 50 dia aps a cobertura; -Scan B: transretal (25 a 30 dia) e transabdominal (a partir do 40 dia); -Doppler: transabdominal (a partir do 50 dia) e transretal mais precoce; 03.7-Palpao Abdominal: apenas em gestao avanada e com animal em jejum; 03.8-Mtodos Imunolgicos: -Protenas Especficas da Gestao (PAG): detectvel a partir da 3 semana no soro sanguneo; -Fator Precoce da Prenhes (EPF): detectado a partir de 6 a 24 horas aps a concepo (em ovinos); 04-Porca: (tempo de gestao : 114 dias); 04.1-Palpao Retal: a partir do 30 dia verifica-se aumento de volume e presena de frmito da artria uterina mdia; 04.2-Hormnios: -Prostaglandina F2; -Progesterona; -Sulfato de Estrona: na urina e detectvel a partir do 21 a 33 dia de gestao; 04.3-Mtodos Ultrassnicos: -Scan A: entre 30 e 75 dia; -Doppler: verifica-se os batimentos pela artria uterina mdia (50 a 100bpm); -Scan B: observam-se vesculas amniticas no 18 dia, embries entre o 25 e 32 dia e movimentos fetais no 60 dia; 05-Cadela: (tempo de gestao : 63 dias) 05.1-Sinais Maternos: -Aumento de peso (evidente aps a 5 semana);

19
www.veterinariandocs.com.br

-Acelerao da freqncia respiratria (evidente aps a 5 semana); -Glndula mamria: -35 dia: ruborizao da base dos mamilos (tetas engurgitadas); -45 dia: tetas longas e tumefeitas; -50 dia: hipertrofia da glndula mamria e presena de secreo aquosa ou leite; 05.2-Palpao Transabdominal: tero no palpvel at 21 dias; -24 ao 28 dia: verifica-se regies firmes com contorno esfrico; -28 ao 30 dia: verifica-se regies esfricas, facilmente palpveis (1,5 a 3,5cm); -Aps o 31 dia: os istmos que separam as ampolas se dilatam, no sendo possvel a individualizao das mesmas; -42 ao 50 dia: acentuado desenvolvimento fetal (crnios palpveis); 05.3-Auscultao: somente nos ltimos 15 dias de gestao (ritmo de galope e entre 180 e 240bpm); 05.4-Hormnios: -Progesterona: no confirma gestao, apenas atividade ltea; -Prolactina: entre 20 e 30 dias; -Relaxina: entre 26 e 31 dias; 05.5-Hematolgico: verifica-se anemia normoctica por volta de 30 a 45 dia ao final da gestao; 05.6-Radiografia: determina-se o nmero de fetos (considerando o crnio), os fetos so visveis entre o 42 e 52 dias de gestao na cadela e entre 38 e 43 dia na gata e difcil em pacientes obesos; 05.7-Ultrassnicos: -Doppler: verifica-se presena de rudos cardacos entre 32 e 39 dia de gestao com 200bpm; -Scan B: a partir da 3 semana possvel a identificao das vesculas embrionrias;

20
www.veterinariandocs.com.br

Patologias Infecciosas Inespecficas


01-Ovarites e/ou Ooforites: processo infeccioso dos ovrios e folculos respectivamente. Normalmente so processo secundrios e levam leses fibrticas ou aderncias. 02-Salpingite: o processo infeccioso dos ovidutos, sendo normalmente bilateral. causado comumente pela palpao retal ou secundria a endometrites ou peritonites. Nos casos mais graves o rgo pode apresentar consistncia dura e aumento de volume. -Diagnstico: palpao retal e teste da permeabilidade tubrica. Este teste baseado na introduo de fenolftalena no corno uterino com uma sonda de Foley. Caso haja permeabilidade, a fenolftalena passa pelo oviduto e cai na cavidade abdominal sendo rapidamente absorvida e eliminada pela urina. A ausncia de urina corada em at 20 minutos, indica obstruo. Deve-se adicionar NaOH na urina, pois a fenolftalena no verificada se a urina for cida. -Negativo para obstruo: urina rosa; -Positivo para obstruo: ausncia de urina rosa; -Tratamento: terapia com antibiticos em doses macias; 03-Metrite: o tero geralmente um ambiente estril, mas durante o parto e perodo puerperal, as bactrias do ambiente, bem como do prprio animal (pele e fezes), invadem o canal do parto. Mesmo com um parto normal e com evoluo favorvel, nas primeiras duas semanas aps o parto existe uma grande incidncia de bactrias no tero, e com o passar dos dias este nmero de bactrias reduzido. Em condies normais os mecanismos de defesa do tero controlam os agentes patognicos por diferentes mecanismos de defesa. -Mecanismo de Defesa: -Anatmico: existncia de epitlio colunar que recobre o endomtrio. -Qumico: secreo de muco pelas glndulas endometriais; -Imunolgico: ao dos polimorfonucleares e anticorpos humorais *O clcio exerce papel fundamental na contrao muscular e sua carncia determina alm da atonia uterina, a reteno de placenta e infeces. E ausncia de vitamina A e selnio, podem ser predisponentes aos processos infecciosos. **Quando o tero encontra-se sob ao da progesterona, ele est mais susceptvel instalao de processos infecciosos (tem-se o favorecimento do crescimento de microorganismos). Com o estrgeno ocorre o contrrio, ocorrendo ativao da quimiotaxia local pelo aumento do afluxo sanguneo uterino, tornando mais eficiente a resposta miometrial a ao da ocitocina.
21
www.veterinariandocs.com.br

***A partir do 35 dia ps parto, a presena de bactrias no interior do tero determina uma queda na taxa de concepo; -Classificao: metrite pueperal, endometrite subclnica, endometrite clnica e piometra; 03.1-Endometrite Puerperal (loquiometra): um quadro caracterizado por complicao uterina, determinada por contaminao bacteriana num perodo precoce do puerprio (4 a 10 dias ps parto). O desenvolvimento desta patologia coincide com o recrutamento da primeira onda folicular ps parto. Foi observado que os primeiros folculos dominantes aps o parto ocorre no ovrio contralateral ao corno gestante (menor carga bacteriana). As endotoxinas absorvidas do tero suprimem a descarga de LH e induzem a formao de cistos. -Caractersticas: -Atraso na involuo uterina e secreo de colorao vermelha/marrom de odor ftido. -Sinais Clnicos: Sinais sistmicos: prostao, anorexia, emagrecimento e hipertermina. Tambm apresenta descarga vulvar de colorao vermelha/marrom de odor ftido. -Tratamento: -Terapia com antibiticos de largo espectro (parenteral e intrauterino); -PGF2 (s age quando se tem corpo lteo), ocitocina ou estrgeno + ocitocina para drenar o contedo; -Sifonagens com desinfetantes com posterior infuso de antibiticos; *Lquios normais: -At 3 dias: lquio avermelhado; -Entre o 3 e 7 dia: lquio vinho ou achocolatado; -Entre o 7 e 14 dia: lquio caf claro com abundante muco; -Entre o 14 e 25 dia: muco fracamente avermelhado ou claro; 03.2-Endometrite Subclnica (CG1): tambm denominada catarro genital de 1 grau (CG1) ou endometrite catarral. uma patologia que ocorre em qualquer perodo aps a involuo completa do tero (60 dias ps parto), sendo caracterizada por uma extensiva infiltrao de neutrfilos, que apenas podem ser detectados por exames citolgicos. -Caractersticas:

22
www.veterinariandocs.com.br

-Retorno ao cio em perodo regulares, no ocorrendo aumento de volume do tero. -Quando em cio, o muco pode apresentar-se com tonalidade acinzentada e algumas vezes em grande quantidade. -Diagnstico: -Citologia endometrial (swab) -Vaginoscopia (na fase ltea, verificando-se mucosas hipermicas, secreo mucosa e crvix aberta); 03.3-Endometrite Clnica (CG2 ou CG3): quadro caracterizado por inflamao mais superficial do endomtrio, apresentando congesto vascular, edema do estroma e migrao de neutrfilos. O tipo de sinais clnicos (quantidade e caractersticas do catarro) determinam 2 tipos de endometrites (GC2 e CG3). -CG2 (endometrite mucopurulenta): no tem-se aumento de volume uterino, apenas as paredes uterinas esto mais espessadas. O animal apresenta cios normais com muco entremeado de pequenos flocos de pus. -Vaginoscopia: mucosas hipermicas, crvix aberta e muco entremeado de pus no assoalho da vagina; -CG3 (endometrite purulenta): semelhante ao CG2 mas tem-se alteraes de ciclo (induo do anestro por um corpo lteo persistente), aumento de volume uterino e exsudato purulento o qual eliminado pela vagina. 03.4-Piometra (CG4): o processo infeccioso do tero caracterizado pelo acmulo exagerado de exsudato purulentoo. Ocorre quando a endometrite se instala aps ocorrer uma ovulao, com a conseqente formao de corpo lteo e fechamento da crvix. Nestes animais ocorre o acmulo de pus determinando um influxo de polimorfonucleares em funo do potente sinal determinado pelo tero inflamado. -Sinais Clnicos: crvix fechada, mucosas plidas com um corpo lteo persistente. *Diferenciar de gestao: na gestao tem-se as paredes uterinas delgadas e a prova do beliscamento positiva. -Tratamento: -PGF2 para abrir a crvix e drenar o contedo; -Curetagem qumica (Lugol com intervalos de 8 a 10 dias); -Terapia com antibiticos; -Sifonagens com desinfetantes (permanganato de potssio ou iodopovidona)

23
www.veterinariandocs.com.br

03.5-Endometrite na gua: na gua, a presena de smen no tero induz a uma reao inflamatria causando um aumento da contratilidade uterina, responsvel pela eliminao de excesso de contedo uterino. Com regime de coberturas freqentes ou alteraes morfolgicas (idade ou pneumovagina) podem determinar uma resposta inflamatria excessiva, acompanhada de acmulo de fludo. -Tratamento: -Sifonagem com desinfetantes; -Antibiticos locais ou parenterais; 04-Metrite na Cadela: um processo diretamente relacionado a perodo ps-parto. A causa uma infeco ascendente aps o parto eutcico, distcico, aborto e/ou reteno de placenta. -Sinais Clnicos: hipertermia, anorexia, depresso, desprezo pelos fetos e exsudao purulenta (descarga vulvar); -Diagnstico: -Citologia (leuccitos e bactrias); -Radiografia ou ultrassonografia (mostram reteno de placenta ou de fetos); -Tratamento: -Evacuao do contedo com aplicao de ocitocina; -Terapia com antibiticos; 05-Complexo Hiperplasia Cstica do Endomtrio (Piometra): determinada por uma alterao primria decorrente da hiperplasia cstica do endomtrio, durante o diestro. Desenvolve-se a partir de uma repetida e prolongada exposio do tero sensibilizado ao estrgeno progesterona (o estrgeno aumenta o nmero de receptores para a progesterona no endomtrio); -Sinais Clnicos: estro de 1 a 12 semanas, anorexia, poliria, polidipsia, depresso, descarga vulvar purulenta (crvix aberta) e distenso abdominal. -Diagnstico: -Aumento de volume uterino com no associao gestao; -Radiografia e/ou ultrassonografia; -Hemograma (leucocitose neutrofilia com desvio esquerda e no caso de septicemia tem-se neutropenia); -Uremia pr-renal (desidratao);

24
www.veterinariandocs.com.br

-Tratamento: -O mais indicado a OSH; -Tratamento de suporte, visando estabilizar o paciente (terapia com fludos, eletrolticos e nutrio); -Terapia com antibiticos;

25
www.veterinariandocs.com.br

Referncias Bibliogrficas E.S.E. HAFEZ. Reproduo Animal. 4 ed. So Paulo: Editora Manole, 1982. BERNE, R.M.; LEVY, M.N. Fisiologia. 5 a ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. GRUNERT, E. GREGORY, R. M. Diagnstico e Teraputica da Infertilidade na Vaca. 1 ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 1984.

26
www.veterinariandocs.com.br

S-ar putea să vă placă și