Sunteți pe pagina 1din 4

PONTIFCIA UNIVERSIDADE C ATLICA DE GOIS ESTGIO SUPERVISIONADO IV

PROFESSOR: DUELCI VAZ

DANILO MENEZES DE O LIVEIRA M ACHADO 5 RELATRIO DE C AMPO DE ESTGIO SUPERVISIONADO IV INSTITUIO: INSTITUTO FEDERAL DE G OIS

GOINIA/G O 2013

Data: 16/10/2013 Nessa data, eu assumi a turma prosseguindo com contedo de Progresso Aritmtica. Dessa forma, comeo o relatrio com o plano de aula.

1 Plano de Aula do dia 16/10


Contedo: Sequencias e Progresses Revisar Sequncia Iniciar Progresso Aritmtica Revisar Progresso Aritmtica atravs de uma atividade ldica Durao: 1 hora e 30 minutos

Problemas sobre Sequencias Durao 7 minutos

Concluir o exemplo iniciado na aula anterior com o Professor Danillo. Definio de PA e Exemplos

Durao 30 minutos Progresso aritmtica toda sequncia de nmeros na qual a diferena entre cada termo (a partir do segundo) e o termo anterior constante. Essa diferena constante chamada razo da progresso e representada pela letra r. Exemplos: Diferenciar sequncias quaisquer de progresses aritmticas. Demonstrao da Frmula do Termo Geral

Durao 25 minutos Dada uma sequncia, definir se PA, aps isso construir uma funo do termo geral. De esta forma repetir com outras sequncias at que notem algum padro. Assim em parceria com os alunos construir de forma genrica uma equao do termo geral para qualquer PA. Problemas para os alunos, na forma de competio em grupos

Durao 28 minutos Dividir a turma em 3 grupos, passar um problema semelhante a cada grupo, para ser resolvido no quadro. PROBLEMAS GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPO 3 Encontre a razo e o quinto ( ) ( ) ( ) termo da PA. Encontre o centsimo termo { { { da PA. Defina se uma PA. Em caso afirmativo encontre a razo. Quantos elementos tem a PA. Observaes:
o 3 primeiros problemas Em caso de resposta correta o grupo ganha 1 ponto. O grupo que finalizar primeiro no quadro, ganhar 2 pontos. Caso a questo esteja errada perder 2 pontos. o Ultimo problema Em caso de resposta correta o grupo ganha 2 ponto. O grupo que finalizar primeiro no quadro, ganhar 3 pontos. Caso a questo esteja errada perder 3 pontos

Incialmente foi realizado a resoluo e discusso do problema que havia ficado da ultima aula. Dada a sequncia (17, 17, 17, 17, ...), deve-se definir o termo geral. Sendo todos os termos iguais, note que o termo geral constante, logo: .

Dessa maneira, foi proposto outro problema, onde os alunos deveriam definir o termo geral das seguintes sequncias: a) b) c) d) RESOLUO: Para resolver este problema, foi cobrado o auxilio mximo dos alunos, de forma a question-los e promover a interao. Note que todas as sequncias so Progresses Aritmticas, dessa forma os prprios alunos puderam construir o algoritmo que define a PA. (no h como colocar a fala dos alunos, pois no momento estava lecionando o contedo, no anotando o que foi dito). a) Na primeira questo os alunos construram a resoluo da seguinte maneira: . Tal definio depende do termo anterior, o que no forma tanta preciso, veja que se houver a necessidade de saber o centsimo termo ( ), dever-se-ia saber o nonagsimo termo ( ), o que nesse caso no est definido. Um aluno percebeu que seria muito complexo realizar dessa forma, mesmo considerando correta a resposta, dando a seguinte ideia:

Dessa forma dependendo apenas do primeiro termo, porm uma quantidade de quatros que ainda deve definir. At que outro aluno percebe que a quantidade de quatros somados definida pelo ndice do termo que se procura menos um, j que o primeiro termo no tem o quatro somado:

Chegando a onde se desejava.

b) Logo de incio um aluno disse que o termo geral seria igual o da letra a), porm no lugar do quatro o valor menos dez, pois a cada termo estava subtraindo dez unidades da anterior. Com a definio deste aluno, os demais conseguiram perceber que a letra c) e d) tambm estava definido como a letra a) e b), porm alterando os valores presentes no final da equao. Sendo treze e dois respectivamente. Baseado na construo dos prprios alunos foi escrito na lousa:

Progresso aritmtica toda sequncia de nmeros na qual a diferena entre cada termo (a partir do segundo) e o termo anterior constante. Essa diferena constante chamada razo da progresso aritmtica e representada pela letra r. Logo foi dito: Professor, ento todas as sequncias que o senhor passou so Progresses Aritmticas? Ento podemos escrever a frmula:

Com essa definio e o termo geral, foram colocadas diversas sequncias na lousa, onde os alunos puderam diferenciar PAs de outras sequncias. (Como foram sequncias quaisquer, no foram anotadas). Finalizando essa etapa foi dividida a turma em 3 grupos, foram definidas as regras do jogo. Todos os alunos puderam participar e interagir com os problemas dados. Enquanto estava acontecendo o jogo, pude interrogar alguns alunos. Nessa conversa muitos disseram que a tenso do momento e da velocidade de resoluo faz com que fiquem nervosos e errem muito. Fiz ento uma analogia com a prova, que possui tempo e inclui a responsabilidade de fazer corretamente, pois vale nota. Por fim o jogo foi divertido, produtivo e bem recebido pelos alunos que obtiveram a seguinte pontuao: Grupo 1 = 0 pontos Grupo 2 = 4 pontos Grupo 3 = 1 ponto.

S-ar putea să vă placă și