Sunteți pe pagina 1din 3

MATERNAL - projeto semana da alimentao

Brincando com os alimentos Descrio: O presente projeto tem como objetivo abordar e discutir assuntos relacionados alimentao saudveis a partir dos 2 anos de idade, ampliando os conhecimento dos educandos sobre o tema. Durao: 3 meses Destinado aos alunos de Educao Infantil. Justificativa: A fome ser, provavelmente, o maior problema poltico e moral que as ciranas devero enfrentar como lideres de seus pais no futuro.No Brasil, a fome uma questo para ser discutida na escola. E a discusso comea pela situao de vida dos alunos e seus direitos e deveres como cidados. As crianas preciso conhecer a realidade da fome no Brasil e no mundo. Esse papel cabe aos educadores, que devem preparar seus alunos para a construo de uma sociedade mais igualitria, em que as pessoas tenham no apenas o direito, mas as condies necessrias para usufruir de uma alimentao equilibrada qualitativa e quantitativamente. Objetivos: Incentivar aos bons hbitos alimentares; Identificar as preferncias alimentar dos alunos; Concientizar os alunos sobre a importncia e os motivos pelos quais nos alimentamos; Reconhecer os alimentos que faz bem nossa sade; Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos. Procedimentos: Ser desenvolvido em 12 aulas assim distribudas: 1 aula: Assunto - Frutas Salada de frutas para degustao Pintura dedo Contagem de frutas, cores, tamanho 2 aula: Assunto - Verduras Confeco de carimbos com batata Explorar com s verduras cores e texturas 3 aula: Assunto - Legumes Fazer com os alunos uma sopa utilizando cenoura, chuchu, beterraba, batata Colagem com papel camura. 4 aula: Assunto: Rtulos Trabalhar com os alunos rtulos de embalagens de alimentos Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com informaes de cada alimento. 5 aula: Assunto: Hortalias/ Higiene com os alimentos Montar uma horta na escola Junto com os alunos lavar os alimento e mostrar os cuidados que devemos ter com os alimento Lavar antes de com-los, comer alimentos naturais e saudveis. Fazer a degustao de tomate, alface, cenoura

Atividades de desenho. 6 aula: Assuntos - Vitaminas Explorar com os alunos as frutas que sero utilizadas na vitamina - banana e ma. Trabalhar a importncia do leite no desenvolvimento da criana. 7 aula: Alimentos no - saudveis Mostrar que alguns alimentos devem ser consumidos com moderao Confeccionar um mural com esses alimentos e registrar os comentrios no bloco Exemplos de alimentos que devem ser consumidos com moderao: pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros. 8 aula: Assunto - Derivados do Leite Trazer para sala queijos, leite e iogurte e explorar a importncia desses alimentos Utilizar embalagens de leite e confeccionar brinquedos com os alunos. 9 aula: Assuntos - Cereais e Massas Explicar que alguns alimentos so importantes em nossa dieta, mas que devem ser consumidos uma vez ao dia. 10 aula: Assunto - Higiene Pessoal Explicar para os alunos que a higiene pessoal necessria para se ter uma boa sade Trabalhar com os alunos os cuidados que devemos Ter: beber gua filtrada, cortar as unhas, lavar sempre as mos antes das refeies, escovar os dentes aps as refeies, praticar esporte. 11 aula: Assunto - Alimentao Saudvel Apresentao de teatro de fantoches Mostrar tudo que foi trabalhado pelas professoras durante as aulas. 12 aula: Assunto - Lanche Gostoso Os alunos traro um lanche nutritivo e saboroso para fazer um grande piquenique coletivo Experincias Interessantes: Dando continuidade ao projeto "Brincando com os alimentos" foram realizadas vrias atividades: Apresentao teatral, "Sopa de Pedra", enfocando a importncia dos alimentos para manter uma vida saudvel, na qual os alunos participaram com entusiasmo. Degustao das frutas, explorando cor, tamanho, espessura e o sentido (paladar). Cada turma desenvolveu as atividades de acordo com nvel escolar. Apresentamos aos alunos diferentes tipos de legumes e verduras. Os quais puderam observar na palestra quais suas funes, vitaminas e nutrientes.

Depois, para complementar a atividade, os alunos tiveram a oportunidade de degustar uma gostosa sopa de legumes e verduras.

S-ar putea să vă placă și