Sunteți pe pagina 1din 6

Superior Tribunal de Justia

AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL N 220.712 - RN (2012/0177276-7) RELATOR AGRAVANTE PROCURADOR AGRAVADO REPR. POR ADVOGADO : MINISTRO CASTRO MEIRA : INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVVEIS - IBAMA : ANDR DE SOUZA MELO TEIXEIRA E OUTRO(S) : POSTO ALVORADA LTDA : MARIA DALVA BANDEIRA PEREIRA : JOAQUIM PEREIRA ALVES JUNIOR EMENTA

PROCESSUAL CIVIL. ADMINISTRATIVO. AGRAVO REGIMENTAL. IBAMA. POSTO DE GASOLINA. AUTO DE INFRAO. PRVIO LICENCIAMENTO AMBIENTAL. AUSNCIA DE REGULARIZAO. ANULAO. MULTA. REDUO. POSSIBILIDADE. JULGAMENTO EXTRA PETITA . NO OCORRNCIA. 1. A alegao de que o Tribunal de origem incorreu em julgamento extra petita ao reduzir o valor da multa administrativa no prospera. O julgado que interpreta de maneira ampla o pedido formulado na petio inicial no viola o art. 460 do CPC, pois "o pedido o que se pretende com a instaurao da demanda e se extrai da interpretao lgico-sistemtica da petio inicial, sendo de levar-se em conta os requerimentos feitos em seu corpo e no s aqueles constantes em captulo especial ou sob a rubrica 'dos pedidos'" (REsp 284.480/RJ, 4 Turma, Min. Slvio de Figueiredo Teixeira, DJ de 2.4.2001). 2. Na hiptese dos autos, consoante ressaltado pelo acrdo recorrido, o autor, alm de pleitear a anulao do auto de infrao, tambm se insurgiu contra o valor da multa que lhe foi aplicada, sustentando a sua desproporcionalidade ao tipo de estabelecimento e fora da razoabilidade. Portanto, no h que se falar em julgamento extra petita . 3. Agravo regimental no provido. ACRDO Vistos, relatados e discutidos os autos em que so partes as acima indicadas, acordam os Ministros da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justia, por unanimidade, negar provimento ao agravo regimental, nos termos do voto do(a) Sr(a). Ministro(a) Relator(a). Os Srs. Ministros Humberto Martins, Herman Benjamin (Presidente), Mauro Campbell Marques e Diva Malerbi (Desembargadora convocada TRF 3a. Regio) votaram com o Sr. Ministro Relator. Braslia, 20 de novembro de 2012(Data do Julgamento).

Ministro Castro Meira Relator

Documento: 1196106 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 29/11/2012

Pgina 1 de 6

Superior Tribunal de Justia


AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL N 220.712 - RN (2012/0177276-7) RELATOR AGRAVANTE PROCURADOR AGRAVADO REPR. POR ADVOGADO : MINISTRO CASTRO MEIRA : INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVVEIS - IBAMA : ANDR DE SOUZA MELO TEIXEIRA E OUTRO(S) : POSTO ALVORADA LTDA : MARIA DALVA BANDEIRA PEREIRA : JOAQUIM PEREIRA ALVES JUNIOR RELATRIO O EXMO. SR. MINISTRO CASTRO MEIRA (Relator): O agravo regimental foi interposto pelo IBAMA contra deciso assim ementada:
PROCESSUAL CIVIL. ADMINISTRATIVO. IBAMA. POSTO DE GASOLINA. AUTO DE INFRAO. PRVIO LICENCIAMENTO AMBIENTAL. AUSNCIA DE REGULARIZAO. ANULAO. MULTA. REDUO. POSSIBILIDADE. ART. 535 DO CPC. OMISSO. JULGAMENTO EXTRA PETITA . NO OCORRNCIA. 1. Inexiste ofensa ao art. 535 do CPC quando o Tribunal de origem se pronuncia de forma clara e suficiente sobre a questo posta nos autos, tendo o decisum revelado-se devidamente fundamentado. 2. Da mesma forma, quanto alegao de julgamento extra petita , a jurisprudncia desta Corte firmou o entendimento de que no viola o art. 460 do CPC o julgado que interpreta de maneira ampla o pedido formulado na petio inicial, pois "o pedido o que se pretende com a instaurao da demanda e se extrai da interpretao lgico-sistemtica da petio inicial, sendo de levar-se em conta os requerimentos feitos em seu corpo e no s aqueles constantes em captulo especial ou sob a rubrica 'dos pedidos'" (REsp 284.480/RJ, 4 Turma, Min. Slvio de Figueiredo Teixeira, DJ de 2.4.2001). Na hiptese dos autos, o autor alm de pleitear a anulao do auto de infrao, tambm se insurgiu contra o valor da multa que lhe foi aplicada, sustentando a sua desproporcionalidade ao tipo de estabelecimento e fora da razoabilidade, portanto, inexiste julgamento extra petita . 3, Agravo em recurso especial no provido. (e-STJ fl. 171)

O agravante sustenta, em sntese, ter ocorrido julgamento extra petita , na medida em que o autor no aduziu pedido de reduo do valor da multa aplicada pela autarquia. Pondera que a pretenso est circunscrita, apenas, "alegao de ofensa ao devido processo legal, ao contraditrio e ampla defesa, requerendo a apreciao e julgamento da defesa apresentada administrativamente e anulao do auto de infrao" (e-STJ fls. 182). Pede, portanto, a reconsiderao do decisum . o relatrio.

Documento: 1196106 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 29/11/2012

Pgina 2 de 6

Superior Tribunal de Justia


AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL N 220.712 - RN (2012/0177276-7) EMENTA PROCESSUAL CIVIL. ADMINISTRATIVO. AGRAVO REGIMENTAL. IBAMA. POSTO DE GASOLINA. AUTO DE INFRAO. PRVIO LICENCIAMENTO AMBIENTAL. AUSNCIA DE REGULARIZAO. ANULAO. MULTA. REDUO. POSSIBILIDADE. JULGAMENTO EXTRA PETITA . NO OCORRNCIA. 1. A alegao de que o Tribunal de origem incorreu em julgamento extra petita ao reduzir o valor da multa administrativa no prospera. O julgado que interpreta de maneira ampla o pedido formulado na petio inicial no viola o art. 460 do CPC, pois "o pedido o que se pretende com a instaurao da demanda e se extrai da interpretao lgico-sistemtica da petio inicial, sendo de levar-se em conta os requerimentos feitos em seu corpo e no s aqueles constantes em captulo especial ou sob a rubrica 'dos pedidos'" (REsp 284.480/RJ, 4 Turma, Min. Slvio de Figueiredo Teixeira, DJ de 2.4.2001). 2. Na hiptese dos autos, consoante ressaltado pelo acrdo recorrido, o autor, alm de pleitear a anulao do auto de infrao, tambm se insurgiu contra o valor da multa que lhe foi aplicada, sustentando a sua desproporcionalidade ao tipo de estabelecimento e fora da razoabilidade. Portanto, no h que se falar em julgamento extra petita . 3. Agravo regimental no provido. VOTO O EXMO. SR. MINISTRO CASTRO MEIRA (Relator): A deciso agravada apresenta o seguinte teor, na parte que interessa:
Quanto alegao de julgamento extra petita , saliento que a jurisprudncia desta Corte firmou o entendimento de que no viola o art. 460 do CPC o julgado que interpreta de maneira ampla o pedido formulado na petio inicial, pois "o pedido o que se pretende com a instaurao da demanda e se extrai da interpretao lgico-sistemtica da petio inicial, sendo de levar-se em conta os requerimentos feitos em seu corpo e no s aqueles constantes em captulo especial ou sob a rubrica 'dos pedidos'" (REsp n 284.480/RJ, 4 Turma, Min. Slvio de Figueiredo Teixeira, DJ de 2.4.2001). Na hiptese dos autos, verifica-se que o pedido do autor no sentido de que seja decretada a nulidade do auto de infrao emitido pelo IBAMA, sob o fundamento de que o mesmo foi lavrado em desacordo com a legislao de regncia, bem como se insurge contra o valor da multa que lhe foi aplicada, sustentando a sua desproporcionalidade ao tipo de estabelecimento e fora da razoabilidade, no havendo, pois, que se falar em julgamento extra petita . Sobre a questo, o voto condutor do acrdo recorrido consignou que: Quanto ao pedido para anular o auto de infrao por ausncia de diversos elementos que implicariam no cerceamento de defesa, entendo no haver razo, pois, de acordo com os documentos colacionados aos autos constam do mesmo os motivos e as causas determinantes para sua lavratura, constando, inclusive as
Documento: 1196106 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 29/11/2012 Pgina 3 de 6

Superior Tribunal de Justia


normas legais infringidas pelo autuado. Por outro lado, cumpre destacar que o autor, ora apelante, apresentou impugnao administrativa ao referido auto de infrao, fato que desconstitui seus argumentos de cerceamento de defesa. (...) De outra banda, fato incontroverso de que o estabelecimento autuado no se encontra dentro da legislao para o seu regular funcionamento, que em sua defesa administrativa constata-se tal fato. (...) Resta to-somente analisar a questo acerca do valor aplicado no auto de infrao, que segundo o autor se apresenta desproporcional ao tipo de estabelecimento e fora da razoabilidade. (...) Ao compulsar os autos, contata-se que a nica motivao a ensejar o auto de infrao por parte do IBAMA, foi o no licenciamento prvio, contudo, no restou demonstrado pelo IBAMA que a autuao da empresa tenha causado dano ambiental, ou at mesmo poluio do ambiente no local de sua instalao. Dessa forma, de se concluir que a empresa estava em pleno funcionamento, sem o prvio licenciamento dos rgos competentes para liberarem o incio de suas atividades. Contudo, as sanes impostas pelo Administrador aos administrados devem guardar uma relao de proporcionalidade e razoabilidade com a infrao cometida. In casu , a aplicao de multa no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) apresenta-se juridicamente inadmissvel, diante de qualquer prejuzo causado pela atividade desenvolvida e com o tipo de estabelecimento em uma cidade do interior, A multa em questo deve ser entendida de maneira a compelir o administrado a se regularizar no rgo competente, pela ausncia de autorizao de funcionamento, em sentido inverso, se houvesse ocorrido dano ao meio ambiente, restaria autorizado imposio de penalidade mais severa, apta a desestimular a repetio do comportamento danoso, que no restou demonstrado na presente ao (e-STJ fls. 113-115). Destarte, no h que se falar em violao ao artigo 460 do CPC, nem em julgamento extra petita , quando a sentena decidiu a ao nos limites do pedido, conforme se l das razes supratranscritas. A propsito, confira-se o seguinte aresto: PROCESSUAL CIVIL. ADMINISTRATIVO. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO. MULTA ADMINISTRATIVA. PRTICA DE ATO LESIVO AO MEIO AMBIENTE. ALEGAO DE JULGAMENTO EXTRA PETITA. ART. 460 DO CPC. NO-OCORRNCIA. 1. Alegao de que o magistrado de primeiro grau de jurisdio, ao declarar a nulidade da multa administrativa, proferiu sentena de natureza diversa da pedida pelo autor, que limitou-se a requerer a substituio da pena de multa que lhe foi aplicada pela de prestao de servios relacionados proteo do meio ambiente. 2. No viola o art. 460 do CPC o julgado que interpreta de maneira ampla o
Documento: 1196106 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 29/11/2012 Pgina 4 de 6

Superior Tribunal de Justia


pedido formulado na petio inicial, pois "o pedido o que se pretende com a instaurao da demanda e se extrai da interpretao lgico-sistemtica da petio inicial, sendo de levar-se em conta os requerimentos feitos em seu corpo e no s aqueles constantes em captulo especial ou sob a rubrica 'dos pedidos'" (REsp 284.480/RJ, 4 Turma, Min. Slvio de Figueiredo Teixeira, DJ de 2.4.2001). 3. Hiptese, ademais, em que o magistrado de primeiro grau de jurisdio declarou a nulidade da pena de multa aplicada ao autor, sem prejuzo da aplicao de nova penalidade pelo IBAMA, desde que adequada aos princpios que regem a atividade administrativa. 4. Percebe-se, desse modo, que o ora agravante poder impor nova penalidade ao administrado, convertendo-a, inclusive, se assim entender, em servios de preservao, melhoria e recuperao da qualidade do meio ambiente, nos termos do 4 do art. 72 da Lei 9.605/98. 5. Agravo regimental desprovido. (AgRg no Ag 1038295/RS, Rel. Min. Denise Arruda, Primeira Turma, DJe 03/12/2008). Dessa forma, de se manter a concluso do acrdo recorrido. Ante o exposto, nego provimento ao agravo em recurso especial. (e-STJ 171-174)

Das razes recursais, infere-se que o agravante no apresenta argumentao capaz de infirmar a deciso agravada. Ante o exposto, nego provimento ao agravo regimental, mantendo a deciso agravada por seus prprios fundamentos. como voto.

Documento: 1196106 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 29/11/2012

Pgina 5 de 6

Superior Tribunal de Justia


CERTIDO DE JULGAMENTO SEGUNDA TURMA AgRg no AREsp 220.712 / RN

Nmero Registro: 2012/0177276-7


Nmeros Origem: 200984000057921 20098400005792101 PAUTA: 20/11/2012

JULGADO: 20/11/2012

Relator Exmo. Sr. Ministro CASTRO MEIRA Presidente da Sesso Exmo. Sr. Ministro HERMAN BENJAMIN Subprocuradora-Geral da Repblica Exma. Sra. Dra. ELIZETA MARIA DE PAIVA RAMOS Secretria Bela. VALRIA ALVIM DUSI AUTUAO
AGRAVANTE PROCURADOR AGRAVADO REPR. POR ADVOGADO : INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVVEIS - IBAMA : ANDR DE SOUZA MELO TEIXEIRA E OUTRO(S) : POSTO ALVORADA LTDA : MARIA DALVA BANDEIRA PEREIRA : JOAQUIM PEREIRA ALVES JUNIOR

ASSUNTO: DIREITO ADMINISTRATIVO E OUTRAS MATRIAS DE DIREITO PBLICO - Dvida Ativa no-tributria - Multas e demais Sanes

AGRAVO REGIMENTAL
AGRAVANTE PROCURADOR AGRAVADO REPR. POR ADVOGADO : INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVVEIS - IBAMA : ANDR DE SOUZA MELO TEIXEIRA E OUTRO(S) : POSTO ALVORADA LTDA : MARIA DALVA BANDEIRA PEREIRA : JOAQUIM PEREIRA ALVES JUNIOR

CERTIDO Certifico que a egrgia SEGUNDA TURMA, ao apreciar o processo em epgrafe na sesso realizada nesta data, proferiu a seguinte deciso: "A Turma, por unanimidade, negou provimento ao agravo regimental, nos termos do voto do(a) Sr(a). Ministro(a)-Relator(a), sem destaque e em bloco." Os Srs. Ministros Humberto Martins, Herman Benjamin (Presidente), Mauro Campbell Marques e Diva Malerbi (Desembargadora convocada TRF 3a. Regio) votaram com o Sr. Ministro Relator.

Documento: 1196106 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 29/11/2012

Pgina 6 de 6

S-ar putea să vă placă și