Sunteți pe pagina 1din 3

Pgina 1 de 3 ROTEIRO PARA INTELECO DE TEXTOS 1. Leia o texto para obter uma viso global, para se inteirar do assunto.

2. Faa uma segunda leitura, agora com o objetivo de identificar palavras e expresses desconhecidas, termos fundamentais, trechos mais complexos, aspectos importantes, conceitos desconhecidos e ou novos... 3. Elimine as dvidas levantadas, discutindo com colegas e docentes, consultando dicionrios e livros, enfim buscando as mais diversas fontes de consulta e referncia. 4. Releia o texto, agora mais atentamente, para obter uma compreenso mais aprofundada. 5. Analise os pargrafos do texto, identificando neles a idia principal e as idias secundrias. 6. Analise as relaes entre idias principais e secundrias de cada pargrafo. 7. Analise as relaes existentes entre os pargrafos, no que se refere a coerncia e seqncia de idias. CONECTIVOS UTILIZADOS PARA SE ESTABELECER RELAES TEXTUAIS
assim, desse modo, dessa forma, sendo assim; e, ainda; alis, alm do mais, alm de tudo, alm disso; isto , quer dizer, ou seja, em outras palavras; mas, porm; embora, ainda que, mesmo que; ou; que, pois, porque, uma vez que, j que, visto que; portanto, logo, por isso; de modo que; se, desde que; como, conforme; quando, antes que, desde que, depois que; a fim de que, para que; proporo que, medida que, por outro lado; tendo em vista;

AO ELABORAR UM RESUMO, PROCURE: 1. 2. 3. 4. Manter a idia principal de cada pargrafo; Escolher, entre as secundrias, as mais significativas; Manter a estrutura textual: introduo, desenvolvimento e concluso; Utilizar, sempre que possvel, suas prprias palavras.

www.arbidsofts.net

Pgina 2 de 3 Texto 1: A QUALIDADE DE VIDA NA CIDADE E NO CAMPO de conhecimento geral que a qualidade de vida nas regies rurais , em alguns aspectos, superior da zona urbana, porque no campo inexiste a agitao das grandes metrpoles, h maiores possibilidades de se obterem alimentos adequados e, alm do mais, as pessoas dispem de maior tempo para estabelecer relaes humanas mais profundas e duradouras. Ningum desconhece que o ritmo de trabalho de uma metrpole intenso. O esprito de concorrncia, a busca de se obter uma melhor colocao profissional, enfim, a conquista de novos espaos lana o habitante urbano em meio a um turbilho de constantes solicitaes. Esse ritmo excessivamente intenso torna a vida bastante agitada, ao contrrio do que se poderia dizer sobre os moradores da zona rural. Por outro lado, nas reas campestres h maior quantidade de alimentos saudveis. Em contrapartida, o homem da cidade costuma receber gneros alimentcios colhidos antes do tempo de maturao, para garantir maior durabilidade durante o perodo de transporte e comercializao. Ainda convm lembrar a maneira como as pessoas se relacionam nas zonas rurais. Ela difere da convivncia habitual estabelecida pelos habitantes metropolitanos. Os moradores das grandes cidades, pelos fatores j expostos, de pouco tempo dispem para alimentar relaes humanas mais profundas. Por isso tudo, entendemos que a zona rural propicia a seus habitantes maiores possibilidades de viver com tranqilidade. S nos resta esperar que as dificuldades que afligem os habitantes metropolitanos no venham a se agravar com o passar do tempo.
Texto extrado da obra Tcnicas Bsicas de Redao, de Branca Granatic, S.Paulo, Scipione, 1988.

www.arbidsofts.net

Pgina 3 de 3 Texto 2: DESTRUIO: A AMEAA CONSTANTE O mundo moderno caminha atualmente para sua prpria destruio, pois tem havido inmeros conflitos internacionais, o meio ambiente encontra-se ameaado por srio desequilbrio ecolgico e, alm do mais, permanece o perigo de uma catstrofe nuclear. Nessas ltimas dcadas, temos assistido, com certa preocupao, aos inmeros conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memria a triste lembrana das guerras do Vietn e da Coria, as quais provocaram grande extermnio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos na Amrica Central que, envolvendo as grandes potncias internacionais, poderiam conduzir-nos a um confronto de propores incalculveis. Outra ameaa constante o desequilbrio ecolgico, provocado pela ambio desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as guas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agresses, acabe por se transformar em local inabitvel. Alm disso, enfrentamos srio perigo relativo utilizao da energia atmica. Quer pelos acidentes que j ocorreram e podem acontecer novamente nas usinas nucleares, quer por um eventual confronto em uma guerra mundial, dificilmente poderamos sobreviver diante do poder avassalador desses sofisticados armamentos. Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar na possibilidade de estarmos a caminho do nosso prprio extermnio. desejo de todos ns que algo possa ser feito no sentido de conter essas diversas foras destrutivas, para podermos sobreviver s adversidades e construir um mundo que, por ser pacfico, ser mais facilmente habitado pelas futuras geraes.
Texto extrado da obra Tcnicas Bsicas de Redao, de Branca Granatic, S.Paulo, Scipione, 1988.

www.arbidsofts.net

S-ar putea să vă placă și