Sunteți pe pagina 1din 3

AKRPOLIS - Revista de Cincias Humanas da UNIPAR

TEATRO E SUAS TIPOLOGIAS Bruno Soares Martins1 Carlos Augusto de Melo Tamanini2 MARTINS, S. B.; TAMANINI, C. A. M.; Teatro e suas Tipologias. Akrpolis, 13(2): 105-107, 2005. RESUMO: Este artigo tem por objetivo contar um pouco da histria do teatro que est diretamente ligada a manifestaes religiosas, e as vrias tipologias de edifcios teatrais que comeam com a disposio do palco e da platia dentro de uma forma, sejam elas em edifcios fechados ou abertos com caractersticas bem denidas. As apresentaes improvisadas em praas pblicas tornam-se mais populares e organizadas, a necessidade de criar espaos para esses espetculos fez com que surgissem juntamente com os gneros teatrais, tipologias diferentes para cada tipo de espetculo e pblico, apresentados aqui de forma explicativa e ilustrativa. PALAVRAS-CHAVE: Teatro, Conceito, Tipologias. THE THEATER AND ITS TYPOLOGIES ABSTRACT: This article has as objective to tell a little of the theater history which is directly connected to the religious moviments, and to many typologies of theater buildings that start with the stage and audience placement, wether in close or open buildings, each one with its characteristics very well dened. The improvised outdoor presentations become more popular and organized ones, and the necessity to create spaces for these shows has come up with different theater genders and different typologies for each kind of show and audience, presented here in an explanatory and illustrative way. KEY WORDS: Theater, Concept and Typology. Introduo As manifestaes religiosas esto diretamente ligadas ao surgimento do teatro,que no Brasil se deu pela catequizao dos ndios. Ao decorrer dos anos foram surgindo vrios tipos de apresentaes e pblicos, conseqentemente tipologias para os espaos teatrais que buscam atender a necessidade e a caracterstica de cada espetculo, fazendo com que o pblico esteja interagindo com o artista de forma indireta, esteja ele em frente, ao redor ou no centro do palco. Teatro Conceito Para RATTO apud SERRONI (2002) a primeira idia quando se pensa em um edifcio teatral a de uma Casa de Espetculos. A palavra casa tem um duplo sentido, o de abrigo e o de trabalho, ou seja, lugar para nela atuar e viver. o edifcio que abriga vidas ctcias em permanente renovao. Pertence a sociedade que abrange todas as motivaes e as lgicas dos homens que l moram. O Teatro como o pensamento do criador, indestrutvel. Alteraes no afetam sua presena e potencialidade estrutural, o reexo direto da sua vitalidade. (RATTO, 2002). Histria do Teatro Existem divergncias quanto origem do Teatro, mas ambas esto ligadas s manifestaes religiosas. Segundo MALHEIRO (2004) o teatro surgiu na Grcia Antiga em manifestaes de louvor a Dionsio,
1

Deus do vinho. A cada nova safra de uva em forma de agradecimento ao Deus, eram realizadas festas que reuniam milhares de pessoas. Com o passar dos anos a arte de representar comeou a acontecer de forma mais organizada surgindo assim os atores e seus papis. O grande processo do teatro grego se deu por volta de 534 a.C., quando o governo do ditador Psstrato organizou um concurso de peas teatrais no gnero da poca, A tragdia. Mais tarde com a dominao do Imprio Romano o teatro deixou de ser exclusividade dos gregos, espalhandose de forma improvisada mas levando alegria s vilas. (MALHEIRO, 2004) Por outro lado, h relatos de que o teatro comeou na China Antiga, na qual a representao era utilizada pelo Budismo como forma de expresso religiosa. (ORIGEM DO TEATRO, 2004). Teatro no Brasil Os Jesutas, com o intuito de catequizar os ndios, trouxeram no s a nova religio Catlica, mas tambm uma cultura diferente em que incluia a literatura e o teatro. Aliada aos rituais festivos e danas indgenas, a primeira forma de teatro que os brasileiros conheceram foi a dos portugueses, que tinha um carter pedaggico baseado na Bblia. Nessa poca o maior responsvel pelo ensinamento do teatro, bem como, pela autoria das peas foi Padre Anchieta. O teatro verdadeiramente nacional s veio estabilizarse em meados do sculo XIX quando o Romantismo teve seu incio. Martins Pena foi um dos responsveis, atravs de suas comdias de costumes. Outros nomes de destaque da poca foram o dramaturgo Artur Azevedo, o ator e empresrio

Graduando do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unipar Universidade Paranaense. E-mail: brunotoo@brturbo.com 2 Arquiteto, Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unipar Universidade Paranaense. Mestre E-mail: tamanini@unipar.br Akrpolis, Umuarama, v.13, n.2, abr./jun., 2005 105

AKRPOLIS - Revista de Cincias Humanas da UNIPAR

teatral Joo Caetano, e na literatura, o escritor Machado de Assis. Em 1808 com a vinda da famlia real para o Brasil surgiram uma srie de melhorias para o pas. Uma delas foi direcionada ao teatro. D. Joo VI no decreto de 28 de maio de 1810, reconhecia a necessidade da construo de teatros decentes, o que estimulou a inaugurao de vrios teatros. (HISTRIA DO TEATRO NO BRASIL, 2004). Tipologias As tipologias caracterizam-se principalmente pela disposio do palco e da platia, cada uma com sua identidade, proporcionando um contato do artista com o pblico, seja de frente, de lado, ao redor, no centro, em local aberto ou fechado. Arena O teatro de arena tem o palco situado no meio da platia. Nesta tipologia, a platia disposta em todos os lados ou em toda a circunferncia do palco, podendo sua forma ser circular, semicircular, quadrada, 3/4 de crculo, defasado, triangular ou ovalada. muito comum ver esta congurao instalada ao ar livre. preciso observar ventos dominantes e os anteparos naturais como rvores e montanhas ao implantar as arenas pois, estes so elementos que deniro a acstica. Costuma ser muito utilizado em praas pblicas. (MACHADO & DUQUE, 2004) e (FUNARTE, 2004).

Caracterizado pela disposio frontal da platia ao palco, o palco italiano o mais utilizado dentre as tipologias existentes. Alm dessa disposio frontal da platia outros elementos caracterizam o teatro italiano tais como: palco delimitado pela boca de cena e sua conseqente cortina, e a presena da caixa cnica com urdimento, coxias e varandas.

Fonte: (FUNARTE, 2004)

Figura 03 Exemplos de teatro italiano Espao Mltiplo Os teatros chamados mltiplos so caracterizados pela possibilidade de montagem do palco em diversas posies, no possuindo uma caixa cnica propriamente dita. As varas de cenrio e iluminao, varandas de manobra e carros contrapesados so colocados visveis aos olhos do espectador, distribudos por toda a extenso do espao, possibilitando a liberdade de escolha do local e da congurao do palco e da platia a ser distribuida. As disposies de palco e pblico so total, lateral total, central total, lateral parcial, esquina, central parcial, simultneos e corredor ou galerias verticais.

Fonte: (FUNARTE, 2004)

Figura 01 Exemplos de teatro de arena Elisabetano Sistema de palco misto que apresenta um espao fechado retangular com uma grande ampliao de proscnio (retangular ou circular). O pblico o circunda em trs lados: retangular, circular ou misto. Na maioria das vezes no h presena da boca de cena e da caixa cnica, cando toda a estrutura da rea de cena vista do espectador varas de cenrio, iluminao e outros recursos tcnicos e operacionais.

Fonte: (FUNARTE, 2004)

Figura 04 Exemplos de teatro de espao mltiplo Palco Circundante Espao circular que envolve todo o pblico. O palco ca localizado no centro da visibilidade completa de 360 graus e pode ser circundante completo ou semicircundante.

Fonte: (FUNARTE, 2004)

Figura 05 Exemplos de teatro de palco circundante Consideraes Finais


Fonte: (FUNARTE, 2004)

Figura 02 Exemplos de teatro de elisabetano Italiano Espao retangular fechado nos trs lados com uma quarta parede visvel ao pblico frontal atravs da boca de cena: retangular, semicircular, ferradura ou misto.
106

O teatro um bem pblico que marca uma determinada poca, sendo um referencial no contexto urbano, que leva cultura a populao na forma da expresso artstica, seja ela atravs da representao ou da msica, independentemente da tipologia. As manifestaes religiosas esto diretamente ligadas ao surgimento do teatro, que no Brasil origina-se pela catequizao dos ndios. No decorrer do tempo, foram

Akrpolis, Umuarama, v.13, n.2, abr./jun., 2005

AKRPOLIS - Revista de Cincias Humanas da UNIPAR

surgindo vrios tipos de apresentaes e pblicos, que utilizam o edifco teatral para formar um grande espetculo, conseqentemente as tipologias surgem para atender necessidade e a caracterstica de cada espetculo. A mais utilizada o Italiano que melhor se adapta a condicionantes acsticas e sua forma geralmente composta por um leque ou ferradura, e o grande volume retangular da caixa cnica evidencia o uso do edifcio alm de possibilitar a criao de cenrios.
Referncias FUNARTE. Tipologias. Disponvel em: <http://www.ctac.gov.br>. Acesso em: 11 abr. 2004. MACHADO, R. B.; DUQUE, M. Tipologia de teatros. Disponvel em: <http://www.lazuliarquitetura.com.br>. Acesso em: 11 maio 2004. MALHEIRO, A. Histria do teatro. Disponvel em: <http://www.sobresites.com/teatro/historia.htm>. Acesso em: 25 abr. 2004. SERRONI, J.C. Teatros: uma memria do espao cnico do Brasil. So Paulo: Senac, 2002. _____. Histria do teatro no Brasil. Disponvel em: < http://www.encena. com.br>. Acesso: 25 abr. 2004. _____. Origem do teatro. Disponvel em: < http://www.encena.com.br.>. Acesso em: 25 abr. 2004.

Recebido: Maro de 2005 Aceito: Maro de 2005

Akrpolis, Umuarama, v.13, n.2, abr./jun., 2005

107

S-ar putea să vă placă și