Sunteți pe pagina 1din 4

Lista Curso Matutino Trabalho e potncia eltrica 01 - (UEL PR) Suponha que o conjunto formado pelo satlite e pelo

o foguete lanador possua massa de 1,0103 toneladas e seja impulsionado por uma fora propulsora de aproximadamente 5,0107 N, sendo o sentido de lanamento desse foguete perpendicular ao solo. Desconsiderando a resistncia do ar e a perda de massa devido queima de combustvel, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o trabalho realizado, em joules, pela fora resultante aplicada ao conjunto nos primeiros 2, 0 km de sua decolagem. a) 4,0107 J b) 8,0107 J c) 4,01010 J d) 8,01010 J e) 10,01010 J 02 - (UNICAMP SP) Em agosto de 2012, a NASA anunciou o pouso da sonda Curiosity na superfcie de Marte. A sonda, de massa m = 1000 kg , entrou na atmosfera marciana a uma velocidade v0 = 6000 m/s . a) A sonda atingiu o repouso, na superfcie de Marte, 7 minutos aps a sua entrada na atmosfera. Calcule o mdulo da fora resultante mdia de desacelerao da sonda durante sua descida. b) Considere que, aps a entrada na atmosfera a uma altitude h0 = 125 km, a fora de atrito reduziu a velocidade da sonda para v = 4000 m/s quando a altitude atingiu h = 100 km. A partir da variao da energia mecnica, calcule o trabalho realizado pela fora de atrito neste trecho. Considere a acelerao da gravidade de Marte, neste trecho, constante e igual a gMarte = 4 m/s2. 03 - (UFPE) Um objeto com massa igual a 1,0kg lanado para cima na direo vertical com velocidade inicial v0 = 10m/s. Quando ele retorna ao ponto de partida, a sua velocidade tem mdulo v = 8,0 m/s. Calcule o mdulo do trabalho realizado pela fora de resistncia do ar, em joules, ao longo de todo o trajeto do objeto. 04 - (MACK SP) Certo corpo de massa 10,0 kg est suspenso por uma pequena argola, que pode deslizar, sem atrito, por um fio, supostamente ideal. Em uma primeira situao, o corpo encontra-se na posio ilustrada na figura 1 e, depois de certo tempo, encontra-se na posio ilustrada na figura 2. O trabalho realizado pela fora peso, entre a posio 1 e a posio 2, foi Dado: 6 2,45 a) 2,40101 J b) 2,45101 J 1 c) 5,0010 J d) 2,40 J e) 2,45 J

05 - (FUVEST SP) Um menino puxa, com uma corda, na direo horizontal, um cachorro de brinquedo formado por duas partes, A e B, ligadas entre si por uma mola, como ilustra a figura abaixo. As partes A e B tm, respectivamente, massas mA = 0,5 kg e mB = 1 kg, sendo = 0,3 o coeficiente de atrito cintico entre cada parte e o piso. A constante elstica da mola k = 10 N/m e, na posio relaxada, seu comprimento x0 = 10 cm. O conjunto se move com velocidade constante v = 0,1 m/s. Nessas condies, determine:

a) O mdulo T da fora exercida pelo menino sobre a parte B. b) O trabalho W realizado pela fora que o menino faz para puxar o brinquedo por 2 minutos. c) O mdulo F da fora exercida pela mola sobre a parte A. d) O comprimento x da mola, com o brinquedo em movimento. 06 - (PUC RJ)

Dois blocos de um mesmo material so colocados sobre uma base imvel como mostra a figura. O bloco A, de massa MA = 10,0 kg, est preso base por uma cola, enquanto o bloco B, de massa MB = 5,0 kg, est livre sobre o bloco A. Sabendo que o coeficiente de atrito cintico entre os blocos C = 0,1 e considerando g = 10,0 m/s2, o valor do trabalho (em Joules) realizado pela fora de atrito quando o bloco B se move sobre o bloco A por uma distncia de 1m : a) 0,5. b) 1,0. c) 5,0. d) 10,0. e) 50,0. 07 - (UNCISAL) O selim de uma bicicleta tem uma mola helicoidal para oferecer maior conforto ao ciclista que a utiliza. Quando um ciclista de 80 kg de massa senta sobre o selim, provoca uma contrao de 1,6 cm na mola. A

acelerao da gravidade local de 10 m/s2; assim, o valor absoluto do trabalho realizado pela fora elstica da mola nessa deformao vale, em J, a) 12,8. b) 6,4. c) 6,4102. d) 3,2. e) 3,2102. 08 - (FUVEST SP) Um pequeno cata-vento do tipo Savonius, como o esquematizado abaixo, acoplado a uma bomba d'gua, utilizado em uma propriedade rural. A potncia til P (W) desse sistema para bombeamento de gua pode ser obtida pela expresso P = 0,1 A v3, em que A (m2) a rea total das ps do cata-vento e v (m/s), a velocidade do vento. Considerando um cata-vento com rea total das ps de 2 m2, velocidade do vento de 5 m/s e a gua sendo elevada de 7,5 m na vertical, calcule

c) a potncia mdia desenvolvida pelo carro em 10s e verifique se esta compatvel com a de um automvel de 120 cv.

10 - (FUVEST SP) Trens de alta velocidade, chamados trens-bala, devero estar em funcionamento no Brasil nos prximos anos. Caractersticas tpicas desses trens so: velocidade mxima de 300 km/h, massa total (incluindo 500 passageiros) de 500 t e potncia mxima dos motores eltricos igual a 8 MW. Nesses trens, as mquinas eltricas que atuam como motores tambm podem ser usadas como geradores, freando o movimento (freios regenerativos). Nas ferrovias, as curvas tm raio de curvatura de, no mnimo, 5 km. Considerando um trem e uma ferrovia com essas caractersticas, determine: a) O tempo necessrio para o trem atingir a velocidade de 288 km/h, a partir do repouso, supondo que os motores forneam a potncia mxima o tempo todo. b) A fora mxima na direo horizontal, entre cada roda e o trilho, numa curva horizontal percorrida a 288 km/h, supondo que o trem tenha 80 rodas e que as foras entre cada uma delas e o trilho tenham a mesma intensidade. c) A acelerao do trem quando, na velocidade de 288 km/h, as mquinas eltricas so acionadas como geradores de 8 MW de potncia, freando o movimento. NOTE E ADOTE 1 t = 1000 kg Desconsidere o fato de que, ao partir, os motores demoram alguns segundos para atingir sua potncia mxima. 11 - (FUVEST SP) A energia que um atleta gasta pode ser determinada pelo volume de oxignio por ele consumido na respirao. Abaixo est apresentado o grfico do volume V de oxignio, em litros por minuto, consumido por um atleta de massa corporal de 70 kg, em funo de sua velocidade, quando ele anda ou corre.

a) a potncia til P do sistema; b) a energia E necessria para elevar 1 de gua; c) o volume V1 de gua bombeado por segundo; d) o volume V2 de gua, bombeado por segundo, se a velocidade do vento cair pela metade. 09 - (UFRN) Entre as novas tecnologias mais divulgadas pelas mdias escritas e televisivas, merecem destaque as reportagens sobre os novos modelos de carros movidos a eletricidade. Em uma dessas reportagens, estava disponvel o grfico da velocidade em funo do tempo, como representado na Figura abaixo, para um desses carros de massa, m, igual a 1.472 kg e potncia de 120 cv. Aproveitando as informaes disponveis na reportagem, um estudante aficionado por automobilismo resolveu determinar algumas grandezas mecnicas que lhe permitissem aplicar seus conhecimentos de Fsica. Neste sentido, ele determinou a distncia percorrida, d, o trabalho, T, realizado sobre o carro, a potncia mdia, P, durante os 10 segundos mostrados no Grfico da velocidade, v(t), em funo do tempo, t. DADOS: 1,0cv = 736,0 watts. Considerando os dados disponveis na questo, obtenha a) a distncia percorrida pelo carro em 10s. b) o trabalho realizado sobre o carro em 10s.

Considerando que para cada litro de oxignio consumido so gastas 5 kcal e usando as informaes do grfico, determine, para esse atleta, a) a velocidade a partir da qual ele passa a gastar menos energia correndo do que andando; b) a quantidade de energia por ele gasta durante 12 horas de repouso (parado); c) a potncia dissipada, em watts, quando ele corre a 15 km/h; d) quantos minutos ele deve andar, a 7 km/h, para gastar a quantidade de energia armazenada com a ingesto de uma barra de chocolate de 100 g, cujo contedo energtico 560 kcal. NOTE E ADOTE 1 cal = 4 J. 12 - (UFG GO) Um trabalhador da construo civil usa uma polia e uma corda para transporta telhas at a cobertura de uma residncia, a 3m de altura. Se o trabalhador transporta 20 telhas por vez durante duas horas, velocidade mdia de 0,1 m/s, calcule: a) a quantidade de calorias a mais que deve ser ingerida pelo trabalhador, sabendo-se que apenas 15% dessa energia ser transformada em energia mecnica pelo corpo humano; b) o nmero total de telhas transportadas nesse intervalo de duas horas. Dados: 1 cal 4 J, 1 Telha = 1,5kg, g = 10 m/s2

A idia sempre difundida de que a converso de energia mecnica em energia eltrica limpa tem sido amplamente contestada por estudos de impactos ambientais em diversos casos. Para se avaliar a situao, veja o exemplo da hidreltrica de Tucuru, no Rio Tocantins, com queda vertical de gua de 60m. Construda na dcada de 1980, apresenta em seu lago uma produo de metano (CH4), a 30m de profundidade, de 6 10 -3 kg/m3 , causada pelos restos vegetais submersos que no foram adequadamente tratados quando de sua construo. Em 1991, para gerar 18 TWh (6,5 1016 joules) de energia eltrica, pode-se afirmar que a quantidade, em toneladas, de CH4 exportada do reservatrio pelas turbinas, vale a) 6,5 1016. b) 1,1 1014. c) 1,8 1013. 5 3 d) 6,6 10 . e) 1,8 10 . 15 - (UFPB) Um frigobar de massa de 10 kg ser transportado para dentro de um caminho do tipo ba. Para esse fim, utiliza-se uma rampa inclinada de 3 m de comprimento com 1,5 m de altura, acoplada a um sistema mecnico composto por um cabo de ao de massa desprezvel, uma polia e um motor. O procedimento funciona da seguinte maneira: uma das extremidades do cabo presa ao frigobar e a outra extremidade, ao motor, que puxar o frigobar atravs da rampa at ficar em segurana dentro do ba, conforme ilustrado na figura abaixo.

13 - (UFG GO) A energia elica uma das principais opes de energia limpa, sendo baseada na converso da energia cintica contida no vento em energia eltrica. Uma massa de ar, de densidade = 1,2 kg/m3 e velocidade v = 10 m/s, ao atravessar uma turbina elica impulsiona suas ps, fazendo-as girar. As extremidades das ps descrevem uma circunferncia de dimetro D = 2,4 m. Considerando que a eficincia da turbina nesta converso de 1/3, calcule a potncia eltrica gerada. Use = 3. 14 - (UFCG PB)

Nesse contexto, ao ser ligado, o motor imprime uma tenso ao cabo, de forma que o frigobar, partindo do repouso, atinge uma velocidade de 0,8 m/s no final do primeiro metro de deslocamento. Em seguida, a tenso no cabo modificada para 50 N. Nesse caso, o mdulo da velocidade com que o frigobar entrar no caminho de: a) 0,8 m/s b) 1,0 m/s c) 1,2 m/s d) 1,5 m/s e) 1,8 m/s GABARITO: 1) D 2) a) F = 14 kN b) = 1,01 1010 J 3) 18 4) C 5) a) T = 4,5 N b) W = 54 J c) F = 1,5 N d) x = 0,25 m ou x = 25 cm 6) C 7) B 8) a) P = 25W b) E = 75 J c) V1 0,33 10-3m3 d)V2 0,042 10-3m3 9) a) 150 m b) 662400 J. c)compatvel com 120 cv. 10) a) t = 200s b) Froda = 8.000 N c) |a| = 0,2 m/s2

11) a) De acordo com o grfico, a partir da velocidade 8,5km/h, o atleta passa a gastar menos energia correndo do que andando. b) Em 12h, o consumo energtico dele ser de: 720kcal. c) 1200W. d) 70min. 12) a) 360 kcal b) 4800 telhas. 13) A potncia efetiva gerada por uma turbina elica de 864 W. 14) D 15) A

S-ar putea să vă placă și