Sunteți pe pagina 1din 6

DEUS RESTAURAR OS ANOS CONSUMIDOS Joel 2.

25 "Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exrcito que enviei contra vs outros". - Joel 2:25 Introduo Domingo passado fomos ministrados atravs do musical intitulado "Restituio". Foi bno! Hoje leio este texto a fim de pensar mais com voc sobre esse assunto. Quantos de vocs aqui, j receberam a Jesus em seus coraes, j so crentes? Levantem a mo. Quero perguntar a vocs: Quantos anos foram consumidos antes de voc se tornar um crente em Jesus? Quantos anos de sua vida antiga foram devorados pelo gafanhoto do pecado e da desobedincia a Deus? Hoje, voc sabe que est perdoado e que o seu passado est esquecido porque est coberto pelo Sangue de Jesus... Mas voc no gostaria de receber de volta aqueles anos e poder viv-los melhor, para a glria de Deus? Quantas vezes voc j pensou: "Ah! Eu j poderia ter crescido tanto na minha f! Eu poderia ter tido tanta alegria em meu corao! Eu poderia ter poupado tanta dor e sofrimento a mim e minha famlia... Mas como eu estava cego e escravizado pelo diabo... Ah! Nunca poderei compensar os anos desperdiados". Amado, a Bblia mostra que, em seus ltimos dias, o apstolo Paulo, reavaliou a sua vida e testificou: "Combati um bom combate. Guardei a f. Agora uma coroa de justia me aguarda". Recentemente, essa palavra de Paulo tem me ocupado os pensamentos. Tenho feito essa orao: "Senhor, no acho que eu possa dizer isso como Paulo! Talvez eu pudesse, nos primeiros anos do meu ministrio. Mas sinto a perda de meses - talvez anos". No meu casamento, tambm, eu revejo as coisas com um pouco de vergonha, porque desperdicei tantas horas preciosas. Tenho tido um casamento feliz, estou mais apaixonado por minha esposa do que quando ramos recmcasados. Mesmo assim, preciso pedir que Tnia me perdoe pelas vezes, ao longo da vida, em que fui arrogante e indelicado - e nem um pouco parecido com aquele homem bondoso e amoroso, que eu deveria sempre ter sido pra ela. E eu sei que, como eu, muitos de vocs tambm podem rever com um certo pesar, uma certa tristeza, os anos perdidos que foram devorados pelos vermes do inferno!

O fato que, quanto mais perto de Jesus voc chega, mais triste se sente por causa daqueles anos perdidos. A gente suplica no ntimo: "Querido Deus, como eu pude chegar a ferir tanto o Seu corao? Como pude me deixar ser to enganado? O Senhor me deu anos de vida e eu os joguei fora, os desperdicei!" Ns oramos: "Oh Deus, como desperdicei a minha vida! Como perdi revelaes do Teu Esprito! E quanta bno e quanta uno eu perdi devido negligncia e dureza do meu corao!" Oh! Amado: No importa se voc foi salvo h 30 anos ou h 30 dias - Deus pode e quer restituir todos os anos que voc desperdiou! Amm? Esta a palavra de Deus! a palavra de Deus! a palavra de Deus! Aleluia! Joel Descreveu Com Perfeio Como Era A Vida Antes De Voc Se Entregar a Jesus. Ele mostra isso aqui no cap 2. Voc, antes, estava sendo devorado por um exrcito de maus espritos, que se movimentavam em seu interior, para consumir tudo que voc tinha! Joel comparou estes espritos de destruio com os gafanhotos, lagartas - veja o v.2: Estes insetos so destruidores conhecidos, eles devoram tudo que bom ou decente. Ento se trata de um exrcito devorador, constitudo de gafanhotos, que a tudo destri. Lemos a partir do v.3: "Eles devoram tudo, como se fossem fogo, como o fogo que queima e destri. Antes de chegarem, a terra como um paraso; mas, depois de passarem, ela parece um deserto. Os gafanhotos acabam com tudo! 4 Eles parecem cavalos e correm como cavalos de guerra. 5 Vm saltando no alto das montanhas fazendo barulho como carros de guerra, como galhos secos estalando no fogo. So como um enorme exrcito posto em ordem de combate. 6 Eles vo avanando, e todo mundo treme, todos ficam plidos de medo. 7 Eles atacam como soldados valentes; correm, sobem pelos muros e continuam sempre avanando. Marcham em linha reta 8 e no empurram uns aos outros, pois cada um segue o seu caminho. Marcham sempre em frente, e no h armas que possam faz-los parar. 9 Eles atacam a cidade, sobem pelas paredes das casas e entram pelas janelas como ladres. 10 Avanam sem parar, e a terra treme, o cu estremece, o sol e a lua se escurecem, e as estrelas deixam de brilhar". Portanto, aqui est um quadro de um povo que no se arrepende, e sobre esse povo, o inimigo chega com tudo e, o povo no tem defesa, porque os espritos maus devoram tudo que est vista. Esses gafanhotos malignos so guerrilheiros, eles invadem todas as muralhas humanas de resistncia... eles entram pelas janelas da mente e do corao. Nada pode destru-los. Eles tambm so bem comandados e marcham sem interrupo em suas linhas. E no importa quantas vezes o pecador tente resistir, este exrcito continua chegando com tudo!

Qualquer pessoa que tenha sido presa a um vcio, a um mau hbito, sabe disso. A sua casa - que parecia um jardim no comeo, cheio de paz e amor - logo foi sendo devorada e ficou como um deserto! Quem sabe, voc at procurou impedir o ataque, mas, como poderosos guerreiros, os gafanhotos do inferno se lanaram sobre voc de modo que voc no pudesse resistir! Como lemos aqui no v.4 do cap 1: Um verme satnico, um gafanhoto, um desses espritos malignos, um aps o outro, foram devorando a sua vida. Est escrito: "O que os primeiros gafanhotos deixaram foi devorado pelos que vieram depois." (Joel 1:4). Antes de voc ser um crente em Jesus, no foi isso que aconteceu? Talvez voc bebia, fumava, se drogava, prostitua ou se entregava farras, noitadas e coisas assim... Antes de voc receber a Jesus em seu corao, Satans estava com os seus dentes cravados sobre voc. Nesse cap 1, lemos no v.6: "os seus dentes eram como os de um leo" (Joel 1:6). Naquele tempo, Satans fez isso: ele provocou perda, runa, choro. Olhe os v.10 e 12: "Os campos esto arrasados, a terra est de luto, pois os cereais foram destrudos, e as parreiras e as oliveiras secaram... 12 O povo todo est triste." (Joel 1:10,12). Joel est descrevendo a terrvel cena aps esse exrcito devorador ter feito a sua obra de maldade. E trata-se aqui, de um quadro, de um quadro que s mostra desolao, destruio, decadncia, runa e perda de alegria. Quando voc olha no rosto de algum morrendo de AIDS, o que voc v? Voc s v esta terrvel destruio, esta terrvel runa e perda de alegria. Esse o quadro que voc v. Portanto, esteja lembrado: antes de voc receber a Jesus e se tornar um crente, um filho de Deus, voc estava assim: morrendo fsica e espiritualmente, voc estava sendo totalmente devorado, os gafanhotos do inferno estavam destruindo voc at ao ponto de voc secar, de ser completamente aniquilado. Se voc ainda no entregou sua vida a Jesus, se ainda no tomou a posio de obedecer a Deus, de andar no caminho de Deus, oua: voc est sendo destrudo at morte! Ento, voc deveria tomar uma deciso hoje: se arrepender diante de Deus e procurar obedecer a Deus, amar a Deus e andar em Seus caminhos... afinal: voc no quer ser destrudo, quer? Agora, Joel tambm Profetiza A Restaurao Completa Daqueles Que Se Arrependem.

Lemos no cap 2, esse v.25: "Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto" (Joel 2:25). Oh! Glria! Uma verso da Bblia para o ingls, diz: "Vou lhe compensar pelos anos... consumidos." Aleluia! Esta uma promessa incrvel! Nestes ltimos meses eu tenho desejado compensar aqueles anos perdido para Deus, corrigir as coisas e fazer uma restituio para Deus! Poder chegar e dizer pra Ele: "Senhor, sabe aqueles anos da minha vida que foram perdidos. Eles esto aqui de volta e eu quero tornar a viv-los para a Tua glria!" Mas Deus diz: "Est errado! Sou Eu que vou lhe compensar - Sou Eu que vou lhe restituir por todos aqueles anos em que voc foi devastado, arruinado e castigado pelo diabo. No h como voc me reembolsar uma hora, que seja, do tempo desperdiado. Mas ande diante de Mim em retido, deixe os seus pecados - e Eu restituirei voc por todas as perdas, sejam elas suas, de sua famlia, ou Minhas. Eu lhe restituirei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto!" Aos homens e mulheres que j se arrependeram dos seus pecados, Deus est falando: "Alegrem-se... pois eu, o Senhor. Fiz grandes coisas!" (Joel 2:21). Quero ler o v.19 e 20: "Agora, vou lhes dar cereais, vinho e azeite; assim vocs comero e ficaro satisfeitos. Nunca mais deixarei que os outros povos caoem de vocs. 20 Enxotarei para longe de vocs a praga de gafanhotos que vem do Norte e os jogarei no deserto. Os gafanhotos que vm na frente sero jogados no mar Morto, e os que vm atrs cairo no mar Mediterrneo. Os gafanhotos mortos, aos montes, vo apodrecer e cheirar mal. Eu vou fazer grandes coisas!" E no v.26 e 27: "Vocs tero comida at no querer mais e louvaro o Eterno, o seu Deus, que derramou tantas bnos sobre vocs. E o meu povo nunca mais ser humilhado. 27 Vocs ficaro sabendo que eu estou com vocs; sabero que eu, o Eterno, sou o seu Deus e que no h nenhum outro Deus. E o meu povo nunca mais ser humilhado". Deus est dizendo! Irmo, irm: Voc no precisa se envergonhar dos seus anos perdidos. Deus vai tirar as mos sujas do diabo sobre voc e voc vai se alimentar e ficar satisfeito. Voc no ser nunca mais envergonhado! (Joel 2:19-20, 26-27). Amado, voc nasceu para os propsitos de Deus: para adora-Lo, ter comunho com a igreja, aprender dEle, servi-Lo e evangelizar o mundo. Deus planejou voc para uma vida de alegria e de utilidade no reino... Mas a, o pecado entrou, e o plano de Deus para voc foi interrompido. O devorador se instalou, e de repente os anos foram perdidos, consumidos. Ah! Mas agora, em Jesus, tudo novo - at o calendrio! Jesus volta at o dia em que o gafanhoto chegou na sua vida, e Ele remove todos aqueles anos perdidos e comea a contar novamente, desde o momento em que voc se arrependeu! E sabe, todas aquelas bnos que voc perdeu, por no ser um crente em Jesus? ...todas elas foram armazenadas! Toda a alegria, a paz, as

revelaes... tudo que voc imaginava estar morto e acabado para sempre, foi na realidade, guardado por Deus! Por isso que no v.25, Deus fala de restituio. Ele diz: "Devolverei tudo o que vocs perderam" - Tudo ficou guardado, armazenado, pra ser res-ti-tu-do!!! No inferno, os condenados podem ser perturbados pela viso do que suas vidas poderiam ter sido. De l, possvel ver o que perderam... acho que por isso que o inferno tem esse nome. Mas no assim que ocorre para as pessoas que se arrependem. Para as pessoas que se entregam a Jesus, tudo ser restaurado! Nunca mais elas precisaro dizer: "Oh! eu perdi tanto! Oh! eu poderia ter sido melhor. Oh!, Deus tinha tanta coisa para mim, mas estraguei tudo!" No! Para o crente em Jesus, Deus pode restaurar todas as bnos desperdiadas! A pessoa que recebe Jesus em seu corao, que obedece a Deus, que ama a Deus, essa pessoa pode se colocar em p hoje, como se nunca houvesse pecado, como se no houvesse desperdiado o tempo, como se estivesse exatamente aonde estaria, caso o devorador jamais houvesse chegado! Oh! Amado: O Senhor Deus deseja derramar sobre ns todas as bnos e alegrias nEle, que foram consumidas antes de abrirmos o corao para Jesus! Porm, Deus no compensa tudo atravs de derramamento apenas, mas de verdadeiros trasbordamentos, porque est escrito: "As eiras se enchero de trigo, e os lagares transbordaro de vinho e de leo". Uma outra verso diz: "A colheita ser boa, e haver muito vinho e muito azeite". (Joel 2:24). Aleluia! Este o poder que existe no arrependimento. Quando uma pessoa se arrepende de pecar contra Deus, Deus devolve tudo o que gafanhoto destruiu dela. Deus restaura, Deus restitui os anos consumidos pelo gafanhoto! Amm? Hora De Prosseguir! Agora, o apstolo Paulo fez uma declarao interessante, ele disse: "...esquecendo-me das cousas que para trs ficam e avanando para as que diante de mim esto, prossigo para o alvo, para o prmio da soberana vocao de Deus em Cristo Jesus" (Fil. 3:13-14). Em outras palavras, ele est dizendo: "Esquea o seu passado e prossiga em Jesus!" Sabe qual o tormento favorito que Satans provoca numa pessoa? trazer de volta o passado dela, desenterrando velhos esqueletos para amedrontar e acusar de novo: "Olha a, o que voc fez. Voc culpado! isso... aquilo...". O diabo tentar fazer que um vcio ou um mau hbito antigo, torne outra vez a despertar e trazer de volta o devorador! Mas oua: se voc praticar o que certo, "Quem ser contra voc?" Voc pode sentir a tristeza das perdas que teve, mas aos olhos de Deus, o seu passado passado, assunto morto.

Deus, simplesmente, limpou a sua ficha e diz: "Esquea o passado. Prossiga para aquilo que prometi a voc!" Concluso Estar voc vivendo um perodo de perdas em sua vida? ...e cada perda traz uma tristeza, um pesar... quem sabe at o sentimento de culpa, de fracasso.... O diabo tem devorado a alegria da sua vida? ...consumido de tristeza os seus dias? Ministrao Eu quero afirmar uma coisa: Voc pode comear tudo de novo, e sua perda de tempo pode acabar agora mesmo, pelo poder de Deus! H um processo de restituio que Deus faz, e esse processo de restituio, pode comear a fazer novas todas as coisas neste exato instante. O seu passado pode ser deixado limpo - e este pode ser o primeiro dia de uma nova vida para voc! H uma cena de restaurao deste tipo aqui na Bblia, no Novo Testamento. Quando Jesus curou um homem com a mo ressequida, Ele disse ao homem: "Estenda a mo. Ele estendeu, e ela sarou e ficou igual outra" (Mt 12:13). Oua: quando Jesus restaura, as antigas feridas no podem nem ser vistas! Amado, quais so as suas feridas? ...quais so as suas perdas? ...qual tem sido a sua misria? Pegue tudo isso, estas antigas feridas - as preocupaes e as tristezas mais ntimas do seu corao, quanto aos seus anos consumidos - e deixe que Deus restaure para voc os mesmos anos que foram levados. Ento, por favor, prossiga para o alvo da sua soberana vocao em Deus!

S-ar putea să vă placă și