Sunteți pe pagina 1din 1

sin med

em ao
EDITORIAL
Vitria Uma vitria incontestvel dos mdicos do Rio Grande do Norte, a aprovao por unanimidade da alterao no Plano de Cargos e Salrios, que d dignidade nossa carreira e remunerao. Foi uma luta longa, onde a capacidade de negociao foi testada ao limite. Mas conseguimos. Talvez no seja ainda o que desejamos, mas avanamos. A luta continua. Quanto ao municpio de Natal, o secretrio continua com a poltica tacanha de dificultar os avanos dos mdicos, com o argumento de que isso desperta os interesses das outras categorias. Cada um tem que lutar pelo que acha justo e a secretaria negociar o que for possvel. O argumento do secretrio para bloquear os mdicos frgil e no se sustenta. Apenas mostra o vis discriminatrio e ideolgico contra nossa categoria. S nos resta apelar de novo para o Prefeito. Enquanto isso na sade pblica continua o desmanche do Centro de Sade Reprodutiva. O SUS continua a apostar na municipalizao sem controle, que tem resultado nos ltimos anos em fechamento de leitos, hospitais desativados, perda de servios, programas de sade da famlia sem mdicos. A histria sempre a mesma - o estado passa um servio para o municpio, que num primeiro momento pensa que ter ganho poltico. Com o tempo percebe que ganhou uma grande dor de cabea, pois no consegue bancar os custos. Essa semana fizemos um protesto no Hospital Walfredo Gurgel, em razo das precrias condies de trabalho, que contriburam, no mbito do centro cirrgico, com o suicdio de dois profissionais daquela unidade. As coisas precisam melhorar. Encerro, reafirmando minha crena na luta e nas mobilizaes. Agradeo aos que foram nas assembleias, participaram das infindveis negociaes, ajudaram nas manifestaes e paralisaes. A luta foi longa, mas alcanamos o nosso objetivo. Teremos no fim o nosso piso Fenam. H uma frase de Raul Follereau, pensador catlico, que gosto muito e replico - A vitria foi sempre de quem nunca duvidou dela. Dr. Geraldo Ferreira Pres. Fenam e SinmedRN

RN

NUTRIO
O setor de nutrio informa que no haver atendimento no dia 24 de abril. O horrio ser reposto antecipadamente esta semana, com atendimento normal no dia 14 pela manh, e atendimento estendido no dia 17, nos horrios da manh e da tarde. O atendimento nutricional faz parte do projeto Qualidade de Vida, do Programa de Benefcios para os Mdicos, do SINMED-RN. Para ter acesso basta realizar o agendamento do horrio pelo 3222-0028

CONTBIL
Na quarta edio do especial sobre imposto de renda, a assessoria contbil do Sinmed Rn esclarece dvidas sobre comprovantes errados ou no entregues, falta de comprovante de fonte pagadora, penalidade fonte pagadora, base de clculo e pagamento do imposto. Veja no site do SINMED-RN.

VITRIA
Foi aprovado por unanimidade, na ltima quinta-feira, na Assembleia Legislativa o projeto de lei que garante reajuste salarial anual para os mdicos estaduais, objetivando atingir o piso Fenam. Uma comitiva de 10 mdicos estive presente na votao. O PL garante para o ms de maio de 2014 o reajuste de 5% no salrio base, e o reajuste anual de 10%, pelos prximos 4 anos.

DIA MUNDIAL DA SADE


Amanh, 7 de abril, o Dia Mundial da Sade. Entidades mdicas de todo o pas organizam o Dia Nacional de Advertncia e Protesto aos Planos de Sade. A data ser marcada por atos pblicos contra os problemas que afetam o setor suplementar de sade e dever ainda convergir com o incio das mobilizaes da categoria no mbito do SUS, tambm previsto para abril.

MANIFESTAO

REIVINDICAES
Alm de reivindicarem a recomposio de honorrios, as entidades mdicas defendem o fim da interveno antitica das operadoras na autonomia profissional e a readequao da rede credenciada, para que seja garantido o acesso pleno e digno dos pacientes assistncia contratada.

ATO PBLICO E PARALISAO


Em Natal o SINMED RN convoca paralisao dos profissionais com suspenso nos atendimentos agendados, a serem remarcados em data oportuna, e realiza ato pblico na Praa 7 de setembro, em frente Assembleia Legislativa, a partir das 10h. Uma estrutura com tenda, e carro de som, ser montada para recepcionar os profissionais. Todos os mdicos esto convocados.

Ocorreu na manha do ltimo dia 31, em frente ao PS do hospital Walfredo Gurgel, manifestao dos mdicos anestesiologistas da unidade. Os profissionais cobram da Secretaria de Sade melhorias salariais e nas condies de trabalho, mais leitos hospitalares e materiais bsicos para a realizao . Reclamam d o sucateamento da unidade e do grande nvel de estresse a que os profissionais so submetidos, apontado como fatores desencadeadores de dois suicdios de profissionais nos ltimos 6 meses.

twitter: @sinmedrn facebook.com/sinmedrn

www.sinmedrn.org.br | comunicacao@sinmedrn.org.br

S-ar putea să vă placă și