Sunteți pe pagina 1din 30

1

FUNDAO PRESIDENTE ANTNIO CARLOS FACULDADE PRESIDENTE ANTNIO CARLOS DE TEFILO OTONI CURSO: PSICOLOGIA

CARLOS EDUARDO FERRREIRA BOQUADY

VELHICE E SUSCETIBILIDADE AO TRANSTORNO DEPRESSIVO

TEFILO OTONI 2013

CARLOS EDUARDO FERREIRA BOQUADY

VELHICE E SUSCETIBILIDADE AO TRANSTORNO DEPRESSIVO

Monografia de Concluso de Curso apresentado ao Curso de Psicologia da Faculdade Presidente Antnio de Tefilo Otoni, como requisito parcial para obteno do ttulo de psiclogo.

Orientador: Professor Carlos Roberto Schtte Junior

TEFILO OTONI 2013

Carlos Eduardo Ferreira Boquady

VELHICE E SUSCETIBILIDADE AO TRANSTORNO DEPRESSIVO

Monografia apresentada Faculdade Presidente Antnio Carlos de Tefilo Otoni, como requisito parcial para obteno do ttulo de Psiclogo.

Aprovada em __/__/__

BANCA EXAMINADORA

Carlos Renato de Oliveira Faria Faculdade Presidente Antnio Carlos de Tefilo Otoni

Carlos Schuette Prof. Orientador Faculdade Presidente Antnio Carlos de Tefilo Otoni

Alexandre Durann Matos Faculdade Presidente Antnio Carlos de Tefilo Otoni

AGRADECIMENTOS

A Deus, Jesus e aos Bons Espritos pela pacincia que tm tido comigo ao longo de tantas reencarnaes neste planeta.

Aos meus pais Goyano do Araguaya Boquady e Luzia Ferreira da Silva Boquady, que me oportunizaram esta existncia, o amor e o apoio material em todas as etapas da minha vida.

A minha esposa Rita de Cssia, s minhas filhas Mariana, Juliana e Catharina, minha irm e meus sobrinhos, pelo amor e apoio constante em todos os momentos.

A Adonai Albaluz Ttaro, pela amizade fraternal e incentivo constante desde o incio do curso.

A Isabel Correia Pacheco, Coordenadora do Curso de Psicologia da UNIPAC-TO, por sua dedicao incansvel aos discentes.

Aos professores Alexandre Duran, Madalena Tolentino, Roberta Eliote, Rafael Tudia, Roberto Gomes, Carlos Renato, Alcilene Lopes Amorim, Carlos Schuette, Maria Tereza, Isabel Correia e Kely Prata, que sero as referencias eternas da minha formao acadmica e profissional.

E de forma muito especial agradeo tambm a Alcilene Lopes Amorim, Carlos Schuette, e ao assistente social, Luciel Gomes dos Santos Costa, por me sustentarem na construo deste projeto, suprindo generosamente sempre que necessrio as minhas deficincias.

A Kely Prata, que tem me ensinado a cada dia, atravs do seu exemplo, o que a transcendncia da relao professor/aluno e da relao psiclogo/cliente.

O mandamento maior
1. Os fariseus, tendo sabido que ele tapara a boca dos saduceus, reuniram-se; e um deles, que era doutor da lei, para o tentar, props-lhe esta questo: - "Mestre, qual o mandamento maior da lei?" - Jesus respondeu: "Amars o Senhor teu Deus de todo o teu corao, de toda a tua alma e de todo o teu esprito; este o maior e o primeiro mandamento. E aqui tendes o segundo, semelhante a esse: Amars o teu prximo, como a ti mesmo. - Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos." (S. MATEUS, cap. XXII, vv. 34 a 40). 2. Fazei aos homens tudo o que queirais que eles vos faa m, pois nisto que consistem a lei e os profetas. (Idem, cap. VII, v. 12.) 3.Tratai todos os homens como querereis que eles vos tratassem. (S. LUCAS, cap. VI, v. 31.) 4. "Amar o prximo como a si mesmo: fazer pelos outros o que quereramos que os outros fizessem por ns", a expresso mais completa da caridade, porque resume todos os deveres do homem para com o prximo. No podemos encontrar guia mais seguro, a tal respeito, que tomar para padro, do que devemos fazer aos outros, aquilo que para ns desejamos. Com que direito exigiramos dos nossos semelhantes melhor proceder, mais indulgncia, mais benevolncia e devotamento para conosco, do que os temos para com eles? A prtica dessas mximas tende destruio do egosmo. Quando as adotarem para regra de conduta e para base de suas instituies, os homens compreendero a verdadeira fraternidade e faro que entre eles reinem a paz e a justia. No mais haver dios, nem dissenses, mas, to-somente, unio, concrdia e benevolncia mtua (Kardec, 2004, p.183-184).

RESUMO

Este estudo apresenta consideraes sobre a velhice e suscetibilidade ao transtorno depressivo, abordando alguns aspectos da temtica do envelhecimento. Ressalta-se que o envelhecimento populacional uma conquista da humanidade, e apresenta desafios a serem enfrentados pela sociedade e dos formuladores de polticas pblicas. Buscou-se caracterizar a velhice e o transtorno depressivo, bem como apontou as possveis causas da incidncia do transtorno depressivo nos idosos. A pesquisa de reviso bibliogrfica baseou-se nas contribuies de autores como Dalgalarrondo (2008), Fontaine (2007), Jung (2011); Moreira (2012), entre outros. Observou-se que o estudo visou demonstrar ainda que a depresso no se instala somente na fase da velhice, ou no decorrer do processo de envelhecimento, ela pode acometer o indivduo desde o seu nascimento at a morte do corpo fsico. Frente a esta verificao o psiclogo encontra um extenso campo de atuao, e se bem preparado poder auxiliar decisivamente na identificao, caracterizao e tratamento da depresso. Podendo tambm contribuir para que os idosos fortaleam a sua capacidade de enfrentar os desafios fsicos, sociais e intrapsquicos da velhice. Palavras-chaves: velhice transtorno depressivo

ABSTRACT

This study presents considerations about aging and susceptibility to major depressive disorder, addressing some aspects of the theme of aging. It is emphasized that population aging is an achievement of humanity, and presents challenges to be faced by society and policymakers. We sought to characterize the age and depressive disorder as well as pointed out the possible causes of the incidence of depressive disorder in the elderly. A bibliographic review research was based on contributions from authors like Dalgalarrondo (2008), Fontaine (2007), Jung (2011) and Moreira (2012), among others. It was observed that the study aimed to demonstrate that depression not only installs the stage of old age, or in the course of the aging process, it can affect the individual from birth to death of the physical body. Front check is the psychologist is an extensive field of activity, and well prepared can decisively assist in the identification, characterization and treatment of depression. May also contribute to seniors strengthen their ability to meet the physical challenges, social and intrapsychic of old age.

Keywords: old age - depressive disorder

SUMRIO

1 INTRODUO....................................................................................................................09 2 CONCEITO DE VELHICE................................................................................................11 2.1 Envelhecimento.............................................................................................................11 2.2 Envelhecimento e sade mental..................................................................................13 2.2 Depresso no idoso.......................................................................................................15 3 AVALIANDO A DEPRESSO...........................................................................................19 4 METODOLOGIA................................................................................................................23 4.1 Fonte de dados.......................................................................................................23 4.2 Procedimentos........................................................................................................23 5 DISCUSSO.........................................................................................................................24 6 CONSIDERAES FINAIS..............................................................................................26 REFERENCIAS......................................................................................................................27

Introduo

O presente trabalho se prope a abordar alguns aspectos da temtica do envelhecimento, um processo pessoal, irreversvel, cessado apenas com o fim da vida fsica. Esta fase do desenvolvimento marcada por transformaes biopsicossociais delimitadas no tempo, ocorrendo nos mais diversos momentos, e que lhe confere caracterstica heterognea e dinmica de mltiplas variveis. Porm, o envelhecimento no deve ser visto como uma etapa de perdas, pois pode haver o aperfeioamento de determinadas capacidades ou funes. O estudo do envelhecimento ganhou mais espao na Psicologia somente no final do Sculo XX, pois dava-se maior ateno s questes ligadas s crianas e aos adolescentes. At os anos 70, o desenvolvimento e envelhecimento eram compreendidos como processos opostos (NERI, 2005). A partir de ento os psiclogos estendem seus conceitos e pesquisas referentes fase adulta para o envelhecimento. Diante da constatao do aumento progressivo da longevidade no Brasil, as pessoas que integram o grupo da Terceira Idade requerem um olhar mais atento e comprometido por parte dos psiclogos. A aparente introverso na qual esto mergulhados os idosos no os impedem de criar expectativas saudveis para viver plenamente este ciclo da vida. Neste contexto, os idosos so participantes ativos da sociedade com direitos assegurados pela Lei 10.741/2003, conhecido como Estatuto do Idoso. Considerando esta realidade, este estudo direciona o olhar do psiclogo para estas pessoas. Assim, apresenta-se o problema norteador deste estudo: como os psiclogos podem compreender a velhice e sua suscetibilidade ao transtorno depressivo? Entende-se que a dificuldade de adaptao das pessoas ao adentrarem a terceira idade contribui para incidncia considervel do transtorno depressivo; associam-se ainda a este os fatores scio-demogrficos. O presente estudo objetivou caracterizar a velhice e o transtorno depressivo, bem como apontou as possveis causas da incidncia do transtorno depressivo nos idosos. Este trabalho inspirado nas vivncias obtidas durante o estgio de campo do 7 Perodo do Curso de Psicologia da UNIPAC. A prtica do estgio foi desenvolvida durante cinco meses na Instituio de Longa Permanncia para Idosos Lar dos Vovs e Vovs Alziro Zarur, mantido pela Legio da Boa Vontade em Tefilo Otoni, hoje uma Organizao no Governamental (ONG). Durante o perodo de observao dos idosos ali assistidos, notadamente os recmchegados, surgiram vrias perguntas sobre suas histrias de vida. Perceberam-se diversas

10

dificuldades de adaptao e consequente abatimento psicolgico, que os levava a estados de tristeza e isolamento voluntrio. A partir destas observaes viu-se a possibilidade de investigar, sob a perspectiva da Psicologia, como se levantam os dados significativos sobre as possveis causas de tais fenmenos. Ressalta-se que dentre os indivduos da populao brasileira os idosos ocupam uma fatia cada vez maior, e, por conseguinte aumenta no pas o nmero de estudos e pesquisas direcionadas a este pblico. Portanto, este estudo tem relevncia social e abre possibilidades para uma melhor compreenso do transtorno depressivo a partir do seu entendimento, buscando contribuir para elaborao de novas estratgias de acolhimento e atendimento psicolgico pessoa humana que vivencia a velhice. O trabalho foi distribudo em quatro captulos, seqenciados na seguinte forma: apresenta-se os conceitos tericos a respeito da velhice e o processo do envelhecimento, consideraes sobre o transtorno depressivo, metodologia utilizada e discusso.

Posteriormente so apresentadas as consideraes do estudo.

11

2 Conceito de velhice

A fim de fundamentar teoricamente o problema deste estudo sero apresentados conceitos extrados de trabalhos realizados nas reas do envelhecimento e da velhice com foco nas causas precipitantes do transtorno depressivo nos idosos, levando em conta a possibilidade de que todas as pessoas tm direito a um envelhecer saudvel do ponto vista psicolgico. O Estatuto do Idoso institudo pela Lei Federal N 10.741, de 1 de outubro de 2003, ratifica a interpretao de Allan Kardec acerca das leis estabelecidas por Moiss no Declogo, xodo, XX: 12, e mais tarde confirmadas pelas afirmativas de Jesus Cristo contidas em Marcos, X: 19; Lucas, XVIII: 20; Mateus, XIX: 19, ao afirmar que o mandamento Honrar Pai e Me um ato de amor implcito na Piedade Filial.
O mandamento: Honra a teu pai e a tua me um corolrio da lei geral da caridade e de amor ao prximo, visto que no pode amar o seu prximo aquele que no ama a seu pai e a sua me; mas, o termo honrai encerra um dever a mais para com eles: o da piedade filial (Kardec, 2004, p.233).

Partindo deste pressuposto a comunidade cientifica convocada a assumir um compromisso da mais alta relevncia social com os idosos, devendo-lhe no s o respeito, mas dedicao, ateno e os melhores cuidados que lhes possam ser dispensados.

2.1 Envelhecimento

Foi Ccero (106-43 a.C), o grande filsofo romano, quem provavelmente realizou o primeiro ensaio sobre a questo do envelhecimento. Em seu trabalho De senectute (44 a.C), a velhice representada como um fenmeno bastante varivel de uma pessoa para a outra, e tambm como um perodo que oferece inmeras possibilidades de desenvolvimento individual (FONTAINE, 2007). Segundo Fontaine (2007) o envelhecimento objeto de estudo em todos os pases, principalmente nas potncias mais industrializadas. O envelhecimento ainda, uma questo demogrfica, j que a expectativa de vida da populao mundial cresce consideravelmente a cada ano, sendo que as mulheres tendem a ter uma longevidade superior do homem independentemente do nvel de desenvolvimento do pas onde vivem.

12

Ressalta-se que o envelhecimento populacional uma conquista da humanidade, e apresenta desafios a serem enfrentados pela sociedade e dos formuladores de polticas pblicas. Em nvel mundial, a proporo de pessoas idosas com sessenta anos ou mais cresce de forma mais rpida que as de outras faixas etrias de acordo com a pesquisa de amostragem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (Brasil, 2012) da progresso da populao 1, conforme grfico nmero 01 que trata da pirmide etria do Brasil:
GRFICO 01: pirmide etria absoluta Brasil 2050

(BRASIL, 2012)

Nesse sentido percebe-se que, o contingente da populao idosa aumenta significativamente a cada ano, e tal crescimento trar impactos significativos nos servios de sade, educao e previdncia social. Esses dados contribuem para pensar na necessidade de garantir condies dignas de vida para os idosos que em nosso pas vivenciam velhices diferenciadas. Com as mudanas estruturais da sociedade, as famlias tm encontrado dificuldades para desempenhar as funes que tradicionalmente lhes eram conferidas. Desta forma, Born (2002, p. 34) aponta que as doenas incapacitantes e as demncias tm tornado mais
1

Entende-se por projeo de populao ao conjunto de resultados provenientes de clculos relativos evoluo futura de uma populao, partindo-se, usualmente, de certos supostos com respeito ao curso que seguir a fecundidade, a mortalidade e as migraes. Geralmente so clculos formais que mostram os efeitos dos supostos adotados.

13

complexas e difceis a tarefa de cuidar. Devido s particularidades de cada pessoa neste processo, Birren e Cunninghan (1985) citados por Fontaine (2007) evidenciam a idade biolgica, a idade social e a idade psicolgica, que se diferenciam em muitos aspectos da idade cronolgica. Entendendo o envelhecimento como processo individual de degradao, onde ocorre a falncia do corpo fsico, o psiclogo tem especial interesse pelos fatores psquicos e afetivos, conforme explica o autor supracitado, que contribuem para a velhice normal, a velhice patolgica e a velhice bem-sucedida. Atento as transformaes decorrentes do envelhecimento humano em nvel mundial o Conselho Federal de Psicologia (BRASIL, 2009) ao propor o tema Envelhecimento e Subjetividade: desafios para uma cultura de compromisso social, no seu XIV Plenrio reconheceu a necessidade de unir-se a outras organizaes classistas para discutir e propor projetos e aes com o objetivo de erradicar o desespero e promover o bem-estar, o acolhimento, a segurana e protagonismo social dos idosos. Nos debates realizados no XIV Plenrio do Conselho Federal de Psicologia (BRASIL, 2009) ficou claro que a importncia da insero da Psicologia nas polticas pblicas para a pessoa idosa um desafio da atualidade, uma vez que o envelhecimento da populao brasileira deve estar sempre na pauta de todas as discusses da classe.

2.2 Envelhecimento e sade mental

Peixoto (1998) apud Arajo e Carvalho (2004), esclarece que o termo velho designava indivduos da populao pobre, enquanto o vocbulo idoso fazia referencia as pessoas da classe social de melhor condio econmica. Assim, atualmente usar a palavra idoso para as pessoas que entraram na velhice, denota a ideia de maior respeito e igualdade para com elas. Fixado este conceito, problemas dos velhos comearam a ser entendidos como necessidades dos idosos conforme explicam Arajo e Carvalho (2004). Entretanto, Neri; Freire (2000) defendem que trocar a palavra velhice por melhor idade remete a uma ideia de preconceito. Na dcada de 60 surge a expresso terceira idade para indicar a faixa etria intermediria entre a vida adulta e a velhice (Neri; Freire, 2000, p. 13). Todavia esta

14

classificao pode relacionar o termo velhice a algo negativo ou improdutivo, entendendo-se que os indivduos que atingiram terceira idade no so velhos ainda. Mas de certo modo, aqueles que chegam aos 60 anos ou mais, mantendo suas atividades dirias em ritmo normal, passam a ser considerados exemplos de sade fsica e mental. Desta forma Lessa (1999) apud Rolim (2005):

O grande desenvolvimento tecnolgico obtido na rea da sade pode ser visto como uma possibilidade de minimizar os efeitos do envelhecimento, pois possibilita a criao de melhores tcnicas com relao preveno e ao controle das doenas infectocontagiosas e das enfermidades crnicodegenerativas, diminuindo assim a taxa de mortalidade e tambm expandindo a expectativa de vida da populao (ROLIM, 2005, p. 16).

Esta a idade que a ONU 2 (Organizao das Naes Unidas) define como o incio da velhice nos pases em desenvolvimento, elevada aos 65 anos nos pases desenvolvidos. A velhice no pode ser compreendida como uma afeco, mas o processo de envelhecimento favorece o surgimento de doenas, perdas e consequente deteriorao da sade fsica e mental do idoso, segundo Resende et al (2011). O avano da idade pode tambm precipitar algum tipo de transtorno mental, destacadamente as perturbaes patolgicas do humor (Maia, Durante e Ramos, 2004), apud Resende et al (2011). Papalo Netto (2002, p. 34) refora assim o conceito de procedimento progressivo com modificaes morfolgicas, funcionais e bioqumicas que ocasionam maior vulnerabilidade e maior incidncia de processos patolgicos que terminam por lev-lo morte. Um dos processos patolgicos decorrentes do processo de envelhecimento so os sofrimentos psquicos. Idosos portadores deste sofrimento ocupam uma extensa faixa da populao, no sendo restrita a uma determinada classe social ou faixa etria (RAMOS, 2002).

Portanto, a despeito disso, e em nome da comparabilidade de dados, utilizada uma abordagem cronolgica para definir a populao idosa. Um ponto de coorte de 60 anos sistematicamente empregado em pases de terceiro mundo para definir os idosos. Esse padro foi recomendado, tambm, pela Organizao Mundial da Sade, em 1984, no Relatrio do Grupo de Especialistas sobre Epidemiologia e Envelhecimento. O Demographic Yearbook menciona que nas Naes Unidas a idade de 60 anos usada para definir a velhice (VERAS, 2003. p. 11).

15

Observa-se que os transtornos mentais3 so frequentes neste pblico, correspondendo a 8% das doenas. Zanetti, Coelho e Lotufo Neto (2005) ao citarem dados do Relatrio sobre a Sade no Mundo de 2001 (Organizao Mundial de Sade OMS), informam que os transtornos mentais manifestam-se em mais de 450 milhes de pessoas e respondem por 12,3% das causas de enfermidades e invalidez. Dentre os transtornos mentais que atingem os idosos as sndromes depressivas so as de maior ocorrncia. Por isso so reconhecidas pela Organizao Mundial de Sade como uma questo prioritria de sade pblica (DALGALARRONDO, 2008).

Do ponto de vista psicopatolgico, as sndromes depressivas tm como elementos mais salientes o humor triste e o desnimo (Del Pino, 2003). Entretanto elas caracterizam-se por uma multiplicidade de sintomas afetivos, instintivos e neurovegetativos, ideativos e cognitivos, relativos autovalorao, vontade, e psicomotricidade (DALGALARRONDO, 2008, p. 307).

Dalgalarrondo (2008) considera ainda, que sobre a perspectiva da psicologia, as sndromes depressivas esto diretamente ligadas s experincias que envolveram situaes de perdas significativas: de pessoa muito querida, emprego, moradia, status socioeconmico, ou de algo simblico. Diante das explicaes do autor acima podemos encontrar uma correlao entre a velhice e as sndromes depressivas, pois, os idosos esto altamente vulnerveis quando adentram a faixa etria que caracteriza a terceira idade. Eles vivenciam as mais diversas experincias que tm como consequncia inmeras perdas.

2.3 Depresso no idoso

Na histria percebemos uma abordagem da depresso atravs do Mito de Demter e os Mistrios de Elusis. Monteiro (2009) explica que mito um mapa interior da experincia de algum expressa como reagir diante da decepo, fracasso, sucesso e encantamento.
3

Baseado na Organizao Mundial de Sade OMS - ONU, entendem-se como Transtornos Mentais e Comportamentais as condies caracterizadas por alteraes mrbidas do modo de pensar e/ou do humor (emoes), e/ou por alteraes mrbidas do comportamento associadas a angstia expressiva e/ou deteriorao do funcionamento psquico global.

16

A narrativa mtica de Demter e os Mistrios de Elusis retratam a tristeza e o vazio da pessoa que perdeu sua criatividade, parou de procriar, cuidar ou produzir. um mito que revela um processo de elaborao de luto e depresso, destro de um sistema gradual que demanda tempo para ser percebido. Demter era filha de Ria e Cronos, foi a quarta esposa de Zeus, com que teve a filha Persfone. Era deusa-me, deusa do cereal, a nutridora. Sua histria concentra-se em sua reao diante do rapto da filha Persfone por Hades (Pluto), o deus do mundo subterrneo, do inferno. Demter sente-se desolada, sua vida perdeu o sentido, sua nica meta reencontrar a filha. Com este intuito, retirara-se do Olimpo e comea a vagar pela terra, vestida de andrajos e de luto, chegando cidade de Elusis (MONTEIRO, 2009, p. 9). Nesse sentido o mito de Demter revela o processo de re-significar o vivido, a metania vivenciada por ela, trazendo a renovao aps as perdas e decepes. Toda a humanidade de algum modo liga-se a dinmica arquetpica das perdas existenciais, tais como perda dos filhos, posies, profisso, amigos sonhos, envelhecimento do corpo, etc. Muitos so os sintomas manifestam-se diante das metamorfoses do processo de envelhecimento com as perdas que lhe so inerentes (MONTEIRO, 2009). Conforme Jung (2011, p. 12) envelhecer leva inexoravelmente a um processo de contrao, a um clima de entardecer, de ter significao e sabedoria prprias, e no pode ser meramente o apndice digno de piedade do amanhecer da vida. Entretanto valido ressaltar a iniciativa Jung que em um trabalho contemporneo traz as luzes acerca da depresso em idosos. Em uma conferncia realizada por ele na Associao de Medicina de Zurique em 1935, expondo que a neurose contempornea generalizada afetava seus pacientes.

O que tenho a dizer comea no ponto em que o tratamento termina, e onde comea a evoluo. Como se v, minha contribuio questo da terapia limita-se, portanto, aos casos em que os resultados obtidos com o tratamento racional no so satisfatrios. O material casustico que tenho minha disposio compem-se de maneira singular: h uma decidida minoria de casos novos. A maioria deles j se submeteu anteriormente a alguma forma de tratamento psicoteraputico, com resultados parciais ou negativos. Aproximadamente um tero dos meus clientes nem chega a sofrer de neuroses clinicamente definidas. Esto doentes devido falta de sentido e contedo de suas vidas. No me oponho a que e chame essa doena de neurose contempornea generalizada. No mnimo, dois teros dos meus pacientes esto na segunda metade da vida (JUNG, 2011, p. 54).

17

Desta forma Jung (2011, p. 54) explica que a depresso atingia parte significante dos seus clientes de meia idade antes mesmo de estabelecer-se a idade cronolgica tpica da velhice, que hoje est fixada numa faixa a partir dos 60 anos, conforme os padres internacionais vigentes. O autor explana que o cliente desenvolve essa neurose no transcorrer de sua vida, na maioria dos meus clientes, os recursos do consciente esto esgotado s a expresso inglesa atual:I am stuck = estou encalhado define bem seu estado. Jung rompe, portanto com o paradigma de que as pessoas creem tornarem-se depressivas por terem adentrado na velhice; e no percebem que a depresso j estava instalada antes da velhice e que se agravou com a chegada desta: esse ficar estagnado um processo psquico, tpico que tambm deve ter dado origem a reaes e compensaes tpicas no decorrer dos tempos (JUNG, 2011, p. 54). O balano entre limites, perdas e abertura para novas potencialidades o aspecto psicolgico bsico no processo de envelhecer. Diante destas perdas, desta sensao de desamparo, temos algumas possibilidades de reao. Algumas delas podem ser listadas: involutiva, negativa e evolutiva ou criativa (MOTEIRO, 2009, p. 12). O idoso que tenta recuperar a juventude, preenchendo sua vida diria com uma srie de atividades excessivas evitando a realidade, faz a negao da passagem do tempo atravs da reao involutiva. Num ato de fuga entrega-se ao exagero social, sexual, profissional e esportivo, conforme aponta Monteiro (2009). A mesma autora acrescenta, ao assumir a postura do playboy, o idoso demonstra no ter vivenciado a juventude em sua plenitude. Com a mente agarrada aos episdios pretritos naquela fase do seu desenvolvimento, mesmo sendo intrnsecos natureza humana, empenhase em resgat-los e recuper-los avidamente.

...tais pessoas tivessem enchido j antes a taa da vida at transbordar, e a tivessem esvaziado at a ltima gota, certamente seus sentimentos agora seriam outros; tudo que quisesse pegar fogo estaria consumido, e a quietude da velhice seria bem-vinda para elas. Mas no devemos esquecer que s poucas pessoas so artistas da vida, e que a arte de viver a mais sublime e a mais rara das artes, (MONTEIRO, 2009 p. 12 opus citatum JUNG).

A autora supracitada, explica que na reao negativa, o idoso entrega-se aos sentimentos de fragilidade e incapacidade, ligando-se somente s perdas, vive comprimido pelo ter sido.

18

Birman J apud Veras (1995) delineia trs formas de funcionamento psquico do idoso ou de pessoas em situaes-limite: depresso que a impossibilidade de se rearticular ao presente; mania (negao), que uma vida caricata, buscando exibir uma mscara de juventude; paranide, que viver cercado de ressentimentos e acusaes como, tambm acusar os outros pelos fracassos da vida (MONTEIRO, 2009, p.12). Neste sentido o idoso busca o isolamento, caracterizando um processo de desinvestimento das realidades externa e interna entregando-se impotncia e ao abandono de si-mesmo. Abatido pelo sofrimento seu ego perde potencia e embrenha-se na depresso.

19

3. Avaliando a depresso

Concernente a um conceito da psicologia fenomelgica, a depresso compreendida atravs das indagaes sobre as causas dos estados depressivos, tenta-se assim classific-la. Moreira (2012, p. 110) expe: passa-se mais rapidamente para o problema do que a depresso, sem dvida por que ela parece se definir sem muita dificuldade pela tristeza, o nico problema, sendo, ento, que o deprimido est triste sem razo ou sem razo suficiente. A autora acima acrescenta ainda: a depresso no a tristeza, mesmo se ela se faz acompanhar frequentemente por esta, que aquela leve a esta ou, mais raramente, que seja inverso, isto porque a depresso da ordem do humor e a tristeza da ordem dos sentimentos (MOREIRA, p. 110). A associao velhice e depresso se faz predominante na sociedade atual porque a velhice uma consequncia daquilo que vivemos. S ignifica um fenmeno biolgico que acarreta consequncias psicolgicas e, como todas as situaes humanas, possuem uma dimenso existencial (BEAVOUIR, 1990). Segundo Veras (2003), quando chega a um determinado momento, o indivduo vai perdendo seus papis sociais e o mercado de trabalho no o aceita mais. Se nessa esfera no aceito, ele tambm comea a perder o seu papel no mbito familiar. O indivduo comea a ser considerado intil, um incmodo. Ento, ele vai ser descartado em algum lugar. Pela falta de condies da famlia, tanto financeiras como psicolgicas, muitos idosos so encaminhados para instituies especializadas no cuidado de pessoas com mais de sessenta anos. Familiares e idosos tm muitos questionamentos, receios e expectativas quanto ao processo de residncia. Os principais motivos da admisso de idosos em Instituies de Longa Permanncia para Idosos (ILPI), segundo os autores estudados, a falta de respaldo familiar relacionado a dificuldades financeiras, distrbios de comportamento, e precariedade nas condies de sade. Com tantas perdas relacionadas ao envelhecimento, algumas doenas, principalmente as Doenas Crnicas No Transmissveis (DCNT), em conjunto com a inatividade fsica, agravam-se, podendo levar dependncia parcial, total ou at a morte. Assim, conforme explica Born (2002), muito comum ao idoso depender de cuidados especiais, de cuidadores ou familiares para a realizao de tarefas de higiene e necessidade

20

pessoais. Isso leva perda da autonomia e da independncia, pois o indivduo no consegue realizar as Atividades Bsicas da Vida Diria (ABVD), induzindo a um declnio da qualidade de vida e do bem-estar tanto dos idosos como familiares. Moreira (2012, p. 111) descreve este momento assim: o vivido do deprimido fundamentalmente um vivido de impotncia, o vivido de se colocar para baixo, sendo mais contingente, embora frequente. O deprimido se vivencia como incapaz de responder por ele mesmo s coisas, aos acontecimentos e s pessoas exteriores. Dentre as doenas que afeta o idoso asilado com maior frequncia est depresso, cujos sintomas so variados. Assim, a dcima edio da Classificao Internacional de Doenas (CID10), que um padro internacional de classificao de diagnstico para uma ampla variedade de condies de sade concentra e discrimina os transtornos depressivos assim:
F32 Episdios depressivos Nos episdios tpicos de cada um dos trs graus de depresso: leve, moderado ou grave, o paciente apresenta um rebaixamento do humor, reduo da energia e diminuio da atividade. Existe alterao da capacidade de experimentar o prazer, perda de interesse, diminuio da capacidade de concentrao, associadas em geral fadiga importante, mesmo aps um esforo mnimo. Observam-se em geral problemas do sono e diminuio do apetite. Existe quase sempre uma diminuio da auto-estima e da autoconfiana e freqentemente idias de culpabilidade e ou de indignidade, mesmo nas formas leves. O humor depressivo varia pouco de dia para dia ou segundo as circunstncias e pode se acompanhar de sintomas ditos somticos, por exemplo perda de interesse ou prazer, despertar matinal precoce, vrias horas antes da hora habitual de despertar, agravamento matinal da depresso, lentido psicomotora importante, agitao, perda de apetite, perda de peso e perda da libido. O nmero e a gravidade dos sintomas permitem determinar trs graus de um episdio depressivo: leve, moderado e grave. Inclui: episdios isolados de (um) (uma): depresso: psicognica reativa reao depressiva Exclui: quando associados com transtornos de conduta em F91.- (F92.0) transtornos (de): adaptao (F43.2) depressivo recorrente (F33.-) F32.0 Episdio depressivo leve Geralmente esto presentes ao menos dois ou trs dos sintomas citados anteriormente. O paciente usualmente sofre com a presena destes sintomas mas provavelmente ser capaz de desempenhar a maior parte das atividades. F32.1 Episdio depressivo moderado Geralmente esto presentes quatro ou mais dos sintomas citados anteriormente e o paciente aparentemente tem muita dificuldade para continuar a desempenhar as atividades de rotina. F32.2 Episdio depressivo grave sem sintomas psicticos Episdio depressivo onde vrios dos sintomas so marcantes e angustiantes, tipicamente a perda da auto-estima e idias de desvalia ou culpa. As idias e os atos suicidas so comuns e observa-se em geral uma srie de sintomas somticos. Depresso episdio nico sem sintomas psicticos

21

agitada maior vital F32.3 Episdio depressivo grave com sintomas psicticos Episdio depressivo correspondente descrio de um episdio depressivo grave (F32.2) mas acompanhado de alucinaes, idias delirantes, de uma lentido psicomotora ou de estupor de uma gravidade tal que todas as atividades sociais normais tornam-se impossveis; pode existir o risco de morrer por suicdio, de desidratao ou de desnutrio. As alucinaes e os delrios podem no corresponder ao carter dominante do distrbio afetivo. Episdios isolados de: depresso: major com sintomas psicticos psictica psicose depressiva: psicognica reativa F32.8 Outros episdios depressivos Depresso atpica Episdios isolados de uma depresso mascarada SOE F32.9 Episdio depressivo no especificado Depresso SOE Transtorno depressivo SOE F33 Transtorno depressivo recorrente Transtorno caracterizado pela ocorrncia repetida de episdios depressivos correspondentes descrio de um episdio depressivo (F32.-) na ausncia de todo antecedente de episdios independentes de exaltao de humor e de aumento de energia (mania). O transtorno pode, contudo, comportar breves episdios caracterizados por um ligeiro aumento de humor e da atividade (hipomania), sucedendo imediatamente a um episdio depressivo, e por vezes precipitados por um tratamento antidepressivo. As formas mais graves do transtorno depressivo recorrente (F33.2 e F33.3) apresentam numerosos pontos comuns com os conceitos anteriores da depresso manaco-depressiva, melancolia, depresso vital e depresso endgena. O primeiro episdio pode ocorrer em qualquer idade, da infncia senilidade, sendo que o incio pode ser agudo ou insidioso e a durao varivel de algumas semanas a alguns meses. O risco de ocorrncia de um episdio manaco no pode jamais ser completamente descartado em um paciente com um transtorno depressivo recorrente, qualquer que seja o nmero de episdios depressivos apresentados. Em caso de ocorrncia de um episdio manaco, o diagnstico deve ser alterado pelo de transtorno afetivo bipolar (F31.-). Inclui: episdios recorrentes de uma: depresso psicognica reativa reao depressiva transtorno depressivo sazonal Exclui: episdios depressivos recorrentes breves (F38.1) F33.0 Transtorno depressivo recorrente, episdio atual leve Transtorno caracterizado pela ocorrncia repetida de episdios depressivos, sendo o episdio atual leve, tal como descrito em F32.0, na ausncia de qualquer antecedente de mania. F33.1 Transtorno depressivo recorrente, episdio atual moderado Transtorno caracterizado pela ocorrncia repetida de episdios depressivos, sendo o episdio atual de moderada gravidade, tal como descrito em F32.1, na ausncia de qualquer antecedente de mania. F33.2 Transtorno depressivo recorrente, episdio atual grave sem sintomas psicticos Transtorno caracterizado pela ocorrncia repetida de episdios depressivos, sendo o episdio atual grave, sem sintomas psicticos, tal como descrito em F32.2, na ausncia de qualquer antecedente de mania.

22

Depresso sem sintomas psicticos: endgena maior recorrente vital recorrente F33.3 Transtorno depressivo recorrente, episdio atual grave com sintomas psicticos Transtorno caracterizado pela ocorrncia repetida de episdios depressivos, sendo o episdio atual grave, com sintomas psicticos, tal como descrito em F32.3, na ausncia de qualquer antecedente de mania. Depresso endgena com sintomas psicticos Episdio recorrente grave (de): depresso: maior com sintomas psicticos psictica psicose depressiva: psicognica reativa F33.4 Transtorno depressivo recorrente, atualmente em remisso O paciente teve no passado dois ou mais transtornos depressivos como descritos acima (F33.0-F33.3) mas no apresenta atualmente nenhum sintoma depressivo e isto h vrios meses. F33.8 Outros transtornos depressivos recorrentes F33.9 Transtorno depressivo recorrente sem especificao Depresso unipolar SOE (BRASIL, 2008).

Segundo a quarta edio do Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais DSM - IV TR (APA, 2002), pelos menos cinco critrios devem estar associados por um perodo de duas semanas, com prejuzo do funcionamento psicossocial ou sofrimento significativo. Pelo menos um dos sintomas humor triste ou perda do interesse ou prazer. O DSM-IV-TR considera ainda os seguintes subtipos de transtornos depressivos (TD):
Transtorno depressivo maior, episdio nico; Transtorno depressivo maior, recorrente (< 1 episdio); Transtorno distmico: humor cronicamente deprimido por pelo menos dois anos; Caractersticas especficas; TD leve, moderado ou grave; TD grave, sem ou com sintomas psicticos; TD com caractersticas catatnicas (estupor depressivo): imobilidade, negativismo, mutismo, ecolalia, ecopraxia; TD com caractersticas melanclicas (depresso endgena ou com sintomas somticos): acentuado retardo ou agitao psicomotora, perda total de prazer, piora pela manh, perda de peso, culpa excessiva; TD com caractersticas atpicas: aumento do apetite ou ganho de peso, hipersonia, sensao de peso no corpo, sensibilidade extrema rejeio interpessoal, humor muito reativo de acordo com as situaes ambientais (APA, p. 84, 2002).

Os critrios diagnsticos para o transtorno depressivo apontados pelo DSM IV TR so: humor deprimido; desnimo, perda do interesse; apetite; sono; anedonia; fadiga, perda de energia; pessimismo; baixa auto-estima; concentrao prejudicada; pensamentos de morte ou suicdio; retardo/agitao psicomotora.

23

4 Metodologia

O mtodo empregado neste trabalho foi estruturado a partir de uma pesquisa bibliogrfica qualitativa em funo da definio do problema. Medeiros (2009, p. 39), explica que uma pesquisa bibliogrfica aquela que se busca levantamento de livros e revistas de relevante interesse para pesquisa que ser realizada. Seu objetivo colocar o autor da nova pesquisa diante de informaes sobre o assunto de seu interesse. Quanto aos objetivos a pesquisa tem carter descritivo, partindo-se do princpio que a mesma descreveu os conceitos de velhice e suscetibilidade depresso. 4.1 Fonte de dados As fontes de dados consultadas foram publicaes, revistas e artigos publicados nas bases de dados PEPSIC (Peridicos Eletrnicos em Psicologia) e SciELO (Scientic Eletronic Library Online - Fapesp), todas na rea de psicologia. Destaca-se a contribuio dos seguintes autores: Dalgalarrondo (2008), Fontaine (2007), Jung (2001) Moreira (2012) e outros.

4.2 Procedimento Na primeira etapa da pesquisa buscou-se identificar livros, artigos e textos que definem e caracterizam o tema do estudo. O material selecionado foi consultado de maneira que se pudesse fazer a articulao das ideias e conceitos da velhice, do envelhecimento e da depresso expostas por cada autor pesquisado. A segunda etapa configurou-se pela pesquisa exploratria das obras de psicologia que abordam os conceitos acerca da depresso antes do envelhecimento e durante a velhice. Foi realizado tambm um paralelo entre as abordagens fenomenolgica e analtica, que discutiram os aspectos psicolgicos da depresso.

24

5 Discusso

Os primeiros estudos sobre o envelhecimento atribudos a Ccero (106-43 a. C) presentemente so focos de pesquisas em todas as reas do conhecimento humano, e neste campo a psicologia tem contribudo de maneira decisiva. Na atualidade, a questo tambm atinge propores demogrficas, tendo em vista o aumento da populao de idosos em todo o mundo (FONTAINE, 2007). No desenvolver das pesquisas e estudos, o termo idoso passa a ser empregado para designar as pessoas que atingem a velhice, segundo Peixoto (1998) apud Arajo e Carvalho (2004). No entanto h uma preocupao de que se possa promover o preconceito com

relao aos velhos ao se suprimir a palavra velhice na tentativa de adequar novas expresses para fins conceituais ou de estudo, como por exemplo: melhor idade. Ainda que seja buscando valorizar a velhice (Neri; Freire, 2000). Ao surgir o indicativo terceira idade nos anos 60, pondera -se tambm a possibilidade de abrir brechas para nivelar a velhice com questes improdutivas e outros aspectos negativos, de acordo com Neri; Freire, (2000). Este cuidado se justifica, porque entre as pessoas que compem grupos classificados como da terceira idade, ainda no seriam velhas. Pode-se observar ainda que no so poucos os idosos, com idade de 60 anos ou mais, que continuam ativos e produtivos. Soma-se a esta justificativa o desenvolvimento tecnolgico existente na rea da sade, reduzindo os efeitos do envelhecimento, expandindo a expectativa de vida das pessoas. Tanto que a ONU (Organizao das Naes Unidas) classifica o incio da velhice conforme o ndice de desenvolvimento de cada pas. Nos desenvolvidos a partir dos 65 anos, naqueles ainda em desenvolvimento 60 anos Lessa (1999) apud Rolim (2005). Porm, apesar dos avanos cientficos e tecnolgicos, agregadas ao envelhecimento esto as doenas fsicas e mentais, incapacitando os idosos (Born, 2002). Birren e Cunninghan (1985) corroboram deste pensamento, porm, destacam as idades biolgica, social e psicolgica, que apresentam nuances diferentes de uma idade cronolgica, ambas sujeitas a transformaes que levam diminuio considervel das foras do corpo fsico. importante salientar que a velhice, por si s, no pode ser vista e to pouco confundida com uma afeco, mas sim como um processo de envelhecimento onde ocorrem doenas, perdas, deteriorao fsica e mental na pessoa que envelhece Resende et al (2011). Assim, dedutvel que a pessoa ao adentrar neste processo fica mais suscetvel possibilidade de ser acometida por um transtorno mental, incluindo aqueles que afetam o

25

humor (Maia, Durante e Ramos), apud Resende et al (2011). Papalo Netto (2002, p 34) vai mais longe, enxergando progressivas transformaes das ordens fsicas e psquicas que levam o idoso morte. O sofrimento psquico uma patologia presente em grande parte da populao, independentemente da classe social (RAMOS, 2002). Segundo levantamentos estatsticos cerca de 450 milhes de pessoas sofrem com transtornos mentais, e estes respondem por 12,3% das causas de invalidez e enfermidades (Zanetti, Coelho e Lotufo Neto, 2005). Neste contexto se sobressaem as sndromes depressivas, atualmente vistas pela Organizao Mundial de Sade como questo prioritria de sade pblica

(DALGALARRONDO, 2008). Dalgalarrondo (2008) aponta que na percepo da psicologia as sndromes depressivas surgem em funo de perdas significativas. E os idosos que vivenciam estas perdas de maneira mais intensa e duradoura, ficam mais propensos de serem acometidos pelas sndromes depressivas. Considerando a assertiva acima a depresso acompanha o homem desde os primrdios da civilizao, constando inclusive da mitologia, e este ao longo do seu desenvolvimento vivencia diversas situaes de perda. Monteiro (2009) utiliza o Mito de Demter e os Mistrios de Elusis para ilustrar a tristeza e o vazio da pessoa que perde seus significados e o cuidado consigo mesma. Tomando a mitologia como parmetro para a contemporaneidade, o envelhecer assemelha-se a um clima de entardecer, de significados e sabedoria prpria (JUNG, 2011). Mas o autor j identificara a depresso na sua experincia clnica, nomeando-a como neurose contempornea generalizada em meados dos anos 30, justificando que grande numero de seus pacientes chegavam ao seu consultrio numa condio de encalhe (I am stuck) Jung (2011). Este relato fornece mais um indicativo de que a depresso viria invadindo a psique humana no transcorrer do seu desenvolvimento. Portanto, no seria nenhum absurdo

compar-la a uma densa sombra que encobre a alma do ser, estagna sua vontade psquica, sua necessidade, impedindo-o de agir com livre conscincia (JUNG, 2011). Diante deste fato quebra-se o paradigma de que uma pessoa estaria depressiva por estar adentrando a velhice. No entanto, o que no se percebeu que estas pessoas j estavam depressivas bem antes do comeo do processo de envelhecimento. E conforme este processo vivenciado poder tornar a velhice mais suscetvel ou no aos estados depressivos. O que pode ter impedido esta percepo estaria na ordem das reaes compensatrias tpicas do decorrer do tempo.

26

6 Consideraes Finais

O transtorno depressivo pode invadir a psique humana desde a mais tenra idade, isto nos permite considerar que na sutileza da comunicao das crianas, antes mesmo do pronunciamento de suas primeiras palavras pode estar a chave que abre a porta para a identificao de possveis comprometimentos no restritos apenas a uma simples confirmao no atraso do desenvolvimento. No entanto, na fase do envelhecimento que esta patologia, a depresso, mostra suas marcas mais evidentes. A doena toma conta do indivduo, de tal forma que este no consegue perceb-la, de imediato. Ela se enraza sutilmente, no mundo vivido da pessoa, apresentando dificuldades para um diagnstico preciso em funo da mascara de tristeza de que se reveste. Neste sentido a psicologia das uma das cincias que rene as condies primordiais para oferecer acolhimento e sustentao aos idosos para enfrentar a depresso, independente da condio socioeconmica e situao familiar em que se encontrem. Compartilhando do pensamento de Neri apud Falco; Arajo (2002), de que necessrio trabalhar uma psicologia positiva do envelhecimento, na qual se busque revigorar os indivduos e os grupos sociais, entende-se que este trabalho deva comear indubitavelmente na seara acadmica da Psicologia. Formando assim, profissionais com largo conhecimento e entendimento sobre processo do envelhecimento, mas principalmente sobre o ser humano que vivencia este processo. Para atuar com mais propriedade neste campo os psiclogos se vem diante de um desafio constante: romper as barreiras institucionais, estabelecendo parcerias com servios e estabelecimentos da comunidade em geral para ampliar o seu entendimento sobre a velhice. Para isto cabe ao psiclogo colocar o seu saber a disposio de um pblico que cresce cada vez mais; buscando ainda trabalhar interdisciplinarmente com as mais diversas profisses do campo da sade. O estudo visou demonstrar ainda que a depresso no se instala somente na fase da velhice, ou no decorrer do processo de envelhecimento, ela pode acometer o indivduo desde o seu nascimento at a morte do corpo fsico. Frente a est verificao o psiclogo encontra um extenso campo de atuao, e se bem preparado poder auxiliar decisivamente na identificao, caracterizao e tratamento da depresso. Podendo tambm contribuir para que os idosos fortaleam a sua capacidade de enfrentar os desafios fsicos, sociais e intrapsquicos da velhice.

27

REFERNCIAS

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION.

Trad. Claudio Dreaws Junior. Manual

Diagnstico e Estatstico e Transtornos Mentais DSM IV- TR. 4 ed. So Paulo, 2002.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (ABNT). NBR 6023: informao e documentao referncias elaborao. Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002.

__________. NBR 10520: Apresentao de citaes em documentos. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. ___________. NBR 14724: Informao e documentao trabalhos acadmicos apresentao. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

BORN, Tomiko. Cuidado ao idoso em instituio. In: Papalo Neto M. et al, organizadores. Gerontologia. So Paulo: Atenheu, 2002.

BRASIL. Conselho Federal de Psicologia Envelhecimento e Subjetividade : desafios para uma cultura de compromisso social / Conselho Federal de Psicologia, Braslia, DF, 2008, disponvel em:

BRASIL, Estatuto do Idoso. Lei 10.41, de 1o de outubro de 2003. Disponvel em <www.planalto.gov.br/ccivl_03/LEIS/2003/L10.741.htm>. Acesso em 26 de out 2012.

BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Censo demogrfico 2010: Caractersticas da populao e dos domiclios - Resultados do universo. Rio de Janeiro, IBGE, 2011. Disponvel em:

<http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/caracteristicas_da_populacao /resultados_do_universo.pdf>. Acesso em: 17 de out. de 2012.

BRASIL, Classificao Estatstica Internacional de Doenas e Problemas Relacionados Sade: (CID-10)-Verso 2008. Disponvel em: <http://

www.datasus.gov.br/cid10/V2008/cid10.htm >. Acesso em: 27 de out. 2012.

28

BEAVOUIR, Simone. A Velhice: A realidade incmoda. Trad. Heloysa de Lima Dantas. 2. ed. Rio de Janeiro: Difel, 1990.

BECK, At. & BLAMSDERFER. A. Assesement of Depression: The Depression Inventory In: ___________Psychological Measurrements In Psychorpharmacology. Paris P. Pichot, 1974.

BECK, A. T. RUSH, A. J.; SHAW, B. F. Emery, G. Terapia Cognitiva da Depresso. Rio de Janeiro, Zahar, 1982.

CARTHERY-GOULART, Maria Teresa. AREZA-FEGYVERES, Renata. SCHULTZ, Rodrigo R. et al. Verso Brasileira da escala Cornell de depresso em demncia (cornell depression scale in dementia) Disponvel em http://www.scielo.br/pdf/anp/v65n3b/37.pdf acessado em 23 de set. de 2013.

CUNHA, Jurema Alcides. Manual da verso em portugus das Escalas de Beck. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2001.

DALGALARRONDO, Paulo. Semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed, 2008

FERRARI, Juliani. DALACORTE, Roberta R. Uso da Escala de Depresso Geritrica de Yesavage para avaliar a prevalncia de depresso em idosos hospitalizados. In Scientia Medica, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 3-8, jan./mar. 2007. Disponvel em:

<http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/viewFile/1597/1837> acessado em 23 de set. de 2013.

FALCO, Deusivania Vieira da Silva. ARAJO, Ludgleyson Fernandes de (ORGS). Psicologia do Envelhecimento: relaes sociais, Bem-estar subjetivo e atuao profissional em contextos diferenciados. 2 Ed. Campinas, So Paulo: Alnea, 2011

FONATAINE, R. Psicologia do Envelhecimento. So Paulo- SP: Edies Loyola, 2007.

29

JUNG, Carl Gustav. A prtica da psicoterapia: contribuies ao problema da psicoterapia e psicologia da transferncia. Traduo Maria Luiza Appy. 14. ed. Petrpolis: Vozes, 2001. 156 p.

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo: com explicaes das mximas morais do Cristo em concordncia com o espiritismo e suas implicaes para s diversas circunstncias da vida. Trad. Guillon Ribeiro. 3 ed. Rio de Janeiro: Federao Esprita Brasileira, 2004.

MEDEIROS, Joo Bosco Medeiros. Redao Cientfica: a prtica de fichamentos, resumos, resenhas. 11 ed. So Paulo: Atlas, 2009.

MONTEIRO, Dulcinia da Mata Ribeiro (coord). Depresso e envelhecimento: sadas criativas. Revinter, So Paulo, 2002.

MOREIRA, Virginia (Trad.). TATOSSIAN, Arthur. Clnica de Lebenswelt: psicoterapia e psicopatologia fenomenolgica. So Paulo: Escuta, 2012.

NERI, Anita Liberalesco; Freire, S. A. (orgs). E por falar em boa velhice. Campinas: Papirus, 2005.

PEIXOTO, C. (1998). Entre o estigma e a compaixo e os termos classificatrios: velho velhote, idoso terceira idade. Em: Barros, M. L. de (org.), Velhice ou Terceira Idade? (p.1517). Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas.

RAMOS, L.R. (2002). Epidemiologia do envelhecimento. In: Freitas, E.V., Py, L., Neri, A.L., Canado, F.A.X., Gorzoni, M.L., & Rocha, S.M. Tratado de Geriatria e Gerontologia, (pp. 72-78). Rio de Janeiro: Guanabara-Kogan.

RESENDE, Marineia Crosara (et al). Sade mental e envelhecimento. In: Revista Psico v. 42, n. 1, pp. 31-40, jan./mar. 2011. Disponvel em:

30

<http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/5315/6296>. Acessado em: 01 de set. 2013.

VERAS, Renato Peixoto. A longevidade da populao. Desafios e conquistas. In: Revista Servio Social e Sociedade n 75. So Paulo: Cortez, 2003.

_______, Renato Peixoto. Terceira Idade. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1995.

_______, Renato Peixoto. Terceira Idade: Alternativas para uma sociedade em transio. Rio de Janeiro: Relume Dumar: UNATI/UERJ, 1999.

ZANETTI, M. V., Coelho, B. M. & Lotufo Neto, F. Residncia em psiquiatria no Brasil: uma contribuio para o debate. Revista Brasileira de Psiquiatria, 27. Braslia, 2005.

ZIMERMAN, G. Velhice: Aspectos biopsicossociais. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 2000

S-ar putea să vă placă și