Sunteți pe pagina 1din 23

N

MODIFICAO

POR

DATA

0 1 2

Liberao do Arquivo Ajustes diversos nas pginas: 02, 03, 07, 08, 09 e 21.

Ari Jr. Dieli Dieli

03-05-2012 27-07-2012 12-09-2012

Adio da informao os itens 17 e 18 acompanham somente o modelo Quente/Frio na pg. 03

MANUAL DE INSTRUES MANUAL DE INSTRUES

CONDICIONADOR DE AR PORTATIL PH13000F/PH13000QF


DA BRITNIA ELETRODOMSTICOS LTDA. E NO ESTE DESENHO PROPRIEDADE EXCLUSIVA

PODER SER UTILIZADO POR TERCEIROS

PROJ.

DATA

MATERIAL

QUANTIDADE

DES.

Martins Nei Kelly

DATA

21-05-2012 21-05-2012

TRATAMENTO

TOL. ESPECIF.

ESCALA

VERIF.

DATA

SEM ESCALA
PRODUTO ESTRUTURA FOLHA

APROV.

DATA

21-05-2012

CONDICIONADOR DE AR PORTATIL PH13000QF


TTULO

778595
NMERO

1/1
REV.

Manual de Instrues

821-09-05

INTRODUO Parabns pela escolha de um produto da linha Philco. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, necessrio ler atentamente as instrues a seguir. Recomenda-se no jogar fora este Manual de Instrues; deve-se guard-lo para eventuais consultas. NOTA: comum que aparelhos eltricos novos liberem uma leve fumaa ou gases durante as primeiras vezes em que eles forem utilizados. Este manual de instrues unificado para os modelos PH13000F e PH13000QF. O modo de aquecimento somente para o modelo PH13000QF.

01

MEDIDAS IMPORTANTES DE SEGURANA

Este aparelho foi fabricado para climatizar os ambientes domsticos e no deve ser usado para outros fins. perigoso modificar ou alterar as caractersticas do aparelho. O aparelho deve ser instalado segundo as normas nacionais que regem as instalaes eltricas. Para eventuais reparaes, contacte apenas os centros de assistncia tcnica autorizados pelo fabricante. As reparaes efetuadas por pessoal no experiente podem ser perigosas. Em caso de dano no cabo de alimentao, este apenas deve ser substitudo por pessoal especializado e autorizado pelo fabricante. Este aparelho s deve ser utilizado por adultos. No permita o uso do aparelho a pessoas (incluindo crianas) com capacidades psicofsicas e sensoriais reduzidas ou com conhecimentos insuficientes, a menos que sejam atentamente vigiadas e ensinadas por um responsvel pela sua segurana. Vigie as crianas, certificando-se de que elas no brincam com o aparelho. Este aparelho deve ser ligado a um sistema eficaz de aterramento. Solicite que um eletricista qualificado lhe verifique a instalao eltrica. Evite utilizar extenses para o cabo de alimentao eltrica. Antes de efetuar qualquer operao de limpeza ou de manuteno, retire sempre o plugue da tomada de alimentao. No puxe o cabo de alimentao eltrica para deslocar o aparelho. No instale o aparelho em ambientes cujo ar possa conter gases, leos ou enxofre, nem junto a fontes de calor. No coloque objetos pesados ou quentes em cima do aparelho. Limpe o filtro de ar pelo menos todas as semanas. Evite utilizar aparelhos de aquecimento junto ao condicionador de ar. Em caso de transporte, o aparelho deve permanecer na posio vertical ou, ento, ser cuidadosamente inclinado em um ngulo no superior a 45. Utilize o condicionador de ar apenas conforme indicado neste manual. Estas instrues no abrangem todas as condies e situaes possveis. essencial que predomine o bom senso e a prudncia durante a instalao, funcionamento e conservao do condicionador de ar. No fim da sua vida til, deposite o aparelho em centros de recolha especializados. Os materiais utilizados na embalagem so reciclveis. Recomendamos, por isso, que sejam depositados nos dias e locais de coleta seletiva. O aparelho dotado de um dispositivo de segurana. O compressor no funciona por cerca de 3 minutos aps a nova partida. Mantenha o aparelho a uma distncia de pelo menos 50 cm de substncias inflamveis ou de embalagens pressurizadas (ex: latas de spray).
02

CONHECENDO SEU PRODUTO

dreno cabo de alimentao

travas para as rodas ventosas para fixar na janela mangueira para drenagem de gua

bandeja do dreno

17
*Os itens 17 e 18 acompanham somente o modelo Quente/Frio.

18

03

PREPARAO PARA UTILIZAO

Antes de inserir o plugue na tomada de alimentao, certifique-se de que: a tenso de rede est em conformidade com o valor indicado na etiqueta de caractersticas do produto; a tomada e a linha de alimentao eltrica tm capacidade para suportar a carga necessria. a tomada adequada ao tipo de plugue; se no for, mande substituir a tomada; a tomada est devidamente aterrada. O fabricante se isenta de toda e qualquer responsabilidade caso esta norma de preveno contra acidentes no seja respeitada. A substituio do cabo de alimentao s deve ser feita por pessoal tcnico especializado. Apresentamos, em seguida, todas as instrues necessrias para preparar, da melhor forma possvel o funcionamento do seu aparelho. O aparelho deve ser sempre utilizado sem quaisquer obstculos na entrada e a sada de ar. CLIMATIZAO SEM INSTALAO Com algumas simples operaes, o aparelho oferece-lhe as melhores condies de bem-estar: Fixe o tubo de descarga de ar no respectivo orifcio situado na parte posterior do aparelho. Insira-o conforme ilustrado na figura A. possvel fixa-la utilizando o pino fornecido. Feche a janela e coloque o bocal do tubo de descarga de ar no orifcio da travessa.(fig. B) Fixe o tubo de descarga de ar no respectivo orifcio situado na parte posterior do aparelho
B
A

Janela tipo Guilhotina Abra a janela. Coloque a travessa na janela, esticando-a por toda a largura da janela, uma vez esticada a travessa,
04

Janela de duas folhas Abra ligeiramente a janela e posicione o bocal na janela conforme ilustrado na figura C.

D
Limite ao mnimo o comprimento e as curvas dos tubos de ar, evitando torc-los.

CLIMATIZAO COM INSTALAO Se desejar, o aparelho tambm pode ser instalado de forma semipermanente (Fig. E).

Neste caso, ser necessrio: Fazer um furo numa parede que comunique com o exterior ou, ento, atravs do vidro de uma janela. Respeite as dimenses do furo e os intervalos de altura indicados na figura F e G.

05

Coloque no orifcio o acessrio de flange fornecido. Fixe o tubo no respectivo orifcio situado na parte posterior do aparelho (fig. A). Coloque a extremidade do tubo na flange 10 conforme indicado na fig. G.

Se o tubo no estiver encaixado, o orifcio pode ser fechado com a tampa da flange.

06

PAINEL DE CONTROLE

LIGA/DESLIGA

ALTA MDIA BAIXA AUTO

RESFRIAR DESUMIDIFICAR VENTILAR AQUECER

MODO

A - Tecla liga /desliga B - Tecla de seleo de funes (MODO) Refrigerao, Desumidificao, Ventilao e Aquecimento. C - Tecla de seleo da velocidade de ventilao (ALTA/MEDIA/BAIXO/AUTO) D - Tecla do temporizador (TIMER) E - Tecla de aumento da temperatura/tempo de funcionamento programado F - Tecla de diminuio da temperatura/tempo de funcionamento programado G - Visor Apresenta os valores de temperatura definidos e o tempo de funcionamento programado H - Luz do temporizador em funcionamento I/L/M/N - Luzes da velocidade de ventilao O - Luz da funo de ventilao P - Luz da funo de desumidificao Q - Luz da funo de Refrigerao R- Luz da funo aquecimento S - Receptor do controle remoto

07

FUNCIONAMENTO PELO PAINEL DE CONTROLE

LIGAR O APARELHO Introduza o plugue na tomada de alimentao. No visor aparecem dois traos que indicam que o aparelho est em Stand-by. Ao ligar o aparelho, este assume a ltima funo programada antes da desativao. Pressione a tecla MODO at que se acenda a luz piloto relativa funo desejada, ou seja:

Luz piloto: funo de refrigerao Luz piloto: funo de desumidificao Luz piloto: funo de ventilao Luz piloto: funo de aquecimento (Somente para o modelo QF)
FUNO DE REFRIGERAO Ideal para os perodos quentes e abafados durante os quais sentimos necessidade de refrescar e desumidificar o ambiente. Para ajustar corretamente esta funo, primeiramente utilize as teclas + ou - at aparecer no visor a temperatura que deseja atingir. Selecione, depois, a velocidade de ventilao pressionando a tecla at que se acenda a luz piloto relativa velocidade de ventilao desejada, ou seja: ALTO: se desejar obter a potncia mxima do condicionador de ar para atingir o mais rapidamente possvel a temperatura desejada. MEDIA: se desejar limitar o nvel de rudo mantendo, de qualquer forma, um bom nvel de conforto. BAIXO: quando desejar o mximo silncio. AUTO: se preferir que o aparelho selecione automaticamente a melhor velocidade de ventilao, em funo da temperatura selecionada no visor digital. As temperaturas mais adequadas ao ambiente no Vero variam entre 23C e 25C. Em todo o caso, no aconselhvel regular a temperatura para nveis muito inferiores aos do meio exterior.

08

FUNCIONAMENTO PELO PAINEL DE CONTROLE

FUNO DE DESUMIDIFICAO ideal para reduzir a umidade ambiente (estaes intermdias, locais midos, perodos de chuva, etc.). Na funo de desumidificao o aparelho deve estar com a mesma configurao prevista para a modalidade de Refrigerao, ou seja, com o tubo de descarga de ar aplicado no aparelho de forma a permitir a descarga do ar para o exterior. Quando se seleciona a funo de desumidificao, a luz piloto acende-se e aparece no visor a mensagem dh Simultaneamente acende-se a luz piloto de ventilao AUTO. Nesta funo no possvel selecionar outras velocidades. FUNO DE VENTILAO Regule a velocidade de ventilao pressionando a tecla conforme ilustrado para a funo de refrigerao. Nesta modalidade no possvel selecionar a funo AUTO. O visor apresenta a velocidade de ventilao selecionada.

FUNO DE AQUECIMENTO Pressione a tecla MODO at a luz piloto de aquecimento se acenda. Selecione a temperatura desejada (13-27C) pressionando a tecla + ou - at que o valor desejado aparea no visor. No modo de aquecimento, a velocidade da ventilao selecionada automaticamente. Nota: No incio, o usurio ter que aguardar alguns segundos antes do aparelho comear a fornecer o ar quente. Importante No modo de aquecimento, ser necessrio a remoo da gua no tanque manualmente, quando estiver cheio. Quando isso ocorrer, o aparelho desligar e o smbolo "FULL TANK" (tanque cheio) ir aparecer no visor. Somente aps o tanque ser esvaziado ele voltar a funcionar. Em ambientes muito frios, o aparelho descongela automaticamente, interrompendo a operao. Durante o descongelamento "Ft" (LOW TEMPERATRE) aparecer no visor, normal o barulho durante o funcionamento. Quando o aparelho sair deste modo, o ventilador continuar ligando por alguns segundos para baixar a temperatura interna.
09

FUNCIONAMENTO PELO PAINEL DE CONTROLE

PROGRAMAR O TEMPORIZADOR O temporizador permite-lhe programar TIMER ON e TIMER OFF do aparelho; Como programar TIMER ON Introduza o plugue na tomada eltrica e ligue o aparelho pressionando a tecla LIGA/DESLIGA, selecione, em seguida, a funo desejada e as outras definies de funcionamento (temperatura, velocidade de ventilao, etc.). Pressione novamente a tecla LIGA/DESLIGA o aparelho coloca-se na posio de Stand-by (o visor apresenta os dois traos centrais). Pressione a tecla do temporizador. No visor pisca a ltima programao efetuada ou o valor predefinido 6.0 . Regule com as teclas + ou - o nmero de horas aps as quais o aparelho deve comear a funcionar. Nas primeiras 10 horas permitida a seleo a intervalos de meia hora. Para tempos superiores a 10 horas, a seleo permitida com intervalos de uma hora. Se as teclas + ou - forem pressionadas durante mais de 2 segundos, ativam automaticamente a sucesso rpida at um mximo de 24 horas. Para confirmar a programao efetuada, pressione novamente a tecla do temporizador no espao de alguns segundos. Se a confirmao no ocorrer no espao de poucos segundos, o visor volta ao modo de stand-by. Com o temporizador ligado, o visor apresenta o tempo que falta para a ligao programada e a luz piloto pisca. Para cancelar a programao do temporizador, pressione a tecla do temporizador (TIMER).

10

Como programar TIMER OFF A partir de qualquer modo de funcionamento de refrigerao / desumidificao / ventilao, possvel programar TIMER OFF. Pressione a tecla do temporizador (TIMER). O visor pisca a ltima programao efetuada ou o valor predefinido 6.0 . Regule com as teclas + ou - o nmero de horas aps as quais o aparelho deve deixar de funcionar. Nas primeiras 10 horas permitida a seleo a intervalos de meia hora. Para tempos superiores a 10 horas, a seleo permitida com intervalos de uma hora. Se as teclas + ou - forem pressionadas durante mais de 2 segundos, ativam automaticamente a sucesso rpida at um mximo de 24 horas. Para confirmar a programao efetuada, pressione novamente a tecla do temporizador (TIMER) no espao de alguns segundos. Com o temporizador ligado, a luz piloto pisca. No horrio preestabelecido, o condicionador de ar desliga-se, colocando-se novamente na posio de Stand-by. Para cancelar a programao do temporizador, pressione a tecla do temporizador.

11

UTILIZANDO O CONTROLE REMOTO

Utilizao correta do controle remoto Direcione o controle remoto para o receptor do concionador de ar. Distncia mxima: aproximadamente de 7 metros (sem nenhum obstculo entre o controle remoto e o receptor. O controle remoto deve ser utilizado com extremo cuidado: no o deixe cair, no o exponha luz solar direta, nem o coloque junto de fontes de calor. Obs.: Iluminao com lmpadas fluorescestes podem bloquear a passagem do feixe de luz. Nesta situao instale o aparelho em local em que a iluminao no interfira no funcionamento do controle remoto. Descrio do controle remoto 17) Boto FAN 18) Boto ON/OFF 19) Boto MODE 20) Boto TIMER 21) Visor Introduo ou substituio das pilhas Retire a tampa situada na parte posterior do controle remoto; Retire eventuais pilhas gastas que estejam presentes. Introduza duas pilhas AAA 1,5V na posio correta (consulte as instrues no interior do compartimento das pilhas); Introduza novamente a tampa. Quando no utilizar o aparelho por um longo perodo de tempo, remova as pilhas do controle remoto para evitar risco de vazamento das pilhas e possveis danos ao controle remoto. Tanto no caso de substituio como de eliminao do controle remoto, as pilhas devem ser removidas e eliminadas segundo a legislao vigente, dado que so prejudiciais ao meio ambiente.
12

UTILIZANDO O CONTROLE REMOTO

LIGAR O APARELHO Introduza a plugue na tomada eltrica. Pressione o boto ON/OFF (LIGA/DESL.) do controle remoto (ao ligar o aparelho, este assume a ltima funo programada antes da desativao). Pressione a tecla MODE para selecionar a funo desejada: REFRIGERAO (COOL) DESUMIDIFICAO (DRY) VENTILAO (FAN) AQUECIMENTO (HEAT) (Somente para o modelo QF) Uma seta no visor indica a funo selecionada. FUNO DE REFRIGERAO (COOL) Ideal para os perodos quentes e abafados durante os quais sentimos necessidade de refrescar e desumidificar o ambiente. Na funo de refrigerao, selecione a temperatura desejada com os botes . O visor apresenta a temperatura definida. Mude a velocidade de ventilao com o boto FAN do controle remoto escolhendo uma das disponveis: HIGH: se desejar obter a potncia mxima do condicionador de ar para atingir o mais rapidamente possvel a temperatura desejada. MED: se desejar limitar o nvel de rudo mantendo, de qualquer forma, um bom nvel de conforto. LOW: quando desejar o mximo silncio. AUTO: se preferir que o aparelho selecione automaticamente a melhor velocidade de ventilao, em funo da temperatura selecionada no visor digital. Duas setas no visor do controle remoto indicam respectivamente COOL e a velocidade de ventilao. As temperaturas mais adequadas ao ambiente no Vero variam entre 23C e 25C. Em todo o caso, no aconselhvel regular a temperatura para nveis muito inferiores aos do meio exterior. FUNO DE DESUMIDIFICAO (DRY) ideal para reduzir a umidade ambiente, evitando oscilao de temperatura (estaes intermdias, locais midos, perodos de chuva, etc.). Na funo de desumidificao, o aparelho escolhe automaticamente a velocidade de ventilao. Duas setas no visor do controle remoto indicam respectivamente DRY E AUTO.
13

UTILIZANDO O CONTROLE REMOTO

FUNO VENTILAO (FAN) No modo de ventilao possvel definir a velocidade do ventilador pressionando o boto FAN. A velocidade de ventilao muda por rotao entre as disponveis ( HIGH / MED / LOW). Duas setas no visor do controle remoto indicam a funo FAN e a velocidade programada. Nesta modalidade no possvel selecionar a velocidade AUTO. FUNO AQUECIMENTO (HEAT) Pressione o boto MODE o nmero de vezes necessrias at que a luz piloto de aquecimento se acenda. Selecione a temperatura desejada (13-27 C) pressionando o boto at atingir o valor correspondente no visor. No modo AQUECIMENTO (HEAT), a velocidade do ventilador selecionada automaticamente pelo aparelho, no permitindo o ajuste de velocidade do ventilador. Como programar TIMER OFF. Com o aparelho em funcionamento, pressione o boto TIMER. o visor apresenta as horas, o smbolo h intermitente e uma seta que indica TIMER OFF. Defina o tempo de desativao desejado utilizando as teclas (de 30 minutos a 24 horas). Nas primeiras 10 horas permitida a seleo a intervalos de meia hora. Para tempos superiores a 10 horas, a seleo permitida com intervalos de uma hora. Pressione novamente o boto TIMER para confirmar a seleo efetuada. Um sinal sonoro e a luz piloto intermitente no painel de comandos confirmam a programao do temporizador. Com o passar do tempo, o visor do controle remoto apresenta o tempo residual, enquanto que no visor do aparelho pisca a luz piloto. No fim do tempo programado, o aparelho desliga-se automaticamente. Para anular a programao do temporizador, pressione novamente o boto TIMER: ouve-se um sinal sonoro e ambos os visores voltam a apresentar as programaes efetuadas antes da ativao do temporizador.

14

UTILIZANDO O CONTROLE REMOTO

Como programar TIMER ON Com o condicionador de ar em modo Stand-by, pressione o boto TIMER. O visor apresenta uma seta intermitente que indica TIMER ON. Efetue todas as definies desejadas aquando da ativao programada (modo de funcionamento, velocidade do ventilador e temperatura). Confirme as definies atravs do boto TIMER. O visor apresenta as horas e o smbolo h intermitente. Programe o tempo de activao desejado pressionando as teclas (de 30 minutos a 24 horas). Nas primeiras 10 horas permitida a seleo a intervalos de meia hora. Para tempos superiores a 10 horas, a seleo permitida com intervalos de uma hora. Pressione novamente o boto TIMER para confirmar a ativao programada. Um sinal sonoro e a apresentao do tempo programado tambm no painel de comandos confirmam a programao. No visor do aparelho pisca a luz piloto. Com o passar do tempo ambos os visores apresentam o tempo residual. No fim do tempo programado, o aparelho liga-se automaticamente de acordo com as definies pr-seleccionadas. Para anular a programao do temporizador, pressione novamente o boto TIMER: ouve-se um sinal sonoro e ambos os visores voltam ao modo de Standby.

15

DICAS

Existem algumas advertncias a seguir para se obter o mximo rendimento do aparelho de ar condicionado: Feche as portas e as janelas da diviso que deseja climatizar.

No instale o aparelho em locais muito midos (ex.: lavandarias). No utilize o aparelho num ambiente exterior.

Proteja a diviso contra as exposies diretas ao sol, fechando as cortinas e/ou baixando parcialmente as persianas de modo a obter um funcionamento extremamente econmico; No coloque objetos em cima do condicionador de ar; No obstrua a entrada e a sada de ar . Certifique-se de que no existem fontes de calor no ambiente.

Certifique-se de que o aparelho esteja situado numa superfcie plana.

16

DICAS

Mtodo de drenagem de gua Este condicionador de ar equipado com a mais nova tecnologia de auto evaporao de gua, o que reduz a necessidade de drenar a gua formada pela condensao da umidade. Esta funo no funciona quando o aparelho estiver no modo de aquecimento, para este mtodo o tanque dever ser esvaziado. Nota: Como medida de segurana, para evitar que haja vazamento de gua, o condicionador de ar equipado com um sistema de segurana, se o tanque de gua estiver cheio o aparelho ira parar de funcionar, no painel de controle ir aparecer "Ft" (FULL TANK - tanque cheio), o compressor e o ventilador no iro religar at que o tanque seja esvaziado. Drenagem peridica Desligue o aparelho, ento drene a gua do tanque retirando a tampa do dreno e permitindo que a gua flua at a bandeja de drenagem. A bandeja de drenagem no ir suportar o volume todo do tanque. Pode ser mais fcil levar a unidade a um local externo antes de remover a tampa do dreno. Pode-se utilizar uma mangueira para auxiliar a drenagem da gua. O tanque de gua considerado suficientemente vazio quando no houver mais gua na sada do dreno. Para drenar toda gua do tanque, levante suavemente a parte frontal do aparelho at que no haja mais gua na sada do dreno.

tampa do dreno sada do dreno

tampa do dreno Bandeja sada do dreno mangueira

17

DICAS

18

LIMPEZA

Antes de todas as operaes de limpeza ou manuteno, desligue o aparelho; retire sempre o plugue da tomada eltrica. LIMPEZA DO MVEL EXTERNO Limpe o aparelho com um pano ligeiramente umedecido e seque-o com um pano seco. Por motivos de segurana, no lave o aparelho com gua. Precaues Nunca utilize gasolina, lcool ou solventes para a limpeza. Nunca pulverize lquido inseticida ou produtos semelhantes. LIMPEZA DOS FILTROS DE AR Para manter inalterada a eficincia do s e u c o n d i c i o n a d o r d e a r, recomendamos que limpe o filtro todas as semanas de funcionamento. O filtro est situado junto grelha de entrada de ar (aspirao). 1. Retirar o filtro, puxando-o para cima (figura H). 2. Eliminar o p acumulado no filtro com um aspirador. Se o filtro estiver muito sujo, lave-o com gua morna e enxguar vrias vezes. A temperatura da gua deve ser mantida abaixo de 40C. Depois de lavar, deixe secar o filtro e volte a coloc-lo no lugar.

Verificaes de incio de estao Certifique-se de que o cabo de alimentao e a tomada esto perfeitamente ntegros e certifique-se da eficincia da ligao de terra. Operaes de fim de estao Para eliminar toda a gua do circuito interno, retire a tampa (figura I). Deixe fluir completamente a gua residual para uma bacia. Uma vez terminado a remoo da gua, reposicione a tampa no respectivo lugar. Limpe o filtro e deixe-o secar bem antes de o reintroduzir.

19

AUTO-DIAGNSTICO

Se o aparelho estiver funcionando no modo de desumidificao / aquecimento, este dispositivo evita a formao de gelo. O aparelho recomea a funcionar automaticamente uma vez terminado o processo de degelo.

20

SOLUO DE PROBLEMAS

sem energia de alimentao

verificar se a tomada est energizada

O aparelho no liga

O aparelho

O aparelho

O compressor

Limites de Temperatura
MODO AQUECIMENTO temperatura ambiente deve estar entre 10C e 25C MODO REFRIGERAO temperatura ambiente deve estar entre 18C e 35C

21

www.philco.com.br

www.philco.com.br/FaleConosco.aspx

09/12 821-09-05 778595 REV.2

S-ar putea să vă placă și