Sunteți pe pagina 1din 7

M U NDO QU M I CO

A RT IG O S , D IC A S E E X E RC C IO S PA RA Q UMIC O S E E N G E N H E IRO S Q UMIC O S

Variao do raio atmico devido blindagem e repulso eletrnica


Uma das mais poderosas ferramentas de que dispem os qumicos a Tabela Peridica. Nela, todos os elementos qumicos so organizados de forma a agrup-los de acordo com caractersticas comuns, o que, na prtica, permite prever alguns comportamentos. Por exemplo, possvel prever que os elementos do grupo 16 (grupo ou coluna do oxignio) tero seis eltrons na camada de valncia e que, provavelmente, reagiro de forma semelhante ao oxignio. Por ser organizada de forma to inteligente, a tabela peridica pode nos levar a pensar que possvel, realmente, prever propriedades dos elementos qumicos de forma simples, apenas observando sua posio na tabela e, de fato, o que somos ensinados nos nossos primeiros dias estudando qumica. um mantra repetido exausto por professores do ensino mdio e at no incio do curso de qumica que o raio atmico dos elementos cresce no sentido da direita para a esquerda e de cima para baixo.

Esta uma suposio plausvel, afinal, com o aumento do nmero atmico (e o nmero atmico representa a quantidade de prtons do elemento) espera-se que tambm aumente a quantidade de eltrons e quanto mais eltrons pertencerem ao elemento, maior espera-se que seja seu raio atmico. Tambm preciso considerar os casos em que temos um aumento no nmero de eltrons, mas no um aumento no nmero de orbitais. Por exemplo, quando comparamos o hidrognio ( ) e o hlio ( ); ambos possuem apenas o orbital preenchido, mas observa-se que o orbilal do hlio mais compacto devido ao seu ncleo possuir mais prtons e, por isso, atrair os eltrons com mais fora.

O raio atmico pode ser definido como o tamanho do tomo, o que inclui o ncleo e o seu ltimo eltron no orbital mais externo.

O que vemos, entretanto, que os valores experimentais dos raios atmicos varia diferente do esperado, com contraes em alguns casos e bruscas expanses em outros. O grfico a seguir ilustra de forma categrica que os elementos da tabela peridica no tm um comportamento to peridico quanto o esperado:

Ento, diferente do conceito simplista de que o raio atmico cresce da esquerda para a direita e de cima para baixo, a tabela peridica que representaria corretamente os raios atmicos segue uma distribuio muito mais complexa, semelhante da figura abaixo, onde, por sua vez, nota-se que em diversos elementos o padro de crescimento do raio no obedecido:

FAT O RES Q UE AFET AM O T AM ANHO D O RAI O AT M I CO


Assumir que os raios atmicos crescem de acordo com o desenho da Figura 1, na verdade, seria bastante plausvel SE no houvessem fatores que interferem na interao entre o ncleo e sua nuvem eletrnica, consequentemente, alterando o tamanho do raio que o tomo apresenta. Primeiro, preciso entender que os tomos com muitos eltrons apresentam orbitais atmicos e no rbitas, como se fossem planetas. Os orbitais so, na verdade, funes matemticas que descrevem o comportamento partcula-onda de um ou de um par de eltrons e podem ser usados para calcular a probabilidade de se encontrar um eltron naquela regio do espao.

Os orbitais devem ser entendidos no como apenas regies do espao, mas tambm como funes matemticas que podem se sobrepor, unindo-se, ampliando ou reduzindo as chances de encontrar um eltron em um determinado local. Isso significa que os orbitais tambm podem se sobrepor e que eltrons de camadas mais internas afetam os eltrons das camadas mais externas, ou seja, a camada est contida na camada e seus eltrons podem ser sentidos pelos eltrons da camada mais externa e pelo ncleo. O vdeo a seguir ajuda na compreenso da sobreposio dos orbitais:

BLI ND AGEM , PENET RAO E CARGA NUCLEAR EFET I VA


Conforme aumenta o nmero atmico dos elementos qumicos tambm aumenta o nmero de eltrons distribudos em seus orbitais atmicos. Da mesma forma, quando aumenta o nmero atmico, aumenta a carga positiva gerada pelos prtons no ncleo, o que atrai mais fortemente os eltrons em redor. Entretanto, como os orbitais podem se sobrepor, eltrons mais internos atrapalham que os eltrons mais externos sintam a atrao do ncleo, gerando um efeito chamado blindagem. Podemos entender melhor tomando um exemplo: o flor, tem nmero atmico 9, o que significa que tem 9 prtons e 9 eltrons. O primeiro eltron, mais interno, sente as 9 cargas positivas dos prtons no ncleo e atrado por elas, entretanto, o terceiro eltron no

positivas dos prtons no ncleo e atrado por elas, entretanto, o terceiro eltron no capaz de sentir as 9 cargas positivas do ncleo porque, sua frente, existem outros dois eltrons (com cargas negativas) anulando um pouco da carga positiva do ncleo. O 9 eltron, por sua vez, sentir ainda menos a carga do ncleo, j que, sua frente, esto os outros 8 eltrons. Essa interferncia que os eltrons mais internos exercem sobre os eltrons mais externos, atrapalhando sua viso das cargas positivas do ncleo, a chamada blindagem, ento, o 9 eltron do flor sente a blindagem que os outros 8 eltrons exercem sobre o ncleo. Alm disso, j que o 9 eltron no capaz de sentir a real carga do ncleo, dizemos que ele sente a carga nuclear efetiva . A blindagem um dos fatores que faz com que o raio atmico no se comporte conforme a regra simplista ilustrada pela Figura 1. Penetrao, por sua vez, descreve a proximidade dos orbitais e eltrons ao ncleo. Eltrons com maior penetrao experimentam uma maior carga nuclear efetiva ( ) devido ao fato de estarem mais perto do ncleo e, por sua vez, blindam os outros eltrons mais efetivamente. Na ilustrao (bem simplista, por sinal) abaixo sintetizamos os conceitos de carga nuclear efetiva, penetrao e blindagem. Temos um ncleo hipottico com quatro cargas positivas e quatro eltrons. O nosso eltron de interesse o terceiro (que aqui chamamos de ). Os eltrons e tm uma maior penetrao do que o nosso eltron de interesse porque esto mais perto do ncleo e, por isso, acabam blindando-o, impedindo que ele sinta o total de cargas do ncleo, fazendo com que seja atrado com menos fora. Como o eltron est depois do nosso eltron de interesse, no o afeta.

REGRA D E S LAT ER
A Regra de Slater permite calcular a carga nuclear efetiva para um eltron de interesse, ou seja, possvel estimar, por exemplo, a carga nuclear efetiva sentida pelo 12 eltron numa nuvem de 17 eltrons e dada pela seguinte frmula:

(1)
Onde a carga nuclear efetiva, sobre o nosso eltron de interesse. A blindagem o nmero atmico e a blindagem dos eltrons

deve ser calculada a partir de algumas regras:

1. Escreva a configurao eletrnica do tomo da seguinte forma: ; 2. Quaisquer eltrons direita do eltron de interesse no contribuem para a blindagem; 3. Todos os eltrons no mesmo grupo do eltron de interesse contribuem para a blindagem com unidades de carga; 4. Se o eltron de interesse for ou , todos os eltrons com nmero quntico

principal blindam com unidades de carga. Por exemplo, se seu eltron de interesse o , todos os eltrons e estaro nessa regra. Todos os eltrons com blindam com unidades de carga; unidades de 5. Se o eltron for carga de . ou , todos os eltrons esquerda blindam com

6. Somar todos os valores de blindagem encontrados para os eltrons este o valor

EXEMPLO :

Qual a carga nuclear efetiva para um eltron de valncia do flor? 1 Passo: Faa a distribuio eletrnica do flor Usando o diagrama de distribuio de Linus Pauling, temos: portanto, vamos calcular a blindagem sofrida por um dos eltrons em , . , ,

2 Passo: Escreva os eltrons na forma descrita pela 1 Regra de Slater: , 3 Passo: Veja quais regras se aplicam: Nosso eltron de interesse um dos eltrons , ento, aplicam-se as regras 3 e 4, da seguinte forma: Regra 3: Pegamos como eltron de interesse qualquer um dos eltrons em . Isso significa que, tirando nosso eltron de interesse, ainda existem mais 6 eltrons nesse mesmo grupo (lembra-se de que, pela Regra de Slater esse grupo , portanto: . ,

Regra 4: Os dois eltrons que restam em enquadram-se no tipo portanto, cada um deles vale unidades de carga, ento: 4 Passo: Some os resultados encontrados para chegar ao valor de :

5 Passo: Substitua os valores na Equao de Slater

Ou seja: em vez de sentir a carga de 9 prtons, o nosso eltron de interesse sente a carga de apenas 5.2 prtons.

de apenas 5.2 prtons.

0 Comentrios

Mundo Qumico
Compartilhar

Entrar
Favorito

Ordenar por Melhor avaliado

Iniciar a discusso...

Seja o primeiro a comentar.

Assinar feed

Adicione o Disqus no seu site

Yo u t u b e c h a n n e l p l u g i n b y J a s p r e e t Ch a h a l

S-ar putea să vă placă și