Sunteți pe pagina 1din 4

Mangue Seco

By logomotiva Published: 24/03/2008 - 10:29 Mapa da Regio:lkjvgOnde reina o aratu

A vila de Mangue Seco um lugarejo isolado numa pennsula sem acesso por estrada, situado no municpio de Jandara, na Bahia, quase Sergipe. Ali s se chega de barco, de bugre ou jipe 4x4. O melhor ir de barco, a partir de Porto do Mato, em Sergipe, de onde partem as lanchas que navegam pelo rio e Real at chegar em Mangue Seco. S esse trajeto, de cerca de 20 minutos, j valeria a pena, de to bonito.

De um lado, o Rio Real. Do outro, o mar. No meio, dunas onde se formam pequenas lagoas na poca da chuvas, e um povoado simples e simptico, onde se anda descalo, com pouca roupa, e passeia de barco e de bugre e se come aratu, siri azul do mangue e caranguejo. Comem-se peixes tambm, mas todos vm Aracaju.

1/4

O pequenino aratu. So necessrios 100 deles para se obter um quilo de carne

A sensao do lugar, porm, o aratu, um crustceo semelhante ao caranguejo, s que pequenino e vermelhinho, encontrado em alguns mangues do litoral nordestino, principalmente na Bahia. De sua carne se faz a famosa moqueca de aratu, mas para se conseguir um quilo de carne catada so necessrios cerca de 100 aratus. A moqueca feita com a carne catada do aratu, azeite-de-dend, leite de coco, tomate, cebola e urucum.

A pesca do aratu um ritual. Famlias inteiras, principalmente as da comunidade de Coqueiros, vo para os mangues munidos de varas de pescar. Na ponta da linha amarado um pedao de caju, fruta da predileo do aratu. Quando no tem caju, amarra-se um minsculo siri vivo, que tambm atraem os aratus. Os pescadores do o nome de mufada isca feita com os sirizinhos. Mas eles garantem que o que atrai mesmo o aratu so os freqentes assovios dos pescadores. No se sabe se o aratu houve realmente o assovio, mas o fato que o bicho pega a isca com as garras, suspenso e jogado em um balde. A pescaria leva horas.

Se voc quiser ver de perto a pescaria, prepare-se para uma aventura dentro de uma canoa, num dos mangues locais. A contratao do passeio pode ser feita na Pousada Asa Branca, um dos lugares onde se pode saborear o aratu. Come-se tambm a moqueca nos restaurante Frutos do Mar e Suruby, ambos, como a Asa Branca, beira do Rio Real. Isso sem contar a deliciosa alternativa que a moquequinha de aratu, encontrada nas barracas da praia de Mangue Seco, envolvidas em folhas de palmeira. A mais famosa a da dona Railda, moradora da Vila dos Coqueiros. Depois, descanse, apreciando o mar, em uma das redes espalhadas pelos quiosques da praia.

O povoado passou a ser conhecido nacionalmente a partir da novela Tieta, da TV Globo, onde acontece boa parte da trama. Mangue Seco um lugar tranqilo, potico, pura natureza, lindo. As praias, tanto as de rio quanto as do mar, so limpas, convidativas ao banho. Junte-se paisagem, dunas e manguezais.

Recanto da Sula

Na novela da Globo, a casa do pai de Tieta ficava na Praa da Igreja, onde funciona o Recanto D. Sula, famosa doceira do lugar, j falecida. D. Sula tocou o seu negcio de doces, compotas, sorvetes, licores, por 28 anos. Hoje, quem est frente a filha mais velha, Ana Flora Amado, de 66 anos, que aprendeu todos os segredos da fabricao artesanal dos doces com a me. Ana morou 40 anos em So Paulo, mas sempre ia passar as frias em Mangue Seco, at que resolveu se mudar definitivamente para l a fim de dar continuidade ao negcio da me. Isso foi em 2005. Ampliou e melhorou. Resolvi vir para Mangue Seco e dar continuidade ao negcio; sinto como minha me estivesse viva. Alm disso, eu gosto muito de Mangue Seco, diz Ana.

2/4

Doces de ara, goiaba, tamarindo, carambola, mangaba, caju em calda, maracuj, coco. Vale provar o pudim de leite com calda de caju ameixa. Sorvetes de castanha de caju, caj, umbu, mangaba, pitanga, goiaba. Balas de caju, banana, goiaba, leite, goiaba, dentre outros. Tudo simples, bem feito e gostoso.

Endereos e telefones
Barraca da D. Railda Praia de Mangue Seco Pousada e Restaurante Asa Branca Vila de Mangue Seco. Tel: (75) 3445-9054 Restaurante Frutos do Mar

3/4

Praia do Rio Real. Tel: (75) 3445-9049 Restaurante Suruby Praia do Rio Real. Tel: (79) 9121-0803 Recanto D. Sula Praa da Igreja. Tel: (75) 3445-9008

4/4

S-ar putea să vă placă și