Sunteți pe pagina 1din 20

POR UMA NOVA INTERPRETAO DAS DOUTRINAS ESCRITAS: A FILOSOFIA DE PLATO TRIDICA

Maria Dulce Reis * mariadulce@pucminas.br

RESUMO O presente artigo faz uma crtica da interpretao da losoa de Plato compreendida como dualista e, a partir do texto dos dilogos, defende que ela deve ser reconhecida como tridica, ao identicar relaes de mediao entre os diversos elementos que constituem a realidade. Palavras-chave Plato; Dualismo; Mediao. ABSTRACT The article criticizes the interpretation of Platos philosophy as dualistic and, analyzing the texts of the dialogues, argues that it should be recognized as triadic, since there can always be mediations between the different elements that constitute reality. Keywords Plato; Dualism; Mediation.

Introduo J no sem tempo que se coloque em questo se a losoa platnica deve ser compreendida como dualista, ou seja, se ela teria estabelecido uma srie
* Doutora em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas da UFMG. Professora de Filosofia no Instituto de Cincias Humanas da PUC MG, Brasil. Artigo recebido em julho de 2007 e aprovado em outubro de 2007.

KRITERION, Belo Horizonte, n 116, Dez/2007, p. 379-398.

380

Maria Dulce Reis

de oposies duais e no distines em inter-relao. Inmeros so os autores que sustentam que Plato teria separado dois mundos o mundo sensvel e o mundo das Idias , bem como duas instncias do homem corpo e alma , assim como duas partes na alma uma parte mortal e uma parte imortal, ou, ainda, desejo versus razo recebendo, por isso, o ttulo de racionalista. Tal leitura, embora no seja e no tenha sido a nica existente, parece ter sido construda no decorrer de sculos e no pretendemos fazer aqui sua genealogia. Tambm no nos parece necessrio listar os inmeros autores recentes (sc. XX-XXI) que adotam tais interpretaes, postura seguida tambm por professores de Filosoa. Elas so to tradicionais e freqentes em livros de introduo Filosoa e em aulas de Filosoa que passaram a tomar um valor de verdade para aqueles que se iniciam nesse estudo, antes mesmo que tenham lido o texto do prprio lsofo (seja no grego antigo, seja em uma boa traduo, aquela dotada da mxima delidade possvel ao texto original). Quando armamos que j passou a hora de problematizar tal leitura, estamos nos recusando a aceitar tamanha pobreza no pensamento desse lsofo que apresenta como mtodo aplicado em seus Dilogos algo incompatvel com tal interpretao: a dialtica. Nesse sentido, gostaramos de defender, j nesta introduo, que a diviso (diiresis) parte desse mtodo losco platnico, do discorrer atravs do lgos, e no uma fragmentao da realidade. Trata-se de estabelecer diferenas para melhor identicar os inmeros entrelaamentos que compem a realidade nos mbitos da vida csmica, poltica e interior, na natureza e no prprio discurso.1 Uma objeo poderia ser colocada quanto ao signicado de dualismo, pois esse termo pode ser compreendido apenas como distino entre dois elementos. Sem dvida, no estamos negando que Plato distingue, em vrias passagens, corpo e alma, sensvel e inteligvel, raciocnio e apetite. Posicionamo-nos contra a atribuio de um dualismo losoa platnica no sentido de que ela sustentaria vrias separaes radicais entre dois nicos e impermeveis elementos. Estamos reconsiderando tais distines qualitativa e quantitativamente, levando em conta a inter-relao e a unidade entre elas, garantida por um terceiro elemento, intermedirio, conforme podemos

Aplicaes do procedimento de divises pelo dilogo podem ser observadas em todos os Dilogos platnicos. Chamamos a ateno para os Dilogos Sofista e Poltico. A regra exata seria, quando nos apercebermos de que um certo nmero de coisas possui algo em comum, no abandon-las antes de haver distinguido, naquilo que tm em comum, todas as diferenas que constituem as espcies; e, com relao s dessemelhanas de toda espcie, que podemos observar numa multido, no nos desencorajarmos nem delas nos separarmos antes de havermos reunido, em uma nica similitude, todos os traos de semelhana que elas encerram, reunindo-as na essncia de um gnero (Poltico 285b).

POR UMA NOVA INTERPRETAO DAS DOUTRINAS ESCRITAS: A FILOSOFIA DE PLATO TRIDICA

381

observar no texto platnico, dentre os quais destacaremos a Repblica e o Timeu. Poder-se-ia objetar tambm que h, aqui, uma questo hermenutica: ler um texto interpret-lo e nossa interpretao no estaria livre de encontrar-se distante do que teria sido a expresso e a inteno de Plato, nem estaria livre de equvocos com relao compreenso do prprio texto grego. Estamos cientes disso e exatamente dentro de tais limitaes, e diante dessas diculdades, que pretendemos seguir o rastro de algumas passagens de certos Dilogos para defender a hiptese de que a losoa de Plato deve ser reconhecida como, no mnimo, tridica, por identicar relaes de mediao entre os diversos elementos que compem a realidade. nesse sentido que sugerimos que, antes de avaliar a possibilidade de uma nova interpretao de Plato a partir da hiptese de doutrinas no-escritas, deve-se buscar entender os textos escritos por esse lsofo e realizar uma (re)leitura das concepes presentes no prprio texto platnico. 1. A relao sensvel (ousa divisvel), alma csmica (ousa entre o divisvel e o indivisvel), inteligvel (ousa indivisvel) e no o dualismo sensvel vs. inteligvel Plato teria separado dois mundos, mundo sensvel e mundo das Idias? Alm de encontrarmos aqui um uso inapropriado do termo mundo, o equvoco dessa forma de interpretar o texto de Plato est em desconsiderar sua armao da alma csmica como terceira espcie de ousa. Tratemos do primeiro ponto. Desconhecemos qualquer passagem dos Dilogos em que Plato tenha utilizado o termo ksmos (mundo, universo) para referir-se s Idias. No mito do Fedro, h ocorrncia do termo tpos (lugar) em referncia quelas,2 mas trata-se de uma aluso mtica a respeito da alma alcanar (ou no) o saber inteligvel, e no um lugar fsico, pois as essncias so realidades incorpreas existentes fora do mbito espao-temporal do cu (t xo to ourano; 247c1) a serem rememoradas pela alma, igualmente incorprea.3 As Idias ou Formas inteligveis so entes os mais iluminados pela verdade e que subsistem em si mesmos, ou seja, a sua existncia independe

2 3

O ser que sem cor, sem figura, intangvel, que realmente (ousa ntos), o ser que somente pode ser contemplado pelo intelecto (noi), o piloto da alma, o ser que o objeto do conhecimento verdadeiro, ele quem ocupa esse lugar (Fedro 247c). Timeu 34b3-4; 36e6; 46d.

382

Maria Dulce Reis

da mente humana, bem como do todo espao-temporal do ksmos.4 Da a armao de que as essncias existem para alm do conjunto corpo-alma do cu (tn huperournion tpon; 247c3),5 diferentemente dos entes sensveis, dotados de dimenso espao-temporal. Portanto, dizer que as Idias encontram-se em um determinado lugar no universo fazer uma interpretao isolada e literal de uma passagem mtica, desconsiderando completamente as propriedades de tais essncias e aquelas do ksmos. Tal incorreo apontada pelo prprio lsofo em um de seus Dilogos, o Timeu: as expresses ele era, ele ser so espcies engendradas do tempo, e de modo incorreto que ns as aplicamos ao ser que eterno (tn adion ousan) (37e4-e7); pois, somente a expresso ele aplica-se ao ser que eterno (38a1). Portanto, no h um mundo espao-temporal das Idias. Essa deturpao do texto platnico ofende e obscurece sua losoa. No Fdon, ao armar ser preciso postular a existncia de essncias que subsistem em si e por si, o Scrates platnico no as separa, de modo absoluto, de sua relao com o sensvel. a diferena das coisas sensveis entre si que traz a necessidade de admitir (e a possibilidade de rememorar) a existncia de realidades unas e imutveis, distintas do que mutvel e corpreo: Essas coisas (sensveis) parecem-nos iguais assim como o que Igual em si? Falta-lhes ou no lhes falta algo para poderem convir ao Igual? Oh, falta-lhes muito! (...) Portanto, necessrio que tenhamos anteriormente conhecido o Igual (74de). H uma inter-relao entre sensvel e inteligvel, seja do ponto de vista epistemolgico (conhecimento) ou ontolgico (participao, determinao, causalidade). Na Repblica, temos que h distintos modos de conhecer aquilo que mais iluminado pela verdade ou menos iluminado por ela. Os estados (pathmata) da alma so vrios (suposio, crena, entendimento, inteleco; 511d-e) e no apenas dois. Eles resultam, para a alma, em opinio ou em verdadeira cincia, mas no em uma separao entre dois mundos.6 Tanto que Plato no postula dois objetos de conhecimento, mas vrios (imagens, seres animados, entes matemticos, Formas inteligveis), que podem ser interpretados tambm como vrios nveis do mesmo objeto.

5 6

O ksmos dotado de alma e corpo, sendo aquela incorprea e este, o conjunto dos astros em movimento (incluindo o sol e a lua e tendo a terra como ponto central), somado esfera das estrelas fixas (astros no-errantes) e s vrias espcies de seres vivos gerados (Timeu 35a-b; 38c-d; 40a-d). O tempo nasce com o cu (ourans), pela ordenao do corpo do ksmos, promovida pela alma csmica (Timeu 37d67; 37e). Portanto, as essncias no dependem do ksmos para existir e no esto em outro mundo; h um ksmos somente. A equivalncia entre cu e ksmos clara em Timeu 28b3; e Poltico 269d7-8. Sobre os diferentes modos de ser e de aparecer, segundo a Repblica V, ver discusso mais aprofundada em Marques (2006).

POR UMA NOVA INTERPRETAO DAS DOUTRINAS ESCRITAS: A FILOSOFIA DE PLATO TRIDICA

383

Aprofundemos, ento, o segundo ponto da questo que colocamos inicialmente, a mediao ontolgica entre sensvel e inteligvel pela alma csmica (e sua conseqente intermediao cognitiva e tica), o que detalhado por Plato em um de seus provveis ltimos textos, o Timeu, motivo para darmos crdito a ele, e no para descart-lo. Na narrativa cosmolgica do Timeu, o texto platnico no arma a existncia de dois mundos e sim de trs espcies de modo de ser (ousa)7 em inter-relao. Segundo 28a-35b, so eles: o que devm (o sensvel), o que sempre (as Idias, o modelo), e uma terceira espcie de ousa, a psykh csmica, mistura entre uma terceira espcie de ser, uma terceira espcie de mesmo e uma terceira espcie de outro, intermedirias entre o divisvel e o indivisvel. Vejamos a passagem que narra a composio da psykh que governa o corpo do ksmos:
A partir da essncia indivisvel e do que sempre se mantm conforme as mesmas coisas e a partir da divisvel que, ao contrrio, vem a ser nos corpos, a partir de ambas, no meio, ele [o Demiurgo] misturou uma terceira espcie de Essncia, tanto a partir da (essncia) do Mesmo, no que diz respeito ento Natureza, quanto a partir da (essncia) do Outro (ts te tauto phseos {a pri} ka ts to hetrou) e inseriu-os, do mesmo modo, no meio, tanto do que indivisvel dentre elas, quanto do divisvel conforme os corpos. E tomando esses trs entes, ele misturou numa nica ida todas as coisas, a natureza do Outro, que difcil de mesclar-se com o Mesmo, harmonizando pela fora. E tendo mesclado com a Essncia, tambm tendo feito, a partir dos trs, um, de novo este todo ele dividiu em quantas partes convinha, cada parte a partir do Mesmo e do Outro e da Essncia mesclada (Timeu 35a-b).

De acordo com a narrativa, que de difcil traduo e compreenso, a partir da mistura da ousa indivisvel (o modo de ser que comum s Formas inteligveis) com a ousa divisvel (o modo de ser que devm nos corpos) o Demiurgo mistura uma terceira espcie de ousa ou essncia, ou seja, constitui um terceiro modo de ser, distinto do divisvel e do indivisvel. Esses componentes permitem alma a capacidade de relacionar-se com o que material e com o que formal, sem que a alma csmica seja um ser sensvel ou uma Forma inteligvel.8 Acrescenta-se, ao primeiro passo da composio, a mistura de uma terceira espcie de identidade e uma terceira espcie de alteridade, no meio do que h entre elas de indivisvel e de divisvel. Tais

7 8

Devemos a compreenso de ousa como modo de ser Monique Dixsaut, o que sustentado pela autora tanto em sua traduo do Fdon (1991), como naquela da Repblica VI-VII (1986). A alma do todo no dotada de extenso espacial, nem de elementos irracionais, ela incorprea e invisvel (Timeu 34b3-4, 36e6, 46d). Sobre tais caractersticas, ver o excelente captulo sobre a alma csmica na tese de L. Brisson (1998) sobre o Timeu.

384

Maria Dulce Reis

componentes, uma terceira espcie de ousa (essncia, modo de ser) do mesmo (inserida entre o indivisvel e o divisvel) e uma terceira espcie de ousa do outro (inserida entre o indivisvel e o divisvel),9 permitiro alma csmica conhecer o que h de mesmo e de outro, seja no sensvel, seja no mbito das Formas inteligveis. Como pode ser observado, ao nal da passagem, os trs entes da composio (a terceira espcie de ser, a terceira espcie de mesmo, a terceira espcie de outro) so misturados numa unidade, cujas propriedades (distintas daquelas dos seres sensveis e das Idias) fazem dessa nova ousa uma alma. A natureza de tal composio d alma csmica a capacidade de interrelao com o que e com o que devm. A existncia dessa terceira espcie de ousa, portanto, que permite alma humana o conhecimento inteligvel (alm de outras propriedades dinmicas, cognitivas e ticas)10 e, ao ksmos, a ao da causalidade inteligente sobre a causalidade necessria. Ao intermediar a relao inteligvel-sensvel, a alma csmica no esgota seu ser em nenhum desses planos, pois ela distingue-se deles. Como dissemos, h trs categorias ontolgicas em inter-relao: o que , a psykh csmica, e o que devm. Somente pela alma csmica que o ksmos constitui-se como conjunto ordenado (espao-temporalmente) de todas as coisas. Nesse sentido, o Timeu rearma a independncia ontolgica das Idias (o para alm do mbito espao-temporal celeste) em relao ao ksmos. O fato de Plato no rearmar em outros Dilogos esse estatuto da alma csmica como terceira espcie de ousa, no motivo suciente para desprez-lo. O Timeu foi o lugar privilegiado para tanto, visto que ele discorre sobre a origem e o ser do todo (27c).

Ousa do Mesmo (e no natureza do Mesmo, isto , no da prpria Forma inteligvel do Mesmo) e ousa do Outro (e no natureza do Outro, isto , no da prpria Forma inteligvel do Outro. Cornford (1948, p. 61) e Brisson (Trad. Time, Critias, 1992) em seu Anexo 1, assim como na edio de sua tese (BRISSON, 1998, p. 275), apontam, respectivamente, como a fase final da composio da alma csmica, uma mistura de Diferena, Igualdade e Existncia intermedirias (Cornford), uma mistura de Outro, Mesmo e Ser intermedirios (Brisson). De nossa parte, entendemos tratar-se, esse passo, da mistura entre as terceiras espcies de Mesmo, de Outro e de Ser, inseridas entre o indivisvel e o divisvel. 10 Para maior detalhamento da relao entre alma humana e alma csmica, ver nossa discusso em Reis (2007b, c.1). Quanto s potencialidades motoras, cognitivas e ticas: a alma csmica torna os astros seres viventes e mveis; e, pelo movimento destes, possibilita a existncia do tempo. Ela pode ter um conhecimento que surge em relao ao sensvel (opinies/dxai e crenas/psteis firmes e verdadeiras), proporcionado pelo crculo do outro, ou um conhecimento que surge em torno do racional (inteleco/nos e cincia/epistme), determinado pelo crculo do mesmo, segundo Timeu 37c. O seu crculo do mesmo responsvel pelo conhecimento inteligvel e o seu crculo do outro pelo saber referente ao sensvel. A alma csmica possui, portanto, capacidade motora (movimento e vida), bem como capacidade cognitiva (conhecimento em relao ao sensvel e ao inteligvel) e uma potencialidade tica, dada sua prpria composio, ou seja, o fato de tratar-se de uma composio justa (da qual decorre sua capacidade de governar o ksmos de maneira harmoniosa e justa, e de tornar possvel para o homem a realizao do melhor).

POR UMA NOVA INTERPRETAO DAS DOUTRINAS ESCRITAS: A FILOSOFIA DE PLATO TRIDICA

385

2. A relao apetitivo, irascvel, racional e no o dualismo apetite vs. razo Para muitos autores, Plato teria separado razo e apetite (seja no sentido da epithima, do pthos, ou mesmo do ros)11 e isso faria, desse lsofo, um racionalista.12 O equvoco dessa interpretao est em desconsiderar as referncias do texto platnico unidade e interao entre os trs gneros da psykh, importncia de rgos corpreos e do elemento irascvel da alma como intermedirios entre razo e apetite, assim como diferena entre apetite em si (gnero apetitivo) e apetite de algo (resultado da interao entre os trs gneros da alma). Desde os Dilogos socrticos aos provveis ltimos Dilogos, podese encontrar referncias s potencialidades psquicas humanas de querer, perceber, desejar, afetar, ser afetado, agir, ter apetites, escolher, raciocinar, dentre outras. Destacadamente nos textos da Repblica e do Timeu, a alma humana vista como dotada de apetites (alguns bencos, como o de beber quando se tem sede; alguns destrutivos, como o de matar), de sentimentos (afeces como ira, medo, nimo, temeridade etc.), de opinies (prximas ou afastadas da verdade). Nesses textos, pode-se notar a dinmica interna psykh humana, a inter-relao dialtica entre os seus trs gneros (ede; mros):13 o apetitivo, o irascvel e o racional, o que denominado por alguns comentadores (e no por Plato) de teoria da tripartio da alma. O uso do termo tripartio obviamente questionvel, pois no se trata de partes materiais de algo corpreo, mas de princpios psquicos de motivao para a ao, que conduzem o homem a agir bem ou mal, conforme forem direcionados o que faz da psicologia platnica uma das bases de sua teoria tico-poltica. Em Repblica IV, o debate a respeito da possibilidade da justia na alma humana culmina com a postulao de trs distintos princpios internos

11 Na filosofia platnica, o uso de epithyma (apetite de algo) distingue-se daquele do ros (desejo, amor). O sentido do primeiro termo mais restrito que o do segundo. A epithyma refere-se a um tipo de mpeto prprio parte apetitiva da alma, voltado para determinado objeto (apetite de algo), ligado s experincias de carncia e suprimento, de prazer e dor. J o ros refere-se ao impulso da totalidade da alma (e no de parte dela), seu lan vital, movimento que conduz a alma continuidade, unidade, bem como elemento unificador do mltiplo. Cf. Dixsaut (1994, p. 131-138), sobre epithyma e ros. Vale retomarmos aqui o Fedro: h um acordo comum de que o amor (ros) um apetite (epithyma) (Fedro 237d). Contudo, trata-se de princpios distintos: um o inato apetite pelos prazeres (epithyma hdonn); o outro, que uma maneira de ver adquirida, [] a aspirao ao melhor (ephiemne tou arstou) (237e). 12 Como j apontamos, no desejamos fazer oposio a um ou outro autor em particular, mas a um certo modo de interpretar o texto platnico, da no fazermos referncia a um ou outro nome. 13 Traduzimos ede por gneros no sentido amplo de carter, conformao, indicando a presena de naturezas ou disposies distintas no interior da alma, e no no sentido de forma inteligvel ou ainda de raa; pelos mesmos motivos, evitamos a referncia a partes da alma. Quanto aos raros artigos a respeito da teoria da tripartio da alma, ver algumas indicaes em nossa lista de referncias bibliogrficas.

386

Maria Dulce Reis

psykh. Aprendemos, irritamo-nos e temos apetites com diferentes gneros da/na alma (436a-e). Compete ao princpio apetitivo (t epithymetikn) a satisfao de suas disposies; ao racional (t logistikn), deliberar e governar a alma como um todo, agindo sobre os demais gneros da alma; ao irascvel (t thymoeids), elemento intermedirio entre aqueles dois, compete combater como sdito e aliado do racional, executando os comandos deste e contendo os apetites nocivos ao todo (441e-442b). Para que tais potencialidades possam atuar plenamente necessria a educao da alma, pois tais gneros voltam-se um para o outro e encontram-se em constante interao, o que j coloca em questo a interpretao por um dualismo que ope razo e apetite; mas o texto vai alm disso. A alma humana possui inmeros apetites especcos, cuja formao varia segundo a educao recebida (Repblica IV-IX), sendo exemplos deles: apetite de saber, apetite de honras, apetite de aquisies, apetites necessrios, apetites no-necessrios sobrevivncia, apetites margem da lei (perversos), apetite de vingana, apetite de matar, apetite de dinheiro, apetite de poder etc. Isso porque h um uxo apetitivo a ser direcionado (educado) e porque h uma diferena entre apetite em si e apetite de algo. Em Repblica VI 485d-e, o uxo apetitivo comparado imagem de uma torrente (um rio) que pode ser desviada em diferentes direes,14 o que indica que os apetites especcos (apetites de algo) resultam de um direcionamento da energia apetitiva (apetite em si) para determinados objetos de desejo, conformes educao.15 Essa inter-relao do gnero apetitivo com os outros gneros da alma j havia sido indicada no livro IV pela diferenciao entre apetite em si e apetite de algo bom. O apetite em si restringese disposio saciedade, por exemplo, o apetite de beber. O apetite de algo o apetite por certa quantidade e qualidade de algo especco, por exemplo, o apetite de beber um tanto de determinada bebida boa (438a-b).16 O mpeto do apetite em si (gnero apetitivo) no necessariamente coincide com

14 Mas, na verdade, quando os apetites se inclinam com violncia para um s objeto, sabemos que, de algum modo, tornam-se mais dbeis para o resto, como se fossem uma torrente (rema) desviada para aquele lado. Sem dvida. Se a torrente for em direo s cincias ou atividades dessa espcie, julgo que no cuidar seno do prazer da alma em si, e deixar o que vem atravs do corpo (Repblica 485d-e, com modificaes). 15 Gill (1985, p. 19-20), ressalta a importncia dessa passagem do livro VI em relao s anteriores: Plato seems to presuppose here (485d) a rather different notion of desire from that employed elsewhere in the Republic. Desire (epithyma) is not just a function of the epithymetikn (the locus of sensual desires) but of any, and all, of the elements in the psykh. 16 Ento, em relao a uma bebida determinada, h tambm uma sede determinada, mas a sede nela mesma no nem de muito nem de pouco, nem de uma boa, nem de uma m (bebida), nem em uma palavra de uma bebida determinada, mas a sede como tal por natureza somente sede da bebida como tal? Sim, certamente (Rep. 439a).

POR UMA NOVA INTERPRETAO DAS DOUTRINAS ESCRITAS: A FILOSOFIA DE PLATO TRIDICA

387

o discernimento da razo (gnero racional), podendo o gnero apetitivo, bem como o gnero irascvel (tambm irracional), opor-se ao gnero racional da alma.17 Os trs gneros da alma encontram-se em constante tenso e mtua inuncia. Mas os diversos direcionamentos do uxo apetitivo, ou seja, os apetites de algo especco sero construdos exatamente a partir da ao (externa e interna) do gnero racional sobre o apetitivo e o irascvel, isto , por aquilo que a razo, os costumes, a educao estabelecerem como bencos, desejveis ou possveis. Assim, ainda que alguns apetites de algo possam opor-se s prescries da reta razo, so os apetites a ela interligados o apetite de conhecimento, o apetite pelo bem, o apetite pela verdade que a fazem lanar-se busca de tais objetos. Isso mostra-nos algo signicativo (e que abala a interpretao de que Plato teria oposto razo e apetite, ou razo e desejo): a capacidade de raciocinar mobilizada pelo apetite de algo; conhecer, escolher, julgar, discernir, raciocinar, trata-se todos de estados psquicos dotados de impulso apetitivo.18 Em outros termos, o ros mobilizador e condutor da razo. Da o texto platnico (Cf. Repblica, Leis) sustentar que, quando a alma mal educada, a razo encontra-se escravizada pelo ros tirnico,19 o raciocnio encontra-se ofuscado e dominado pela tirania de determinados apetites e afeces,20 enquanto que, na alma que recebe a reta educao de seus trs gneros internos, o raciocnio autnomo, a razo guiada pelo ros losco. A inter-relao dialtica entre os trs gneros da/na alma tambm indicada na denio das quatro virtudes na alma humana, em Repblica IV, o que deduzido exatamente aps o debate sobre a estrutura tridica da alma. A posse da unidade na inter-relao entre os trs gneros da alma caracterizar a conquista da virtude da justia (443c-d). No s a justia, mas todas as virtudes na alma so apresentadas no como atributos de uma determinada parte da alma, mas como um modo de relao entre as trs fontes internas de motivao para agir: sintonia entre as trs, na temperana; cincia do racional

17 Ver o caso de Lencio em Repblica IV, 439e-440a. Ver tambm Leis IX: [o thyms] uma propriedade tanto conflitante como combativa, que transtorna tudo por sua violncia irracional (863a7-b5). 18 Ou, numa terminologia no utilizada por Plato, so dotados de vontade, de desejo, de irracionalidade, de paixo, de afeto (e no apenas do valor moral referente ao objeto de desejo). 19 Na alma do tirano, o ros filosfico encontra-se escravizado por apetites perversos: ros, como vive maneira de um tirano na sua alma, numa total anarquia e ausncia de leis, e soberano nico, conduzir o homem, no qual habita como numa cidade, a toda espcie de audcias (Repblica 575a; 576b). 20 Observe-se, por exemplo, em Leis IX 876e5, que as agresses deliberadas so assim praticadas por um querer refletido (dianoethis ti boulsei), o indivduo age com a inteno deliberada e refletida de matar.

388

Maria Dulce Reis

sobre o irascvel e o apetitivo, na sabedoria; ao do irascvel sobre o apetitivo pelo discernimento do racional, na coragem (442b-d). Diante de todas essas passagens, devemos reconhecer que a psicologia platnica concebe a alma humana tridica como uma potncia de relao.21 A interao, particularmente entre o racional e o apetitivo, ocorre de vrios modos. Dois deles esto expostos em Repblica IV: por meio da ao do gnero irascvel como intermedirio na conteno de alguns apetites e pelo direcionamento do apetitivo formao de apetites de algo bom segundo a reta educao (como o apetite de conhecer, o apetite pelo bem, pela verdade). Outro modo mencionado na narrativa do Timeu: atravs da ao de substncias corpreas que executam comandos do racional sobre o apetitivo (como a ao da bile, recompensando ou penalizando o apetitivo, ao gerar sintomas como nuseas, ou afeces como medo, alegria, tristeza, adivinhao; 71a-b). A unidade e a interao entre os trs gneros da psykh tambm se encontram presentes nas passagens do Timeu sobre as trs regies do todo corpo-alma22 e que subentendem o que consideramos como uma unidade corpoalma, o que veremos a seguir. 3. A relao corpo, medula, alma (s) e no o dualismo corpo vs. alma J armamos reconhecer a distino, apresentada no texto platnico, entre corpo e alma humanos. A relao entre ambos complexa e, no tecido de cada Dilogo, pode-se perceber aspectos importantes e no necessariamente complementares dessa complexidade. Diante disso, pretendemos aqui apenas apresentar posio contrria a uma interpretao freqente (que ocorre mais sob a forma de discurso oral do que textual) acerca daquela relao, qual seja, a de que Plato teria separado corpo e alma.23 A leitura de uma oposio dual entre corpo e alma equivoca-se ao desconsiderar que tais instncias so apresentadas no texto platnico como uma unidade na raa humana mortal encarnada. No h corpo humano vivo sem alma (Fdon). No h a psykh

21 A alma referida como potncia tanto na Repblica 436b-437b como no Fedro 270c-d. 22 Assim como nas passagens que abordam as doenas da alma, cuja extenso e complexidade nos impede de apresent-las e discuti-las no presente texto, o que j fizemos em outros (cf. REIS, 2007b, c.2; REIS, 2007a, p. 12-16), em que discutimos tambm sobre a independncia (apenas) do princpio imortal da alma humana (dotado de nos) em relao ao corpo. 23 Como indica Vaz (2001, p. 38), o lugar-comum que faz de Plato um dualista tpico na sua concepo do homem no parece respeitar a complexidade de motivos do pensamento antropolgico platnico. Na verdade, esses motivos entrelaam-se numa viso do homem de surpreendente riqueza. Uma diferenciao entre corpo e alma j poderia ser encontrada anteriormente filosofia platnica, no orfismo e no pitagorismo, embora as trs perspectivas no se igualem (Cf. IGLESIAS, 1988, p. 24; REIS, 2000, p. 10-17).

POR UMA NOVA INTERPRETAO DAS DOUTRINAS ESCRITAS: A FILOSOFIA DE PLATO TRIDICA

389

tridica sem encfalo, corao-pulmo, fgado-intestinos, mediados pela medula (Timeu). De acordo com o Fdon, o homem constitudo, por um lado, de corpo, por outro, de alma,24 mas sob uma relao de comunho (synousa) entre eles (81c). A alma est unida ao corpo (65c-d, 66e, 67a, 80a), colada a ele (82d-e, 83d), ainda que isso diculte manifestar-se a ela o que verdadeiro, invisvel e mais real (65a-c, 82d, 83b). Posio semelhante encontra-se tambm no Fedro. Nesse Dilogo, a alma referida como xada ao corpo (246c) pela encarnao. Antes desta, seu estado originrio teria sido o de pureza, quando a alma teria contemplado os seres imutveis e, assim, no tnhamos a marca (sma) deste que agora, portando-o, chamamos de corpo, como uma ostra est ligada sua concha (250c-d, grifo nosso).25 O termo sma, comumente interpretado como tmulo, pode igualmente ser traduzido por signo, marca, isto , sem qualquer carter negativo, e sim compreendendo o corpo vivo como signo da alma no homem encarnado.26 No Timeu, corpo e alma do ksmos encontram-se em unidade. No caso do homem, ainda que a alma encarnada (tridica) possua elementos irracionais que possam levar o homem ao conito, ao desequilbrio (abrindo o campo para um mau carter e um modo de agir mal), o estado de completo entrelaamento entre corpo e alma, no homem vivo, destacvel em vrias passagens. Discutiremos algumas delas. A alma ligada (syndoumnes) ao corpo torna efetiva a existncia da raa humana mortal (73b4-b5).27 Na narrativa mtica do Timeu, chama ateno que tanto um princpio imortal da alma humana encontre-se envolvido no corpo como aquilo que h de mortal na alma humana seja construdo no corpo:
[os deuses] aps terem recebido o princpio imortal da alma (arkhn psykhs athnaton), envolveram-no em um corpo mortal e deram a ele, por veculo, o corpo todo inteiro; alm disso, eles construram nesse corpo um outro gnero de alma, que mortal (thnetn) e que comporta, nele mesmo, afeces terrveis e inevitveis (69c5d1, colchetes e grifos nossos).

24 Fdon 79b: Phre d, h dhs, llo ti hmn t mn sm esti, t d psykh? 25 Fedro 250c-d, com modificaes (sma: sinal/signo, tmulo; dedesmeumnoi: ligado, preso). 26 Logo, no h uma condenao do corpo. Plato trata de suas limitaes e possibilidades, bem como no condena a presena da irracionalidade na alma, capaz de ser direcionada pelo racional. 27 A raa humana e as demais raas de seres vivos so mortais. Quanto a isso, notvel que Reale (2002, p. 183) afirme que uma concepo dualista em sentido ontolgico, ou seja, metafsico, inegvel em Plato, referindo-se a uma diferenciao entre a natureza da alma imortal e a natureza do corpo mortal. O autor desconsidera o carter mortal do composto alma-corpo humanos, bem como a referncia do Timeu espcie mortal da alma humana encarnada (69c5-d1) e sua diferenciao do princpio imortal, notico (o que se encontra na passagem que comentaremos a seguir).

390

Maria Dulce Reis

O que da alma participa da coragem e do nimo, que amigo da vitria, eles estabeleceram mais prximo da cabea, entre o diafragma e o pescoo para que ouvisse a razo e pudesse estar em comunicao com ela a m de conter, pela fora, a espcie dos apetites (...) Por outro lado, tudo o que, na alma, tem apetite de comida e bebida e que se sustenta como necessidade atravs da natureza do corpo, eles estabeleceram na regio do corpo que est entre o diafragma e o limite do umbigo (70a2-70d7, grifos nossos).

Trs regies do composto alma-corpo so constitudas em unidade, a regio apetitiva dotada dos rgos corpreos correspondentes, a regio irascvel com suas afeces e rgos ans, a regio do racional marcada pelo encfalo, numa disposio a melhor possvel para que atuem plenamente entre si e na interao do homem com o sensvel e com outros seres. Esses trs stios tm como ponto de partida, e garantia de sua unidade, a medula (encfalo, medula espinhal e medula ssea):
(...) ele fabricou a medula. Depois, ele implantou nela as diferentes espcies (gne) de almas. (...) E o que da medula, como uma gleba, deveria receber, nela mesma, a semente divina, ele a fez como gura esfrica e nomeou esta parte de encfalo (73c, grifos nossos).

No se trata de uma terceira espcie de ser, pois a medula composta de uma mistura bem proporcionada de gua, terra, fogo, ar (73c2). No entanto, ela possui propriedades especcas para permitir a intermediao entre as regies do composto alma-corpo e para estabelecer os laos da alma toda inteira (73d5). A m de possibilitar os movimentos prprios do que h de imortal e de mortal na alma, a poro enceflica da medula tem forma esfrica e a medula espinhal dividida em guras (skhmata) tanto redondas como alongadas, permitindo tambm o movimento retilneo (73c-d), de modo a intermediar uma justa unidade corpo-alma e particularmente entre as suas trs regies. Alm do encfalo, j referido em ligao ao gnero racional da alma, h rgos ligados ao gnero irascvel (corao-pulmo), bem como ao gnero apetitivo (fgado-intestinos) (70a-73d). No vamos apresentar aqui os detalhes dessa relao,28 bastando lembrarmos que estes rgos so constitudos no em oposio alma, mas, ao contrrio, para servirem a cada um de seus trs gneros.29

28 J discutidos em outros textos (Cf. REIS, 2007a, p. 10-13; REIS, 2007b, p. 106-122). 29 Ver Pender (1997) e Steel (2001) sobre a linguagem utilizada por Plato para referir-se relao corpoalma.

POR UMA NOVA INTERPRETAO DAS DOUTRINAS ESCRITAS: A FILOSOFIA DE PLATO TRIDICA

391

As passagens do Timeu sobre a unidade corpo-alma no homem vivo mostram que os trs gneros da alma encontram-se em constante inter-relao entre si e com o corpo, mediados pelas propriedades da medula. 4. A relao inteligncia, persuaso, necessidade e no o dualismo vida poltica vs. vida losca preciso identicar, ao menos, mais uma trade. A losoa platnica discute as condies para a conquista de uma constituio poltica virtuosa no interior da alma (Repblica, Timeu, Leis) e no mbito da cidade (Repblica, Poltico, Leis), sendo j constitutivamente justo o ksmos, o universo o melhor possvel (Timeu). Em todos esses trs mbitos, o elemento notico30 no descartado e, menos ainda, o trabalho da persuaso racional. Entretanto, comum haver quem defenda que Plato teria oposto inteligncia e necessidade, vida losca (contemplao) e vida poltica (ao). O equvoco dessa espcie de interpretao est em desconsiderar seja no espao poltico da cidade, seja no plano maior do ksmos, seja no mbito interno da alma o elemento losco (notico) como fundamental para a conquista de uma vida poltica virtuosa. Tambm se desconsidera que, nas relaes tridicas apontadas pela losoa platnica, o espao poltico, permitido pela ao da persuaso, constitui o elemento intermedirio entre racionalidade e irracionalidade, multiplicidade e unidade, na cidade, no ksmos, e no prprio homem. Vejamos a trade inteligncia, persuaso, necessidade, nos trs mbitos mencionados. No mbito csmico (Timeu), ela atua na ao persuasiva da causalidade inteligente sobre a necessidade, esta regida pela causalidade errante. No ksmos, h aquilo que nasce pela inteligncia e aquilo que nasce pela necessidade (47e4-e5), mediados pela capacidade persuasiva da primeira. Portanto, a vitria da sabedoria sobre a necessidade predomina no conjunto de foras presentes no ksmos, pois a primeira age sobre a segunda conduzindo-a de modo a orientar para o melhor a maior parte das coisas que nascem (48a2-a4). Esse trabalho da persuaso no mbito do todo se projeta constantemente, pois a causalidade errante e seu constante resduo de irracionalidade encontramse constantemente presentes. Diante de tal conjunto de foras, visto que a irracionalidade tambm est presente no plano menor da alma humana, ca

30 Consideramos como elemento notico o nos (inteligncia) que se encontra presente na alma csmica (30b3-5), assim como no princpio imortal da alma humana (semelhante composio da alma csmica, 41d6-7, mas afetado pela encarnao, 44a, devendo ser despertado pela educao).

392

Maria Dulce Reis

clara a importncia da educao das potencialidades racionais da psykh humana, de modo a permitir essa ao vitoriosa da sabedoria. Se a posse de uma constituio poltica justa no garantida na alma do homem, no plano maior do ksmos ela garantida pela ao da alma sobre o corpo do todo. Segundo a narrativa do Timeu, o deus-arteso coloca a inteligncia (nos) na alma (30b3-b5)31 e a alma, no corpo, formando um ksmos harmnico, belo. Portanto, dado que o nus demirgico est presente na alma csmica, ela no apenas promove movimento e vida a todos os seres nascidos, como garante e sustenta a harmonia (de foras e de composies distintas) no conjunto corpo-alma do ksmos. No mbito do homem particular, o elemento notico precisa ser despertado pela educao da alma como um todo (Repblica, Timeu, Leis).32 Tal paidia compreende o direcionamento dos apetites e prazeres para ns construtivos; o apaziguamento de afeces como a temeridade, a inveja, a agressividade, a tristeza ou o medo; a obedincia a leis comuns e o direcionamento da ira para o combate a injustias; o questionamento das opinies dadas como certas e a busca pela opinio verdadeira (aquela capaz de harmonizar a alma e a cidade), seja pela dialtica (Repblica), seja seguindo-se as melhores leis (Leis). Nessa educao da alma como um todo, o elemento losco age sobre os demais, a persuaso racional atua como elemento de mediao entre razo e irracionalidade, conduzindo (e, em alguns casos, contendo) esta ltima. Um dos resultados desse direcionamento seria o de o princpio irascvel passar a realizar na ao, na vida tico-poltica, aquilo que o princpio notico discerne como o melhor para o todo. A nalidade do trabalho educativo-persuasivo a posse da virtude na alma, condio para o bem agir na vida tico-poltica. Por isso, seja na alma em desequilbrio (Timeu), ou naquela de carter mau (Leis IX), a preveno e a cura de tais estados de injustia interna dependem fundamentalmente do difcil trabalho reeducativo da alma. Isso ocorre fornecendo-se o alimento correto aos trs gneros da alma e belos discursos e regimes polticos (Timeu), bem como pela formulao de corretos prembulos s leis (conjugando persuaso e coao), junto a penalidades capazes de atuar de modo curativo sobre o

31 J que seria impossvel que a inteligncia (nos) estivesse presente em qualquer coisa desprovida de uma alma (Timeu 30b); cf. Sofista 249a. O nos demirgico possui independncia em relao alma csmica. Como destaca Brisson (1998, p. 84): a alma do mundo tem um nos, e o Demiurgo um nos. 32 A alma humana possui um princpio imortal limitado pela encarnao e gneros mortais em ao (Timeu 42a-44c); cf. Reis (2007b, p. 72-87). No presente texto, no discutiremos a provvel diferena de estatuto entre o princpio imortal da alma (Timeu) e o gnero racional da alma (o logistikn da Repblica IV), o que j fizemos em outros momentos (Cf. REIS, 2007a, p. 8-9; REIS, 2007b, c.2).

POR UMA NOVA INTERPRETAO DAS DOUTRINAS ESCRITAS: A FILOSOFIA DE PLATO TRIDICA

393

gnero da alma que motivou o modo de agir mal (Leis IX),33 por isso devendo o legislador ter conhecimento a respeito da psykh humana. Quanto trade inteligncia, persuaso, necessidade, no mbito da cidade, vale o que dissemos ao tratarmos da relao corpo e alma: preciso reconhecer as diferentes nuances da posio platnica, conformes problemtica de cada Dilogo. No caso da poltica, inclusive, no pretendemos defender e sequer supor que Plato possua uma mesma teoria tico-poltica do primeiro ao ltimo de seus Dilogos. Tambm no pretendemos empreender, neste momento, um estudo de seus destacveis Dilogos polticos Repblica e Leis. Nossa pretenso restringe-se a destacar a importncia dada ao elemento notico para o todo da cidade, nesses Dilogos. Na Repblica, o papel do elemento losco para a cidade como um todo mais evidente que aquele presente nas Leis. Pois, a virtude na cidade depende do governo do rei-lsofo, aquele que desenvolve ao mximo sua capacidade notica (Cf. Repblica IV-VII). Nas Leis, o regime de governo proposto para a colnia em Magnsia envolve vrias espcies de magistratura (jurdica, pedaggica, militar, religiosa etc.) e uma constituio poltica que conjuga elementos da democracia e da monarquia, quais sejam, a liberdade e a amizade, com sabedoria (III 693d7e1). Isto porque uma excessiva liberdade no conduz situao de soberania (o ser mestre/krios) de si e de um povo. O elemento notico no est descartado nesse regime, pois a cidade dever ser regida pela medida (mtron; 689ac, 698b1), pela inteligncia (non; 701d8) e pela virtude (712 a).34 Aqueles que recebem a educao losca (Conselho Noturno) tm uma importncia fundamental: comparados alma ou intelecto (nos) da cidade (632c, 961d, 964e, 969b), por serem guiados pelo discernimento e pela opinio verdadeira (632c3-c7), possuem as melhores condies para formular leis dotadas dessa sabedoria, e para modic-las. Para o todo da cidade, tais leis educativopersuasivas, elaboradas por legisladores-lsofos, funcionam como a reta opinio. O agir tico-poltico dos cidados, decorrente da educao da alma por essa dxa capaz de harmonizar a alma como um todo, dever ser um agir justo.35 A sabedoria e o dilogo loscos sero aplicados tambm para

33 Cf. Lisi (2000); Reis (2007, c.4). 34 Nesse sentido, como observa Balaud (1996, p. 52), as Leis realizam a proposta do Poltico: mostram, com efeito, como deve ser colocada em obra a boa legislao, conforme arte real, que, no Poltico, se revela ser uma arte da justa medida (metrion e metrtik, cf. 283b-285c), uma arte que a capacidade prpria do nos. A idia de justa medida est presente por toda parte nas Leis: ela que permite pensar a atividade legisladora (Cf. por exemplo IV 718-719). 35 Mas, se a opinio sobre o melhor sob qualquer modo que cidades ou indivduos considerem que (ela) venha a ser dominando nas almas, coloca em ordem o homem todo, mesmo se algum dano for

394

Maria Dulce Reis

instruir membros mais jovens do prprio Conselho, os mpios e jovens futuros governantes.36 Nos diferentes projetos polticos debatidos na Repblica e nas Leis, pode-se notar que a soberania tanto da cidade como da alma depender da ao da medida sobre a necessidade (isto , sobre os elementos que no so, por natureza, regidos pela razo),37 trabalho a ser exercido por instncias de persuaso. Em ambos os Dilogos, no plano (paradigmtico) da cidade, o carter intermedirio da ao da persuaso est atuante no ideal de uma constituio poltica que viabilize o bom governo e o exerccio de uma cidadania virtuosa, no carter regulador das magistraturas e instncias que compem a vida poltica da cidade e no papel educativo das leis. 5. A importncia do elemento intermedirio A alma csmica, a khra, a medula, a persuaso, o gnero irascvel, so alguns dos elementos intermedirios a outros, apresentados no texto platnico. Tais elementos intermedirios permitem-nos repensar a losoa platnica, por vrios motivos: - eles permitem a ligao entre entes inteligveis (divindades, segundo o texto) e sensveis; respectivamente: entre o que e o que devm, entre Idias e seres corpreos, entre princpio imortal e gneros mortais do todo corpo-alma, entre nos e necessidade, entre o racional e o apetitivo; - o carter de tal ligao nobre, pois permite a comunicao, a unidade, a interao dinmica, a afetao hierrquica e a respectiva ascese do elemento inferior um estatuto ento direcionado ao melhor; - a mediao realizada pelo elemento intermedirio viabiliza uma ao inteligente para o todo, pois possibilita a superao dialtica de um estado inicialmente desarmnico entre dois ou mais elementos posse de um novo estado de coisas, ou seja, ela torna possvel ou a criao do novo, ou, ao menos, a congurao de uma relao de tenso harmnica entre eles.

produzido, ns diremos ser justo (Leis IX 864a). 36 Para um aprofundamento a respeito do Conselho Noturno, ver Saunders (1962, p. 44-47), assim como os comentrios s tradues de Brisson e Pradeau (2006, I, p. 39-43; 451-452), bem como traduo de Lisi (1999, p. 113-116). 37 O estado de coisas contrrio a este significa a condio de escravido de um povo; ou, no caso do homem, o estado de escravido de si mesmo.

POR UMA NOVA INTERPRETAO DAS DOUTRINAS ESCRITAS: A FILOSOFIA DE PLATO TRIDICA

395

Concluso Plato trata como tessitura poltica como entrelaamento dinmico de elementos que se distinguem e se inter-relacionam as estruturas da alma humana, da cidade, do ksmos (aqui incluindo sua relao com aquilo que para alm dele). Esses entrelaamentos devem ser reconhecidos como (no mnimo) tridicos, e no duais, pois o texto platnico estabelece uma dinmica tridica entre sensvel, alma csmica, inteligvel; apetite, thyms, raciocnio; corpo, medula, alma; nos, persuaso, necessidade (alm de vrias outras dinmicas, que no discutimos no presente texto, como entre Formas inteligveis, Demiurgo, khra; Demiurgo, deuses auxiliares, o mortal; o ser, a khra, a gerao; crculo do mesmo, crculo do outro, o irracional; saber inteligvel, princpio imortal, gneros mortais da alma; nesis, dinoia, dxa; identidade, ser, alteridade; unidade, ros, multiplicidade). Nessas relaes tridicas, o elemento intermedirio fundamental, dado o carter da mediao que realiza entre elementos distintos, sem se confundir com eles, promovendo inter-relao, unidade, harmonia, identidade na alteridade, entrelaamento, movimento. Aes de mediao em relaes tridicas so constantes no texto platnico. Pode ser apresentado como objeo metodolgica o argumento de que estaramos fazendo uma leitura sistemtica da obra de Plato, por admitir que algumas de suas concepes encontram-se presentes com a mesma funo em vrios Dilogos. Entretanto, no consideramos ser nossa leitura sistemtica, pois nosso pressuposto no despreza as particularidades das problemticas e das posies tericas contidas em cada Dilogo, nem desconsidera que uma mesma teoria no necessariamente precisa ser encontrada em todos eles. Isto no impede, contudo, o reconhecimento de que uma concepo ou estrutura encontre-se presente em vrios Dilogos. Que toda leitura uma interpretao do texto, isso no h quem questione. Mas, h leituras e leituras. Uma que seja inel ao prprio texto estudado , no mnimo, ingrata ao esforo do lsofo em questo. fundamental para todos ns a leitura cuidadosa do texto do lsofo. preciso incentivar os alunos a isso ou a buscarem tradues as mais is possveis. Mas, antes, preciso que o professor faa o mesmo. A propsito, esperamos ter argumentado o suciente para instalar a dvida na alma do professor que, para explicar Plato, divide o espao do quadro-negro ao meio e arma que Plato dividiu a realidade em duas partes, assim como o homem. Talvez uma melhor imagem seja desenhar vrios tringulos, ou vrias elipses. Ou pedir aos alunos que movam os seus

396

Maria Dulce Reis

olhares para dentro de si mesmos, para o lado... (etapa fundamental), e para cima.38 Referncias
BALAUD, Jean-Franois. Le triptyque Rpublique, Politique, Lois: perspectives. Dune cit possible. Paris: Le Temps philosophique, 1996, p. 29-56. BRISSON, L. Le Mme et lAutre dans la structure ontologique du Time de Platon. (Paris: Klincksieck, 1974), Sankt Augustin: Academia Verlag, 1998. CANTO-SPERBER, M. (Dir.) Dictionnaire dthique et de philosophie morale. Paris: Presses Universitaires de France, 1996. COOPER, J. La thorie platonicienne de la motivation humaine. Trad. M. CantoSperber; L. Brisson. Revue philosophique, Paris, 4, p. 517-543, 1991. CORNFORD, F. M. Platos Cosmology. 2nd ed. London: Routledge and Kegan Raul, 1948. CROPSEY, Joseph. The whole as setting for the man: on Platos Timaeus. Interpretation, N.Y., 17, p. 165-191, 1989/1990. DIXSAUT, M. Le Naturel philosophe: essai sur les dialogues de Platon. Paris: VrinLes Belles Lettres, 1994. GILL, C. Plato and the education of character. Archiv Fr Geschichte der Philosophie, Berlin, 67, p. 1-26, 1985. HALL, R.W. Psykh as differentiated unity in the philosophy of Plato. Phronesis, Assen, 8, p. 63-82, 1963. IGLSIAS, M. Plato: a descoberta da alma. Boletim do Centro de Estudos e Documentao sobre o Pensamento Antigo, Campinas, 5-6, p. 13-58, jan./dez. 1988. JOHANSEN, Thomas. Body, Soul, and Tripartition in Platos Timaeus. Oxford Studies in Ancient Philosophy, 19, p. 87-111, 2000. LAURENT, Jrme. Lducation et lenfance dans les Lois. Revue Philosophique de la France et de ltranger, Paris, p. 41-56, 2000. LISI, Francisco. A alma do mundo e a alma humana no Timeu: apontamentos para uma reinterpretao da psicologia platnica. Trad. Andr Yasbek. Hypnos, So Paulo, 10, 14, p. 57-69, 2005. LISI, Francisco. Les Fondements Philosophiques du nomos dans les Lois. Revue Philosophique de la France et de ltranger, Paris, 1, p. 57-82, 2000. MARQUES, M. P. Entre aparecer e ser: sobre Repblica V. In: Anais do I Simpsio de Estudos Clssicos da USP. SANTOS, Marcos M. (Org.). So Paulo: Associao Editorial Humanitas / FAPESP, p. 247-270, 2006.

38 Cf. Repblica IX 583c-587a.

POR UMA NOVA INTERPRETAO DAS DOUTRINAS ESCRITAS: A FILOSOFIA DE PLATO TRIDICA

397

MILLER, Fred D. Jr. Plato on the parts of the soul. Plato and Platonism. Ed. by Johannes M. Van Ophuijsen, Studies in Philosophy and the History of Philosophy, Washingon [D.C.] (The Catholic Univ. of America Press). p. 84-101, 1997. PENDER, Elizabeth. The language of soul in Platos Timaeus. Interpreting the TimaeusCritias. Proceedings of the IV Symposium Platonicum. Sankt Augustin: A. Verlag, p. 281-288, 1997. PLATO. A Repblica. Trad. M. H. Rocha Pereira. 7. ed. Lisboa: F. C. Gulbenkian, 1993. PLATO. Timeu. Trad. C. A. Nunes. Belm: Ed. Universidade Federal do Par, 1986. PLATON. La Rpublique (Livres VI et VII). Trad. Monique Dixsaut. Paris: Bordas, 1986. PLATON. La Rpublique. Trad. P. Pachet. Paris: Gallimard, 1993. PLATON. Le Politique. Trad. A. Dis. Tome IX. Paris: Les Belles Lettres, 1950. PLATON. Le Sophiste. Trad. A. Dis. Tome VIII. Paris: Les Belles Lettres, 1950. PLATON. Les Lois. Trad. A. Dis. T. XI, XII. Paris: Les Belles Lettres, 1956. PLATON. Les Lois. Trad. L. Brisson et J. F. Pradeau. Paris: GF-Flammarion, 2006. PLATON. Leyes. Trad. Francisco Lisi. Dilogos VIII-IX. Madri: Ed. Gredos, 1999. PLATON. Phdon. Trad. Monique Dixsaut. Paris: GF-Flammarion, 1991. PLATON. Phdre. Trad. Luc Brisson. Paris: GF-Flammarion, 1989. PLATON. Time / Critias. Trad. Luc Brisson. Paris: GF-Flammarion, 1992. PLATON. Time. Trad. A. Rivauld. Tome X. C.U.F. Paris: Les Belles Lettres, 1956. Platonis Opera - T. IV tetralogiam VIII continens [insunt Clitopho, Respublica, Timaeus, Critias], recognovit brevique adnotatione critica instruxit Ioannes Burnet. Oxford: Oxford Clarendon Press, 1902. REALE, G. Corpo, Alma e Sade: o Conceito de Homem de Homero a Plato. Trad. Marcelo Perine. So Paulo: Paulus, 2002. REIS, M. D. Tripartio e unidade da psykh no Timeu e nas Leis de Plato. Tese (Doutorado). Belo Horizonte: UFMG, 2007b. REIS, M. D. A relao entre a teoria da tripartio da alma e a teoria tico-poltica platnica: sade da alma e da cidade. In: Anais do I Simpsio Internacional de Estudos Antigos I e V Seminrio Internacional Archai: Sade do homem e da cidade na Antigidade Greco-Romana. Promoo UFMG e UNB. Parque Estadual do Caraa, Santa Brbara, Minas G. 28/05/07 a 01/06/07. PEIXOTO, Miriam C. D. (Org.). 19 p., 2007a. REIS, M. D. Um olhar sobre a psykh: o logistikn como condio para a ao justa nos livros IV e IX da Repblica de Plato. Dissertao (Mestrado). Belo Horizonte: UFMG, 2000. ROBERTS, E. J. Platos view of the soul. Mind, Oxford, 14, p. 371-389, 1905. ROBINSON, James V. The tripartite soul in the Timaeus. Phronesis, Assen, 35, p. 103-110, 1990.

398

Maria Dulce Reis

ROBINSON, T. M. A psicologia de Plato. Trad. Marcelo P. Marques. So Paulo: Loyola, 2007. SAUNDERS, T. J. The structure of the soul and the state in Platos Laws. Eranos, 60, p. 37-55, 1962. STALLEY, R. F. Platos doctrine of freedom. Proceedings of the Aristotelian Society, Oxford [UK], 98, p. 145-158, 1998. STEEL, C. The Moral Purpose of the Human Body. A Reading of Timaeus 69-72. Phronesis Koninklijke Brill N.V., Leiden, XLVI , 2, p. 105-128, 2001. VARGAS, A. Tres partes del alma en la Repblica. Dianoia, Universidad Autnoma Metropolitana Iztapalapa, 37, p. 37-47, 1991. VAZ, H. C. Lima. Antropologia losca. VI. So Paulo: Loyola, 1991. VLASTOS, G. O universo de Plato. Trad. M. L. M. S. Coroa. Braslia: Ed. UnB, 1987. WAGNER, Ellen (Dir). Essays on Platos Psychology. Lanham, Boulder, New York, Oxford: Lexington Books, 2001. WILFORD, F. A. The status of reason in Platos psychology. Phronesis, Assen, 4, p. 54-58, 1959. WOODS, Michael. Platos division of the soul. Proceedings of the British Academy, 73, p. 23-48, 1987.

S-ar putea să vă placă și