Sunteți pe pagina 1din 53

MINISTRIO GOEL

l")oG

l")oG

DIAIRESIOLOGIA
A DOUTRINA DAS DIVERSIDADES
DONS, MINISTRIOS E OPERAES
A SUA UNO VOS ENSINA A RESPEITO DE TODAS AS COISAS (1 Jo 2.27) A sabedoria a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim com tudo o que possuis adquire o conhecimento (Pv 4.7)

DOUTOR EM TEOLOGIA

PhD em Teologia Sistemtica

NDICE
DIAIRESIOLOGIA I. II. III. IV. DIVERSIDADE DE DONS. DIVERSIDADE DE MINISTRIOS. DIVERSIDADES DE OPERAES DIVERSIDADES DE MEMBROS 3 5 33 46 48 50

BIBLIOGRAFIA

A. Carlos G. Bentes

Pgina 2

29/1/2012

DIAIRESIOLOGIA

OPERAES

OPERAES

DONS ESPIRITUAIS ESPIRITUAIS

DONS

DONS MINISTERIAIS

DONS MINISTERIAIS

DIAIRESIOLOGIA A DOUTRINA DAS DIVERSIDADES DIAIREIS KHARISMTN DIAIREIS DIAKONIN DIAIREIS ENERGUMATN 1 Co 12.4-11: Ora, h diversidade de dons, mas o Esprito o mesmo. 5 E h diversidade de ministrios, mas o Senhor o mesmo. 6 E h diversidade de operaes, mas o mesmo Deus que opera tudo em todos. 7 Mas a manifestao do Esprito dada a cada um, para o que for til. 8 Porque a um pelo Esprito dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Esprito, a palavra da cincia; 9 E a outro, pelo mesmo Esprito, a f; a outro, pelo mesmo Esprito, os dons de curar; 10 a outro a operao de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espritos; a outro a variedade de lnguas; e a outro a interpretao de lnguas. 11 Mas um s e o mesmo Esprito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

A. Carlos G. Bentes

Pgina 3

29/1/2012

A palavra Diairesiologia ainda no existe nos nossos dicionrios da lngua Portuguesa. Como a lngua viva tivemos a liberdade de criar esta palavra para melhor definir o nosso estudo. Diairesiologia a juno de diareis (), cuja traduo diversidade, com logia () cuja traduo discurso, expresso, linguagem; estudo, cincia. Portanto diairesiologia o estudo das diversidades. Robert Charles Sproul nos d uma boa definio da palavra diversidade:
Um dos problemas mais complicados encontrados pelo pensador antigo (que continua complicado at hoje) era o da unidade e da diversidade, ou do uno e do mltiplo. Era a questo de encontrar sentido no meio das diversas manifestaes da realidade: como todas as coisas se encaixam de modo que faz sentido? Hoje em dia, quase sempre falamos do universo sem pensar muito. O termo universo meio hbrido, em que as palavras unidade e diversidade (o uno e o mltiplo) misturam-se para formar uma palavra nica. As instituies de ensino superior so geralmente chamadas universidades, porque ali se estudam os diversos elementos do universo. 1

A unidade dos dons espirituais est na Pessoa do Esprito Santo, pois os dons, que so diversos, pertencem a ele, e a diversidade est nos membros do Corpo (Igreja) de Cristo. Ns os membros deste Corpo somos os canais por onde a Manifestao (fanerosis - ) flui. A corrente eltrica flui atravs dos fios, flui atravs do filamento de uma lmpada e ento acontece uma manifestao a luz. Da mesma maneira, tambm, a energia divina flui atravs de ns, os membros, e acontece a manifestao os dons espirituais, os ministrios e as operaes. Soberanamente o Esprito Santo distribui dons sua Igreja. A Igreja um corpo de membros dotados por Deus, que funciona dentro do arcabouo da unidade e da diversidade.2 Fp 2.13: Porque Deus o que opera (energiza) em vs tanto o querer como o efetuar (energizar), segundo a sua boa vontade. 1 Co 12.7: Mas a manifestao (fanerosis - ) do Esprito dada a cada um, para o que for til. A Trindade e a Doutrina das Diversidades: 1) DIVERSIDADE DE DONS. Mas o Esprito o mesmo (1 Co 12.4); 2) DIVERSIDADE DE MINISTRIOS. Mas o Senhor o mesmo (1 Co 12.5); 3) DIVERSIDADE DE OPERAES. Mas o mesmo Deus que opera tudo em todos. (1 Co 12.6); 4) DIVERSIDADE DE MEMBROS: 1 Co 12.13: Agora, porm, h muitos membros, mas um s corpo (Leia: 1 Co 12.12-27).

1 2

SPROUL, R. C. Filosofia Para Iniciantes. So Paulo: Editora Vida Nova, 2002, p. 16. SPROUL, R. C. Ministrio do Esprito Santo. 1 ed. So Paulo: Editora Cultura Crist, 1997, p. 157.

A. Carlos G. Bentes

Pgina 4

29/1/2012

I.

DIVERSIDADE DE DONS. Ora, h diversidade de dons, mas o Esprito o mesmo. DIAIREEIS KHARISMATON - . As classificaes dos Dons: 1. Naturais - Vocaes natas (talentos): So aquelas caractersticas que do a cada ser humano uma personalidade sem igual. 2. Espirituais - capacitaes que o Esprito Santo nos d para as realizaes daquilo que for til, para proveito comum (1 Co 12.7). 3. Ministeriais (diakonion) - a pessoa toda como Dom de Deus dado Igreja, ao Corpo; no dado denominao, mas ao Corpo (Ef 4.11; 1 Co 12.27,28).

DONS ESPIRITUAIS - O significado de Carismata (Kharismata ). No Novo Testamento h uma palavra especial para dons espirituais - Carismata, de onde deriva o adjetivo Carismtico. Caris (), a palavra que significa Graa. No grego clssico foi usada com o significado de lindo, belo, encanto e por extenso favor, bondade e gratido como resposta a uma ddiva. Quando os escritores do Novo Testamento adotaram o termo CARIS, empregaram-no para descrever o amor espontneo, gracioso e imerecido de Deus operando em Cristo Jesus. Caris ou Graa significa em primeiro lugar, o amor gratuito e perdoador de Deus em Cristo para com os pecadores; e em segundo lugar, a operao desse amor na vida dos Cristos. CARISMA ou Kharisma ( ), um substantivo singular derivado de CARIS, significa literalmente Dom de Graa. Representa todos os dons espirituais possudos e manifestados pelos crentes em vrios graus e formas. Significado este que est longe do usado popularmente para expressar fascinao, atrao ou magnetismo pessoal de personagens de vida poltica ou cinematogrfica. Kharismata a forma plural de Karisma, cujo significado Dons de Graa. Kharisma e Karismata ocorrem 17 vezes no Novo Testamento: 16 vezes nas cartas paulinas e uma vez em 1 Pe 4.10 (Rm 1.11; 5,15,16; 6.23; 11.29; 12.6; 1 Co 1.7; 7.7; 12.4,9,28,30,31; 2 Co 1.11; 1 Tm 4.14; 2 Tm 1.6; 1 Pe 4.10). IDAS ERRONEAS ACERCA DOS DONS Alguns tm sido levados a crer que os dons do Esprito no so para ns hoje em dia. Citam o texto de 1 Corntios 13.8 e dizem que havendo lnguas, cessaro. Contudo, o mesmo versculo diz que a cincia desaparecer. Acaso isto j aconteceu? Uma leitura cuidadosa do contexto deixa claro que estas operaes imperfeitas cessaro quando vier o que perfeito. Isto ser por ocasio da vinda de Cristo. Os dons foram dados por Cristo sua igreja - capacitaes espirituais para uma guerra espiritual - e seria loucura ignor-los ou ir batalha sem eles.
A. Carlos G. Bentes Pgina 5 29/1/2012

Muitas pessoas tm idia errnea acerca da natureza desses dons. Alguns h que acreditam que Deus d a uma pessoa um ou mais desses dons e eles se tornam sua propriedade exclusiva para ela proceder como lhe aprouver. Acreditam que essa pessoa pode cham-los operao em qualquer tempo que quiser. Primeiro, notemos que 1 Co 12.1 a palavra dons est escrita em itlico. Isto significa que ela foi colocada pelos tradutores e no consta do texto original. Uma traduo mais literal seria: A respeito dos espirituais, no quero, irmos, que sejais ignorantes. O versculo 7 diz: Mas a manifestao do Esprito dada a cada um, para o que for til (RC). Outra verso diz: A cada um, porm, dada a manifestao do Esprito para o proveito comum (RA). DONS GERAIS 1. Dom da justificao (Rm 5.15,16) 2. Dom da Vida Eterna (Rm 6.23) 3. Dom (?) (Rm 1.11; 1 Tm 4.14; 2 Tm 1.6) 4. Dons Irretratveis (Rm 11.29) 5. Dom do Celibato (1 Co 7.7) O dom de celibato aquela capacidade especial que Deus d a certos membros do Corpo de Cristo para permanecerem solteiros e apreciarem a sua condio; para continuarem solteiros e no sofrerem tentaes sexuais insuportveis (Peter Wagner). 6. Dom da Intercesso (2 Co 1.11): a capacidade especial que d a certos membros do Corpo de Cristo para orar extensos perodos de tempos sobre bases regulares, recebendo respostas freqentes e especficas para as suas oraes, em grau muito maior do que aquilo que se espera do crente comum (Peter Wagner). 2 Co 1.11: Contando tambm com a ajuda das vossas oraes por ns, para que, pelo favor (dom) que nos foi concedido pela intercesso de muitos; da mesma forma, por muitos, sejam oferecidas aes de graas a nosso favor (King James). 7. Dom do Martrio (1 Co 13.3) O dom do martrio aquela capacidade especial que Deus d a certos membros do Corpo de Cristo para suportarem sofrimentos e at a prpria morte pela f, ao mesmo tempo em que exibem coerentemente uma atitude jubilosa e vitoriosa, que redunda na glria de Deus (Peter Wagner). 8. Dom de Hospitalidade (1 Pe 4.9,10) O dom de hospitalidade aquela capacidade especial que Deus d a certos membros do Corpo de Cristo para franquearem suas casas e acolherem calorosamente queles que precisam de alimento e abrigo. (Peter Wagner) 9. Dom de Exorcismo: aquela capacidade especial que Deus d a certos membros do Corpo de Cristo, para que expulsem demnios e espritos malignos (Peter Wagner). Ex:.At 16.16-18. Dr. Peter Wagner catalogou 27 dons espirituais, mas nos prenderemos apenas a estes de Rm 12.6-7 e 1 Co 12.8-10. (Leia: Descubra Seus Dons Espirituais - Dr. Peter Wagner).

A. Carlos G. Bentes

Pgina 6

29/1/2012

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

DONS CONGREGACIONAIS OU MANIFESTAES ROMANOS 12.6-8 1 CORNTIOS 12.8-10 Profecia 1. Palavra da Sabedoria Servio 2. Palavra do Conhecimento Ensino 3. F Exortao 4. Dons de Curar Contribuio 5. Operaes de Milagres Governo 6. Profecia Exerccio de Misericrdia 7. Discernimento de espritos 8. Variedades de lnguas 9. Interpretao de lnguas

1. PROFECIA (Rm 12.6; 1 Co 14.3; 12.10) PROFTEA (). Significa falar aos homens para a Edificao, Exortao e Consolao; Definio: a capacidade dada por Deus para profetizar uma mensagem de Deus em lngua conhecida, que voc recebeu diretamente do Esprito Santo para aquela situao especfica. O exerccio do dom inclui tanto enunciao como prenncios. 2. SERVIO DIAKONIA (). Geralmente o termo significa o cuidado das necessidades fsicas (At 6.1,2; 1 Pe 4.11; Lc 22.24-27; Mt 20.27,28) - O dom do servio aquela capacidade especial que Deus d a certos membros do Corpo de Cristo para que identifiquem necessidades no-satisfeitas envolvidas em alguma tarefa ligada obra de Deus e para usarem os recursos disponveis para satisfazerem a essas necessidades e ajudarem a cumprir os alvos desejados (Peter Wagner). 3. ENSINO DIDASK (d). Este dom tem por finalidade instruir e consolidar outros na Verdade do Evangelho. O dom do ensino aquela capacidade especial que Deus d a certos membros do Corpo de Cristo para comunicarem informaes relevantes para a sade e o ministrio do Corpo e seus membros, de tal modo que outros crentes possam aprender (Peter Wagner). 4. EXORTAO PARAKAL (). O Termo grego ( - parakaln) deriva de outro, PARAKLETOS, que significa ir em socorro de algum em qualquer necessidade que aparea. Encorajamento ou conforto aplicao deste dom. O dom da exortao aquela capacidade especial que Deus d a certos membros do Corpo de Cristo para ministrarem palavras de consolo, encorajamento e conselho a outros membros do Corpo de Cristo, de tal maneira que se sintam ajudados e curados (Peter Wagner). 5. CONTRIBUIO METADIDUS (). Metadidmi (d) significa dar, compartilhar com algum (2 Co 9.7). aquela capacidade especial que Deus d a certos membros do Corpo de Cristo para que contribuam com seus recursos materiais para a obra de Deus, com liberalidade e bom nimo (Peter Wagner). 6. LIDERANA. PRESIDIR - PROSTMENOS ( ). Prostemi () significa estar em primeiro lugar, presidir, governar, tomar o comando ou diretiva de qualquer grupo. Dr. Peter Wagner faz diferena entre este dom (Rm 12.8) e o outro citado em 1 Co 12.28. Sua definio do dom de liderana : O Dom de
A. Carlos G. Bentes Pgina 7 29/1/2012

Liderana aquela capacidade especial que Deus d a certos membros do Corpo de Cristo para estabelecer alvos harmnicos com o propsito de Deus para o futuro, transmitindo esses alvos a outros de tal modo que, voluntria e harmoniosamente, operem juntos para concretizar aqueles alvos para a glria de Deus. J a definio de Peter Wagner do Dom da Administrao a seguinte: aquela capacidade especial que Deus d a alguns membros do Corpo de Cristo, capacitando-os a entender claramente os alvos imediatos e a longo prazo de alguma unidade particular do Corpo de Cristo, a fim de traar e executar planos eficazes para a concretizao daqueles alvos. Para Peter Wagner, pastores como o Dr. David Yonggi possuem o Dom da Liderana, e outros pastores locais podem no possuir este dom, todavia podem possuir o Dom da Administrao e serem bem sucedidos em suas igrejas menores. A palavra usada em 1 Co 12.28 KYBERNRSEIS () de kybrnsis () que significa a ao de pilotar um navio. E a palavra usada em Rm 12.8 prostemi () significa chefiar, presidir e governar. 7. MISERICRDIA, COMPAIXO - ELEN ( - ) (Lc 7.13; Mc 6.34). O que tem este dom sente alegria, tem empatia, se compadece da dor do prximo, misericordioso para com os irmos, ajuda quem no tem condies de ajudar-se a si mesmo. O dom de misericrdia move as aes sociais mais sublimes. Fazer ao social apenas em nome de modas poltico-ideolgicas no alcana sucesso que tal misso atinge quando o resultado da ao do Esprito Santo movendo o corao humano em compaixo e misericrdia. AS MANIFESTAES (1 Co 12.8-10) - OS DONS DE REVELAO 8. A PALAVRA DA SABEDORIA. LOGOS SOFIA - (1 Co 12.8). Primeira Definio: uma comunicao no adquirida e sobrenatural de um fragmento da Sabedoria Total e Absoluta de Deus, para satisfazer uma necessidade especfica, responder a um desafio determinado ou utilizar uma poro especfica de conhecimento. Segunda Definio: a aplicao sobrenatural do Conhecimento. saber o que fazer com o conhecimento natural ou sobrenatural que Deus lhe deu. Terceira Definio: a capacidade de raciocinar e de planejar com o uso do conhecimento e da experincia j adquiridos. Tipos Diferentes de Sabedoria: 1. Sabedoria Natural Humana; 2. Sabedoria Sobrenatural deste mundo decado (Gn 3.6; Dn 2.27,28); 3. Sabedoria Intelectual Verdadeira. Esta sabedoria vem pelo temor ao Senhor e Palavra de Deus. Exemplo: Os livros de Provrbios e a Sabedoria de Salomo; 4. O dom da Palavra da Sabedoria. Sobre o Dom da Palavra da Sabedoria, as pessoas, s vezes chamam este dom de O Dom da Sabedoria. Isto no correto, devemos dar a ele o nome que a Bblia lhe d; de outra forma, ficaremos confusos. Este Texto Bblico no est falando a respeito
A. Carlos G. Bentes Pgina 8 29/1/2012

da sabedoria no sentido geral. Est falando exatamente naquilo que diz - A Palavra da Sabedoria. Deus possui toda a Sabedoria e todo o conhecimento. Ele sabe tudo, mas nunca revela a ningum tudo quanto sabe. Ele simplesmente lhes d uma Palavra daquilo que Ele sabe. Uma palavra uma parte fragmentria da frase. E assim acontece com a Sabedoria. No Dom da Sabedoria, o Dom da Palavra da Sabedoria que Deus revela ao homem - apenas a Palavra, ou a parte, que Ele quer que o homem saiba. De acordo com a Rev. Caio Fbio D'Araujo Filho este dom se manifesta em trs circunstncias especficas: 1) Diante de situaes de dificuldades. Em Lc 21.14,15, Jesus diz que quando os discpulos se encontrassem em apuros na presena de autoridades, Ele lhes daria sabedoria, qual ningum poderia resistir. Foi o caso de Estevo, em At 6.8-10, que falava com tanta sabedoria que ningum podia opor-lhe resistncia. 2) Em questes de divises dentro da Igreja. 1 Co 6.5 diz que o sbio no meio da irmandade aquele que tem uma palavra pacificadora, apazigua nimos, reaproxima irmos, acalma situaes, encontra sempre um modo de reconciliao para cada coisa. 3) Manifesta-se antes de tudo nas atitudes. o que diz Tiago no captulo 3 verso l3 18. Dick Iverson diz que este Dom manifesta-se das seguintes maneiras: 1) Pelo Esprito no nosso interior, ou poderamos dizer, por intuio espiritual: ouvir, com os ouvidos espirituais a voz do Esprito (Rm 8.16); a) At 16.6-8. Aqui o Esprito proibiu que Paulo fosse a Bitnia. b) 1 Rs 3.16-28. Salomo, lidando com as duas prostitutas, um exemplo perfeito da aplicao deste dom. c) 2 Sm 12.1-14. Aqui vemos que o profeta Nat no somente tinha conhecimento sobrenatural, mas tambm sabedoria e direo sobrenaturais na aplicao deste conhecimento. d) At 8.20-23. Pedro viu o corao de Simo como um livro aberto, e pelas palavras do conhecimento e da sabedoria, lidou com ele. 2) Como aplicao bblica revelada, isto seria uma palavra vivificada do Senhor para uma situao especfica. A palavra especfica dada por Deus quando o pregador est pregando realmente atinge o alvo. a) At 1.15-23. Enquanto Pedro e o resto dos 120 estavam em orao, Deus abriu o seu entendimento quanto ao que deveria ser feito. Ele o fez, vivificando uma passagem bblica a Pedro. Ele usou o Salmo 109, onde Davi estava fazendo uma orao imprecatria contra os seus inimigos. b) At 2.14-36. A palavra da Sabedoria estava tambm envolvida aqui, na revelao da passagem do Velho Testamento a Pedro (Jl 2.28,29). c) At 15.13-18. Aqui Tiago recebeu sabedoria e revelao em relao a uma passagem do Velho Testamento (Am 9.11,12), o que ajudou a trazer a soluo a um problema muito delicado e difcil na Igreja primitiva. 3) Atravs de uma voz audvel ou de um anjo: 1 Rs 19.12-18; At 8.26-29; At 9.10-17; At 27.21-24;

A. Carlos G. Bentes

Pgina 9

29/1/2012

4) Atravs de Sonhos, Vises ou Arrebatamento de Sentidos: At 18.9,10; 16.9,10; 22.17-21; At 10.1-6. De acordo com Kenneth E. Hagin A Palavra da Sabedoria pode tambm vir atravs do dom vocal da profecia, ou das lnguas e da interpretao. Kenneth Hagin diferentemente de Caio Fbio e Dick Iverson faz uma separao entre a Sabedoria narrada por Tiago (Tg 1.5; 3.13-17) e o Dom da Palavra da Sabedoria. Diz Kenneth: A sabedoria qual Tiago se refere a sabedoria para lidar sabiamente com as questes da vida - a sabedoria est disposio de qualquer um que pedir. Deus realmente outorga sabedoria, mas esta no a manifestao sobrenatural da Palavra da Sabedoria. Escrevendo aos crentes, Tiago disse que se Algum de vs tem falta de sabedoria, pea a Deus, que a TODOS d liberalmente e no censura, e ser-lhe- dada. Paulo, porm, disse (1 Co 12.8): A um dada a palavra da Sabedoria - a um; no a Todos, mas a UM. Isso d a entender que nem todos tero essas manifestaes dos dons espirituais do Esprito Santo. Paulo termina, dizendo que as manifestaes do Esprito Santo so dadas somente segundo o Esprito quer. Exemplos Bblicos do dom da Palavra da Sabedoria: 1) 2) 3) 4) 5) 6) Jos (Gn 41) Jaaziel (2 Cr 20.12-23) Nat (2 Sm 12.1-14) Paulo (At 23.6-10) Jesus (Lc 4.3-14; 7.22; Jo 4.9-26; Mt 22.15,41-46) Estevo (At 6.8-10)

9. A PALAVRA DO CONHECIMENTO - logos gnses (1 Co 12.8) = LOGOS GNSES 1) Definio: a capacidade dada por Deus, por revelao, de receber fatos e informaes que so humanamente impossveis de se conhecer. 2) Definio: a revelao sobrenatural dos fatos passados presentes ou futuros que no foram aprendidos mediante esforo da mente natural. 3) Definio: a revelao sobrenatural de algum fato que existe na mente de Deus, mas que o homem, devido s suas limitaes, no pode conhecer, a no ser pela interveno poderosa do Esprito Santo. 4) Definio: uma revelao que vem como relmpago mente humana, apesar de estar totalmente fora do alcance daquilo que o homem poderia ter sabido ou imaginado, dentro das suas prprias limitaes. Este Dom no o conhecimento que vem atravs da habilidade natural, observao, estudo, educao ou experincia. O Dom da Palavra do Conhecimento vem do Esprito Santo. Todo outro conhecimento vem ou passa primeiro pela mente faculdade da alma. Todavia a Palavra do Conhecimento vem do Esprito Santo ao nosso esprito humano, Deus comunica-se conosco por meio de nosso esprito, no atravs de nossa alma (Rm 8.16).
A. Carlos G. Bentes Pgina 10 29/1/2012

Quatro Tipos de Conhecimento: 1. Conhecimento Humano Natural que certamente est aumentando (Dn 12.4). Por importante que este conhecimento seja, muitas vezes cria tanto orgulho que algumas pessoas so impedidas de entrar no Conhecimento do Senhor (1 Co 2.14; 8.1). 2. O Conhecimento Sobrenatural deste mundo decado. a tentativa da mente natural de conseguir informao por meios sobrenaturais que no mediante o Esprito Santo. Inclui o oculto, o psquico e as investigaes metafsicas que Satans est usando para enganar um nmero crescente de pessoas hoje. Exemplo: O programa da Rede Bandeirantes de Televiso - Terceira Viso. 3. O Conhecimento Intelectual Verdadeiro - o que vem pelo conhecimento pessoal de Deus mediante Jesus Cristo (Jo 17.3; Fp 3.10; 2 Pe 3.18), a Plenitude do Esprito Santo, e o estudo da Palavra de Deus, que traz o conhecimento da vontade de Deus e de seus modos, para os quais no h substituto (Sl 103.7; Ex 33.13; Is 11.9; Hc 2.14). 4. O Dom - A Palavra do Conhecimento - a revelao sobrenatural pelo Esprito Santo de certos fatos existentes na mente de Deus. O Dom A Palavra do Conhecimento manifestado: atravs de vises e de uma revelao interior (At 9.10-12; 10.9-20; Jo 4). Tambm podemos adicionar: com que propsito este dom usado? Pode ser o conhecimento dos pensamentos dos coraes. Ex: Lc 5.22; 6.8; 7.36-50; Mt 3.7-12; 1 Rs 21.17-20; Jo 11.11-14; At 11.27-30; 9.10-18; 10.1-9; 1 Rs 6.9; 2 Rs 5.20-27; At 5.110. Exemplos Bblicos da Palavra do Conhecimento: 1) Samuel: 1 Sm 3.1,11-14; 9.15-20; 10.21-23; 13.14 2) Nat: 2 Sm 12.7-13 3) Elias: 1 Rs 19.2-4,14,18 4) Eliseu: 2 Rs 5.25,26; 6.8-23; 8.7-15 5) Daniel: Dn 2.19-45 6) Pedro: Mt 16.16-18; At 5.1-11; 10.9-23 7) Ananias: At 9.10-12,17 8) gabo: At 11.27-30; 21.10,11 9) Jesus: Jo 11.11-14; 4.17,18; 1.48; 13.38; 6.61 10) Jos: Gn 40.5-19; 41.1-36 11) Paulo: At 16.16-18; 20.29-31; 27.23,24 Lembrete: o fato de que algo seja revelado no significa, que ele deva ser proferido imediatamente, ou at mesmo mais tarde. Uma palavra de conhecimento, muitas vezes, vem inesperadamente, e tem freqentemente, o propsito de nos levar
A. Carlos G. Bentes Pgina 11 29/1/2012

orao com relao ao que Deus nos mostra. Ela pode envolver uma necessidade na vida de um parente, de algum crente, ou de uma igreja local. A Palavra do Conhecimento pode ser recebida atravs de uma revelao silenciosa e a pessoa que recebeu esta manifestao deve pedir a Deus que lhe mostre o que fazer com ela. A palavra do conhecimento tambm pode ser usada para revelar doenas ou possesso demonaca (At 16.16-18). 10. O Dom do Discernimento de Espritos. a capacidade dada por Deus por revelao, de reconhecer que espritos esto por detrs de diferentes manifestaes ou atividades (At 16.16-18). Na dimenso espiritual h espritos divinos tanto quanto espritos malignos. Tipos de Discernimentos: 1. Discernimento Natural; 2. Discernimento Intelectual Verdadeiro (1 Co 2.15,16); 3. Discernimento Sobrenatural Falso; 4. O Dom do Discernimento de espritos. As manifestaes espirituais podem ter trs fontes: 1) Natural - oriunda do Psiqu do homem. 2) Diablica - oriunda de espritos malignos. 3) Divina - oriunda do Esprito Santo. com o Dom de Discernir que podemos saber a origem das manifestaes. OS DONS DE PODER 1) F; 2) Operaes de Milagres; 3) Dons de Curar. Estes dons se operam na esfera fsica. So dons ativos que produzem sinais e maravilhas (At 4.29,30; Hb 2.4; Mc 16.20). 11. O DOM DA F. o maior dos trs dons de poder. um dom do Esprito para o crente, para que este possa realizar milagres. Quando se opera o Dom da F, a F concedida por Deus que funciona atravs dos homens (At 3.16). Definio: F o equipamento espiritual e sobrenatural do crente, para lhe conceder o poder sobrenatural de confiar em Deus nas ocasies em que s um milagre glorioso poderia alterar a situao; confiar quando tudo est aparentemente perdido; confiar quando no h a mnima esperana de uma soluo. Existem dois tipos de F: 1) Natural- Oriunda da alma, da psiqu, do intelecto. 2) Sobrenatural- Oriunda do Esprito Santo e pelo poder da Palavra de Deus.

A. Carlos G. Bentes

Pgina 12

29/1/2012

TIPOS DE F SOBRENATURAL: 1) F Salvadora. Esta aquela resposta de F inicial a Deus, a qual nos introduz no reino de Deus. Ela a habilitao de Deus a uma pessoa para que esta o Aceite e creia Nele (Jo 1.12; Gl 2.8,9; At 16.31; Rm 10.8-17; 12.3; Hb 11.1,6). O veculo de Deus para nos salvar foi a Graa; nosso veculo em aceit-la a F ou uma resposta de receptividade sua Graa. 2) F como Fruto do Esprito Santo. Esta a F gradativa, cada vez que crescemos na Graa e no Conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, a F como qualquer rvore cresce (Gl 5.22). 3) O Dom da F. a habilidade dada por Deus de se crer Nele para o impossvel numa determinada situao. Ele no tanto a F geral que cr em Deus para suprir as nossas necessidades, etc, mas ele vai um passo alm, onde simplesmente sabemos que uma determinada coisa a vontade de Deus e que vai acontecer. Caio Fbio define este dom dizendo: a possibilidade de discernir os propsitos de Deus para o futuro, mesmo que as coisas se desencadeiem em condies desfavorveis no presente. Os que possuem tal dom so responsveis por ver alm da nuvem (1 Co 12.9; Mc 11.22,23). Exemplos: Mt 8.1-3; 11.11-14,23-43; Jo 9.1-7; Mc 1.31; At 3.1-7; 5.1-10; 16.16-18; 20.7-12; 27.21-25; 1 Rs 17.1,14; 2 Rs 1.10-14; 2.2324; 3.16-20; 6.18; Nm 27.18; Dt 34.9; Js 10.12-14; At 13.8-11; 14.8-10. Kenneth E. Hagin d seis manifestaes para o Dom da F: 1) O Dom da f para Bnos Sobrenaturais. Os patriarcas impunham as mos sobre os filhos e ordenavam bnos sobre os filhos e muitas vezes estas bnos se realizavam anos depois. Vemos isto nas vidas de Abro, de Isaque, e de Jos. 2) O Dom da F para a Proteo Pessoal (Dn 6.16,17,19-23). 3) O Dom da F para Sustento Sobrenatural (1 Rs 17.2-6). 4) O Dom da F para Ressuscitar os Mortos. Segundo relata Albert Hibbert o grande evangelista Smith Wigglesworth ressuscitou 14 pessoas durante o seu ministrio. Para a ressurreio de mortos os trs dons de poder entram em ao. O Dom da F, o dom Operaes de Milagres e os Dons de Curar. 5) O Dom da F para a Expulso de Demnios (Mc 16.17). Na operao deste dom para expulso de demnios muitas vezes outros dons entram em ao como os dons de Discernir os espritos e a Palavra do Conhecimento. (At 16.16-18). 6) O Dom da F para ministrar o Esprito Santo (Gl 3.5). Esse dom da F entra em operao na imposio das mos para as pessoas receberem o Batismo no Esprito Santo (At 9.17,18; 8.15-19; 19.6). 12. OPERAES DE MILAGRES (ENERGMATA DYNAMEN). (SINAIS) Energ mata dynmen = . O milagre interveno sobrenatural na funo normal da natureza; a suspenso temporria da ordem habitual; a interrupo do sistema natural observado pelos homens.
A. Carlos G. Bentes Pgina 13 29/1/2012

O milagre um acontecimento que no parece ser parte nem resultado de nenhuma lei ou agncias naturais, e muitas vezes atribudo a uma fonte sobre natural ou divina.3 Quando se realiza um milagre, as leis da natureza no so violadas, mas substitudas num ponto especial por uma manifestao mais elevada da vontade de Deus. As foras da natureza no so aniquiladas ou suspensas, mas contrabalanadas num determinado ponto por uma fora superior aos poderes da natureza (L. Berkhof).4 A palavra dynamis ( ) aparece 119 vezes no Novo Testamento. Esta palavra em 1 Co 12.10 - Dynamis traduzida milagre, todavia nos outros textos traduzida por milagre, obra poderosa, poder, fora, poderoso, virtude e de diversas formas em outras verses. Energmata ( ) plural de enrg ma ( ) vem de energu energizar () que d origem a palavra energia em Portugus. O Novo Testamento emprega trs palavras gregas diferentes para expressar milagres: 1. Tras (). Que significa prodgio, pressgio ou maravilhas; 2. Dynamis ( ). Que significa poder miraculoso; 3. Smeion ( ). Que significa milagres, smbolo, sinal ou maravilha. O apstolo Joo empregou de forma consistente a palavra smeion para descrever as obras de Cristo. Este emprego encarece o valor de sinal dos milagres. O sinal no importante em si mesmo, mas para o que ele ressalta ou indica. Dessa forma, os milagres de Cristo foram importantes por aquilo para o qual apontavam.5 Joo selecionou somente sete milagres de um nmero muito maior e os registrou tendo em vista um propsito definido: Jesus, na verdade, operou na presena de seus discpulos ainda muitos outros sinais que no esto escritos neste livro; estes, porm, esto escritos para que creiais que Jesus o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. Portanto, uma das principais finalidades dum milagre levar as pessoas a crerem que Jesus Cristo o filho de Deus, o Salvador do mundo, de modo que crendo possam ter a vida eterna por intermdio dele.6 Nicodemos disse a Jesus: sabemos que s Mestre, vindo de Deus; pois ningum pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus no estiver com ele (Jo 3.2). Pedro no seu sermo no dia de Pentecostes disse: Vares israelitas, escutai estas palavras: A Jesus, o nazareno, varo aprovado por Deus entre vs com milagres, prodgios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vs, como vs mesmos bem sabeis (At 2.22). Jesus citou suas obras miraculosas como prova de sua misso messinica aos mensageiros de Joo Batista: Ora, quando Joo no crcere ouviu falar das obras do Cristo, mandou pelos seus discpulos perguntar-lhe: s tu aquele que havia de vir, ou
3

JETER, Huhg. Pelas Suas Pisaduras. Editora Vida, 1980, p.70. Ibid. 5 JETER, Huhg. Pelas Suas Pisaduras. Editora Vida, 1980, p. 72. 6 Ibid. p. 72.
4

A. Carlos G. Bentes

Pgina 14

29/1/2012

havemos de esperar outro? Respondeu-lhes Jesus: Ide contar a Joo as coisas que ouvis e vedes: os cegos vem, e os coxos andam; os leprosos so purificados, e os surdos ouvem; os mortos so ressuscitados, e aos pobres anunciado o evangelho (Mt 11.25). Os discpulos do Senhor receberam a Grande Comisso de levar o Evangelho ao mundo todo. Foi-lhes dito que sinais maravilhosos acompanhariam aqueles que cressem: E estes sinais acompanharo aos que crerem: em meu nome expulsaro demnios; falaro novas lnguas; pegaro em serpentes; e se beberem alguma coisa mortfera, no lhes far dano algum; e poro as mos sobre os enfermos, e estes sero curados. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no cu, e assentou-se direita de Deus. Eles, pois, saindo, pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que os acompanhavam (Mc 16.17-20). Na carta aos Hebreus, lemos: testificando Deus juntamente com eles, por sinais e prodgios, e por mltiplos milagres e dons do Esprito Santo, distribudos segundo a sua vontade (Hb 2.4). 7 Cremos que a Grande Comisso ainda obrigao dos cristos atuais. Se a ordem est em vigor, o poder para cumprir a ordem ainda deve estar disponvel. O Esprito Santo foi enviado para estar conosco sempre. Por certo seus dons de poder sero sempre concedidos aos que sinceramente confiam nele para obter essas capacitaes divinas. Os dons do Esprito so desejveis para um ministrio efetivo aos enfermos. 8 Os milagres internos: Ef 1.17-19; 3.16-20; Fp 3.10; Cl 1.11. Os milagres externos: At 1.8;3.12; 4.7; 4.33; 6.8; 8.10; Mc 16.17-20; Joo 14.1220. Alguns Milagres do Velho Testamento: 1. A diviso do mar vermelho (Ex 14.21-31). 2. A parada do Sol e da Lua (Js 10.12-14). 3. A farinha e o leo no esgotaram (1 Rs 17.8-16). 4. A descida de fogo no monte Carmelo (1 Rs 18.17-39). 5. O regresso de 10 graus no relgio do sol (2 Rs 20.8-11). 6. A diviso das guas do rio Jordo (2 Rs 2.9-14). Alguns Milagres do Novo Testamento: 1. A transformao da gua em vinho (Jo 2.1-11) 2. Andando sobre as guas (Mt 14.25-33). 3. Alimentando a multido (Mc 6.38-44; Mt 15.19-39). 4. Acalmando a Tempestade (Mc 6.45-52). 5. Pescando aonde no havia peixe (Jo 21.5-12). 6. Pedro encontrando dinheiro na boca do peixe (Mt 17.27). 7. A libertao dos apstolos e outros (At 12.1-17; 16.25-40; 5.17-25). 8. A transladao de Felipe de Gaza a Azoto (At 8.39-40). Azoto fica 32 Km ao norte de Gaza.
7 8

Ibid. p.73. Ibid. p.73.

A. Carlos G. Bentes

Pgina 15

29/1/2012

9. A cegueira temporria de Elimas (At 13.8-12). 10. Paulo picado pela cobra nada sofreu (At 28.3-6). Os milagres devem acompanhar a pregao do Evangelho (Mc 16.15-20; 1 Co 2.1-5). A Operao de Milagres usada para demonstrar o Poder e a Grandeza de Deus. A palavra grega, segundo o dicionrio significa exploses de onipotncia. Dynamis energia ou poder de Deus. Paulo pregou no somente em palavra, mas em Poder (dynamis) - (1 Ts 1.5). No podemos ser bem sucedidos se Deus no cooperar conosco com sinais e prodgios. Devemos orar pedindo poder para pregarmos a Palavra com intrepidez e que o Senhor coopere conosco estendendo a Sua mo para fazer curas, sinais e prodgios por intermdio do Nome de Jesus (At 4.29,30). MILAGRES NECESSRIOS HOJE 9 O poder sobrenatural de Deus manifesto nas curas miraculosas dos enfermos de grande necessidade no mundo cptico de nossos dias. H muitos Nicodemos hoje que necessitam ser convencidos por tais demonstraes do poder do Deus vivo. Todavia, est em ordem uma palavra de advertncia queles que buscam ser usados por Deus dessa forma. Deveramos tomar todo cuidado para evitar o aspecto mgico na busca do miraculoso. Deus executa muitos milagres que no so espetaculares. Deveramos lembrar-nos sempre de que a prova de um verdadeiro milagre de Deus : Que benefcio este milagre traz? Um milagre (semeion) deveria sempre apontar para o operador do milagre, Jesus Cristo, e no para aquele que simplesmente serve de instrumento nas mos de Deus. O fato de haver tantos milhes de sofredores ao nosso redor, que necessitam de experimentar a cura que s Cristo pode dar, constitui grande motivao para buscar os dons de curas e de milagres. No obstante, muito fcil aos nossos coraes enganarnos pensando que nossos motivos so puros, quando existe grande porcentagem de egosmo em nossos pensamentos mais ntimos. Desejamos publicidade, fama, multides e talvez mesmo a recompensa financeira que tal ministrio provavelmente possa trazer. Um orador pode atrair centenas de pessoas, enquanto um operador de milagres atrairia milhares. E difcil manter a vitria sobre o xito. A intoxicao causada pela multido pode resultar em srio dano espiritual. Devemos estar seguros de que possumos os motivos certos - compaixo pelos enfermos no corpo e na alma, e um sincero desejo de ver que nosso maravilhoso Salvador receba toda a glria que to ricamente ele merece. 13. DONS DE CURAR - KHARISMATA IAMATON (Mt 10.1,8; Mc 16.1618; Mt 8.3). KHARSMATA IAMTN ( ). Definio: O Dom de Curar a habilidade dada por Deus de Se transmitir a cura ao corpo fsico em ocasies especficas. Ele acompanhado por uma medida de dom da F, muitas vezes pelo dom do conhecimento. Ele envolve a transmisso desta F
9

JETER, Huhg. Pelas Suas Pisaduras. Editora Vida, 1980, p.74.

A. Carlos G. Bentes

Pgina 16

29/1/2012

pessoa que necessita da cura, o que a levanta do campo da dvida e incredulidade, e faz com que as pessoas se apropriem da cura. Deus energiza o crente e ento h a manifestao do Esprito Santo para a cura. A F pode ser do doente, do parente ou amigo do doente ou do prprio crente que ora (Lc 5.17-20). O propsito dos dons de curar libertar os enfermos e destruir as obras do Diabo no corpo humano (At 10.38). DONS DE CURAS E DE OPERAAO DE MILAGRES Um estudo da doutrina da cura divina no estaria completo sem um exame cuidadoso dos dons do Esprito Santo, especialmente os de curas e de milagres. Paulo escreveu igreja de Corinto: A respeito dos dons espirituais, no quero, irmos, que sejais ignorantes (1 Corntios 12:1). Infelizmente, muitos dos filhos de Deus hoje parecem estar muito desinformados quando se trata de dons espirituais. E.S. Williams, referindo-se ao propsito dos dons espirituais, diz: So capacitaes espirituais com o propsito de edificar a igreja de Deus. Tambm so concedidos como sinais para a confirmao da Verdade ao mundo. Eles, pois, saindo, pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que os acompanhavam (Mc 16.20). H milagres de muitos tipos diferentes registrados na Bblia. Houve os tipos de milagres onde no havia cura, tais como a separao das guas do mar vermelho e as do rio Jordo, a descida de fogo do cu para consumir o sacrifcio sobre o altar no monte Carmelo, a proviso de gua da rocha e o man vindo do cu. Houve tambm muitos milagres de cura realizados pelo Senhor Jesus e por seus seguidores. Muitas curas parecem ser miraculosas. Qual a diferena, se houver alguma, entre os dons de curar e o dom de operaes de milagres? J observamos que alguns milagres nada tm que ver com a cura fsica. H os crem que os milagres devem ser instantneos embora a cura (mesmo a divina) pudesse tomar tempo para sua completao. H trs ministrios associados com a cura fsica: 1. Evangelista: Ef 4.11; At 8.4-8; 2. Operadores de Milagres: 1 Co 12.28; 3. Dons de Curar: 1 Co 12.28. H trs dons do Esprito associados com a cura fsica: 1. Os dons de curar; 2. Operaes de Milagres; 3. F. OS DIFERENTES NVEIS DE CURA: 1. Instantnea: Mt 8.3 E Jesus, estendendo a mo, tocou-lhe, dizendo: Eu Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da lepra.
A. Carlos G. Bentes Pgina 17 29/1/2012

2. Paulatina: A cura de um cego em Betsaida: Mc 8.22-26. 3. A Ceia Do Senhor: Aquele que participa dignamente da Ceia do Senhor muitas vezes recebe curas fsicas (1 Co 11.25-32). 4. A Imposio de Mos (Mc 16.16-18; At 19.11; Mc 6.5; At 5.12; 14.3). 5. Atravs da Palavra Falada (Sl 107.20; Lc 7.1-10; Jo 4.43-53; 5.1-9). 6. Os trajes de Jesus; A sombra de Pedro (Mc 6.56; Mt 9.20-22; At 5.15,16). 7. Os lenos e Aventais de Paulo (At 19.11,12). Que tipo de curas o Senhor Realizou? 1. Cegueira: Mt 12.22; 15.30; 21.14; Mc 10.46-52; Lc 7.21; 2. Surdez: Mc 9.25-27; Mt 11.5; 3. Possesso demonaca: Mt 4.24; 8.16,28-34; 9.32,33; 12.22; 15.22-28; 17.18; Mc 1.32-34,39; 7.26-30; 16.9; Lc 4.41; 8.2; 26.36; 9.42; 11.14; 13.32; 4. Hidropisia: Lc 14.2-4; 5. Mudez: Mt 12.22; 15.30; Mc 9.17-27; 6. Orelha restaurada: Lc 22.51; 7. Febre: Mt 8.14,15; 8. Hemorragia: Mc 5.25,29; Lc 8.43-48; 9. Corcunda: Lc 13.11-13; 10. Incapacitado: Jo 5.5-9; 11. Coxeadura: Mt 15.30; 21.14; 12. Lepra: Mt 8.2,3; Lc 5.12,13; 17.12-14; 13. Luntico: Mt 4.24; 14. Aleijados: Mt 15.30,31; 15. Paralisia: Mt 4.24; 8.5-13; 9.2-7; Lc 5.18-25; Mc 2.3-12; 16. Esprito de enfermidade: Lc 13.11-13; 17. Doena mortal: Lc 7.2-10; 18. Espritos imundos: Mc 1.23-26; 5.2-15; 7.25-30; Lc 4.33-36; 6.18; 8.26-35; 9.42; 19. Mo ressequida: Mt 12.10-13. Alm dos casos individuais de cura mencionados, tambm est registrado que o Senhor curou: 1. Muitos: Mc 1.34; 3.10; Lc 7.21; 2. Doenas diversas: Mt 4.24: Mc 1.34; Lc 4.40; 3. Multides: Mt 12.15; 19.2; Lc 5.15; 6.17-19; 4. Todos os que estavam enfermos: Mt 8.16; 12.15; 14.14; Lc 4.40; 6.19; 9.11. Por que Jesus Curou? 1. Para mostrar compaixo: Mt 14.14; 20.34; Mc 1.40,41; 5.19; 9.22; Lc 7.13; 2. Para cumprir profecias: Mt 8.17; Is 53.4; 3. Para provar que fora enviado de Deus: At 2.22; Jo 5.36; 4. Para capacitar os curados a servir: Mt 8.14,15; 5. Para comunicar Vida Abundante: Jo 14.6; 6. Para destruir as obras do diabo: 1 Jo 3.8; At 10.38;

A. Carlos G. Bentes

Pgina 18

29/1/2012

7. Para manifestar as obras de Deus: Jo 9.3; Mt 9.8; 15.31; Mc 2.12; Lc 5.26; 7.16. Como foi que Jesus Cristo Curou? Um estudo cuidadoso das Escrituras leva muitos a crer que Cristo no curou por seu prprio poder, como o divino Filho de Deus, mas mediante o poder do Esprito Santo. Ele curou porque foi ungido pelo Esprito (Is 61.1,2; Lc 4.18-20; Jo 5.19; At 10.38). 1. Imposio de mos: Mc 5.23; 6.5; 8.23; Lc 4.40; 13.13; 2. Curou por sua Palavra: Mt 8.8; Lc 4.32,36; 7.7 (Logos); 3. Repreendeu a enfermidade ou o esprito que a causava: Mt 17.18; Mc 1.25; 9.25; Lc 4.35,39; 9.42; 4. Pessoas foram curadas por tocarem nele ou em suas vestes; tendo f: Mt 9.21; 14.36; Mc 3.10; 5.28; 6.56; 8.22; 10.13; Lc 6.19; 5. Em algumas ocasies Jesus disse aos que buscavam a cura: A tua f te salvou: Mt 9.2,22,29; 15.28; Mc 2.5; 5.34; 10.52; Lc 5.20; 7.50; 8.48; 18.42; 6. Com lodo e saliva: Jo 9.6-15. AS DOENAS SO RESULTADO DA QUEDA: At 10.38; Lc 13.16. A primazia de Satans no setor das doenas remonta queda do homem no Jardim do den (Gn 2.17; Rm 5.12). A influncia fsica na realidade produzida pela doena espiritual. Quando a alma do homem se torna corrompida pelo pecado, o seu corpo torna-se sujeito s doenas e enfermidades como conseqncia. A doena era parte da maldio da lei (Dt 28.58-61). A CURA DIVINA EST INCLUDA NA EXPIAO DE JESUS A cura fsica e espiritual estavam includas na obra redentora de Cristo, isto salientado tanto no Velho Testamento como no Novo Testamento (Sl 105.37; 103.2,3; Is 53.4,5; 1 Pe 2.24; Ex 15.25,26; Mt 8.16,17; 3 Jo 2). A cura definitiva s acontecer na ressurreio dos justos, no arrebatamento da Igreja. Ns teremos a cura eterna, por enquanto podemos emitir um vale e recebermos uma cura temporal. O maior milagre de Jesus foi a ressurreio de Lzaro, porm este morreu de novo. A redeno realizada em trs tempos: 1. A Redeno Passada: Aconteceu no Novo Nascimento; 2. A Redeno Presente: Acontece todos os dias, a redeno da alma; a santificao (2 Co 3.18); 3. A Redeno Futura: Acontecer no arrebatamento da Igreja, quando receberemos um novo corpo sma pneumatikon: o corpo espiritual.

A. Carlos G. Bentes

Pgina 19

29/1/2012

OS DONS VERBAIS 14. PROFECIA (PROFETIA - ). um pronunciamento sobrenatural num idioma conhecido. A profecia o mais importante dos dons verbais (1 Co 14.5). A palavra hebraica que traduzida profetizar significa sair fluindo e transmite o pensamento de borbulhar como uma fonte, gotejar, sair ao borborres, jorrar. A palavra grega - profeteia significa falar em prol de algum. Significa falar em nome de Deus, ou ser Seu porta-voz (Ex 7.1). A profecia a prpria voz de Cristo falando a Igreja. Assim como oramos por algum e Deus quem cura, assim tambm quando algum inspirado, movido pelo Esprito Santo profetiza, no o elemento humano quem est falando pelo seu intelecto, mas o Esprito Santo fornecendo-lhes as palavras. O DOM DA PROFECIA PARA TODOS (1 Co 14.1-5,39). O DOM DA PROFECIA DIFERENTE DA PREGAO. Muitas verses bblicas traduzem do grego para o nosso vernculo estas duas palavras: KRSS () e PROFTE (), com o mesmo sentido, todavia Krss pregar e profte profetizar. No h nenhuma justificativa para se traduzir a palavra profecia como pregar, ensinar ou exortar, isto seria roubar a uno sobrenatural desta manifestao. A Bblia no confunde nem altera o uso destas duas palavras. A uno para pregar diferente da uno para profetizar (1 Tm 4.1; Hb 3.7; At 21.11; Lc 1.67). A pregao pode conter a profecia, mas ela no profecia em si mesma. A profecia nunca deve tornar-se um substituto da pregao ou do ensino. A PROFECIA NA DISPENSAO NEOTESTAMENTRIA Cerca de 30 vezes o Novo Testamento refere-se ao Dom da Profecia. Pedro confirma que esta manifestao para os nossos dias (At 2.16-18; Jl 2.28). Paulo tambm confirma nas suas epstolas (1 Co 12; 13.8-13; Rm 12.3-8). A profecia estar conosco at que venha o que perfeito (1 Co 13.9,10). No extingais o Esprito; no desprezeis as profecias (1 Ts 5.19-20). AS PROFECIAS BBLICAS SO DIFERENTES DO DOM DE PROFECIA As profecias bblicas esto em um nvel mais elevado da manifestao do Dom de Profecia. As Profecias da Bblia nunca sero igualadas ou ultrapassadas (Dt 4.2; Pv 30.5,6; Ap 22.18,19). As Profecias Bblicas tornaram-se a Sua Palavra escrita e autoritria para toda a era da Igreja (2 Pe 1.21; Ef 2.20). Em toda a histria eclesistica dois erros tm sido praticados com relao ao Dom de Profecia, por um lado exaltamos esta manifestao a ponto de infabilidade e, por outro lado desprezamo-la. No devemos dar-lhe autoridade excessiva, nem focaliz-la em demasia; nem to pouco reduzi-la ao nvel do poder humano. A manifestao deste dom deve ser julgada luz da Bblia.

A. Carlos G. Bentes

Pgina 20

29/1/2012

NOTA: Profetia - Profecia encontra-se 19 vezes no Novo Testamento. Profte - Profetizar encontra-se 28 vezes no N.T. Profts () - Profeta encontra-se no N.T. 144 vezes. OS ELEMENTOS OU PROPSITOS DO DOM DE PROFECIA (1 Co 14.3) 1) EDIFICAO OIKODOM ( ). Esta uma palavra usada em arquitetura e descreve uma construo de uma casa ( - oikos = casa). Este o meio que Deus proporcionou pelo qual devemos edificar ou construir a Igreja. Jesus disse: Edificarei (oikodoms - futuro de oikodom - ) a minha Igreja (Mt 16.18). vital que edifiquemos com materiais de qualidade (dons e ministrios) ao invs de madeira, feno, e palha (1 Co 3.10-15). H duas maneiras de se construir ou edificar a Igreja, primeiro pelo acrscimo de novos materiais (novos membros) e pelo fortalecimento daquilo que j existe (1 Co 14.24,25). Destruir, confundir, e repulsar so o oposto da obra do Esprito Santo na manifestao do Dom de Profecia. Edificar os santos na F santssima (Jd 20) construir um santo templo no Senhor (Ef 2.21,22). Fortalecer os santos, aumentar-lhes a F e desenvolver-lhes o carter cristo so os objetivos do Esprito Santo atravs da manifestao deste dom. 2) EXORTAO PARKLSIS (). O dicionrio grego diz que exortar significa: incitar, encorajar, aconselhar e prevenir veementemente. A exortao uma faceta to distinta do dom da profecia que tambm chamado de Dom (Rm 12.8). Exortar (parakal - ) significa segundo o texto grego, chamar para mais perto de Deus. Paulo disse a Timteo: Aplica-te leitura, exortao, e ao ensino (1 Tm 4.13). 3) CONSOLAO PARAMUTHA ( ). Jesus nos deu um dos mais importantes nomes do Esprito Santo: O Consolador, O Parakletos - (Jo 14.16,26). Sendo este seu prprio nome, no surpreende que um dos seus dons tenha como objetivo a consolao dos Santos (1 Co 14.31). Vine, um erudito em grego diz que PARAMUTHA - Consolao significa: primariamente, um falar ntimo com qualquer pessoa, portanto, ela denota consolao, conforto, com um grau maior de ternura que PARKLSIS. 4) SENTENCIAR E CONVENCER (1 Co 14.24,25). 5) INSTRUO E APRENDIZAGEM (1 Co 14.31). O DOM DE VARIEDADES DE LNGUAS E INTERPRETAO DE LNGUAS Limitar-nos-emos, primeiramente, aos dons de lnguas e interpretao de lnguas na congregao pblica; em seguida, passaremos a considerar o assunto de falar-se em lnguas de uma forma geral.
A. Carlos G. Bentes Pgina 21 29/1/2012

O que dom ministerial de variedade de lnguas? O dom ministerial de lnguas a habilidade dada por Deus a algum para que haja comunicao numa lngua desconhecida, e para que seja interpretada na assemblia a fim de que todos possam compreend-la. ... a outro a variedade de lnguas; e a outro a interpretao de lnguas... (1 Co 12.10; Veja tambm 1 Co 14.5). Novamente, esta uma manifestao do Esprito (1 Co 12.7), e no uma habilidade humana. Isto no tm absolutamente nada a ver com habilidades lingsticas naturais, eloqncia em discursos, ou uma nova maneira Santificada de falar-se. Ainda que o Esprito possa estar envolvido nestas caractersticas esto todas parte do assunto em considerao. O dom de lnguas uma manifestao ou expresso sobrenatural do Esprito Santo; atravs dos rgos vocais de uma Pessoa. Ele uma manifestao direta da esfera dos milagres. Isto diferente de lnguas que so usadas na vida particular do crente? Sim! A Bblia, claramente, revela trs categorias gerais quanto ao falar-se em lnguas. Embora a Bblia no seja escrita na forma de um livro de teologia sistemtica, com tudo bem dividido e esquematizado, medida em que a estudamos aprendemos por observao e experincia, certas categorias claramente emergem. Ainda que a Bblia, em si no nos d resumos sistematizados, estes so descobertos atravs de uma sntese de todos os ensinamentos da bblia num dado assunto. Isto parte do manejar-se bem (dividir, analisar) a Palavra de Verdade (2 Tm 2.15). Estas trs categorias gerais de lnguas podem ser, claramente, vistas nas Escrituras: 1. Lnguas que so faladas no momento em que recebemos o Batismo no Esprito (At 2.4; 10.45-47; 19.6). 2. Lnguas para uma comunho Pessoal com Deus numa maneira contnua. (1 Co 14.1-4,15; Jd 20; Rm 8.26,27; Ef 6.18). 3. Lnguas que so dadas na assemblia para uma comunicao ao Corpo e para serem um sinal ao incrdulo (1 Co 12.10; 14.5; 14.21,22). Foi a confuso destas trs categorias de lnguas que o Senhor procurou corrigir na Igreja de Corinto. Aparentemente, alguns falavam em lnguas demasiadamente nas reunies, sem que interpretaes fossem dadas.

A. Carlos G. Bentes

Pgina 22

29/1/2012

Isto produzia confuso e abusos. Portanto, o Senhor, atravs de Paulo, classificou-as para eles. Alm disso, deveramos entender que h trs maneiras gerais em que a Bblia usa a palavra dom ou graa. 1) O dom de Deus da Salvao atravs de Cristo (Rm 5.15-18; 2 Co 9.15), o qual inclu; 2) O dom do Esprito Santo (At 2.38; 8.20; 10.45) o qual inclu; 3) Os dons do Esprito Santo (2 Co 12.1,4,9,28; 14.1; Hb 2.4). Em nenhum lugar o batismo no Esprito chamado de dom de lnguas. Ao invs, ele o dom do Esprito (o qual inclui lnguas). Todo crente que cheio do Esprito deve falar em lnguas, mas nem todos necessariamente tm o dom de lnguas como uma manifestao espiritual no ministrio do Corpo. Paulo ensina que 99% das lnguas para um uso particular e pessoal na orao, louvor e auto-edificao. Todavia, h aqueles a quem o Esprito move para que levantem as suas vozes em lnguas na assemblia, para que sejam, em seguida, interpretadas, a fim de abenoarem ao povo. O dom de lnguas para a edificao da Igreja, e no do indivduo que exercita. O falar-se em lnguas como parte do Dom do Esprito Santo, deve continuar em nossas vidas privadas para uma edificao individual, e no da Igreja. Quais so os propsitos de lnguas e interpretao na assemblia? 1) Para serem um sinal ao incrdulo. (1 Co 14.21-22). 2) Para expressarem edificao, exortao e conforto ao crente (1 Co 14.3-5). Lnguas com interpretao so equivalentes a profecias. 3) Para levantarem a congregao ao louvor e orao (1 Co 14.13-16). Nesta passagem, Paulo encoraja ao que fala em lnguas a orar pela interpretao. O contexto imediato que se segue o orar e falar em lnguas. A deduo que a orao e o louvor no Esprito poderiam ser interpretadas e ser edificantes ao Corpo. Se uma igreja tem mais lnguas e interpretaes que profecias, isto uma indicao que ela no cresceu alm de um nvel elementar de f (1 Co 14.5-13), ou que h incrdulos que, regulamente a freqentam e que necessitam deste sinal (14.21-22). De que maneiras as lnguas so um sinal aos incrdulos? 1) Pela evidncia do sobrenatural; ao verem as pessoas falando em lnguas que elas nunca aprenderam, (At 2.6-8; 1 Co 14.21-22). 2) Pela sensao do sobrenatural; elas carregam a atmosfera com a sensao da presena de Deus. Isto sentido at mesmo pelos incrdulos. 3) Pelo testemunho do ouvir-se uma lngua estrangeira que eles possam conhecer, Deus lhes d um sinal, falando com eles em suas lnguas maternas (ou uma outra lngua que eles aprenderam).
A. Carlos G. Bentes Pgina 23 29/1/2012

Este foi o grande sinal durante o Pentecostes. Eles ouviram as pessoas falando, sobrenaturalmente, em suas prprias lnguas maternas. Este sinal proporcionou a salvao de trs mil judeus que foram obedientes. Ainda que as lnguas sejam um sinal, os incrdulos nem sempre as aceitam como tal, especialmente se forem praticadas sem a ordem devida (todos falando ao mesmo tempo - 1 Co 14.23). Eles diro: estais loucos. Na verdade muitos cpticos e crticos respondem desta maneira, at mesmo quando as lnguas so praticadas no modo apropriado. Muitos hoje igualam as lnguas a uma tagarelice incoerente que falada num estado de loucura emocional ou psicolgica. Isto , exatamente, o que um grupo de pessoas orgulhosas disse no dia de Pentecoste (At 2.13). Isto exatamente, o que Deus disse que os homens diriam. Todos devem ter o dom [ministerial] de variedade de lnguas? No! 1 Co 12.28-30 mostra, claramente, que nem todos so usados desta maneira. O texto de 1 Co 12.28-30 correlato ao de Ef 4.1 que fala acerca dos dons ministeriais. H uma distino entre os dons e os ministrios. Existe o dom de variedade de lnguas (1 Co 12.10) e existe o ministrio de variedades de lnguas (1 Co 12.28). Ainda que todos possam dar um passo de f, ocasionalmente, e falar em diversas lnguas, no bblico o ensinar-se que todos devem ter qualquer um dos dons ministeriais do Esprito. Esta era uma das principais nfases de Paulo em seus ensinamentos sobre os dons e ministrios do Corpo (Rm 12.3-8; 1 Co 12.4-31). 1 Co 12. 28-30: E a uns ps Deus na igreja, primeiramente apstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de lnguas. Porventura so todos apstolos? so todos profetas? so todos mestres? so todos operadores de milagres? Todos tm dons de curar? falam todos em lnguas? interpretam todos? Quantas mensagens em lnguas e interpretaes esto em ordem numa reunio? A resposta a esta questo dada, muito simples e brevemente, por Paulo em 1 Co 14.27-28. Duas ou trs mensagens so, geralmente, suficientes para que recebamos, com clareza o teor completo daquilo que o Senhor esteja falando. Algumas assemblias tm, virtualmente, proibido lnguas nas assemblias, por vrias razes (permitindo, somente que sejam praticadas no salo dos fundos depois do culto). Contudo, a Bblia no nos ordena que as silenciemos nas atividades da assemblia, e sim, que as regulemos. Temos, na verdade, a admoestao direta: ... No proibais falar lnguas (1 Co 14.39-40). O que o dom de interpretao de lnguas? O dom de interpretao a habilidade sobrenatural e espontnea de interpretar-se uma comunicao dada em lnguas na lngua que compreendida pelas pessoas presentes. Novamente, isto no tem, absolutamente nada a ver com um conhecimento
A. Carlos G. Bentes Pgina 24 29/1/2012

natural de lnguas, mas procede diretamente, do Esprito Santo (1 Co 12.10). Observase que em 1 Co 14.13 diz: ore para que possa interpretar, e no estude lnguas. Alm disso, 1 Co 14.2 mostra que quando algum fala em lnguas, ningum entende. Portanto, deve haver uma revelao sobrenatural, assim como a mensagem em lnguas foi sobrenatural. A interpretao deveria ser dada como uma resposta imediata mensagem em lnguas. A interpretao o mesmo que traduo? No! Interpretar significa explicar, expor, elucidar ou expandir. Traduzir significa converter de uma lngua para outra. Na verdade, o grau de traduo em si pode variar segundo o dom de interpretao em particular. Tambm deveramos lembrar que mesmo o traduzir-se de uma lngua para outra, geralmente, deixa uma grande discrepncia entre a extenso da mensagem e o nmero de palavras necessrias para dizerem a mesma coisa. Observe Dn 5.25-28 que a interpretao de Mene, Mene, Tequel, Ufarsim foi, aproximadamente, nove vezes maior que mensagem original. Uma outra razo pela qual as mensagens podem ser bem mais curtas que suas interpretaes que a situao envolve, na verdade, lnguas seguidas por uma profecia; ou talvez uma orao em lnguas seguida por uma resposta do Senhor atravs de uma profecia. Deveramos tambm mencionar que uma mensagem em lnguas pode ser na verdade, uma orao, adorao, como tambm uma exortao. Freqentemente, algum pronuncia em voz alta uma orao inspirada pelo Esprito a qual Deus quer que seja feita em tal momento. A interpretao ento informa ao povo aquilo que foi orado e os levanta orao em conjunto, como tambm aviva a sua f. Em outras ocasies, o Senhor pode desejar que o Seu povo O louve e O adore e Ele pode mover algum a comear a falar em lnguas. Quando h interpretao, esta levanta ao povo ao louvor e adorao. Se uma interpretao genuna estiver acontecendo, ento algumas das mensagens em lnguas sero, indubitavelmente, interpretadas como oraes e louvor como tambm exortaes. As possveis explanaes do fato de que algumas mensagens em lnguas so seguidas por profecias, ao invs de interpretaes so: possivelmente, a mensagem em lnguas estava fora de ordem e isto inspirou outra pessoa a profetizar; algum interrompeu e profetizou antes que uma interpretao pudesse ser dada; porque no havia nenhum intrprete presente, ou a pessoa com a interpretao no quis d-la, ento algum com o dom de profecias moveu-se nesta rea. Com relao a esta ltima razo possvel, no claro a alguns que h uma diferena entre o dom de profecias e o dom de interpretao. Eles, portanto, podem tentar interpretar mensagens em lnguas, simplesmente porque eles profetizam. H, contudo, uma diferena definida e esta tem que ser respeitada. Que mensagens so interpretadas? Se uma interpretao necessria ou no depende da situao e da categoria das lnguas que esto sendo faladas. Nunca houve nenhuma interpretao quando as
A. Carlos G. Bentes Pgina 25 29/1/2012

pessoas falaram em lnguas ao receberem o Esprito Santo (At 2.4-6; 10.45-47; 19.6). A Bblia tambm indica que, quando as lnguas so usadas para a orao ou adorao pessoal, elas no so interpretadas (1 Co 14.2,14-18; Rm 8.26-27). As nicas lnguas que Paulo disse que necessitam de interpretao so as faladas na igreja com o propsito de comunicarem aos homens. Geralmente, isto evidente em si mesmo. Uma pessoa, durante o minguamento da adorao, ou durante a orao e espera em Deus em silncio, distintamente levanta a sua voz por pouco tempo, falando numa lngua que desconhecida aos presentes. Esta a categoria entre a variedade (tipos) de lnguas que necessita ser interpretada. Quem deve interpretar as lnguas na assemblia? Basicamente, algum que tenha recebido este dom deveria fazer a interpretao. Pode ser outra pessoa, alm daquela que esteja dando a mensagem em lnguas (1 Co 14.27), ou pode ser a prpria pessoa que falou a mensagem em lnguas (1 Co 14.5-13). Paulo parecia indicar em 1 Co 14.27, que, em qualquer reunio est de acordo com a ordem que uma pessoa faa as interpretaes. Uma verso traduz esta passagem assim: Que o mesmo intrprete explique a palavra a todos. Parece que esta uma traduo fiel do propsito deste versculo no original. Provavelmente, uma maior nfase necessita ser colocada no dom de interpretao de lnguas. Parece que esta tem sido uma rea de entendimento negligenciado no passado. Na verdade, nem todos ou qualquer um deveria tentar exercit-lo. As tentativas de interpretao por aqueles que no receberam, especificamente, este dom so, provavelmente, a causa de no haver um maior nmero de interpretaes puras. Alm disso, significativo que aqueles que do mensagens em lnguas compreendam que sua responsabilidade no termina com o seu simples falar abertamente em lnguas se no houver ningum com o dom de interpretao presente. A responsabilidade, ento, recai sobre eles. Eles devem interpretar suas prprias palavras; caso contrrio estaro fora de ordem (1 Co 14.5,13-28). Se algum, portanto, no est definitivamente ciente de que algum com o dom de interpretao esteja presente, este no deve mover-se em lnguas a no ser que esteja disposto a interpretar tambm, caso ningum mais o faa. Como saberei se devo dar uma mensagem em lnguas ou fazer uma interpretao? A sensibilidade s inspiraes internas do Esprito uma rea em que todos devemos aprender. Ela est mais na esfera subjetiva, nenhuma lista de regras pode ser produzida a fim de informar a outros como isto feito. Certos princpios, contudo, podem ser mencionados e podem ser teis. Um dos princpios que compreendamos que Jesus no julgava nem rejeitava a Seus discpulos por cometerem erros ao tentarem fazer a Sua vontade. O terror s conseqncias de um erro pequeno e sem importncia pode fazer com que uma pessoa
A. Carlos G. Bentes Pgina 26 29/1/2012

evite o seu envolvimento permanentemente. Deus tem pacincia conosco quando os nossos coraes esto puros e estamos sinceramente, procurando fazer a Sua vontade. Assim tambm o Senhor zela por ns ao tropearmos ou cambalearmos enquanto aprendemos a andar nos dons espirituais. Um outro princpio que sua voz e inspiraes internas so suaves. possvel que no as percebamos se supormos que elas sejam impresses ou impulsos humanos. Freqentemente, o Senhor move-Se fortemente e com grande clareza e certeza no principiante. Porm, isto pode diminuir medida em que ele aprende mais sobre a f e a ter uma maior sensibilidade ao Esprito Santo. O FALAR EM LNGUAS E OBSERVAES GERAIS O que significa falar em lnguas?. A palavra lnguas (At 2.3; 1 Co 12.10; 13.1) a palavra grega () glossa e significa uma linguagem ou idioma. Ela no tagarelice incoerente, e sim linguagens. Observe que a palavra usada na forma plural o que mostra que um nico crente capaz de, no somente falar uma lngua, mas tambm fala em lnguas. Que o falar em lnguas sempre se refere a lnguas terrenas e conhecidas no pode ser presumido. Na verdade, Paulo usa a mesma palavra referindo-se a lnguas angelicais (1 Co 13.1). Ele Tambm diz que, quando algum fala em lnguas ningum o entende (1 Co 14.2). 1 Co 14.26 diz ... um tem salmo, outro doutrina, este traz revelao, aquele outra lngua...; cada pessoa tem uma diferente. Aplicando-se isto ao Corpo de crentes, em sua totalidade ao redor do mundo, seria muito mais que suficiente para esgotar as lnguas terrenas conhecidas. O repertrio de lnguas de Deus , certamente, maior que o do homem e inclui muitas que so celestiais ou desconhecidas ao homem. Ainda que as lnguas sejam idiomas verdadeiros e devam ser um sinal aos incrdulos, as Escrituras no indicam que, afim de que elas sejam um sinal ou que sejam faladas na assemblia, algum que entenda o idioma que est sendo expresso no exerccio deste dom deva estar presente. A nica vez na Bblia em que isto aconteceu est em Atos 2. Paulo esclarece em 1 Co 14 que as lnguas teriam que ser sobrenaturalmente, interpretadas a fim de que fossem compreendidas na assemblia. Seguindo-se a analogia da profecia de Isaas citada em Paulo (Is 28.10-12; 1 Co 14.21), deveramos observar que a lngua seria uma outra, ou uma lngua estranha a Israel. Isto se referia ao julgamento que viria das naes inimigas. J que eles no ouviriam a Deus falando-lhes atravs dos profetas, Ele viria a falar-lhes atravs dos exrcitos estrangeiros. O sinal do idioma era que ele no era entendido pelo povo ele era estrangeiro e desconhecido do povo. Quais so as razes segundo a Bblia, de que os crentes falariam em lnguas? 1) Para serem um sinal ao incrdulo (1 Co 14.22). 2) Para cumprirem profecias bblicas (Is 28.11).
A. Carlos G. Bentes Pgina 27 29/1/2012

3) Isto um sinal do crente (Mc 16.17; At 10.45,46; Jo 7.38,39; At 1.8). 4) um sinal de que Cristo ressuscitou e de que Ele est glorificado e sentado nos cus (At 21.32-36). 5) um sinal da aceitao pessoal do Seu Senhorio (At 2.4,32,39) e da nossa entrega total, at mesmo ao ponto de entregarmos o nosso membro mais rebelde: a lngua (Tg 3.1,18). 6) um sinal de que a pessoa se arrependeu e recebeu o Esprito Santo. o sinal inicial do recebimento do Esprito Santo (At 2.4,38,39; 10.46,47; 19.6). 7) Para lidar com orgulho humano. Para entrar em contato com Deus o homem deve tornar-se como uma criana (1 Co 1.18-31; Mt 18.2-5). Isto parte do oprbrio que carregamos (do ponto de vista do mundo e do nosso intelecto humano). 8) Para que Deus possa falar, sobrenaturalmente, aos homens (1 Co 12.10; 14.5; 13.22). 9) Para que os homens possam falar com Deus sobrenaturalmente (1 Co 14.2,16-18). Isto se refere adorao (1 Co 14.15,16; At 2.11; 10.45,46). 10) Para edificarmos a ns mesmos (1 Corintos 14.4,15,16; Jd 20; Ef 6.18). A alma e o corpo, sem o auxlio, no esto equipados com as faculdades que possibilitam uma completa expresso do esprito humano. O esprito recm nascido comunica-se com o Senhor atravs da lngua (linguagem) recm nascida. A linguagem que a nossa alma conhece e os pensamentos que a nossa mente pensa colocam grandes restries na livre expresso do nosso esprito. O nosso esprito, com o Esprito Santo nele habitando, transcende a alma e sempre requer um outro meio de expresso, alm daquele que a alma proporciona. por isto que de grande valor que no limitemos as nossas oraes e a nossa adorao ao que a mente compreende. uma vantagem ao invs de desvantagem que no saibamos o que estamos dizendo. Isto faz com que as nossas capacidades mentais que so limitadas sejam ignoradas e nos lana na esfera ilimitada do Esprito de Deus. O orar-se em lnguas uma grande chave para o crente em seu caminhar no Esprito. Este era um dos grandes segredos de Paulo (1 Co 14.18). Enquanto o nosso esprito no estiver fluindo na orao, a nossa vida de orao no est nem a meio caminho andado. Temos que aprender a nos entregar e a orar no Esprito para que tenhamos uma vida de orao eficaz e alegre. Atravs de nossa perseverana em, profundamente, usarmos as lnguas em nossas vidas privadas, o Esprito Santo, continuamente transmite poder e energia a todo o nosso ser. Atravs desta avenida, Deus pode dar-nos revelaes e um estmulo s nossas mentes, permear todo o nosso sistema emocional com o Seu Esprito, alm de, continuamente influenciar a nossa vontade afim de que vivamos numa obedincia absoluta a Ele. Tambm desta avenida, a nossa sade fsica pode ser libertada e emergir do Esprito que concede vida, e que est dentro de ns, os nossos coraes so reavivados e os violentos ataques de doenas e enfermidades so impedidos. por isto que Paulo ao colocar restries e controles com relao a lnguas na assemblia, fez exatamente o oposto referindo-se ao seu uso privado. Ele encorajou o uso copioso de lnguas.
A. Carlos G. Bentes Pgina 28 29/1/2012

atravs deste meio que podemos rejuvenescer e reanimar ao nosso homem interior por completo (Is 40.29-31). NOTA: Um outro aspecto da nossa auto edificao atravs de lnguas visto atravs de um exame cuidadoso de 1 Co 14.5 o qual poderia, com toda validade, ser interpretado assim: Quisera que todos vs falsseis em lnguas afim de que possais profetizar... (no grego, a construo destas sentenas pode expressar um propsito). O falar em lnguas, em outras palavras , um degrau que nos conduz interpretao e profecia. Este versculo no est mostrando um contraste entre duas coisas, e sim referindo-se a uma progresso. O falar e cantar em lnguas so a forma mais fcil e menos complicada de aprender-se a profetizar. Porque as lnguas aparentemente atraem mais ateno e argumentao que os outros dons? 1) Porque os oponentes fazem delas um ponto de discrdia. Isto fora aos que crem em lnguas a falarem sobre o assunto. Freqentemente, temos a impresso de que os pentecostais somente falam sobre isto, porque isto tudo que eles perguntam. 2) Porque, freqentemente, aqueles que falam em lnguas do uma nfase exagerada em seus ensinamentos e prtica. Muitas vezes, isto tem sido feito numa forma carnal e defensiva, tornando-se assim numa coisa ofensiva desnecessariamente. 3) Porque elas tm sido usadas em cultos fora da ordem bblica: sem interpretaes, com um nmero excessivo de mensagens em lnguas, etc. Onde quer que haja muita vida nova o potencial para confuses tambm existe. Quanto maior for o impulso espiritual, maior ser o potencial para erros. Contudo, a maneira errada de trazermos a ordem extinguirmos a vida. As correes devem ser feitas sem que sufoquemos a operao. Alguns tm a tendncia de usarem extintores de incndio maiores e mais poderosos quando no h fogo algum. No faz sentido dar-se nfase a controles quanto aos dons espirituais, se no houver nenhum dom em operao. Os abusos no so resolvidos pelo desuso. 4) Por causa de sua prpria natureza, elas so um sinal ou manifestao sobrenatural que atrai muita ateno. 5) Porque as lnguas so a possesso comum em potencial de todos os crentes, e deveriam, por conseguinte, ser muito prevalecentes. , portanto provvel que elas sejam um grande alvo de ateno, especialmente se forem abusadas. 6) As lnguas so muitas vezes, usadas como base para as desaprovaes dos escarnecedores, incrdulos ou dos indoutos em tal doutrina. Elas so um sinal que causam uma ofensa queles cujos coraes no esto abertos a Deus. 7) Porque esto elas restauradas. O fato de elas terem sido negligenciadas ou ausentes no passado acentua agora, sua ampla manifestao medida que Deus derrama o Seu Esprito, sobre toda carne. Muitas vezes, durante o processo de restaurao de uma faceta de uma verdade que foi perdida, tal verdade recebe uma nfase exagerada. Isto quase que necessrio
A. Carlos G. Bentes Pgina 29 29/1/2012

para que tal verdade seja colocada de volta em seu lugar de equilbrio adequado, assim como uma pessoa que esteja com uma grande necessidade de uma certa vitamina, geralmente deve tomar grandes doses da mesma num certo perodo, para que o seu sistema adquira o equilbrio apropriado. o Esprito Santo que fala ou sou eu? De certa maneira, so ambos, mas de grande ajuda ao nosso entendimento que compreendamos que temos que falar. Usamos os nossos prprios rgos vocais por um ato de nossas prprias vontades, cooperando com o Esprito Santo que nos est movendo. At 2.24. Todos ficaram cheios do Esprito Santo e passaram a falar. Observe que eles que falaram. 1Co 14.15. Orarei... com o Esprito... Cantarei... com o Esprito. No exatamente correto que digamos que o Esprito Santo fala em lnguas. Ele nos estimula e ns falamos em lngua. Contudo, numa forma geral apropriado que digamos que o Esprito est falando atravs de ns. Este princpio ilustrado nestas duas referncias: At 13.2: ... disse o Esprito Santo... (provavelmente atravs de um dos profetas presentes). 1 Tm 4.1: O Esprito afirma expressamente... (contudo foi atravs de Paulo que a mensagem veio na verdade). O orar em Lnguas e o Subconsciente 10

CONSCIENTE

SUBCONSCIENTE

O subconsciente ou inconsciente a rea da alma onde cada experincia que a pessoa teve armazenada em bancos de memria como as dos computadores. Tudo o
10

BENETT, Denis e Rita. TRINDADE DO HOMEM. Editora VIDA, 1982, p. 80.

A. Carlos G. Bentes

Pgina 30

29/1/2012

que vimos, pensamos, sentimos e percebemos desde o momento de nossa concepo at o presente est ali. Seria impossvel conservar tudo na memria ativa de modo que armazenado no inconsciente. Seu subconsciente contm todos os sentimentos, pensamentos, motivaes j registradas em sua vida. A mente j foi comparada a um iceberg. A ponta que est de fora a parte consciente, mas a parte submersa sete vezes maior, o subconsciente.

No h dvida a respeito da existncia da mente inconsciente, mas as opinies diferem quanto ao seu papel. Alguns acham que Deus entra na alma passando pelo inconsciente. Outros dizem que o inconsciente o esprito. No acreditamos ser esta a maneira correta de ver o inconsciente. Deus no entra na personalidade por meio das profundezas do inconsciente, mas de uma direo totalmente diversa. O esprito no a mente inconsciente. O inconsciente faz parte da alma. O esprito uma rea completamente diversa, e atravs do esprito que Deus chega a ns. Diz o Dr. Thomas A. Harris a respeito da mente consciente e subconsciente: As provas parecem indicar que tudo que esteve em nossa conscincia gerado com detalhes e armazenado no crebro e pode ser reproduzido no presente. Muitas respostas do passado so reproduzidas no presente se algum nos toca uma ferida psicolgica. A mente subconsciente tem muitas recordaes doloridas, Longe dos olhos, longe do corao no vlido aqui. O que bloqueado de nossa memria consciente ainda influencia e d colorido ao nosso pensar e aes a menos que seja curado. Se uma ferida emocional profunda demais, a pessoa no pode simplesmente usar a inteligncia e a fora de vontade para resolver o problema. Os problemas do subconsciente so involuntrios. O subconsciente motiva nossas aes como a propaganda subliminar pode, sem que o percebemos, afetar o tipo de coisas que compramos. As pessoas freqentemente perguntam: O falar em lnguas vem do subconsciente? No, no vem. Se viesse, teramos uma jaula cheia de problemas todas as vezes que falssemos em lnguas, porque o subconsciente um balaio de confuso. O esprito recriado, onde Deus habita, santo, logo, quando a pessoa ora nesse nvel
A. Carlos G. Bentes Pgina 31 29/1/2012

mais profundo edificada no esprito (1 Co 14.4). Se viesse da parte subconsciente da alma a pessoa seria edificada em um instante e no outro ficaria deprimida. O falar em lnguas no exige dados mentais, quer conscientes quer inconscientes, mas procede diretamente do Esprito para o esprito do crente. Pode ser um processo de cura para o inconsciente expressar-se, medida que o Esprito Santo concede essa capacidade, o que de outra forma, seriam necessidades inalcanveis e inexprimveis encontradas no inconsciente. O orar em lnguas um instrumento valioso na cura da alma. Todavia, embora voc tenha a habilidade de Deus de falar em lnguas, pode ser que ainda precise de um pouco mais de ajuda com orao especfica e que cura a alma. A vida de Deus est dentro de ns, devemos cooperar com Deus para que a sua vida (zoe-zwh/ zwh) possa se manifestar em todas as facetas de nossa vida (Jo 12.24, 25). O Esprito a fonte de motivao; contudo, temos que obedecer e cooperar sem esperarmos que Ele nos avassale e nos sobrepuje. Fazemos isto, estando totalmente conscientes e com uma posse voluntria dos nossos sentidos.

apropriado que os crentes orem ou adorem em lnguas juntos ao mesmo tempo? As instrues de Paulo no 1 Co 14 nos do a ordem para a maioria das nossas assemblias gerais. Se, contudo, uma reunio de crentes for feita com nico propsito de orao em conjunto, isto apresentar um quadro um pouco diferente. Se a reunio for definitivamente, uma reunio s de crentes, haver talvez, uma liberdade maior do que aquela em que incrdulos estiverem presentes. a nossa convico, que numa reunio como esta, onde a nica nfase est em comunicarmo-nos com Deus e no um com os outros, que a orao e o louvor em lnguas em conjunto esto de acordo com a ordem. H na verdade um grande poder a bno nisto. Sabemos que a Igreja primitiva orava em conjunto (todos ao mesmo tempo) (Lc 24.52,53; At 4.24-31; 12.12; 21.5) e que, em vrias ocasies, todos eles falavam em lnguas em conjunto (At 2.1-4; 10.45,46; 19.6). H ocasies em que Deus dirige Seu povo a cantar ou a falar juntos no Esprito. Isto tem acontecido, como ondas atravs da histria, como tambm nos prprios dias em que vivemos. Muitas vezes, durante reavivamentos, isto simplesmente, surge
A. Carlos G. Bentes Pgina 32 29/1/2012

soberanamente quando Deus se move sobre um grupo de pessoas. O ponto principal que tal louvor e adorao no deveriam produzir confuso ou desarmonia, mas deveriam ser feitos em unidade e com o nico propsito de adorar a Deus ou orar. O ponto principal , essencialmente: com quem temos o propsito de comunicarmo-nos, Deus ou o homem?. O propsito desta lista o de demonstrar que Paulo, no somente falou negativamente sobre lnguas em 1 Co 14, mas tambm positivamente, e de mostrar claramente que, quando havia restries com relao a lnguas, ele se referia ao seu uso na congregao pblica e no na vida privada. Na verdade, temos a impresso de que ele remove qualquer controle ou censura no uso de lnguas em nossas vidas privadas (1 Co 14.18,28). A questo toda que para comunicarmo-nos com os homens temos que faz-lo inteligivelmente e de maneira ordenada. Isto uma demonstrao de amor, o qual busca a edificao dos outros, ao invs de satisfazermos aos nossos prprios desejos ou necessidades (Ver em 1 Co 14.4,5,12,17,26). II. DIVERSIDADE DE MINISTRIOS. E h diversidade de ministrios, mas o Senhor o mesmo 1 Co 12.5. O NASCIMENTO DOS MINISTRIOS NA IGREJA 11 Podemos distinguir duas grandes correntes ministeriais: a primeira, proveniente da tradio hebraica, composta por presbteros ou ancios, considerados, todos eles, como diaconias ou servios. Trata-se de termos tcnicos institucionais j consolidados no judasmo da poca crist. O termo presbtero do Novo Testamento no deriva do ambiente cultual, mas da sinagoga e da direo das comunidades. S no Apocalipse fala-se de uma ao litrgica de presbteros na Jerusalm celestial (Ap 4.411; 5.6-10). A segunda corrente ministerial depende da cultura greco-romana e consta de bispos (prefeitos, diretores, gestores, administradores) e diconos (domsticos, criados, servos) que so dois termos profanos. Designam determinadas funes da sociedade romana, sem, todavia serem cargos institucionais no sentido que os da tradio hebraica possuem. Os bispos tinham uma funo de inspetor, vigia ou administrador; eram os altos funcionrios, que controlavam as cidades com funes diretivas. Os ministrios surgem como servios, porque os doze apstolos no podem atender a todas as necessidades da Igreja (At 6.1-7). Todos os ministrios so diaconias, at o ministrio apostlico (At 1.17,25). Paulo tambm emprega abundantemente o conceito de diaconia para falar dos ministrios, incluindo tambm o dele mesmo (Rm 11.13; 12.7; 15.31; 1 Co 12.5; 16.15; 2 Co 4.1; 5.18; 6.3; 8.4), j que inicialmente o termo no designava um cargo preciso, mas a ndole servidora de cada cargo e funo.12
ESTRADA, Juan Antonio. Para Compreender Como Surgiu a Igreja. 1 ed. So Paulo: Editora Paulinas, 2005, p. 322324. 12 ESTRADA, Juan Antonio Op. Cit., p. 326.
11

A. Carlos G. Bentes

Pgina 33

29/1/2012

ESTRUTURA ECLESISTICA 13 Examinando as Escrituras Sagradas, encontramos duas estruturas que sustentam a Igreja: 1. A estrutura funcional, composta de bispos, presbteros, diconos e discpulos (1 Tm 3.1-13; Tt 1.5-9). 2. A estrutura ministerial, composta de apstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, e os demais dons espirituais (Ef 4.11; 1 Co 12.28). (a) Na estrutura funcional. A fim de poder exercer uma funo na Igreja, todo cristo deve preencher as qualificaes exigidas pela Palavra de Deus: O bispo 1 Tm 3.1-7 O presbtero Tt 1.5-9 O dicono 1 Tm 3.8-13 O discpulo Atos 2.42; 1 Co 11.2 (b) Na estrutura ministerial. No h qualquer texto bblico definindo as qualificaes de apstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, pois so dons ministeriais. Ento, a nossa convico que tais ministros devem viver de acordo com os ensinamentos gerais expostos nas Sagradas Escrituras para todo o povo de Deus (Mt 5.48). GOVERNO NA IGREJA LOCAL QUEM SO OS PRESBTEROS DA IGREJA? Os presbteros da Igreja, de acordo com Atos 20.17,28 e 1 Pedro 5.1-3, so os irmos plurais e co-iguais sobre cujos ombros repousa o governo do Corpo de Cristo local em cada lugar. Eles operam sob a chefia direto do prprio Jesus Cristo. PRESBTEROS, PASTORES E BISPOS Essas trs denominaes so aplicadas aos mesmos irmos plurais e co-iguais por Paulo e Lucas em Atos 20 e por Pedro em 1 Pedro 5. De Mileto (Paulo) mandou a feso chamar os presbteros (presbuteron no grego) da Igreja (At 20.17). A respeito desses idnticos homens, Paulo declara em v. 28: sobre o qual o Esprito Santo vos constituiu bispos (ou superintendentes; no grego, episkpous - ). Paulo ainda instrui esses presbteros, esses bispos, a pastorear (no grego, - poimain) a igreja de Deus. E a respeito desses mesmos homens que Paulo escreve posteriormente em Efsios 4.11: E Ele mesmo concedeu uns... para pastores ( -poimen, no grego) com vistas ao aperfeioamento dos santos.

13

MORENO, Jos. O Caminho do Peregrino. 1 ed. Belo Horizonte, MG: www.anglicanalivre.org,br, 2006, p. 56,57.

A. Carlos G. Bentes

Pgina 34

29/1/2012

A estrutura funcional: o dicono 14 Dicono, em grego, significa: aquele que serve. Ele um ministro ordenado para auxiliar o presbtero e o bispo nas vrias atividades da Igreja. A Bblia no define qual a funo do dicono. Isto ocorre, porque as possibilidades de servio na igreja so as mais diversas. Cada poca, cada local e cada situao apresentam necessidades especficas, pois a igreja um organismo vivo, em constante crescimento e transformao. As qualificaes pessoais exigidas de um dicono (1 Tm 3.8-13), o treinamento que recebe e a ordenao, fazem dele um auxiliar especializado. Essa condio lhe permite exercer suas atividades em reas importantes da obra de Deus, tais como ajudar o presbtero a administrar o batismo e a eucaristia e, eventualmente, administr-los, quando convocado. Entre os deveres ministeriais do dicono, tambm esto dar aconselhamento espiritual e pastorear o rebanho de Cristo. A estrutura funcional: o presbtero 15 Presbtero, em grego, significa homem maduro. Ele um ministro ordenado com imposio de mos (1 Tm 4.14; Tt 1.6) para pastorear uma comunidade local, como vigrio do bispo, ou seja, seu representante. Ele administra a parquia nos seus aspectos terrenos, seculares (At 11.30) e, por causa do dom ministerial de pastor (1 Pe 5.1-4; Jo 21.15-17) e da comisso recebida do bispo, tambm seu guia espiritual. As qualificaes pessoais exigidas de um presbtero podem ser vistas em Tt 1.59. O presbtero um oficial da igreja que: 1. Dedica tempo integral na obra de Deus; 2. Tem autoridade para tomar decises em nvel paroquial; 3. Pode ministrar a palavra de Deus, ensinando e pregando. O Novo Testamento sempre se refere a presbteros (no plural), sem exceo, mostrando que a Igreja deve formar um presbitrio, um corpo de presbteros agraciados com os diversos dons espirituais, um completando o outro, para o bom andamento da diocese. A distino de funes entre os membros do presbitrio pode ser observada em 1 Tm 5.17. Ali, encontramos aqueles cujo trabalho a pregao e o ensino, em contraste com os que no pregam ou ensinam. O bispo deve estar atento a essa diversidade de vocaes em seu presbitrio, para que o povo de Deus seja melhor servido por seus ministros ordenados.

14 15

MORENO, Jos. O Caminho do Peregrino. 1 ed. Belo Horizonte, MG: www.anglicanalivre.org,br, 2006, p. 57,58. MORENO, Jos . Op. Cit., p. 58,59.

A. Carlos G. Bentes

Pgina 35

29/1/2012

A estrutura funcional: o bispo 16 Bispo, no original grego, significa: aquele que olha de cima. Ele um ministro ordenado e consagrado para supervisionar a obra de Deus. um presbtero, atuando como primus inter pares (primeiro entre seus iguais), ou seja, exercendo a funo de supervisor do presbitrio. Do ponto de vista estritamente bblico, os termos bispo e presbtero so intercambiveis e podem aplicar-se ao mesmo homem ou a homens com funes idnticas ou muito parecidas. O bispo designado para exercer funes de chefia ou superintendncia. Todo bispo presbtero (comparar os versculos 17 e 28 de At 20; ver tambm: Tt 1.6-7), mas, obviamente, nem todo presbtero bispo. Na igreja primitiva, sob o governo apostlico, aquilo que depois se tornou a funo de um bispo, era realizado por um apstolo. Paulo teve que disciplinar um outro apstolo (Pedro) e certamente o fez investido da autoridade daquele que olha de cima (o bispo) Gl 2.11-14. O bispo o pastor principal da diocese e como tal a pastoreia (At 20.28). Tradicionalmente, ele tem atuado como pastor de pastores (os presbteros e os diconos), tornando-se um conselheiro para eles e um pai espiritual, exercendo autoridade e disciplina no que se refere s suas vidas e ministrios. Em algumas formas de cristianismo, uma Diocese (do grego antigo , diikessis, pelo latim dioecsis) uma unidade territorial administrada por um bispo. tambm referida como um bispado, rea Episcopal ou Sede episcopal (como na Igreja Metodista). A diocese a unidade geogrfica mais importante da organizao territorial da Igreja. Na Igreja Catlica e Comunho Anglicana, uma importante diocese chamado de uma Arquidiocese (geralmente devido sua dimenso ou importncia histrica), que governada por um arcebispo, que podem ter autoridade metropolitana sobre outras dioceses. No catolicismo romano, o Papa cria as dioceses em todo o mundo e escolhe os seus bispos. Dicas para o seu ministrio 1. Sempre que houver uma atividade especial na sua Igreja (e em outras ocasies tambm), convide seus parentes e amigos para participar. 2. Abra a sua casa, convidando seus vizinhos para um bate-papo, um cafezinho. A sua casa pode tambm abrigar um grupo de vida. 3. Participe dos programas escolares do seu bairro e influencie professores, pais e alunos. 4. Procure conviver com parentes e amigos, indo ao cinema com eles ou a um jogo de futebol. 5. Tenha sempre mo folhetos evangelsticos e aproveite todas as oportunidades para distribu-los. 6. Memorize Lc 19.10 e faa uma lista com os nomes de pessoas perdidas e ore para que Deus lhe d oportunidades e estratgias para ganh-las para Cristo. 7. Leia Mt 25.31-46 e procure envolver-se pelo menos mensalmente nas atividades citadas por Jesus ali.
16

MORENO, Jos . Op. Cit., p. 59,60.

A. Carlos G. Bentes

Pgina 36

29/1/2012

8. Leia livros sobre evangelismo e misses e faa cursos na rea. 9. Receba e hospede em sua casa missionrios e evangelistas. 10. Pense tambm em misses: ore pelos pases das marcas de roupas que voc usa; mantenha correspondncia (internet ou correio) com algum missionrio no Brasil ou no exterior; assista aos noticirios e ore pelos pases citados nas reportagens. 11. Procure saber a situao das igrejas ao redor do mundo. 12. Procure conhecer a vontade de Deus: ele quer que voc o sirva como missionrio em algum lugar do Brasil ou do mundo? ADVERTNCIA: NO CONFUNDIR OS MINISTRIOS COM OFCIOS. Embora muitos ministrios devam ser encontrados em uma Igreja do N.T., todavia h apenas dois ofcios definidos na organizao da Igreja local. Estes so: o ofcio de dicono e o ofcio de presbtero. Os presbteros (ou ancios) so a proviso de Deus para o governo espiritual da Igreja local. Eles assumem a superviso do rebanho de Deus (1 Tm 3.1-7; Tt 1.5-9; 2.2). Os diconos so a proviso de Deus para a superviso dos aspectos naturais da Igreja local (At 6.3-6; 1 Tm 3.8-13). A palavra presbtero uma transliterao da palavra grega PRESBYTEROS (). Esta palavra simplesmente significa idoso ou velho. Na Igreja do N.T. este termo usado especialmente para designar um homem que o oposto do nefito. Portanto a palavra presbtero descreve um homem e no um ofcio. Duas palavras que so geralmente confundidas com a palavra presbtero so palavras bispo e pastor. Quando verificamos a relao destas palavras no N.T., no h mais necessidade de confuso. A palavra bispo descreve um ofcio (At 1.20) ou a posio que o presbtero ocupa. A palavra pastor, que tem a conotao de alimentador ou apascentador, descreve o trabalho que realiza o presbtero, no ofcio de bispo. Para melhor ilustrar esta diferena, note os versculos bblicos seguintes, nos quais estes termos so usados: At 20.17,28: De Mileto mandou a feso chamar os presbteros () da igreja... Atendei por vs e por todo o rebanho sobre o qual o Esprito Santo vos constituiu bispos (), para pastoreardes ( ) a igreja de Deus, a qual Ele comprou com o seu prprio sangue. 1Pe 5.1,2: Rogo, pois, aos presbteros que h entre vs, eu,... pastoreai o rebanho de Deus que h entre vs. Tt 1.5-7 ... para que ... constitusses presbteros, conforme te prescrevi... que o bispo seja irrepreensvel... 1 Pe 2.25. Porque estveis desgarrados como ovelhas; agora, porm, vos convertestes ao Pastor e Bispo das vossas almas. DIVERSIDADE DE MINISTRIOS Os dons ministeriais so indivduos com um ou mais ministrios especficos, dados igreja (1 Co 12.18-30; Ef 4.11). Ministrios so oportunidades para o servio
A. Carlos G. Bentes Pgina 37 29/1/2012

cristo (diakonia) que esto abertas para ns para o exerccio de nossa motivao bsica. Estes ministrios foram dados por Deus, e so todos necessrios para que os propsitos de Deus sejam cumpridos na Terra. Um dos cinco no suficiente. Precisamos de tudo que Deus tem providenciado. O desejo de Cristo ter uma Igreja Gloriosa, sem mcula nem ruga (Ef 5.17), e Ele providenciou o ministrio quntuplo para este plano soberano em Seu povo - at que todos cheguemos unidade da F (Ef 4.13). Enquanto este objetivo no for atingido, enquanto no chegarmos perfeita varonilidade, podemos esperar que estes ministrios sejam importantes e funcionem na Igreja de Jesus Cristo. Eles no foram dados apenas para uma poca apostlica em particular, mas foram dados Igreja, at o tempo em que a Igreja chegue medida da estatura da Plenitude de Cristo (Ef 4.13). 1. APSTOLO (). A palavra significa literalmente enviado. Este ministrio mencionado muitas vezes em todo o Novo Testamento. De fato, h 79 referncias a apstolos. Existiram os 12 apstolos que indubitavelmente possuem um lugar especial no Reino, pois estiveram intimamente relacionados com o Senhor, tendo estado presentes ceia de fundao da Nova Aliana (Lc 22.14). Mas existiram tambm outros apstolos que tambm ministraram na poca neotestamentria. Existiram homens com Andrnio e Jnias (Rm 16.7), Barnab e Paulo (AT 14.14), Tito (2 Co 8.23), e outros. Daniel Berg e Gunnar Vigrem de certa forma foram apstolos (Pioneiros das Assemblias de Deus no Brasil). A idia de apstolo:
H um primeiro ponto sobre o qual parece que se tenha conseguido certa unanimidade: os textos dos sinticos que falam de os apstolos so redacionais e no permitem afirmar que Jesus mesmo lhes tenha atribudo esse ttulo. Tal ttulo supe o testemunho sobre a ressurreio e Pentecostes [...]. De tudo isso se deduz que, histrica e criticamente, os apstolos e os doze no podem ser identificados pura e simplesmente [...]. Lucas tende a identificar os apstolos com os doze, tendncia que ser confirmada pelo Apocalipse (Ap 21.14) e que parece ser testemunhada antes de Lucas e no prprio Paulo (Gl 1.17), todavia sem que esse uso seja sistemtico ou exclusivo [...]. Mas em Paulo, e at uma vez nos Atos (At 14.4,14), o qualificativo apstolo dado a outras pessoas alm dos doze [...]. Se considerarmos a data respectiva dos textos paulinos e lucanos, no parece que o ttulo de apstolo tenha sido reservado, em um primeiro momento, aos doze, sendo estendido mais tarde a outros. bem mais provvel que tenha ocorrido o contrrio.17

ESTRADA, Juan Antonio. Para Compreender Como Surgiu a Igreja. 1 ed. So Paulo: Editora Paulinas, 2005, p. 313314.

17

A. Carlos G. Bentes

Pgina 38

29/1/2012

IGREJA

OS DONS MINISTERIAIS OS 12 APSTOLOS JESUS


Apstolos de Fundao 18 Os apstolos do Novo Testamento tinham um tipo singular de autoridade na igreja primitiva: autoridade para falar e escrever palavras que eram palavras de Deus em sentido absoluto. No acreditar neles ou desobedecer a eles era o mesmo que no crer em Deus e desobedecer a Deus. Os apstolos, portanto, tinham autoridade para escrever palavras que se tornaram palavras da Bblia. Este fato por si s nos sugere que havia algo de singular no ofcio de apstolo, e no esperaramos que ele continuasse hoje, porque atualmente ningum pode acrescentar palavras Bblia e tlas na conta de palavras de Deus ou como parte das Escrituras. O prprio Novo Testamento possui trs versculos nos quais a palavra apstolo (gr. apstolos - ) usada em um sentido amplo, no para se referir a qualquer ofcio especfico na igreja, mas simplesmente com o sentido de mensageiro. Em Filipenses 2.25, Paulo chama Epafrodito vosso mensageiro (apstolos) e vosso auxiliar nas minhas necessidades; em 2 Co 8.23, Paulo refere-se queles que acompanharam a oferta que ele estava levando para Jerusalm como mensageiros [apostoloi] das igrejas; e em Joo 13.16, Jesus diz: ...nem o enviado [apstolos] maior do que aquele que o enviou. Mas h outro sentido para a palavra apstolo. Com freqncia muito maior no Novo Testamento refere-se a um ofcio especial, apstolo de Jesus Cristo. Nesse sentido estrito do termo, no h mais apstolos hoje, e no devemos esperar mais nenhum apstolo. A razo disso baseia-se no que o Novo Testamento diz sobre as qualificaes de um apstolo e sobre quem foram eles.

18

GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemtica. 1 ed. So Paulo: Editora Vida Nova, 1999, p. 760764.

A. Carlos G. Bentes

Pgina 39

29/1/2012

a. As qualificaes de um apstolo. As duas qualificaes de um apstolo eram: (1) ter visto Jesus Cristo aps a ressurreio (ser testemunha ocular da ressurreio) e (2) ter sido especificamente comissionado por Cristo como seu apstolo. O fato de que um apstolo tinha de ter visto o Senhor ressurreto indicado em Atos 1.22, onde Pedro diz que o substituto de Judas deve se tornar testemunha conosco de sua ressurreio. Alm disso foi aos apstolos que escolhera que depois de ter padecido se apresentou vivo, com muitas provas incontestveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias (At 1.2-3; cf. 4.33). b. Quem eram os apstolos? O grupo inicial contava com doze os onze discpulos originais que continuaram aps a morte de Judas, e Matias, que o substituiu: E os lanaram em sortes, vindo a sorte a recair sobre Matias, sendo-lhe ento votado lugar com os onze apstolos (At 1.26). To importante era esse grupo original de doze apstolos, os membros fundadores do ofcio apostlico, que lemos que seus nomes esto escritos nos fundamentos da cidade celestial, a nova Jerusalm: A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e estavam sobre estes os doze nomes dos doze apstolos do Cordeiro (Ap 21.14). c. Resumo. A palavra apstolo pode ser usada em um sentido amplo ou restrito. Em sentido amplo ela significa mensageiro ou missionrio pioneiro. Mas em sentido restrito, que o mais comum no Novo Testamento, refere-se a um ofcio especfico, apstolo de Jesus Cristo. Esses apstolos tinham autoridade nica para fundar e liderar a igreja primitiva e podiam falar e escrever a palavra de Deus. Muitas de suas palavras escritas tornaram-se as Escrituras do Novo Testamento. Os doze primeiros apstolos lanaram o fundamento da igreja como os primeiros pioneiros e pregadores do Evangelho. Alm disso, lanaram o fundamento da Igreja ao receberem o Esprito Santo. O ministrio do apstolo parece ser lanar o alicerce de igrejas locais (Ef 2.20). Ao faz-lo, eles estabelecem novas assemblias que j estavam estabelecidas, mas precisavam ser melhor aliceradas. O apstolo tem o equipamento sobrenatural chamado governo (1 Co 12.28). O missionrio que realmente chamado por Deus e enviado pelo Esprito Santo um apstolo. O Novo Testamento nunca menciona os missionrios mas, o cargo de missionrio no deixa de ser importante. Est includo aqui no cargo de apstolo. O missionrio ter a capacidade dada por Deus de todos os Dons Ministeriais: Far o trabalho do Evangelista. Levar as pessoas salvao. Far a obra do Mestre. Ensinar as pessoas e os firmar na F. Far a obra do Pastor. Pastorear por algum tempo essas mesmas pessoas. Ao estudarmos de perto a vida do apstolo Paulo, notamos que ele disse que nunca edificou em alicerce deitado por outra pessoa. Esforava-se para pregar o Evangelho onde Cristo ainda no fora proclamado (Rm 15.20), e sempre permanecia numa localidade entre seis meses a trs anos.
A. Carlos G. Bentes Pgina 40 29/1/2012

Sua vocao principal no era ser pastor, mas permanecia no local por um tempo suficiente para deixar seus convertidos firmados na Verdade antes de ir para outro lugar. Algumas caractersticas do ministrio apostlico: a) Ele caracterizado por humildade (1 Co 4.9; 2 Co 10.18; 1 Co 12.12). b) Ele se sacrifica (2 Co 11.22-29; 1 Co 4.9-13) c) O seu ministrio acompanhado por sinais e maravilhas (2 Co 12.12). d) Ele paciente (2 Co 12.12). e) Ele estabelecido no Corpo por Deus, e no pelo homem (1 Co 12.28) f) Ele no dominador sobre o rebanho (2 Co 1.24; 1 Pe 5.3). g) Ele precisa produzir fruto apostlico (1 Co 9.1,2). Alguns se perguntam se existem apstolos hoje. Ningum, nem sequer Paulo, poderia ser um apstolo no mesmo sentido dos DOZE originais. Havia somente doze apstolos do Cordeiro (Ap 21.14). As qualificaes deles (12) foram delineadas em At 1.21,22, quando ento os 11 apstolos selecionaram um apstolo para ocupar o lugar de Judas Iscariotes. Vemos, que para ser um dos Doze apstolos do Cordeiro, era necessrio ter acompanhado os Doze Apstolos originais e Jesus durante o perodo inteiro do Seu ministrio de trs anos e meio (Paulo no estava com eles). Mesmo assim, hoje existem apstolos no sentido de Barnab, Paulo, e ou terem sido apstolos. Ef 4.11. E Ele mesmo concedeu uns para APSTOLOS... Se Deus tivesse tirado esse ministrio, ou qualquer outro, fora dessa lista, a Bblia deveria nos ter informado. Todos os dons do ministrio foram dados com vista ao aperfeioamento dos santos para o desempenho do ministrio, e para edificao do Corpo de Cristo. Esses dons incluem os apstolos. Alguns obreiros possuem manifestaes de uma ou mais facetas deste ministrio. Alguns possuem a habilidade de impor as mos e Jesus batizar no Esprito Santo, todavia no possuem a habilidade de estabelecer novas assemblias (At 8.5-20). Outros apesar de no possurem a habilidade de estabelecer novas assemblias, possuem todavia, a habilidade de fundamentar na verdade assemblias j existentes. Outra caracterstica de um apstolo que no citamos anteriormente a habilidade de impor as mos e Jesus batizar em massa no Esprito Santo (At 8.17,19; 9.17; 19.6,7). 2. PROFETAS () - O profeta () no uma figura nova no Novo Testamento. Muito semelhante aos profetas antigos, eles tm um ministrio duplo de predizer e anunciar. Profeta no sentido neotestamentrio aquele que fala obedecendo ao impulso duma repentina inspirao, luz duma sbita e momentnea revelao (1 Co 14.29,30). O ministrio do profeta freqentemente ligado ao ministrio do apstolo, e ambos so vistos trabalhando juntos como ministrios fundamentais (Ef 2.20). gapo o profeta mais notvel no livro de Atos, predizendo uma fome, e a priso de Paulo (At 11.27,28; 21.10-14). Os profetas ministravam especialmente ao Corpo de Cristo nas assemblias ou reunies (1 Co 14.29-31,37); na ordenao e envio de obreiros, sob os auspcios da assemblia local (At 13.1-3); e exortao, edificao e consolao de todo o Corpo (1 Co 14.3).
A. Carlos G. Bentes Pgina 41 29/1/2012

Um profeta deve ser primeiramente um ministro do Evangelho, separado e chamado para o ministrio. Segundo Kenneth Hagin no existe profetas entre os chamados leigos. H pseudos profetas que s profetizam para mulheres carentes, vivas etc., tais profetas recebem ofertas avulsas destas pessoas carentes quando deveriam ser pastores devidamente remunerados. tal situao leva estes profetas muitas vezes a profetizarem de seus prprios coraes. Algumas caractersticas do ministrio de profeta so: a) Ele precisa ter o dom de profecia (1 Co 12.10). b) Ele precisa ter o dom Palavra da sabedoria (1 Co 12.8). c) Ele precisa ter o dom Palavra do Conhecimento (1 Co 12.8). d) Ele precisa ter o dom Discernimento de espritos (1 Co 12.10). e) Ele precisa ser escolhido por Deus (1 Co 12.28,29). f) Ele precisa ter uma vida de santidade e humildade. g) Ele precisa estar disposto a permitir que suas profecias sejam julgadas (1 Co 14.29). h) Ele estabelece verdades fundamentais (Ef 2.20). i) Ele d revelaes divinas (Ef 3.3-5). j) Ele exorta, confirma e aconselha os irmos (At 15.32). k) Ele tem vises e revelaes (At 9.17;22.17,18). Os profetas do Velho Testamento eram chamados videntes. l) O ministrio de cura acompanha o ministrio de profeta (Lc 4.27; 2 Rs 5.3). Muitos supem que o profeta no faz nada a no ser profetizar. Mas o principal ministrio do profeta PREGAR e ENSINAR a Palavra de Deus. Joo Batista era um grande profeta, todavia no h nenhum registro de nenhuma profecia a no ser que aps ele viria o Messias. Mas Joo pregou a mensagem do Reino. Aconselho os irmos a lerem os livros: Compreendendo a UNO; ELE concedeu Dons aos Homens; Os Dons do Ministrio de Kenneth Hagin. Um pequeno exemplo: Um dia na congregao da Assemblia de Deus em Manaus no bairro chamado So Jorge, estava pregando uma mensagem e no meio desta, uma jovem entrou no templo, e neste momento me veio uma palavra de conhecimento - O Esprito Santo revelou-me que aquela moa pretendia dar fim a sua vida. Passei ento a narrar para aquela igreja local e para aquela jovem o que me vinha ao meu esprito; ela veio chorando a frente e confirmou tudo aquilo que o Senhor estava revelando. 3. EVANGELISTAS (EUANGUELISTS - ) - O vocbulo aparece apenas trs vezes no Novo Testamento (At 21.8; Ef 4.11; 2 Tm 4.5). Significa aquele que leva o Evangelho, que prega o Evangelho, e, literalmente mensageiro de boas novas. -nos mostrada a necessidade de evangelistas na obra de aperfeioamento da Igreja (Ef 4.11); Paulo instrui Timteo, que na realidade era um apstolo para fazer a obra de um evangelista (2 Tm 4.5); mas se desejamos saber qual o trabalho de um
A. Carlos G. Bentes Pgina 42 29/1/2012

evangelista, precisamos estudar o ministrio de Felipe, o evangelista (At 21.8; 8.113,26-40). Caractersticas do Ministrio de Evangelista: a) O seu ministrio duplo: Evangelismo pblico e pessoal (At 8.1-13,26-40). b) O seu ministrio especialmente aos perdidos e doentes (At 8.1-13,26-40). c) Deve ser diligente na palavra (2 Tm 2.15; 4.1-5). 4. PASTORES ( - poimnas) - Pastor no grego significa guardador de ovelhas - (Jo 10.11; Hb 13.20; 1 Pe 2.25; 5.4) - Poimen - (At 20.17). Dons do pastor: o dom da F e o dom da liderana. Enquanto o ministrio dos apstolos, profetas e evangelistas parea ter natureza mvel, aos pastores dado governar as assemblias locais. Jesus era e o Bom Pastor, e , portanto, o verdadeiro pastor. Caractersticas de um pastor: a) Alimenta as ovelhas (1 Pe 5.2). Apascentai - Pastoreai (Poimanate). b) Guia, dirige e governa as ovelhas (1 Pe 5.2; At 20.17,18) c) Ama as almas das ovelhas (Hb 13.17). d) Cuida das ovelhas (Jo 10.11-14) e) Est disposto a dar a sua vida pelas ovelhas (Jo 10.15-18). ADVERTNCIA: A situao dos falsos pastores (Ez 34.1-10; Jr 23.1). 5. MESTRE (DIDSKALOS - d. Os mestres (d) tambm so essenciais para o aperfeioamento dos santos. O dom ministerial de mestre abrange mais do que a exposio e a explanao da Bblia em aulas bblicas (todos os presbteros devem ser capazes de ensinar - 1 Tm 3.2; Tt 1.9), mas este tambm um ministrio cujo padro deve ser Cristo, que era o Grande Mestre. O ensino e os mestres tm um lugar bem definido e importante nas igrejas do N.T., e isso se prova pelo fato de serem mencionados nas trs listas dos ministrios (Rm 12.6-8; 1 Co 12.28,29; Ef 4.11). Apesar de que os pastores tivessem que ser aptos para o ensino (1 Tm 3.2), o mestre podia ser chamado para um ministrio itinerante, semelhante aos dos apstolos e dos evangelistas; e, na verdade, quando mais notvel fosse o seu ministrio e seu dom de ensinar, melhor seria. Um caso que as Escrituras nos apresentam o de Apolo, que viajava constantemente (At 18.27; 1 Co 16.12; Tt 3.13). O ministrio de ensinar o que constri o edifcio sobre o alicerce lanado pelos Apstolos e Profetas. o mestre que deve criar profundas razes nos santos. A promessa de Deus nestes dias restaurar verdadeiros mestres Igreja (Is 30.20). Caractersticas do ministrio de mestre: a) Ministra com dedicao (Rm 12.7). b) Ensina por milagres (Lc 5.1-10). c) Ensina por raciocnio (At 24 e 25). d) Edifica sobre o fundamento dos Apstolos e Profetas para estabelecer os santos e dar-lhes razes (1 Co 3).
A. Carlos G. Bentes Pgina 43 29/1/2012

Jesus Cristo padro para os cinco ministrios: 1. Apstolo e Sumo Sacerdote: Hb 3.1; 2. Profeta: Jo 4.19; 3. Evangelista: Lc 4.18; 4. Pastor: Jo 10.11-17; 5. Mestre: Jo 3.2. Todos estes ministrios so susceptveis de abusos por parte dos homens. H falsos apstolos que se autonomeiam, explorando o povo de Deus (2 Co 11.11-15). H falsos profetas, que profetizam do seu prprio corao (At 13.6). H falsos evangelistas que enganam o povo de Deus com mtodos antibblicos e engodos. H falsos mestres que introduzem heresias destruidoras (2 Pe 2.1). H falsos pastores que so mercenrios, e no amam as ovelhas, e tosquiam o povo de Deus (Ez 34.1). Por toda a Bblia h severas advertncias contra esses tipos de coisas. Devemos rescindir os falsos ministrios, todavia devemos tomar cuidado para no rejeitar os verdadeiros ministrios. Em 1 Co 12.28-31 Paulo amplia a relao de Efsios captulo 4: E a uns ps Deus na igreja, primeiramente apstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de lnguas. Porventura so todos apstolos? so todos profetas? so todos mestres? so todos operadores de milagres? Todos tm dons de curar? falam todos em lnguas? interpretam todos? Mas procurai com zelo os maiores dons. Ademais, eu vos mostrarei um caminho sobremodo excelente. Ef 4.11 1) Apstolos 2) Profetas 3) Evangelistas 4) Pastores 5) Mestres 1Co 12.28-30 Apstolos Profetas Mestres Operadores de Milagres Dons de Curar Socorros Governos Variedades de Lnguas Interpretador de Lnguas

1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9)

6. OPERADORES DE MILAGRES (dynmeis - ). Dynamis ( ). A palavra dynamis (du/namij) aparece 119 vezes no Novo Testamento. Em 1 Co 12.10 aparecem duas palavra gregas: Energ mata ( ) e dynme n ( ). Dynamis traduzida milagre, todavia nos outros textos traduzida por obra poderosa, poder, fora, poderoso, virtude e de diversas formas em outras verses. Em 1 Co 12.28 a frase Operadores de Milagres a traduo apenas da palavra grega dynmeis ( ) que literalmente seria traduzida por poderes. Energ mata ( ) plural de enrgma ( ) vem de energu energizar
A. Carlos G. Bentes Pgina 44 29/1/2012

() que d origem a palavra energia em Portugus. Dynamis energia ou poder de Deus. Paulo pregou no somente em palavra, mas em Poder (dynamis) - (1 Ts 1.5). No podemos ser bem sucedidos se Deus no cooperar conosco com sinais e prodgios. Devemos orar pedindo poder para pregarmos a Palavra com intrepidez e que o Senhor coopere conosco estendendo a Sua mo para fazer curas, sinais e prodgios por intermdio do Nome de Jesus (At 4.29,30). Este ministrio difere do dom Operaes de milagres apenas em amplitude, pois o Dom Ministerial uma pessoa dotada do dom de Operaes de milagres. Assim como nem todo o que profetiza profeta, tambm nem todo o que tem a manifestao do dom Operaes de milagres Operador de Milagres. Todavia, aquele que profeta tem que ter o dom de profecia, tambm aquele que um Operador de Milagres tem que ter o dom de operaes de milagres. 7. Dons de Curar ( Kharismata Iamtn). O que vale para o que foi dito anteriormente (sobre os dons de curar) vale tambm aqui. Existe o dom dons de curar, tambm existe o ministrio dons de curar. 8. Socorros (antilmpseis - ). Antlmpsis - - Socorros o ministrio de socorrer em todas reas, tanto material como espiritual. 9. Governos (). Governo - . A definio de Peter Wagner do Dom da Administrao a seguinte: aquela capacidade especial que Deus d a alguns membros do Corpo de Cristo, capacitando-os a entender claramente os alvos imediatos e a longo prazo de alguma unidade particular do Corpo de Cristo, a fim de traar e executar planos eficazes para a concretizao daqueles alvos. Para Peter Wagner, pastores como o Dr. David Yonggi possuem o Dom da Liderana, e outros pastores locais podem no possuir este dom, todavia podem possuir o Dom da Administrao e serem bem sucedidos em suas igrejas menores. A palavra usada em 1 Co 12.28 KYBERNRSEIS () de kybrnsis que significa a ao de pilotar um navio. E a palavra usada em Rm 12.8 prostemi () significa chefiar, presidir e governar. 10. Variedades de Lnguas ( naes; -lnguas). Existe o dom de variedade de lnguas (1 Co 12.10) e existe o ministrio de variedades de lnguas (1 Co 12. 28). Ainda que todos possam dar um passo de f, ocasionalmente, e falar em diversas lnguas, no bblico o ensinar-se que todos devem ter qualquer um dos dons ministeriais do Esprito. Esta era uma das principais nfases de Paulo em seus ensinamentos sobre os dons e ministrios do Corpo (Rm 12.3-8; 1 Co 12.4-31). 11. Interpretador de Lnguas ( ). Diermne - Intrprete de lnguas de outras naes. a habilidade sobrenatural e espontnea de interpretar-se uma comunicao dada em lnguas na lngua que compreendida pelas pessoas presentes. Novamente, isto no tem, absolutamente nada a ver com um conhecimento natural de lnguas, mas procede diretamente, do Esprito Santo (1 Co 12.10). Este ministrio est tambm acima do dom de Interpretao de lnguas.
A. Carlos G. Bentes Pgina 45 29/1/2012

III.

DIVERSIDADES DE OPERAES DIVERSIDADES DE OPERAES ENERGEMATON

(1

Co

12.6).

DIAIREEIS

Hoje esquecidas. Quando Deus opera com diversidade de operaes os ministros que as operam so chamados loucos, msticos, exagerados, falsos profetas, inovadores, perturbadores da ordem e etc. Mas as diversidades de operaes so bblicas: Eliseu deitou-se sobre um corpo morto, aqueceu-o e ordenou que a morte se retirasse e o menino reviveu (2 Rs 4.34-36). Mas antes ele estava importunado at que veio a diversidade de operao com uno de Deus. Eliseu era um homem perseverante. Quando ele ordenou ao rei Jeos que tomasse as flechas e o arco, e atirasse as flechas pela janela e disse que aquelas seriam as flechas do livramento, mas o rei atirou apenas trs flechas e cansou-se. Eliseu ficou indignado, e disse-lhe: Cinco ou seis vezes deverias ter ferido; ento feririas os srios at os consumir; porm agora s trs vezes os ferirs (2 Rs 13.19). So muitas as diversidades de operaes na Bblia: a) Paulo ungiu roupas b) A sombra de Pedro curava c) A imposio de mos: Algumas pessoas so curadas; outras ordenadas ao ministrio; bnos so transferidas; autoridade e uno; poder (muitas pessoas caem devido ao poder transferido das mos). d) Smith Wigglesworth deu um soco no abdmen de uma mulher com lcera e ela foi curada. OPERAES DE MILAGRES (ENERGEMATA DYNAMEON). Energ mata dynmen = . O milagre interveno sobrenatural na funo normal da natureza; a suspenso temporria da ordem habitual; a interrupo do sistema natural observado pelos homens. O milagre um ato soberano do Esprito Santo, que no depende das leis e sistemas naturais. O Novo Testamento emprega trs palavras gregas diferentes para expressar milagres: 1. Ters (te/raj). Esta palavra, traduzida por prodgio ou prodgios, encontrada apenas 16 vezes no Novo Testamento, em cada caso ligada a semeion como sinais e prodgios. Na literatura grega, ters denotava alguma apario terrvel que evocava temor e terror e que contradizia a ordem do universo. A Septuaginta [traduo grega do Antigo Testamento hebraico terminada no segundo sculo a.C.] usa ters para traduzir mofet, indicando assim um smbolo, sinal ou milagre. O termo veterotestamentrio e seu equivalente do Novo Testamento esto ligados revelao de Deus de si mesmo aos seres humanos.
A. Carlos G. Bentes Pgina 46 29/1/2012

2. Dynamis (du/namij). Que significa poder miraculoso, milagre, obra poderosa, poder, fora, poderoso, virtude; 3. Smeion (shmei=on). Esta palavra grega significa sinal, prodgio, ou milagre. O significado bsico da palavra indica um sinal pelo qual se reconhece uma pessoa ou coisa especfica. Quando a palavra semeion tem uma dimenso maravilhosa ou extraordinria, geralmente traduzida por sinal milagroso. O Expository Dictionary oi Bible Words (Dicionrio Expositivo de Palavras Bblicas) observa que esta palavra enfatiza o aspecto de autenticao do milagre como indicao de que poder sobrenatural est envolvido. O apstolo Joo empregou de forma consistente a palavra smeion para descrever as obras de Cristo. Este emprego encarece o valor de sinal dos milagres. O sinal no importante em si mesmo, mas para o que ele ressalta ou indica. Dessa forma, os milagres de Cristo foram importantes por aquilo para o qual apontavam. Joo selecionou somente sete milagres de um nmero muito maior e os registrou tendo em vista um propsito definido: Jesus, na verdade, operou na presena de seus discpulos ainda muitos outros sinais que no esto escritos neste livro; estes, porm, esto escritos para que creiais que Jesus o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. Portanto, uma das principais finalidades dum milagre levar as pessoas a crerem que Jesus Cristo o filho de Deus, o Salvador do mundo, de modo que crendo possam ter a vida eterna por intermdio dele. Nicodemos disse a Jesus: sabemos que s Mestre, vindo de Deus; pois ningum pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus no estiver com ele (Jo 3.2). Pedro no seu sermo no dia de Pentecostes disse: Vares israelitas, escutai estas palavras: A Jesus, o nazareno, varo aprovado por Deus entre vs com milagres, prodgios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vs, como vs mesmos bem sabeis (At 2.22). Jesus citou suas obras miraculosas como prova de sua misso messinica aos mensageiros de Joo Batista: Ora, quando Joo no crcere ouviu falar das obras do Cristo, mandou pelos seus discpulos perguntar-lhe: s tu aquele que havia de vir, ou havemos de esperar outro? Respondeu-lhes Jesus: Ide contar a Joo as coisas que ouvis e vedes: os cegos vem, e os coxos andam; os leprosos so purificados, e os surdos ouvem; os mortos so ressuscitados, e aos pobres anunciado o evangelho. (Mt 11.25). Os discpulos do Senhor receberam a Grande comisso de levar o Evangelho ao mundo todo. Foi-lhes dito que sinais maravilhosos acompanhariam aqueles que cressem: E estes sinais acompanharo aos que crerem: em meu nome expulsaro demnios; falaro novas lnguas; pegaro em serpentes; e se beberem alguma coisa mortfera, no lhes far dano algum; e poro as mos sobre os enfermos, e estes sero curados. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no cu, e assentou-se direita de Deus. Eles, pois, saindo, pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que os acompanhavam (Mc 16.17-20). Na carta aos Hebreus, lemos: testificando Deus juntamente com eles, por sinais e prodgios, e por mltiplos milagres e dons do Esprito Santo, distribudos segundo a sua vontade (Hb 2.4).
A. Carlos G. Bentes Pgina 47 29/1/2012

Cremos que a Grande Comisso ainda obrigao dos cristos atuais. Se a ordem est em vigor, o poder para cumprir a ordem ainda deve estar disponvel. O Esprito Santo foi enviado para estar conosco sempre. Por certo seus dons de poder sero sempre concedidos aos que sinceramente confiam nele para obter essas capacitaes divinas. Os dons do Esprito so desejveis par um ministrio efetivo aos enfermos. Alguns Milagres do Velho Testamento: 1. A diviso do mar vermelho (Ex 14.21-31). 2. A parada do Sol e da Lua (Js 10.12-14). 3. A farinha e o leo no esgotaram (1 Rs 17.8-16). 4. A descida de fogo no monte Carmelo (1 Rs 18.17-39). 5. O regresso de 10 graus no relgio do sol (2 Rs 20.8-11). 6. A diviso das guas do rio Jordo (2 Rs 2.9-14). Alguns Milagres do Novo Testamento: 1. A transformao da gua em vinho (Jo 2.1-11). 2. Andando sobre as guas (Mt 14.25-33). 3. Alimentando a multido (Mc 6.38-44; Mt 15.19-39). 4. Acalmando a Tempestade (Mc 6.45-52). 5. Pescando aonde no havia peixe (Jo 21.5-12). 6. Pedro encontrando dinheiro na boca do peixe (Mt 17.27). 7. A libertao dos apstolos e outros (At 12.1-17; 16.25-40; 5.17-25). 8. A transladao de Felipe de Gaza a Azoto (At 8.39-40). Azoto fica 32 Km ao norte de Gaza. 9. A cegueira temporria de Elimas (At 13.8-12). 10. Paulo picado pela cobra nada sofreu (At 28.3-6). Os milagres devem acompanhar a pregao do Evangelho (Mc 16.15-20; 1 Co 2.1-5). A Operao de Milagres usada para demonstrar o Poder e a Grandeza de Deus. A palavra grega, segundo o dicionrio significa exploses de onipotncia. Dynamis energia ou poder de Deus. Paulo pregou no somente em palavra, mas em Poder (dynamis) - (1 Ts 1.5). No podemos ser bem sucedidos se Deus no cooperar conosco com sinais e prodgios. Devemos orar pedindo poder para pregarmos a Palavra com intrepidez e que o Senhor coopere conosco estendendo a Sua mo para fazer curas, sinais e prodgios por intermdio do Nome de Jesus (At 4.29,30). IV. DIVERSIDADES DE MEMBROS 1 Co 12.13: Agora, porm, h muitos membros, mas um s corpo. DIVERSIDADE DE MEMBROS (Ef 4.11-16; 5.30; 1 Co 6.15-20; 11.29; Rm 12.4,5; 1 Co 12.12-17). 1. Jesus disse que ns faramos coisas maiores do que Ele fez; individualmente isto quase impossvel, todavia como Corpo de Cristo isto possvel. 2. Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros tm a mesma funo, assim ns, embora muitos, somos um s corpo
Pgina 48 29/1/2012

A. Carlos G. Bentes

em Cristo, e individualmente membros uns dos outros (Rm 12.4,5). Leia tambm Ef 4.12.

A. Carlos G. Bentes

Pgina 49

29/1/2012

BIBLIOGRAFIA 1. DEGRANDIS, Robert. O Repouso no Esprito. 16 ed. So Paulo: Edies Loyola, 1989. 2. BENETT, Denis e Rita. TRINDADE DO HOMEM. Editora VIDA, 1982. 3. BRIGHT, Bill. O Esprito Santo a chave da vida sobrenatural. 1 ed. So Paulo: Editora Candeia, 1985 4. CHOWN, Gordon. Os Dons do Esprito Santo. 3 ed. U.S.A.: Editora Vida, 1977. 5. GEE, Donald. Depois do Pentecostes. 1 ed. E.U.A.: Editora Vida, 1987. 6. ___________. Acerca dos Dons Espirituais. 5 ed. Pindamonhangaba SP: Instituto Bblico das Assemblias de Deus, 1985. 7. ___________. Os Dons do Ministrio de Cristo. 1 Impresso. E.U.A.: Editora Vida, 1987. 8. LANGSTON, A. B. A Doutrina do Esprito Santo. 2 ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora Batista. 9. CONNER, Walter Tomaz. A Obra do Esprito Santo. Rio de Janeiro: Casa Publicadora Batista. 1961. 10. PURKISER, W. T. Os Dons do Esprito Santo. E.U.A.: CASA NAZARENA DE PUBLICAES. 11. SOUZA, E. A. Ttulo e Dons do Ministrio Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 1975. 12. _________. Nos Domnios dos Esprito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 1987. 13. _________. Os Nove Dons do Esprito Santo. Rio de Janeiro: CPAD. 14. GOMES, Geziel. Enchei-vos do Esprito. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD. 15. BRUNER, Frederick Dale. Teologia do Esprito Santo. 1 ed. So Paulo: Sociedade Religiosa Edies Vida Nova, 1983. 16. VASCONCELOS A.P. Atualidade da Promessa. Rio de Janeiro: CPAD, 1981. 17. PLESSIS, Davis J. Du. Vai, Disse-me o Esprito. 1 ed. So Paulo: Sociedade Evanglica Betnia, 1973. 18. SHERRILL, John L. ELES FALAM EM OUTRAS LNGUAS. So Paulo: Sociedade Evanglica Betnia, 1969. 19. IVERSON, Dick. O ESPRITO SANTO HOJE. Curitiba PR: Comunidade Crist de Curitiba, 1976. 20. Apostilha de Antropologia - Pr. Gilson Pinho. 21. GRAHAM, Billy. O Esprito Santo. 1 ed. So Paulo: Edies Vida Nova, 1988. 22. _________. O Poder do Esprito Santo. So Paulo: Edies Vida Nova. 23. OLIVEIRA, Raimundo F. de. A Doutrina Pentecostal Hoje. Rio de Janeiro: CPAD, 1982. 24. TURNER, Donaldo D. A Doutrina do Esprito Santo e da Igreja. So Paulo: Editora Batista Regular. 25. HAGIN, Kenneth. Como Ser Dirigido Pelo Esprito Santo. Rio de Janeiro: Graa Editorial. 26. _______. Ele Concedeu Dons aos Homens. Rio de Janeiro: Graa Editorial. 27. _______. Os Dons do Ministrio. Rio de Janeiro: Graa Editorial. 28. FILHO, Caio Fbio DArajo. E.Santo o Deus que vive em Ns. 1 ed. So Jos dos Campos SP: Editora CLC, 1991.

A. Carlos G. Bentes

Pgina 50

29/1/2012

29. DEGRANDIS, Robert. O Repouso no Esprito. 16 ed. So Paulo: Edies Loyola, 1989. 30. IVERSON K.R. e Bill SCHEIDLER Verdades Atuais. Curitiba PR: Comunidade Crist de Curitiba, 1975. 31. BENETT, Denis e Rita. TRINDADE DO HOMEM. Editora VIDA, 1982. 32. WAGNER C. Peter. Descubra Seus Dons Espirituais. 1 ed. So Paulo: Editora Abba, 1994. 33. LANGSTON, A. B. A Doutrina do Esprito Santo. 2 ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora Batista. 34. PACKER, J. I. Na Dinmica do Esprito. 1 ed. So Paulo: Edies Vida Nova, 1991. 35. HORTON, Stanley M. O Que a Bblia Diz Sobre O ESPRITO SANTO. Rio de Janeiro: CPAD, 1993. 36. SILVA, S. P. A Existncia e a Pessoa do Esprito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 1996. 37. CHAFER, Lewis Sperry. Teologia Sistemtica. 1 ed. Vol. 1. So Paulo: Imprensa Batista Regular, 1986. 38. CONGAR, Yves. Revelao e experincia do Esprito. So Paulo: Editora Paulinas, 2005. 39. ERICKSON, M.J. Introduo Teologia Sistemtica. 1 ed. So Paulo: Vida Nova, 1997. 40. ESTRADA, Juan Antonio. Para Compreender Como Surgiu a Igreja. 1 ed. So Paulo: Editora Paulinas, 2005, p. 322-324. 41. HOUSE, H. Wayne. Teologia Crist em Quadro. 1 ed. So Paulo: Editora Vida, 1999. 42. JETER, Huhg. Pelas Suas Pisaduras. U.S.A: Editora Vida, 1980. 43. SPROUL, R. C. O MINISTRIO DO ESPRITO SANTO. Editora Cultura Crist, 1997. 44. _________. SPROUL, R. C. Filosofia Para Iniciantes. So Paulo: Editora Vida Nova, 2002. 45. SOUSA, Ricardo Barbosa. O CAMINHO DO CORAO. Encontro Publicaes, 2002. 46. STOTT, John R. W. Batismo e Plenitude do Esprito Santo. 2 ed. So Paulo: Vida Nova, 1986. 47. SUBRITZKY, Bill. Recebendo os Dons do Esprito. So Gonalo RJ: ADONEP, 1987.

A. Carlos G. Bentes

Pgina 51

29/1/2012

Biografia do autor O pastor Antnio Carlos Gonalves Bentes capito do Comando da Aeronutica, Doutor em Teologia, conferencista, filiado ORMIBAN, cuja matrcula 745, professor dos seminrios batistas: STEB, SEBEMGE e Koinonia e tambm das instituies: Seminrio Teolgico Hosana, UNITHEO e Escola Bblica Central do Brasil, atuando nas reas de Teologia Sistemtica, Teologia Contempornea, Apologtica, Escatologia, Pneumatologia, Teologia Bblica do Velho e Novo Testamento, Hermenutica, e Homiltica. Reside atualmente em Lagoa Santa, Minas Gerais. Exerce o ministrio pastoral na Igreja Batista Getsmani em Belo Horizonte Minas Gerais. casado com a pastora Rute Guimares de Andrade Bentes, tem trs filhos: Joelma, Telma e Charles Reuel, e duas netas: Eliza Bentes Zier e Ana Clara Bentes Rodrigues. Pedidos ao Pr. A. Carlos G. Bentes E-mail: pastorbentesgoel@gmail.com Os livros do Pr. Bentes esto disponveis nos SITEs: www.klivros.com.br; www.lojamais.com.br/caminhodavida.

A. Carlos G. Bentes

Pgina 52

29/1/2012

This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

S-ar putea să vă placă și