Sunteți pe pagina 1din 6

Anotaes do Aluno

uvb

Aula N 13 Fornecedores
Objetivos da aula:
Veremos, nesta aula, a importncia que os fornecedores tm no contexto da qualidade e o que devemos fazer para mantermos um relacionamento no contexto de parceria.

CADEIA DE SUPRIMENTOS
J vimos, em uma das nossas primeiras aulas, a importncia que o cliente tem para uma organizao. Quando ele adquire um produto ou servio, est, de fato, dando incio a um processo que passa pela logstica de distribuio, produo do produto, chegando at obteno da matria-prima. Est se relacionando com o que chamamos de cadeia de suprimentos. De acordo com Bowersox (2001, p.99), as empresas, por meio das cadeias de suprimentos, tm o objetivo de aumentar sua competitividade. Uma cadeia de suprimentos denida como:
[...] um conjunto interligado entre fornecedores de materiais e prestadores de servios, que abrange a transformao de matrias-primas em produtos e servios e os disponibiliza para os clientes de uma empresa. (RITZMAN ; KRAJEWSKI , 2004)

Uma representao simplicada de uma cadeia de suprimentos mostrada na gura 1, a seguir:

Faculdade On-Line UVB

Gesto da Qualidade

84

Aula 13 Fornecedores

Anotaes do Aluno

uvb
Essa cadeia , de fato, complicada, porque pode ser composta de centenas ou milhares de fornecedores. Observe, no modelo, que a cadeia de suprimentos pode envolver diversos nveis no lado do fornecimento. Os fornecedores que compem a cadeia, por contriburem para a competitividade do canal, passam a fazer parte da estratgia da empresa. Bowersox (2001) destaca que, para aumentar a ecincia do processo logstico e reduzir os riscos, fundamental o comportamento cooperativo entre os participantes da cadeia de suprimentos, compartilhando informaes e eliminando o trabalho duplicado e intil. Ishikawa (1986, p.157) cita 10 princpios que devem reger o relacionamento das organizaes com seus fornecedores: 1. Tanto fornecedor como comprador tm a responsabilidade de executar o controle da qualidade por meio da compreenso mtua. 2. Tanto o fornecedor quanto o comprador devem respeitar a mtua independncia. 3. O comprador responsvel por fornecer, corretamente, os requisitos e especicaes necessrias do material a ser adquirido. 4. O contrato entre as partes deve ser vivel e contemplar qualidade, preo, cronograma de envio, condies de pagamento e incio das atividades comerciais. 5. O fornecedor responsvel pela garantia da qualidade do material fornecido e das informaes a respeito dele. 6. O fornecedor e comprador devem, por ocasio do contrato, decidir pela metodologia que satisfaa a ambas as contrapartes.

Faculdade On-Line UVB

85

Aula 13 Fornecedores

Gesto da Qualidade

Anotaes do Aluno

uvb
7. Tambm devem decidir pelos meios que sero usados para correo dos problemas que possam surgir. 8. Dever haver permisso de ambas as partes para a troca de informaes a respeito do controle da qualidade. 9. Pedidos, produo, estoque, administrao e organizao devem ser assegurados de modo a garantir a eccia nas diversas etapas. 10. Tanto o fornecedor quanto o comprador devem conduzir suas atividades com o foco no consumidor. Dois pontos devem ser destacados no relacionamento entre organizao e fornecedores: as especicaes das matrias-primas e componentes e a escolha e desenvolvimento de fornecedores.

ESPECIFICAES DE MATRIAS-PRIMAS E COMPONENTES


As especicaes contm as caractersticas de qualidade a que as matriasprimas e componentes devem obedecer. Elas devem ser padronizadas e feitas de comum acordo entre o comprador e o fornecedor Quando a especicao feita somente pelo comprador, normalmente, ela se torna muito exigente encarecendo o produto. Quando feita em comum acordo, a postura do fornecedor deve ser a de atender s necessidades do cliente e a do comprador, a de considerar o seu fornecedor como parte de sua linha de fabricao. O relacionamento entre comprador e fornecedor, nesse contexto, dever sempre ser cooperativo.

DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
O primeiro ponto a ser observado a escolha do que ser feito internamente e o que ser adquirido externamente.
Faculdade On-Line UVB

86

Aula 13 Fornecedores

Gesto da Qualidade

Anotaes do Aluno

uvb

Para essa deciso, as seguintes caractersticas devero ser observadas: 1. Crtica das matrias-primas e dos componentes. 2. Domnio tcnico e conhecimento do processo para a produo interna. 3. Existncia de empresa especializada com a qualidade desejada para a produo da matria-prima ou componente. 4. Possibilidade de desenvolver novos fornecedores, no caso da no existncia de empresa especializada. 5. Avaliao de custo, de quantidade e do acmulo de conhecimento tecnolgico. Ao se decidir pela compra de matria-prima ou componente de um fornecedor externo, que j possua o produto ou que ter que ser desenvolvido, inicia-se o processo de desenvolvimento. Na segunda fase, devem-se selecionar as possveis fontes de suprimento para detectar a qualidade de seus processos, a gesto e a administrao de sua empresa. Alguns pontos devem ser considerados: 1. Capacidade de o fornecedor entender o conceito de parceria. 2. Estabilidade administrativa. 3. Capacidade tecnolgica. 4. Capacidade de fornecer com qualidade assegurada. 5. Capacidade para atender s quantidades desejadas e s alteraes de demanda. 6. Segurana contra vazamento de informaes condenciais. 7. Preo, pontualidade e comunicao adequados. 8. Possibilidade de celebrar contratos sinceros, claros e objetivos. Passa-se para uma terceira fase, que de avaliar a capacidade dos fornecedores escolhidos em alcanar os itens descritos anteriormente. Isso pode ser feito por meio de visitas e auditoria de qualidade no fornecedor.
Faculdade On-Line UVB

87

Aula 13 Fornecedores

Gesto da Qualidade

Anotaes do Aluno

uvb
As auditorias devem ser formalizadas e feitas por meio de checklist. Como sugesto, o checklist poder ser totalmente baseado nos requisitos da ISO 9001. Na quarta fase, devem ser escolhidos os fornecedores considerados aptos. Ishikawa sugere o nmero de dois, por questes de segurana, no fornecimento do suprimento. Aps a escolha dos fornecedores, passa-se para a quinta fase. Nessa, devem-se efetuar compras-piloto para vericar a qualidade, os produtos e a capacidade do fornecedor em cumprir com o fornecimento do suprimento. Caso as compras-piloto apresentem bons resultados, inicia-se o fornecimento em longo prazo pelo fornecedor. Muitas vezes, os fornecedores no possuem uma estrutura muito forte, desconhecendo os princpios da administrao ou mesmo da qualidade. As auditorias realizadas podem ressaltar pontos fracos ou no atendidos, que seriam desejveis para a organizao. Nesse aspecto, deve-se iniciar uma stima fase, com o desenvolvimento contnuo do fornecedor, por meio de assessorias, treinamentos, assistncia tcnica, anlise de dados e premiao por bons resultados, conseguidos com o objetivo de consolidar a sua estrutura e promover o seu desenvolvimento. Por meio da parceria com os fornecedores, consegue-se reduo de custos pela eliminao de processos caros de inspeo, pela eliminao de perdas e retrabalhos originados por produtos de qualidade ruim e pela reduo da complexidade dos processos. Alm disso, melhorando a qualidade dos fornecedores, aumenta-se a conabilidade do suprimento, podendo-se chegar reduo de estoques. Os fornecedores que possuem a certicao da ISO 9001, j foram auditados por entidades externas organizao, que do garantias do atendimento aos requisitos da ISO 9001. Para esses, o processo de desenvolvimento de fornecedores ca bastante reduzido, visto que j trabalham com garantia
Faculdade On-Line UVB

88

Aula 13 Fornecedores

Gesto da Qualidade

Anotaes do Aluno

uvb
de qualidade nos seus processos.

Sntese
Nesta aula, vimos o papel do fornecedor dentro da cadeia de suprimentos e no processo de garantir a qualidade dos produtos e servios da organizao. Vimos, tambm, as fases no processo de desenvolvimento de fornecedores. Na prxima aula, estudaremos a qualidade nos servios. At mais.

Referncias
BOWERSOX, Donald J. Logstica empresarial: o processo de integrao da cadeia de suprimento. So Paulo: Atlas, 2001. CAMPOS, Vicente F. TQC Controle da Qualidade Total: no estilo japons. Belo Horizonte. MG: Bloch, 1992. ISHIKAWA, Kaoru. TQC - Total Quality Control: estratgia e administrao da qualidade. So Paulo: IM&C, 1986. RITZMAN, Larry P.; KRAJEWSKI, Lee J. Administrao da Produo e Operaes. So Paulo: Prentice Hall, 2004.

Faculdade On-Line UVB

89

Aula 13 Fornecedores

Gesto da Qualidade

S-ar putea să vă placă și