Sunteți pe pagina 1din 34

ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

Harry Laus, filho do casal Rodolfo Jos Laus e Minerva Varela Laus, nasceu em Tijucas, Santa Catarina, a 11 de dezembro de 1922. Em 1934 foi para o Rio Grande do Sul, onde cursou o Ginsio, na cidade de Passo Fundo, e os trs anos da Escola Preparatria de Cadetes, em Porto Alegre. No foi o militar que se tornou escritor; foi o militar que formou-o escritor.

ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

1946- O mundo artstico e intelectual se abriu para Harry- Sanso Castelo Branco;
Conforme Harry Laus: Na obra literria a entrega lenta e caprichosa. Ningum pode concluir nada antes de chegar ltima linha, pois ali pode estar a chave de tudo. A linguagem de Harry Laus era eminentemente brasileira, como a linguagem mdia do povo brasileiro, para ser entendida em todo o pas. Laus acreditou que o Brasil estava presente em sua literatura pela paisagem, pela condio de pobreza, e insatisfao, dos seus personagens, pela incoerncia desses mesmos personagens que se debateram frente a um pas incoerente e indefinido como o dele. Sua literatura preocupou-se com problemas humanos que tambm eram universais. 1992- No dia 22 do Ms de Maio, Harry Laus faleceu de cncer pulmonar.
ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

1961- Atividade Jornalstica;

ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

1966- Como crtico de Arte foi admitido membro da Associao Brasileira de Crticos de Arte, ABCA, e Associao Internacional de Crticos de Arte, AICA. Harry Laus tenta definir Arte como sendo coisa sumamente difcil e sagrada, mas por ser difcil, no significa impossvel.

ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

1980- ficou frente do Museu de Arte de Joinville;

ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

1985- ficou frente do Museu de Arte de Santa Catarina em Florianpolis, tendo como princpio o binmio preservar e renovar.

ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

Segundo Harry, o sentido maior de arte contempornea talvez esteja na perplexidade do ser humano entre a justia e a injustia, a coerncia e a incoerncia, a falsidade do discurso poltico ante as exigncias reais da ao.

ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

OS PAPIS DO CORONEL
Romance publicado em 1993-Post-Mortem

ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

Os papis do Coronel. Primeiro e nico romance de Harry Laus (escreveu novelas, contos...), que numa primeira leitura nos remete as confisses do personagem central Coronel Vitrio nos fazendo correlacionar autor com o personagem; pois assim como Vitrio, Harry Laus foi militar. A narrativa ocorre em terceira pessoa, sendo o ponto de vista o de um narrador onisciente.

ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

Personagens:
1) 2) 3) 4) 5) 6) Vitrio de Lima e Silva (que representava o prprio Coronel) Elza Alves, a esposa. Alrio, o filho. Ponciana, a namorada do filho. Tenente Correntino, um amigo da famlia Natal. Coronel Boca de Bagre, responsvel pela transferncia de Vitrio para Corumb. 7) O co Almofadinha.

ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

AS PERSONAGENS: Elza o outro lado da moeda, feita imagem e semelhana do marido. Sem objetivos, sem motivos dignos para contestar (exceto o exlio em Porto Belo). Tudo aceita em complacncia. Vive sombra do marido, acreditando ser esta a funo da mulher, na vida do esposo. Alrio, como fruto de dois seres to insossos, tambm no possui caractersticas que estacam de seus progenitores.

ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

O Coronel fala de seus planos de assistir virada do sculo em Paris ou em Nova York. "Vitrio de Lima e Silva, habitante da Terra desde 1902, no veria despontar o novo sculo; O Coronel, com vinte anos a menos, poderia manter essa esperana, mesmo sem as figuras fictcias de mulher e filho que lhe povoavam a imaginao. Ainda que sozinho, pensou (...) Quem sabe - imaginou entre a resplandecncia dos fogos de artifcio... quem sabe se nesse momento de nervosa exaltao no poderia ver Alrio surgir no meio do povaru, procurando-o aflito. Chegaria ofegante e diria sorrindo: - Vamos, pai. Pensei que no o encontrasse mais.

ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

Baseado na tese apresentada Banca Examinadora da Universidade Federal de Santa Catarina de Taiza Mara Rauen Moraes Os Dirios de Harry Laus registram o percurso de uma vida marcada por mltiplas facetas e pela falta de fronteiras entre os espaos da intimidade do leitor, do criador e do profissional ligado s Foras Armadas Brasileiras; Abrangem o perodo de 1947 a 1992, quando sua vida chega ao fim.

ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

Seus registros velam e desvelam os conflitos de um escritor/leitor ou de um leitor/ escritor que encontrou chaves para a compreenso da existncia na leitura e no fazer literrio.

ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

Cedo da noite, e j me sinto pronto para dormir, pois se comear a ler em pouco tempo o sono me forar a abandonar o livro. Penso nos demais dias. Amanh, a outra semana, sempre. Os dias nada me dizem, ou se me dizem, como talvez o de hoje me tenha falado, eu nada compreendo. Gostaria de no deixar este caderno agora, de prosseguir, de escrever muito, de ser dominado novamente por aquela febre de quem tem algo a contar, uma histria que nos parece intensa, profunda, humana, sublime, a obra duradoura, - para deixar de ser, depois, mas sendo apesar de tudo e por algum tempo, o tempo suficiente para nos convencer de que, afinal, comeamos a justificar nossa existncia. Mas, nesse desejo de fixar o estado de esprito, os olhos no deixam de vagar pela mesa, pela parede onde a luz se reflete e vejo o relgio pronto para despertar na madrugada, e a chave da porta que coopera cm a minha sada. Hoje h um rudo estranho: um pequeno grilo verde saltando contra a parede, que veio da noite atrado pela luz. O que se pode dizer de um grilo pela noite? Assim so meus pensamentos de hoje, O lpis, a esptula, o relgio e as chaves, o cinzeiro de pedra-sabo com que o Aleijadinho esculpia meus santos, meus livros, mas tudo quase sem significao, ou tudo significa cansao...

ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

A persistncia e o desejo ambguo de realizar-se na arte vo permeando e perseguindo o dia-a-dia de Laus que, em sete cadernos, escreveu de modo sistemtico suas percepes e sua vivncias, cristalizando a vida na escrita.

ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

Estou s. No tenho absolutamente ningum com quem posso falar sobre os assuntos que me interessam. Leio Jean Barois, e Roger Martin Du Gard trouxe-me vrios sentimentos que j me pertenceram. Deveria haver livros que trouxessem soluo para as nossas vidas. Mas que no somos iguais. Nunca somos iguais!

ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

Concluso:

Percebemos em alguns fragmentos dos Dirios, que muito mais do que um registro de 45 anos, Laus registra ali a sua histria de 70 anos de vida. ( como se fosse o relato de 70 anos em 45 anos). Ele deixa evidente a sua preocupao de registrar exatamente tudo, principalmente aquilo que ele no conseguia falar; ou seja, vai muito alm do que relatar viagens, situaes do cotidiano, leituras de livros, etc; relatar o seu interior. Escrever para Laus como se fosse uma maneira de desvendar o que ele levava consigo, em alguns fragmentos do Dirio ele no separava o escrito Laus do ser humano Laus, exatamente como fazamos quando tnhamos dirio, ou para aqueles que ainda tm, colocar no papel o que se sente; no caso dele isso esteve aliado ao desejo de escrever e publicar. Os conflitos existenciais levaram o escritor a traar relaes entre o que escrevia com a filosofia, a histria, a poesia e, principalmente, a literatura.
ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

J no tocante ao dirio ntimo, recupera aspectos biogrficos ligados aos percalos de uma vida iniciada a 11 de dezembro de 1922, em Tijucas/Santa Catarina; a orfandade materna aos 6 anos (primeira infncia); a mudana para Passo Fundo/Rio Grande do Sul sob a guarda do irmo Jayme e a entrada na Escola Preparatria de Cadetes, em Porto Alegre; os conflitos com a sexualidade; os caminhos e os descaminhos como oficial do exrcito e o redirecionamento profissional como crtico da Artes Plsticas, Diretos de Museus (Museu de Arte de Joinville-MAJ e Museu de Arte de Santa CatarinaMASC/Florianpolis) e escritor, aps a entrada na reserva, em 1964.

ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

Hoje instalei-me. Retirei a bagagem da Central, e tudo arrumado, escrevo as primeiras impresses da cidade. Na parede, a Madalena de El Greco; no guarda-roupa, um guarda-roupa enorme vindo da Alemanha, alguns de meus livros, alguns dos que me so mais caros: obras completas de Shakespeare, Cervantes e Dostoivski, as do primeiro, especialmente caras por terem sido oferecidas por meus alunos, na despedida, com assinatura de todos. Os outros ainda encaixotados mas a certeza de que no se extraviaram! Um pouco de tranquilidade. Mas ainda tudo to vago... Em certos momentos esse meu conhecido desespero calmo apodera-se de mim, sacode-me de um lado para o outro em busca de uma esperana qualquer, e me deixa aterrado e desiludido.

ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

A organizao dos Dirios de Harry Laus, tambm se constitui numa ampliao de leitura, porque o dirio como um memorias que remete ao escritor quando no escreve, quando est absorvida pelo cotidiano.

ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

Portanto, ao leitor ficcionista e/ou crtico de artes plsticas ser viabilizada a leitura de um dirio/memria que mescla os conflitos do homem com os conflitos do escritor agregando revelaes ao processo de deciframento de uma escrita marcada pelo jogo da desveladura de testemunhos, citaes e referncias ao cotidiano de um integrante do Exrcito que participou da interiorizao do Brasil. Laus viveu longos perodos em cenrios provincianos, por isso seus conflitos intelectuais e ntimos sufocados na prtica social foram expressos pala palavra e os Dirios se constituram como uma alternativa para a reconstruo do sujeito num espao/tempo que ultrapassou as dimenses do espao/tempo vivido.

ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

Em 2000, Claire Cayron, tradutora francesa da obra de Harry Laus, publica, pela Editora Jos Corti, num nico volume os Dirios de 1949-1959 com o ttulo Journal Absurde. A edio/traduo elaborada por Claire Cayron foi organizada partir de quatro documentos: Um dirio manuscrito em trs cadernos Um caderno preto e dois cadernos marrons; Um dirio datiloscrito- Dirio quase ntimo; Um datiloscrito- Impresses de vida e leituras e o datiloscrito- Monlogo da provao.

ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

No texto datiloscrito Dirio Quase ntimo, resultado de uma sntese de trs cadernos: 1 caderno: Viajar. Eis um modo de recuperar o tempo perdido. Porque uma viagem feita , muitas vezes uma biblioteca que se leu. Uma longa viajem que se faz por mar, o encontro com terras desconhecidas ou pessoas em cujas vidas h sempre determinados pontos de igualdade ou semelhana conosco. Como nos livros os personagens. Se no houvesse ao menos um personagem que nos tocasse de alguma maneira, que excitasse em ns algo do que fomos, desejamos ter sido, ou lamentamos no ter podido alcanar, tal livro seria morto.

ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

2 Caderno: Quando se rel uma carta recebida a muito tempo, em torno de ns faa-se aos poucos aquela mesma atmosfera que nos envolvia quando a recebemos; procuramos descobrir os motivos de todas as palavras, dos assuntos, e, assim de longe, podemos melhor avaliar o valor dessas cartas, como nos confortou ou desagradou. Quando revemos as terras de nossa infncia, certo enlevo, uma ternura nos envolve e perdemos a noo do passos no cho. um pouco assim como se fssemos levados por uma nuvem, ou se deslizssemos sobre as guas, talvez transportados por um grande e belo cisne, - um sentimento indefinvel, afinal, como num sonho. o passado que volta, a infncia, a inocente e sagrada infncia que no devemos afastar, pois enquanto a tivermos em ns uma possibilidade de salvao que possumos.
ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

3 Caderno:

Estive relendo ontem e hoje grande parte do meu dirio. Voltou-me o desejo de public-lo com o ttulo Dirio Quase ntimo, uma vez que os assuntos devem ser selecionados. A vida integral de um escritos s passa a interessar, quando isto acontece, depois de sua morte, ou quando j firmou um valor pondervel. A vantagem da constncia no escrever est no fato de se encontrar mais facilmente expresses adequadas apresentao do estado de esprito, de se fixar imagens ou descobri-las para mais tarde us-las, quando recordadas no momento oportuno. Pois uma imagem predeterminada geralmente no se adapta s comparaes que se desejam referir: deve ser espontnea, nascendo no momento, ou, pelo menos, reaparecendo no instante preciso.
ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

Em 1998, sua irm Ruth Laus reorganiza os projetos, mantendo os ttulos, com uma inverso de ordem no primeiro e publica-os em dois volumes, pela Bernncia Editora. O primeiro projeto, Impresses de vida e leituras publicado como Impresses de leitura e de vida, que editorialmente separa as impresses de vida das impresses de leitura, alterando o datiloscrito que, numa totalidade, mescla impresses de vida e de leitura. O segundo Monlogo da provao, publicado conforme datiloscrito.

ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

MEMORIAL: http://harrylausvivo.blogspot.com.br/ ENTREVISTA: http://www.fcc.sc.gov.br/ocatarina/arquivosSGC/ocatarina_52.pdf

ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

Contrapontos [dissertao] :as cartas de Harry Laus e de sua tradutora francesa / 2001 MELO, Maria Albertina Freitas de. Contrapontos : as cartas de Harry Laus e de sua tradutora francesa. Florianpolis, SC, 2001. 1 v. Dissertao (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicao e Expresso. Curso de Ps-Graduao em Letras - Literatura Brasileira Tempo e andanas de Harry Laus / 1993 MUZART, Zahid Lupinacci. Tempo e andanas de Harry Laus. Florianpolis, SC: UFSC, 1993. 127p.

Papis de Harry Laus [dissertao] : um perfil do crtico de arte no jornalismo brasileiro, Os / 2009 VIEIRA, Maria Aparecida Borges. UFSC. Programa de Ps-Graduao em Literatura. . Os papis de Harry Laus : um perfil do crtico de arte no jornalismo brasileiro. 2009. 373 f. Dissertao (Mestrado) - UFSC, Centro de Comunicao e Expresso, Programa de Ps-Graduao em Literatura, Florianpolis, 2009
Dirios [tese] :espao de presena e ausncia de Harry Laus edio crtico-gentica / 2002 MORAES, Taiza Mara Rauen. Dirios : espao de presena e ausncia de Harry Laus edio crtico-gentica. Florianpolis, SC, 2002. iii, 625 f. Tese (Doutorado) - UFSC, Centro de Comunicao e Expresso. Programa de Ps-Graduao em Literatura. ACADMICAS: BIANCA CUNHA E MARIA JOS

S-ar putea să vă placă și