Sunteți pe pagina 1din 3

QUALIDADES DE IEMANJ

Yemanj AWOY: A primognita. A mais velha das Yemanjs e dos mais ricos trajes; usa sete saias para guerrear e defender seus filhos. Ela vive distante no mar e repousa na lagoa; come carneiro e, quando sai a passeio, usa as jias de Olokum e coroa-se com Oxumar, o arco-ris.

Yemanj AYAB ou ACHAB Nesta qualidade, Yemanj perigosssima, sbia e muito voluntariosa. Usa no tornozelo uma corrente de prata. Seu olhar irresistvel e seu ar altaneiro. Foi mulher de Orunmil, e If sempre acata sua palavra. Para ouvir seus fiis costuma ficar de costas. Suas amarraes jamais podem ser desatadas. Yemanj AKUARA: A das duas guas Yemanj na confluncia de um rio. Ali encontra-se com sua irm Oxum. Mora na gua doce, gosta de danar, alegre e muito correta; No pratica malefcios. Cuida dos doentes, prepara remdios, amarra abicus. Yemanj Akur: Vive nas espumas do mar, aparece vestida com lodo do mar e coberta de algas marinhas. Muito rica e pouco vaidosa. Adora carneiro. Come com Nan. Yemanj Ataramaba: Yemanj Ataramogba ou Iyku: Vive na espuma da ressaca da mar. Yemanj Ayio: Muito velha. Veste sete anguas para se proteger. Vive no mar e descansa nas lagoas. Come com Oxum e Nan. Yemanj Iya Masemale ou Iamasse: a me de Xang e quem cuidou de Oxumar. Esposa de Oranian e muito festejada durante as festas consagradas a seu filho Xang. As suas contas so branco leitosas, rajadas de vermelho e azul. Yemanj KONL ou Konla: A da espuma. Est na ressaca da mar; enreda e envolta em um mato de algas e limo. Por ser navegante, vive nas hlices dos barcos. O seu mito conta que ela afoga os pescadores. Yemanj Maleleo ou Maiyelewo: Mora nos bosques, em um pequeno poo ou manancial, que sua presena torna inesgotvel. Nesse caminho, assemelha-se sua irm Oxum Ikol, porque feiticeira. Tem estreitas ligaes com Ogum. Tmida e reservada, incomoda-se quando se toca o rosto de sua ia e retira-se da festa. Esta Yemanj vive no meio do oceano no lugar onde se encontram as sete correntes ocenicas. Yemanj Odo: Tem aproximao com Oxum, e vive na gua doce sendo muito feminina e vaidosa.

Yemanj Ogunt: Considerada a nova guerreira, dona da espada, esposa de Ogum ferreiro (Alagbed) e me de Ogum Akor e Oxssi. O seu nome significa aquela que contm Ogum. Vive perto das praias, no encontro das guas com as pedras. Traz na cintura um faco e todas as ferramentas de Ogum. Veste branco; azul marinho, cristal, ou verde e branco. Yemanj Oloss ou Bos: Come com Oxum e Nan. Veste verde-clara e suas contas so branco cristal. a Yemanj mais velha da terra de Egbado. Yemanj Oyo: Benfica, muito feminina, saudada na cerimnia do Pad, veste de branco, rosa e azul claro. 13. Yemanj Saba: Fiadeira de algodo, foi esposa de Orunmil. Yemanj Sessu, Sesu, Yasessu ou Susure: a mensageira de Olokum, a da gua turva, suja. Muito sria e trabalhadora.; vai no esgoto, nas latrinas e cloacas. Recebe suas oferendas na companhia dos mortos. muito lenta em atender seus fiis, pois conta meticulosamente as penas do pato a ela sacrificado, e caso se engane na conta, comea de novo e essa operao se prolonga indefinidamente. Ligada gestao. Voluntariosa e respeitvel, mensageira de Olokun, o deus do mar. Vive nas guas sujas do mar e muito esquecida e lenta. Come com Obaluaiy e Ogum. Alm do prprio assentamento, tem que se assentar Oxum e Obaluaiy. Veste branco, verde gua e suas contas branco cristal. Yemanj Yina ou Malel: Aquela que os filhos sempre sero peixes. Tambm conhecida como Marab, mora nas guas mais profundas. a sereia, ligada reproduo dos peixes; vem sempre a beira do mar apanhar as suas oferendas; est ligada a Oxal e Ex

CARACTERSTICAS DOS FILHOS DE IEMANJ

Os filhos de iemanj se mostram mais diretos. So capazes de fazer chantagens emocionais, mas nunca diablicas. A fora e a determinao fazem parte de seus caracteres bsicos, assim como o sentido da amizade e do companheirismo. Como so pessoas presas ao arqutipo da me, a famlia e os filhos tm grande importncia na vida dos filhos de Iemanj. A relao com eles pode ser carinhosa, mas nunca esquecendo conceitos tradicionais como respeito e principalmente hierarquia. So pessoas que no gostam de viver sozinhas, sentem falta da tribo, costumam por isso casar ou associar-se cedo. Apesar do gosto pelo luxo, no so pessoas obcecadas pela prpria carreira, sem grandes planos para atividades a longo prazo, a no ser quando se trata do futuro de seus filhos e entes prximos. Mas nem tudo so qualidades em Iemanj, como em nenhum orix. Seu carter pode levar o filho desse orix a ter uma tendncia a tentar concertar a vida dos que ao cercam o destino de todos estariam sob sua responsabilidade. Os filhos de Iemanj demoram muito para confiar em algum, bons conhecedores que so da natureza humana. Quando finalmente passam a aceitar uma pessoa no seu verdadeiro e ntimo circulo de amigos, porm deixam de ter restries, aceitando-a completamente e defendendo-a, seja nos erros como nos acertos, tendo grande capacidade de perdoar as pequenas falhas humanas. Um filho de Iemanj pode tornar-se rancoroso, remoendo questes antigas por anos e anos sem esquece-las jamais.

S-ar putea să vă placă și